quinta-feira, 10 de outubro de 2013

VERSÍCULO DO DIA
“Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna.”
— Gálatas 6:8
acesse o nosso site




SAÚDE

9 sinais de que você pode ter intolerância ao glúten

Diarreia, dor abdominal e vômitos constantes podem indicar que você é celíaco. Entenda a doença, saiba quais são as causas e tratamentos para garantir uma vida saudável

9 sinais de que voce pode ter intolerancia ao gluten 9 sinais de que você pode ter intolerância ao glúten
Foto: Thinkstock
Você já deve ter ouvido a frase ‘sou intolerante ao glúten’, mas você sabe realmente o que essa afirmação significa? Segundo Telma Rabelo de Natale, nutricionista da Sapore, “a intolerância ao glúten é a incapacidade ou dificuldade de digestão do glúten, que é uma proteína vegetal presente em alguns cereais como trigo, centeio, cevada e aveia”.

Os primeiros sintomas aparecem logo na infância, principalmente nos primeiros três anos de vida, quando há a introdução de cereais na dieta.
Nesses casos, o indivíduo é considerado celíaco. “É uma doença de desordem sistêmica autoimune e genética que acomete a mucosa do intestino delgado causando a sua atrofia e, por consequência, dificultando a absorção de nutrientes. É uma doença permanente (para toda a vida)”, explica.
“Há alguns fatores que identificam que o paciente se tornará uma pessoa celíaca. O primeiro deles é a herança genética. A incidência em parentes de primeiro grau é de 30%, e a patologia tem uma incidência duas vezes maior nas mulheres que nos homens”, comenta a nutricionista.

9 sintomas que indicam a doença celíaca

Assim como qualquer doença, os sintomas variam de pessoa a pessoa. Porém, há alguns indícios que podem servir como alerta para procurar um especialista gastroenterologista. São eles:
  1. Diarreia frequente: De 3 a 4 vezes ao dia, com grande volume de fezes; ou diarreia crônica (que duram mais do que 30 dias). “O paciente celíaco pode apresentar o sintoma típico, que é a diarreia crônica (cerca de 70% dos casos diagnosticados) onde as fezes são pálidas, aquosas, volumosas e fétidas devido à má absorção de gordura” afirma a nutricionista.
  2. Vômitos persistentes;
  3. Humor alterado: irritabilidade ou desânimo;
  4. Perda do apetite;
  5. Emagrecimento sem causa aparente;
  6. Dor abdominal;
  7. Distensão abdominal (barriga inchada);
  8. Anemia ferropriva;
  9. Diminuição da massa muscular.
A baixa estatura, anemia, prisão de ventre crônica e osteoporose são outros sintomas que podem indicar a intolerância ao glúten. Vale lembrar que apenas o médico poderá diagnosticar a doença.
“Além da incidência dos sintomas, há exames que revelam com maior precisão a doença, como por exemplo, o teste genético; teste sorológico para o glúten feito através do exame de sangue e a biópsia intestinal”, indica Telma. Esses diagnósticos auxiliarão o nutricionista a avaliar se há a necessidade da exclusão do glúten por tempo determinado para ver se os sintomas ainda persistem.

Alimentos permitidos X alimentos proibidos

Procurar um nutricionista é essencial para a elaboração de uma dieta adequada e que supra todos os nutrientes e vitaminas que o corpo humano necessita. “Mesmo apresentando todos os sintomas da doença celíaca não se deve iniciar a dieta sem glúten por conta própria. Antes de iniciar a dieta deve-se confirmar o diagnóstico através dos exames adequados. Após a confirmação, o paciente deverá ser bastante rigoroso e disciplinado por toda a vida, seguindo a dieta indicada pelo nutricionista. A adesão à uma dieta sem glúten de forma prematura poderá dificultar o diagnóstico futuramente”, alerta a nutricionista.

Evitar a ingestão de produtos em embalagens fechadas e fora de casa é uma boa estratégia para combater a doença. Opte por alimentos de procedência conhecida e procure comer legumes simples, frutas, carne, peixe, ovos e arroz. E se por alguma razão, a ingestão de empacotados for inevitável, é recomendado a leitura dos ingredientes que compõem o produto a ser consumido.
Segundo Telma, o glúten poderá ser substituído por milho, farinha de milho, fubá, amido de milho, batata, fécula de batata, mandioca, farinha de mandioca e polvilho. “Ao retirar o glúten da dieta, a remissão dos sintomas pode desaparecer em poucos dias ou semanas”, afirma Telma.
“Não tem certeza [que o alimento é livre de glúten]? Não coma. Há muitos produtos cuja embalagem vem escrito ‘sem glúten’ ou ‘gluten free’”. Leia sempre os rótulos dos alimentos. Se não houver menção quanto à presença do glúten, deve-se entrar em contado com o fabricante e pedir informações a respeito”, alerta Telma.
Quanto aos líquidos, os celíacos podem beber com segurança: água, leite, chá, sucos naturais e refrigerantes. “Cuidado com os achocolatados, pois a maioria contém glúten (leia o rótulo para se certificar). Quanto às bebidas alcoólicas, pode se beber: vinho (feito da uva), aguardente de cana (como o nome diz: é feito de cana de açúcar), rum (destilação do melaço), vermute e conhaque (derivados do vinho) e quentão (feito com aguardente, gengibre, cravo da índia e canela)”, orienta Telma.

Doença Celíaca: intolerância ao glúten

Entenda o que é e como melhorar a qualidade de vida de quem sofre com esse problema

doenca celiaca intolerancia ao gluten Doença Celíaca: intolerância ao glúten

Foto: Thinkstock
Imagine a vida sem pães, bolos, coxinhas, pizzas, macarronadas e uma série de outras delícias feitas com farinha de trigo, por exemplo. Difícil, não é mesmo? E essas são apenas algumas das restrições na dieta de milhares de pessoas que sofrem com intolerância ao glúten.
Abaixo você pode esclarecer algumas das principais dúvidas sobre a doença e entender um pouco mais sobre o assunto.

O que é a Doença Celíaca?

A Doença Celíaca ou intolerância permanente ao glúten é uma enfermidade autoimune que atinge principalmente o intestino delgado.
Quando o indivíduo celíaco ingere glúten, o organismo reage contra si mesmo causando danos nas paredes que revestem o intestino delgado, prejudicando a absorção dos nutrientes que não chegam onde deveriam chegar e desencadeando uma série de reações.


O glúten é a principal proteína do trigo, da aveia, do centeio, da cevada do malte e dos derivados de cada um deles.
O que é o glúten?

Esta proteína está presente em grande parte dos alimentos e também em medicamentos, bebidas industrializadas, cosméticos e outros produtos fabricados com esses cereais.
Ainda não existe nenhuma técnica para se retirar o glúten dos alimentos, por isso, mesmo quando assados ou cozidos, ele continua presente.

Quais são os dados estatísticos da doença?

Embora seja pouco conhecida, a Doença Celíaca é considerada comum no Brasil, mas a falta de informação e dificuldade para diagnosticar o problema diminuem a procura por especialistas e, consequentemente, as chances de melhora da qualidade de vida dos celíacos.
Nos EUA e na Europa, estima-se que em um grupo de 100 a 200 pessoas, 1 seja celíaca. No Brasil, não existem dados oficiais, mas em uma pesquisa publicada pela UNIFESP em 2005, em um estudo feito com adultos doadores de sangue, o resultado apresentou uma incidência de 1 celíaco para cada grupo de 214 moradores de São Paulo. Segundo a Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil, mais de um milhão de brasileiros têm a doença e não sabem.

Quando a doença se manifesta?

A doença geralmente se manifesta nos primeiros anos de vida, assim que o glúten é inserido na dieta dos bebês, mas existem casos em que a intolerância se manifesta somente na fase adulta.

Quem pode desenvolver a doença?

Não é possível afirmar se a pessoa terá ou não a doença, mas segundo pesquisas, a probabilidade de desenvolver a doença é maior entre as mulheres, em uma proporção de uma mulher para cada dois homens celíacos, além de pessoas com diabete do tipo 1, problemas de tiroide, síndrome de Turner, síndrome de Williams ou parentes de primeiro grau de celíacos.

Quais são os sintomas?

Existem exceções, mas o sintoma mais comum da doença celíaca é a diarreia crônica caracterizada por fezes líquidas ou moles de cor clara, que podem indicar que o intestino não está absorvendo os nutrientes.
Além disso, uma série de outros problemas podem ter relação direta com a doença, como prisão de ventre, inchaço abdominal, flatulência, irritabilidade e pouco ganho de peso, atraso de crescimento e da puberdade devido à deficiência de nutrientes, anemia de carência de ferro, osteoporose,infertilidade, abortos espontâneos de repetição, desnutrição e até distúrbios neurológicos.
Nos bebês, pode causar perda de massa gordurosa e comprometer o crescimento.
A Doença Celíaca também pode se apresentar em sua forma assintomática, isto é, sem sintomas, o que pode ser perigoso, pois se não tratada, a doença pode desencadear problemas como câncer intestinal, anemia, osteoporose, anemia, abortos de repetição e esterilidade.


Para diagnosticar a doença, são feitos uma série de exames de sangue para detectar a presença de anticorpos relacionados, mas para um resultado mais preciso, é necessário que seja feita uma análise que verifique a mudança nos vilos que revestem as paredes do intestino delgado, e isso só pode ser feito através de uma endoscopia com biópsia que retira pequenas amostras do tecido para serem analisadas.
Como é feito o diagnóstico?

Assim que for feito o diagnóstico, em caso positivo, recomenda-se que o celíaco passe por uma consulta com o nutricionista para receber todas as informações necessárias para começar uma nova dieta.

Como é feito o tratamento?

O único jeito de tratar a doença é eliminar o glúten, seguindo uma dieta rigorosa, ou seja, nada de pães, bolos, bolachas, macarrão, coxinhas, quibes, pizzas, cervejas, whisky, vodka, e quaisquer outros alimentos que possuem o glúten em sua composição ou processo de fabricação.
Habitualmente, a dieta celíaca é composta em sua maior parte de gorduras (margarina, manteigas, óleos) e proteínas (carne em geral) e em menor parte de carboidratos (massas sem glúten, açúcares).
Para ter uma dieta equilibrada, os celíacos devem controlar a ingestão de proteínas, moderar o consumo de gorduras e aumentar o consumo de frutas, sucos naturais, verduras e legumes.
Como é um processo semelhante ao de uma alergia, qualquer quantidade, por mínima que seja, de glúten ingerido é suficiente para ativar a doença.
Poucos dias após cortar o glúten da alimentação, os sintomas começam a desaparecer e em média dentro de um ano as mucosas do intestino se normalizam, mas conseguir eliminar o glúten da dieta é muito difícil, principalmente para crianças e adolescentes. A alternativa é substituir os produtos proibidos por derivados do milho, como amido de milho, farinha de milho, fubá, derivados do arroz, como a farinha de arroz, derivados da batata, tal qual a fécula de batata, da mandioca, farinha, polvilho azedo, polvilho doce e tapioca.

5 mitos revelados sobre a dieta sem glúten

Saiba por que eliminar este item da alimentação nem sempre traz benefícios

5 mitos sobre a dieta sem gluten 5 mitos revelados sobre a dieta sem glúten
Foto: Thinkstock
Há tempos as pessoas com intolerância ao glúten, a doença celíaca, têm se esforçado para se acostumar a uma dieta restrita e equilibrada com a ausência do ingrediente. O motivo é simples: o glúten está por toda parte!

Mas, nos últimos anos, excluir o glúten virou moda. A dieta se tornou mais popular do que nunca e passou a ser adotada não apenas por recomendação médica, mas também por pessoas que buscam perder os quilinhos indesejados.
Trata-se de uma proteína presente em muitos grãos, na farinha de trigo, centeio, cevada, malte e aveia. Isso significa que os celíacos não devem consumir alimentos comuns no nosso dia a dia, como pães, massas, biscoitos, cerveja, entre outros.
Com isso, muitos mitos passaram a surgir sobre o assunto. Afinal, a dieta livre de glúten é realmente eficaz para a perda de peso? A nutricionista Denise Real esclarece dúvidas e desvenda 5 fatos que cercam a dieta sem glúten e, na verdade, não passam de mitos. Confira:

Mito 1: dieta sem glúten ajuda a emagrecer

Se você achou que cortar os alimentos que contêm glúten seria a solução para a perda de peso, se enganou. Segundo a nutricionista Denise Real, a dieta sem glúten não necessariamente ajuda a emagrecer. Isto porque vários produtos livres de glúten têm a mesma quantidade de calorias que as versões convencionais. A exclusão deste ingrediente do cardápio só está associada à perda de peso por um motivo simples: eliminá-lo da dieta faz com que as pessoas fiquem longe de vários alimentos que engordam, como pizza, cerveja, hambúrguer, massa e pão.
Com a substituição desses alimentos por escolhas menos calóricas, como frutas, vegetais, arroz integral, oleaginosas, peixes, ovos, leite, entre outros, a perda de peso acontece, causando a falsa impressão de que o glúten é o vilão. E a especialista salienta: para quem busca perder peso, o caminho ideal é fazer boas escolhas alimentares, incluindo no cardápio frutas, legumes, verduras e carnes magras. Se engana quem pensa que a retirada do glúten é a solução para isto.

Mito 2: o glúten é um vilão da alimentação

Esta afirmação é um grande mito. O glúten só é realmente prejudicial às pessoas que têm hipersensibilidade a ele. Quando consumido por pessoas com doença celiaca, o nutriente interfere seriamente no intestino delgado, e causa uma inflamação que impede a absorção de vitaminas e minerais. Além disso, pode ter sintomas como diarréia crônica, vômito, falta de apetite e distensão abdominal. Por isso, quem sofre com a doença celíaca não pode ingerir alimentos nem com menores quantidades de glúten. No entanto, isso não vale para quem não tem a doença. Neste caso, o consumo de glúten não oferece problemas à saúde.

Mito 3: todos podem se beneficiar de uma dieta sem glúten

Muitas pessoas que nunca tiveram problemas de sensibilidade ao glúten estão cortando o ingrediente da dieta, mas é fato que nem todos se beneficiam disso. Quando há sensibilidade ao ingrediente, as pessoas que retiram da dieta podem sentir mais energia, dormir melhor e ter a sensação de bem-estar. Mas isso não significa que quem não tem doença celíaca terá os mesmos benefícios – não há evidências sobre isso. Por isso, segundo a nutricionista Denise Real, o único motivo que deve levar alguém a excluir o glúten de sua alimentação é ser portador da doença celíaca.

Mito 4: eliminando o glúten, você perde nutrientes que não pode encontrar em outro lugar

Ao contrario desta afirmação, é possível encontrar os nutrientes presentes em alimentos com glúten também nas opções livres dele. No entanto, essa é uma tarefa muito difícil. Segundo explica Denise, o glúten é uma fração protéica de alguns cereais que oferecem muitos outros nutrientes ao organismo, como fibras e vitaminas, principalmente do complexo B. Por isso, banindo-o da dieta, é preciso prestar muito mais atenção no que está comendo e manter uma dieta equilibrada para compensar, com outros alimentos, todos os nutrientes perdidos.

Mito 5: alimentos sem glúten são sempre saudáveis

Não é porque um alimento não tem glúten que vai deixar de ter gordura, açúcar ou ingredientes ruins para a saúde. Além disso, muitas alternativas sem glúten são ainda mais calóricas do que as versões comuns. Às vezes, para compensar o ingrediente ausente, esses produtos são ricos em gorduras e sódio.
Agora que sabe mais sobre esta dieta, reflita se esta é a melhor alternativa para você. Lembre-se: a melhor forma de alcançar um emagrecimento saudável é aliar uma alimentação balanceada, que forneça todos os nutrientes de que o organismo precisa, à prática de atividade física.
PELE

Vitamina C: o nutriente essencial para sua beleza

Além de fortalecer nosso sistema imune, ela é um poderoso antioxidante natural que oferece diversos benefícios à pele

vitamina c o nutriente essencial para sua beleza Vitamina C: o nutriente essencial para sua beleza
Foto: Thinkstock
Acerola, laranja, limão, manga, rúcula. Estes são apenas alguns dos alimentos ricos em vitamina C e que, exatamente por isso, oferecem muitos benefícios àquelas pessoas que os consomem com frequência.
De acordo com a nutricionista Sabrina Lopes, a vitamina C ajuda as células do corpo a crescerem e permanecerem sadias, principalmente as dos ossos, dentes e vasos sanguíneos. “Todo mundo já ouviu falar ainda que a vitamina ajuda na prevenção e combate de gripes, isso porque fortalece o sistema imune, e é importante no combate de infecções. Ela também atua na absorção de ferro, reduz o nível de triglicerídeos e colesterol”, destaca.

Márcia Monteiro , especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, acrescenta que o efeito antioxidante da vitamina C é importante “pois combate os famosos radicais livres, que vão se acumulando nas nossas células, com o passar dos anos, e que têm papel fundamental no envelhecimento”, diz.Mas os benefícios que vitamina C oferece vão além! “Ela é um poderoso antioxidante natural que protege a pele dos danos dos raios UV, aumenta a cicatrização e a produção de colágeno”, diz a nutricionista Sabrina. E, por isso, é uma grande aliada das mulheres que se preocupam e gostam de cuidar da sua beleza!
De acordo com a dermatologista Márcia Monteiro, uma dieta balanceada, com frutas e verduras é suficiente para fornecer a quantidade necessária de vitamina C. “Até existem complementos em forma de cápsulas, mas seu uso deve ser indicado caso a caso”, explica.
A dermatologista Bianca Gataldi acrescenta que a “maioria dos animais e plantas pode sintetizar a vitamina C para se proteger da UV. Já os seres humanos não são capazes de produzir a vitamina C e, neste caso, se torna extremamente necessária sua ingestão alimentar através do consumo de frutas cítricas e vegetais folhosos”, acrescenta.

Cosméticos que contém vitamina C

Já em relação aos produtos cosméticos que contém vitamina C e, em alguns casos, podem ajudar nos cuidados com a beleza da mulher, a dermatologista Bianca Gastaldi cita alguns:

Qual é quantidade recomendada de ingestão diária da vitamina C?

Conforme explica a nutricionista Sabrina Lopes, atualmente, a recomendação de ingestão diária da vitamina C (RDA) para homens adultos é de 90 mg/dia e, para mulheres adultas, é de 75 mg/dia. “Porém já existem pesquisas que estão revisando essa quantidade com o objetivo de aumentá-la de 100mg a 200mg por dia”, acrescenta.
A nutricionista destaca ainda que fumantes necessitam de uma taxa extra de vitamina C: eles devem consumir 35mg a mais de vitamina C por dia, do que não fumantes. “O tabaco rouba a vitamina C que seu corpo necessita, principalmente para produzir colágeno. Por isso, o ideal é deixar de fumar”, explica.

Alimentos ricos em vitamina C para adicionar ao seu cardápio

A lista de alimentos ricos em vitamina C é extensa, porém, abaixo, a nutricionista Sabrina cita as principais fontes. Ainda de acordo com a especialista, esses alimentos devem ser consumidos diariamente para atingir a recomendação diária de consumo.
  • Acerola
  • Laranja
  • Limão
  • Manga
  • Abacaxi
  • Goiaba
  • Melão
  • Kiwi
  • Lichia
  • Agrião
  • Salsa
  • Couve
  • Rúcula
  • Pimentão
  • Tomate
Com todas essas informações você tem bons motivos para consumir mais alimentos ricos em vitamina C. Além de serem ótimos para a saúde, eles ajudam e muito a manter a beleza!

A importância da vitamina D

Inclua a vitamina do sol no cardápio e aproveite seus benefícios

importancia vitamina d A importância da vitamina D
A vitamina D é conhecida como vitamina do sol, e por uma boa razão. Tomando sol por um período de 15 a 20 minutos, duas vezes ao dia, seu corpo consegue produzir a vitamina e ainda se beneficiar dela.
Se você está se perguntando qual a importância da vitamina D, prepare-se para conhecer os diversos benefícios que ela oferece para todas as idades. O principal deles é estimular a absorção de cálcio e fósforo, minerais que auxiliam no crescimento e desenvolvimento corretos dos ossos e dentes.

Outros benefícios da vitamina D são ajudar no combate à hipertensão e no controle de peso, diminuir os sintomas de algumas formas de artrite e, possivelmente, ajudar a reduzir o risco de diabetes tipo 1 em crianças.
Por isso, a vitamina D pode ser considerada uma grande aliada na prevenção da osteoporose. Além disso, controla se os minerais são depositados ou retirados dos ossos, evitando que fiquem moles ou fracos.
A vitamina D também desempenha um importante papel no funcionamento adequado da tireoide e na secreção de insulina pelo pâncreas. Atua no sistema imunológico, aumentando a funcionalidade das células responsáveis por destruir os invasores que tentam atacar o organismo.

Onde encontrar a vitamina D?

Apesar da exposição ao sol ser uma forma de obter a vitamina D, ela não é a única. Outra maneira é incluindo na dieta alimentos ricos em vitamina D. Conheça os principais deles e acrescente no seu cardápio diário:
  • Leite;
  • Iogurte;
  • Ovos;
  • Manteiga;
  • Peixes (em especial, sardinha e o atum enlatado);
  • Fígado de boi;
  • Queijo cheddar;
  • Óleo de fígado de peixe;
  • Cereais fortificados com a vitamina.
Também é possível conseguir a quantidade diária ideal de vitamina D por meio de suplementos, mas sempre com acompanhamento médico e sem abusos. A superdosagem de vitamina D pode elevar os níveis de cálcio no sangue e na urina, provocando a formação de cálculos renais e calcificação das articulações.

Picolinato de Cromo pode reduzir a vontade de comer doces e carboidratos

Mas, atenção! O uso desse produto em excesso pode prejudicar sua saúde, por isso é essencial o acompanhamento especializado

picolinato de cromo pode reduzir a vontade de comer doces e carboidratos Picolinato de Cromo pode reduzir a vontade de comer doces e carboidratos
Foto: Thinkstock
Com o objetivo de emagrecer e, muitas vezes, já desanimadas com a dificuldade em perder peso, algumas pessoas procuram produtos que possam auxiliar nesse processo e dar um “empurrãozinho” na dieta.
Atualmente, é possível encontrar no mercado muitas opções que realmente podem ajudar. Mas é importante que a pessoa tenha em mente que a perda de peso só é possível com uma boa reeducação alimentar associada a hábitos de vida saudáveis.
Dentre os suplementos que têm feito muito sucesso entre as mulheres que buscam emagrecer, o Picolinato de Cromo tem chamado bastante a atenção. Mas será que ele é mesmo eficaz? Como ele age no organismo? Pode ser tomado por qualquer pessoa? Abaixo a nutricionista Sabrina Lopes responde as dúvidas mais comuns sobre o produto.


Conforme explica a nutricionista Sabrina, o Picolinato de Cromo é um suplemento dietético, conhecido como a melhor forma de absorção de cromo pelo organismo. “E o cromo tem como função primordial potencializar no organismo os efeitos da insulina, reduzindo assim os níveis de gordura corporal, além de dar sensação de saciedade e diminuir o apetite da pessoa por carboidratos e doces”, acrescenta.
O que é Picolinato de Cromo?

Dessa forma, fica claro porque tem sido muito procurado pelas mulheres, especialmente por aquelas que não conseguem emagrecer por consumir altas quantidades de doces.

O Picolinato de Cromo é mesmo eficaz em dietas de perda de peso?

A nutricionista Sabrina frisa que o uso de nenhum suplemento vai garantir emagrecimento. O que, de fato, garante bons resultados é a prática de atividade física regular associada à reeducação alimentar.
“Porém, o Picolinato de Cromo, enquanto suplemento, pode sim auxiliar na perda de peso, porque diminui o apetite por carboidratos e doces, garantindo que a pessoa não os consuma fora de hora e de forma exagerada. Assim, fica mais fácil manter a dieta”, explica a profissional.

Há contraindicações?

Não há contraindicações para o uso do Picolinato de Cromo. “Porém, vale lembrar que não podemos abusar do consumo, porque esse mineral em excesso pode ser nocivo à saúde e causar efeitos colaterais, como dores de cabeça, insônia, diarreia, vômitos. Em caso mais graves, pode levar a danos hepáticos, insuficiência renal e anemia profunda”, diz a nutricionista Sabrina. “Por isso, o ideal é procurar um profissional para indicar a suplementação correta para o seu caso e também o tempo certo de uso de determinado suplemento”, acrescenta.

Como comprá-lo?

O Picolinato de Cromo pode ser encontrado em farmácias e também em muitos sites da internet. Porém, isso não significa que deve ser comprado sem nenhuma orientação profissional.
“Antes de comprar procure um nutricionista ou médico para saber se você realmente necessita dessa suplementação”, lembra Sabrina Lopes.

Alimentos ricos em cromo

É possível encontrar esse mineral nos alimentos que fazem parte da nossa dieta? A nutricionista Sabrina Lopes explica que sim.
“Também é possível encontrar alimentos ricos em cromo, como nozes, cereais integrais, maçã com casca, ameixa, brócolis, espinafre, fígado, cogumelos, levedo de cerveja e vinho”, finaliza a nutricionista.
Então, antes de sair para comprar um potinho de Picolinato de Cromo, lembre-se de que é indicado contar com a orientação do seu médico ou nutricionista. Somente esses profissionais poderão indicar o que é melhor para o seu organismo. E, dessa forma, com certeza você terá muito sucesso no processo de emagrecimento!

10 alternativas saudáveis para matar sua vontade de comer doces

Troque os tradicionais doces industrializados por opções mais saudáveis e naturais

10 alternativas saudaveis para matar sua vontade de comer doces 10 alternativas saudáveis para matar sua vontade de comer doces
Uvas congeladas. Foto: Reprodução
Quem gosta de doces sabe como é difícil resistir a um bombom, chocolate ou a um belo pacote de balas quando bate aquela vontade incontrolável de consumir algo com bastante concentração de açúcar.
Porém, consumir alimentos doces em excesso pode causar ganho de peso, além de outras complicações que podem ter um sério impacto na sua saúde. Sendo assim, é necessário buscar alternativas para sanar a vontade de doce que sejam menos agressivas com o nosso organismo.

1 – Mingau de aveia:
 o mingau de aveia é uma opção nutritiva, fácil e rápida de fazer e pode te ajudar a satisfazer a vontade louca por doces. Seu preparo não leva mais que 5 minutos, basta seguir as instruções da caixinha do produto.A seguir você confere algumas sugestões de alimentos que podem substituir aquele bombom calórico cheio de gordura hidrogenada que é uma tentação na sua vida. Anote as recomendações e comece hoje mesmo a mudar sua dieta para ter uma vida mais leve e saudável.
2 – Uva congelada: pode parecer estranho, mas é uma sobremesa deliciosa e tem sabor de picolé de uva. Basta colocar as uvas sem semente em um pote e levar ao congelador. E quando te der vontade de um docinho, coma algumas uvinhas.
3 – Frozen Yogurt: o iogurte congelado pode ser uma alternativa aos doces mais calóricos que costumam habitar nossa mente na hora da gula. Mas lembre-se: nada de rechear o frozen com guloseimas, senão a alternativa saudável vira vilã.
4 – Maçã cozida: corte uma ou duas maçã em 4 pedaços e cozinhe na água. Ao perceber que ela já está amolecendo, retire do fogo e deixe esfriar. Para adoçar um pouco mais, pingue algumas gotinhas de mel.
5 – Nozes, castanhas e frutas secas: fazer um mix com nozes e castanhas (preferencialmente com pouco ou sem sal) e frutas secas pode te ajudar a combater a vontade incontrolável de doces, mas não exagere na dose, pois algumas castanhas e nozes são bastante calóricas.
6 – Frutas doces: as frutas mais doces como banana, manga e caqui são alternativas naturais para comer no lugar dos doces industrializados. Leve sempre uma fruta com você para o trabalho para ter o que comer quando a vontade de doce surgir.
7 – Vitaminas com frutas: faça uma vitamina com as frutas de sua preferência para matar a vontade de doce. Elas são nutritivas e vão te deixar satisfeita por um bom tempo.
8 – Chocolate quente: o chocolate com grande porcentagem de cacau faz bem para a saúde e pode substituir tranquilamente os doces industrializados. Prepare seu hot chocolate com um chocolate amargo e se delicie nos dias frios do ano.
9 – Balas sem adição de açúcar: Uma alternativa rápida e prática para matar o desejo de doce é a bala sem açúcar. Atualmente o mercado oferece uma imensa gama de opções em balas sugar-free e estas são ótimas para ter consigo na bolsa e usar nos momentos de necessidade de doce.
10 – Sucos: Suco de laranja, morango ou uva são bons substitutos para as sobremesas tradicionais. Além de ajudarem a hidratar o corpo, possuem nutrientes essenciais ao ser humano. Ao preparar seu suco, não use açúcar, deixe apenas o doce natural da fruta e evite beber ou preparar sucos industrializados. Faça suco natural da fruta.
Não é fácil fugir da vontade de comer doces, porém, é possível o substituir os doces mais calóricos e cheios de açúcares por outros alimentos que são doces, mas que possuem nutrientes e não possuem adição industrial de açúcar. Assim você mata sua vontade de doce e cuida da sua saúde ao mesmo tempo.

A melhor hora do dia para comer doces

Descubra se existe um horário adequado para consumir açúcar

melhor hora comer doces A melhor hora do dia para comer doces
Se você sente uma vontade quase incontrolável de comer doces no final do dia, saiba que existe uma explicação para isso. É que nesse horário, geralmente ocorre uma queda considerável nos níveis de serotonina no organismo.
serotonina é uma substância que desempenha um importante papel no sistema nervoso e na regulação de diversas funções, como liberação de alguns hormônios, sono, apetite, temperatura corporal, atividade motora e funções cognitivas. É responsável por melhorar o humor e causa uma sensação de bem-estar.

Mas cuidado ao cair nessa tentação, pois com um doce aqui, outro ali, sua dieta pode acabar comprometida. A vontade de comer doces pode ser driblada com bastante autocontrole e com alguns truques simples.
falta de serotonina no organismo pode causar depressão, ansiedade, comportamento compulsivo e até doenças mais graves, como mal de Parkinson, distonia neuromuscular e tremores. O baixo nível de serotonina também está relacionado ao aumento do desejo de ingerir doces e carboidratos.
O primeiro deles é ficar sem comer por longos períodos. Fazendo pequenos lanches entre as refeições, você fica saciada e evita de sabotar a dieta quando a fome bater. Quem não abre mão de uma guloseima durante o dia, deve fazer isso preferencialmente após uma das refeições principais.

Saber qual
 a melhor hora do dia para comer doces não significa que você pode abusar das delícias cheias de açúcar e calorias.Este é o melhor momento para adoçar o paladar, pois as gorduras, fibras e proteínas dos outros alimentos ingeridos durante a refeição agem como uma barreira, retardando a absorção do açúcar pelo organismo.
Quando não houver saída, o melhor é escolher opções menos calóricas e em porções menores para matar a vontade sem fazer tanto estrago. Picolés de frutas e chocolate meio amargo são boas e deliciosas sugestões.

Doces para casamento

Saiba quais são os doces mais requisitados nas mesas de doces para casamento e como escolher o fornecedor

doces para casamento Doces para casamento
mesa de doces é tão importante no casamento quanto o buffet de comidas quentes e frias. É essencial escolher com carinho os doces que serão servidos na mesa do seu casamento. Por isso, selecionamos algumas dicas para ajudar na escolha de quais opções você pode ter no buffet de doces do seu casamento.

Quais doces escolher?

Os doces mais usados nos casamentos atuais são as mini sobremesas. As mini sobremesas podem vir em potinhos ou copinhos, como mousses de maracujá e de chocolate ou ainda podem ser fiéis miniaturas de sobremesas como tortas, pudins, flans ou bolos.

Outra forte
 tendência em doces para casamento são os doces no palito. Pode ser um pequeno bolinho, uma tortinha ou ainda frutas banhadas no chocolate, como uva, morango, kiwi, abacaxi e banana. Esses doces podem ser no formato que você desejar, mas o formato mais comum é o redondo, tipo pirulito.Os cupcakes também estão com tudo nas mesas de doces para casamentos. Com decorações e sabores variados, com ou sem recheio, eles dão um ar romântico e delicado à decoração da mesa e são muito saborosos. Os cupcakes podem ser dispostos na mesa ou colocados em caixinhas para serem distribuídos durante o casamento.
brigadeiro também está longe de desaparecer dos casamentos. É o queridinho entre os doces e não pode faltar em nenhuma festa. Os brigadeiros podem ser servidos em uma pequena colher, em um potinho com colher ou ainda em mini copinhos. Isso facilita o manuseio e ainda fica diferente do tradicional brigadeiro enrolado no granulado.
Uma novidade nos doces para casamento é o macaron. Esses docinhos que parecem um hambúrguer são preparados com uma massa bem fina e podem ser feitos em qualquer cor desejada. Os macarons já se tornaram receita de sucesso nas mesas de doces de casamento.
Outra tentação que não pode faltar na sua mesa de doces é a torre de doces. A torre de doces pode ser feita com bombons, chocolate, cupcakes e macarons também. Basta criatividade e um pouco de paciência para montar a pequena torre com espuma e espetar todos os docinhos que quiser.

Como escolher os fornecedores dos doces

Algumas das vantagens de encomendar todos os doces de um fornecedor só é que você pode negociar descontos e que todos sejam entregues ao mesmo tempo, facilitando seu controle. Além disso, os quitutes ficam padronizados e isso agilizará o processo de organização da mesa de doces do casamento.
Mas, se você deseja variar bastante os doces do seu casamento, é interessante conseguir fornecedores diferentes para cada tipo. Assim, você terá doces diferentes e provavelmente conseguirá o melhor doce de cada fornecedor. Além disso, se tiver problema com um fornecedor, você ainda pode contar com os serviços dos outros.
Porém, variando os fornecedores pode ser que as forminhas e os formatos dos doces não combinem ou pode ser que seja necessário um maior esforço e investimento da sua parte para encomendar doces parecidos. Outro contra de escolher fornecedores diferentes é que você terá que lidar com a burocracia de vários estabelecimentos e precisará de um controle mais rigoroso.

15 formas diferentes de usar o elástico de látex

Ele pode ser a solução perfeita e barata para muitos problemas corriqueiros, como consertar a mangueira do jardim, abrir tampas escorregadias e economizar sabonete líquido

15 formas diferentes de usar o elastico de latex 15 formas diferentes de usar o elástico de látex
Foto: Thinkstock
Criadas em 1845 pelo inventor inglês Stephen Perry, as primeiras tiras elásticas foram feitas a partir de um tubo de borracha cortada em fatias bem finas. O objetivo era prender papéis e envelopes, mas as utilidades destes elásticos de látex se multiplicaram.
O elástico de borracha é um item simples, barato e versátil. Existem tantas maneiras de usá-lo quanto você for capaz de imaginar. Mas, se nem todas estas utilidades passaram por sua cabeça, aqui você encontra ideias interessantes e muito práticas que vão facilitar seu dia a dia. Confira:


Um elástico pode ser a melhor forma de marcar páginas de um livro. Ao contrário dos marcadores de papel, há a garantia de que a sua marcação não vai simplesmente cair. Basta pegar um elástico que seja grande o bastante para envolver todo o livro.
1. Marcador de página

2. Abra potes de vidro com menos esforço

Tampas escorregadias costumam atrapalhar bastante, principalmente na hora da pressa. Você pode eliminar este problema colocando um elástico ao redor dela. Assim, você vai ter muito mais firmeza para abrir aquele pote de vidro que parece impossível de ser vencido.

3. Apoio para lápis

Enrole algumas tiras de borracha ao redor da base do lápis ou caneta, no local onde você costuma segurar. A escrita ficará mais confortável e menos escorregadia.

4. Organize fios e cabos

Cabos emaranhados atrás da TV ou do computador significam uma dor de cabeça na hora da faxina, não é mesmo? Para minimizar este problema, use alguns elásticos para separar os cabos em pequenos grupos ou encurtá-los. As versões com borracha colorida também podem ajudar a diferenciar os fios.

5. Controle dispensadores de sabão

Enrole um elástico bem apertado logo abaixo da válvula de esguicho do sabão para limitar a quantidade do líquido que sai da embalagem. Esta dica é especialmente útil para casas com crianças.

6. Mantenha as maçãs cortadas frescas

Se você cortou a maçã, mas, por algum motivo, desistiu de consumí-la, há uma maneira de evitar que os pedaços da fruta escureçam. Para isso, disponha as fatias de maçã na forma original da fruta e prenda-as com um elástico. Bom apetite mais tarde!

7. Não deixe colheres escorregarem na tigela

A colher escorregou para dentro da tigela de novo? Desta vez, depois de enxaguar a colher, enrole um elástico em torno da parte superior do cabo e a aderência do látex vai segurar o talher na borda da louça.

8. Tábuas de corte sempre no lugar

Você está com pressa e a tábua de cozinha não para de escorregar? Uma ideia simples pode ser a solução: coloque um elástico em cada ponta da tábua e pronto! O atrito da borracha com a superfície da pia ou balcão vai garantir que a tábua fique firme o bastante para que você termine o que estava fazendo.

9. Prolongue a vida útil da vassoura

Você não precisa jogar fora a vassoura só porque as cerdas abriram com o uso. Enrole alguns elásticos de látex ao redor delas e deixe preso por um ou dois dias, até que as cerdas recuperem o formato original.

10. Conserte pequenos vazamentos em uma mangueira

Uma maneira rápida de consertar um vazamento é dispor uma faixa de borracha ao redor do buraco. Não é uma solução permanente, mas você conseguirá terminar seu trabalho sem grandes dificuldades.

11. Faça uma bola de borracha

Com algumas tiras de elástico você pode simplesmente criar uma bola de látex, que poderá ser usada para apagar lápis e manchas nas paredes tão bem quanto a borracha de escritório.
Outra ideia e usar esta bolinha de borracha para aliviar o estresse: aperte e descarregue a raiva.

12. Segure os óculos

Se você usa óculos durante a prática de esportes, os elásticos de látex podem ser uma alternativa inteligente para manter a lentes mais firmes na cabeça. Basta cortar uma tira de borracha ao meio e prender as extremidades a cada uma das hastes.

13. Porta correspondências

Com martelo, duas fileiras de pregos (na lateral do armário ou atrás da porta) e alguns elásticos esticados entre eles você acaba de arquitetar um criativo sistema de armazenamento de cartas, faturas e papéis diversos.

14. Conserve seu controle remoto

Enrole algumas faixas de borracha ao redor da parte superior e inferior do controle remoto. Isto vai protegê-lo, dificultando que ele escorregue da mesa ou estante. Em último caso, também amortecerá a queda.

15. Mantenha sacos e embalagens fechados

Para conservar os mantimentos frescos, dobre bem a parte superior da embalagem e, em seguida, envolva-a com um elástico de látex.
Use sua criatividade e abuse deste item multiuso chamado elástico de borracha. Se você conhece outras utilidades para este material, compartilhe em seus comentários.

10 maneiras diferentes de usar o limão

Na cozinha, como remédio ou até mesmo na faxina, conheça várias utilidades do limão em casa

diferentes formas usar limao 10 maneiras diferentes de usar o limão
limão é uma fruta ácida, amarga e que pode ser consumida de diversas formas, entre elas suco e chá. Serve também para temperar saladas ou dar mais sabor às receitas, bastam apenas algumas gotinhas. Apesar de ser bastante usado na cozinha, o limão pode ser muito útil na casa toda.
A fruta pode dar uma ajudinha em tarefas que você nem imagina e ainda substituir alguns produtos de limpeza, remover manchas, espantar insetos e assim por diante. Ficou curiosa? Então conheça agora10 maneiras diferentes de usar o limão no dia-a-dia, faça o teste e comprove.


Para remover os odores de alimentos fortes como peixe, alho, cebola ou até mesmo o cheiro desagradável da comida que ficou guardada por muito tempo dentro da geladeira ou microondas, a dica é cortar um limão, espremer o suco em um corpo e colocá-lo por um tempo no local onde vem do mau cheiro.
1 – Eliminar odores

Alimentos como o repolho, por exemplo, também soltam cheiro forte na hora de cozinhar. Para evitar, adicione algumas fatias de limão na água. O suco do limão também serve como aromatizante natural de ambiente e ajuda a retirar aquele cheiro de gordura da cozinha, para isso basta ferver a casca do limão na água e deixar por alguns minutos.

2 – Espantar insetos

Alguns insetos como as aranhas, formigas e pulgas, são muito sensíveis a cheiros. Por isso, para espantá-los, basta adicionar uma quantidade de suco de limão em um litro de água e aplicar a mistura ao lavar o chão, limpar vidros, janelas, portas e rodapés.

3 – Limpar vidros

Assim como o vinagre, o limão também pode substituir os produtos de limpeza nas atividades domésticas, pois ele tira manchas difíceis de vidros e espelhos. Para isso, basta fazer uma mistura de ½ suco de limão em uma bacia com água, umedecer uma esponja e a aplicar no vidro ou espelho fazendo movimentos circulares. Finalize aplicando um pano seco no local.
Para evitar que o limão fique em contato com a sua mão, é aconselhável fazer a limpeza se protegendo com luvas de borracha.

4 – Remover de machas

Além dos vidros e espelhos, o limão também é eficaz na remoção de manchas de suor, mofo, vinho e gordura em tecidos de roupas, tapetes, lençol entre outros. Para isso, basta colocar a peça manchada de molho em uma bacia com água, em seguida aplicar uma mistura de limão e sal em cima da mancha e esfregar bem.
A técnica também vale para blusas claras que ficaram amareladas na parte de baixo das mangas, na região das axilas. Após algumas lavagens com limão, a mancha desaparece. Vale lembrar que os tecidos delicados devem ser esfregados suavemente para evitar que estraguem. Finalize lavando a peça bem até eliminar toda a mistura do tecido e coloque para secar, depois de algumas horas a peça vai estar limpa e nova.

5 – Banheiro mais limpo

Para deixar as peças do banheiro mais limpas e retirar manchas difíceis ou até mesmo ferrugem do vaso sanitário, misture suco de limão na água, esfregue a mancha, deixe descansar por alguns minutos e em seguida enxágue.

6 – Inox brilhante

Para manter as panelas e utensílios de aço inox mais limpos e brilhantes, corte o limão ao meio, mergulhe no sal e esfregue sobre as superfícies com manchas. Em seguida, retire a mistura com água corrente.

7 – Conservar os alimentos

Para evitar que as frutas como a banana, maça, pêra, abacate e alguns legumes fiquem com uma tonalidade marrom quando cortados ao meio, esprema um pouco de limão no pedaço do alimento que não irá consumir de imediato. Você também pode evitar que a alface fique murcha deixando as folhas mergulhadas em água gelada com suco de limão por uma hora.

8 – Aliviar má digestão e azia

Para aliviar o mal-estar e a sensação de desconforto no estômago logo após comer alimentos muito pesados ou gordurosos, prepare um copo com água, esprema um limão e beba.

9 – Aliviar a ressaca

Extrapolou no álcool na noite anterior e agora está se sentindo mal? O limão ajuda a reidratar e equilibrar o pH do corpo, aliviando a ressaca. E para isso, basta espremer um limão na água morna ou chá e beber, a mistura pode ser um pouco amarga, mas pelo menos irá aliviar aquela sensação de mal-estar.

10 – Dor de garganta

Quando estiver com gripe muito forte e com dor de garganta, faça gargarejo com a mistura de meio limão espremido na água morna com sal ou então prepare um chá quente com uma colher de mel, uma colher (sopa) de suco de limão e beba. O limão ajuda a desinchar a garganta e matar as bactérias.
+Detalhes e Dicas acesse o nosso Portal www.radioestacaolivre.com

20 truques práticos para reaproveitar a casca do limão

A casca do limão pode ser usada em receitas, nas tarefas da casa e até em tratamentos de beleza

20 utilidades da casca do limao 20 truques práticos para reaproveitar a casca do limão
Foto: Thinkstock
Você preparou uma deliciosa limonada. E agora, o que fazer com as cascas dos limões? Se você respondeu “jogá-las no lixo”, pode estar cometendo um grande desperdício! A casca do limão possui muitas vitaminas, pode ser usada em diversas receitas, nas tarefas da casa e até em tratamentos de beleza.
Confira abaixo algumas de suas utilidades mais interessantes:


Sua panela, mesmo após uma boa limpeza com detergente, continua engordurada? O fogão também está com este aspecto? Use as metades do limão!
1. Limpar peças engorduradas

Jogue um pouco de sal naquela metade de limão que já foi espremida e a esfregue nas peças ou áreas engorduradas. Depois, é só limpá-las com uma toalha. (Só tenha cuidado ao usar o limão em tampos de mármore, ou qualquer outra superfície que possa ser sensível ao ácido).

2. Limpar a chaleira

Encha a chaleira com água, adicione um punhado de fatias finas de casca de limão e ponha para ferver. Depois, desligue o fogo e deixe o líquido descansar por uma hora, escorra e lave bem.

3. Limpar o bule de café

Para garantir uma boa limpeza ao bule de café, a sugestão é colocar dentro dele gelo, sal e cascas de limão, e agitá-lo por um ou dois minutos. Depois de descartar a mistura, basta enxaguar.
A peça ficará brilhante!

4. Limpar o micro-ondas

É bastante comum um alimento ou líquido sujar o micro-ondas ao ser esquentado dentro dele. Neste caso, em vez de usar produtos químicos, você pode tentar o seguinte: coloque cascas de limão em uma tigela cheia até a metade com água. Ligue o micro-ondas por cerca de cinco minutos, permitindo que a água da tigela ferva e seu vapor se condense nas paredes e partes superiores do micro-ondas. Depois, é só retirar a tigela com cuidado e limpar a sujeira do micro-ondas com uma toalha.

5. Desinfetar o lixo

Após utilizar as cascas do limão para qualquer uma das finalidades citadas, elas ainda podem ser úteis: basta colocá-las no lixo, para desinfetá-lo e, ao mesmo tempo, deixar um cheiro agradável na cozinha.

6. Limpar torneira ou outra peça cromada

Os restos do limão também podem ajudar a manter a torneira ou outra peça cromada da sua casa limpa! A dica é esfregar a peça em questão com uma metade de limão (que já foi espremida), enxaguar e passar um pano macio para lustrar.

7. Limpar panelas

Uma metade de limão associada a sal também pode ser utilizada para limpar e iluminar panelas de cobre, bronze, cromo ou aço inoxidável. Basta você usar o limão espremido já com o sal (ou bicarbonato de sódio) e esfregá-lo na panela. Deixar a mistura agir por cerca de cinco minutos e enxaguar com água morna. Usar, posteriormente, um pano macio para secar.

8. Limpar a pia de aço inoxidável

Para a pia de aço inoxidável, use o mesmo método descrito para limpar a torneira ou peça cromada.

9. Afastar insetos

Muitos bichos, como, por exemplo, os insetos, não suportam o ácido do limão. A dica, então, é cortar a casca dele e colocar as tiras em janelas ou perto de rachaduras e buracos – por onde formigas e outros bichos podem estar entrando em sua casa.

10. Fazer um umidificador perfumado

Se sua casa sofre com o ar seco durante o inverno, você pode colocar a casca do limão em uma panela com água, e deixá-la ferver em fogo médio, para umidificar e perfumar o ar.

11. Limpar tábuas de corte

Devido às propriedades antibacterianas do limão, sua casca é ótima opção para limpar tábuas de corte. Basta passar meio limão espremido na superfície da tábua, esperar alguns minutos e enxaguar.

12. Manter o açúcar solto

Se o seu açúcar, na maioria das vezes, fica “empedrado”, a dica é adicionar cascas de limão no pote, que ajudarão a mantê-lo úmido e fácil de usar.

13. Fazer raspas

O mais indicado é usar somente a casca (sem a parte branca que fica entre a casca e a polpa) para fazer as raspas sem que elas fiquem amargas.
As raspas de limão podem ser polvilhadas em bebidas, como vinho ou batidas, saladas, sorvetes, sopas, tortas etc. Tanto para enfeitar como para dar um gostinho especial às receitas.

14. Fazer pó de raspas de limão

É possível fazer, em vez das raspas de limão, um pó. Basta deixar as cascas dos limões secarem por cerca de três ou quatro dias em um prato e depois colocá-las em um liquidificador (ou moedor de especiarias) e bater até que elas se transformem em um pó.

15. Misturar o pó ao açúcar

Uma boa ideia é misturar, em um recipiente, o pó de raspas de limão (citado acima) a um pouco de açúcar. Depois, basta utilizar a mistura nas bebidas ou receitas de doce.

16. Misturar o pó à pimenta

Para uma mistura salgada, coloque num recipiente o pó de raspas de limão com pedacinhos de pimenta. Este é um ótimo tempero para saladas e outros pratos!

17. Fazer casca de limão cristalizada

As cascas de limão cristalizadas são muito fáceis de fazer (veja abaixo) e podem ser comidas puras ou ser usadas em receitas de bolos, chocolates, biscoitos ou pães.
O primeiro passo é cortar a casca do limão em tiras. Para retirar completamente seu amargor, é indicado deixar as tiras de molho na água por um ou dois dias, trocando a água várias vezes. Depois, é só levá-las ao fogo com água e açúcar, e mexer devagar até que a água evapore e a calda fique mais espessa, envolvendo as tirinhas. Escorrer o excesso de calda e colocar as tirinhas sobre uma folha de papel manteiga, usar um garfo para separá-las e deixar esfriar.
Antes de secarem por completo, é indicado passar as tiras em mais açúcar. Depois, é só guardá-las em um pote limpo e com tampa, em local seco.

18. Clarear manchas da idade

Aplique um pequeno pedaço da casca do limão na mancha e deixe agir por uma hora. Depois enxague o local. (Após o procedimento, evite tomar sol. E antes dele, certifique-se de que não tem alergia a limão).

19. Suavizar cotovelos secos

Use metade de um limão polvilhado com bicarbonato de sódio e aplique nos cotovelos. Massageie a mistura por alguns minutos na área em questão. Depois basta lavar e secar.

20. Fazer esfoliação

Misture meia xícara de açúcar com a casca do limão e óleo de oliva – usar o suficiente para transformá-los em uma pasta. Com o corpo molhado, aplicar a mistura e massagear a pele. Depois, lavar bem.

10 truques espertos para facilitar tarefas do dia a dia

Nem sempre o conhecimento adquirido nos livros ou na faculdade é a melhor maneira de resolver os problemas do cotidiano

10 truques espertos para facilitar tarefas do dia a dia 10 truques espertos para facilitar tarefas do dia a dia
Foto: Thinkstock
Dedicar-se aos estudos, fazer o trabalho de maneira adequada, saber participar de uma conversa na roda de amigos, ler os livros mais vendidos, entender de política internacional – as exigências do mundo moderno para que uma pessoa seja considerada inteligente são tão diversas que fica difícil preencher todos os quesitos.
Entretanto nem tudo que enfrentamos na vida está nos livros e é ensinado na escola. Tendo isso em mente, confira esta lista com dez coisas simples que podem fazer de você uma pessoa que usa a cabeça com muito mais objetividade, sem exigir tempo ou dedicação demais, e esteja preparado para lidar com as situações a seguir.

1 – Para plantar um jardim

Ao montar um jardim em casa, espalhe as sementes em um padrão mais ou menos em forma de diamante, ao invés de coloca-las em linha reta. Isso vai fazer com que o jardim pareça mais cheio com maior rapidez.


Use um ímã para atrais agulhas e alfinetes que tenham sido perdidos dentro da sua caixa de costura. Ele vai evitar que você procure por muito tempo e mesmo que se machuque nas pontas desses objetos.
2 – Para encontrar com facilidade agulhas e alfinetes perdidos na caixa de costura

3 – Para ensinar endereços

Incluir mapas e fotos do lugar ao qual você pretende que uma pessoa chegue pode ser muito útil e facilitar a vida de quem procura o endereço. Muitas vezes é mais fácil se localizar quando se tem uma referência visual pela qual se orientar.

4 – Para separar copos presos um dentro do outro

Colocar água gelada dentro do copo de cima e, em seguida, mergulhar ambos em água morna por um ou dois minutos é uma maneira simples de separá-los sem quebra-los, caso eles tenham ficado presos.

5 – Para fazer suco

O truque é tão simples que quase não dá para acreditar: antes de cortar e espremer uma laranja, um limão ou alguma outra fruta, experimente rolá-la sobre o balcão da pia com firmeza, aplicando um pouco de pressão dobre ela. Isso fará com que você consiga extrair mais líquido da fruta.

6 – Para lavar janelas

Nada mais irritante que uma janela intrigantemente suja, sem que possa determinar se é o lado de dentro ou o de fora que continua manchado. Para evitar esse problema, esfregue-a na direção vertical pelo lado de dentro e na direção horizontal pelo lado de fora, ou vice-versa. Dessa forma, se a mancha permanecer, você saberá exatamente qual lado precisa ser esfregado novamente.

7 – Para retirar luvas de borracha

Após lavar a louça ou o banheiro, se a luva de borracha que você usou ficar presa na sua mão, coloque as duas mãos embaixo de água fria. Isso fará com que as luvas deslizem facilmente, na hora de serem retiradas.

8 – Para desembaçar os espelhos

Após o banho, para evitar que o espelho fique manchado pelo vapor quente, esfregue-o com um pouco de espuma de barbear, limpando-o com um pano macio em seguida.

9 – Para limpar garrafas e vasos de vidro

Preencha-os com água e coloque um tablete para limpar dentaduras dentro deles. Depois de algum tempo, retire o líquido e deixe escorrer.

10 – Para eliminar riscos de vidros

Experimente esfregar um pano com um pouco de creme dental em cima de riscos feitos no vidro. Se os riscos não forem muito grandes ou profundos, eles serão eliminados.
+Detalhes e Dicas acesse o nosso Portal www.radioestacaolivre.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário