terça-feira, 27 de novembro de 2012


VERSICULO DO DIA

"Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. Jo 8:36" 

6 deslizes que prejudicam a beleza e a saúde da sua pele


Nunca a vaidade esteve tão em alta. Cosméticos, tratamentos estéticos e cirurgias plásticas é o assunto predileto do universo feminino. No entanto, de nada adianta investir em tudo isso se, no dia a dia, não tomar cuidados simples. Hábitos inadequados podem colocar tudo a perder e comprometer a beleza e a saúde da sua pele.

“Não passar protetor solar, usar roupas apertadas ou não conferir a data de validade de sua maquiagem pode ser um risco à saúde”, afirma a dermatologista Vanessa Penteado (CRM-SP 95309), médica da Clínica Pantheon. Veja, na spróximas páginas, a lista dos principais erros que podem – e devem - ser corrigidos por quem deseja estar em paz com a beleza.

1. Não usar protetor solar 

Apesar de todos os alertas sobre os efeitos nocivos do Sol, há quem prefira expor-se ao astro-rei sem proteção com a intenção de conquistar o  tom dourado. No entanto, os raios UVA e UVB prejudicam muito a pele. "Expor-se ao sol predispõe a pele às queimaduras e ao envelhecimento precoce. O sol tem efeito cumulativo, ou seja, quanto mais sol maior a chance de ter rugas, manchas e até desenvolver câncer de pele", alerta a dermatologista. Por isso, é importante lembrar que bronzeado saudável e duradouro é aquele que se conquista lentamente. 

2. Usar maquiagem vencida 

Maquiagem também tem validade, sim! O hábito de comprar a maquiagem, colocá-la no nécessaire e usá-la continuamente, sem ficar atenta ao prazo de validade, é um erro comum e perigoso. “O vencimento indica o limite de prazo da estabilidade da fórmula antes de estragar. Portanto, ficar de olho nessa data, é fundamental para evitar infecções e alergias", alerta Vanessa.  Portanto, se notar alterações de cor, textura ou cheiro, não utilize o produto. É melhor abrir mão de um batom ou sombra “queridinho” que ter consequências desagradáveis à saúde da pele. 

3. Usar xampu errado 
Fique atenta até ao xampu que você usa. 
Nas prateleiras, a variedade é enorme. Dá vontade de experimentar tudo. E se aquela amiga diz que usou um determinado produto e funcionou bem, ele já entra na listinha de aprovados. O entanto, é fundamental saber qual é o tipo de seu cabelo e escolher um produto específico para ele. "Quem tem cabelo oleoso e passa xampu para cabelo seco, aumenta a oleosidade. Caso aconteça o contrário, o cabelo fica ainda mais seco. O xampu errado não trata o problema e ainda pode agravá-lo", alerta a dermatologista. Por isso, nada de modismos. Use um produto que realmente seja indicado para os seus fios e, na dúvida, sobre qual escolher, converse com um especialista. 


4. Dormir de maquiagem
Deixe de preguiça! Tire a maquiagem antes de dormir para deixar a pele respirar. 
Ao voltar de uma festa, bate aquela preguiça de retirar a maquiagem e deixar o rosto limpo. No entanto, este é um erro comum que pode afetar de forma negativa a saúde da pele. "A maquiagem não deixa a pele respirar normalmente, podendo ficar mais oleosa ou mais irritada. Além disso, o descuido provoca a obstrução dos poros", revela Vanessa. E atenção especial com a região dos olhos. “Não retirar o make aumenta as chances de desenvolver terçol (inflamação nas glândulas lacrimais acessórias)”, garante a médica. Portanto, não deixe a preguiça vencer. Antes de deitar, use um demaquilante e lave bem o rosto.


5. Usar roupas apertadas
Roupas apertadas, além de incomodar, são prejudiciais para o contorno corporal. Sim, pode alterar a silhueta. 
Apostar em uma calça jeans justa é sinônimo de sensualidade para muitas mulheres. Porém, isso pode prejudicar o contorno corporal. Afinal, a gordura tende a se estocar acima ou abaixo da zona de compressão das peças. E isso também vale para lingeries justas demais, que marcam o corpo e pioram a celulite. Na hora de escolher o que vestir, use o bom senso. Dá para usar uma calça mais justa, em dias alternados, evitando assim comprometer a beleza e a saúde.


6. Preguiça de enxugar-se
Xô, má vontade! Se secar direitinho também é importante para a beleza.
No inverno, as pessoas querem logo vestir-se! No verão, acham que manter o corpo úmido garante uma sensação de frescor. No entanto, algumas regiões como os pés e a virilha, devem ficar bem sequinhos. “Associar umidade e calor é o mesmo que abrir a porta para as micoses”, avisa Vanessa. Além de passar a toalha em todos os locais, uma dica é contar com a ajuda do secador de cabelos, principalmente entre os dedos dos pés. "Só não aproxime muito o aparelho do corpo para evitar queimaduras", lembra a médica.

10 dicas para tratar celulite e gordura localizada

Livre-se desses inimigos do verão usando alta tecnologia. 
Você está incomodada com as gordurinhas e a celulite? Saiba que você não está sozinha: aproximadamente 90% das mulheres sofrem com a celulite e a gordura localizada. Vida sedentária, predisposição genética, falta de exercícios físicos e dieta rica em gorduras são alguns dos principais desencadeadores dos inimigos do verão. Porém, existem alguns tratamentos que podem ajudar a combatê-los.


De acordo com o dermatologista Anderson Bertolini, Diretor da Clínica Bertolini, é importante passar por uma avaliação antes de escolher o procedimento mais adequado. “Os tratamentos estéticos se tornam eficazes se o paciente aderir hábitos saudáveis. É necessário reduzir o açúcar e o consumo de gorduras. A combinação de uma dieta com pouca gordura e a prática de exercícios físicos é importante para auxiliar na redução da celulite e da gordura localizada durante o tratamento”, explica ele.

Como elas surgem?
A celulite é caracterizada pelo aparecimento de ondulações na pele, cuasadas pela falta de oxigênio das células de gordura, o que impossibilita a circulação do sangue em determinadas áreas, provocando o aspecto que lhe é característico. Já a gordura localizada ocorre por causa do acúmulo de massa adiposa em locais onde o tecido é mais frouxo (normalmente nos culotes, nos flancos e no abdômen).

“A celulite e a acumulação de gorduras localizadas são problemas que afetam principalmente as mulheres. A causa de ambos está relacionada com alimentação, desequilíbrio, tensões emocionais, estresse, sedentarismo e excesso de proteínas. O importante é cuidar do corpo para se livrar dessas consequências indesejáveis”, orienta o médico Anderson Bertolini.

Chega de sofrer
Já existem equipamentos estéticos que conseguem atingir resultados rápidos e duradouros.  Utilizando uma tecnologia avançada, listamos10 tratamentos indicados por Anderson Bertolini para tratar a celulite e a gordura localizada:

1. Tripollar Apollo
O Tripollar trata a celulite por meio do aquecimento do tecido gorduroso, promovendo reorganização deste tecido.

“O equipamento aquece a pele de uma forma profunda e homogênea e age sobre a flacidez, além de tratar as células de gordura”, alerta o médico.

2. Mesoterapia
O tratamento age na superfície da pele no tecido sub-cutâneo, no músculo, nas articulações e nos tendões. É indicado para combater a celulite, a gordura e o volume.

3. Subcision 
Tratamento indicado para celulite mais severas, que apresentam depressões profundas.

“O procedimento é feito por meio de uma agulha que é introduzida embaixo das depressões, promovendo o deslocamento das traves de fibrose. É recomendado manter uma rotina de prevenção após a intervenção, para que não apareçam buraquinhos futuros”, aconselha o dermatologista Anderson Bertolini.

Prepare o corpo para o verão. 
4. Manthus

O equipamento é um aparelho de ultrassom com a função de fluidificar a gordura e permeabilizar a pele para a introdução de princípios ativos. É eficiente para queimar a gordura localizada e reduzir a celulite.

5.  Drenagem linfática
A técnica é feita por meio de massagem, que pode ser realizada por aparelhos específicos ou manualmente. A aplicação deve ser feita com movimentos leves, de forma suave e em ritmo lento.  A intenção é massagear os linfáticos e favorecer o retorno venoso. A drenagem linfática ajuda na prevenção da celulite.

Drenagem linfática e massagem modeladora são os tratamentos menos agressivos. 
6. Hidrolipo

A hidrolipo é uma forma avançada de lipoaspiração que proporciona uma aspiração mais eficiente e suave da gordura localizada, resultando em menos trauma e uma recuperação mais rápida do que a lipoaspiração convencional.

7. Massagem modeladora
A massagem modeladora é feita com manobras intensas de amassamento e deslizamento. Essas manobras desencadeiam um processo de estimulação, que melhora a quebra da cadeia de gordura, reduzindo, assim, ela é responsável por reduzir a gordura localizada.

8. Carboxiterapia
O procedimento consiste na infiltração de dióxido de carbono no tecido subcutâneo por meio de uma agulha bem fina. Esse tratamento aumenta a circulação sanguínea, melhorando o metabolismo local e facilitando a eliminação da gordura localizada.

9. Power shape
O Power Shape é um equipamento que associa três tecnologias: Endermologia, Radiofreqüência e Lipolaser. A Endermologia exerce uma pressão negativa, causando a quebra dos septos fibrosos da celulite e realizando também uma drenagem linfática, estimulando a circulação linfática e vascular. A Radiofreqüência atua na flacidez tanto facial quanto corporal, ela promove uma contração imediata das fibras de colágeno e posterior formação de novas fibras de colágeno. Atua, também, no aumento do metabolismo e na compactação da gordura, com melhora dos septos fibrosos.

O Lipolaser é um laser de baixa energia que tem como alvo as células de gordura. O laser penetra até o tecido gorduroso, contribuindo para sua dissolução e deixando-o liquefeito para posteriormente ser eliminado.

10. Radiofrequência
É uma técnica que permite eliminar a celulite com ondas elétricas e recuperar a elasticidade do corpo. A radiofrequência aumenta o metabolismo das células gordurosas, diminuindo o tamanho delas. Além disso, estimula a produção de colágeno, melhorando a textura da pele.

Pós-silicone: os cuidados necessários na hora de malhar

Os cuidados do pós-operatório. 
Entre tantos recursos buscados pelas mulheres para corrigir pequenas imperfeições ou ressaltar qualidades, o silicone é, atualmente, um dos mais requisitados pelo sexo feminino. Seja para aumentar o tamanho dos seios ou simplesmente dar um formato mais definido a eles, a cirurgia é procurada por mulheres cada vez mais jovens.


Depois de dar uma recauchutada nos seios, é comum que a mulher fique mais vaidosa e busque com mais afinco o corpo perfeito que deseja. E para isso, é possível que ela vá correndo para a academia. Barriga chapada, perna torneada, bumbum durinho: sempre há uma sequência de exercícios que podem turbinar a silhueta e contribuir para deixá-la satisfeita. No entanto, é importante adotar alguns cuidados especiais na hora da atividade física após aumentar o tamanho das mamas, para evitar acidentes. A cirurgiã plástica Ana Paula Polato Guiné afirma que esses cuidados não impedem a paciente de voltar ao ritmo habitual em pouco tempo. A especialista ainda esclarece algumas dúvidas com orientações para quem passou por esse procedimento e não dispensa os exercícios físicos:

É necessário interromper a prática esportiva antes e depois da cirurgia?
Não há qualquer restrição para antes da cirurgia, sendo possível manter o exercício até a véspera do procedimento. “Orientamos repouso completo dos braços por, pelo menos, dez dias depois, que é o período de cicatrização, durante os quais a movimentação tem grande chance de gerar deslocamentos, abertura de pontos e sangramentos”, diz Ana Paula.

Normalmente o retorno às atividades físicas ocorre após três semanas, com caminhadas leves sem impacto ou bicicleta ergométrica sem apoio. A musculação para membros inferiores também só deve ser iniciada após 30 dias, pelo apoio necessário para realizar grande parte dos movimentos.

Depois de 40 dias pós-cirurgia é possível retomar a musculação para braços com atuação apenas da musculatura do bíceps e tríceps, evitando a atividade da região dos ombros, peitoral e costas. “Ao retornar para a academia é preciso usar carga leve e ir aumentando aos poucos até que se alcance os volumes pré-operatórios”, acrescenta a médica. Somente após 60 dias a musculação poderá envolver ombros, peitoral e costas. Isso porque após esse período não há mais risco significativo de deslocamento das próteses.

Quem tem silicone deve pegar mais leve na musculação?
As restrições são temporárias. Nos implantes subglandulares (abaixo da glândula mamária e acima do músculo peitoral maior) e subfasciais (abaixo da fáscia do músculo peitoral) o indicado é suspender toda atividade física que envolva a região muscular peitoral, ombros e costas por 60 dias. “Isso porque atuam na região operada e eleva a chance de deslocamento da prótese e até sangramentos”, explica Ana Paula. Já nos implantes submusculares (abaixo do músculo peitoral) a restrição chega aos 90 dias, pois a manipulação muscular é maior.

É indicada proteção ou sustentação extra para praticar exercícios aeróbicos?
De acordo com a especialista, é mais seguro após o retorno das atividades de impacto o uso de sutiã justo ou um conjunto de dois tops para garantir uma sustentação adequada do seio e, sobretudo, do implante, com objetivo de diminuir a mobilidade da mama.

É arriscado praticar boxe ou lutas?
Encerrado o período de recuperação após a colocação da prótese, não há qualquer risco para a realização desses esportes. “Os implantes apresentam alta resistência a impactos externos e a probabilidade de ruptura é praticamente nula”, diz Ana Paula. Além disso, há implantes que apresentam um revestimento especial que promove uma aderência aos tecidos (gordura, mama), evitando deslocamentos e/ou rotação, mesmo após traumas externos.

O aumento dos seios pode provocar problemas de postura durante a malhação?
Sim, embora isso seja mais comum em pacientes que já apresentavam problemas posturais no pré-operatório. “Mulheres submetidas à colocação de implantes muito volumosos podem apresentar alterações posturais. Por isso, sempre é indicado terapia de reposicionamento postural após o implante”, completa a médica.
DICAS DE BELEZA
Quatro tendências que caíram na graça das antenadas

No vaivém das tendências, o que era brega virou chique e alguns pecados de beleza já caíram nas graças das mulheres antenadas. Entre neste revival você também!






Coque no topo 

A tendência do topknot, aquele coque bem no topo da cabeça que se parece com um nó, nasceu nas ruas europeias e tomou conta das passarelas. "Pode ser mais alinhado, como o de bailarina, ou desconstruído, com os fios soltos", explica Sandro. Finalize o penteado com elásticos ou grampos e spray de fixação para manter o look no lugar. 

Esmalte e batom combinando 

Depois de ser considerada cafona por muito tempo, a combinação entre batom e esmalte da mesma cor voltou com força. As famosas lançaram a moda nos tapetes vermelhos e, logo, marcas-ícone, como Lancôme e M.A.C, passaram a comercializar coleções de esmaltes e batons da mesma cor. Para aderir, vale apostar nos tons de vermelho, vinho e laranja. "As brasileiras aceitaram bem essa tendência, que pode ser usada tanto no dia a dia como em festas", ensina o maquiador e cabeleireiro Sandro Borges, de São Paulo. 

Lápis branco em alta 

Considerado démodé até pouco tempo atrás, o lápis branco retoma as origens e está sendo usado rente aos cílios superiores no lugar do delineador preto (e no melhor estilo gatinho), o que dá um toque retrô à maquiagem. "Também indico aplicá-lo na linha d’água para abrir o olhar", explica Sandro. "Ou use um lápis nude, mais natural", diz Vanessa Rozan, maquiadora de São Paulo. 

Gloss no capricho 

O batom mate veio para ficar, mas isso não quer dizer que a textura molhada do gloss tenha caído no esquecimento. "A moda é cíclica e o brilho labial garante um ar fresco aos lábios neste verão", diz Sandro. Para o dia a dia, dê preferência aos com menos brilho, mas pode abusar da cor. À noite, os cintilantes fazem a festa. "Nos olhos, vá de sombra neutra", fala Vanessa.



O design moderno da sobrancelha que está em alta

Das passarelas para a rua, a sobrancelha mais grossa, reta e bem marcada garante um olhar expressivo e reflete o estado de espírito da mulher moderna: forte, segura e ao mesmo tempo superfeminina




As finas fizeram história. As apagadas (com corretivo) reinaram nas passarelas. E agora os desfiles afirmam a tendência das sobrancelhas mais grossas, menos arqueadas e bem realçadas com maquiagem. "Tem tudo a ver com a mulher atual. Hoje somos fortes e seguras, mas ao mesmo tempo femininas", conta Fabiana Gomes, maquiadora sênior da M.A.C no Brasil. Batizado de boyish, o estilo lembra o ar natural da sobrancelha masculina. Isso não significa aposentar a pinça! Os designers falam em valorizar o desenho original de cada tipo.


Destacadas num piscar de olhos


Dicas passo a passo:


  
Passo 1
Tire apenas os pelos em excesso - os que estão distantes da linha da sobrancelha - com a pinça.




Passo 2
Com a ajuda de um pincel chanfrado (ou o mais durinho que você tiver), passe a sombra marrom pela extensão da sobrancelha, no sentido do crescimento dos pelos.



Passo 3
Passe a escovinha específica para sobrancelhas no sentido do crescimento dos pelos. Assim, você já esfuma a sombra, deixando o resultado natural.




Passo 4
Para finalizar, aplique uma sombra iluminadora (bege ou branca, fosca ou perolada, de acordo com a ocasião) logo abaixo da linha das sobrancelhas. O truque realça o desenho delas.

Descubra o blush ideal para o seu tom de pele






Acertar no tom do blush ajuda (e muito!) a conquistar um make benfeito e à prova de erros. Ele ainda é a melhor ferramenta para trazer cor de modo natural à maquiagem e diminuir o ar de cansaço. Para evitar deslizes, no entanto, é melhor não exagerar na dose. A dica de Fernando Toquatto, maquiador oficial de O Boticário, é aplicar sempre uma pequena porção de blush no pincel e dar uma leve batida antes de depositar o produto na pele. Isso retira o excesso que fica nas cerdas e evita que a cor fique exagerada. 

Se a sua pele é bem branquinha aposte em blushes bege ou rosados, em tons pastel ou pêssego, ou ainda puxando para a cor cereja. Mulheres orientais ficam bem de blush rosa com pigmentos bronze e com produtos marrons suaves. As de pele negra e morena devem investir nos tons terracotas, vinhos e marrons com pigmentos dourados ou bronze. O pêssego é a cor curinga e vai bem para todo mundo. 

Outro ponto fundamental é saber onde aplicar o produto. Para rostos com formato oval, o pó deve ser depositado sobre as maçãs e esfumado em direção às têmporas. Se a face tem forma retangular ou quadrada, o ideal é concentrar o produto no extremo da cova da maçã. Quer afinar o rosto redondo? Use um tom mais escuro nas laterais, espalhando em direção ao centro das maçãs do rosto. O ar saudável é garantido!


Sombra tudo e boca nada: dupla de make infalível


A regra do olho tudo, boca nada é a forma mais fácil de inventar na maquiagem sem errar. Quer ver? Navegue na galeria, experimente e divirta-se!





Rosa inusitado
Se antes sombra cor-de-rosa era impensável, hoje a cor foi absolvida. Melhor ainda: alguns experts andam dizendo que o pink é o novo preto! Combine dois tons da cor, um mais claro e outro escuro, para formar um degradê.






Dourado precioso
Os tons dos metais puros - ouro, bronze e prata - garantem um novo brilho no olhar. Em vez de aplicar a sombra nessas nuances apenas na pálpebra superior, vale aplicar o produto rente aos cílios inferiores para valorizar os olhos.







Delineador (nada) discreto
O clássico não fica de fora nas tendências de inverno. E tem para todos os gostos: com um traço curto e grosso ou no melhor estilo gatinho, puxado para cima (foto). O importante é treinar o riscado e não desistir.






Verde metalizado
Com inspiração nas pedras preciosas, o tom verdeesmeralda da foto cobre as pálpebras com ousadia e elegância. Para sair do lugar comum, esfume a sombra até próximo das sobrancelhas e aplique-a no canto interno dos olhos.




Preto versátil
O desejo de nove entre dez mulheres é desfilar olhos esfumados de preto. Aqui, uma versão light, mais fácil de fazer: marque o côncavo com a sombra e esfume o canto externo. No interno, aplique um iluminador. Dá o mesmo impacto!



Três tratamentos prometem rejuvenescer e diminuir as marcas de acne e estrias




1. Novo tratamento genético da pele

Um sistema diferente para identifcar e tratar o envelhecimento da pele está surgindo nos consultórios. A proposta da Skingen Inteligência Genética, empresa do grupo Boticário, é criar um creme personalizado para cada mulher, de acordo com o comportamento dos genes dela. Na consulta, o dermatologista remove uma amostra da pele perto da orelha. Esse material será analisado geneticamente e gerará um laudo que traz informações sobre a regulação da produção da melanina, vascularização, hidratação, quantidade de radicais livres, entre outros dados do processo de envelhecimento de pele. Com o exame em mãos, o médico prescreve uma receita com ativos que atuam diretamente no desequilíbrio encontrado. O próximo passo é manipular, no laboratório da Skingen, um cosmético (que usa triplananotecnologia, um mecanismo inteligente de distribuição dos ativos) que vai atender exclusivamente àquelas necessidades. O processo dura cerca de dez dias e o valor do laudo e do creme varia de 500 a 600 reais.

2. O fim das marcas de acne

A notícia veio do Encontro de Verão da Academia Americana de Dermatologia, que aconteceu em agosto, em Boston, Estados Unidos: a tecnologia de radiofrequência fracionada foi considerada o melhor tratamento para combater as marcas de acne. A máquina já existe no Brasil e atende pelo nome de E-matrix. "Atinge a pele de forma mais profunda e garante mais segurança, especialmente para as mulheres morenas que tendem a manchar", fala Vanessa Metz, dermatologista do Rio de Janeiro. Outra versão, o E-prime, utiliza microagulhas para que o calor da radiofrequência penetre profundamente. Ainda não disponível aqui, promete bons resultados. 

3. Caneta contra estrias

Similar a uma caneta marca texto, deve ser aplicada em cima da estria - e não espalhada como um creme tradicional. "Funciona como ótimo disfarce especialmente para as estrias brancas, mais antigas", diz Mônica Felici, dermatologista de São Paulo. O produto é manipulado em farmácias e contém um tipo de açúcar chamado eritrulose (o mesmo usado em alguns autobronzeadores), que reage com a camada superficial da pele, pigmentando a cor das estrias. "Também é rico em células-tronco da centelha asiática, ativo que, a longo prazo, estimula a produção de colágeno, elastina e ácido hialurônico, melhorando o relevo desse tipo de marca", explica a médica.


Os tons mais quentes para colorir os cabelos no próximo verão



Para entrar de cabeça no verão com um novo visual, nada melhor do que mudar a cor dos cabelos. Se a ideia é clarear os fios, o colorista do salão Marcos Proença, Vinícius Silveira, alerta: "nada de usar um tom muito claro se você tem a pele morena". As branquinhas podem ousar mais um pouco, mas devem ter cuidado com os tons platinados, que tendem a ficar artificiais. "O verão pede luzes mais quentes. Para as loiras, o ideal são as mechas queimadas, puxadas para o dourado", recomenda. 

Independentemente do tom de pele, a tendência para a próxima estação passa longe dos cabelos monocromáticos. A ideia é investir nas mechas de tons diferentes, que vão clareando em direção às pontas. A novidade agora é que a diferença de cor da raiz para o restante do comprimento é bem suave. A mudança para o tom mais claro não é tão brusca quanto antes. 

Para as morenas, Vinícius aconselha as nuances mel, com mechas de espessuras distintas, mescladas de modo irregular. "A intensidade da cor e a quantidade de luzes dependem do tom da pele da cliente e devem ser decididas com o profissional", afirma o cabeleireiro. 

Quem tem os fios castanhos pode optar por mechas acobreadas, que vêm com força nos próximos meses. "Os tons de chocolate mais abertos também vão pegar no verão. Para quem tem a pele mais clara, outra opção são os tons avermelhados, que já estamos começando a ver com mais frequência" revela.





A modelo Isabel Goulart aposta suaves nuances






O tom avermelhado caiu perfeitamente no tom de pele da atriz Drew Barrymore




A cantora Jennifer Lopez aposta em mechas irregulares

Nenhum comentário:

Postar um comentário