sexta-feira, 16 de novembro de 2012

VERSICULO DO DIA

"A MINHA alma espera somente em Deus; dele vem a minha salvação. Sl 62:1"


Conheça as verdades e os mitos sobre a combinação de cigarro e café pela manhã

    Consumir cigarro e café pela manhã todos os dias aumenta os danos à saúde. 

Para muitas pessoas é um ritual cotidiano. Elas afirmam que o cigarro e o café de manhã "têm sabor de glória". No entanto, os efeitos de consumir cafeína e nicotina no início do dia, são muito diferentes do que se acredita.

Em algumas pessoas a dependência à cafeína é tão forte que, ao consumi-la, elas não obtêm um benefício real com a primeira xícara de café, mas voltam a seus níveis básicos de alerta, segundo um estudo da Universidade de Bristol (UB) no Reino Unido.

"Parte da excitação prazerosa causada pela cafeína, consumida no começo da manhã, poderia provir do leve aumento da ansiedade que provoca", assinalou Peter Rogers, do departamento de psicologia experimental da UB.

Quem fuma imediatamente ao se levantar mostra níveis mais altos de nicotina em relação aos que esperam até o café da manhã para acender um cigarro, correndo assim mais risco de câncer de pulmão, segundo um estudo da Universidade de Penn State (EUA).

"Não sei começar o dia sem tomar uma xícara de café. Ela ‘recarrega minhas pilhas’ de manhã e seu aroma já começa a meestimular. Me aviva e levanta o ânimo. É a primeira coisa que faço, e não poderia passar sem tomá-la", diz Luis, um bancário de meia idade.

Ester, uma jovem profissional da publicidade que mantém um intenso ritmo de vida durante o dia todo, dorme com seu maço de cigarros na mesinha de cabeceira e acende um pouco depois de o despertador tocar. "O cigarro me inicia, o corpo pede. Preciso dele para começar a funcionar", afirma.

Para muitas pessoas, fumar e tomar café de manhã são atos quase reflexos, que consideram estimulantes e necessários. No entanto, as pesquisas nem sempre aprovam os supostos efeitos destas substâncias.

Ao contrário do que se acredita, o primeiro café realmente não nos aviva tanto como percebemos. A dependência à cafeína é tão forte que seus consumidores não obtêm um benefício real com a primeira xícara de café, segundo um estudo britânico.

Ao pesquisar 379 adultos com um consumo nulo/leve ou médio/alto de cafeína e quem não a tomou durante 16 horas, os pesquisadores da Universidade de Bristol comprovaram que os “viciados em café” desenvolvem uma tolerância aos efeitos estimulantes da cafeína, por isso que a substância só os devolve a seus níveis básicos de alerta, mas não os eleva.

A primeira xícara

"Embora os consumidores frequentes se sintam despertados ao ingerir a cafeína de manhã, essa sensação na realidade consiste em uma inversão dos efeitos fatigantes da abstinência aguda", segundo os psicólogos.

Então, o verdadeiro estímulo que os consumidores de café percebem, chegaria com a segunda xícara da manhã? Os pesquisadores ainda não o averiguaram, mas o que se sabe é que "parte da prazerosa excitação causada pela cafeína, poderia provir do leve aumento da ansiedade que provoca", assinalou Peter Rogers, do departamento de psicologia experimental de Bristol e diretor da pesquisa.

De acordo com outro trabalho, o cigarro pela manhã é o mais nocivo de todos os fumados durante o dia. As pessoas que costumam fumar imediatamente ao se levantar mostram níveis mais altos de nicotina que quem espera até o café da manhã para acender um cigarro, de acordo com um estudo de cientistas da Universidade de Penn State, nos Estados Unidos, que mediram os níveis de um subproduto nicotínico que reflete o risco de desenvolver um câncer pulmonar.

Por outro lado, as pessoas que costumam esperar para fumar meia hora depois de levantar mostram níveis mais baixos desta substância química denominada cotinina, independentemente do número de cigarros fumados.

"Quem fuma ao se levantar, uma conduta classificada como de alta dependência, deve usar estratégias mais intensivas que outros fumantes para deixar o hábito de forma sustentada ou permanente", assegurou o professor Joshua Muscat, que dirigiu o estudo.

Segundo os pesquisadores, o aumento do risco de câncer não se deve ao fato de consumir um cigarro na primeira meia hora do dia, mas sim porque este comportamento mostra que quem precisa fumar logo ao começar o dia apresenta uma forte dependência psicológica e física do tabaco e fuma mais cigarros.

A influência das línguas estrangeiras no sucesso profissional

Descubra porque as empresas consideram imprescindível saber outros idiomas

a influencia das linguas estrangeiras no sucesso profissional A influência das línguas estrangeiras no sucesso profissional

A importância do conhecimento em línguas estrangeiras para uma boa colocação no mercado de trabalho é um tema bastante repetido, mas este argumento não é apenas formalismo das empresas contratantes, cursos pré-vestibulares, profissionalizantes e preparatórios para concursos diversos.
Esta cobrança sobre saber línguas estrangeiras acompanha a necessidade do acesso à informação mundial para qualificação profissional.

As empresas querem ter profissionais que não tenham limitações para realizar estágios, cursos ou participar de congressos que sejam exterior ou ministrados por estrangeiros, que tenham potencial de assumir vagas em outros países em caso de internacionalização da empresa e que possam comunicar-se com pesquisadores e profissionais estrangeiros e acessar seus conteúdos escritos na língua original.Um profissional com conhecimento em línguas estrangeiras, além do acesso às redes de informação que proporcionam adquirir conhecimentos capazes de fomentar a inovação, consegue ter um enriquecimento cultural maior e um repertório criativo mais amplo, por tirar melhor proveito de filmes, livros, músicas, conteúdos de rádios e de redes de televisão estrangeiros.
Para a maioria das empresas saber outro idioma não é mais um diferencial, e sim, formação imprescindível.
Porém, quem não conhece nenhuma outra língua que não seja a sua nativa, não precisa se alarmar completamente, pois mesmo o conhecimento de outro idioma sendo fundamental, nos processos seletivos as características e habilidades comportamentais ainda valem mais, pois, para os recrutadores e gestores, é mais fácil estimular a busca por este conhecimento do que mudar postura de relacionamento interpessoal.

O conhecimento de idiomas do brasileiro

De acordo com a pesquisa realizada pela Catho, empresa que divulga currículos e vagas na internet, a língua inglesa é a mais requisitada pelo mercado, uma vez que 80% das entrevistas em idioma estrangeiro são realizados neste idioma. A segunda língua mais utilizada nas entrevistas é o espanhol, com 13%.
Apesar da relevância do conhecimento da língua inglesa, a pesquisa da Catho mostra que a maioria das pessoas não está plenamente habilitada:
  • 11% dos entrevistados conseguem se comunicar sem dificuldade em inglês;
  • 3,4% destes profissionais que conseguem se comunicar sem dificuldade conseguem falar e entender fluentemente sobre qualquer assunto em inglês;
  • 12,4% dos entrevistados disseram que falam, escutam e escrevem com alguma dificuldade sobre assuntos cotidianos e específicos da área;
  • 24,9% dos entrevistados leem textos e escutam conversas simples, falam e escrevem frases básicas em inglês;
  • 28,2% dos entrevistados não falam nem escrevem, mas conseguem ler ou ouvir textos ou conversas simples;
  • 23,5% dos entrevistados disseram que não têm conhecimento no idioma.
A pesquisa revela também que quanto mais altos os cargos, maior o nível de fluência em idiomas estrangeiros. Porém deve-se ressaltar que os estagiários e treinees superaram em conhecimento de idiomas alguns níveis hierárquicos superiores, como os assistentes e auxiliares.
“Esse crescimento de estagiários e trainees que possuem fluência em outros idiomas é um reflexo de jovens de uma nova geração que já se preocupam com o futuro e se preparam para uma ascensão mais rápida no mercado”, afirma o diretor de Marketing da Catho, Adriano Meirinho.

Esforçar-se e não deixar os bloqueios psicológicos de aprender uma língua tardiamente atrapalharem sua busca por conhecimento pode significar uma mudança extremamente positiva no seu futuro profissional.O conselho dos especialistas em recursos humanos para quem está na dúvida sobre quanto investir no aprendizado de qual língua, é que o profissional deve procurar obter o conhecimento pleno do inglês antes de aprender outro idioma.

10 passos para o sucesso profissional

Tudo o que você precisa saber para alcançar o sucesso profissional

10 passos para o sucesso 10 passos para o sucesso profissional
Seja uma profissional de destaque no mercado de trabalho e conquiste o sucesso investindo em você mesma. Conheça os 10 passos para o sucesso profissional e coloque todos eles em prática.

2. Explore seus pontos fortes:
 Além de saber quais são suas limitações, é preciso que você saiba quais são seus maiores talentos e habilidades. Descobrir seus pontos fortes e usá-los na prática a seu favor aumenta suas chances de se destacar na vida profissional.1. Tenha objetivos:
 O primeiro passo para alcançar o sucesso profissional é fazer um planejamento da sua carreira. Analise, pesquise, procure informações sobre a área em que deseja atuar. Sabendo mais sobre o caminho que você deseja seguir, fica mais fácil definir seus objetivos. Depois, trace metas de curto, médio e longo prazos e estimule prazos para alcançar cada uma delas.
3. Reavalie suas metas: Sempre que necessário, reavalie seu planejamento e faça as adaptações necessárias conforme as mudanças do mercado, mas sem perder o foco.
4. Busque capacitação: O mercado de trabalho muda constantemente e é preciso estar atenta para saber quais habilidades são necessárias para alavancar sua carreira. Procure cursos de seu interesse, investir em qualificação certamente conta pontos positivos na hora de uma contratação e abre portas para as promoções.
5. Seja flexível: As empresas procuram profissionais que saibam aceitar as diferenças entre pessoas e estejam preparados conviver com situações inusitadas. É o famoso “jogo de cintura”. Às vezes, tomar decisões e agir de maneira diferente, fugindo do convencional, cedendo e se adaptando às situações pode proporcionar novas experiências. Mas lembre-se de manter o equilíbrio.
6. Saiba trabalhar em equipe: Saber realizar um bom trabalho com outras pessoas é uma das características indispensáveis para o sucesso profissional. Mantenha um bom relacionamento com os colegas de trabalho, exponha suas idéias e saiba ouvir o que os outros têm a dizer.
7. Destaque-se: Use a criatividade e tenha idéias inovadoras. Demonstre interesse em aprender coisas novas, apresente soluções e busque os melhores resultados. Tenha atitudes positivas, pense em como ajudar outros com seus conhecimentos, seja uma pessoa com quem todos podem contar.
8. Mantenha uma boa rede de relacionamentos: Ter bons contatos é essencial, é uma boa chance de se fazer notar no meio profissional e ainda conhecer pessoas interessantes. Guarde os cartões de visita que recebe, mantenha os e-mails das pessoas conhecidas sempre atualizados, utilize os recursos que a internet oferece, como as redes sociais.
9. Use o marketing pessoal: Aprenda a vender a sua imagem em benefício da sua própria carreira. Mostre seu valor pessoal e suas qualidades dando bons exemplos no dia-a-dia. Demonstre eficiência, interesse, iniciativa, persistência e motivação. Atraia a atenção das pessoas, seja interessante.
10. Encare os novos desafios: Aceite os desafios e aproveite para mostrar sua competência quando precisar realizar uma tarefa que exige maior responsabilidade ou diferente das que está acostumada. Na vida profissional, quem demonstra confiança em si mesmo tem muito mais chances de se destacar.

6 passos para se tornar uma líder no trabalho

Saiba como desenvolver suas habilidades de liderança e conquistar ainda mais sucesso em sua carreira

seja uma lider no trabalho 6 passos para se tornar uma líder no trabalho
liderança é um talento muito procurado pelas empresas em seus funcionários e futuros funcionários. Enquanto há quem acredite que determinadas pessoas já nasçam com esse talento, outros crêem que é uma habilidade que pode ser aprendida e desenvolvida ao longo da vida.
Independente de ser um talento nato ou uma habilidade adquirida, é fato que as empresas procuram profissionais que são capazes de exercer a liderança no trabalho. E para atender às expectativas do mercado profissional e se tornar uma líder no trabalho, é preciso seguir alguns passos

1. Responsabilidade

Seja responsável no exercício da sua atividade. Cumpra com seus prazos e metas e sempre faça o que prometeu fazer. Trate com a devida importância cada tarefa que for deixada sob sua responsabilidade.


Desenvolva suas ferramentas de comunicação, pois quando todos estão bem informados no ambiente de trabalho e a comunicação flui, os resultados melhoram e consequentemente, a satisfação dos funcionários. Equipe mal informada acaba levando a fofocas e informações erradas, que podem ser ruins não só para a empresa, mas para as pessoas da empresa em geral.
2. Comunicação

3. Relacionamento com pessoas

Invista em ter um bom relacionamento interpessoal, este é um dos princípios básicos da liderança. Se você busca o desenvolvimento da sua liderança, procure conhecer melhor as pessoas ao seu redor no trabalho, ter empatia para compreender e respeitar os limites e dificuldades de cada um. Além da sua capacidade de se relacionar, você deve também encorajar seus companheiros a desenvolver essa habilidade para melhorar o relacionamento no trabalho.

4. Foco

É importante ter discernimento para decidir o que deve ser o foco do seu trabalho em cada momento. Aprimore sua capacidade de concentração para se dedicar totalmente às tarefas que necessitem de mais atenção. Uma verdadeira líder no trabalho precisa esta atenta a resultados e quando precisar cobrar outros companheiros de trabalho, não deve hesitar em fazer esta cobrança, pois isso faz parte da liderança.

5. Decisões

Um bom líder deve saber quais as decisões certas a tomar e assumir a responsabilidade sobre elas. Mas isso deve ser feito mantendo em mente a humildade, pois haverá momentos em que decisões precisão ser tomadas em grupo ou que você precisará de aconselhamento de outros ao seu redor para optar pela melhor alternativa.

6. Discurso

Um grande erro de chefes que não são bons líderes é pregar um tipo de atitude e não seguí-lo, perdendo totalmente a credibilidade de seus funcionários. Líderes fazem, não apenas prometem, dão o exemplo e praticam seu discurso.
Você pode ser uma grande líder independente da posição que ocupa em uma empresa. Ser gerente ou proprietária de uma empresa não te colocará imediatamente como uma líder, mas espera-se destes cargos a busca de atitudes dignas de uma líder. Portanto, se deseja incluir este aspecto positivo na sua vida profissional, desenvolva suas habilidades de liderança e conquiste ainda mais sucesso em sua carreira.

Síndrome de burnout: uma ameaça à vida profissional

A doença é mais um dos males da vida moderna ligados ao estresse

burnout Síndrome de burnout: uma ameaça à vida profissional
Ao contrário do que muitos pensam, estresse não é bobagem e muito menos moda. Sabemos que o trabalho, as obrigações diárias necessitam de muita energia e acabam rompendo como nosso equilíbrio interno e a capacidade de suportar altas cargas emocionais, são os chamados eventos estressores. Tais eventos da vida profissional se misturam com os da pessoal, sendo acompanhados ainda de todas as exigências, responsabilidades, competitividade e necessidade de constante aprendizado que são necessários para garantir estabilidade.
Estresse em pequenas quantidades pode ser até benéfico porque estimula a liberação de adrenalina pelo organismo, mas é ameaçador quando desencadeia doenças em aspectos físicos e também psicológicos. Hipertensão arterial, gastrites ou úlceras, obesidade, câncer, sinais de tensão pré-menstrual, são alguns exemplos, assim como ansiedade, raiva, indiferença, depressão, desânimo e em casos mais sérios e avançados, surtos psicóticos ou crises neuróticas.

síndrome de burnout é definida como um desgaste emocional extremo que vai além do estresse em decorrência do excesso de preocupações, frustrações, atribuições e das pressões do trabalho. Um dos agravantes dessa situação é limitação que a sociedade impõe às pessoas, estabelecendo limites que as impedem de demonstrar seus sentimentos, fazendo com que sejam prisioneiras do politicamente correto.Como se não bastassem tantos prejuízos à saúde trazidos pelo estresse, a vida moderna tão agitada nos apresenta mais uma doença que, embora estudada nos Estados Unidos desde os anos 70, é muito mais evidente nos dias de hoje. É a síndrome de burnout, que surge no ambiente de trabalho atacando principalmente os profissionais que trabalham demais e aqueles que interagem constantemente e de forma ativa com outras pessoas, a exemplo de médicos, enfermeiros e professores, entre tantos outros.
O termo burnout origina-se da língua inglesa e literalmente quer dizer queimado, esgotado. Ou seja, o estresse consome a pessoa tanto no emocional quanto fisicamente. Engana-se quem pensa que a síndrome atinge os trabalhadores menos motivados com o trabalho, pelo contrário, ela ataca justamente aqueles mais envolvidos e que investem no trabalho, porém estes apresentam menor capacidade de lidar com a situação.

Sintomas do burnout

Os sintomas iniciais do aparecimento da doença caracterizam-se pela exaustão emocional e um sentimento de incapacidade, a pessoa sente que não pode dar mais de si no trabalho. Por isso mesmo, os trabalhadores mais motivados reagem ao desequilíbrio trabalhando mais ainda na tentativa de obter resultados satisfatórios, e é aí que o quadro da doença tende a se agravar e atitudes negativas como uma aparente insensibilidade e um certo cinismo em relação aos colegas de trabalho são os sinais mais evidentes.
E os sintomas do burnout, tanto os físicos como os comportamentais não se limitam a atingir apenas quem está sofrendo da doença. Eles se estendem aos que convivem com a pessoa, que acabam sendo afetados também já que em estágio mais avançado, a pessoa apresenta dificuldades em se adaptar à organização do ambiente de trabalho e em realizar tarefas. Assim como existe a idéia de fracasso, a pessoa sente que não está realizada na vida pessoal e também profissional.
Algumas empresas estão se conscientizado de que o burnout é uma ameaça para o rendimento dos trabalhadores e por isso investem em iniciativas para garantir a seus funcionários um ambiente de trabalho sadio. Oferecem por exemplo, plano de saúde e durante o expediente, ginástica para aliviar o estresse.
Portanto trabalhador, fique atento. Observando que o desgaste emocional e os sintomas descritos estão afetando sua vida profissional e pessoal, procure orientação médica. Uma análise de um especialista é essencial para diagnosticar quando o estresse ultrapassou os limites e está virando doença.

Síndrome da fadiga crônica

Sensação de desânimo e incapacidade de executar as tarefas mais básicas da rotina são sinais para procurar um médico

sindrome fadiga cronica Síndrome da fadiga crônica
Aquela sensação de cansaço que não vai embora mesmo depois de um final de semana inteiro bem dormido pode ter razões como estresse, sedentarismo ou deficiência de nutrientes no organismo, mas também pode ser a síndrome da fadiga crônica.
Diferentemente do cansaço comum, a síndrome da fadiga crônica (SFC) é uma condição persistente, que pode ter longa duração e geralmente é acompanhada de outros sintomas que prejudicam o desempenho da pessoa em vários aspectos: desânimo, dificuldade de concentração e fraqueza muscular são alguns deles.

Na maioria das vezes, a doença se instala depois de algum processo infeccioso como gripe, resfriado ou sinusite. Entretanto, por razões desconhecidas, a infecção vai embora, mas permanecem os sintomas de indisposição, fadiga e fraqueza muscular. Tais sintomas até melhoram, mas periodicamente voltam e podem durar por longos períodos.Portanto, se você já acorda cansada, tem dificuldade para se recuperar de atividades físicas, por mais simples que elas sejam, sente esgotamento físico e mental constantemente, dores musculares, dor de cabeça, infecções recorrentes, variações de humor, baixa imunidade, sono irregular, ansiedade e distúrbios gastrintestinais frequentes, é hora de consultar um médico.
De acordo com uma pesquisa do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, nos EUA, mulheres acima de 40 anos são quatro vezes mais propensas a ter a doença por causa das típicas alterações hormonais dessa fase.

Apesar de não ter cura, os sintomas da síndrome podem ser reduzidos em até 60% com terapias. O tratamento para síndrome da fadiga crônica inclui atividade física, remédios e acompanhamento psicológico. O acompanhamento de um especialista é importante, pois se não for tratado, o cansaço crônico pode até resultar em depressão.As causas da síndrome da fadiga crônica são desconhecidas e seguir um estilo de vida agitado pode não ser o único agravante do problema. A exaustão pode ter explicação física, mental, emocional ou ainda sinalizar várias doenças. Por isso, cabe ao médico conversar com o paciente e analisar todos os aspectos possíveis para chegar ao diagnóstico.

Sintomas da síndrome dos ovários policísticos

Menstruações muito espaçadas são o principal sinal de alerta para as mulheres

sintomas ovarios policisticos Sintomas da síndrome dos ovários policísticos
A sindrome dos  ovários policisticos causa um desequilíbrio hormonal no organismo feminino, aumentando a produção de hormônios masculinos, chamados andrógenos. Toda mulher produz esses hormônios, mas quando estão presentes em maior quantidade no organismo feminino, interferem no processo de ovulação e tornam maiores as possibilidades do aparecimento de cistos no ovário.
diferença entre cistos no ovário e ovários policísticos está no tamanho e no número de cistos. Na síndrome dos ovários policísticos, existem pequenos cistos em grande quantidade. Já os cistos de ovário são únicos e maiores.

Ter alterações menstruais ao longo dos anos é comum, a diferença é que muheres com ovários policísticos têm apenas dois, três ou quatro episódios menstruais por ano.Um dos principais sintomas da síndrome dos ovários policísticos é a irregularidade menstrual. As mulheres que sofrem com esse problema ovulam com menor frequência e por isso, a menstruação pode aparecer a cada dois, três meses.
Entre os sintomas dos ovários policísticos está também o ganho de peso. Mulheres que apresentam essa síndrome devem ter cuidado, pois as alterações no ponteiro da balança estão relacionadas com maior chance de desenvolver problemas vasculares, diabetes e hipertensão arterial.
Problemas na pele como acne, espinhas e excesso de oleosidade também são características do problema. Além disso, a mulher pode notar o aumento de pelos no rosto, nos seios e abdômen.
Além das mudanças internas no funcionamento do organismo e das transformações externas que incomodam as mulheres, a síndrome dos ovários policísticos pode interferir na saúde reprodutiva. Como muitas mulheres com essa síndrome não têm ovulação regular, isso faz com que muitas delas tenham dificuldade para engravidar e pode elevar as chances de abortos espontâneos.
No entanto, isso não quer dizer que mulheres que têm ovários policísticos não engravidem nunca. O tratamento indicado é feito com um medicamento via oral que induz a ovulação. Grande parte das mulheres responde bem ao tratamento e consegue engravidar.
Ter ovários policísticos também não significa que seja permitido dispensar os métodos de prevenção, como a pílula anticoncepcional e a camisinha. Muitas mulheres pensam que não podem engravidar devido ao problema e por descuido, acabam engravidando sem planejamento.

Sintomas da TPM

Saiba quais são os sintomas da TPM que tiram muitas mulheres do sério todos os meses

sintomas da tpm 150x150 Sintomas da TPM
São somente três letrinhas aparentemente inocentes, mas que tiram muitas mulheres do sério e são motivo de pânico para os homens todos os meses.
Quando a menstruação se aproxima, lá vem ela, a terrível TPM. Apesar de não ser unanimidade entre as mulheres, grande parte delas sabe explicar como é suportar todo mês essa tortura.
tensão pré-menstrual pode aparecer até duas semanas antes da menstruação e com ela, diversos sintomas que causam um enorme desconforto e podem até afetar a rotina diária das mulheres. Nesse período, as alterações nos níveis hormonais provocam transformações principalmente do humor feminino. Algumas mulheres ficam a beira de um ataque de nervos, outras ficam abaladas emocionalmente ou com uma fome incontrolável.

Por isso, invista em uma dieta com alimentos que forneçam proteína, magnésio, cálcio e principalmente vitamina B6, que ajuda a eliminar as toxinas e ameniza alguns sintomas da TPM. Inclua carnes, grãos integrais, banana, batata e lentilha na sua dieta.Existem mais de 120 sintomas da TPM, tanto físicos, como emocionais e comportamentais. O estresse e a má alimentação estão na lista dos fatores que podem tornar os sintomas da TPM mais intensos.

Transtorno bipolar: sintomas e tratamento

Saiba mais sobre a doença que provoca oscilações no humor

transtorno bipolar 1 Transtorno bipolar: sintomas e tratamento
transtorno bipolar é uma doença caracterizada por variações extremas do humor da pessoa intercaladas com períodos de normalidade. Ou seja, ocorrem oscilações normais como estados de alegria e tristeza ou até mesmo mudanças mais bruscas como euforia e depressão.
Muitas vezes, o transtorno bipolar é confundido com alterações de humor momentâneas que podem ser causadas por dificuldades do dia a dia, mas que tendem a desaparecer assim que as dificuldades são resolvidas.


Os
 sintomas do transtorno bipolar se manifestam através da mudança súbita de comportamento eufórico para depressivo ou vice-versa.Sintomas do transtorno bipolar

Como o senso crítico e a capacidade de avaliação da pessoa ficam prejudicados, ela acaba não percebendo essas oscilações de humor. Conheça os principais sintomas apresentados na fase de euforia e na fase de depressão da doença.

Sintomas na fase de euforia

  • Alegria duradoura e exagerada;
  • Sensação de ter poderes especiais, grandeza e poder;
  • Otimismo e autoconfiança exagerados;
  • Irritabilidade e impaciência;
  • Pensamentos acelerados e tagarelice;
  • Distração fácil;
  • Insônia;
  • Agitação, inquietação física e mental;
  • Aumento do desejo sexual;
  • Em casos mais graves: delírios e alucinações, abuso de álcool e drogas, ideias de suicídio, desinibição exagerada e comportamentos inadequados.

Sintomas na fase de depressão

  • Irritabilidade, desespero;
  • Falta de sentimentos de prazer e alegria na vida;
  • Tristeza, humor melancólico, angústia ou sensação de vazio;
  • Desânimo, preguiça, falta de energia física e mental, cansaço;
  • Pensamentos negativos, pessimismo, idéias de culpa, fracasso;
  • Sentimentos de insegurança, medo, baixa auto-estima;
  • Perda ou aumento de apetite ou peso;
  • Insônia ou dormir demais sem se sentir repousado;
  • Depressões graves, alucinações ou delírios;
  • Falta de interesse, iniciativa;
  • Em casos mais graves: dores ou sintomas físicos que não se explicam por outras doenças, ideias suicidas.

Tratamento para transtorno bipolar

tratamento para transtorno bipolar mais indicado é feito com medicamentos e psicoterapia. Um diagnóstico feito por um terapeuta controla as mudanças bruscas de comportamento e alivia os sintomas.
A presença da família é muito importante para ter um bom conhecimento da doença e do tratamento. Assim, o paciente se sentirá mais seguro e a sensação de apoio e compreensão serão importantes no relacionamento familiar, aumentando a possibilidade de uma vida com qualidade e produtiva.
É importante lembrar que muitas pessoas não percebem que possuem transtorno bipolar, por isso se apresentar alguns dos sintomas com freqüência, procure o médico para poder diagnosticar e solucionar o problema através de tratamentos.

Transtorno alimentar noturno

Angústia e ansiedade podem desencadear o transtorno alimentar noturno, responsável por assaltos noturnos à geladeira

transtorno alimentar noturno 150x150 Transtorno alimentar noturno
Uns preferem fechar a boca antes de dormir, outros fazem apenas uma refeição leve. Mas há ainda quem não dispense um bom prato de comida e uma sobremesa. Em alguns casos, o hábito pode ser um distúrbio, que precisa ser tratado. Quem sofre deste mal geralmente come pouco durante o dia e assalta a geladeira à noite. Angústia e ansiedade são alguns dos fatores que podem desencadear o transtorno alimentar noturno.
Quando a vontade de comer aperta, a pessoa sente necessidade de comer qualquer coisa que faça volume e busca nos alimentos uma forma de aliviar suas tensões ou necessidades afetivas. E a síndrome do comer noturno não atinge apenas quem está acordado. Muito têm a crise durante o sono, levantam de madrugada, comem e só percebem o que aconteceu no dia seguinte, ao encontrarem vestígios de comida ao lado da cama ou quando são avisados por outras pessoas.


Descoberto o
 transtorno alimentar noturno, é hora de tratá-lo. A terapia cognitiva e a terapia comportamental são as mais indicadas, Em alguns casos, recomenda-se o uso de medicamentos antidepressivos e reguladores de sono, principalmente quando ocorre o declínio de humor.O transtorno alimentar noturno tem tratamento?

Uma boa dica de como controlar o transtorno alimentar noturno é trocar a vontade de comer por coisas que dêem prazer. Um bom banho, uma saída e até exercícios físicos podem ajudar. Entretanto, se a crise bater e for difícil resistir, faça da geladeira sua aliada.
A dica é consumir alimentos balanceados como em todas as refeições diárias. O ideal é que todos os nutrientes como carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e minerais sejam equilibrados de acordo com as necessidades da pessoa.
Como o metabolismo fica mais lento à noite, é preferível consumir frutas, carboidratos integrais (pão integral, arroz integral, cereais integrais), proteína magra (peite de frango e peixes de carne branca), iogurte natural desnatado, legumes, verduras e água de coco. As frutas mais indicadas são maçã, mamão, pêra, abacaxi, uva e morango. A refeição deve ter uma boa variedade de legumes e verduras, no mínimo de quatro cores diferentes. Alimentos gordurosos, pão francês, arroz branco, biscoitos, fritura e o consumo de doces em excesso devem ficar fora do cardápio noturno.
Uma má alimentação também interfere na qualidade do sono. Bebidas alcoólicas e alimentos que contém cafeína, como chá preto, mate e chocolate, são estimulantes e podem atrapalhar o sono. Quanto ao horário, especialistas recomendam que, se a pessoa for jantar, espere três horas antes de ir para a cama. Se fizer um lanche leve, por exemplo, não há problema em ir dormir logo em seguida.

Transtorno de evitação alimentar pós-cirúrgica

A restrição excessiva da ingestão da alimentação leva a situações de risco para o paciente

transtorno de evitacao alimentar pos cirurgica Transtorno de evitação alimentar pós cirúrgica

Tem crescido a busca pela cirurgia bariátrica em pacientes com obesidade mórbida e até mesmo para algumas pessoas que não estão dentro dessa classificação, mas que acabam se submetendo a esse processo como forma de “resolver” o seu problema com o peso até então sem sucesso.
A cirurgia bariátrica e metabólica são técnicas com respaldo científico destinadas ao tratamento da obesidade, e doenças associadas ao excesso de gordura corporal ou agravadas por ele.
O Brasil é o segundo país do mundo no número de cirurgias bariátricas realizadas, sendo que aproximadamente de 10 a 15% desses pacientes, depois de alguns anos recupera todo o peso perdido na cirurgia, retornando ao peso inicial.

Alguns pacientes que se submetem a cirurgia apresentam uma grande perda de peso rapidamente, em função da restrição alimentar voluntária, por um medo crescente de ganhar novamente peso. Esse processo vem associado a muita ansiedade e insatisfação com a imagem corporal.Porém mesmo com esse avanço no tratamento da obesidade também tem crescido o aparecimento de outras patologias associadas a essa intervenção, como postsurgical eating avoidance disorder ou transtorno de evitação alimentar pós-cirúrgica, em português.
Muitas pessoas partem para a cirurgia sem estarem preparados emocionalmente para as mudanças que ocorrerão no pós-cirúrgico, mesmo tendo passado por profissionais habilitados para a liberação para esse procedimento. Isso se dá pelo fato de não ser exigido que os pacientes se submetam ao tratamento psicológico e nutricional de pelo menos seis meses antes, para que possam realizar mudanças significativas e/ou permanentes na sua relação com a alimentação.
É frequente pacientes relatarem que sabem tudo sobre o processo, que estão conscientes de que não poderão comer em excesso, ou mesmo que sabem as mudanças na imagem corporal que irão ocorrer e se acham preparados para enfrentar sem problemas essas situações.
Porém o que vemos no pós-cirúrgico são muitas pessoas com medo de perderem o controle alimentar, sofrem muito por não conseguirem comer como antes, comem escondidos mesmo que passem mal ou sintam dores, ficam assustados com a nova imagem corporal, o excesso de pele resultante do emagrecimento
Desta forma é importante estarmos alertas, pois a cirurgia bariátrica é um processo inicial da perda de peso, mas que não assegura a manutenção do corpo magro, nem a eliminação do desejo de comer.
Quando submetidos a um processo de mudança alimentar, desenvolvendo comportamentos assertivos como comer nos horários adequados, alimentos saudáveis, a prática de exercícios físicos regulares, o equilíbrio emocional, melhor aceitação da imagem corporal, a possibilidade dos resultados pós-cirúrgicos serem satisfatórios é maior e melhor no ponto de vista geral da saúde do paciente.

Reeducação alimentar

A mudança dos hábitos alimentares é o segredo para perder peso, fugir do efeito sanfona e ter uma vida mais saudável

reeducacao alimentar 300x200 Reeducação alimentar
É possível ficar de bem com a balança e ter uma vida normal, sem deixar de consumir os alimentos que gosta. Com simples mudanças de hábitos, podemos fazer uma reeducação alimentar e ter uma vida mais saudável. O importante é aprender a consumir os alimentos de uma forma equilibrada e sem exageros.
Pessoas que possuem hábitos alimentares errados, horários desregulados para as refeições e consomem alimentos nada saudáveis exageradamente, ficam com o organismo desestabilizado. Isso acaba prejudicando a saúde, podendo ocasionar problemas como colesterol, hipertensão e até mesmo o sobrepeso. Mas para evitar o surgimento destes problemas, a mudança dos hábitos alimentares e certos comportamentos devem ser feitos imediatamente com uma reeducação.


Com a
 reeducação alimentar não é preciso apenas comer frutas, verduras e legumes. Podemos comer tudo o que desejamos, mas de uma forma controlada e em pequenas porções.O que é reeducação alimentar?

reeducação alimentar nada mais é que adotar uma rotina regular, obedecendo aos horários corretos das refeições e controlar certos vícios e exageros. Além de melhorar a qualidade de vida e a saúde, reeducar os hábitos alimentares ajuda a perder os quilinhos extras e fugir daquele engorda-emagrece provocado pelo efeito sanfona.
Mas para que a reeducação alimentar tenha resultados, o processo deve ser acompanhado com orientação de um nutricionista, pois para cada um há uma forma adequada de alimentação, principalmente quando surgem problemas de saúde e o sobrepeso.
1

Dicas para fazer reeducação alimentar

Algumas dicas simples e que podem ser colocadas em prática no dia a dia ajudam a reeducar o organismo, como por exemplo, consumir de oito a dez copos de água por dia, evitar ao máximo comidas industrializadas e fast-food, substituir ou diminuir o consumo de refrigerantes e bebidas alcoólicas por sucos naturais, consumir em quantidades pequenas doces, frituras, carnes gordas, queijos amarelos, manteiga e praticar exercícios com frequência.
Para comer sem engordar e combater o excesso de peso, o é essencial fazer até cinco refeições moderadas ao dia, dando intervalos de duas a três horas. Caso sinta fome durante esse tempo, nos intervalos das refeições troque os lanches pesados e alimentos industrializados por alimentos leves e saudáveis como, frutas, verduras e cereais.

Acabe de vez com os hábitos alimentares prejudiciais

Aprenda truques simples que vão ajudar você a comer melhor

habitos alimentares prejudiciais Acabe de vez com os hábitos alimentares prejudiciais
Ter bons hábitos alimentares é essencial para manter a saúde e a boa forma. Entretanto, isso não significa apenas fazer uma dieta e nem ter uma alimentação cheia de restrições. Pequenas mudanças nas atitudes em relação à comida podem fazer muita diferença ao longo da vida. O resultado pode ser sentido na balança, mas também em disposição e mais energia para encarar o dia-a-dia.
Comer em frente à TV, enquanto dirige, andando pela rua ou em pé, significa que provavelmente você não está prestando muita atenção no que e no quanto está comendo. Outro hábito alimentar muito comum é passar o dia petiscando.

O segredo está em consumir alimentos nutritivos. Prefira frutas, cereais, iogurtes, sucos ou quaisquer outros alimentos de baixa caloria e fáceis de consumir. Além disso, é preciso reservar alguns minutos para a refeição e não se esquecer de fazer uma boa mastigação.Se você comete alguns destes dois erros, corre o risco de acabar comendo demais. Fazer pequenos lanches entre as refeições é uma ótima estratégia para não ter muita fome na hora das refeições principais. Mas atenção: não vale beliscar salgadinhos, biscoitos, frituras ou se acabar nos doces e refrigerantes.
Quem tem uma rotina agitada, geralmente não tem muito tempo para cozinhar e, por isso, acaba recorrendo aos alimentos semiprontos e congelados. Se este é o seu caso, não se sinta culpada. Esses tipos de alimentos realmente podem ser prejudiciais à saúde, já que são fontes de gordura, açúcar, sal e calorias em excesso.

Compare os rótulos. Verifique as informações contidas nas embalagens para encontrar as opções mais saudáveis. Prefira os alimentos com mais fibras, menos teor de sal e baixas calorias.No entanto, se não houver outra opção, o jeito é ser esperta na hora de escolher.
Por fim, outra dica para acabar de vez com os hábitos alimentares prejudiciais é evitar descontar raiva, tristeza ou frustrações na comida. Pode ser reconfortante no momento, mas o resultado deste comportamento pode aparecer bem depois, e na balança. Comer tudo o que estiver pela frente não vai resolver seus problemas.
Portanto, pense bem antes de abrir a geladeira. Antes de atacar descontroladamente todas as guloseimas possíveis, tente outra estratégia. Sair de casa para dar um passeio, ver um filme ou conversar com um amigo são medidas mais saudáveis.

Acabe com o mau hálito

Evite momentos constrangedores causados pelo mau hálito

acabe mau halito Acabe com o mau hálito
A halitose, também conhecida como mau hálito, é um problema que atinge cerca de 40% da população. Mais de 80% dos casos se originam na própria boca. Possuímos mais de 600 tipos de bactérias, muitas delas capazes de produzir o odor após a metabolização de alimentos que ficam depositados nestas regiões.
A causa deste problema pode acontecer por diversos motivos. Entre eles destacam-se a gengivite, higiene bucal inadequada, ingestão de certos alimentos, tabacos ou bebidas, boca seca ou até mesmo doenças como o câncer ou diabete.


Para começar, é indispensável um bom controle da higiene dos dentes e da língua. São medidas fundamentais.
Mas como eliminar o mau hálito?

Cuidar da alimentação, evitando alimentos que ressecam a boca, principalmente álcool, já pode amenizar o problema do mau hálito. Gomas de mascar sem açúcar e gargarejos com anti-sépticos orais também podem ajudar.
Inclua fibras em sua dieta e como sempre, a água é uma ótima aliada. Tome no mínimo 2 litros de água por dia. Mas não adianta apenas mascarar o problema, é válido procurar um especialista para analisar a origem da halitose , assim, poderá fazer o tratamento adequado para a solução mais rápida e eficaz.
Outra dica é visitar seu dentista periodicamente, para fazer uma revisão e limpeza em seus dentes. Seguindo essas dicas, você pode conversar de perto sem neura!

Acabe com a gordura localizada nas costas

Livre-se das gordurinhas nas costas que tanto incomodam

gordura localizada costas1 Acabe com a gordura localizada nas costas
Mesmo mantendo uma rotina de exercícios, dieta, aplicação de cremes e sessões de massagem, algumas mulheres não conseguem se livrar daquela gordurinha localizada que teima em se acumular na cintura, nas coxas. Quando ela aparece nas costas, basta colocar uma roupa mais justinha e lá está ela, se destacando e comprometendo todo o visual.
gordura localizada nas costas pode ter várias causas, entre elas predisposição genética. Ou seja, assim como em algumas mulheres a tendência é acumular mais gordura na barriga ou culote, em outras, ela pode se acumular nas costas. Mas há outros fatores, como o excesso de peso e alterações hormonais, que são comuns na puberdade, logo após a gravidez e devido ao uso da pílula anticoncepcional.


 Para
 acabar com a gordura localizada nas costas, que tanto incomoda e abala a auto-estima das mulheres, o ideal é combinar e reeducação alimentar com a prática de exercícios físicos como caminhar, pedalar, correr, nadar e dançar. Para ter melhores resultados, vale recorrer aos tratamentos estéticos.Adeus, gordurinhas nas costas!

Em alguns casos, quando é difícil eliminar a gordura localizada nas costas mesmo com exercícios físicos e de uma nova dieta, o melhor é procurar um médico para fazer uma lipoaspiração na região. A cirurgia é indicada para quem não tem flacidez da pele e não está muito acima do peso.
O procedimento remove a gordura através de um sistema de aspiração a vácuo. Em média, a cirurgia dura uma hora e meia e dependendo da área lipoaspirada, a paciente pode recebe alta no mesmo dia ou após 24 horas.
Na primeira semana após a cirurgia, é preciso ficar de repouso e usar uma cinta para evitar o inchaço. O resultado definitivo da cirurgia pode ser observado depois de três meses, quando o corpo desincha totalmente.

Acabe com a pele áspera dos cotovelos

Invista na hidratação e na esfoliação caseira para acabar com o aspecto ressecado dos cotovelos

pele ressecada cotovelos 150x150 Acabe com a pele áspera dos cotovelos
Os cotovelos são uma região do corpo que, embora muitas vezes esquecida, também merece atenção especial. A pele dos cotovelos é um pouco diferente das outras regiões do braço, ela apresenta uma camada mais espessa que serve para suportar o atrito que ocorre quando precisamos nos apoiar, por exemplo. Quando não recebe os cuidados adequados, acaba ficando escura, grossa e com um aspecto ressecado.
No outono e no inverno a umidade do ar fica mais baixa e com isso, a pele dessa região tende a ressecar mais. No verão o problema é outro. Como nesse período os cotovelos ficam mais expostos, estão também mais vulneráveis a atritos.
Para acabar com a pele áspera dos cotovelos, a hidratação é fundamental, pois devolve a vitalidade, a maciez e melhora o aspecto da pele. Existem métodos que são feitos nas clínicas de estética, como peeling ou esfoliações. Mas na falta de tempo e de dinheiro para investir nestes tratamentos, as receitas caseiras ajudam bastante.

É muito fácil hidratar os cotovelos em casa, bastam apenas alguns minutinhos, duas vezes por semana. Usando sal de cozinha e sabonete líquido você faz um esfoliante caseiro para os cotovelos. É só misturar os ingredientes em uma vasilha e aplicar sobre a pele, sempre fazendo movimentos circulares e suaves. A receita também pode ser usada para esfoliar outras partes do corpo como joelhos e calcanhares

Nenhum comentário:

Postar um comentário