SETE REGRAS IMPORTANTES PARA ENTENDER AS PESSOAS
1: Não chame de maldade o que pode ser explicado como indiferença
As pessoas não se importam com você. Não porque são ruins ou hostis, mas apenas porque elas são principalmente focadas em si mesmas. Cerca de 60% dos pensamentos são auto-direcionados. Meus objetivos. Meus sentimentos. Outros 30% são direcionados aos relacionamentos, porém como eles me afetam. O que Júlia pensa de mim? Como o chefe irá avaliar meu desempenho? Meus amigos gostam de mim, eu lhes pareço um chato?
Apenas 10% é o tempo gasto com empatia. Empatia é o evento raro onde uma pessoa realmente sente as emoções, os problemas e as perspectivas do outro. Em vez de perguntar o que Júlia pensa de mim, eu me pergunto o que Júlia está pensando.
Dentro desses 10%, a maior parte das pessoas divide sua atenção entre centenas de outras pessoas que elas conhecem. Como resultado, você ocupa uma pequena fração de uma porcentagem nas mentes da maioria das pessoas, e apenas o dobro desse percentual em um relacionamento profundamente estreito. Mesmo se você estiver nos pensamentos de alguém, será como a relação de vocês lhe afeta, e não a você.
O que isso significa?
- A timidez não faz muito sentido. Desde que os outros estão focando apenas uma porção ínfima de seus pensamentos em julgá-lo, seus auto-julgamentos são preponderamentemente muito maiores.
- Pessoas que parecem ser hostis geralmente não o são intencionalmente. Há exceções para isso, mas geralmente a ofensa que você sente é um efeito colateral, não a causa principal.
- Manter relações é tarefa sua. Não espere ser convidado para festas ou que as pessoas se aproximem de você.
2: Poucos comportamentos sociais são explícitos
Basicamente essa regra significa que a maioria das intenções por trás de nossos atos são ocultas. Se alguém sente depressão ou raiva, geralmente os comportamentos resultantes distorcem os verdadeiros sentimentos. Se eu sinto você me esnobando, devo segurar minha língua e te ignorar lá na frente.
Há aquela velha piada de que as mulheres usam palavras como "tudo bem" ou "vá em frente", quando elas realmente sentem o oposto. Mas há homens que também fazem isso em situações de polidez, embora não da mesma forma.
A aplicação dessa regra é que você precisa focar na empatia e não apenas em escutar. Mostre confiança e compreensão; aprenda a sondar um pouco. Focando na empatia você pode chegar ao coração da questão rapidamente.
A outra aplicação dessa regra é que na maioria das vezes em que você sente algo, ninguém sequer saberá o que é. Se você disfarça seus pensamentos com suas ações, não fique nervoso ao confundir os outros.
3: O comportamento é largamente direcionado ao altruísmo egoísta
Dizer que todo mundo é completamente egoísta é um exagero grosseiro, que ignora todos os atos de bondade, sacrifício e amor, que fazem o mundo funcionar. Mas eu diria que a maior parte do nosso comportamento surge a partir do altruísmo egoísta.
Altruísmo egoísta é basicamente ganhar/ganhar. Isso é, o quanto te ajudar diretamente irá me beneficiar. Aqui vai um conjunto de categorias principais onde isso é aplicado:
1. Transações - Se eu compro um carro, ambos, eu e o vendedor se beneficiam. Eu levo o veículo que eu quero. O vendedor ganha dinheiro para incrementar seu estilo de vida. Esta é a forma predominante do altruísmo egoísta entre duas pessoas que não possuem laços emocionais.
2. Familiar - Sangue é mais denso que água. Somos condicionados a proteger quem compartilha nossos genes. Isso pode às vezes se estender a amigos extremamente próximos ou alguém que amamos.
3. Status - Ajudar alguém é um sinal de poder. Muitas espécies de primatas oferecem proteção como um sinal de domínio. Pessoas agem similarmente, oferecendo ajuda para aumentar sua auto-estima e reputação.
4. Reciprocidade Implícita - Muitas relações estão baseadas na idéia de que, se eu te ajudo, um dia você irá me ajudar da mesma forma.
Alguns comportamentos estão fora desse grupo. Heróis anônimos morrendo por causas que não têm nada a ver com suas vidas. Voluntários devotando seu tempo em missões humanitárias. Mas esses são minoria, enquanto a maior parte das ações pode ser explicada como alguma forma de altruísmo egoísta.
Como você pode aplicar essa regra? Entendendo os motivos das pessoas e apelando para eles, uma vez que são egoístas. Encontre meios de servir as pessoas dentro dessas quatro categorias. Não espere que alguém ofereça ajuda fora do altruísmo egoísta, isso não é impossível, mas será improvável.
4: Pessoas têm memória fraca
Alguma vez você ouviu o nome de alguém numa festa e mais tarde esqueceu? Outra regra do comportamento humano é que as pessoas têm dificuldade de se lembrarem das coisas. Especialmente informações (recordando a regra 1) que não se aplicam a elas mesmas. Pessoas são mais passíveis de relembrar suas similaridades do que suas diferenças (a menos que estejam emocionalmente envolvidas por elas).
O fato é que a maioria das pessoas não tem uma agenda organizada. Pessoas são esquecidas por natureza, então, não julgue que seja maldade ou desinteresse se alguém te esqueceu. O outro lado dessa regra é que você pode conquistar confiança e simpatia, tendo uma boa memória ou uma agenda (se ela não falhar).
5: Todo mundo é emocional
Talvez isso seja um exagero. Mas as pessoas tendem a ter fortes sentimentos, porém escondem. Isso é facilmente explicável: qualquer um que saia por aí tendo explosões de ira, ou demonstre depressão ou entusiasmo gritante, é olhado com estranheza na maioria das culturas.
A aplicação dessa regra é não achar que está tudo bem apenas porque alguém não teve um ataque de nervos. Todos nós temos os nossos problemas individuais, medos e preocupações. Você não precisa convidar as pessoas a falar de seus problemas particulares, mas ter sensibilidade em captar esses processos internos dará a você uma vantagem em tentar ajudar.
A aplicação alternativa dessa regra é similar à regra 2. Pessoas geralmente supõem que tudo está bem com você, a menos que você estoure.
6: Pessoas são solitárias
Esta é outra generalização ampla. Mas é incrível como muitas pessoas que parecem ter tudo, sofrem crises de solidão. Como animais sociais, as pessoas são especialmente sensíveis a qualquer ameaça de abandono. No tempo das cavernas, o exílio significava a morte, portanto a solidão e o desejo de estar com outras pessoas é algo poderoso.
A aplicação para essa regra é que a solidão é perfeitamente comum, e nesse caso, você não está realmente só. Eu costumava ficar chateado quando me via sozinho ou deslocado em algum grupo social. Porém, uma vez que eu também sou um ser humano, procuro encarar esse sentimento como perfeitamente normal, e isso me ajuda a minimizá-lo.
7: Já mencionei que as pessoas são ocupadas consigo mesmas?
Isso pode soar como uma reiteração da regra 1, mas eu creio que as aplicações se estendem para além dos relacionamentos e do nosso estado emocional. Saber que as pessoas tendem a ser muito auto-centradas para te dar muita atenção, que elas tendem a ser mais solitárias, mais emocionais e se sentem diferentemente do que deixam transparecer, tudo isso irá afetar o modo como você vê o mundo.
Em alguma situação, essa perspectiva poderá lhe tornar mais pró-ativo e independente. Desde que eu comecei realmente a compreender essas regras, tudo isso fez muito mais sentido do que eu pude me dar conta. Colocando sua felicidade individual nas mãos de outra pessoa (ou pessoas), você está ignorando todas essas regras, e agindo por sua conta e risco.
Eu gosto de ter uma visão otimista, porém realista, das pessoas. Geralmente, elas pensam de si o melhor, mas cometem equívocos e sofrem por uma preocupação excessiva consigo mesmas. Em outras palavras, elas são basicamente como você.
Apenas 10% é o tempo gasto com empatia. Empatia é o evento raro onde uma pessoa realmente sente as emoções, os problemas e as perspectivas do outro. Em vez de perguntar o que Júlia pensa de mim, eu me pergunto o que Júlia está pensando.
Dentro desses 10%, a maior parte das pessoas divide sua atenção entre centenas de outras pessoas que elas conhecem. Como resultado, você ocupa uma pequena fração de uma porcentagem nas mentes da maioria das pessoas, e apenas o dobro desse percentual em um relacionamento profundamente estreito. Mesmo se você estiver nos pensamentos de alguém, será como a relação de vocês lhe afeta, e não a você.
O que isso significa?
- A timidez não faz muito sentido. Desde que os outros estão focando apenas uma porção ínfima de seus pensamentos em julgá-lo, seus auto-julgamentos são preponderamentemente muito maiores.
- Pessoas que parecem ser hostis geralmente não o são intencionalmente. Há exceções para isso, mas geralmente a ofensa que você sente é um efeito colateral, não a causa principal.
- Manter relações é tarefa sua. Não espere ser convidado para festas ou que as pessoas se aproximem de você.
2: Poucos comportamentos sociais são explícitos
Basicamente essa regra significa que a maioria das intenções por trás de nossos atos são ocultas. Se alguém sente depressão ou raiva, geralmente os comportamentos resultantes distorcem os verdadeiros sentimentos. Se eu sinto você me esnobando, devo segurar minha língua e te ignorar lá na frente.
Há aquela velha piada de que as mulheres usam palavras como "tudo bem" ou "vá em frente", quando elas realmente sentem o oposto. Mas há homens que também fazem isso em situações de polidez, embora não da mesma forma.
A aplicação dessa regra é que você precisa focar na empatia e não apenas em escutar. Mostre confiança e compreensão; aprenda a sondar um pouco. Focando na empatia você pode chegar ao coração da questão rapidamente.
A outra aplicação dessa regra é que na maioria das vezes em que você sente algo, ninguém sequer saberá o que é. Se você disfarça seus pensamentos com suas ações, não fique nervoso ao confundir os outros.
3: O comportamento é largamente direcionado ao altruísmo egoísta
Dizer que todo mundo é completamente egoísta é um exagero grosseiro, que ignora todos os atos de bondade, sacrifício e amor, que fazem o mundo funcionar. Mas eu diria que a maior parte do nosso comportamento surge a partir do altruísmo egoísta.
Altruísmo egoísta é basicamente ganhar/ganhar. Isso é, o quanto te ajudar diretamente irá me beneficiar. Aqui vai um conjunto de categorias principais onde isso é aplicado:
1. Transações - Se eu compro um carro, ambos, eu e o vendedor se beneficiam. Eu levo o veículo que eu quero. O vendedor ganha dinheiro para incrementar seu estilo de vida. Esta é a forma predominante do altruísmo egoísta entre duas pessoas que não possuem laços emocionais.
2. Familiar - Sangue é mais denso que água. Somos condicionados a proteger quem compartilha nossos genes. Isso pode às vezes se estender a amigos extremamente próximos ou alguém que amamos.
3. Status - Ajudar alguém é um sinal de poder. Muitas espécies de primatas oferecem proteção como um sinal de domínio. Pessoas agem similarmente, oferecendo ajuda para aumentar sua auto-estima e reputação.
4. Reciprocidade Implícita - Muitas relações estão baseadas na idéia de que, se eu te ajudo, um dia você irá me ajudar da mesma forma.
Alguns comportamentos estão fora desse grupo. Heróis anônimos morrendo por causas que não têm nada a ver com suas vidas. Voluntários devotando seu tempo em missões humanitárias. Mas esses são minoria, enquanto a maior parte das ações pode ser explicada como alguma forma de altruísmo egoísta.
Como você pode aplicar essa regra? Entendendo os motivos das pessoas e apelando para eles, uma vez que são egoístas. Encontre meios de servir as pessoas dentro dessas quatro categorias. Não espere que alguém ofereça ajuda fora do altruísmo egoísta, isso não é impossível, mas será improvável.
4: Pessoas têm memória fraca
Alguma vez você ouviu o nome de alguém numa festa e mais tarde esqueceu? Outra regra do comportamento humano é que as pessoas têm dificuldade de se lembrarem das coisas. Especialmente informações (recordando a regra 1) que não se aplicam a elas mesmas. Pessoas são mais passíveis de relembrar suas similaridades do que suas diferenças (a menos que estejam emocionalmente envolvidas por elas).
O fato é que a maioria das pessoas não tem uma agenda organizada. Pessoas são esquecidas por natureza, então, não julgue que seja maldade ou desinteresse se alguém te esqueceu. O outro lado dessa regra é que você pode conquistar confiança e simpatia, tendo uma boa memória ou uma agenda (se ela não falhar).
5: Todo mundo é emocional
Talvez isso seja um exagero. Mas as pessoas tendem a ter fortes sentimentos, porém escondem. Isso é facilmente explicável: qualquer um que saia por aí tendo explosões de ira, ou demonstre depressão ou entusiasmo gritante, é olhado com estranheza na maioria das culturas.
A aplicação dessa regra é não achar que está tudo bem apenas porque alguém não teve um ataque de nervos. Todos nós temos os nossos problemas individuais, medos e preocupações. Você não precisa convidar as pessoas a falar de seus problemas particulares, mas ter sensibilidade em captar esses processos internos dará a você uma vantagem em tentar ajudar.
A aplicação alternativa dessa regra é similar à regra 2. Pessoas geralmente supõem que tudo está bem com você, a menos que você estoure.
6: Pessoas são solitárias
Esta é outra generalização ampla. Mas é incrível como muitas pessoas que parecem ter tudo, sofrem crises de solidão. Como animais sociais, as pessoas são especialmente sensíveis a qualquer ameaça de abandono. No tempo das cavernas, o exílio significava a morte, portanto a solidão e o desejo de estar com outras pessoas é algo poderoso.
A aplicação para essa regra é que a solidão é perfeitamente comum, e nesse caso, você não está realmente só. Eu costumava ficar chateado quando me via sozinho ou deslocado em algum grupo social. Porém, uma vez que eu também sou um ser humano, procuro encarar esse sentimento como perfeitamente normal, e isso me ajuda a minimizá-lo.
7: Já mencionei que as pessoas são ocupadas consigo mesmas?
Isso pode soar como uma reiteração da regra 1, mas eu creio que as aplicações se estendem para além dos relacionamentos e do nosso estado emocional. Saber que as pessoas tendem a ser muito auto-centradas para te dar muita atenção, que elas tendem a ser mais solitárias, mais emocionais e se sentem diferentemente do que deixam transparecer, tudo isso irá afetar o modo como você vê o mundo.
Em alguma situação, essa perspectiva poderá lhe tornar mais pró-ativo e independente. Desde que eu comecei realmente a compreender essas regras, tudo isso fez muito mais sentido do que eu pude me dar conta. Colocando sua felicidade individual nas mãos de outra pessoa (ou pessoas), você está ignorando todas essas regras, e agindo por sua conta e risco.
Eu gosto de ter uma visão otimista, porém realista, das pessoas. Geralmente, elas pensam de si o melhor, mas cometem equívocos e sofrem por uma preocupação excessiva consigo mesmas. Em outras palavras, elas são basicamente como você.
ATRIZ GLOBAL DESMENTE DEPOIMENTO DE XUXA
A atriz Márcia Brito, que ficou nacionalmente conhecida na pele da personagem Flora Própolis, da "Escolinha do Professor Raimundo" (veja vídeo abaixo) e atualmente adota o nome artístico Brita Brazil, resolveu se pronunciar a respeito do depoimento de Xuxa Meneghel no Fantástico, neste domingo (20). Dentre os inúmeros assuntos abordados, a rainha dos baixinhos falou sobre como conheceu o craque Pelé.
"Eu tinha 17 anos, fui fazer a capa de uma revista e era ‘Minha liberdade vale ouro’. E ele mandou chamar uma morena, uma loira, uma negra e uma ruiva. Todas vestidas de dourado. A morena era a Luiza (Brunet), a loira era eu. Só que na foto ele (Pelé) virou um pouco mais pra mim, então ele saiu com a mão mais me tocando. E as pessoas queriam saber quem era essa pessoa que ele saiu mais virado. E começaram a falar que a gente estava namorando, e eu não estava namorando ele.
Ele tinha convidado todo mundo para sair depois dessa foto. Na realidade, ele gostou foi da Luiza. Mas a Luiza era casada. Aí ele começou a conversar comigo, ligava bastante, queria falar com a minha mãe, mandava flores para minha mãe. E as pessoas começaram a falar cada vez mais. E um dia ele me deu um beijo. Me deu um frio na barriga, aí eu achei que estava gostando dele. E ele foi uma pessoa muito importante pra mim, eu gostei muito dele. Aprendi muita coisa boa, muita coisa ruim. Eu fiquei seis anos com ele. Ouvia muita gente falar que era porque ele era conhecido, ser famoso. Esse foi um dos motivos que eu quis me separar dele logo no início quando eu vi que estava gostando de verdade dele. Pena que eu era muito nova e ele muito conhecido e bem mais velho e não deu valor a isso”, afirmou Xuxa no depoimento sobre Pelé.
Desmentido
Na madrugada desta segunda-feira (21), Brita Brazil, também em um post bastante corajoso, resolveu desmentir Xuxa e contar a sua versão de como a loira, de fato, conheceu o rei do futebol. Segundo a moça, foi por ela que Pelé se interessou primeiramente e Xuxa só o conheceu graças a ela.
"Versão original da história de como Xuxa conheceu o Pelé (pode ser q ela tenha se esquecido): Como ela disse hoje na entrevista ao Fantástico, q a capa da Manchete era uma loira (ela) uma morena (Luisa Brunet) uma negra e uma ruiva????? Como? Eu era a ruiva ou a negra? No final das fotos, ele me chamou pra ver o show da Simone... ainda antes de começar o show fiquei visilvemente entediada, pois ele estava cheio de seguranças e pessoas ricas da alta sociedade, o papo era fútil, eu estava quase dormindo na mesa... Então ele disse: quer chamar uma amiga tua, pra te fazer compania? Eu disse que sim, e na época Xuxa e eu eramos amigas. Fui à portaria do Canecão,pois não existia celular, e liguei pra ela. Ela disse que queria vir mas não podia pagar um taxi pra tão longe (morava em Bento Ribeiro). Eu pedi pra ela esperar e fui perguntar a ele o q fariamos, ele disse q ela poderia vir q pagaria o taxi. Ela veio e nos divertimos muito como sempre. Esticamos até o Regine´s (boate famosa na época). No final da noite ainda fui levar a Xuxa em casa", diz a moça através do seu perfil no facebook.
E Brita não pára por aí. Segundo ela, o que ela queria de Pelé era uma atitude frente ao racismo. Como não rolou, ele acabou partindo para Xuxa. "Depois deste dia o Pelé me convidou para jantar, e fomos algumas vezes. Só q o que me interessava nele era q ele tomasse uma posição contra o racismo, isto em 1980. Como ele viu q não ia rolar nada mais divertido do que ativismo, perguntou se eu me importaria de dar a ele o telefone da minha amiga loirinha q tinha saido conosco naquele dia. Eu dei imediatamente. Tem até uma historia engraçada que o Blade, irmão dela não acreditou q era o Pelé na linha. Logo depois eu me mudei pros States. Quando voltei, encontrei o Pelé na gravação de Chico City, e ele me disse q estavam juntos. Fiquei muito feliz por isto. (Na foto da capa da Manchete, em cima à esquerda Luisa Brunet, uma modelo de Brasilia q não sei o nome, embaixo Xuxa à esquerda e eu à direita)", finalizou, postando uma foto da revista.
Vídeo da atriz na escolinha do Professor Raimundo:
COMO TIRAR FOTOS BACANAS PARA AS REDES SOCIAIS
Mostra-me tua foto e te direi quem és.
O provérbio não é exatamente assim, mas não deixa de ser uma verdade.
O retrato do perfil no Facebook ou Twitter funciona como um cartão de visita, podendo ser um ponto de partida para novas amizades - e outras coisas mais. Além disso, uma boa imagem pode quebrar o gelo quando você conversa com alguém pelo computador. “Nas redes sociais, existe uma frieza. Uma foto bacana, espontânea, diminui bastante essa ideia”, diz o fotógrafo Sérgio Silva.
A consultora de estilo Cris Guerra está com Sérgio, e aposta na leveza. “Uma receita para tudo é o humor. Não se leve tão à sério. Seja você mesmo e tente não enganar quem está te vendo. Uma hora, a máscara cai e não dá mais certo”, conta ela. Outra dica dada por Cris é a de ter intimidade com a câmera: “Fotografe-se bastante. Todo mundo é feio e bonito, cabe descobrir o que é melhor em você. Não faça uma pose só, faça mil e escolha a que mais te agradar.”
Mudar a foto de tempos em tempos é algo que Sérgio também recomenda: “É algo que deixa claro que você se preocupa com a sua imagem. Trocar a sua foto é mostrar que você também está mudando”.
"Descubra seu melhor lado e valorize-o nas fotos", diz a consultora de estilo Cris Guerra
Close, busto ou corpo inteiro?
Um bom jeito de se decidir aqui é pensar no formato das imagens pessoais nas redes sociais. Normalmente, elas são mais quadradas, e tem pouco espaço na tela. “Se você coloca uma foto de corpo todo, é capaz que você fique parecendo um bonequinho minúsculo”, diz Sérgio Silva. O fotógrafo tem preferência por closes, por darem proximidade da pessoa com a imagem.
Frente ou perfil?
Aqui, a opinião dos especialistas diverge. Cris aceita os dois ângulos: “Descubra o que é melhor em você e invista nisso. Pode ser de perfil ou de lado”. Já Sérgio prefere investir numa foto de frente. “Para perfil, tem de ser frontal. É o tipo de foto que diz mais sobre uma pessoa, mostra melhor o rosto”, explica ele.
De cima pra baixo ou de baixo pra cima?
Mirar a câmera de baixo para cima é um bom truque para parecer mais alto. “Eu faço isso em algumas fotografias do meu blog, e as pessoas se impressionam quando me veem”, conta Cris Guerra. Mas, um aviso: se você não estiver em dia com a balança, deixe de lado essa ideia, porque vai mostrar ainda mais a barriga. “Tirar foto de cima para baixo é algo que você não deve fazer nunca. É perfeito para quem quer parecer baixinho e cabeçudo na foto”, explica a consultora de estilo. Sérgio, por sua vez, condena quem usa o espelho para ter um reflexo.: “É muito feio. Foi moda há uns anos, mas hoje é totalmente cafona”, explica.
Aproveitar a luz do sol para tirar a foto do seu perfil é uma das recomendações dos especialistas
Com ou sem flash?
A resposta é simples: não! “Prefira uma foto com luz natural, tirada durante o dia”, diz Cris Guerra. Sérgio completa: “Uma foto com flash ou produzida em estúdio soa artificial demais para uma rede social. Aproveite a luz do dia, e use locais externos.”
Editar no Photoshop ou não?
Apesar de ter efeitos incríveis, abusar do Photoshop (ou de outros programas de edição de imagem) pode não ser uma boa ideia. “Use apenas para clarear ou escurecer a foto. Não mais que isso”, diz Cris. Sérgio, por sua vez, é um pouco mais aberto quanto ao uso do programa. “Pode mexer em luz e cor para descontrair um pouco a imagem - não faça do seu perfil um 3x4 de RG. Mas também não abuse”, aconselha ele.
Para o seu retrato do perfil, não precisa de superprodução! Vale tirar as fotos com a câmera de casa mesmo
O que fazer se você quer…
… ficar bonito na foto:Valorize o que você tem de mais interessante! “Tem que mostrar um sorriso legal”, avalia Sérgio. “Se você quer se mostrar atraente, oculte mais do que você quer mostrar”, diz a consultora de estilo. Mas tenha atenção para não ser vulgar! “Para as meninas, batom vermelho, decotão, roupa apertada ou maquiagem pesada é exagerar demais. Fica parecendo que você está desesperada para arranjar um namorado”, fala Sérgio. Para os meninos que se orgulham dos músculos, foto sem camisa está na lista de coisas a serem evitadas. “Rede social não serve só para o encontro homem-mulher. Gente da escola e a sua família também estão vendo aquilo ali”, avisa Sérgio.
… parecer inteligente: Antes de tudo, seja bem humorado. Não adianta usar óculos de aro preto, nem tirar foto no museu. “Botar a mãozinha no queixo e fazer cara de conteúdo não funciona. Rir de si mesmo é muito mais inteligente”, comenta Cris.
… parecer discreto: Tem gente que não está nas redes sociais para aparecer, mas para conversar com a galera ou não se manter desconectado. Se o que você quer é parecer discreto, os especialistas dão a dica. “Vale uma imagem um pouco mais distante, que não mostre tanto o rosto. Cria um distanciamento legal”, diz o fotógrafo. Já a especialista em moda aconselha a desviar o olhar da câmera: “Uma postura introspectiva pode ser a chave aqui. Mas pose por si só não adianta: só a imagem vai dizer se aquilo parece ou não verdadeiro”.
… parecer descolado: Se a sua intenção é mostrar muito do que você gosta, invista nisso, mas com moderação. “Coloque outros elementos na imagem. Procure algo do universo que você quer retratar”, diz Cris Guerra.: “Se for isso mesmo, vale a pena fazer a produção. Surfista, por exemplo, pode posar ao lado de uma prancha ou na praia. Mas se você quer mostrar alguma coisa, tenha certeza do que você tá falando, não só use algo porque parece bonito. Entenda o que está presente na sua foto”, completa Sérgio.
Fonte: Jovem IG
COISA DE HOMEM
Você mulher, briga com seu parceiro toda vez que chega em casa e pega o malandro vendo mulher pelada na internet? Acostume-se, ele não vai mudar!
De acordo com pesquisadores da Universidade de Montreal, no Canadá, todos os homens que possuem acesso à internet veem conteúdo pornográfico. Pode ocorrer apenas uma vez ou ser frequente, mas em algum momento eles acessarão algum site com esse tema.
A pesquisa indica que o sexo masculino passa a ter contato com publicações adultas a partir, em média, dos 10 anos de idade, além do fato de 90% da pornografia consumida estar concentrada no universo virtual.
Se você comparece com o parceiro, não precisa se preocupar, já que homens comprometidos navegam apenas por 20 minutos em sites pornôs a cada uma vez na semana. Com os solteiros o número aumenta: 40 minutos de navegação em três vezes na semana.
É melhor você, mulher, aceitar o fato e aproveitar da situação para se dar bem: ver o que mais excita o cara, o que ele mais pesquisa nos sites… dá pra criar boas fantasias e garantir uma noite de muito prazer!
Sei que é um assunto de interesse a muitas pessoas e por isso escrevi essa aula, mas antes pesquisei muito. Não sou nutricionista, mas tenho décadas de experiência, sou pai, tio, padrinho e cozinhei para milhares de crianças, de onde, através de experiências empíricas e muitas conversas com seus pais, tirei muitas lições que vou tentar transmitir através dessa aula.
Impressionante o monte de asneira que se encontra disponível na internet. Se quer algo com um pouco de responsabilidade, compre o livro “Deliciosos e disfarçados – como tornar a alimentação do seu filho saudável sem que ele perceba” (Ediouro). A autora é Jéssica Seinfeld.
Acho um absurdo informações erradas em sites grandes e famosos, provando que se coloca coisas sem ao menos haver uma revisão de alguém, no mínimo, com alguma preparação profissional, deixando nas mãos de leigos algo que assume uma importância enorme, pois não estamos falando de receitinhas para qualquer pessoa, mas sim de algo que entrará dentro do organismo de uma criança ou um adolecente, organismos em fase de crescimento.
Ler que a nutricionista, Dra. Fulana, indica um hamburguer que deve ser frito com pouca gordura, colocado em uma lancheira e que será consumido pela criança horas depois, sem levar em conta a temperatura ambiente, o transporte, a própria gordura intrínsica da carne e na fritura, etc, chega a ser criminoso. Acompanhado de fritas feitas com quatro horas de antecedência mercia um Boletim de Ocorrência em qualquer delegacia.
A colega, Dra. Ciclana, que mostra “receitas saudáveis” em seu blog e indica bolinhos fritos ou um hot dog chega a machucar os brios de quem tem o mínimo de dicernimento.
Sem esconder nomes, sites como o da Ana Maria Braga, PetitChef, etc, estão cheios de asneiras perigosas. B.O. neles !!
Criança precisa de educação alimentar e isso não quer dizer comer direitinho, sentadinha e de boca fechada, significa que ela deve aprender comidas saudáveis e gostar delas, desejar elas, pedir essas como se fossem um prêmio.
Elas são muito suscetíveis aos adultos. Tenha isso em mente. De que adianta os pais quererem que o filho coma salada se eles dizem que detestam. De que adianta proibir que levem à escola um pacote de Fandangos e os pais sentam à frente da TV e ficam horas mastigando esses salgadinhos !!
A alimentação dos pequenos está intimamente relaciona aos exemplos que eles tem e isso não está restrito ao que olham seus pais comerem, mas ao que é exposto na mídia, o que olham seus coleguinhas comendo, às propagandas na lanchonete da escola.
Lanchonete de escola é outra coisa perigosa. Muito difícil, ou quase impossível, ser de boa qualidade o que encontramos à venda. A grande maioria dos alimentos a disposição das crianças não são saudáveis.
A maioria delstes alimentos são industrializados ou são aqueles de salgadinhos fritos horas antes e expostos em uma vitrininha de vidro. Há pouca regulamentação sobre isso e parece que pouca gente liga.
Pergunto a você se um dia, ao levar seu filho na escola, viu o que tem para vender a eles na lanchonete da escola, caso seus filhos tenham que se servirem nela?
Sei que há exceções, e essas quase estão em colégios caros, onde há uma espécie de normas rígidas, profissionais do ramo envolvidos,mas quase todos tem direcionamento estrangeiro.
Um erro é considerar a criança como um ser a parte. Criança, a partir dos dois ou três anos deve comer do mesmo jeito e as mesmas coisas que adultos saudáveis.
Isso fica patente na Europa. Vemos crianças sentadas em restaurantes sendo servidas pelos garçon do mesmo jeito que servem seus pais. É salutar, pois a “imitação” faz parte da educação.
O exemplo deve ser feito em casa. Pais que comem bem e direito têm filhos que repetem o exemplo.
Nosso país, com a disponibilidade e maior renda da população, segundo dados do Ministério da Saúde, já contamos com 48% da população acima do peso. Quando se fala em população se fala de criança, também, ou seja, 48% das crianças são gordinhas e isso é pior do que termos um número maior de obsidade em adultos. Não é por estética e sim por saúde.
Porque será que muitos pais só se preocupam em mudar a dieta quando alguma doença sobrevem? Porque esperar a balança gritar para forçar um regime, que no caso de crianças pode até causar distúrbios psicológicos? Porque correr atrás do prejuízo se podemos previni-lo?
As respostas, invariavelmente, estão na falta de tempo, afinal papai e mamãe trabalham fora, do pouco acesso a comida saudável e a falta de dinheiro, como se comer bem fosse apenas ingerir caviar. Colocou uma criança no mundo, tem que ter todas as responsabilidades, quer seja de proteção, educação, amor, alimentação, etc.
Hoje em dia, grandes estrelas focam esforços na alimentação das crianças.
Vejam a campanha de Jamie Oliver em prol da educação alimentar nas escolas da Inglaterra, país considerado o mais “gordo” da Europa.
Países como Austrália em campam essa campanha porque é óbvia. Obsidade causa prejuízos não só na saúde, mas na parte financeira de uma nação.
Eles tem uma boa abordagem sobre o assunto e a frase que mais me impressionou foi “sentar em frente à televisão, torcendo por nossos atletas de elite, enquanto comemos batata frita e chocolate, e tomamos bebidas cheias de açúcar, é completamente contraproducente”.
Sim, um bom gancho é ligar as crianças, alimentação e esportes. Quem sabe consigam algum resultado palpável.
(Sei que muito é marketing da parte dos “stars”, mas se o resultado for positivo para as crianças, ótimo)
Repito, não sou nutricionista, mas acredito que um base sólida nas informações e o uso do bom senso fazem com que possamos dar às crianças o melhor possível.
O que é mais saudável?
O que é mais atraente?
São perguntas assim que devem ser feitas pelos pais que ao tentarem educar e reeducar seus filhos devem fazer. Melhor educar do que reeducar, sem dúvidas.
Pais, escolas, profissionais de saúde e o governo precisam se unir para para que tenhamos no futuro uma geração saudável.
Nunca deixe de associar à boa alimentação a atividade física, tão importante quanto essa.
Deixando de lado a discussão filosófica e psicológica, vou deixar meus conselhos a quem precisa “convencer” crianças e adolecentes a comer direito, saúdavel e com gosto.
A começar, digo:
Nada precisa ser proibido. A palavra chave é equilíbrio.
Ninguém vai dizer que seu filho está terminantemente proibido de comer um chocolate ou um salgadinho. O que precisamos fazer é com que esses não se tornem as únicas fontes alimentares deles.
A comida, tanto para uma criança, adulto ou adolecente deve ser saborosa, atraente, nutritiva, preferencialmente de custo acessível e bonita. Sim bonita, diferentemente de atrativa, a beleza é fundamental. Um prato ou mesmo um saduíche deve ter boa apareência. Jogar um pedaço de queijo entre duas fatias de pão qualquer um faz. Montar um sanduíche com queijo saudável (quanto mais amarelo o queijo menos saudável ele é, embora possa ser mais saboroso) e incluir uma folha de vegetal e um tomate temperados com azeite de oliva um uma nesga de sal, não é nenhum sacrifício, não é verdade?
Meus conselhos relacionados aos pais crianças e adolecentes com problemas de alimentação:
- Eu acho que uma forma muito legal de educar gastronomicamente uma criança é incluir ela na cozinha. Fazer a preparação junto à criança e o adolescente e, depois, cobrir de elogios. É um estímulo comprovado.
- Muitas pessoas falam da psicologia inversa, em que se proíbe exatamente o que se deve comer, para estimular a curiosidade natural, porém, isso é controverso demais e eu, particularmente, não concordo (deve dar certo pras criancinhas da Etiópia, Haití e Timor , onde tudo é proibido porque na verdade falta tudo às coitadinhas).
- Ver o exemplos paternos é outro problema, pois não dá para obrigar a criança a comer brócolis se a mãe “não suporta a arvorezinha verde”.
- Esmero nas apresentações. Uma criança pode ser muito bem convencida quando em vez de uma salada de frutas normalmente misturada, tenha a forma de uma espaçonave, de um zoológico (pode parecer complicado, mas serão apenas uns minutinhos a mais nas preparações).
Porém, evite a “intimidade”. Colocar alimentos em formato de bonequinhos, estrelinhas e sóis com carinhas alegres, etc, podem funcionar do contrário e a criança fica “com pena” de comer.
- Nada funciona tão ao contrário quanto obrigar alguém a comer. Em minha casa a frase favorita de meu pai sempre foi: – Eu não pedi para você gostar, eu mandei você comer.
Ficava horas enrolando com um prato até sair das vistas dele e jogar tudo fora. Não adiantou nada. Ainda continuo odiando coentro e dobradinha.
- Mantenha horários
- Não permita excessos em nada, quer seja saudável ou não. Tudo na vida deve ser pautado pelo equilíbrio.
- Troque refrigerantes por sucos de frutas
- Memória gustativa e olfativa: Se a criança sofreu um trauma, mesmo que superficial, e liga esse problema à certas comidas, você vai ter que ter jogo de cintura. O contrário, também, é verdadeiro. Uma lembrança, um acontecimento agradável, como um passeio, uma viagem feliz, em que ela correlaciona à certa comida é uma mão na roda porque ela sempre gostará desse alimento.
- Insira legumes e verduras sempre, mesmo que disfarçados.
Será que as pessoas sabem que a quantidade de ferro que tem na salsinha é muito superior ao que tem no bife de fígado? (E lembram que o bife de fígado é uma fritura e, portanto, se de uma lado ele ajuda, por outro ele aumenta o colesterol e os triglisserides das crianças (fato esse que as pessoas costumam menosprezar, já que são crianças, “não tem colesterol” )).
- Procure convencê-los a ingerir muita água, o dia todo.
- Fique de olho em alimentos que possam causar alergias, como amendoim, castanhas, chocolates, nozes, etc.
- Faça comerem regularmente, sem ficar horas em jejum.
- Muitas vezes a criança não come por “birra”. Perceba se é isso e tente contornar a situação sem dar a ela o poder de decisão total. Como brinquei acima, criança na Etiópia não tem frescura.
Deve-se dar comida quando há fome, não forçar quando está saciada e fazer da refeição sempre um encontro agradável e com regularidade nos horários.
- Hora de comer não é hora de brincar, mas não mantenha uma excessiva seriedade à mesa. Torne a experiência da refeição em família algo agradável e gostoso.
- Evite televisão e leitura durante a refeição. Vejo pais que alimentam nenês com menos de um ano na frente da Tv. A criança sequer olha para a comida de tão encantada que está pelos programas. Ela precisa apreciar a refeição e distinguir esse horário, fazendo deste momento uma hora agradável.
- Imitação: Já escrevi e torno a repetir: de que adianta dizer ao filho para comer tal coisa e você não comer. Como junto, sempre. Criança é muito suscetível à imitação.
Um pouco de ciência alimentar:
Com base no U.S Departament of Health and Human Services, montamos uma pirâmide com os exemplares de alimentos desejáveis e necessários para o consumo diário. A partir dos dois anos de idade, crianças saudáveis devem segui-las.
- A base da pirâmide alimentar é composta por alimentos ricos em carboidratos. Os carboidratos, sob a forma de glicose, frutose, sacarose, maltose, lactose, amido, entre outras, são a maior fonte de energia para o organismo. A glicose é indispensável para manter a integridade funcional do tecido nervoso e, sob circunstâncias normais, é a única fonte de energia para o cérebro. A presença de carboidratos é necessária ao metabolismo normal das gorduras. Consuma de 6 a 11 porções diariamente.
- A parte intermediária da pirâmide é formada por Legumes e verduras que são ricos em vitaminas, sais minerais e fibras. Possuem nutrientes essenciais a diversas funções do organismo, como por exemplo as suas reações metabólicas. Prefira as folhas verdes escuras (brócolis, mostarda, couve) e legumes amarelo-alaranjados (cenoura, abóbora, beterraba). Consuma de 3 a 5 porções diariamente.
Frutas são boas fontes de vitaminas, sais minerais e fibras, principalmente quando consumidas ao natural. Possuem nutrientes essenciais a diversas funções do organismo, como por exemplo as suas reações metabólicas. Consuma de 2 a 4 porções diariamente.
Carnes, ovos e leguminosas como feijão, lentilha, ervilha, grão de bico e soja, além de nozes e castanhas. São os alimentos construtores. São necessários para a construção e manutenção dos tecidos orgânicos, formação de enzimas, hormônios e vários líquidos e secreções corpóreas e preservação do sistema de defesa. São alimentos ricos em proteínas, vitamina B12 e minerais como zinco e ferro. Consuma de 2 a 3 porções diariamente.
Leite e derivados – são os maiores fornecedores de cálcio, mineral envolvido na formação dos ossos e dentes, contração muscular e na ação do sistema nervoso. Também são fontes de proteína de boa qualidade. Consuma de 2 a 3 porções diariamente.
E o topo da pirâmide é formada por Os lipídeos (óleos e gorduras) constituem fonte de energia mais concentrada que a dos carboidrados e das proteínas. Além disso, uma vez transformados em tecidos adiposo, são uma forma de armazenamento de energia. Os lipídeos são veículos de vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K) e podem ser encontrados no creme de leite, manteiga, toucinho, óleos etc. Devem ser consumidos com moderação.
Em se levando em conta essa pirâmide, fica mais simples montar um cardápio.Nesse cardápio devemos ter as seguintes porções que devem ser ingeridas. Ressalta-se o número de porções a serem consumidas dependem de fatores como idade e atividade física. Em função das porções consumidas, o número de calorias pode variar de 1.600 a 2.400 calorias:
- 1 fatia de pão ou meia xícara de chá de cereais (tipo granola) ou meia xícara de chá de arroz ou meia xícara de chá de macarrão cozido.
- 1 xícara de chá de folhas cruas ou meia xícara de chá de vegetais cozidos
- 1 fruta fresca ou três quartos de xícara de chá de suco (extraído da polpa)
- 1 filé pequeno de carne bovina, peixe ou ave ou 1 ovo ou meia xícara de chá de feijão (ou substituto) ou meia xícara de nozes ou castanhas.
- 1 copo de leite ou iogurte ou 2 fatias de queijo (prefira os queijos frescos)
- 1 colher (sopa) manteiga ou margarina ou maionese
Se você estiver colocando no cardápio essas porções, estará fazendo com que nenhum tipo de nutriente ou vitamina falte na alimentação de suas crianças e adolecentes. Esse cardápio encaixa-se a adultos, também, obviamente.
* Atente para as indicações de “e” e “ou”. “Ou” quer dizer “em vez de”. Muita gente confunde e acaba somando tudo o que daria uma dieta hipercalórica.
Agora, ao que interessa:
Sugestões para inserir alimentos “problemáticos”, mas necessários, na alimentação de crianças e adolecentes:
Espinafre e Beterraba:
São fontes de vitaminas e sais minerais impressindíveis no crescimento.
O filhote não gosta?
Tente isso:
O espinafre pode ser colocado em molho branco (bechamel) e fica delicioso.
Fazer massas introduzindo o espinafre é sensacional, pois além de ficarem atraentes, diferentes, eles ingerem na boa se não ficar falando que tem espinafre dentro.
Associar com bolinhos é outra solução. Um bolinho de arroz pode perfeitamente ter espinagre e salsinha.
Panquecas recheadas de espinafre e ricota são deliciosas e cobertas com molho de tomate, outro alimento necessário devido ao betacaroteno, preventivo até de cânceres.
A beterraba, cozida e batida no liquidificador pode ser parte integrante do molho de tomate. Dá uma cor linda.
Ela pode ser colocada na massa, por exemplo das panquecas.
Ralar e colocar junto à salada é outra solução. Saladas com molhos variados e com a colocação de frutas como a carambola e uvas, são atraentes para crianças e adolecentes.
Brócolis:
Tá aí uma coisa complicada de fazer os pequenos comerem.
Podemos usar a apresentação. Montar no prato, com eles de pé e dizermos que são arvorezinhas da floresta igualzinhos ao de alguma estória. Após o cozimento, podem ser batidos e colocados junto a uma série de ingredientes.
Também, depois de cozido, podemos desfolhar em pequeninos pedacinhos e colocarno arroz.
Purê de batatas com brócolis funciona, também.
Cenouras:
Evite lembra-los dos coelhinhos. Já ouvi de uma criança, filha de cliente do Qorthon, a seguinte frase: – Não vou comer porque essa cenoura é do coelhinho e se eu comer eu não vou ganhar meus ovos de páscoa !!
Suco de cenoura adoçado é delicioso e se introduzido desde cedo na alimentação da criança como forma de suco, o costume fará a aceitação muito fácil. Serve para tomates, beterrabas (com laranja fica muito bom e é uma fonte incrível de vitaminas).
Ter a paciência de fazer cortes. Cortar em “palitinhos” bem feitos, o chamado corte à Julienne, é muito bom e se desde pequeno for dado à criança como forma de lanche ou mesmo como um aperitivo, ela acostuma e gosta.
A erva-doce, fonte de fibras, também deve ser feita assim.
Cenoura muito cozida fica com gosto ruim. Aprenda a cozer no ponto certo. O sabor agradável é a melhor forma de introduzir alimentos na rotina alimentar das crianças.
Aliás, um ponto difícil de tocar é sobre isso. Muita gente reclama que filhos não comem, mas, também, eles não sabem cozinhar. Jogar ingredientes em uma panela está anos-luz de saber cozinhar direito. Tente se informar, ler, aprender a fazer corretamente. Isso ajudará, e muito, na alimentação das crianças.
Um pequeno recipiente com uma salada de cenoura ralada (aproveite e coloque a beterraba) temperada (s) com laranja, azeite e cominho (bem pouquinho de cominho)acompanhada de uma tigelinha com presunto fatiado fininho ou em cubinhos e uma fruta de sobremesa é uma ótima e boa sugestão.
Batatas:
Quase sempre aceitas pelas crianças porque está intimamente ligada a momentos de prazeres, como a ida ao shopping, ao cinema, a um passeio. Pena que sempre seja as famosas batatas fritas. Use isso a seu favor.
Existem cocções perfeitas em que se usa nenhuma ou muito pouca gordura. Batatas assadas, Batatas Fondant, Batatas ao Murro, etc, usam pouca ou nenhuma gordura.
Batata pede tempero. Nada de colocar apenas um salzinho em cima delas.
Esses temperos são tão variados e as formas de preparos são tão numerosas, que deixarei para uma aula especial sobre batatas para colocar receitas e modos de servi-las.
Cebola e Alho:
Está aí um problema, em se falando de “saber cozinhar direito”.
A aversão das crianças, normalmente vem do fato delas encontrarem esses temperos na comida. São ótimas críticas gastronomicas, afinal, com exceções de pratos onde eles precisam aparecer, a cebola e o alho devem, ao contrário, desaparecer das vistas e participar com seus sabores e aromas, apenas.
Um arroz com pedaços de cebola e alho grandes é um crime gastronomico, ainda mais em se falando de crianças.
A aversão ao alho e a cebola vem quase sempre por causa do arroz nosso de todo dia.
Aprenda a picar de maneira que fiquem quase invisíveis na preparação.Não force a criança a comer cebola na salada. Difícil as que gostam, mas use cebola em outros preparos onde ela não aparece.Alho e cebola são comprovadamente benéficos à saúde. A cebola no sistema circulatório e o alho com um agente que ajuda na imunidade estão presentes em vários trabalhos acadêmicos e com comprovação científica. Não deixe de introduzí-los na alimentação, mas o faça como explidado. Eles devem ser “temperos invisíveis”.
Sopas:
Nem toda criança gosta de sopa. Acreditem, um dos motivos é o fato de que sopa normalmente está quente. Deve-se medir muito bem a temperatura ao servir.
Outra coisa é a saciedade. As sopas normalmente deixam um certo vazio no estômago. Aprenda a servir sopas com acompanhamentos do tipo croutons, torradas, bolinhos de arroz, queijos, etc.
Adicionar macarrões (principalmente com motivos, tipo letrinhas ou bichinos) é uma forma de aceitação às crianças que detestam sopas. Procure sempre que introduzi-los, primeiro cozinha-los fora da sopa, escorrer e depois colocá-los. A “farinha” que soltam durante o cozimento não é legal.
Sopas, não necessariamente precisam ser servidas em pratos e comidas com colheres.
Sopa em copinhos, com canudinhos desde que não tenha sólidos são bem aceitas por crianças, principalmente quando são servidas como lanche.
Uma fonte de introduzir legumes variados na alimentação das crianças é fazer cremes.
Uma sopa de legumes,com os legumes sólidos, por mais bem cortados que sejam, tem mais chance de não ser aceita do que se batermos essa sopa e a transformarmos em um creme.
No caso de cremes, use um fio de creme de leite para fazer desenhos na superfície da sopa. Deixe a criança fazer isso, apenas cuide para que ela não exagere na colocação do creme. Cortar apenas a pontinha da caixinha, deixando sair um fio muito fininho é o modo de deixá-las brincar de desenhar na sopa. Mas não deixe-as muito tempo fazendo isso.
Indique um tempo, do tipo: – Você tem 30 segundos para fazer um desenho, enquanto eu faço o meu.
Faça uma espécie de concurso onde ela sempre seja a vencedora.
Não existe só sopas quentes. No verão faça sopas frias, como o famoso Gaspaccio ou uma refrescante sopa de pepino. Descasque o pepino e branqueie a casca em água fervente (depois direto na água fria).
Cozinhe o pepino picado com um pouco de leite de coco (não coloque muito, pois pepino tem muita água). Por fim, bata a casca e a mistura no liquidificador até ficar bem liso. Se quiser, no fim, acrescente um pouco de menta e bata mais uma vez.
Faça à noite e deixe na geladeira até o dia seguinte, aí coloque na garrafinha térmica pra criança levar pra escola. Acrescente um sanduíche de pão integral, frango desfiado e requeijão e mais uma outra fruta.
(Essa sugestão é de um amigo cozinheiro que trabalhou em Nice, na França, e pode acompanhar os pais fazendo isso “ao vivo”).
Massas:
São quase uma unaminidade entre as crianças. Elas gostam muito.
Use isso ao seu favor.
Pães, se for para lanche, devem ser de forma, porque o pãozinho francês fica murcho e para crianças em idade de trocar a dentição, quase impossíveis de comer.
Tortas e bolos são excelentes para a lancheira das crianças, desde que respeitando os ítens acima, mas alimentos com cremes, chantily, maionese, etc, deve ser invariavelmente banidos da lancheira.
Beirutinho com pão sírio, ricota, cenoura ralada, passas, temperado com salsa e sal.
Sonho de forno, que pode ou não ter recheio. Aconselho que não tenha, ou que seja mínimo, por motivo de limpeza. Nada de cremes que estragam a temperatura ambiente, apenas doce de leite ou brigadeiro, em se falando de lanche para escola.
Sonho de Forno
Uma das receitas mais fáceis de fazer é essa. Existem outras, mas essa não tem como dar errado:
Você pega um bowl e mistura sachê de fermento com meio pacote de farinha de trigo(500gr) (dá uma peneirada pra retirar qualquer grumo).
Aqueça uma xícara e meia (350ml) de leite até ficar morno (40º/45º), dois ovos inteiros (Sempre se abre os ovos em recipiente separado e só depois os coloca na mistura), 40 gramas de margarina (duas colheres de sopa), meia xícara de açúcar (125 gr) e uma pitada de sal (pitada é quando você pega com os dois dedos, indicador e polegar. Nem mais , nem menos) e mistura tudo até ficar uma massa homogênia, lisa e que não grude na mão.
Sove essa massa por uns 10 minutos e deixa descansar por uns trinta .
Com um boleador ou concha de sorvete (umedeça em água morna, pois facilita a retirada da massa, mas não deixe molhado), ou mesmo na mão, faça bolinhas e coloque sobre uma forma untada com óleo.
Deixe descansar mais uns 30 minutos e coloque no forno à 160º/180º e deixem dourar.
Demora uns 25 a 30 minutos dependendo do forno.
Espere esfriar um pouco, se não queima a mão e escorre o recheio, corta ao meio e coloca o que quiser dentro. Doce de leite, goiabada, brigadeiro, creme, etc, etc.
Role (ou não dependo do gosto, dopeso da criança, da taxa de glicosem etc) sobre açúcar de confeiteiro (se não tiver vai o refinado mesmo) e se quiser pode acrescentar côco ralado, também.
A grande vantagem do sonho de forno é a baixa quantidade de gordura em comparação ao frito, dependendo do recheio, também, mas mesmo assim ele tem gordura, por isso não achem que por ser de forno pode encher a pança e não engordar ou entupir as artérias.
* Quanto ao fermento: Uso o Fleischmann biológico sêco instantâneo, especial para doces. Qual é a diferença entre o biológico e o químico? O biológico vc usa para crescimento antes de ir ao forno e o químico faz o crescimento durante o forneamento. Por isso sempre que disserem: faça uma massa, deixe descansar, blá, blá, blá, esperando um crescimento fora do forno, estamos falando de fermento biológico, sempre.
Quanto a deixar a massa descansar, sim são DUAS vezes, pois quando vocês separam as partes e enrolam é necessário deixar mais um tempo para que haja o “acentamento” da massa. As leveduras precisam se “alimentar” dos ingredientes e expelir gases e com isso aumentar o volume da massa.
** Conselhos Úteis baseado no Conselho de Medicina:
Alimentos gordurosos ou com muito açúcar são úteis porque dão bastante energia à criança, mas devem ser oferecidos em quantidades pequenas. Entre eles estão manteiga, margarina, óleo, bolachas recheadas, sorvete. A gordura trans é ainda mais prejudicial, segundo os médicos. Evite.
Se seu filho não é lá muito ativo, você pode pensar em limitar ainda mais os alimentos gordurosos, para que ele não fique acima do peso.
Doces e chocolates podem ser dados de vez em quando, em ocasiões especiais, mas prejudicam os dentes se forem consumidos com frequência entre as refeições. Também tiram o apetite da criança, que deixa de comer outros alimentos mais saudáveis.
Comida muito salgada. O excesso de sódio não faz bem, e sal é questão de costume. Se você acostumar seu filho com muito sal, ele vai gostar de comida salgada o resto da vida. Existem alguns alimentos muito carregados em sódio. Veja a seguir algumas dicas:
• Salgadinhos: dê no máximo uma vez por semana. • Não acrescente sal à comida na mesa. • Use outros temperos além do sal para dar sabor à comida. • Cuidado com alimentos industrializados, como caldos prontos, sopas de saquinho, congelados e temperos. Observe a embalagem e verifique o número em porcentagem. Se o número relativo ao sódio for muito maior que todos outros, o alimento provavelmente tem sódio demais e deve ser dado em pequenas quantidades.
Peixes gordurosos, como sardinha, salmão, truta e atum fresco, são uma ótima fonte de ômega 3 e vitaminas A e D, mas não devem ser oferecidos mais que duas vezes por semana para crianças entre 1 e 3 anos de idade, por conterem toxinas que podem se acumular no corpo.
Nozes e castanhas: crianças que tenham familiares que sofram de asma, dermatite ou alergias alimentares devem esperar, por precaução, até os 2 ou 3 anos para experimentar amendoim, pasta de amendoim, amêndoas, nozes, avelãs. Há certa controvérsia sobre se essa medida reduz o aparecimento da alergia, mas pelo menos a criança já é maior e pode se expressar melhor em caso de reação. Em dúvida, converse com seu pediatra.
Adoçantes: embora eles tenham sido testados, é melhor evitar seu uso, quando possível, em crianças pequenas, por precaução. Evite sucos ou refrigerantes tipo diet e light.
Existem alimentos que fazem mal? • Ovos crus e frutos do mar podem causar intoxicação alimentar em crianças pequenas, porque a imunidade delas é menor. Prefira dar ovos bem cozidos, com a gema dura, e evite sobremesas, como mousses, que usem claras cruas.
• Alguns tipos de peixes grandes, como cação e tubarão, não devem ser consumidos por crianças, porque acumulam substâncias tóxicas como o mercúrio.
• Castanhas e amendoins inteiros não devem ser dados antes dos 5 anos por risco de a criança engasgar. É preciso tomar cuidado também com o milho não-estourado da pipoca.
• Chá e café devem ser evitados porque reduzem a absorção de ferro dos alimentos.
Preciso dar vitamina ao meu filho? A suplementação com vitamina A e D e com ferro deve ser decidida pelo pediatra caso a caso, levando em conta a alimentação da criança e até a região do país em que ela vive. O Ministério da Saúde recomenda a suplementação com ferro até no mínimo os 18 meses, ou seja, 1 ano e meio, para evitar a anemia.
Em regiões consideradas de risco, o governo promove a administração de “megadoses” semestrais de vitamina A às crianças de até 5 anos. Converse com o pediatra ou informe-se na Unidade Básica de Saúde que você utiliza.
As farinhas de trigo e de milho no Brasil já são enriquecidas por lei, e há vários outros produtos industrializados ricos em vitaminas e ferro, como as fórmulas infantis, cereais matinais, alguns leites longa-vida etc.
Se seu pediatra é particular ou de convênio, converse com ele sobre a necessidade da suplementação com vitamina e ferro.
Esta dieta baseia-se nas frutas como seu principal alimento por 7 dias, podendo ser estendida caso a pessoa se sinta confortável para continuar por mais 2 ou 3 dias. Com ela, pode-se emagrecer em média 4 kg em uma semana, se você segui-la com disciplina.
As frutas caracterizam-se como os melhores alimentos para auxiliar na perda de peso. Tudo isso se dá pelos altos valores nutricionais, sua grande capacidade de digestão pelo organismo, baixas calorias etc.
É importante destacar que esta é uma dieta voltada para indivíduos saudáveis, ou seja, procure um médico antes de iniciá-la e descubra se pode haver algum problema caso persista na dieta.
As frutas caracterizam-se como os melhores alimentos para auxiliar na perda de peso. Tudo isso se dá pelos altos valores nutricionais, sua grande capacidade de digestão pelo organismo, baixas calorias etc.
É importante destacar que esta é uma dieta voltada para indivíduos saudáveis, ou seja, procure um médico antes de iniciá-la e descubra se pode haver algum problema caso persista na dieta.
Há pouco tempo atrás, disseram-me que não existe pior defeito em um ser humano que ser mentiroso. Discordei plenamente dessa afirmação, e veemente disse:
Não existe nada mais virtuoso do que uma mentira.
Óbvio que olhares estupefatos e profanações foram transferidas ao meu nome. Cheguei a ser chamado de louco. E claro, tive de me explicar.
Não existe nada mais virtuoso do que uma mentira.
Óbvio que olhares estupefatos e profanações foram transferidas ao meu nome. Cheguei a ser chamado de louco. E claro, tive de me explicar.
Eis aqui minha explicação:
Enquanto uns acham a mentira um ato abominável e antiético, até mesmo um pecado, eu consigo ver além dessa face medonha a qual ela fora colocada. A mentira é como um truque de mágica em toda a sua perfeição. Tão estupenda é uma mentira que chega a ser merecedora de aplausos. Ela é o pecado mais doce ao qual os seres humanos podem se sujeitar. Então, por que diabos é tão discriminada?
Assim como um bom show de mágicas, uma mentira só é digna enquanto o público não sabe o que está por trás dela. Nesse exato momento, ela é tão boa - e muitas vezes melhor - do que a própria verdade. Ela é uma tentação como Lord Henry* disse:
"Ceder a uma tentação é a única maneira de nos libertarmos dela. Se lhe resistimos, a alma enlanguesce, adoece com as saudades de tudo o que a si mesma proíbe...".
A verdade, em contrapartida, é ríspida e seca, enquanto uma boa mentira tem a capacidade de ser tão doce quanto ir ao Céu ou tão amarga quanto ir ao Inferno.
Uma mentira só se torna algo abominável no momento em que seu segredo é revelado. Aí toda a magia por trás dela se perde. Ela se torna patética, alvo de escárnios e enfadonha em seu âmago. O público não mais se interessa em assistir o fim do espetáculo, porque o suspense de suas almas se esvaiu, e os aplausos se perdem em meio aos urros de desaprovação. O mágico, antes um magnífico cavalheiro, torna-se um charlatão. E o público se vai do palco, para sempre manchado por aquele momento em que o segredo tornou-se banalizado.
Não obstante, mesmo sem se aperceber, antes daquele momento em que a magia perdeu suas cores e o mágico sua credulidade, a mentira servira ao público muito bem. Em facto, fora melhor do que a verdade jamais seria. A mentira tinha cor e sabor, enquanto a verdade em sua maior parte fora apática, seca. O publico sempre anseia pela verdade, desvendar-lhe seus mistérios e desmascarar a mentira. E, quando o consegue, percebe inconscientemente o quão melhor seria se a mentira tivesse sido mantida.
Então, mintam. Espalhem a única magia que o ser humano pode expelir. E nunca revele os seus segredos. Guarde-os com todas as sete chaves e entregue-as para sua fiel e gostosa assistente de palco. Estenda seus braços e ouça os aplausos delirantes da platéia venerando o seu nome. Até que no truque final de sua vida, você morra como um estupendo e poderoso mágico, em vez de um ridículo mentiroso.
* Personagem cínico que influencia Dorian Gray no livro de Oscar Wilde, O Retrato de Dorian Gray.
Sabemos que a honestidade é a base de qualquer relacionamento humano. Mas, muitas vezes mais do que gostaríamos, as pessoas deixam de ser honestas conosco e passam a mentir descaradamente.
Chegou a hora de saber as reais intenções das pessoas e impedir que elas tirem vantagem de você!
Apresento-lhe aqui os 30 sinais de uma mentira e métodos eficazes para você desmascarar mentirosos. Inclusive técnicas avançadas para você arrancar a verdade até de atores profissionais e políticos!
RECONHECENDO UMA MENTIRA
1. A pessoa fará pouco ou nenhum contato direto nos olhos;
2. A expressão física será limitada, com poucos movimentos dos braços e das mãos. Quando tais movimentos ocorrem, eles parecem rígidos e mecânicos. As mãos, os braços e as pernas tendem a ficar encolhidos contra o corpo e a pessoa ocupa menos espaço;
3. Uma ou ambas as mãos podem ser levadas ao rosto (a mão pode cobrir a boca, indicando que ela não acredita - ou está insegura - no que está dizendo). Também é improvável que a pessoa toque seu peito com um gesto de mão aberta;
4. A fim de parecer mais tranqüila, a pessoa poderá se encolher um pouco;
5. Não há sincronismo entre gestos e palavras;
6. A cabeça se move de modo mecânico;
7. Ocorre o movimento de distanciamento da pessoa para longe de seu acusador, possivelmente em direção à saída;
8. A pessoa que mente reluta em se defrontar com seu acusador e pode virar sua cabeça ou posicionar seu corpo para o lado oposto;
9. O corpo ficará encolhido. É improvável que permaneça ereto;
10. Haverá pouco ou nenhum contato físico por parte da pessoa durante a tentativa de convencê-lo;
11. A pessoa não apontará seu dedo para quem está tentando convencer;
12. Observe para onde os olhos da pessoa se movem na hora da resposta de sua pergunta. Se olhar para cima e à direita, e for destra, tem grandes chances de estar mentindo.
13. Observe o tempo de demora na resposta de sua pergunta. Uma demora na resposta indica que ela está criando a desculpa e em seguida verificando se esta é coerente ou não. A pessoa que mente não consegue responder automaticamente à sua pergunta.
14. A pessoa que mente adquire uma expressão corporal mais relaxada quando você muda de assunto.
15. Se a pessoa ficar tranqüila enquanto você a acusa, então é melhor desconfiar. Dificilmente as pessoas ficam tranqüilas enquanto são acusadas por algo que sabem que são inocentes. A tendência natural do ser humano é manter um certo desespero para provar que é inocente. Por outro lado, a pessoa que mente fica quieta, evitando a todo custo falar de mais detalhes sobre a acusação;
16. Quem mente utilizará as palavras de quem o ouve para afirmar seu ponto de vista;
17. A pessoa que mente continuará acrescentando informações até se certificar de que você se convenceu com o que ela disse;
18. Ela pode ficar de costas para a parede, dando a impressão que mentalmente está pronta para se defender;
19. Em relação à história contada, o mentiroso, geralmente, deixa de mencionar aspectos negativos;
20. Um mentiroso pode estar pronto para responder as suas perguntas, mas ele mesmo não coloca nenhuma questão.
21. A pessoa que mente pode utilizar as seguintes frases para ganhar tempo, a fim de pensar numa resposta (ou como forma de mudar de assunto): "Por que eu mentiria para você?", "Para dizer a verdade...", "Para ser franco...", "De onde você tirou essa idéia?", "Por que está me perguntando uma coisa dessas?", "Poderia repetir a pergunta?", "Eu acho que este não é um bom lugar para se discutir isso", "Podemos falar mais tarde a respeito disso?", "Como se atreve a me perguntar uma coisa dessas?";
22. Ela evita responder, pedindo para você repetir a pergunta, ou então responde com outra pergunta;
23. A pessoa utiliza de humor e sarcasmo para aliviar as preocupações do interlocutor;
24. A pessoa que está mentindo pode corar, transpirar e respirar com dificuldade;
25. O corpo da pessoa mentirosa pode ficar trêmulo: as mãos podem tremer. Se a pessoa estiver escondendo as mãos, isso pode ser uma tentativa de ocultar um tremor incontrolável.
26. Observe a voz. Ela pode falhar e a pessoa pode parecer incoerente;
27. Voz fora do tom: as cordas vocais, como qualquer outro músculo, tendem a ficar enrijecidos quando a pessoa está sob pressão. Isso produzirá um som mais alto.
28. Engolir em seco: a pessoa pode começar a engolir em seco.
29. Pigarrear: Se ela estiver mentindo têm grandes chances de pigarrear enquanto fala com você. Devido à ansiedade, o muco se forma na garganta, e uma pessoa que fala em público, se estiver nervosa, pode pigarrear para limpar a garganta antes de começar a falar.
30. Já reparou que quando estamos convictos do que estamos dizendo, nossas mãos e braços gesticulam, enfatizando nosso ponto de vista e demonstrando forte convicção? A pessoa que mente não consegue fazer isso. Esteja atento.
DESMASCARANDO O MENTIROSO
Chegou a hora de usarmos um sofisticado e abrangente sistema de questionamentos que fará com que qualquer pessoa fale a verdade em apenas alguns minutos em qualquer conversa ou situação. Vou lhe armar com as melhores munições possíveis para que você vença rapidamente a batalha verbal e chegue até a verdade. Os resultados serão verdadeiramente surpreendentes. Importante: Não esqueça de observar as respostas não-verbais (inconscientes) - os sinais que você acabou de aprender - após a sua pergunta.
DESMASCARANDO O MENTIROSO
Chegou a hora de usarmos um sofisticado e abrangente sistema de questionamentos que fará com que qualquer pessoa fale a verdade em apenas alguns minutos em qualquer conversa ou situação. Vou lhe armar com as melhores munições possíveis para que você vença rapidamente a batalha verbal e chegue até a verdade. Os resultados serão verdadeiramente surpreendentes. Importante: Não esqueça de observar as respostas não-verbais (inconscientes) - os sinais que você acabou de aprender - após a sua pergunta.
1. Não acuse - Insinue: O objetivo é fazer uma pergunta que não represente nenhuma acusação, mas que insinue o possível comportamento da pessoa.
Exemplo de uso:
· Suspeita: Você acha que seu (a) namorado (a) foi infiel na noite passada. Pergunta incorreta: "Você andou me traindo?"
· Pergunta correta: "Aconteceu alguma coisa diferente na noite passada?" Observe sua expressão corporal e alguma possível pista de preocupação e nervosismo com sua pergunta. Qualquer resposta do tipo: "Porque perguntou isso?" ou "Alguém te falou alguma coisa?", seguidas de um certo nervosismo, indicam forte preocupação por parte da pessoa. Ela não estaria preocupada em saber porque você está fazendo tal pergunta, a menos que pense que você pode estar sabendo o que ela não quer que você saiba.
2. Situação semelhante: Aqui você vai apresentar uma situação semelhante à que suspeita que esteja acontecendo. O bom é que vai poder falar sobre o assunto sem parecer acusatório.
Exemplo de uso:
· Suspeita: Você acha que seu (a) namorado (a) está lhe traindo.
· Pergunta incorreta: "Você está me traindo com Fulana (o) de Tal?"
· Pergunta correta: "Sabe, minha (meu) amiga (o) Fulana (o) de Tal me disse que está muito desconfiada (o) do (a) seu (sua) namorado (a). Ela (e) tem quase certeza que ele (a) está cometendo uma traição. Ele (a) fica muito estranho (a) e nervoso (a) quando ela (e) fala sobre histórias de traição. O que você acha disso?" Se a pessoa for culpada, ficará preocupada, constrangida ou embaraçada e vai querer rapidamente mudar de assunto. Porém, se a pessoa achar que sua pergunta é interessante e ela for inocente, poderá iniciar uma conversa a respeito da pergunta. Esta é uma forte indicação de inocência, porque ela não tem receio de discutir o tema e não está investigando por quê você faz a pergunta.
3. Não é surpreendente?: Como no exemplo acima, aqui você vai abordar o assunto, mas de uma forma geral. Nos permitirá uma grande percepção de culpa ou inocência da pessoa.
Exemplo de uso:
· Suspeita: Você desconfia que seu (sua) noivo (a) está saindo com outra (o)
· Pergunta incorreta: "Você está saindo com outra (o)?"
· Pergunta correta: "Olha que absurdo... Hoje minha (meu) amiga (o) Fulana (o) de Tal me contou que pegou seu (a) noivo (a) com outra (o). Não é impressionante como alguém consegue ser infiel e não ter receio de ser desmascarado?" Quaisquer respostas que demonstrem reações de embaraço, nervosismo ou constrangimento, seguidas de perguntas como: "Por que está me perguntado isso?", além de tentativas de mudança de assunto, demonstram grande carga de preocupação e culpa.
4. Atacando o ego da pessoa. Aqui vamos usar o ego da pessoa contra ela própria. Vamos dizer a ela que jamais seria capaz de confessar, pois está sendo 'pressionada' por outra pessoa à não dizer a verdade e que essa pessoa manda nela. Esta técnica é muito usada por policiais.
Exemplo de uso:
· Suspeita: Você tem quase certeza que Fulano (a) roubou sua empresa
· Pergunta incorreta: "Vai confessar que roubou minha empresa, ou não?"
· Pergunta correta: "Acho que já sei qual é o problema: Você não me diz a verdade porque alguém manda em você. Você não tem o poder para decidir isso. Tem outra pessoa por trás disso e você não quer 'ficar mal' com ela, não é?" O mais incrível é que geralmente as pessoas acabam confessando e se sentindo orgulhosas de ter feito isso.
5. Indução: Aqui está uma poderosa técnica. Particularmente, já utilizei e obtive ótimos resultados. Elabore uma pergunta que restrinja sua resposta a algo que a pessoa pense ser positivo, de forma que ela não se importe em responder sinceramente.
Exemplo de uso:
· Suspeita: Alguém viu seu (a) namorado (a) numa festa na noite passada.
· Pergunta incorreta: "Você andou fazendo festa escondido de mim?"
· Pergunta correta: "Ontem, você chegou em casa após as 24h, não foi?" Se a pessoa tiver ficado em casa, ficará livre para responder, mas se tiver, realmente saído, mesmo assim se sentirá a vontade em responder sinceramente, porque você deu a entender que já sabia e não havia problemas. O fato de a pessoa ter voltado para casa de madrugada não está em questão. O importante é que você conseguiu a resposta à verdadeira pergunta.
6. Bumerangue psicológico: Com esta técnica, você diz à pessoa que ela fez algo bom, e não mau. Assim, ela ficará, completamente livre para lhe dizer toda a verdade.
Exemplo de uso:
· Suspeita: Você suspeita que fulano (a) está roubando sua empresa.
· Pergunta incorreta: "Fulano (a), você anda me roubando?"
· Pergunta correta: "Ei, Fulano (a)! Acho que podemos nos tornar sócios muito ricos! Parece que você, ultimamente, tem 'passado à perna' em mim, mas está tudo bem. Nós podemos trabalhar juntos, seu (sua) espertinho (a)! Me conte mais sobre suas incríveis técnicas... Quero aprender tudo!" Você quer aparentar que está contente por saber o que a pessoa está fazendo. Ela não terá saída e vai se abrir para você.
Outro exemplo: (Utilizado em entrevistas para emprego)
· Suspeita: Você suspeita que o candidato à vaga oferecida mentiu sobre as informações em seu currículo.
· Pergunta incorreta: "Fulano (a), você andou colocando informações falsas em seu currículo?"
· Pergunta correta: "Fulano (a), nós dois sabemos que todo mundo inventa um pouco sobre seu currículo. Pessoalmente, acho que isso demonstra coragem, porque a pessoa não tem medo de assumir novas responsabilidades. Me diga, quais partes em que você foi mais criativo no seu currículo?"
7. Paranóia: Esta técnica de sugestão é muito poderosa e pode induzir a um estado temporário de paranóia na pessoa - principalmente se várias pessoas falarem a mesma coisa.
Exemplo de uso:
· Suspeita: Você suspeita que sua (seu) colega de trabalho está roubando o material de escritório da empresa
· Pergunta incorreta: "Fulana (o), você anda roubando o material de escritório?"
· Pergunta correta: "Fulana (o), acho que todo mundo já sabe sobre o material. Já reparou que, às vezes, eles ficam encarando você?" Se ela for mesmo culpada, vai se sentir encarada por todos e logo passará a aceitar a sugestão de que todos já estão sabendo do roubo. Você poderá verificar isso na sua expressão corporal de tensão e pavor, seguida de uma atitude de desconfiança diante das pessoas. Caso ela não seja culpada, não demonstrará nenhuma atitude e apenas vai achar que você está brincando com ela.
TÉCNICAS AVANÇADAS PARA REVELAR A VERDADE: OS TRUQUES DOS PROFISSIONAIS.
As técnicas abaixo devem ser usadas caso você esteja muito desconfiado da pessoa e ela se recusa a confessar.
Céu e inferno: Esta técnica cria uma espécie de fobia na pessoa e a única saída é confessar a verdade para você. Aqui usamos as forças que moldam o comportamento humano: Dor e o Prazer nos seus limites para nos revelar a verdade.
Exemplo de uso:
Se você acha que sua colega de trabalho está roubando o material de escritório da empresa. Você falaria: "Fulana, já sei da verdade. Sei também que você já está se arrependendo de ter feito isso. Podemos resolver isso agora. Você pode me contar tudo e esquecemos isso para sempre. Ninguém mais ficará sabendo e você continuará no seu emprego. Mas, pode escolher um caminho mais doloroso: Posso ir até nosso chefe e falar para ele. Você sabe que isso seria demissão na certa, não é? Além do mais sua imagem ficaria suja. Imagina todos seus colegas comentando sobre o que você fez? Portanto, para o seu bem, me confesse agora e terminamos com isso de uma vez por todas". Se vincularmos dor intensa e insuportável à idéia de mentir e prazer imediato à idéia de falar a verdade, ela só terá uma saída: falar a verdade!
Curto circuito: Com essa técnica você cria uma confusão mental na pessoa, enquanto implanta sugestões diretamente no inconsciente. Ela ficará confusa com a frase de abertura (estão em sublinhado nos exemplos abaixo) e entrará num leve transe enquanto você lança uma frase com comandos implícitos (estão em negrito) que serão completamente absorvidos pelo seu inconsciente.
Exemplo de uso:
"Fulano (a), você pode muito bem acreditar nas coisas que pensava que sabia, e, se você quer... dizer a verdade... ou... não quer dizer a verdade...a decisão é sua. Portanto, me... diga a verdade..., agora!" Essa sentença é registrada pelo inconsciente em sua totalidade. Os comandos, "dizer a verdade", "diga a verdade" (Muito importante: o inconsciente não registra uma negativa - o 'não') e "agora" são enviados diretamente para o inconsciente, sem a pessoa - a parte consciente - se dar conta e mostrar resistência.
Outro exemplo:
Fulano (a). Eu não quero que você diga nada, a menos que, realmente, queira. E entendo que você já esqueceu o que havia pensado em querer, não é? Se estiver pensando consigo mesmo algo como... eu quero dizer à você, então simplesmente... diga ... Quando perceber que... esta é a decisão certa...você... irá me dizer a verdade... agora!
Importante:
· Antes e depois do comando - que está em negrito - você deve dar uma pausa (...)
· Ao dar o comando, aumente um pouco a voz e utilize uma tonalidade descendente.
· Gesticule com as mãos ao dizer o comando.
Você também pode usar a técnica do curto circuito, com o intuito de apenas interromper a linha de raciocínio de uma pessoa. Utilize as frases abaixo quando quiser tomar o controle de uma conversa, ou temporariamente confundir a pessoa, enquanto você reúne seus próprios pensamentos. Abaixo você tem algumas frases que desenvolvi. Não esqueça de gesticular enquanto fala. Use com moderação. Se usar várias delas seguidas, poderá provocar uma forte confusão mental na pessoa.
· Porque você ainda acredita em algo que duvidava?
· Você, realmente, ainda acredita nas coisas que pensava que sabia?
· Você duvidaria menos se acreditasse mais nas coisas que imaginava que sabia?
· Você não lembra do que havia esquecido?
· Se acreditasse mais nas coisas que falou, duvidaria menos das coisas que escutou?
· Você acredita nas coisas que já sabia?
· Como pode acreditar nas coisas que pensa que sabia?
· Essa pergunta significa que você ainda duvida das coisas que imaginava serem verdadeiras, não é?
· Você acredita mesmo, que já sabia disso?
· Porque me perguntou algo que já sabia?
· Se você já acreditava nisso, porque pensou que têm dúvidas?
· Se você não esperava que eu acreditasse numa coisa dessas, porque me contou?
· Você está concordando com uma coisa que já sabia, não é?
· Como pode concordar de algo que acreditava ser mentira, antes mesmo de aceitar a verdade?
· Quanto mais você acredita nas coisas que duvidava, mais concorda com a possibilidade de que tudo não passou de uma grande mentira?
Exemplo de uso:
· Suspeita: Você acha que seu (a) namorado (a) foi infiel na noite passada. Pergunta incorreta: "Você andou me traindo?"
· Pergunta correta: "Aconteceu alguma coisa diferente na noite passada?" Observe sua expressão corporal e alguma possível pista de preocupação e nervosismo com sua pergunta. Qualquer resposta do tipo: "Porque perguntou isso?" ou "Alguém te falou alguma coisa?", seguidas de um certo nervosismo, indicam forte preocupação por parte da pessoa. Ela não estaria preocupada em saber porque você está fazendo tal pergunta, a menos que pense que você pode estar sabendo o que ela não quer que você saiba.
2. Situação semelhante: Aqui você vai apresentar uma situação semelhante à que suspeita que esteja acontecendo. O bom é que vai poder falar sobre o assunto sem parecer acusatório.
Exemplo de uso:
· Suspeita: Você acha que seu (a) namorado (a) está lhe traindo.
· Pergunta incorreta: "Você está me traindo com Fulana (o) de Tal?"
· Pergunta correta: "Sabe, minha (meu) amiga (o) Fulana (o) de Tal me disse que está muito desconfiada (o) do (a) seu (sua) namorado (a). Ela (e) tem quase certeza que ele (a) está cometendo uma traição. Ele (a) fica muito estranho (a) e nervoso (a) quando ela (e) fala sobre histórias de traição. O que você acha disso?" Se a pessoa for culpada, ficará preocupada, constrangida ou embaraçada e vai querer rapidamente mudar de assunto. Porém, se a pessoa achar que sua pergunta é interessante e ela for inocente, poderá iniciar uma conversa a respeito da pergunta. Esta é uma forte indicação de inocência, porque ela não tem receio de discutir o tema e não está investigando por quê você faz a pergunta.
3. Não é surpreendente?: Como no exemplo acima, aqui você vai abordar o assunto, mas de uma forma geral. Nos permitirá uma grande percepção de culpa ou inocência da pessoa.
Exemplo de uso:
· Suspeita: Você desconfia que seu (sua) noivo (a) está saindo com outra (o)
· Pergunta incorreta: "Você está saindo com outra (o)?"
· Pergunta correta: "Olha que absurdo... Hoje minha (meu) amiga (o) Fulana (o) de Tal me contou que pegou seu (a) noivo (a) com outra (o). Não é impressionante como alguém consegue ser infiel e não ter receio de ser desmascarado?" Quaisquer respostas que demonstrem reações de embaraço, nervosismo ou constrangimento, seguidas de perguntas como: "Por que está me perguntado isso?", além de tentativas de mudança de assunto, demonstram grande carga de preocupação e culpa.
4. Atacando o ego da pessoa. Aqui vamos usar o ego da pessoa contra ela própria. Vamos dizer a ela que jamais seria capaz de confessar, pois está sendo 'pressionada' por outra pessoa à não dizer a verdade e que essa pessoa manda nela. Esta técnica é muito usada por policiais.
Exemplo de uso:
· Suspeita: Você tem quase certeza que Fulano (a) roubou sua empresa
· Pergunta incorreta: "Vai confessar que roubou minha empresa, ou não?"
· Pergunta correta: "Acho que já sei qual é o problema: Você não me diz a verdade porque alguém manda em você. Você não tem o poder para decidir isso. Tem outra pessoa por trás disso e você não quer 'ficar mal' com ela, não é?" O mais incrível é que geralmente as pessoas acabam confessando e se sentindo orgulhosas de ter feito isso.
5. Indução: Aqui está uma poderosa técnica. Particularmente, já utilizei e obtive ótimos resultados. Elabore uma pergunta que restrinja sua resposta a algo que a pessoa pense ser positivo, de forma que ela não se importe em responder sinceramente.
Exemplo de uso:
· Suspeita: Alguém viu seu (a) namorado (a) numa festa na noite passada.
· Pergunta incorreta: "Você andou fazendo festa escondido de mim?"
· Pergunta correta: "Ontem, você chegou em casa após as 24h, não foi?" Se a pessoa tiver ficado em casa, ficará livre para responder, mas se tiver, realmente saído, mesmo assim se sentirá a vontade em responder sinceramente, porque você deu a entender que já sabia e não havia problemas. O fato de a pessoa ter voltado para casa de madrugada não está em questão. O importante é que você conseguiu a resposta à verdadeira pergunta.
6. Bumerangue psicológico: Com esta técnica, você diz à pessoa que ela fez algo bom, e não mau. Assim, ela ficará, completamente livre para lhe dizer toda a verdade.
Exemplo de uso:
· Suspeita: Você suspeita que fulano (a) está roubando sua empresa.
· Pergunta incorreta: "Fulano (a), você anda me roubando?"
· Pergunta correta: "Ei, Fulano (a)! Acho que podemos nos tornar sócios muito ricos! Parece que você, ultimamente, tem 'passado à perna' em mim, mas está tudo bem. Nós podemos trabalhar juntos, seu (sua) espertinho (a)! Me conte mais sobre suas incríveis técnicas... Quero aprender tudo!" Você quer aparentar que está contente por saber o que a pessoa está fazendo. Ela não terá saída e vai se abrir para você.
Outro exemplo: (Utilizado em entrevistas para emprego)
· Suspeita: Você suspeita que o candidato à vaga oferecida mentiu sobre as informações em seu currículo.
· Pergunta incorreta: "Fulano (a), você andou colocando informações falsas em seu currículo?"
· Pergunta correta: "Fulano (a), nós dois sabemos que todo mundo inventa um pouco sobre seu currículo. Pessoalmente, acho que isso demonstra coragem, porque a pessoa não tem medo de assumir novas responsabilidades. Me diga, quais partes em que você foi mais criativo no seu currículo?"
7. Paranóia: Esta técnica de sugestão é muito poderosa e pode induzir a um estado temporário de paranóia na pessoa - principalmente se várias pessoas falarem a mesma coisa.
Exemplo de uso:
· Suspeita: Você suspeita que sua (seu) colega de trabalho está roubando o material de escritório da empresa
· Pergunta incorreta: "Fulana (o), você anda roubando o material de escritório?"
· Pergunta correta: "Fulana (o), acho que todo mundo já sabe sobre o material. Já reparou que, às vezes, eles ficam encarando você?" Se ela for mesmo culpada, vai se sentir encarada por todos e logo passará a aceitar a sugestão de que todos já estão sabendo do roubo. Você poderá verificar isso na sua expressão corporal de tensão e pavor, seguida de uma atitude de desconfiança diante das pessoas. Caso ela não seja culpada, não demonstrará nenhuma atitude e apenas vai achar que você está brincando com ela.
TÉCNICAS AVANÇADAS PARA REVELAR A VERDADE: OS TRUQUES DOS PROFISSIONAIS.
As técnicas abaixo devem ser usadas caso você esteja muito desconfiado da pessoa e ela se recusa a confessar.
Céu e inferno: Esta técnica cria uma espécie de fobia na pessoa e a única saída é confessar a verdade para você. Aqui usamos as forças que moldam o comportamento humano: Dor e o Prazer nos seus limites para nos revelar a verdade.
Exemplo de uso:
Se você acha que sua colega de trabalho está roubando o material de escritório da empresa. Você falaria: "Fulana, já sei da verdade. Sei também que você já está se arrependendo de ter feito isso. Podemos resolver isso agora. Você pode me contar tudo e esquecemos isso para sempre. Ninguém mais ficará sabendo e você continuará no seu emprego. Mas, pode escolher um caminho mais doloroso: Posso ir até nosso chefe e falar para ele. Você sabe que isso seria demissão na certa, não é? Além do mais sua imagem ficaria suja. Imagina todos seus colegas comentando sobre o que você fez? Portanto, para o seu bem, me confesse agora e terminamos com isso de uma vez por todas". Se vincularmos dor intensa e insuportável à idéia de mentir e prazer imediato à idéia de falar a verdade, ela só terá uma saída: falar a verdade!
Curto circuito: Com essa técnica você cria uma confusão mental na pessoa, enquanto implanta sugestões diretamente no inconsciente. Ela ficará confusa com a frase de abertura (estão em sublinhado nos exemplos abaixo) e entrará num leve transe enquanto você lança uma frase com comandos implícitos (estão em negrito) que serão completamente absorvidos pelo seu inconsciente.
Exemplo de uso:
"Fulano (a), você pode muito bem acreditar nas coisas que pensava que sabia, e, se você quer... dizer a verdade... ou... não quer dizer a verdade...a decisão é sua. Portanto, me... diga a verdade..., agora!" Essa sentença é registrada pelo inconsciente em sua totalidade. Os comandos, "dizer a verdade", "diga a verdade" (Muito importante: o inconsciente não registra uma negativa - o 'não') e "agora" são enviados diretamente para o inconsciente, sem a pessoa - a parte consciente - se dar conta e mostrar resistência.
Outro exemplo:
Fulano (a). Eu não quero que você diga nada, a menos que, realmente, queira. E entendo que você já esqueceu o que havia pensado em querer, não é? Se estiver pensando consigo mesmo algo como... eu quero dizer à você, então simplesmente... diga ... Quando perceber que... esta é a decisão certa...você... irá me dizer a verdade... agora!
Importante:
· Antes e depois do comando - que está em negrito - você deve dar uma pausa (...)
· Ao dar o comando, aumente um pouco a voz e utilize uma tonalidade descendente.
· Gesticule com as mãos ao dizer o comando.
Você também pode usar a técnica do curto circuito, com o intuito de apenas interromper a linha de raciocínio de uma pessoa. Utilize as frases abaixo quando quiser tomar o controle de uma conversa, ou temporariamente confundir a pessoa, enquanto você reúne seus próprios pensamentos. Abaixo você tem algumas frases que desenvolvi. Não esqueça de gesticular enquanto fala. Use com moderação. Se usar várias delas seguidas, poderá provocar uma forte confusão mental na pessoa.
· Porque você ainda acredita em algo que duvidava?
· Você, realmente, ainda acredita nas coisas que pensava que sabia?
· Você duvidaria menos se acreditasse mais nas coisas que imaginava que sabia?
· Você não lembra do que havia esquecido?
· Se acreditasse mais nas coisas que falou, duvidaria menos das coisas que escutou?
· Você acredita nas coisas que já sabia?
· Como pode acreditar nas coisas que pensa que sabia?
· Essa pergunta significa que você ainda duvida das coisas que imaginava serem verdadeiras, não é?
· Você acredita mesmo, que já sabia disso?
· Porque me perguntou algo que já sabia?
· Se você já acreditava nisso, porque pensou que têm dúvidas?
· Se você não esperava que eu acreditasse numa coisa dessas, porque me contou?
· Você está concordando com uma coisa que já sabia, não é?
· Como pode concordar de algo que acreditava ser mentira, antes mesmo de aceitar a verdade?
· Quanto mais você acredita nas coisas que duvidava, mais concorda com a possibilidade de que tudo não passou de uma grande mentira?
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