segunda-feira, 7 de maio de 2012

Saúde da Mulher




  


Menstruar é algo normal em toda a vida da mulher. Menstruar significa ovulação do corpo e é um período que fica anos e anos na vida da mulher. A mulher só deixa de menstruar depois dos 43 anos.
Durante o ciclo menstrual da mulher algumas alterações vão aparecendo. Algumas mulheres atrasam a menstruação, ou não menstruam, outras menstruam pouco demais e já outras menstruam com uma coloração diferente.
Essa coloração diferente acaba assustando muitas mulheres, principalmente quando se trata de umamenstruação escura.
Menstruação na cor escura acaba deixando muitas mulheres preocupadas. Afinal de contas, não são todas as mulheres que sabem o que é Menstruação Escura?.

CAUSAS DA MENSTRUAÇÃO ESCURA


A menstruação escura pode ser devido a uma ferida no colo do útero que também pode aumentar o fluxo menstrual com sangramentos irregulares, quando temos feridas no útero é preciso se feitos exames para saber a causa das feridas geralmente esta relacionada com HPV que se não tratado pode desenvolver câncer de colo de útero.
Quando temos a menstruação escura pode ser por causa de feridas nas paredes vaginais que podem levar a problemas mais sérios nos casos de feridas nas paredes vaginais podemos também apresentar dor e sangramento nas relações sexuais o indicado e procurar o médico.
A causa da menstruação escura pode estar relacionada com o o corrimento marrom que pode ser a descamação do endométrio, variação na privação hormonal, feridas no saco de Douglas, nas trompas de falópio.
Quando temos a menstruação escura devemos procurar o medico pois as causas da menstruação escura geralmente está relacionada com problemas de saúde.


COMO É O CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E O HPV?












Pesquisa mostram que para cada 10 mulheres que vemos nas ruas 9 tem HPV um dos grandes causadores do câncer de colo de útero que é responsável por 24% nos índeces de todos os casos de câncer.
O câncer de colo de útero pode demorar para ser detectado devido ao seu desenvolvimento ser lento e no estagio inicial ser raro os sintomas.
Os sintomas do câncer de colo de útero são mais visíveis em um quadro mais avançado da doença, os sintomas de câncer de colo de útero são: Tumor detectado no exame ginecológico periódico, sangramento constante, sangramento antes das relações sexuais, durante as relações sexuais, após as relações sexuais,secreção vaginal com odor forte, dores abdominais associadas com queixas urinarias ou intestinais.
Através do exame citológico do colo do útero” Papa Nicolau” ou exame pré câncer conhecido popularmente como “prevenção” é que e o meio de diagnosticar tipos de formas pré invasoras os (NIC), os (NIC) Neoplásia Intra-epitelial Cervical, no caso de um resultado com NIC I Neoplásia Intra-epitelial Cervical de 1º grau nesse caso o indicado é repetir o exame em 6 meses, com resultados de NIC II e NIC III Neoplásia Intra-epitelial Cervical devemos procurar o médico ele devera decidir qual a melhor conduta, Exames complementares podem ser feitos no caso destes resultados de NIC II e NIC III, como a colposcopia, videocolposcopia, urografia escretora e uma possível bíopcia.
Outros possíveis resultados no exame citológico de colo de útero “Papa Nicolau” ou “prenvenção” são de infecção por HPV nesse caso devemos repetir o exame em 6 meses. ACUS e AGUS alteração atípica com significado incerto; Amostra insatisfatória é quando a quantidade do material colhido não foi suficiente para realizar o exame, o correto nesse caso é repetir o exame imediatamente.
O câncer de colo de útero tem crescido muito no inde das pesquisas feitas, com o tratamento no inicio da doença as chances de cura são grandes, o tratamento ara o câncer de colo de útero vão de uma conização que é a retirada do colo do útero até uma histerectomia total que é a retirada completa do útero, com auxilio da quimioterapia ou radioterapia nos casos onde a necessidade.
A contaminação por HPV é por meio de relações sexuais com pessoa com o vírus do HPV, o acompanhamento do ginecologista com o exame “Papa nicolau”ou seja “prevenção”  anualmente  é o meio indicado para diagnosticar as células que provocam o câncer de colo de útero, o uso da camisinha e a forma mais segura na prevenção da contaminação do HPV e de outras doenças sexualmente transmissíveis.
Em caso de ter sintomas de câncer do colo do útero o indicado é procurar um ginecologista para a realização dos exames.


COMO É A TRANSMISSÃO DE HPV?



A transmissão do HPV (Papiloma vírus humano) é por meio de  relação sexual ou oral com pessoa com o  HPV (Papiloma vírus humano), a transmissão é devido a relação sexual ou oral sem o preservativo (camisinha), a forma de prevenir o HPV (Papiloma vírus humano)é o uso do preservativo em todas relações sexuais, ao termos relações com parceiros múltiplos o risco de contagio do HPV (Papiloma vírus humano) é maior.
Exames podem diagnósticar o HPV (Papiloma vírus humano) e o tratamento pode erradicar esse vírus do organismo, para o tratamento do HPV (Papiloma vírus humano) temos vários procedimentos todos supervisionados por um médico exemplos:Criocirurgia, laser, CAF (Cirurgia de alta frequência), ATA (Ácido tricoro acético), Conização ( Retirada do técido doente), medicamentos para aumentar o funcionamento do sistema de defesas do organismo.
A transmissão de HPV (Papiloma vírus humano) é muito comum devido  a falta do uso do preservativo (Camisinha) a forma mais segura de prevenção com contagio do HPV (Papiloma vírus humano) é o uso  do preservativo .
Podemos contar com vacina de prevenção de transmissão do HPV (Papiloma vírus humano), porem temos tipos diferentes do HPV (Papiloma vírus humano), e a vacina é responsável por prevenir o contagio de alguns tipos de vírus do HPV (Papiloma vírus humano), em caso de termos o HPV (Papiloma vírus humano) o indicado é procuramos um médico para que indique a conduta a ser seguida.


O QUE É CORRIMENTO




O corrimento ou vaginite é o aumento na secreção que pode ter um odor forte ou não nem sempre a vaginite ou corrimento esta relacionado com uma doença sexualmente transmissível, a produção de secreção das glândulas vaginais.
As glândulas vaginais são responsáveis pela produção de liquido lubrificante e do muco cervical, essa produção pode sofrer alterações devido a stress, nervosismo e tensão a produção de secreção das glândulas pode ser alterada devido a proliferação de bactérias.
A Gardnerella vaginalis é um bactéria da flora vaginal que produz secreção branca acinzentada e com odor de peixe morto, a Candidíase produz corrimento branco tipo nata de leite que pode não apresentar odor.
As mulheres podem desenvolver corrimento de muitas cores diferentes como, amarelo, esverdeado, avermelhado, marrom, branco, acinzentado, encontramos um leque de opções de causas e de cores para os corrimento vaginal.
O corrimento vaginal e um dos grandes motivos de termos os consultórios ginecológicos cheios e com reclamações parecidas como o odor no corrimento e os corrimentos que podem se apresentar de forma variada nas mulheres.



CORRIMENTO AMARELO








Quando temos algum problema de saúde das vias uterinas e normal que ocorra o corrimento, quando estamos com corrimento amarelo podemos também ter dor durante a relação odor forte e mal estar como coceiras e irritação vaginal.
No caso de corrimento pode ter no seu decorrer uma variação na cor e no cheiro alguns com mal cheiro e outros não, damos ao corrimento o nome de secreção vaginal que pode que são os corrimento avermelhado de cheiro forte ou não, corrimento marrom claro ou escuro, corrimento esverdeado ou acinzentado, corrimento tipo nata de leite ou coalhada, corrimento esbranquiçado com mal cheiro, corrimento amarelo.
Geralmente o corrimento amarelo esta relacionado com uma doença sexualmente transmissível a Tricomoníase vaginalis e responsável por ter acontecer o corrimento vaginal amarelo.
Quando apresentamos um quadro clínico com corrimento amarelado com cheiro forte, sem cheiro ou algum tipo de corrimento o indicado é procurar o médico para que seja feito exames para diagnosticar as causas do corrimento por meio de analise citológica do material retirado do canal vaginal e do colo do útero.
Para o tratamento da tricomoníase geralmente é usado o metronidazol que pode ser administrado de formas diferentes procurar a orientação médica, quando se trata de uma DST o tratamento deve ser feito pelo casal e as relações sexuais durante o tratamento não é indicado.





CORRIMENTO AMARELADO DE CHEIRO FORTE








O corrimento é uma forma que o organismo tem de demostrar que temos algum problema de saúde na flora vaginal, o corrimento pode ser devido a uma infecção por vírus, bactérias, fungos, quando temos alguma alteração no organismo o corpo reage com sintomas que nos avisa que algo fora do normal está acontecendo.
O corrimento pode apresentar uma variação na coloração e no cheiro alguns com mal cheiro e outros não, damos ao corrimento o nome de secreção vaginal que pode que são os corrimento avermelhado de cheiro forte ou não, corrimento marrom claro ou escuro, corrimento esverdeado ou acinzentado, corrimento tipo nata de leite ou coalhada, corrimento esbranquiçado com mal cheiro.
Os corrimentos como o corrimento amarelado de cheiro forte tem como causa alguma alteração do canal vaginal, podendo ser uma doença sexualmente transmissível ou uma proliferação de bactérias ou fungos.
Quando apresentamos um quadro clínico com corrimento amarelado com cheiro forte ou algum tipo de corrimento o indicado é procurar o médico para que seja feito exames para diagnosticar as causas do corrimento por meio de analise citológica do material retirado do canal vaginal e do colo do útero.




CORRIMENTO ESVERDEADO COM CHEIRO RUIM






O corrimento vaginal pode ser produzido por bactérias, fungos e vírus podemos apresentar tipos variados de corrimento caso seja o corriento esverdeado com mau ruim ele pode apresentar ter o cheiro ruim e a ausência de mau cheiro.
Quando perguntamos os ginecologistas quais as reclamações mais frequentes em suas consultas, as respostas são as mesmas os corrimentos que são variados e as reclamações ainda maiores são sobre os corrimentos com odor forte ou seja com cheiro ruim.
O corrimento esverdeado com cheiro ruim pode ser causado Tricomoníase que provoca a secreção vaginal de cor esverdeada com cheiro ruim que também pode apresentar a coloração acinzentada com cheiro ruim, os tratamentos são feitos depois de constatar se a causa é realmente a Tricomoníase por meio de exame como por exemplo a “prevenção” analise citológica.
Podemos desenvolver quadros de doenças inflamatórias pélvica que é uma das grandes causas do corrimento esverdeado com cheiro ruim, amarelado, marrom, avermelhado, esbranquiçado, quando durante uma relações sexual ou após a relação sexual sentimos dor e temos o corrimento esverdeado com cheiro ruim entre outros o indicado é procurar o ginecologista para que ele indique a conduta a ser seguida.



CORRIMENTO AVERMELHADO E GROSSO





O corrimento vaginal pode estar relacionado com alguma infecção por doenças sexualmente transmissível e pela proliferação de bactérias as quais todas as mulheres estão sujeitas a desenvolver .
O uso de preservativo nas relações sexuais,e a higiene feita da forma adequada pode evitar que apareça o corrimento vermelhado e grosso como a maior parte dos corrimentos o avermelhado e grosso deve ser tratado pelo medico.
Quando estamos grávida e temos o corrimento avermelhado e grosso podemos estar perdendo liquido amniótico que é um fato que se não for tratado pode até levar ao aborto.
Nos últimos dias da gestação a mulher pode apresentar um corrimento avermelhado e grosso, quando a bolsa gestacional e rompida geralmente ocorre esse corrimento avermelhado e grosso, algumas mulheres com a primeira gravidez podem se assustar com o corrimento avermelhado e grosso podendo chegar a achar que é sangue mas esse corrimento próximo ou quando a bolsa gestacional rompe é normal.
Todo corrimento vaginal e uma indicação de uma consulta ginecológica devemos procurar o ginecologista para que indique a conduta correta a ser seguida.





CORRIMENTO ESBRANQUIÇADO








Quando temos corrimento podemos dizer que não estamos em um perfeito estado de saúde o corrimento é uma forma que o organismo tem de nos mostrar que não está em perfeito estado de funcionamento, é comum ter corrimento toda vez que sofremos alguma alteração no canal vaginal, geralmente todo problema de saúde do órgão sexual feminino temos a como sintoma o corrimento.
o corrimento esbranquiçado como se fosse nata de leite geralmente e provocado pela Candida que é uma bactéria que causa esse sintoma de corrimento esbranquiçado é comum ter o desenvolvimento da Candida junto com a Gardnerella vaginalis.
A Gardnerella vaginalis é responsável por produzir o mau cheiro na corrimento é um mau cheiro que lembra peixe morto a contaminação de Candida e Gardnerella vaginalis pode provocar o corrimento esbranquiçado com mau cheiro ou corrimento esbranquiçado com cheiro de peixe morto.
Podemos saber o que provocou o corrimento através do Papanicolau a “prevenção” recolhendo material do colo do útero e levando para fazer a analise citológica podemos saber qual bactéria ou vírus é responsável pelo corrimento esbranquiçado.
Quado temos corrimento esbranquiçado ou de qualquer outra cor devemos procurar o ginecologista para que ele indique a conduta correta para ser seguida, o tratamento para o corrimento esbranquiçado geralmente é feito com medicamentos e pomada vagina.






MOTIVOS DO CORRIMENTO BRANCO





Os motivos do corrimento branco podem ser diferentes, o corrimento branco com consistência de nata de leite pode ser pelo motivo de contaminação com a bactéria Candidíase que não provoca mau cheiro no corrimento vaginal.
O corrimento branco acinzentado com odor “cheiro” de peixe morto tem como motivo a Gardnerella vaginalis, a cor do corrimento pelo motivo da proliferação da bactéria da Gardnerella pode ser apenas branco.
O corrimento branco tem como motivo a proliferação de bactérias, pode vim acompanhada de coceira irritação, ardência com a menstruação os sintomas podem ser mais intensos com aumento na proporção do corrimento e do mau cheiro.


ODOR VAGINAL

















É uma preocupação de todas as mulheres o odor vaginal que por sua própria natureza já tem o seu cheiro característico, a produção de odor forte pela vagina não quer dizer que temos uma doença sexualmente transmissível alguns tipos de corrimento podem apresentar mau cheiro como no de algumas bactérias como a Gardnerella que apresenta o odor depeixe morto.
Como o odor vaginal é motivo de preocupação da maioria das mulheres algumas optam por fazer o uso de sabonetes e desodorantes íntimos que são produtos fabricados para o uso exclusivo da higienização dos órgãos sexuais.
O odor forte na vagina tem motivos variados como a proliferação de bactérias, doenças sexualmente transmissíveis, algumas mulheres tem um odor vaginal mais forte que as outras porém não está ligado a nenhuma doenças.
O uso de sabonete íntimo não é indicado para que seja feito todos dias com o sabonete íntimo devemos intercalar com o uso de outro sabonete, o desodorante íntimo pode ser usado frequentemente.
O uso de produtos que altere o odor vaginal mesmo que seja para a higienização da vagina deve ser acompanhado pelo médico o podemos ter problemas como a alergia vaginal com o uso e alguns sabonetes e desodorantes íntimo esses produtos devem ter em sua embalagem o selo do INMETRO e de dermatologicamente testado.






Nenhum comentário:

Postar um comentário