OLEOSIDADE
Saiba por que ela prejudica os cabelos e como cuidar dos fios
Não passa um dia que você lavou seu cabelo e ele já está mega oleoso? Quem sofre desse mal costuma ter que dedicar muita atenção aos fios, para evitar que fiquem feios. Para entender o motivo da oleosidade do couro cabeludo e saber a maneira certa de garantir madeixas sempre bonitas e saudáveis, conversamos com o dermatologista Daniel Coimbra, que esclarece alguns pontos importantes para ajudar na busca pelo cabelo perfeito. Confira:
Por que alguns cabelos são mais oleosos do que outros?
A glândula sebácea, que produz o sebo, é regulada por alguns fatores, entre eles a exposição ao sol e a alimentação. Ela é controlada ainda pelo hormônio masculino andrógeno (também presente nas mulheres), que estimula o crescimento dessa glândula. Com isso, ela passa a produzir mais sebo e deixar, tanto a pele quanto o cabelo, mais oleosos. Portanto, muito sol, alimentação ruim e questões hormonais podem fazer com que algumas mulheres tenham cabelos mais oleosos.
Quais os prós e contras de se ter cabelos oleosos?
De positivo não existe quase nada, os fios ficam apenas menos armados e mais fáceis de pentear. Em contrapartida, de negativo existem problemas como a caspa, por exemplo, que é uma espécie de inflamação no couro cabeludo e pode causar queda. Além disso, assim como na pele, a oleosidade pode gerar acne. São algumas lesões e marcas avermelhadas que doem e podem ser facilmente percebidas pelas mulheres.
Há algum método para diminuir esse problema?
Podem ser feitos alguns tratamentos voltados para a causa da oleosidade. Se o problema for hormonal, pode ser normalizado com o uso da pílula anticoncepcional. A mulher que apresentar muita oleosidade na pele e nos cabelos pode ter quadro de ovários policísticos, que aumenta a produção do hormônio masculino. Por isso, é sempre importante consultar um especialista.
E quanto à lavagem dos fios?
É importante lavar os cabelos todos os dias para não agravar os problemas com a oleosidade. Aconselho usar produtos bons e próprios para esse tipo de cabelo e ter cuidado ao usar condicionador (Veja dica abaixo). Além disso, nunca usar cremes sem enxágue, porque pioram muito. Quanto à hidratação, o melhor é não fazer todos os dias, e sim uma vez por semana, indo ao salão de beleza ou usando boas ampolas que ajudem a tratar os fios.
Existe alguma maneira ideal para tratar dos cabelos em casa?
Deixo uma dica útil para todas as mulheres: inverta a ordem de aplicação dos produtos. Quando for lavar os cabelos, molhe e passe primeiro o condicionador, apenas nas pontas. Depois disso, lave o couro cabeludo com o shampoo. Isso faz com que não tenha que suspender o uso do condicionador e nem prejudique o couro cabeludo. Evite esfregar os produtos ao longo dos fios, porque isso faz com que as escamas se abram e deixem o cabelo mais armado.
CASPA COMO TRATAR?
O problema aumenta com a chegada do frio
Estudos estimam que 40% da população brasileira sofre com dermatite seborreica, mais conhecida como caspa. O problema aumenta com a chegada do frio, isso porque a caspa está ocasionada pela descamação oleosa do couro cabeludo, e nessa estação do ano o banho com água mais quente faz com que os fios fiquem mais oleosos, propícios para o crescimento de fungos.
A dermatologista Bruna Falcone esclarece que a caspa inicia com o funcionamento inadequado das glândulas sebáceas. Essa alteração das glândulas faz com que a pele se renove em dias, enquanto o normal seria ter essa renovação uma vez por mês.Essa troca acelerada da pele faz com que nosso organismo elimine uma enorme quantidade de células mortas, que quando agrupadas, formam as escamas ou pontinhos brancos que vemos no couro cabeludo e em roupas escuras.Não existe uma causa estabelecida para a existência da caspa, podendo haver vários fatores para a sua formação, tais como: alimentação incorreta, distúrbio hormonais, estresse, ansiedade, depressão, tratamentos químicos no cabelo, entre outros. A doença atinge tanto o sexo feminino como o masculino na mesma proporção.
Ela pode ser fina e esbranquiçada ou grossa mais amarelada e gordurosa, e pode ocorrer em qualquer tipo de cabelo. Nos recém-nascidos a caspa surge dentro do quadro relacionado como eczema infantil. Em jovens e adultos as chances de desenvolver caspa é maior.
Para tratar do problema, especialistas aconselham a lavagem diária dos fios de cabelo. Muitas pessoas fazem o contrário, deixam de lavar por achar que assim o problema vai melhorar, mas quanto mais oleoso o cabelo está, mais proliferação do fungo terá, agravando a caspa. “Existem medicações de aplicação local e oral para o tratamento, e estas devem ser associadas à correção dos fatores agravantes para o controle da caspa ser efetivo”, complementa a dermatologista Dra. Bruna Falcone.
Os shampoos anti-caspa também ajudam a controlar a dermatite seborreica, pois contém agentes esfoliantes que auxiliam na remoção das escamas e possuem substancias anti-inflamatórias para o alívio da coceira e agentes que diminuem a oleosidade do couro cabeludo. “Quando a caspa está ativa, o uso do shampoo deve ser frequente. Após a melhora, ele pode ser mantido uma vez por semana para evitar recidivas”, afirma a dermatologista.
SHAMPOO A SECO
O amigo dos cabelos oleosos nos dias de verão
Quem tem cabelo oleoso sabe como é difícil controlar o brilho excessivo e evitar o aspecto de engordurado dos fios, principalmente durante o verão. Afinal, o calor é um verdadeiro vilão das madeixas, uma vez que ele estimula ainda mais a produção de sebo.
Sabe aquele dia que você saiu de casa pela manhã bem cedo e, por causa do trânsito não conseguiu passar em casa para tomar um banho antes daquele jantar importantérrimo marcado na última hora, muita calma. Não precisa se desesperar, com a ajuda dos xampu a seco é possível deixar o seu cabelo com cara de que acabou de ser lavado.
Se você é do time que torce o nariz para os xampu sem enxágue e ainda está com receio de apostar no produto, saiba que ele é o melhor amigo que um cabelo oleoso pode ter. Gostou da dica e quer experimentar? Basta aplicar um pouco do produto com uma distância de aproximadamente 20 cm, esperar secar, escovar as madeixas e, pronto, rapidinho os seus cabelos estarão mais leves e soltos, sem aquela cara de sujinho.
Agora, para quem amou a ideia e está pensando em andar com o seu a tira colo, lembre que o uso do produto deve ser moderado para não acumular resíduos e enfraquecer o fio. Por isso, nada de ficar usando o xampu quase todos os dias.
Cabelos - 5 regras que você não deve quebrar
Veja algumas dicas para manter as madeixas saudáveis o ano inteiro
Não existe mulher no mundo que não queira ter os cabelos lindos, brilhantes e saudáveis. No entanto, para conquistar o CABELOS DOS SEUS SONHOS é preciso tomar alguns cuidados diários e indispensáveis. Se você ainda acredita no velho papo do “qualquer shampoo serve” é hora de rever os seus conceitos em relação a sua beleza e entender de uma vez por todas que, tratando das suas MADEIXAS, algumas regras não devem ser quebradas.
1) Shampoo certo – Encontre um shampoo que não faça muita espuma. Para quem acha que é sinônimo de limpeza e eficácia, saiba que espuma em demasia só quer dizer uma coisa, que ele possui muito detergente, nada mais. Ou seja, os ressecam com mais facilidade e você ainda gasta mais agua para retirá-lo da cabeça. Prefira fórmulas livres de sulfato.
2) Banho de água fria – Antes de finalizar o seu banho, tome uma chuveirada fria para garantir a saúde dos seus fios. Não acredita? A água gelada é um selante natural, além de preservar os nutrientes no fio por mais tempo.
3) Frio e quente – Aposte na mudança da temperatura do seu secador para garantir o resultado da sua escova. Como? Comece escovando os cabelos da forma convencional, da raiz as pontas, deixando a escova descansar na ponta dos fios até o cabelo esfriar. Esse tempo de espera para os fios esfriarem faz com que eles se modelem com mais perfeição.
4) Bobes na cabeça – Para ficar com um cabelo sexy super volumoso e não danificar o fio, aposte no bom e velho bobe para cabelo. Eles são super simples e não deixam a gente derretendo por causa do calor, ainda quer mais? Não precisa, né? Divida o cabelo na vertical em três partes como você fosse fazer um moicano; em seguida separe a mecha que será enrolada, coloque o bobe na pontinha do fio e venha com ele até a raiz; seque os cabelos e, pronto. Agora, para que o visual fique como você deseja é preciso saber qual acessório utilizar. Se o seu intuito é ter cachos largos e soltos, use os bobes largos. Já para os cachos pequenos e definidos, os bobes mais fininhos são as melhores opções.
5) Tempo de aplicação – Os produtos capilares não são instantâneos e demoram um pouco para penetrar na cutícula do fio, por isso, o ideal é aplicá-los 10 minutos antes de começar a modelar os fios para garantir o resultado esperado.
CABELO AO SOL
Saiba como cuidar do seu cabelo nos dias de praia e piscina
Sol, piscina e mar são a combinação perfeita para aproveitar os dias quentes, mas a curtição pode deixar algumas marcas desagradáveis nos seus cabelos. A boa notícia é que com alguns cuidados extras você pode passar com as madeixas intactas pela temporada das altas temperaturas. Não acredita? A gente dá as dicas.
Antes de ir à praia ou piscina, o ideal é blindar os fios com produtos com proteção solar, específicos para o verão. Esses cosméticos além de proteger contra os raios solares ainda reparam os danos causados pela água do mar ou cloro da piscina. Enxague os cabelos em uma ducha com água normal e ter em mãos um leave-in para reaplicar nos cabelos após tomar banho e mar ou piscina é importante para manter os fios protegidos, afinal os cremes não possuem duração de 24 horas, nem são super resistentes.
Aposte no filtro solar para cabelos e não esqueça de usar chapéus, principalmente no horário em que o sol estiver mais forte e, claro, não deixe seu cabelo molhado preso para não quebrar os fios com o elástico. Os shampoos antirresíduos também são ótimos aliados, pois auxiliam a limpar os cabelos, retirando qualquer resquício de cloro ou sal deixados nos fios.
“Além do desgaste natural, nessa época, o fio é mais exposto ao sol, mar e piscina. Cada caso é um caso, mas indicamos que a hidratação seja feita uma vez por semana até que o fio se recupere e a frequência do tratamento seja mais espaçada”, explica Alessandra Meller, supervisora de educação do Instituto Wella Professionals. Por isso, mesmo de volta as suas rotinas diárias, os cuidados com o seu cabelo devem continuar.
Cabelos coloridos, se não tratados, podem se transformar facilmente em um grande pesadelo. Para evitar o desbotamento vale investir em produtos que protegem a cor e o brilho dos fios. O retoque da raiz e a manutenção da cor devem ser mantidos normalmente, mas com atenção redobrada.
Os cabelos naturais são sempre os mais indicados durante os dias quentes, afinal, eles já ficam expostos aos agressores naturais como vento, sol, mar, cloro o dia inteiro e, o que eles menos precisariam é passar por mais ações ofensivas como o uso de secadores ou chapinhas.
No entanto, se você não resiste a tentação de desfilar por aí com os fios lisos, a dica é abusar dos produtos de tratamento ricos em nutrientes hidratantes para manter a forma dos cabelos. “É importante usar produtos de styling, como mousses e finalizadores, para proteger o fio das ferramentas térmicas e para definição da forma”.
Nos dias em que pretende ficar com os cabelos por tempo prolongado ao sol, intensifique os cuidados com as madeixas e tenha o chapéu como um grande aliado.
Tenha sempre em mãos um protetor solar capilar ou um leave-in com fator de proteção solar para reaplicação após entrar na água.
Utilize shampoo antirresíduo uma vez por semana para limpeza profunda dos fios.
Hidrate o cabelo semanalmente.
Depois do banho de mar ou piscina procure enxaguar bem os cabelos com água normal.
Evite o uso de ferramantas térmicas como secador, chapinha ou babyliss.
Se você gosta de pentear os cabelos quando eles ainda estão molhados para evitar que fiquem armados, opte pelo uso pentes com dentes grossos para que os fios se quebrem.
Cabelos tingidos
Muitas mulheres sentem que o cabelo tingido só fica bonito no dia que elas saem dos salões de beleza e que, depois da transformação, eles vão perdendo o brilho e a cor. Mas na verdade, basta uma boa manutenção dos fios que eles com certeza esbanjarão brilho, maciez e realce da cor até a próxima tintura.
O hairstylist Roberto Dias ensina seis truques interessantes para você manter a cor do cabelo sempre radiante.
Acompanhe!
- Como evitar o desbotamento da cor dos cabelos tingidos?
Evitar o uso de secador e prancha diariamente, pois o uso incorreto trará consequências ruins para seu visual. Não lavar os cabelos todos os dias, se possível, fazer a lavagem com água fria pelo menos uma vez por semana, pois ativa o brilho dos cabelos.
- A pessoa que têm tintura no cabelo devem usar shampoo especial?
Sim, de preferência deve-se optar pelo uso de um shampoo sem sal, pois os shampoos que contém cloreto de sódio têm o poder de abrir as cutículas capilares causando, assim, o desbotamento da coloração.
- Como tratar do cabelo com química em casa?
É essencial fazer uso de máscara apropriada para cabelos coloridos com touca térmica por aproximadamente 20 minutos e enxaguar. Se for fazer o uso do secador aconselha-se o uso de um protetor termo ativo que protege o cabelo do calor.
- O cloro e o sol danificam a coloração?
Sim, devido ao cloro contido na água e o sol é normal que o pigmento da tintura desbote os fios, pois o cabelo resseca, abrindo as cutículas e desgastando a coloração.
- Quais são os principais cuidados que a mulheres devem ter para não desbotar os cabelos?
Fazer o uso semanalmente de uma máscara capilar própria para cabelos coloridos e também adotar o uso de um protetor com filtro solar. Aconselha-se cortar as pontas dos cabelos a cada 2 meses, evitando assim o ressecamento e a abertura de pontas duplas.
- Qual é o principal problema das colorações claras, escuras e ruivas?
Cabelos claros tendem a ficar amarelados ou esverdeados por causa do cloro existente nas piscinas. Já as cores mais escuras e/ou tons castanhos acabam ficando avermelhados, desbotados e apresentando, assim, um aspecto de cabelo danificado. Contudo, os cabelos vermelhos são os que mais desbotam porque esta pigmentação tem menor poder de fixação.
O hairstylist Roberto Dias ensina seis truques interessantes para você manter a cor do cabelo sempre radiante.
Acompanhe!
- Como evitar o desbotamento da cor dos cabelos tingidos?
Evitar o uso de secador e prancha diariamente, pois o uso incorreto trará consequências ruins para seu visual. Não lavar os cabelos todos os dias, se possível, fazer a lavagem com água fria pelo menos uma vez por semana, pois ativa o brilho dos cabelos.
- A pessoa que têm tintura no cabelo devem usar shampoo especial?
Sim, de preferência deve-se optar pelo uso de um shampoo sem sal, pois os shampoos que contém cloreto de sódio têm o poder de abrir as cutículas capilares causando, assim, o desbotamento da coloração.
- Como tratar do cabelo com química em casa?
É essencial fazer uso de máscara apropriada para cabelos coloridos com touca térmica por aproximadamente 20 minutos e enxaguar. Se for fazer o uso do secador aconselha-se o uso de um protetor termo ativo que protege o cabelo do calor.
- O cloro e o sol danificam a coloração?
Sim, devido ao cloro contido na água e o sol é normal que o pigmento da tintura desbote os fios, pois o cabelo resseca, abrindo as cutículas e desgastando a coloração.
- Quais são os principais cuidados que a mulheres devem ter para não desbotar os cabelos?
Fazer o uso semanalmente de uma máscara capilar própria para cabelos coloridos e também adotar o uso de um protetor com filtro solar. Aconselha-se cortar as pontas dos cabelos a cada 2 meses, evitando assim o ressecamento e a abertura de pontas duplas.
- Qual é o principal problema das colorações claras, escuras e ruivas?
Cabelos claros tendem a ficar amarelados ou esverdeados por causa do cloro existente nas piscinas. Já as cores mais escuras e/ou tons castanhos acabam ficando avermelhados, desbotados e apresentando, assim, um aspecto de cabelo danificado. Contudo, os cabelos vermelhos são os que mais desbotam porque esta pigmentação tem menor poder de fixação.
A mulher brasileira adora um cabelão. Para manter um bom volume e o comprimento longo, muitas recorrem ao megahair. Mas o uso inadequado desse tipo de alongamento pode danificar os fios e, em casos mais graves, queda severa. “A tração excessiva exercída sobre os folículos capilares, causada pelo peso do megahair, provoca lesão à estrutura dos fios e pode fazer com que haja uma desconexão desta estrutura”, explica o cirurgião plástico Miguel Sorrentino.
A manutenção do megahair também pode ser um problema. “Na troca, é feito o derretimento da cola que segura os fios. A alta temperatura prejudica a saúde dos cabelos naturais”, complementa a a dermatologista Karla Assad. Muitas mulheres, em nome da beleza, insistem em usar o alongamento mesmo percebendo o aumento da queda dos cabelos. “Dessa forma, surgem rarefações ou até falhas definitivas no entorno do couro cabeludo”, alerta o cirurgião.
Em casos assim, as falhas só poderão ser corrigidas com um microtransplante capilar ou uma prótese local. “No microtransplante, são retirados bulbos capilares de uma área sem alteração, preferencialmente da nuca, e isoladas as unidades foliculares para transplantá-las definitivamente na área problemática. A prótese é como uma peruca, mas criteriosamente desenhada para evitar infecções, principalmente fúngicas, causadas pelo abafamento da pele”, explica o cirurgião.
Para que o megahair não comprometa a beleza dos seus fios, evite o uso prolongado dele e tome alguns outros recomendados pela dermatologista a seguir:
1. Lave bem o couro cabeludo, sem medo, e evite embolar os fios durante a lavagem.
2.Procure hidratar bem os fios, sem que o produto encoste no couro cabeludo.
3.Escolha pentes com dentes largos, que promovem um pentear com menos tração nos fios, reduzindo a queda.
4.Quando for trocar os fios, deixar os cabelos naturais respirarem por alguns dias e, neste intervalo, tratá-los.
5.Na nova aplicação, cole sempre uma quantidade de fios artificiais menor do que a do seus fios naturais.
A manutenção do megahair também pode ser um problema. “Na troca, é feito o derretimento da cola que segura os fios. A alta temperatura prejudica a saúde dos cabelos naturais”, complementa a a dermatologista Karla Assad. Muitas mulheres, em nome da beleza, insistem em usar o alongamento mesmo percebendo o aumento da queda dos cabelos. “Dessa forma, surgem rarefações ou até falhas definitivas no entorno do couro cabeludo”, alerta o cirurgião.
Em casos assim, as falhas só poderão ser corrigidas com um microtransplante capilar ou uma prótese local. “No microtransplante, são retirados bulbos capilares de uma área sem alteração, preferencialmente da nuca, e isoladas as unidades foliculares para transplantá-las definitivamente na área problemática. A prótese é como uma peruca, mas criteriosamente desenhada para evitar infecções, principalmente fúngicas, causadas pelo abafamento da pele”, explica o cirurgião.
Para que o megahair não comprometa a beleza dos seus fios, evite o uso prolongado dele e tome alguns outros recomendados pela dermatologista a seguir:
1. Lave bem o couro cabeludo, sem medo, e evite embolar os fios durante a lavagem.
2.Procure hidratar bem os fios, sem que o produto encoste no couro cabeludo.
3.Escolha pentes com dentes largos, que promovem um pentear com menos tração nos fios, reduzindo a queda.
4.Quando for trocar os fios, deixar os cabelos naturais respirarem por alguns dias e, neste intervalo, tratá-los.
5.Na nova aplicação, cole sempre uma quantidade de fios artificiais menor do que a do seus fios naturais.
Traição: perdoar ou seguir a vida sozinha?

Muita gente fica enjoada só ao pensar na traição. Não consegue ver motivos para achar que alguém possa perdoar ou ser perdoado por cometer um ato tão sujo e leviano. Epa, calma, calminha! As coisas não são tão "preto no branco" como a gente pensa, existem milhares de tons no meio disso tudo.
Antes de começar qualquer discussão a gente precisa entender o que quer dizer traição para cada pessoa. É fazer sexo com outra pessoa? É fazer sexo com uma pessoa de sexo diferente? É beijar na boca? É pensar em outra pessoa? É sair para tomar um café uma vez por semana e ter conversas profundas e filosóficas? É passar a noite conversando na internet? É se masturbar conversando com outra pessoa numa sala de bate-papo virtual? É mentir sobre coisas importantes para o casal?
Algumas pessoas acreditam que traição é algo físico, então só existe quando duas pessoas se tocam, trocam carícias e chegam, ou não, ao sexo. Outras pessoas acreditam que o pior de tudo é a traição emocional e intelectual — quando as pessoas trocam confidências, se tornam melhores amigas e você deixa de fazer parte desse momento da pessoa amada. Há ainda as que acreditam que enquanto a namorada estiver de caso com outra menina, tudo bem, mas não pode ser com outro cara.
Agora que você já sabe que tudo isso pode mudar a questão do que é traição, é hora de pensar: o que é traição pra mim? E depois de chegar a uma conclusão — que pode mudar de acordo com o momento que você está vivendo — é hora de partir para a segunda pergunta: eu deixaria isso para trás?
E aí existem milhares de outras coisas para pensar, mas a mais importante delas é: eu vou guardar mágoa? Porque mágoa é a pior coisa que existe e se você vai olhar para a pessoa com esse sentimento pulsando dentro de você é melhor seguir sua vida sozinho.
Se você acredita que pode enterrar essa pedra no caminho e usá-la para melhorar as coisas, aí você tem que pensar muito em como trabalhar isso. Antes de falar qualquer coisa para a pessoa é bom você saber muito bem o que está sentindo e como isso mudou você — porque cada pequena coisa que acontece na vida nos marca e modifica.
A traição é algo que, ao ser perdoado, deve ser deixada para trás e esquecida. Você nunca mais vai poder tocar no assunto ou jogar isso na cara da pessoa, vai ser como se nada daquilo tivesse acontecido. Para que isso seja possível você vai ter que colocar tudo para fora na hora certa: antes de aceitar que tudo siga seu rumo.
Trair como vingança, colocar a terceira pessoa contra a parede, usar o acontecido como arma para tudo ou contar para todas as pessoas do planeta o que aconteceu não são coisas saudáveis. Sim, muita gente faz, mas são coisas que não fazem bem nem a você, nem ao relacionamento e muito menos a quem está presenciando esse ato de masoquismo.
Ao decidir esquecer a traição você aperta o pause no relacionamento, volta até o dia em que aquilo aconteceu e apaga até o momento em que você resolveu seguir com aquela pessoa ao seu lado. Durante essa pausa você pode, e deve, perguntar tudo o que queria saber, pensar se o que você sente é forte o suficiente e deixar claro — pra você e para a outra pessoa — como seria caso isso acontecesse novamente. Essa conversa vai ser decisiva e deixará claros os rumos do relacionamento.
Fui eu quem traiu
A primeira coisa que você tem que pensar nesse momento é: por que eu fiz isso? Respostas como "eu tinha bebido demais", "estava carente naquele dia" ou "apenas rolou" não serão aceitas. Você precisa pensar de verdade, mergulhar no fundo dos seus sentimentos e entender porque você foi procurar algo "fora de casa".
Depois de encontrar essa resposta você precisa concluir se o motivo pode ser resolvido com a ajuda da outra pessoa ou é algo apenas seu. Se você traiu porque tem necessidade de fazer sexo com mais de uma pessoa a resposta é ficar solteiro ou buscar um relacionamento aberto. Se você traiu porque a outra pessoa não dá a atenção que você precisa, não te trata como você gostaria ou faz com que você se sinta mal, ela pode te ajudar a melhorar isso.
Se você concluir que pode mudar como se sente e resolver os problemas com a ajuda da outra pessoa, é hora de começar a pensar que vale a pena contar sobre a traição. Se você concluir que é algo apenas seu, é hora de conversar sobre outras possibilidades de relacionamento.
Antes de contar sobre a traição para a outra pessoa o que você mais precisa ter em mente é: estou fazendo isso para melhorar o relacionamento ou para tirar um peso das minhas costas?
A resposta sendo a primeira, você conta, arca com todos os problemas que isso pode trazer, joga limpo e depois disso manda a culpa embora. O relacionamento deve seguir como antes, com o pause dado da mesma maneira de quando você é traído. Você deve enterrar a culpa e viver de acordo com o novo "contrato" que fez com a pessoa que está contigo.
Lembre-se que se você leu esse texto até aqui é porque acha que traição é um erro. E insistir no erro é burrice, não é?!
Malhação: encontre a sua modalidade
Malhar não precisa ser um sacrifício. Identifique-se com uma modalidade e encontre prazer em praticar exercícios!
Há muitas mulheres que querem deixar o corpo "em cima" mas que se sentem desmotivadas quando o assunto é academia. Não se adptaram à musculação, aeróbica, ou outras modalidades mais comuns de se encontrar.
Mas você não precisa passar por esse estresse nem se sentir obrigada a fazer o que não gosta. Por isso, buscamos novas maneiras de malhar, priorizando a diversão além dos benefícios à saúde. Encontramos jeitos mais legais de dar uma boa secada e endurecida no shape – afinal, ninguém é de ferro.
O resultado você confere aqui:
Brazilian Kenpo
A modalidade mistura, no mesmo treino, várias técnicas de artes marciais, entre elas os golpes de solo do jiu-jítsu, os socos e chutes do caratê, as torções do aiquidô e as projeções de corpo do judô.
O professor de educação física Roger Chedid, da academia Reebok Sports Club, em São Paulo, explica quais os benefícios dessa modalidade:
• Áreas trabalhadas : O corpo todo é envolvido, pois a aula começa com aquecimento, que pode ser feito com corrida, pulando corda ou com movimentos de rotação de pescoço, tronco e quadril.
Em seguida vem a parte técnica, que inclui socos, chutes, flexão de braços e abdominais.
Por fim, são feitos alongamentos e a meditação. “Por tudo isso o resultado aparece rapidinho, em menos de três meses, quando a praticante nota que já sabe fazer sua defesa pessoal e está mais definida e com músculos durinhos”, completa Roger Chedid.
• Gasto calórico: Entre 550 e 750 em 1h30m de treino.
• Plus: Aumenta o conhecimento e o controle sobre o próprio corpo, a concentração e a coordenação motora e melhora a respiração e o funcionamento do sistema cardiovascular. Os reflexos ficam mais rápidos e você aprende a ter agilidade para lidar com situações de perigo, como assaltos.

Street Dance
A mistura de movimentos acrobáticos inclui giros, saltos e chutes com passos de capoeira, break e hip hop. O professor Rodrigo Andrade Machado, da academia Movimento Livre, em São Paulo, conta como funciona o Street:
• Áreas trabalhadas: Como o corpo todo é exigido, a dança emagrece, fortalece os músculos e aumenta a flexibilidade.
• Gasto calórico: Varia de 400 a 500 por aula, que dura cerca de uma hora e meia e inclui alongamento, exercícios de coordenação e coreografia.
• Plus: Melhora a resistência cardiorrespiratória e favorece a memória. Como o treino é em grupo, estimula as relações, o que é um santo remédio contra a timidez e a depressão.
Surfe
Na fase preparatória, você é colocada em equipamentos que simulam os movimentos da prancha no mar para aprender a se equilibrar nela. Assim que estiver pronta, vai para a piscina ou para o mar. Pedro Bastos Cunha, o professor de educação física da Escola Carioca de Surf, no Rio de Janeiro, fala mais sobre o surfe:
• Áreas trabalhadas: A necessidade de manter o equilíbrio, as remadas e o sobe e desce do corpo exige muito dos braços, do abdômen, das costas e dos ombros, que ficam mais firmes e definidos em dois meses de treino.
• Gasto calórico: Cerca de 700 com 1h30m de aula.
• Plus: Além do aumento da capacidade cardiovascular, há uma melhora do equilíbrio e da coordenação motora. Como o corpo fica em movimento o tempo todo, há uma grande perda de energia que leva ao emagrecimento e à redução do estresse e da ansiedade.
Boxe
Além de trabalhar a força e a resistência cardiorrespiratória e muscular, a luta exige estratégia, agilidade e coordenação motora. “Antes de encarar o ringue, você passa por cinco aulas de iniciação, em que aprende as posições básicas e como focar a força em pontos estratégicos do corpo”, explica a professora de educação física Letícia Klimas, da academia Bio Ritmo, em São Paulo.
• Áreas trabalhadas: Nas aulas é praxe correr bastante, pular corda e dar muitos socos, o que exige muito dos braços, das costas, do abdômen e das pernas. “Não há gordura ou flacidez que resistam às pancadas”, afirma a professora.
• Gasto calórico: Em torno de 500 em uma hora de aula.
• Plus: A coordenação motora, a resistência cardiovascular e a circulação sanguínea melhoram, o estresse diminui e você não pensa em problemas – falta de concentração é pancada na certa!
Zumba
Queridinha das estrelas de Hollywood, a dança foi lançada oficialmente em 2001 pelo colombiano Alberto Perez, ex-coreógrafo da cantora Shakira. É um treino completo, pois trabalha a parte aeróbica com os movimentos de danças latinas e a muscular com os passos que usam halteres e a contração da musculatura.
• Áreas trabalhadas: O corpo inteiro, afinal, são misturados ritmos como salsa, merengue e hip hop em uma única aula. “Como os passos não são marcados, e a coreografia não é rígida, cada um se mexe como gosta, deixando o treino mais divertido. A pessoa malha direto e sem perceber”, diz o professor Ari Guimas, da academia Bodytech, no Rio de Janeiro.
• Gasto calórico: São 450 por aula, que dura cerca de uma hora.
• Plus: Ajuda a reduzir o mau colesterol, fortalece os ossos, é ótima para a coordenação motora, melhora a postura e ajuda a proteger a coluna, pois fortalece a musculatura que envolve a cervical.
Você é fiel?

Há três tipos básicos de mulheres : a infiel sem culpa, a infiel com culpa e a sempre fiel.
Mas existem também variações e alternâncias entre um perfil e outro, como esclarece Olga Tessari, psicóloga e autora do livro Dirija Sua Vida sem Medo (Letras Jurídicas).
“Esses perfis são os mais comuns, mas ela pode ser extremamente fiel e, de repente, depois de uma discussão, sai de casa, casualmente encontra alguém interessante ou conhecido e acaba traindo naquela noite. Mas acaba se arrependendo logo em seguida. Já ouvi histórias assim”, explica Olga, que nos ajudou a elaborar o teste abaixo para você descobrir seu perfil em matéria de traição.
Responda às perguntas e veja o resultado!
1) Se descobrisse que seu parceiro a trai, você:
a) Daria o troco na mesma moeda, sem pensar duas vezes e sem culpa;
b) Pensaria em traí-lo também, mas sabendo que se sentiria mal em seguida;
c) Ficaria muito chateada, mas a primeira reação seria colocar tudo em pratos limpos e resolver essa história com ele.
2) Apesar de amá-lo, a relação está passando por um período monótono, com sexo morno e previsível. Para colocar um pouco mais de sabor em sua vida, decide:
a) Ligar para aquele seu “amigo colorido” confiável , que costumava contatar na fase de solteirice, ou decide investir em territórios nunca antes explorados e entra num site de relacionamentos;
b) Aceita o convite para um café com aquele colega gentil do escritório para desabafar sobre seus problemas e, quem sabe, ver as coisas do ponto de vista masculino;
c) Conversa com o amado e tenta, juntos, incrementar a vida sexual com novas ideias e até brinquedos de sexy shop.
3) Uma amiga muito bem casada acaba de lhe contar que se envolveu com outro homem. Sua primeira reação é:
a) Querer saber de todos os detalhes, inclusive os mais íntimos sem nenhuma recriminação a ela porque a vida é curta e devemos nos permitir novos prazeres;
b) Ouve com atenção e curiosidade sobre os encontros, mas a lembra de suas responsabilidades com o marido e a família;
c) Alertá-la sobre os perigos de viver essa relação e colocar a perder não só o marido mas tudo o que conquistaram juntos.
4) Em uma festa, um bonitão se aproxima e diz que estava apenas aguardando o seu parceiro se afastar para lhe dar seu cartão com as palavras: me ligue. Quando o moço vira as costas, você:
a) Fica agradavelmente surpresa com a ousadia e telefona para ele no dia seguinte para conhecer melhor esse homem tão impetuoso;
b) Assusta-se com a atitude, embora não negue que foi uma bela massagem no ego;
c) Fica desconfiada sobre o que ele quer e joga o cartão no primeiro lixo que encontra.
5) Ao sair do cinema, seu parceiro e amigos criticam a postura da personagem feminina do filme que, apesar de ser boa mãe, amada pelo marido e ter um casamento estável, era infiel. Seu comentário foi:
a) Os homens fazem isso há anos. Por que as mulheres não podem ter o direito de ter suas aventuras também? ;
b) A relação deles parecia boa, mas ela não se sentia tão feliz assim, o marido não lhe dava a atenção necessária;
c) Ela não deveria ter tido um caso. Ganhou um sentimento de culpa que poderia ser evitado.
6) O amigo do seu namorado que, aliás, é um gato, se insinua para você quando ele não está por perto. Como reage?
a) Gosta do fato de o rapaz não se deter apesar da amizade com seu parceiro e sinaliza que ele pode ir adiante;
b) Estranha a situação e se faz de desentendida, mas no fundo se sente envaidecida com o ocorrido;
c) Dá um chega para lá no moço e o lembra quem é seu namorado.
Maioria de respostas A
Infiel sem culpa
Você pode amar seu marido, mas, se sentir alguma monotonia no relacionamento, não teme se aventurar com outro. Ficará alerta quando alguém interessante aparecer ou mesmo irá em busca de quem lhe atraia. Será sempre muito cuidadosa e fará o possível para manter tudo no maior sigilo. Tem uma forma de conduta quase masculina: quer ter prazer, sentir a adrenalina da aventura e do inesperado e momentos divertidos, porém sem muito compromisso.
Você pode amar seu marido, mas, se sentir alguma monotonia no relacionamento, não teme se aventurar com outro. Ficará alerta quando alguém interessante aparecer ou mesmo irá em busca de quem lhe atraia. Será sempre muito cuidadosa e fará o possível para manter tudo no maior sigilo. Tem uma forma de conduta quase masculina: quer ter prazer, sentir a adrenalina da aventura e do inesperado e momentos divertidos, porém sem muito compromisso.
Maioria de respostas B
Infiel com culpas
Eventualmente você pode se arriscar a ter uma aventura fora da relação oficial, mas isso sempre virá acompanhado de uma certa dose de tristeza e a sensação de que o marido poderia lhe dar mais e o casamento ser melhor. As desculpas para a existência desses relacionamentos extraconjugais, em geral, passam pela carência afetiva, falta de atenção do parceiro. Ao ter um caso, você procura no homem afinidades, conexão, gostos parecidos e, principalmente, muito carinho.
Maioria de respostas C
Fiel ao extremo
Você não admite a ideia de infidelidade de jeito nenhum. Para você, tudo pode ser resolvido com uma boa conversa e atitudes reais dos dois parceiros no sentido de manter o relacionamento. Até entende que as amigas procurem em outros homens o que não encontram em seus pares. Mas não as estimula nesse sentido e sempre defende que, se o relacionamento tem problemas, um terceiro elemento trará mais dores de cabeça. Acha que, ao trair o outro, será infiel a você mesma.
DESEJO SEXUAL INIBIDO
Psicoterapia Cognitivo-Comportamental
Baseia-se na teoria de comportamentos aprendidos. Em outras palavras, a pessoa que aprendeu a desligar seu desejo, reaprende a ligá-lo através de orientação especializada e de tarefas sexuais evolutivas. Dois pesquisadores americanos (Masters e Johnson) estimulavam seus pacientes a redescobrir o namoro. Propunham tarefas sexuais que deveriam ser realizadas na intimidade do casal. Eram chamadas de Focos Sensoriais. Variavam desde carícias feitas no corpo um do outro, sem tocar nos genitais, à masturbação conjunta ou coito propriamente dito (transa). Essa modalidade de terapia tem um sucesso limitado nos casos de DSH, pois atinge apenas níveis superficiais dos conflitos emocionais ou conjugais.
Nova Terapia Sexual
Esse tipo de tratamento é uma combinação de tarefas sexuais com interpretações focais dos fatores de desligamento sexual. O Psiquiatra Sexual prescreve as tarefas a serem realizadas pelo casal, e qualquer dificuldade em executá-las é discutida posteriormente em sessão psicoterápica. Tenta-se averiguar os conflitos emocionais que estão escondidos sob os comportamentos de represália que o paciente faz ao tratamento. Por exemplo, fazer uma refeição pesada antes do encontro sexual para evitar a intimidade na mesma noite. Essa técnica terapêutica é bem sucedida em casos onde há conflitos emocionais leves a moderados.
Psicoterapia de Orientação Analítica
Indicada para casos em que há conflitos emocionais mais graves, como abuso sexual na infância, por exemplo. Consiste em sessões psicoterápicas nas quais o paciente é convidado a falar tudo que lhe vem à mente. O Terapeuta Sexual, através de interpretação, confrontação e clareamento, vai ajudar o paciente a compreender a ligação entre seus problemas mais profundos com a inibição sexual. Ao fazer a conexão, espera-se o alívio do sintoma sexual.
EFEITO DA EJACULAÇÃO PRECOCE PARA O CASAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário