domingo, 27 de maio de 2012

Cabelos

OS SINTOMAS DE QUEDA DE CABELOS 



Qualquer tipo de queda de cabelo, tanto para os homens como para as mulheres, ocorre de mãos dadas com o envelhecimento precoce das raízes do cabelo uma vez que o colágeno ao redor delas torna-se mais escasso. Sem o colágeno, as veias que alimentam e estimulam as raízes não são mais capazes de alimentá-las. Consequentemente, o bulbo fica desnutrido e a fibra enfraquecida, gerando assim a queda dos fios. A ação tripla de Arginina estimula a micro-circulação para uma melhor nutrição do bulbo, favorecendo a troca de nutrientes entre a raiz e o fio.
Dentre as principais causas de queda excessiva dos cabelos na mulher estão:

ESTRESSE

Algumas situações, como grandes cirurgias e doenças crônicas, resultam em estresse para o organismo podendo levar à queda dos cabelos. O estresse psíquico também pode aumentar a perda dos cabelos. Caso essas condições sejam passageiras, como no caso das cirurgias, a queda se reverte espontaneamente.

ANEMIA

A deficiência de ferro pode ocorrer por uma diminuição da ingestão ou absorção do ferro ou por uma perda crônica através do sangue, como por exemplo em mulheres com o período menstrual muito longo ou com grande volume. Essa deficiência pode ser detectada através de exames de sangue e corrigida com o uso de medicações para repor o ferro.

PÓS-PARTO

Auando a mulher está grávida, ela perde menos fios do que perderia normalmente e ao final da gravidez muitos fios entram na fase de repouso do ciclo e caem. Isso ocorre normalmente 2 a 3 meses após o parto, podendo durar de 1 a 6 meses, retornando ao ciclo normal na maioria dos casos.

QUEDA POR PRESSÃO

A queda dos cabelos pode ser devida a uma tração dos fios, como em sessões de alisamento, ou por pressão provocada pelo uso constante de chapéus apertados.

USO DE MEDICAMENTOS

Alguns medicamentos podem ter como efeito colateral à queda temporário dos cabelos.

Cabelos Danificados




Identificamos um cabelo danificado pelo desgaste da estrutura dos fios. O cabelo fica poroso, áspero, opaco, sem brilho, sensibilizado, com pouca elasticidade, fino, seco, sem cor, frágil e com pontas duplas e quebradiças.
Por outro lado, quando o cabelo está saudável cada fio de cabelo é coberto por uma camada de escamas bem fechadas, chamadas cutículas, que protegem o interior do cabelo. Nos cabelos saudáveis, essa cutícula tem um padrão regular — o que retém as moléculas de água e de proteína seladas dentro do cabelo — mantendo-o maleável, com brilho, forte e macio.

O que faz um cabelo ficar danificado?

  • Descoloração. É o processo químico que mais danifica o cabelo, pois, além de destruir os pigmentos, oxida os aminoácidos, sendo que de 15 a 45% da cisteína é destruída.
  • Outros tratamentos químicos, como alisamento, escova progressiva com formol, permanentes, tinturas (quando forem de má qualidade) e decapagem (retirada da coloração dos fios).
  • Raio ultravioleta da radiação solar.
  • Secador e chapinha em excesso.
  • Exposição frequente ao ar condicionado.
  • Xampu com grande concentração de detergente.
  • Vento, poeira, cloro e falta de umidade do ar.

Hidratação Capilar


Uma das melhores opções para se tratar de cabelos danificados e ressecados é repor a umidade natural dos fios através de uma hidratação capilar.  A hidratação é uma das formas mais práticas para tratar cabelos danificados. Pode ser feita em casa ou em salão de beleza, com produtos caseiros ou cosméticos.
Para informações completas e dicas de produtos de hidratação, visite a página Hidratação Capilar.

Cauterização ou Plástica Capilar

O tratamento de cauterização faz a reposição de nutrientes e queratina na fibra capilar. O cabelo fica mais forte, macio, hidratados e revitalizados.
Esse tratamento é indicado para cabelos muito danificados, porosos, com pontas duplas ou para cabelos muito lesionados pelo uso constante de secador e chapinha. Para um melhor resultado, o tratamento deve ser feitos em salão de beleza com profissionais especializados.
Saiba mais detalhes em Cauterização Capilar.

Tratamento Intensivo Para Recuperar a Vitalidade dos Cabelos em 2 Semanas





Segue uma sugestão de tratamento completo para recuperar a vitalidade dos fios deixando-os saudáveis, macios e brilhantes. Indicado para cabelos danificados, quebradiços e ressecados.
Para iniciar o tratamento, esteja atenta a algumas informações:
  • Primeiramente, corte o cabelo para tirar as pontinhas duplas e ressecadas.
  • Caso não tenha o hábito de lavar os cabelos dia sim, dia não, nesse período é necessário que se faça. Foi comprovado por especialistas que essa é a quantidade ideal para lavar os cabelos.
  • Nos períodos das lavagens você deve alternar as hidratações caseira, profunda e instantânea. Caseira 2 vezes; Profunda 3 vezes; Instantânea 2 vezes. Para informações detalhadas sobre cada tipo de hidratação, visite a página de Hidratação Capilar

Sequência do Tratamento

  • 1º. Dia (1ª. lavagem). Hidratação profunda (3 colheres de creme hidratante + 1 colher se sopa de azeite de oliva)
  • 3º. Dia (2 ª. Lavagem). Hidratação caseira (1/2 abacate + 1 colher de azeite de oliva + 1 colher de mel)
  • 5º. Dia (3 ª. Lavagem). Hidratação instantânea (Vizcaya Queratina Líquida)
  • 7º. Dia (4 ª. lavagem)Hidratação profunda (3 colheres de creme hidratante + 1 colher de sopa de açúcar cristal + 5 ml de Bepantol líquido)
  • 9º. Dia (5 ª. Lavagem). Hidratação instantânea (Alfaparf Semi Di Lino Diamante)
  • 11º. Dia (6 ª. Lavagem). Hidratação caseira (1/2 pote de iogurte original + 1/2 abacate + ½ cenoura)
  • 13º. Dia (7 ª. Lavagem). Hidratação profunda (3 colheres de creme hidratante + 10 ml de queratina líquida)

Observação

Os produtos são apenas sugestões, você pode fazer o tratamento com os produtos que você tem em casa.
Para saber detalhes das receitas caseiras e modo de fazer, você deve entrar aqui.
Logo após o período da hidratação é necessário investir na coloração. A coloração é a melhor maneira de devolver o aspecto saudável aos fios, recuperando e reavivando o tom natural dos cabelos. Pode ser feito com coloração, tonalizante ou banho de brilho.

Dicas para Coloração

  • Coloração permanente: Tinta da Alfaparf.
  • Tonalizante: Richesse ou banho de brilho Keraton.
  • Banho de brilho: Misture em uma tigela não metálica, 2 colheres de creme hidratante mais ½ tubo de sua tinta de preferência e 1 colher de azeite de oliva. Passe nos cabelos lavados e deixe agir por 20 minutos, escolhendo um tom igual ao do seu cabelo.
Para um resultado eficaz, é muito importante que os produtos utilizados sejam de boa qualidade.

Lições de tratamentos



Ai, os nossos amados cabelos... Ou melhor, nem tão amados assim. Não há mulher neste mundo que nunca tenha ficado insatisfeita com a cor, o formato ou a qualidade dos fios. E aí, dá-lhe tinturas, descolorações, alisamentos, relaxamentos e mais um sem-número de alternativas para chegar ao chamado "cabelo ideal". Ainda mais aqui no Brasil, onde apenas 32% das mulheres foram abençoadas geneticamente com cabelos bem lisinhos, existe uma verdadeira guerra contra os cachos, levando muita gente a destruir as madeixas em sessões que podem ser consideradas verdadeiras torturas para os fios. Resultado de tanta vaidade: pontas quebradiças e ressecadas, cabelos sem brilho e aquele aspecto nem um pouco atraente de espiga de milho. Os salões, sempre antenados com as necessidades das cabeleiras mais sofridas, vêm disponibilizando uma série de tratamentos para recuperar a saúde das madeixas.



Antes que você comece a se descabelar em busca da solução perfeita, conheça alguns dos mais eficientes tratamentos de hidratação e o que eles podem fazer para sua juba voltar a ser poderosa e absoluta, do jeito que você gosta:

Cauterização É uma super-hidratação à base de queratina, com duração de quarenta minutos, que nutre os fios e sela as cutículas com a aplicação de uma chapinha. A indicação é pra quem tem cabelos muito quebradiços - com pontas duplas, triplas e aquele aspecto de palha – ou altamente danificados por causa de químicas pesadas. Como não é um processo químico, não há riscos nem contra-indicações. Ah, e a cauterização não muda o formato do cabelo: quem tem cabelos crespos vai continuar com eles crespos. Só que a aparência melhora bastante. O processo é parecido com o da queratinização: é aplicado um xampu antiresíduos e, depois, cada mecha recebe um condicionador bi-fase. Em seguida, é a hora da preparação para a chapinha, com a aplicação de um protetor para calor. E não é por acaso, afinal a temperatura da prancha vai chegar a 180 graus. Com essa temperatura, o produto penetra melhor no cabelo e acaba por selar os fios danificados, fechando as cutículas. Depois do enxágüe, são aplicados uma máscara intensiva e um condicionador. É preciso ficar dois dias sem lavar e ainda fazer manutenção com xampu e condicionador especiais. As sessões custam, em média, R$120.

Nanoqueratinização ou vapor de ozônioAo contrário dos outros tratamentos, este só age na parte danificada dos cabelos, soltando um jato de queratina e reestruturando as madeixas. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, este não é um processo de hidratação, mas de regeneração hídrica dos fios. Existe um aparelho, chamado Ozone Machine, que solta apenas moléculas pequenas de queratina, que grudam somente na parte estragada do cabelo."O ozônio ajuda na ação do princípio ativo do produto, selando as cutículas, devolvendo a umidade e deixando o cabelo bem mais macio e brilhante", afirma a tricologista Cíntia Araújo, do Fashion Clinic, no Rio. Já o cabeleireiro Robson Trindade, do salão paulista Jacques Janine, aponta outra função para a máquina: "Ela também é bactericida e germicida, fazendo uma higienização no cabelo", ressalta. O procedimento é relativamente rápido: ao todo, dura cerca de quarenta minutos. Primeiro, os cabelos são lavados e secos. Depois, é aplicada a queratina nos fios, através do Ozone Machine para, em seguida, passar uma chapinha para selar os fios. A finalização fica por conta de um creme restaurador, que fecha as pontas e devolve ao cabelo um aspecto mais saudável. Um detalhe interessante: a nanoqueratinização pode ser feita no mesmo dia de uma hidratação. As sessões, cada uma, custam em média R$120.

Proteína pura 
É um tratamento intensivo de restauração dos fios, à base de proteínas. A idéia é devolver todos os elementos químicos perdidos durante as tinturas, descolorações e outros processos que acabam agredindo o cabelo. Após a aplicação de um creme de proteína de soja hidrolisada, o cabelo fica embaixo de um secador, até a absorção do produto. Isso pode levar uma hora. Quando o cabelo fica duro, é hora de enxagüar. E aí, é só secar novamente.

Queratinização ou plástica dos fios
Ideal para quem está com os cabelos ultradanificados e precisa repor as proteínas perdidas – e, com elas, recuperar o brilho. O cabelo passa por sessões de xampus, cremes e outros produtos, todos à base de aminoácidos de proteínas. O procedimento, que leva cerca de duas horas, começa com uma boa lavagem com xampu de limpeza profunda, para abrir as escamas dos fios. Em seguida, é a vez do hidrolisado de queratina, que vai ser aplicado mecha por mecha. O cabelo é envolto em papel alumínio e colocado sob um secador durante aproximadamente 20 minutos. Em seguida, é feita uma massagem com uma máscara de colágeno e elastina. E tem mais: para absorver melhor o produto, é aplicada uma chapinha em cada mecha, nada menos do que três vezes. Pensa que acabou? Que nada, ainda tem uma outra máscara de nutrição, de minerais e argila. Aí sim, o processo é finalizado, com uma boa lavagem. Não há contra-indicação, mas é necessário dar um intervalo de um mês até a próxima aplicação. Cada sessão sai por aproximadamente R$160.

Domando os cachos
Bem, se você ainda morre de vontade de domar os cachos ou eliminar o volume, aí vão algumas dicas de processos bem menos agressivos ao cabelo e mais preocupados em manter a hidratação dos fios.

Defrisagem É específica para quem tem cabelos cacheados, volumosos e rebeldes. Permite escolher se você quer os fios totalmente lisos, sem aquela cara espetada e meio lambida da chapinha japonesa, ou apenas diminuir o volume. Mesmo quem passou por tinturas ou químicas pode adotar esse processo, desde que permaneça cerca de 90 dias sem fazer alisamento ou coloração. O bom é que o processo não é tão agressivo quanto os alisamentos comuns, porque não usa soda cáustica. A defrisagem é um processo gradativo: quanto mais sessões são feitas, mais os cachinhos vão ficando relaxados e macios. As aplicações custam em torno de R$190.

Recondicionamento térmico ou escova definitiva 
Esse procedimento tira a forma ondulada do cabelo, alisando-o, ao mesmo tempo em que ele é hidratado com queratina. Primeiro, é realizado um relaxamento dos fios, de forma a deixar a fibra capilar bem mole. Em seguida, é iniciado o processo químico, com a aplicação de queratina, para depois os fios sofrerem uma boa hidratação. Para finalizar, é feita uma escova. O calor do secador faz a queratina endurecer e manter o cabelo alisado. É necessário fazer manutenção com produtos específicos, sempre à base de queratina. E, claro, não pode lavar a cabeça por pelo menos três dias. "Quanto mais crespos forem os fios, mais tempo tem de ficar sem lavar. Além disso, não pode prender nem colocar o cabelo atrás da orelha, senão ele fica marcado. E aí, para consertar essas marcas, só fazendo retoques", alerta o cabeleireiro Rogério Moraes, do Zen Hair Studio, de São Paulo. O resultado do recondicionamento pode durar entre seis e oito meses. Para garantir que o resultado dure mais tempo, é aconselhável fazer hidratações semanais. Dependendo do volume e do comprimento das melenas, o custo varia de R$ 800 a R$ 2000.

Stableus 
Quem também tem cabelos cacheados e deseja alongá-los pode apostar nessa técnica, que utiliza os mesmos produtos do alisamento japonês, com exceção da chapinha. Mas prepare-se para ficar bastante tempo na cadeira: o procedimento todo leva três horas. São aplicados produtos relaxantes para domar os caracóis dos seus cabelos e para evitar que as pontas fiquem quebradiças, a finalização é feita com uma hidratação dos fios com produtos à base de queratina e uma escova. E aí, paciência: não se pode lavar a cabeça e nem mesmo prender os fios durante 72 horas após o tratamento. Para quem gosta de pintar o cabelo, uma boa notícia: não há restrição alguma quanto à aplicação de tinturas após esse período. Quem possui raiz ondulada precisa voltar ao salão para fazer o retoque em três meses, enquanto quem tem raiz lisa pode esperar o dobro desse tempo. O preço do Stableus varia de acordo com o comprimento do cabelo entre R$250 e R$600.



Veja dicas para manter os cabelos com alisamento saudáveis e bonitos




Tudo começou com a escova japonesa há 10 anos atrás. A febre dos alisamentos e relaxamentos contagiou milhares de mulheres pelo Brasil afora e, o que antes parecia uma nova moda, virou hábito. Com o passar do tempo, as escovas evoluíram, alisadores foram desenvolvidos, novas matérias-primas surgiram. Se você é uma das que aderiu às madeixas lisas - e nem pensa em abrir mão deste look - atenção: é preciso cuidado redobrado para evitar a queda, o ressecamento e a quebra dos fios, consequências típicas dos alisamentos.

Os especialistas são unânimes: para quem alisa com frequência, o ideal é fazer hidratações periódicas. Reconstruções constantes, além da reposição de queratina e aminoácidos, também são necessárias. O dermatologista Marcelo Bellini, de São Paulo, alerta: os alisantes são capazes de mudar a estrutura da queratina nos fios. Substâncias muito adstringentes ou cáusticas, como as usadas nos alisamentos, provocam a abertura das cutículas.

Nem é preciso dizer o que isso significa, não é? Os cabelos ficam mais frágeis, podendo apresentar, além dos problemas citados acima, pontas duplas e perda de brilho. De acordo com Toninho Cabeleireiro, do salão paulistano Planet Hair, os tipos mais comuns de alisamento atualmente disponíveis no mercado são o tradicional, a escova definitiva, o relaxamento e as progressivas à base de formol, sem formol ou com guanidina.

Alisamento, relaxamento ou progressiva?

Pode até parecer, mas os procedimentos não são a mesma coisa. Embora a intenção dos três seja deixar os cabelos mais maleáveis, existem pequenas diferenças. Toninho explica que o alisamentogeralmente lança mão do hidróxido de sódio, substância que altera a estrutura original dos fios. "Pode ser feito em cabelos virgens e tintos. Deve ser evitado nos que têm mechas, excesso de tintura e em fios muito danificados ou porosos. Caso contrário, pode haver queda acentuada", alerta o especialista, acrescentando que quem tem mechas deve fazer um relaxamento à base de amônia ou optar pela escova progressiva.

Já o relaxamento tem como intenção desmanchar os cachos, deixando-os com um aspecto mais natural. Utilizam-se produtos à base de amônia, mais fracos que os do alisamento, ou, dependendo do tipo de cabelo, o próprio hidróxido de sódio.
A progressiva, por sua vez, não é considerada alisamento. Toninho diz por quê: "O procedimento não muda a estrutura do cabelo, apenas 'plastifica' os fios danificados, armados, volumosos e porosos. O resultado é um cabelo liso, mas natural, hidratado, com movimento e brilho". O nome da técnica tem razão de ser: a química alisa de forma natural, com efeito progressivo. "É indicado para todos os tipos de fios, incluindo os danificados, secos e porosos. Dura de um a quatro meses, dependendo do tipo de cabelo e da quantidade de lavagens", conclui o cabeleireiro do Planet Hair.
Você provavelmente já se submeteu a escovas progressivas, mas não deve ter prestado atenção. Elas se materializam com outros nomes, entre eles escovas inteligentes, marroquina (chocolate), de morango, vinho, leite, açúcar etc. Algumas delas utilizam formol (dentro das especificações da Anvisa), outras não. Existem ainda as que contêm methylparaben e propylparaben.
A hairstylist Letícia Santana, do salão Éclat, no Rio, lembra de outra substância muito usada atualmente nos alisamentos: o tioglicolato de amônia. Uma coisa é certa: seja qual for a matéria-prima escolhida, o intervalo entre um alisamento e outro deve ser de pelo menos três meses. Quem opta pela descoloração precisa de atenção redobrada antes de usar os alisantes - os fios ficam mais sensíveis, com pouca força, porque o procedimento retira boa parte da queratina, fundamental para a resistência capilar.
Como saber se o produto usado no salão ou comprado na farmácia pode causar danos ao seu cabelo? Toninho orienta: "No salão, o profissional será o responsável por avaliar o tipo de cabelo e a química que ele pode receber. Os produtos da farmácia só devem ser aplicados se os cabelos forem virgens, caso contrário nem pensar. Ainda assim, é importante fazer o teste de irritabilidade na pele antes de aplicar o produto na cabeça."

Para Letícia, o grande problema é saber em que partes do cabelo fazer a aplicação do produto porque onde houve alisamento recente os fios ficam mais frágeis. Portanto, essas áreas devem ser evitadas. "Para quem já usou o tioglicolato no salão, não tem problema aplicar em casa, desde que seguindo à risca às instruções. De qualquer forma, para um resultado seguro, a melhor alternativa é submeter os fios aos cuidados de um profissional capacitado."

Como cuidar

Marta Carmelo, do Studio de Beleza Sonia Nesi, no Rio, indica tratamentos que repõem queratinas e aminoácidos, eles ajudam a devolver a vida aos fios. "É importante ter uma cuidadosa rotina de cuidados: lavar com bons xampus e condicionadores, cortar a cada três meses, usar um bom leave-in, filtro solar sempre que for tomar sol, tratar no salão e tentar não expor tanto os fios aos efeitos de secador e chapinha. Máscaras com queratinas, vitaminas e minerais também são bem-vindas", ensina a especialista.

Marcelo Bellini ratifica que existem hoje no mercado muitos cosméticos à base de silicones, ideais para blindar os fios reduzindo as agressões dos agentes externos utilizados nos alisamentos. "Há também os cosméticos termoativados, que diminuem a agressão aos cabelos quando eles são expostos a altas temperaturas", diz.

Seguidas todas as recomendações, não precisa sentir culpa. "Se os alisamentos forem feitos corretamente, não causarão danos mais sérios. Tenho clientes que alisam há mais de 20 anos e os cabelos são lindos, ninguém diz que recebem qualquer tipo de química", tranquiliza Toninho. Para assegurar a saúde capilar, evite descolorações, use sempre tonalizante ao invés da tintura e reduza a utilização da chapinha.

Importante ressaltar que os cabelos compridos estão mais sujeitos a danos porque a oleosidade natural do couro cabeludo muitas vezes não atinge as pontas. E é justamente essa oleosidade natural que confere proteção contra os agentes externos - daí a necessidade de o fio comprido exigir maior hidratação, fórmulas para as pontas e leave-in para combater a quebra, aparecimento de pontas duplas, perda do brilho e da vitalidade. E atenção: as madeixas longas também estão mais vulneráveis aos efeitos da tração (pentear e prender).


Conheça os truques para conquistar fios volumosos


Os cabelos alinhados têm o seu valor, mas nada como um cabelo com bastante volume para dar um gás na sensualidade. Para quem pretende apostar no look, o mercado da beleza oferece um verdadeiro arsenal para armar os fios. O hair stylist Jomas Lázaro, do Fino Capelli, no Rio de Janeiro, dá dicas de como investir nos produtos e conquistar penteados poderosos. 

Lave, condicione e finalize
“Existem produtos específicos para aumentar o volume dos cabelos. Invista em shampoos e condicionadores à base de frutas cítricas e cotton. Para a finalização, use mousse ou leave-in em spray livre de óleos.”

Passe a tesoura
“Fuja dos cortes retos. Para conquistar fios poderosos, o corte ideal é aquele em camadas. As ondas ajudam a dar a sensação de que os cabelos estão mais cheios.”

Força na química
Quem tem fios muito lisos tem a opção de fazer um permanente. É importante destacar que esse processo químico enfraquece e resseca os cabelos. Não dá para descuidar da hidratação. Outra alternativa é o botox capilar, à base de Intra-Cylane, uma substância líquida que, em contato com a água, se solidifica, fazendo um preenchimento na fibra capilar, deixando-a mais encorpada.”

Nada é para sempre
“No momento, existem tratamentos que prometem deixar os cabelos mais encorpados. Mas em matéria de cabelo nada é definitivo. Em processos químicos, é preciso retocar sempre a raiz, pois os cabelos crescem e produtos como mousse e leave-in para volume saem com as lavagens.” 




Coma bem e conquiste cabelos bonitos e saudáveis



A beleza dos seus cabelos não depende só das suas visitas frequentes ao cabeleireiro. Uma alimentação adequada, rica em vitaminas e minerais, é fundamental para a saúde dos fios. “Uma dieta pobre em nutrientes contribui para o enfraquecimento do bulbo capilar. E é justamente por isso que os alimentos devem ser os mais variados possíveis. Faça um rodízio entre os alimentos consumidos para ingerir as quantidades suficientes de todos os nutrientes necessários”, recomenda Tamara Mazaracki, nutróloga e especialista em medicina ortomolecular. 

Se você é do tipo que adora alimentos junkie e torce o nariz para frutas e verduras, é hora de mudar de atitude. “Porções generosas de vegetais verde-escuros devem ser incluídas todos os dias. Eles podem ser consumidos cozidos ou crus, em forma de saladas ou até sucos. Frutas coloridas também devem estar presentes diariamente. É importante variar: só banana e laranja não vale!”, alerta a especialista. 

Composto em grande parte por proteínas, os fios se beneficiam quando você ingere esse nutriente. “Sobretudo as de alto valor biológico, essenciais para o desenvolvimento estrutural do fio de cabelo. Abuse de carne bovina magra, aves e peixes. Consuma de duas a três porções por semana de cada uma. Ovos frescos devem ser consumidos três a quatro vezes por semana, um a dois ovos por vez”, recomenda. Complemente a alimentação com duas a três porções diárias de laticínios como leite, iogurte e queijos. “Eles fornecem proteína e cálcio em doses adequadas para os fios”, acrescenta. 

Minerais como o manganês, selênio e ferro, e vitaminas como C, K e complexo B também são essenciais no crescimento e vitalidade dos fios. “Consuma sementes oleaginosas, como amêndoas, castanha do Pará, avelãs, nozes, castanha de caju. Mas lembre que são muito calóricas, consuma um punhado de duas a três vezes por semana, pois fornece vitaminas e minerais sem comprometer a boa forma”, finaliza a nutróloga.

Conheça os nutrientes que você precisa para um cabelo lindo, listados pela médica:

Magnésio – Obtido através de frutos do mar, grãos integrais, vegetais verde-escuros, melado de cana, sementes oleaginosas, abacate, melão, abacaxi e banana.

Zinco – Encontrado em frutos do mar, ostras, sementes oleaginosas (de abóbora e girassol), carne, miúdos, peru, cogumelos, ovos, gérmen de trigo e levedo de cerveja.

Cálcio – Consuma leite e derivados, vegetais verde-escuros, melado de cana e algas.

Ferro – Encontrado em carnes magras, miúdos e nas leguminosas (feijões, lentilha, grão-de-bico).

Potássio – 
Presente na água-de-coco, aipo, banana, batata baroa, carnes magras, grãos integrais, vegetais folhosos, leguminosas, frutas secas e semente de girassol.

Biotina – Você pode ingerir a biotina comendo gema de ovo, fígado, arroz integral, levedo de cerveja, grãos integrais, leguminosas e sardinha.

Vitaminas B5 ou ácido pantotênico 
– Está nos miúdos, gema de ovo, levedo de cerveja, leguminosas, grãos integrais, gérmen de trigo e salmão.

Vitamina A e carotenóides –
 Presente em ovos, fígado, frutas e vegetais amarelos, laranja e verde-escuros (os campeões são manga, melão, papaia, cenoura, couve, salsa e cebolinha, espinafre, batata-doce), leite integral e derivados, manteiga e algas.

Ácidos graxos essenciais –
 Omega 3, 6 e 9 – Encontrados no azeite, sementes oleaginosas, sementes de linhaça, abacate, peixes gordos tipo salmão, cavala, atum e sardinha.

Vitamina E – 
Está nos óleos vegetais prensados a frio, ovos, gérmen de trigo, miúdos, vegetais folhosos, abacate, manteiga e sementes oleaginosas.

Enxofre – Encontrado no pimentão vermelho, alho, cebola, ovos, peixe, carne, repolho, couve de bruxelas e raiz forte.





Cabelos como o da atriz devem ser hit neste inverno


A atriz Jennifer Morrison, ex-musa da série de TV americana House, está no Brasil para falar sobre seu novo trabalho, em Once Upon a Time. No seriado, que mistura vida real com conto de fadas, ela vive a filha da Branca de Neve. Com uma maquiagem impecável, a atriz recebeu os jornalistas no Hotel Emiliano, em São Paulo.

Você deve se lembrar de Jennifer loira interpretando a Dra. Cameron em House. Esse é o tom natural dos fios da atriz, que já foi morena e agora está ruiva. Jennifer muda constantemente o tom das madeixas para seus personagens, mas já chegou a dizer que se sente melhor quando está loira.

O tom atual da atriz, porém, é que deve ser o hit deste inverno. Cabelos ruivos combinam perfeitamente com a estação mais fria do ano e são a nova aposta das famosas. Drew Barrymore e Scarlett Johansson também aderiram à cor recentemente. No Brasil, Julia Petit, Mariana Ruy Barbosa e Camila Morgado são algumas das representantes deste universo.

No ano passado o cabelo de Mariana Ruy Barbosa chegou a ser o mais pedido pelas telespectadoras da TV Globo. Os fios da atriz são naturais, mas você pode conseguir um resultado muito próximo ao dela no salão.

Quem quer ficar ruiva, precisa procurar um bom profissional. Isso porque se você tiver o cabelo bem escuro, por exemplo, vai precisar passar por uma despigmentação. O processo para chegar ao ruivo varia muito de cabelo para cabelo: depende da saúde dos fios, do tom deles, se já passaram por química ou não, entre outros fatores.

Em tons claros, o ruivo fica bem em mulheres que têm a pele mais branquinha como Jennifer Morrison. Já quem é morena, pode apostar nos tons fechados, que são pura sofisticação.

Depois da coloração, o cabelo precisa de uma atenção especial. Faça uma hidratação caseira uma vez por semana, depois do uso de um shampoo antiresíduos. Uma vez por mês ou a cada quinze dias é ideal fazer uma hidratação mais profunda no salão de beleza e o retoque da raiz. 




Tudo novo de novo






Dicas de penteados ou colorações que mudam o visual



Mudar o visual sempre faz bem para a autoestima feminina. E, se você está sem a mínima ideia do que fazer, calma! Existem algumas dicas para ficar com uma nova cara. Hair stylist do Crystal Hair, Marina Marques afirma que dá para mudar o look com um novo penteado ou uma coloração diferente. “A mulher precisa escolher o que realmente quer. Se for mais ousada, indico mudar a cor do cabelo. Já para uma mudança temporária, um penteado incrementado cumpre bem esse papel”, explica. 

Confira as dicas! 

Coque alto
“Para o dia, pode ser um coque bem despretensioso mesmo, com um nó no cabelo e uma presilha para prender. Para a noite, um coque elaborado é mais indicado: invista num aplique de cabelo. Recomendo fazer com um profissional. Esse look cai bem com todos os tipos de cabelo. Para o curto, o aplique é aconselhado.”

Torcidinho 
“Indico esse penteado para o dia a dia. Primeiro, divida o cabelo em três mechas. Faça uma trança em duas mechas e bem perto da orelha. Procure fazer desde a raiz. Depois , faça um coque normal e baixo (daqueles que prendem com grampos), juntando todo o cabelo. Este penteado é muito simples, pode ser feito em qualquer tipo cabelo, e é ideal para dias de ‘bad hair day’”, comenta Marina.

Invista no ruivo
“Para quem quer mudar radicalmente de visual, uma coloração é sempre uma boa saída. 
Indico o ruivo para a pele mais clara. A pessoa não precisa ser branca albina, com sardas, mas branquinha”.

Loira como Jessica Biel 
“As morenas que querem arriscar no loiro devem clarear os fios aos poucos. O ideal é começar pelas pontas num tom mais suave. Um bom exemplo de quem fez foi a atriz Jessica Biel.”




O sucesso do penteado ganha, a cada dia, novas adeptas



Depois de escolher a roupa e os acessórios, chegou a hora de arrumar os fios. E, com todo esse calor, apostar nos cabelos soltos pode não ser a melhor opção. Então, que tal investir numa trança supermoderna? “Elas chegaram para ficar. Você pode ver o penteado no café da esquina ou no red carpet de Hollywood. As tranças são muito versáteis”, ressalta o maquiador e hair stylist Bruno Padovan.

Entre as variações, uma se destaca como a preferida das mulheres. “A trança lateral é prática, charmosa e pode ser feita em casa”, afirma Bruno, que ensina o passo a passo do modelo: “Com os cabelos secos, comece trançando os fios a partir da franja na lateral, de modo embutido e bem firme. Siga na diagonal até que chegue ao lado oposto. Prenda a ponta com um elástico. Se dejeja usar um finalizador, evite produtos oleosos. Prefira um spray fixador para não tirar o efeito natural”, ensina.
Sabe aquela trança arrumadinha e bem marcada? Chegou a hora de aposentar o estilo. “Esse não é o momento para o look. Pode parecer colegial. A moda pede algo mais solto, atemporal e moderno”, sugere o hair stylist. Para quem tem cabelo curto, Bruno propõe usar a criatividade: “Se você tem uma franja longa, por exemplo, trance a mecha e prenda-a na lateral, deixando o resto do cabelo solto. Assim, você foge da mesmice e, de quebra, ainda fica na moda”.

E para a noite? “Prefira as embutidas para ocasiões especiais. Lembrando que não estamos falando de uma trança marcada, como há dez anos atrás. É algo mais solto e delicado”, conclui Bruno.



Rosto quadrado, triangular, oval, redondo, veja que tipo de corte lhe cai bem



Não tem aquele dia em que você para na frente do espelho e se pergunta: "E se eu cortasse uma franja, será que ficaria bem?". Umas arriscam no escuro, outras consultam o cabeleireiro, há quem altere uma fotografia no Photoshop só para tirar a prova. Em comum a todas: a dúvida.
A verdade é que franja cai bem em todo mundo. Mas cada formato de rosto pede um tipo diferente. Rostos quadrados combinam com franjas curtinhas, os triangulares pedem cortes desfiados, e assim por diante.
Há outros poréns: não é recomendada a quem tem pele oleosa (pois corre maior risco de ficar com cara de "suja"), precisa de manutenção (leia-se: corte) constante ou, ao contrário, demora para crescer e emparelhar com o resto dos fios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário