VERSICULO DO DIA
I Corintios 10:13 Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.

Porém o alto consumo de gordura saturada não é saudável, pois pode levar à sobrecarga hepática e renal, por elevação da taxa de ácido úrico, e a doenças cardiovasculares, por conta da elevação dos níveis de gordura no sangue que aumentam o mau colesterol .Além disso, as proteínas favorecem a construção de músculos, que aceleram o metabolismo, favorecendo o emagrecimento.
Se ainda assim você quiser investir neste modelo de dieta, e tirar vantagem do efeito termogênico das proteínas, que fazem acelerar o metabolismo, prolongar a sensação de saciedade, dar firmeza à pele, contribui para a manutenção da massa magra e evita o efeito platô, em que a perda de peso estaciona depois de um tempo; busque uma versão menos radical, que diminua – e não elimine – as porções de pães e massas, priorizando a versão integral destes.Segundo o Dr. João Lindolfo, endocrinologista e diretor da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), do ponto de vista comportamental, a Dieta do Dr. Atkins não promove hábitos alimentares saudáveis. “No contexto da Reeducação Alimentar, não existem alimentos bons e ruins, mas combinações e quantidades que precisam ser respeitadas.”
Prós Apesar de ter ficado tão famoso, é preciso ter cautela ao aderir à dieta do miojo milagroso e estar ciente aos prós e contras. A seguir, confira as vantagens e desvantagens de usar o macarrão na alimentação.
Entre elas, resultados da Universidade Rush (EUA) que confirmam a ação da fibra glucomanan na redução de peso e da Universidade de Toronto (Canadá) e do Centro Médico Orebro (Suécia), que atestaram que ela ajuda no controle de diabetes, colesterol e pressão.Não há estudos que avaliem a eficácia domacarrão japonês no emagrecimento. Entretanto, efeitos do konjac são objeto de diversas pesquisas.
Testes que avaliam a eficácia da dieta Sensa mostram que homens e mulheres que utilizaram o produto durante 6 meses perderam em média 13kg sem acrescentar qualquer outro tipo de regime ou exercício durante este período.Assim, a pessoa fica satisfeita em menos tempo e ingere menos comida; acarretando em uma rápida perda de peso. Além disso, o inibidor Sensa não contém estimulantes ou gorduras, portanto não há efeitos colaterais desagradáveis.
Conheça a tabela da dieta dos pontos Se por um lado não precisar deixar de lado alguns alimentos torna a dieta dos pontos mais atraente, por outro é preciso ficar atenta para manter uma dieta balanceada. Os alimentos do cardápio devem ser distribuídos proporcionalmente entre carboidratos, gorduras e proteínas. Especialistas indicam que o ideal é reservar entre 160 e 176 pontos para os carboidratos como pães, massas, cereais, frutas, legumes e verduras. Já para as proteínas presentes nas carnes, leite, queijo, iogurte e grãos, o total deve ser entre 33 e 50 pontos. As gorduras podem somar até 96 pontos. Lembre-se que além do óleo, azeite, manteiga e castanhas a gordura está embutida em diversos alimentos.

Contraindicação O vinho ajuda também, por exemplo, na prevenção de Alzheimer e acidente vascular cerebral. “O consumo moderado da bebida pode ajudar principalmente nas coronárias”, explica o cardiologista membro do grupo de pesquisa do Instituto do Coração, Marcelo Nishiyama.
O vinho ajuda a prevenir doenças no aparelho urinário e digestivo, problemas respiratórios, cardiovasculares e cerebrais, além de câncer e diabetes. Entre outros benefícios do vinho para a saúde, podemos citar sua ação no controle do estresse e da depressão. A bebida também faz bem ao coração, diminui os níveis de colesterol ruim (LDL), aumenta o colesterol bom (HDL), evita coagulação de sangue em lugares errados prevenindo infartos.O segredo de tais benefícios está na uva, sua matéria-prima. Na casca do fruto são encontrados os polifenóis e outras substâncias muito poderosas que tornam o vinho um ótimo antioxidante e anti-inflamatório.

Mesmo sendo divulgada amplamente, a técnica ainda é cercada de alguns tabus, sendo interpretada muitas vezes como vulgar. “Muita gente ainda associa a prática aos filmes que mostram mulheres arremessando bolinhas, fumando ou cortando frutas com a vagina. Isso é possível, porém esse circo todo não é o propósito do pompoarismo”, explica a especialista.Para aprender a técnica é necessário participar de cursos confiáveis e também treinar muito. Só se aprende a dominar os músculos do assoalho pélvico com a prática. A especialista explica que em cerca de um mês a mulher já consegue aumentar a flexibilidade dos músculos e com isso se beneficiar do pompoarismo. “Para as mulheres que desejam aprender movimentos mais difíceis, que exigem maior força ou velocidade, eu indico um curso intensivo com duração média de três meses”, alerta Lu.
Torcer: na posição de quatro, a mulher pode virar um pouco o quadril, o que vai causar sensação de que o pênis está sendo torcido;
Sugar: combinação de movimentos que dá a sensação do pênis estar sendo sugado;
Massagear: sentada em cima do parceiro, a mulher faz uma contração completa e lenta, e em seguida relaxa, repetindo o movimento diversas vezes;
Estrangular: esse movimento tem a função de prolongar o orgasmo ou impedir a ejaculação. A mulher contrai o canal vaginal de forma rápida e forte, segurando o pênis e prolongando a sensação;
Expulsar: com a forte abertura total dos músculos vaginais, esse movimento expulsa o pênis de dentro do canal;
Prender: o forte movimento de contração de todo o canal vaginal vai prender o pênis dentro da vagina;
Revirginar: com esse movimento a mulher contrai com força o primeiro anel, que fica na entrada da vagina, o que impede ou dificulta a entrada do pênis e simula uma virgindade;
Chupitar: é simular com a vagina o movimento que fazemos com a boca quando mamamos ou usamos uma chupeta.
Fora essas restrições, o ato não representa nenhuma ameaça ao bebê e é importante que o casal se preocupe em manter sua vida sexual ativa nesse período. Afinal, depois depois do parto, a vida continua.As dúvidas em relação ao sexo na gravidez também podem ser desmotivadoras. Um medocomum das grávidas é o de que a penetração possa machucar o feto, o que não acontece. O obstetra pode proibir as relações sexuais durante a gestação em casos de placenta prévia, dilatação antes do previsto ou risco de parto prematuro.

Fica difícil não se sentirem constrangidos quando o corpo foge do padrão magro, e ainda inseguros com todas as mudanças que virão, começam a correr contra o desejo de comer e restringir a alimentação, de forma errada, e muitas vezes a técnicas ineficazes que levam a transtornos alimentares.Com tantas mudanças acontecendo, precisam se adequar, e o culto pelo corpo magro e bonito entra em jogo, a imagem pregada pela mídia. Não tem como escapar, fotos em revistas, imagens na televisão e computadores trazem a tona o que a sociedade espera como sinônimo de beleza e saúde. As cobranças começam a acontecer, sejam dos colegas de turma, dos familiares, ou mesmo de si próprio a respeito do que acha bacana.
Esse processo todo começa a gerar nos jovens uma insatisfação muito grande, além da sensação de derrota por não conseguirem se manter comendo pouco, afetando diretamente a autoestima nesse momento de vida tão delicado que é adolescência.Mesmo com as informações rolando pelas mídias diversas, ainda hoje chegam pessoas para serem atendidas que utilizam essa prática, mesmo sabendo do efeito ineficaz do método, pois é lógico que não conseguem manter o corpo sem ou com pouco alimento por muito tempo, e acabam escorregando em função da compulsão que a restrição levará.

Alguns pacientes que se submetem a cirurgia apresentam uma grande perda de peso rapidamente, em função da restrição alimentar voluntária, por um medo crescente de ganhar novamente peso. Esse processo vem associado a muita ansiedade e insatisfação com a imagem corporal.Porém mesmo com esse avanço no tratamento da obesidade também tem crescido o aparecimento de outras patologias associadas a essa intervenção, como postsurgical eating avoidance disorder ou transtorno de evitação alimentar pós-cirúrgica, em português.
O tratamento com carbonato de lítio é o mais tradicional, e hoje há significativos progressos no estudo de novos tratamentos com poucas, mas significativas novas medicações introduzidas na medicina nos últimos tempos. O lítio induz a uma série de efeitos adversos e, por isso mesmo, precisa ser dosada sua concentração no sangue periodicamente. O tratamento moderno de transtorno bipolar é feito sem lítio, com uso contínuo de olanzapina ou quetiapina. Com o uso de medicamentos adequados e de apoio psicológico, é perfeitamente possível ter uma vida normal.O diagnóstico do transtorno bipolar deve ser feito por um médico psiquiatra e é baseado nos sintomas do paciente. Não há exames de imagem ou laboratoriais que auxiliem o diagnóstico. O tratamento, após o diagnóstico preciso, é medicamentoso.
O diagnostico da tricomoníase é feito por meio de exames microscópicos ou exames de laboratório de uma amostra da secreção da vagina.Muitas mulheres infectadas pela tricomoníase não desenvolvem sintomas. Quando eles surgem, são principalmente corrimento juntamente com um prurido (coceira) vaginal. Em outros casos, a mulher pode apresentar um corrimento de cor esverdeada e ainda um certo desconforto ao urinar.
Durante esse período, é importante repousar, fazer uma boa alimentação e evitar a exposição solar. Outra dica é higienizar os olhos com soro e procurar um médico, que irá avaliar o caso e, se necessário, indicar um colírio lubrificante. A conjuntivite viral pode ser evitada mediante a adoção de alguns cuidados. Entre eles, evitar coçar os olhos, manter as mãos sempre limpas e não compartilhar itens de alguém contaminado.Os principais sintomas da conjuntivite são desconforto ocular, com a sensação de areia ou corpo estranho nos olhos, além de vermelhidão e secreção. Eles duram, em média, até 15 dias.
Se a conjuntivite for causada por poeira, por exemplo, evite varrer ou permanecer em casa na hora da faxina e não mexa em objetos que acumulem pó. No caso dos cosméticos, o ideal é suspender o uso. Durante as crises de conjuntivite alérgica, os sintomas podem ser amenizados com o uso de um colírio antialérgico, que deve ser recomendado pelo médico.Para evitá-los, primeiramente é preciso descobrir o agente causador da alergia, que pode ser poeira, pólen e até produtos de beleza, como maquiagem ou perfume.
Além de conferir o número marcado, é importante ver se o pote possui o símbolo de copo e garfo no fundo, que significa que o material é apto a ter contato com alimentos. Evite os potes plásticos coloridos, pois as tintas usadas podem liberar resíduos, contaminando os alimentos.Pare evitar danos à saúde, é aconselhável conferir no fundo do recipiente plástico o número de reciclagem que vem marcado dentro de um triângulo. Se estiver marcado com os números 1, 2, 4 ou 5 significa que o pote plástico não contêm BPA, mas não está livre de outros produtos químicos. Se estiver marcado o número 7, é melhor desfazer desses potes, pois significa que provavelmente contém BPA.
Dieta da proteína: prós e contras
Conheça os benefícios e riscos da dieta do Dr. Atkins
Desenvolvida pelo médico americano Robert Atkins, a chamada Dieta da Proteína, valoriza a ingestão de proteínas, incluindo as ricas em gorduras saturadas e prega o corte drástico de carboidratos e fibras, presentes em pães e frutas.
O objetivo desta dieta é alterar o metabolismo para que ele queime a gordura corporal em vez de glicose e inibir o apetite
Alimentos proteicos demoram mais tempo a serem digeridos e absorvidos pelo organismo. Por isso, prolongam a sensação de saciedade e reduzem a compulsão por carboidratos e doces. Com a demora na digestão na dieta das proteínas, o organismo passa a usar a gordura para produzir energia, o que leva à perda de peso.
Porém o alto consumo de gordura saturada não é saudável, pois pode levar à sobrecarga hepática e renal, por elevação da taxa de ácido úrico, e a doenças cardiovasculares, por conta da elevação dos níveis de gordura no sangue que aumentam o mau colesterol .Além disso, as proteínas favorecem a construção de músculos, que aceleram o metabolismo, favorecendo o emagrecimento.
Outro problema que torna esta dieta um tanto controversa, é que a eliminação do consumo de carboidratos provenientes de frutas, cereais integrais e pães, faz com que a dieta fique pobre em fibras que são importantes para o controle da glicemia, dos níveis de gordura no sangue e para o funcionamento do intestino.
O baixo consumo de carboidratos também compromete a massa muscular. Os carboidratos são quem fornecem energia para o trabalho muscular. A perda de peso através de uma dieta com eliminação completa dos carboidratos, associada à prática de atividade física, pode levar à perda de musculatura e de água, e não de gordura.
Estudos publicados numa das mais respeitadas revistas médicas, a New England Journal of Medicine, mostraram que indivíduos nessa dieta perdem peso mais rapidamente, mas recuperam a longo prazo, pois a aderência à dieta é muito ruim pela suas limitações e monotonia.
Se ainda assim você quiser investir neste modelo de dieta, e tirar vantagem do efeito termogênico das proteínas, que fazem acelerar o metabolismo, prolongar a sensação de saciedade, dar firmeza à pele, contribui para a manutenção da massa magra e evita o efeito platô, em que a perda de peso estaciona depois de um tempo; busque uma versão menos radical, que diminua – e não elimine – as porções de pães e massas, priorizando a versão integral destes.Segundo o Dr. João Lindolfo, endocrinologista e diretor da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), do ponto de vista comportamental, a Dieta do Dr. Atkins não promove hábitos alimentares saudáveis. “No contexto da Reeducação Alimentar, não existem alimentos bons e ruins, mas combinações e quantidades que precisam ser respeitadas.”
Consuma também apenas proteínas magras, como peixes, aves, queijos brancos, ovos e leguminosas, pois estas gorduras saudáveis não oferecem riscos ao coração. Além disso, procure não prolongar esta dieta, ainda que na versão amena, por mais de um mês e conte com a ajuda de um nutricionista
Prós e contras da dieta do miojo milagroso
Entenda as vantagens e desvantagens de usar o macarrão japonês sem carboidratos e com pouquíssimas calorias para emagrecer
Desde que a chef de cozinha e apresentadora inglesa Nigela Lawson apareceu no jornal inglês “Daily Mail” com alguns quilinhos a menos e atribuiu o emagrecimento ao konjac, um miojo milagroso japonês, o alimento se transformou em um sucesso mundial.
Em pouco tempo, a dieta virou moda aqui no Brasil e fez com que o alimento também conhecido pelo nome de itokonnyaku (lê-se itoconhaco) desaparecesse das prateleiras dos supermercados e lojas especializadas em produtos orientais.
Prós Apesar de ter ficado tão famoso, é preciso ter cautela ao aderir à dieta do miojo milagroso e estar ciente aos prós e contras. A seguir, confira as vantagens e desvantagens de usar o macarrão na alimentação.
O segredo do macarrão milagroso é ter quase zero de caloria e nada de glúten ou carboidratos. Uma porção de 200 gramas do macarrão contêm apenas 10 calorias conta 700 calorias na mesma porção de macarrão comum.
Na verdade, ele não tem nada a ver com massa. Trata-se de uma espécie de miojo feito à base de konjac, um tubérculo muito usado na culinária japonesa. Além disso, a composição do alimento tem 97% de água e 3% de uma fibra chamada glucomanan. Ao entrar em contato com a água, essa fibra se expande, aumenta de volume e preenche boa parte do estômago, promovendo a sensação de saciedade.
Entre elas, resultados da Universidade Rush (EUA) que confirmam a ação da fibra glucomanan na redução de peso e da Universidade de Toronto (Canadá) e do Centro Médico Orebro (Suécia), que atestaram que ela ajuda no controle de diabetes, colesterol e pressão.Não há estudos que avaliem a eficácia domacarrão japonês no emagrecimento. Entretanto, efeitos do konjac são objeto de diversas pesquisas.
Contras
O macarrão japonês pode ser uma boa alternativa para perder peso, mas somente se for utilizado da forma correta. A dieta com miojo milagroso é bastante restritiva, por isso não deve ser seguida por muito tempo.
Substituindo muitas refeições pelo macarrão konjac, a pessoa deixa de ingerir nutrientes importantes para manter o organismo funcionando corretamente, o que pode prejudicar a saúde.
Outra desvantagem é que esse tipo de macarrão não tem nenhum gosto e nem nutrientes, por isso precisa ser incrementado com ingredientes ricos em vitaminas e sais minerais na hora de servir. As melhores opções são incluir alguns legumes e verduras e um pouquinho de molho shoyu.
Dieta Sensa: A dieta do cheiro
Conheça a dieta que usa um pó de cheiro agradável para fazer com que a pessoa se sinta satisfeita antes mesmo de comer
A dieta dos sonhos de qualquer mulher seria a que permitisse comer à vontade, sem culpa. Para quem é adepto da dieta Sensa, a regra é comer o que quiser, mas antes é preciso acrescentar um pó doce ou salgado na comida.
Quando adicionado aos alimentos, o pó Sensa age diretamente no cérebro e seu cheiro agradável que faz com a pessoa se sinta satisfeita antes mesmo de comer.
Estudos mostram que a fome é controlada pelo cérebro, e não pelo estômago. Desta forma, ao utilizar o produto nos alimentos antes de consumir, ele envia sinais através do olfato para que o cérebro entenda que você comeu muito mais do que realmente está comendo.
Testes que avaliam a eficácia da dieta Sensa mostram que homens e mulheres que utilizaram o produto durante 6 meses perderam em média 13kg sem acrescentar qualquer outro tipo de regime ou exercício durante este período.Assim, a pessoa fica satisfeita em menos tempo e ingere menos comida; acarretando em uma rápida perda de peso. Além disso, o inibidor Sensa não contém estimulantes ou gorduras, portanto não há efeitos colaterais desagradáveis.
Entretanto, nada impede que se combine a dieta do cheiro com exercícios regulares e uma alimentação balanceada, sem restrições mas também sem exageros. Vale ressaltar que os efeitos duram apenas enquanto a pessoa usar o produto em seus alimentos, pois a partir do momento que parar com a dieta, a necessidade de comer tanto quanto antes tende a voltar. Por isso, é importante pensar bem antes de aderir à dieta Sensa, afinal é uma dieta “que nunca acaba”.
Dieta dos pontos
Conheça a famosa dieta dos pontos
Apesar das diversas dietas que entram e saem de moda, a dieta dos pontos é um das mais conhecidas. Essa dieta é muito fácil, pois não restringe nenhum alimento, nem mesmo os mais calóricos como os doces. Ao invés disso, a dieta segue uma tabela que converte os valores calóricos dos alimentos em pontos, mas é claro que tem um limite.
Para eliminar até 4 quilos em um mês, o ideal é consumir um total de 320 pontos por dia. Como cada ponto vale 3,6 calorias, são quase 1200 calorias liberadas diariamente.
A idéia é que a pessoa consuma os alimentos que gosta, desde que numa quantidade adequada e que os pontos não sejam ultrapassados. Por isso, o controle dos alimentos tem de ser bastante rigoroso, é preciso anotar e contar ponto a ponto de absolutamente tudo que for consumido durante o dia. Ou seja, você pode sim comer chocolate, mas terá de compensar no decorrer do dia optando por alimentos que valem menos pontos, como as frutas, por exemplo.
Conheça a tabela da dieta dos pontos Se por um lado não precisar deixar de lado alguns alimentos torna a dieta dos pontos mais atraente, por outro é preciso ficar atenta para manter uma dieta balanceada. Os alimentos do cardápio devem ser distribuídos proporcionalmente entre carboidratos, gorduras e proteínas. Especialistas indicam que o ideal é reservar entre 160 e 176 pontos para os carboidratos como pães, massas, cereais, frutas, legumes e verduras. Já para as proteínas presentes nas carnes, leite, queijo, iogurte e grãos, o total deve ser entre 33 e 50 pontos. As gorduras podem somar até 96 pontos. Lembre-se que além do óleo, azeite, manteiga e castanhas a gordura está embutida em diversos alimentos.
A tabela da dieta dos pontos pode ser encontrada em diversos sites, com isso, fica mais fácil entender melhor como a dieta dos pontos funciona. Confira dois endereços que trazem a tabela da dieta dos pontos:
Por que o vinho tinto faz bem para a saúde?
Pesquisa aponta que a bebida ajuda na prevenção de Alzheimer e acidente vascular cerebral
Assim como os alimentos, existem bebidas que ajudam, e muito, a saúde e a qualidade de vida das pessoas. Mas é preciso ter muito cuidado para que esses benefícios não se tornem vilões e acabem prejudicando o organismo. Uma dessas bebidas é o vinho tinto.
Diversos estudos internacionais e nacionais apontaram que a bebida contem polifenois, componentes encontrados principalmente nas cascas e sementes das uvas. Entre esses polifenois, está o resveratrol, substância capaz de proteger o coração contra doenças.
Para comprovar esses benefícios, o cardiologista e professor titular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Protásio Lemos da Luz, fez uma pesquisa com coelhos.Resultados indicam
Os animais foram divididos em três grupos: o primeiro, recebeu só comida, o segundo, comida gordurosa e vinho tinto e o último, vinho tinto.
Depois de três meses, os coelhos que receberam só a comida, tiveram um aumento nas placas de gordura. O segundo, teve grande redução das gorduras, já o terceiro, tiveram uma maior redução.
Em um segundo momento, o teste foi feito em humanos com colesterol alto: primeiro, tomaram 250 ml de vinho e depois de duas semanas, foram examinados. Depois, o grupo tomou suco de uva: tanto o vinho, como o suco de uva, melhoraram a capacidade da artéria se dilatar, o que é essencial para a circulação sanguínea.
Benefícios
A bebida consumida moderadamente e com orientação médica, previne problemas no aparelho urinário, digestivo e cerebral. Segundo pesquisa holandesa da Universidade de Maastricht, os componentes presentes no vinho tinto diminuem o açúcar no sangue e a pressão arterial.
Contraindicação O vinho ajuda também, por exemplo, na prevenção de Alzheimer e acidente vascular cerebral. “O consumo moderado da bebida pode ajudar principalmente nas coronárias”, explica o cardiologista membro do grupo de pesquisa do Instituto do Coração, Marcelo Nishiyama.
Quem tem problemas no coração, como a insuficiência cardíaca, não deve de maneira alguma consumir a bebida.
“É preciso deixar bem claro que não é qualquer pessoa que pode tomar o vinho tinto ou qualquer outra bebida que tenha álcool. É imprescindível buscar orientações médicas antes de fazer o consumo. Se a pessoa tiver alguns problemas no estômago, no coração, entre outros, deve ficar longe da bebida”, recomenda Nishiyama.
Devem evitar a bebida principalmente as pessoas com doenças relacionadas ao álcool, cirrose, triglicérides elevado, úlcera e transtornos psicológicos.
Os benefícios do vinho para a saúde
Conheça bons motivos para incluir o vinho no cardápio diário e garantir uma vida mais saudável
Ideal para um jantar romântico, para celebrar bons momentos, antes ou depois das refeições, o vinho é sempre uma boa pedida. Mas além de uma bebida deliciosa, o vinho tinto também é um grande aliado para o funcionamento do metabolismo humano.
Muita gente não sabe, mas o consumo moderado de vinho traz vários benefícios para a saúde e pode prevenir diversas doenças. E motivos não faltam para incluir a bebida no cardápio diário e garantir uma vida mais saudável.
O vinho ajuda a prevenir doenças no aparelho urinário e digestivo, problemas respiratórios, cardiovasculares e cerebrais, além de câncer e diabetes. Entre outros benefícios do vinho para a saúde, podemos citar sua ação no controle do estresse e da depressão. A bebida também faz bem ao coração, diminui os níveis de colesterol ruim (LDL), aumenta o colesterol bom (HDL), evita coagulação de sangue em lugares errados prevenindo infartos.O segredo de tais benefícios está na uva, sua matéria-prima. Na casca do fruto são encontrados os polifenóis e outras substâncias muito poderosas que tornam o vinho um ótimo antioxidante e anti-inflamatório.
Mas para aproveitar o que o vinho tem a oferecer para contribuir com boa saúde, é preciso moderação. O consumo de vinho deve ser sem exageros, pois o álcool em excesso pode causar danos à saúde. O recomendado pelos médicos e o suficiente para ter uma vida saudável é tomar uma taça após o almoço e outra no jantar.
Pompoarismo: benefícios para a saúde e a vida sexual
Com diversos exercícios a técnica oriental fortalece os músculos da vagina
“O pompoarismo é uma técnica oriental milenar, que consiste na prática de exercícios de contração e relaxamento dos músculos vaginais”. Assim define Lu Riva, especialista e autora do livro Pompoar: Prazer e Saúde, a técnica que proporciona diversos benefícios para as mulheres, tanto na vida sexual, quanto na saúde, na prevenção e tratamento de doenças do assoalho pélvico.
Segundo Lu Pompoar, como também é conhecida a professora da técnica, o pompoarismo é composto por uma série de movimentos para exercitar os músculos da pélvis. Alguns simulam sugar o pênis do parceiro ou prender e massagear o membro masculino. Estes movimentos representam prazer não só ao parceiro, mas muito mais prazer para a mulher. “A prática do pompoar proporciona o autoconhecimento e, com isso, aumenta a autoestima da mulher. Essas duas combinações deixam a mulher mais confiante e até ousada, se permitindo ter e dar mais prazer”, explica Lu.
Com a contração e o relaxamento dos músculos vaginais a técnica permite também que os vasos sanguíneos sejam irrigados, o que aumenta a lubrificação vaginal e a sensibilidade feminina durante a prática do sexo.
Mesmo sendo divulgada amplamente, a técnica ainda é cercada de alguns tabus, sendo interpretada muitas vezes como vulgar. “Muita gente ainda associa a prática aos filmes que mostram mulheres arremessando bolinhas, fumando ou cortando frutas com a vagina. Isso é possível, porém esse circo todo não é o propósito do pompoarismo”, explica a especialista.Para aprender a técnica é necessário participar de cursos confiáveis e também treinar muito. Só se aprende a dominar os músculos do assoalho pélvico com a prática. A especialista explica que em cerca de um mês a mulher já consegue aumentar a flexibilidade dos músculos e com isso se beneficiar do pompoarismo. “Para as mulheres que desejam aprender movimentos mais difíceis, que exigem maior força ou velocidade, eu indico um curso intensivo com duração média de três meses”, alerta Lu.
Exercícios que garantem saúde
O pompoar, por estimular e dar força aos músculos da vagina, traz também benefícios para a saúde da mulher. A ginecologista e obstetra, diretora da Plena Clínica, Denise Gomes, explica que “o pompoarismo é utilizado para prevenir e tratar a flacidez genital, a incontinência urinária e a queda da bexiga, pois o fortalecimento da musculatura pélvica está intimamente ligado ao controle total e continência da região.”
Para mulheres grávidas, que desejam realizar um parto normal, o pompoarismo pode ajuda-las a ter o controle sobre a prensa pélvica, muito importante para o parto vaginal. “A técnica auxilia também na recuperação desta musculatura pós-parto e na prevenção da flacidez genital, que muitas vezes verificamos após estes procedimentos”, explica Denise.
As duas profissionais concordam que não há limitações para a prática do pompoarismo. Qualquer mulher pode aprender os exercícios e se beneficiar dos resultados da prática. “Recomendo mais ainda para as mulheres que tiveram muitas gestações com partos normais e ainda àquelas que apresentam sinais de incontinência urinária”, alerta a ginecologista. Já Lu faz apenas uma ressalva quanto ao uso de acessórios na técnica: “Algumas mulheres têm problemas intrauterinos e não podem usar acessórios como bolinhas ou vibradores, por isso sempre aconselho às novas alunas a consultarem o seu ginecologista”, explica.
Conheça alguns movimentos do pompoarismo durante o ato sexual
Como apimentar a vida sexual durante a gravidez
Dicas para desfrutar do prazer e transformar o sexo durante a gestação em uma experiência diferente e prazerosa
Tudo muda na vida do casal durante a gravidez, inclusive o sexo. Raramente os dois conseguem manter o ritmo ao qual estão acostumados, já que é preciso se acostumar a conviver com as mudanças físicas e emocionais da mulher e com a ansiedade do homem em relação à responsabilidade de se tornar pai.
Outra dificuldade enfrentada pelas grávidas é a de assumir o papel de mãe sem se esquecer do seu lado mulher. As novas formas do corpo e o barrigão não devem ser motivos para se achar menos atraente. Basta se manter consciente de que é uma fase diferente, porém temporária e que pode ser muito prazerosa se o casal souber aproveitá-la.
Fora essas restrições, o ato não representa nenhuma ameaça ao bebê e é importante que o casal se preocupe em manter sua vida sexual ativa nesse período. Afinal, depois depois do parto, a vida continua.As dúvidas em relação ao sexo na gravidez também podem ser desmotivadoras. Um medocomum das grávidas é o de que a penetração possa machucar o feto, o que não acontece. O obstetra pode proibir as relações sexuais durante a gestação em casos de placenta prévia, dilatação antes do previsto ou risco de parto prematuro.
Nos primeiros meses de gravidez a vontade de fazer sexo pode ser menor por causa dos enjoo e náuseas Mas não se preocupe, pois o mal estar logo passa, a vontade volta e aí, é hora de aproveitar.
E para manter a temperatura do relacionamento elevada nos nove meses de espera pelo herdeiro, vale até recorrer a alguns “incentivos” para apimentar a vida sexual durante a gravidez, como lingeries e camisolas mais sensuais e óleos de massagem com sabor ou que estimulam as sensações de frio e calor e o que mais a imaginação mandar.
Aproveite para inovar as posições. Experimente várias até encontrar as mais confortáveis, mas sem abusar. Na reta final da gravidez, quando a barriga já está bem grande e pode dificultar os movimentos, a dica é buscar prazer em novos pontos do seu corpo e do parceiro.
O sexo oral e a masturbação mútua podem ser alternativas para ficar mais à vontade. A criatividade também pode entrar em cena para incrementar o sexo. Ainda que não haja penetração, os beijos, abraços e a troca de carícias já fazem o ato valer a pena.
Restrição alimentar em adolescentes
Comportamentos inadequados podem levar a transtornos alimentares
Época de descobrimento, a adolescências vem marcada por várias mudanças tanto corporais quanto comportamentais, um ensaio para a chegada da vida adulta.
Esse processo de mudança pode ser encarado de várias maneiras pelos adolescentes e também para a família, pois trazem alterações de humor, novidades a respeito do que irá acontecer com o corpo, e dificuldades tanto na escola quanto enfrentadas em situações onde serão confrontados com as expectativas em relação ao comportamento.
Começa o bullying, algo extremamente nocivo nesse momento tão delicado de transformação, e nem sempre estão preparados para lidarem com tranquilidade, na verdade na grande maioria das vezes deixam marcas profundas nesses jovens.
Fica difícil não se sentirem constrangidos quando o corpo foge do padrão magro, e ainda inseguros com todas as mudanças que virão, começam a correr contra o desejo de comer e restringir a alimentação, de forma errada, e muitas vezes a técnicas ineficazes que levam a transtornos alimentares.Com tantas mudanças acontecendo, precisam se adequar, e o culto pelo corpo magro e bonito entra em jogo, a imagem pregada pela mídia. Não tem como escapar, fotos em revistas, imagens na televisão e computadores trazem a tona o que a sociedade espera como sinônimo de beleza e saúde. As cobranças começam a acontecer, sejam dos colegas de turma, dos familiares, ou mesmo de si próprio a respeito do que acha bacana.
Já temos várias formas de transtornos alimentares, que vão desde a anorexia, bulimia, compulsão, ortorexia, diabulima, entre outros, assustando pais e escolas, que não sabem muito como lidarem com essas doenças.
Porém vamos citar aqui a restrição alimentar em adolescentes, sendo um comportamento comum que já vem sendo utilizado há muitos anos, sejam por moedelos, por pessoas comuns que não dando conta de comerem corretamente partem para o comportamento restritivo, muitas vezes jejuando como faz as anoréxicas em busca do emagrecimento rápido.
Esse processo todo começa a gerar nos jovens uma insatisfação muito grande, além da sensação de derrota por não conseguirem se manter comendo pouco, afetando diretamente a autoestima nesse momento de vida tão delicado que é adolescência.Mesmo com as informações rolando pelas mídias diversas, ainda hoje chegam pessoas para serem atendidas que utilizam essa prática, mesmo sabendo do efeito ineficaz do método, pois é lógico que não conseguem manter o corpo sem ou com pouco alimento por muito tempo, e acabam escorregando em função da compulsão que a restrição levará.
Os pais devem estar atentos a esses comportamentos dos filhos, se colocando a disposição para ajudá-los a pensar em como lidar com esse processo. Uma forma assertiva de lidar com essa situação é procurando um profissional de saúde que possa orientá-los em busca de uma alimentação equilibrada, minimizando muito os riscos do desenvolvimento de um transtorno alimentar mais severo como a anorexia nervosa.
Como a autoimagem está em jogo, principalmente nesse processo de mudança corporal, a terapia vai auxiliar de forma a fortalecer o adolescente a respeito de si mesmo, das formas de seu corpo, e motivá-lo para se cuidar, escolhendo meios saudáveis de manter o peso sem agredir a si mesmo
.
Transtorno de evitação alimentar pós-cirúrgica
A restrição excessiva da ingestão da alimentação leva a situações de risco para o paciente
Tem crescido a busca pela cirurgia bariátrica em pacientes com obesidade mórbida e até mesmo para algumas pessoas que não estão dentro dessa classificação, mas que acabam se submetendo a esse processo como forma de “resolver” o seu problema com o peso até então sem sucesso.
A cirurgia bariátrica e metabólica são técnicas com respaldo científico destinadas ao tratamento da obesidade, e doenças associadas ao excesso de gordura corporal ou agravadas por ele.
O Brasil é o segundo país do mundo no número de cirurgias bariátricas realizadas, sendo que aproximadamente de 10 a 15% desses pacientes, depois de alguns anos recupera todo o peso perdido na cirurgia, retornando ao peso inicial.
Alguns pacientes que se submetem a cirurgia apresentam uma grande perda de peso rapidamente, em função da restrição alimentar voluntária, por um medo crescente de ganhar novamente peso. Esse processo vem associado a muita ansiedade e insatisfação com a imagem corporal.Porém mesmo com esse avanço no tratamento da obesidade também tem crescido o aparecimento de outras patologias associadas a essa intervenção, como postsurgical eating avoidance disorder ou transtorno de evitação alimentar pós-cirúrgica, em português.
Muitas pessoas partem para a cirurgia sem estarem preparados emocionalmente para as mudanças que ocorrerão no pós-cirúrgico, mesmo tendo passado por profissionais habilitados para a liberação para esse procedimento. Isso se dá pelo fato de não ser exigido que os pacientes se submetam ao tratamento psicológico e nutricional de pelo menos seis meses antes, para que possam realizar mudanças significativas e/ou permanentes na sua relação com a alimentação.
É frequente pacientes relatarem que sabem tudo sobre o processo, que estão conscientes de que não poderão comer em excesso, ou mesmo que sabem as mudanças na imagem corporal que irão ocorrer e se acham preparados para enfrentar sem problemas essas situações.
Porém o que vemos no pós-cirúrgico são muitas pessoas com medo de perderem o controle alimentar, sofrem muito por não conseguirem comer como antes, comem escondidos mesmo que passem mal ou sintam dores, ficam assustados com a nova imagem corporal, o excesso de pele resultante do emagrecimento
Desta forma é importante estarmos alertas, pois a cirurgia bariátrica é um processo inicial da perda de peso, mas que não assegura a manutenção do corpo magro, nem a eliminação do desejo de comer.
Quando submetidos a um processo de mudança alimentar, desenvolvendo comportamentos assertivos como comer nos horários adequados, alimentos saudáveis, a prática de exercícios físicos regulares, o equilíbrio emocional, melhor aceitação da imagem corporal, a possibilidade dos resultados pós-cirúrgicos serem satisfatórios é maior e melhor no ponto de vista geral da saúde do paciente.
Transtorno alimentar noturno
Angústia e ansiedade podem desencadear o transtorno alimentar noturno, responsável por assaltos noturnos à geladeira
Uns preferem fechar a boca antes de dormir, outros fazem apenas uma refeição leve. Mas há ainda quem não dispense um bom prato de comida e uma sobremesa. Em alguns casos, o hábito pode ser um distúrbio, que precisa ser tratado. Quem sofre deste mal geralmente come pouco durante o dia e assalta a geladeira à noite. Angústia e ansiedade são alguns dos fatores que podem desencadear o transtorno alimentar noturno.
Quando a vontade de comer aperta, a pessoa sente necessidade de comer qualquer coisa que faça volume e busca nos alimentos uma forma de aliviar suas tensões ou necessidades afetivas. E a síndrome do comer noturno não atinge apenas quem está acordado. Muito têm a crise durante o sono, levantam de madrugada, comem e só percebem o que aconteceu no dia seguinte, ao encontrarem vestígios de comida ao lado da cama ou quando são avisados por outras pessoas.
Descoberto o transtorno alimentar noturno, é hora de tratá-lo. A terapia cognitiva e a terapia comportamental são as mais indicadas, Em alguns casos, recomenda-se o uso de medicamentos antidepressivos e reguladores de sono, principalmente quando ocorre o declínio de humor.O transtorno alimentar noturno tem tratamento?
Uma boa dica de como controlar o transtorno alimentar noturno é trocar a vontade de comer por coisas que dêem prazer. Um bom banho, uma saída e até exercícios físicos podem ajudar. Entretanto, se a crise bater e for difícil resistir, faça da geladeira sua aliada.
A dica é consumir alimentos balanceados como em todas as refeições diárias. O ideal é que todos os nutrientes como carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e minerais sejam equilibrados de acordo com as necessidades da pessoa.
Como o metabolismo fica mais lento à noite, é preferível consumir frutas, carboidratos integrais (pão integral, arroz integral, cereais integrais), proteína magra (peite de frango e peixes de carne branca), iogurte natural desnatado, legumes, verduras e água de coco. As frutas mais indicadas são maçã, mamão, pêra, abacaxi, uva e morango. A refeição deve ter uma boa variedade de legumes e verduras, no mínimo de quatro cores diferentes. Alimentos gordurosos, pão francês, arroz branco, biscoitos, fritura e o consumo de doces em excesso devem ficar fora do cardápio noturno.
Uma má alimentação também interfere na qualidade do sono. Bebidas alcoólicas e alimentos que contém cafeína, como chá preto, mate e chocolate, são estimulantes e podem atrapalhar o sono. Quanto ao horário, especialistas recomendam que, se a pessoa for jantar, espere três horas antes de ir para a cama. Se fizer um lanche leve, por exemplo, não há problema em ir dormir logo em seguida
Transtorno bipolar: sintomas e tratamento
Saiba mais sobre a doença que provoca oscilações no humor
O transtorno bipolar é uma doença caracterizada por variações extremas do humor da pessoa intercaladas com períodos de normalidade. Ou seja, ocorrem oscilações normais como estados de alegria e tristeza ou até mesmo mudanças mais bruscas como euforia e depressão.
Muitas vezes, o transtorno bipolar é confundido com alterações de humor momentâneas que podem ser causadas por dificuldades do dia a dia, mas que tendem a desaparecer assim que as dificuldades são resolvidas.
Os sintomas do transtorno bipolar se manifestam através da mudança súbita de comportamento eufórico para depressivo ou vice-versa.Sintomas do transtorno bipolar
Como o senso crítico e a capacidade de avaliação da pessoa ficam prejudicados, ela acaba não percebendo essas oscilações de humor. Conheça os principais sintomas apresentados na fase de euforia e na fase de depressão da doença.
Sintomas na fase de euforia
- Alegria duradoura e exagerada;
- Sensação de ter poderes especiais, grandeza e poder;
- Otimismo e autoconfiança exagerados;
- Irritabilidade e impaciência;
- Pensamentos acelerados e tagarelice;
- Distração fácil;
- Insônia;
- Agitação, inquietação física e mental;
- Aumento do desejo sexual;
- Em casos mais graves: delírios e alucinações, abuso de álcool e drogas, ideias de suicídio, desinibição exagerada e comportamentos inadequados.
Sintomas na fase de depressão
- Irritabilidade, desespero;
- Falta de sentimentos de prazer e alegria na vida;
- Tristeza, humor melancólico, angústia ou sensação de vazio;
- Desânimo, preguiça, falta de energia física e mental, cansaço;
- Pensamentos negativos, pessimismo, idéias de culpa, fracasso;
- Sentimentos de insegurança, medo, baixa auto-estima;
- Perda ou aumento de apetite ou peso;
- Insônia ou dormir demais sem se sentir repousado;
- Depressões graves, alucinações ou delírios;
- Falta de interesse, iniciativa;
- Em casos mais graves: dores ou sintomas físicos que não se explicam por outras doenças, ideias suicidas.
Tratamento para transtorno bipolar
O tratamento para transtorno bipolar mais indicado é feito com medicamentos e psicoterapia. Um diagnóstico feito por um terapeuta controla as mudanças bruscas de comportamento e alivia os sintomas.
A presença da família é muito importante para ter um bom conhecimento da doença e do tratamento. Assim, o paciente se sentirá mais seguro e a sensação de apoio e compreensão serão importantes no relacionamento familiar, aumentando a possibilidade de uma vida com qualidade e produtiva.
É importante lembrar que muitas pessoas não percebem que possuem transtorno bipolar, por isso se apresentar alguns dos sintomas com freqüência, procure o médico para poder diagnosticar e solucionar o problema através de tratamentos.
Sou bipolar?
Conheça como é o diagnóstico e o tratamento do transtorno de humor bipolar
Não é raro escutarmos no nosso dia-a-dia que tal pessoa é “bipolar” por causa da sua instabilidade de humor (uma hora está feliz e em outra está triste). Na realidade o transtorno de humor bipolaré bem diferente do que poderíamos chamar de felicidade e tristeza comum, pois a doença é caracterizada por episódios de extrema alegria (euforia) e de extrema tristeza (depressão). O bipolar não conhece o meio termo e por isso é sempre “muito”.
A doença pode se iniciar na infância, geralmente com sintomas como irritabilidade intensa, porém o maior índice de incidência é dos 20 aos 30 anos. Em aproximadamente 80 a 90% dos casos os pacientes apresentam algum parente na família com transtorno bipolar.
O tratamento com carbonato de lítio é o mais tradicional, e hoje há significativos progressos no estudo de novos tratamentos com poucas, mas significativas novas medicações introduzidas na medicina nos últimos tempos. O lítio induz a uma série de efeitos adversos e, por isso mesmo, precisa ser dosada sua concentração no sangue periodicamente. O tratamento moderno de transtorno bipolar é feito sem lítio, com uso contínuo de olanzapina ou quetiapina. Com o uso de medicamentos adequados e de apoio psicológico, é perfeitamente possível ter uma vida normal.O diagnóstico do transtorno bipolar deve ser feito por um médico psiquiatra e é baseado nos sintomas do paciente. Não há exames de imagem ou laboratoriais que auxiliem o diagnóstico. O tratamento, após o diagnóstico preciso, é medicamentoso.
É importante dizer que as alterações de humor podem ser causadas por diversos tipos de doença na mulher e por isso merecem uma atenção especial, procure ir ao ginecologista com frequência, afinal a prevenção é sempre o melhor remédio.
Tricomoníase
Informe-se sobre os sintomas e tratamento da tricomoníase, uma infecção vaginal transmitida pelo sexo sem proteção
A tricomoníase é um tipo de infecção causada por um protozoário e adquirida por meio de relações sexuais ou contatos íntimos com secreções de uma pessoa contaminada. É considerada uma doença sexualmente transmissível que infecta tanto homens como mulheres e quando tratada, não causa complicações mais sérias.
O diagnostico da tricomoníase é feito por meio de exames microscópicos ou exames de laboratório de uma amostra da secreção da vagina.Muitas mulheres infectadas pela tricomoníase não desenvolvem sintomas. Quando eles surgem, são principalmente corrimento juntamente com um prurido (coceira) vaginal. Em outros casos, a mulher pode apresentar um corrimento de cor esverdeada e ainda um certo desconforto ao urinar.
A tricomoníase é tratada por meio de antibióticos e os parceiros também precisam de tratamento para que não haja nova contaminação da doença. Pessoas sendo tratadas contra tricomoníase devem evitar o sexo até que os sintomas desapareçam. Durante o tratamento da tricomoníase não se deve ingerir bebida alcoólica, pois a interação com o medicamento pode causar náuseas e vômitos intensos.
A principal medida preventiva a ser tomada por quem mantém vida sexual ativa é usar camisinha em todas as relações, pois esta é a forma mais simples e eficaz de proteção não só contra a tricomoníase, mas também contra outras DSTs.
Fique longe da conjuntivite
Conheça os tipos de conjuntivite e veja dicas para manter seus olhos livres deste problema
Olhos vermelhos, irritados e lacrimejantes: estes são os principais sinais da conjuntivite, um problema comum entre pessoas de todas as idades. A conjuntivite é uma inflamação que atinge a conjuntiva, membrana que reveste a parte branca do olho. Existem três os tipos de conjuntivite: viral, alérgica e bacteriana. Os sintomas são os mesmos, mas cada um deles requer um tratamento específico.
Conjuntivite viral
A conjuntivite viral é transmitida pelo contato com pessoas ou objetos contaminados, como toalhas e roupas de cama, por exemplo. Ela também é disseminada em ambientes fechados. É mais comum no verão e requer atenção, pois é altamente contagiosa.
Durante esse período, é importante repousar, fazer uma boa alimentação e evitar a exposição solar. Outra dica é higienizar os olhos com soro e procurar um médico, que irá avaliar o caso e, se necessário, indicar um colírio lubrificante. A conjuntivite viral pode ser evitada mediante a adoção de alguns cuidados. Entre eles, evitar coçar os olhos, manter as mãos sempre limpas e não compartilhar itens de alguém contaminado.Os principais sintomas da conjuntivite são desconforto ocular, com a sensação de areia ou corpo estranho nos olhos, além de vermelhidão e secreção. Eles duram, em média, até 15 dias.
Conjuntivite alérgica
No caso da conjuntivite alérgica, fatores externos, como pólen ou poeira são os principais responsáveis. Os sintomas da conjuntivite alérgica são coceira intensa e inchaço, que tem tempo de duração variável.
Se a conjuntivite for causada por poeira, por exemplo, evite varrer ou permanecer em casa na hora da faxina e não mexa em objetos que acumulem pó. No caso dos cosméticos, o ideal é suspender o uso. Durante as crises de conjuntivite alérgica, os sintomas podem ser amenizados com o uso de um colírio antialérgico, que deve ser recomendado pelo médico.Para evitá-los, primeiramente é preciso descobrir o agente causador da alergia, que pode ser poeira, pólen e até produtos de beleza, como maquiagem ou perfume.
Conjuntivite bacteriana
O outro tipo da doença, a conjuntivite bacteriana, surge devido à presença de uma bactéria estranha na flora ocular. Quanto aos sintomas da conjuntivite bacteriana, a secreção e o inchaço são mais intensos e duram, em média, uma semana.
Para o tratamento, é preciso procurar um especialista, que irá prescrever um colírio ou antibiótico adequado para eliminar a bactéria. Assim como na prevenção da conjuntivite viral, é fundamental lavar as mãos várias vezes ao dia.
Fique atenta aos potes plásticos
Conheça alguns cuidados na hora de escolher potes plásticos para armazenar alimentos
Eles são utensílios fundamentais em qualquer cozinha, pois são práticos, baratos e podem ser encontrados em diversos tamanhos e formatos. Aprenda algumas vantagens e desvantagens dospotes plásticos, pois não é qualquer um que pode ser usado para guardar e proteger os alimentos.
Que cuidados devo ter com os potes plásticos?
Os potes plásticos são leves, flexíveis e fáceis de usar, mas são os que apresentam maior risco de contaminação em comparação com os potes de vidro, pois possuem uma série de compostos químicos. Entre eles está o bisfenol-A ou BPA, que possui uma substância tóxica que não fica apenas no material plástico e passa para o alimento ou bebida contida no recipiente. Se o pote plástico for levado ao micro-ondas para aquecimento, a quantidade da substância tóxica aumenta e é liberada 55 vezes mais rápido que o normal.
Além de conferir o número marcado, é importante ver se o pote possui o símbolo de copo e garfo no fundo, que significa que o material é apto a ter contato com alimentos. Evite os potes plásticos coloridos, pois as tintas usadas podem liberar resíduos, contaminando os alimentos.Pare evitar danos à saúde, é aconselhável conferir no fundo do recipiente plástico o número de reciclagem que vem marcado dentro de um triângulo. Se estiver marcado com os números 1, 2, 4 ou 5 significa que o pote plástico não contêm BPA, mas não está livre de outros produtos químicos. Se estiver marcado o número 7, é melhor desfazer desses potes, pois significa que provavelmente contém BPA.
Quando o pote vai ao micro-ondas, não pode estar totalmente lacrado. A tampa possui uma “voltinha” que se virada ao contrário, fica ajustada especialmente para cobri-lo. Para facilitar a limpeza e evitar restos de comida e acúmulo de bactérias nos cantos do pote, escolha os de formatos mais arredondados.
Os potes plásticos se fora do padrão, podem ser prejudiciais à saúde. Por isso, escolha os que estejam dentro das normas ou opte pelos potes de vidro, que armazenam e protegem os alimentos da mesma maneira e sem contaminá-los..
Ponto G
Muitas mulheres ficam frustradas e procuram em toda relação sexual, atingir o ponto G. Muitas vezes, elas esquecem de se entregar ao momento e se concentram em alcançar o orgasmo pleno. “Eu costumo dizer que o ponto G está na mente, e não no corpo. Não existe nenhum botão mágico que faz com que alguém tenha prazer. Isso nada mais é que uma ideia fruto de uma cultura organicista e estereotipada, que procura uma bula para facilitar tudo” esclarece o sexologo.
Sentir prazer é algo que a mulher pode se permitir sabendo lidar com o seu próprio corpo, com suas fantasias e se entregando ao parceiro sem ficar complexada ou buscando chegar ao orgasmo. “Muitas mulheres são frustradas por não saberem se entregar ao momento, e diante disso, procuram fórmulas que possam ajudá-las a solucionar esses problemas. Isso é um apanágio do mundo moderno!” ressalta o sexólogo.
O orgasmo acontecerá quando a mulher se entregar ao momento e deixar aflorar os prazeres do corpo (mãos, joelhos, pescoço, lábios, cotovelos etc). Conhecer o próprio corpo e deixar a mente livre para fantasias sexuais é um bom começo para sentir o prazer extremo.
Os homens buscam proporcionar cada vez mais prazer a sua parceira e muitos vão em busca de estimular o ponto G. “É comum o sexo masculino buscar incessantemente o orgasmo feminino. Porém, eles querem um botão que deixe a mulher louca. O que tem de aprender é que este botão se chama sedução; a mulher precisa ser seduzida para querer se entregar. Antes dela querer qualquer toque físico, ela precisa sentir admiração para se entregar ao parceiro. Costumo dizer que o sexo começa quando ele abre a porta do carro para ela”, finaliza o sexólogo.
Chegue ao Orgasmo
Chegar ao orgasmo: para algumas mulheres, simples e fácil, para outras, a
maior dificuldade. Muitas vezes essa dificuldade se dá por elas não
entenderem o próprio corpo e as suas áreas mais sensíveis, mas também
pode ocorrer pela falta de satisfação sexual.
Durante um relacionamento, não basta apenas receber prazer, é necessário
e fundamental que o parceiro também desfrute dessa sensação. Explorar e
conhecer os pontos erógenos do homem pode não ser tão difícil quanto
parece.
Motivo de dúvidas para muitas mulheres, o café deixou de ser problema e
passou a ser solução! Ele é um dos princípios ativos lipolíticos mais
utilizados nos tratamentos para celulite e gordura localizada. A cafeína
ativa a circulação sanguínea e o metabolismo, junção ideal para a
diminuição da celulite. “O problema da ingestão do café não está na
cafeína, e sim, na ingestão constante do açúcar utilizado para adoçá-lo.
O açúcar é uma das principais fontes de energia para o organismo, mas
sua ingestão em excesso faz com que as células de gordura armazenem esta
energia, aumentando de tamanho”, afirma a gestora da marca Onodera,
Natália Cardoso.
Ponto G
Sexólogo diz que a chave para encontrar o orgasmo está na sedução
Muitas mulheres ficam frustradas e procuram em toda relação sexual, atingir o ponto G. Muitas vezes, elas esquecem de se entregar ao momento e se concentram em alcançar o orgasmo pleno. “Eu costumo dizer que o ponto G está na mente, e não no corpo. Não existe nenhum botão mágico que faz com que alguém tenha prazer. Isso nada mais é que uma ideia fruto de uma cultura organicista e estereotipada, que procura uma bula para facilitar tudo” esclarece o sexologo.
Sentir prazer é algo que a mulher pode se permitir sabendo lidar com o seu próprio corpo, com suas fantasias e se entregando ao parceiro sem ficar complexada ou buscando chegar ao orgasmo. “Muitas mulheres são frustradas por não saberem se entregar ao momento, e diante disso, procuram fórmulas que possam ajudá-las a solucionar esses problemas. Isso é um apanágio do mundo moderno!” ressalta o sexólogo.
O orgasmo acontecerá quando a mulher se entregar ao momento e deixar aflorar os prazeres do corpo (mãos, joelhos, pescoço, lábios, cotovelos etc). Conhecer o próprio corpo e deixar a mente livre para fantasias sexuais é um bom começo para sentir o prazer extremo.
Os homens buscam proporcionar cada vez mais prazer a sua parceira e muitos vão em busca de estimular o ponto G. “É comum o sexo masculino buscar incessantemente o orgasmo feminino. Porém, eles querem um botão que deixe a mulher louca. O que tem de aprender é que este botão se chama sedução; a mulher precisa ser seduzida para querer se entregar. Antes dela querer qualquer toque físico, ela precisa sentir admiração para se entregar ao parceiro. Costumo dizer que o sexo começa quando ele abre a porta do carro para ela”, finaliza o sexólogo.
Chegue ao Orgasmo
Sexóloga sugere posições para ter o máximo de prazer
Chegar ao orgasmo: para algumas mulheres, simples e fácil, para outras, a
maior dificuldade. Muitas vezes essa dificuldade se dá por elas não
entenderem o próprio corpo e as suas áreas mais sensíveis, mas também
pode ocorrer pela falta de satisfação sexual.
Para a sexóloga e psicóloga
não existem regras ou posições específicas, pois elas podem variar de
mulher para mulher. Porém há as que facilitam o orgasmo. “A posição
‘papai e mamãe’ é uma delas”. Por mais tradicional que seja, Walkíria
explica que essa é a que mais proporciona a chance de haver atrito entre
o clitóris e a base do pênis do homem. Outra posição que ela indica é
com a mulher dominando. “O homem deitado e a mulher sentada por cima
dele é outra sugestão, pois a mulher fica no comando de seus movimentos e
pode direcionar melhor o estímulo no clitóris”, diz.
Há outras
formas de estimular ainda mais o prazer. “O canal vaginal não tem tanta
sensibilidade quanto o clitóris. Na maioria das vezes, em posições nas
quais o clitóris sofre atrito, o orgasmo ocorre mais facilmente, muito
mais do que com a fricção do pênis no canal da vagina. O atrito do
clitóris pode ser feito tanto com os movimentos da pélvis quanto com o
toque pelas mãos, dependendo da posição em que ocorre o ato sexual”,
explica a sexóloga.
Algumas mulheres não conseguem chegar ao
orgasmo apenas com a penetração. Walkíria conta que uma estatística
mostra que cerca de 50% ou mais da população feminina têm dificuldades
em atingir o orgasmo com a penetração. A sexóloga diz que a satisfação
sexual é consequência de como a pessoa aprendeu a ver o sexo. “A entrega
da pessoa ao ato sexual faz com que ela consiga se excitar e chegar ao
orgasmo. Quando a pessoa não aprendeu a se dar o direito de tirar prazer
do sexo, a sua entrega e participação ficam comprometidas,
influenciando negativamente na obtenção do prazer e do orgasmo. Nessa
situação, o sexo ao invés de proporcionar tesão, causa tensão”, afirma.
Para as mulheres que têm dificuldades para “chegar lá”, a sexóloga Walkíria Fernandes reúne algumas dicas:
- “Conhecer o próprio corpo para identificar melhor as sensações que ele pode proporcionar”;
- “Esquecer-se dos tabus e entregar-se aos prazeres da masturbação. Ter orgasmo sozinha é um bom começo”;
-
“Relaxar e procurar se entregar despretensiosamente ao ato sexual
procurando simplesmente curtir tudo que acontece nele e não só a
penetração”;
- “Procurar focar a atenção nas próprias sensações eróticas”;
- “Tomar as rédeas do seu prazer, ou seja, não deixar o homem como responsável por todo o ato sexual”;
- “Não se preocupar com seu desempenho sexual, deixando que as coisas ocorram naturalmente”.
“A
mulher não é educada para pensar em sexo, mas deve aprender a fazer
isso, a se dar o direito de gostar sexo e admitir isso sem
constrangimento. O sexo é importante para melhorar a nossa qualidade de
vida, pois nos traz um equilíbrio físico e mental”, diz.
Zonas erógenas
Durante um relacionamento, não basta apenas receber prazer, é necessário
e fundamental que o parceiro também desfrute dessa sensação. Explorar e
conhecer os pontos erógenos do homem pode não ser tão difícil quanto
parece.
Costuma-se dizer que cada ser humano é único e diferente
de todos os outros. Por isso, a sensação de prazer pode ser estimulada
em diversos lugares do corpo e proporcionar excitação diferente em cada
indivíduo. “Os pontos erógenos do homem são aquelas áreas do corpo
masculino que estimuladas despertam excitamento sexual ou podem mesmo
levar à ejaculação, ao orgasmo” esclarece o Dr. Haruo Okawara, terapeuta
sexual e autor do livro Amar - A Realidade da Vida Sexual.
O Dr. Haruo Okawara explica que existem dois tipos de áreas erógenas: primárias e secundárias.
Áreas
erógenas primárias: são aquelas partes do corpo que adequada e
suficientemente estimuladas podem levar o homem ao clímax sexual, com ou
sem ejaculação (pode parecer estranho dizer que um homem pode gozar e
não ejacular, mas isso ocorre em algumas situações, como em indivíduos
que tiveram a próstata removida por adenoma benigno ou em raros casos de
uma patologia conhecida como ejaculação retrógrada, em que o indivíduo
ejacula para o interior da bexiga). A área erógena primária por
excelência dos homens é a glande do pênis, cuja estimulação, tanto pela
relação sexual, como pelo sexo oral ou pela masturbação, feita pelo
próprio indivíduo ou pela parceira, leva facilmente ao orgasmo.
Já
as áreas erógenas secundárias: são aquelas que mesmo intensamente
estimuladas provocam excitamento, mas não conduzem ao orgasmo. São
nessas áreas que as preferências dos homens variam amplamente. Alguns
indivíduos se excitam muito quando são estimulados oral ou manualmente
em seus mamilos, enquanto outros sentem apenas cócegas e não permitem
que essas áreas sejam tocadas.
A maneira de estimular cada zona
erógena do homem pode ser solicitada ou estimulada por ele próprio. Eles
sabem, assim como as mulheres, os locais mais excitantes do próprio
corpo; mas alguns homens sentem vergonha de mostrar suas zonas íntimas, e
cabe nesse caso a mulher descobrir. “A parceira pode percorrer o corpo
do homem com as suas mãos ou mesmo com os seus lábios, observando as
reações de agrado ou de repulsa por ele manifestadas. Massagear essas
áreas com um pouco de óleo de massagem e de perfume suave, é outro
recurso muito adotado pelos casais na hora do amor” finaliza Dr. Haruo
Okawara.
Celulite
Café pode ser aliado contra os furinhos indesejáveis; veja dicas
Motivo de dúvidas para muitas mulheres, o café deixou de ser problema e
passou a ser solução! Ele é um dos princípios ativos lipolíticos mais
utilizados nos tratamentos para celulite e gordura localizada. A cafeína
ativa a circulação sanguínea e o metabolismo, junção ideal para a
diminuição da celulite. “O problema da ingestão do café não está na
cafeína, e sim, na ingestão constante do açúcar utilizado para adoçá-lo.
O açúcar é uma das principais fontes de energia para o organismo, mas
sua ingestão em excesso faz com que as células de gordura armazenem esta
energia, aumentando de tamanho”, afirma a gestora da marca Onodera,
Natália Cardoso.
Com tratamentos estéticos, a prática de
exercícios físicos e uma alimentação livre de gorduras, sódio (que
aumenta a retenção de líquidos) e glicose em excesso, é possível uma
melhora no aspecto da pele. Mas, você sabe por que ela se forma?
Natália
Cardoso explica que a celulite é uma alteração estética característica
da superfície da pele muito comum entre as mulheres. Por motivos
variados (como o sedentarismo, a má alimentação, o fumo, entre outros)
as células de gordura de locais específicos, como coxas e glúteo,
aumentam em tamanho e em quantidade, dificultando a circulação sanguínea
e linfática do local causando o edema. ‘O corpo entende este processo
como uma inflamação, e manda fibras de colágeno para tentar conter o
avanço deste edema. O colágeno, por sua vez, necessita de um local para
fixar-se, “colando” na pele, puxando-a para baixo, daí que se aparecem
os “furinhos” ‘ afirma Natália Cardoso.
As mulheres produzem um
hormônio chamado estrogênio, que leva a gordura a se concentrar na
maioria das vezes nas coxas e quadril. Ele facilita a retenção de
líquido no corpo, aumentando a chance de surgimento das indesejadas
celulites. Já nos homens, o hormônio produzido é a testosterona, que faz
a gordura se concentrar no abdômen. “A caminhada ou a corrida são
grandes aliadas no combate à celulite, pois aumentam a circulação
sanguínea e linfática, reduzindo o edema ao mesmo tempo em que ativam o
gasto energético, diminuindo o tamanho das células de gordura” finaliza
Natália Cardoso.
Estrias
Tratamentos podem atenuar o problema e torná-las imperceptíveis
Elas aparecem sem sintoma prévio, te pegam de surpresa e, quando
você nota, já fazem parte do seu corpo. São as indesejáveis estrias.
As
mulheres são as que mais sofrem com o problema. Mas a boa notícia é que
há vários tratamentos que podem atenuar as estrias, tornando-as
imperceptíveis. “O ideal é tratar, mesmo que seja com cremes, que têm
uma eficácia menor e requerem uso muito prolongado. Mas há tratamentos
que apresentam ótimos resultados, como os lasers fracionados, que
produzem um grande estímulo na formação de colágeno em apenas quatro a
seis sessões, e a carboxiterapia, que é a injeção de gás carbônico que
estimula a circulação e a formação de colágeno. Pode ser tentado também o
uso de maquiagem corretiva em ocasiões pontuais”, explica a
dermatologista Marcia Linhares.
Segundo ela, as
estrias surgem em períodos de crescimento e em situações em que há
ganho de peso ou massa muscular de forma muito rápida. É comum surgirem
na adolescência, quando há o aumento do quadril e o surgimento dos seios
nas meninas. É mais comum que apareçam nos seios, abdome e nádegas. Nos
meninos, aparecem quando ocorre o estirão do crescimento,
principalmente no dorso, na região lombo-sacra e nas coxas.
A
hidratação da pele pode auxiliar na prevenção, assim como evitar o
ganho de peso e o efeito sanfona. “Hidratantes tornam a pele mais
‘elástica’ e previnem o a aparecimento das estrias. Beber muita água,
fazer exercícios físicos e ter uma alimentação saudável também são
fundamentais”, afirma.





Nenhum comentário:
Postar um comentário