segunda-feira, 19 de setembro de 2011


Aprenda a preparar quatro receitas de bolo de caneca light

Apenas três minutos no micro-ondas são suficientes para preparar essa delícia

Por Ana Paula de Araujo
enviar para amigosenviar para amigos 

Facebook
Avalie esta matéria117 votos
tamanho da letra: A- A+
Eles são uma delícia e muito - muito! - práticos. Há uma razão para enfatizar o "muito": com apenas três minutos no micro-ondas, você pode preparar deliciosos bolos de caneca - e sem precisar untá-la. É a opção ideal para quando a fome bate e estamos com pressa, sem contar que é fácil encontrar quase todos os ingredientes em casa.

O preparo dessas receitas também pode ser uma tarefa muito divertida. Nessas férias, que tal fazer a criançada colocar a mão na massa? Isso exercita a criatividade dos pequenos. "O que as crianças mais adoram é a parte da decoração, que não tem limites, já que cada criança pode criar o seu próprio bolinho", conta a chef Lu Borges, da Especiaria Doces Artesanais, de São Paulo.

Antes de começar a juntar os ingredientes, preste atenção em sua caneca. Para que não transborde, Lu Borges alerta que ela deve ter, pelo menos, de 300 ml a 400 ml, além de ser adequada para o uso em micro-ondas. "O maior cuidado é encher de massa só até a metade da caneca, e limpar bem as bordas para não queimar", aconselha Lu, que lembra que não é necessário untar o recipiente. A receita também pode ser feita em cumbucas para sopa.

A nutricionista Jessica Rodrigues Babadopulos, consultora dos Hotéis Mércure, São Paulo, ainda alerta que os bolos de caneca, em geral, são extremamente calóricos, podendo passar de 1000 kcal. Ela conta que as versões originais da receita têm, em média, 200 kcal a 300 kcal a mais do que as versões light apresentadas a seguir. Por isso, não abuse, já que essas opções continuam calóricas.

Confira as receitas, preparadas pela chef Lu Borges:
Você sabia
Você também pode usar cumbucas de sopa. Use canecas próprias para o micro-ondas e que tenham capacidade para até 400 ml.
COMPARTILHE ESTA DICA
|5
BOLO DE CANECA DE CHOCOLATE LIGHT 

Bolo: 
1 ovo inteiro
4 colheres (sopa) de leite desnatado
2 colheres (sopa) de margarina light em temperatura ambiente
2 colheres (sopa) de chocolate em pó diet
4 colheres (sopa) de multi adoçante (para forno e fogão)
4 colheres (sopa) de farinha de trigo peneiradas
1 colher (café) de fermento em pó

Rendimento: em média 01 porção
*Importante: o rendimento vai depender do tamanho da caneca.

Valor calórico: 780 kcal

Opções de Cobertura

Calda de chocolate: 
1 colher (sopa) de adoçante
1 colher (sopa) de chocolate em pó sem açúcar
1 colher (sopa) de margarina light
Opcional: Lascas de amêndoas torradas para decorar
Valor calórico: 105 kcal

Ganache de Chocolate light :
150g de chocolate meio amargo
1/2 lata de creme de leite light
Cacau em pó para polvilhar
Valor calórico: 900 kcal
*Importante: A receita rende, aproximadamente, 150g de cobertura, que pode ser utilizada para, em média, 6 bolinhos.

Modo de Preparo do bolo: Em uma caneca grande, com um batedor, bata todos os ingredientes, até que a massa fique bem uniforme. Encha a caneca até a metade. Leve ao micro-ondas por dois ou três minutos (depende da potência do seu micro-ondas).

Modo de Preparo da Cobertura: Misture os ingredientes em um recipiente refratário. Leve por 30 segundos ao micro-ondas e misture bem. Fure o bolinho com um garfo e regue com a calda. 
Peça ajuda das crianças para preparar a receita - Getty Images
BOLO DE CANECA INTEGRAL LIGHT 

Bolo: 
1 ovo pequeno
5 colheres (sopa) de leite ou 4 colheres de creme de leite (fica mais cremoso)
2 colheres (sopa) de óleo
2 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó diet
4 colheres (sopa) rasas de açúcar mascavo
4 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo integral
1 colher (café) rasa de fermento em pó
1 colher (sopa) de aveia
1 colher (sopa) rasa de linhaça
1 colher (sopa) rasa de semente de girassol
1/2 maçã picadinha
Rendimento: de 2 a 3 porções
*Importante: o rendimento vai depender do tamanho da caneca.

Valor calórico: 880 Kcal

Modo de Preparo do bolo: Coloque o ovo em um refratário e bata bem com o batedor ou um garfo. Acrescente o óleo, o açúcar, o leite ou creme de leite, o chocolate, o açúcar mascavo e bata mais. Acrescente a farinha de trigo integral peneirada, a aveia, a linhaça, as sementes de girassol e a maçã picada e mexa bem até que todos os ingredientes se incorporem à massa. Por último adicione o fermento delicadamente, sem bater, só para misturar a massa. Leve por três minutos no micro-ondas, na potência máxima.

Beleza


Tipos de olheiras

por Redação
Dermatologista explica a causa do "olhar de panda" e mostra soluções para o problema



Tem hora que nem corretivo, base e toda a maquiagem do mundo dão jeito nas temídas olheiras. Além de nos deixarem com aspecto mais cansado e envelhecido, elas podem ser causadas por outros fatores, além da fadiga. A dermatologista Carolina Ferolla, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que existem pelo menosquatro tipos de olheiras, causadas por mudanças no nosso organismo e que devem ser tratadas de maneiras diferentes.

Alguns fatores externos também podem piorar o problema, como exposição exagerada e sem proteção ao sol, alguns remédios, o álcool e o sal em excesso nas comidas. Apesar de haver muitos paliativos, as olheiras não são 100% curáveis e os tratamentos estéticos precisam ser refeitos regularmente, em conjunto com a mudança de hábitos ruins. Segundo Carolina, apenas um procedimento cirúrgico garante o desaparecimento total do terrível "olhar de panda".
TIPOS DE OLHEIRAS
Constitucionais: são olheiras acastanhadas e fundas caracterizadas pela anatomia da face. O globo ocular fica alojado em um orifício que, neste caso, é anatomicamente mais profundo e recoberto por uma pele muito fina que permite transparecer a sombra da cavidade. Muito comum nas etnias indiana e árabe. Os tratamentos para clarear e suavizar olheiras desse tipo são geralmente lentos e apresentam resultados pouco perceptíveis. O laser (luz intensa pulsada) e o preenchimento com ácido hialurônico pode ser uma boa opção para este caso. 
Melânicas: olheiras acastanhadas causadas pelo acúmulo de melanina (pigmento que fornece o tom a pele), que, por sua vez, é desencadeado pelo excesso de sol ou estímulo hormonal. Os tratamentos que favorecem a despigmentação apresentam bons resultados no clareamento e suavização desse tipo de olheiras.

Sanguíneas: olheiras arroxeadas causadas por acúmulo de hemoglobina (pigmento sanguíneo) ou produtos de sua degradação (bilirrubina, biliverdina e ferro). Os tratamentos que favorecem a microcirculação e agem como quelantes de ferro apresentam bons resultados no clareamento e suavização desse tipo de olheiras.

Vasculares: olheiras azuladas causadas por excesso de retenção de fluidos. Tendem a agravar-se em situações de stress e cansaço, quando a circulação sanguínea da região torna-se parcialmente comprometida. Os tratamentos que favorecem a microcirculação apresentam bons resultados no clareamento e suavização desse tipo de olheiras.
Leia também:
De olho nas olheiras - Para deixar você descansada, e com a aparência menos abatida, fomos atrás dos tratamentos mais eficazes.
Xô, olheiras! - Livre-se daquelas indesejáveis manchas escuras sob os olhos
Mitos de beleza - A beleza exige sacrifícios e artifícios, mas todo cuidado é pouco!



Libido sexual e pílula anticoncepcional

por Redação
Pesquisa mostra que perda do desejo pode estar relacionada a outros fatores



Pílulas anticoncepcionais causam queda da libido sexual? Muitas mulheres já passaram por essa situação e a dúvida é recorrente nos consultórios ginecológicos. Mas uma pesquisa realizada pela Escola de Medicina de Ohio, nos Estados Unidos, mostrou que o problema pode ser psicológico ou estar ligado a fatores externos, como o relacionamento com o parceiro.

O estudo ouviu 50 mulheres sexualmente ativas, usuárias de contraceptivos orais ou de injeção. Elas responderam a um questionário, no qual foram medidos desejo e satisfação sexual. Os níveis detestosterona estrogênio também foram checados e, apesar dos índices de testosterona livre serem maiores nas mulheres que optaram pela injeção, não foi detectada diferença significativa nos níveis de desejo e satisfação sexual entre os dois grupos.
Para não haver alteração nos dados da pesquisa, foram selecionadas mulheres com as mesmas características, com parceiros sexuais estáveis, opção religiosa semelhante e uso contínuo de anticoncepcionais há aproximadamente quatro ou cinco anos. Além de não haver ligação comprovada entre o uso da pílula e a falta de libido, o estudo também mostrou que as usuárias do método eram mais responsáveis e tiveram um índice menor de gravidez não planejada.
Leia também:
Anticoncepcionais - Existem muitos, para todos os gostos e bolsos. E há o ideal para você!
Contracepção - Os muitos métodos disponíveis provam: hoje, engravida quem quer
Os novos anticoncepcionais - Escolher um bom método anticoncepcional pode ser uma eficiente maneira de não sofrer as conseqüências indiretas do apagão que está por vir. Afinal, sem luz e sem televisão... o que nos resta fazer?
















Truques simples para ganhar espaço

Trocar a posição dos móveis de forma a evitar barreiras pode fazer a metragem render

flaschbrasil
Texto:
Foto: Getty Images
Colocar móveis embaixo de janelas pode atrapalhar o dia a dia e a entrada de luz
Reformar ou decorar a casa é como um quebra-cabeça. Aos poucos, é preciso encaixar todas as peças nos ambientes, sempre com inteligência e bom senso. Caso contrário, o resultado poderá ficar bem longe do esperado. Uma das principais dicas para fazer tudo correr bem e não pecar pelo exagero é analisar a área que se tem disponível. 

"Não adianta escolher muitas peças para umcômodo pequeno. É importante pensar na circulação”, afirma a arquiteta Eduarda Corrêa.
Em seguida, chega a hora de planejar o posicionamento dos itens. “Essa etapa deve ser feita com cuidado. Não é recomendado colocar móveis embaixo de janelas, pois as peças atrapalham o dia a dia e a entrada de luz pode ficar prejudicada”, alerta a arquiteta Maria Claudia Cunha.
A parte estrutural também deve colaborar para deixar sua morada mais funcional. “Divisórias sem sentido devem ser eliminadas. Uma pequena reforma, sem muito quebra-quebra, pode resolver esse problema. O gasto será pequeno e a recompensa, bem grande”, diz Eduarda.
Para isso, vale convocar um bom profissional para verificar quais paredes podem ser removidas e o que fazer para aproveitá-las da melhor maneira. “Os tempos mudaram, nenhum ambiente é intocável. Todos foram feitos para serem bem utilizados. Por isso, eles devem ser funcionais, ter áreas livres e, principalmente, garantir o conforto da família”, ressalta a arquiteta Daniela Monteiro.
Foto: Getty Images
A mesa de centro deve estar sempre centralizada e a 50 cm de distância do sofá
Para dar aquela mãozinha, três especialistas dão dicas especiais para você acertar nas composições evalorizar a metragem da sua morada:
Na sala
1 – Coloque o sofá de frente para a porta. Além de facilitar a circulação, é um convite para que todos fiquem no local e batam um bom papo. “De preferência, deixe a janela livre para poder manuseá-la”, diz Maria Claudia.
2 - Opte por integrar os espaços. Evite, por exemplo, colocar o sofá de costas para a sala de jantar, pois o móvel irá delimitar e separar os ambientes. Uma boa alternativa é colocar pufes no lugar, pois são mais baixos e podem ser removidos com facilidade.
3 – Preste atenção no posicionamento do sofá para que ele não fique “espremido”. Em espaços reduzidos, evite colocar poltronas ou outro sofá ao lado. A pessoa deve ficar sentada e ter as pernas livres. “Alinhar o final do braço com os outros móveis é sempre uma boa sugestão”, recomenda Maria Claudia.
4 – A mesa de centro deve estar sempre centralizada e a 50 cm de distância do sofá. Assim é fácil pegar e manusear objetos que estão sobre ela.
Foto: - Divulgação
Encoste os móveis na parede para garantir maior espaço no quarto
No quarto
5 – A cama deve ficar paralela à janela e ter a cabeceira encostada na parede.
6 – Evite colocar a cama sob a janela. O mais recomendado é que ela esteja em frente à porta.
7 - Se o quarto for de criança, é importante posicionar os móveis encostados nas paredes. “Assim, deixamos espaço livre para os pequenos brincarem”, comenta Eduarda.
Na cozinha
8 - É fundamental pensar em uma triangulação entre geladeira, fogão e pia, medida que garante boa circulação e concentra a área de trabalho.
9 - A geladeira deve ficar ao lado da bancada – o eletrodoméstico deve ser colocado de 3 cm a 5 cm de distancia dos outros móveis, o que assegura ventilação e bom funcionamento. Já o fogão deve ficar mais afastado para não haver choque de temperaturas.
10 - Não coloque nada em frente ao fogão (dê uma distância de, pelo menos, 1 m). Dessa forma, é possível abrir a porta do forno sem problemas – se for um cooktop, a regra é a mesma.
No banheiro
Fique atento a esse cômodo, pois é sempre mais difícil realizar reformas por conta dos encanamentos.
Foto: Divulgação
Armários planejados economizam mais espaço
11 - Se possível, escolha uma porta de correr para o box. Esse modelo facilita a circulação.
12 - Chuveiro, vaso sanitário e pia devem estar na mesma parede hidráulica, o que permite maiorcirculação no espaço. Caso não seja possível, evite a proximidade entre a ponta da pia e a quina do box. Essa disposição pode gerar uma espécie de ampulheta que dificultará a circulação.
13 - Planeje armários sob a bancada da pia. “Assim você ganha um espaço para armazenar utensílios maiores sem comprometer a circulação”, comenta Eduarda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário