VERSICULO DO DIA
Isaías, 51:11 - Assim voltarão os resgatados do Senhor e virão a Sião com júbilo, e perpétua alegria lhes coroará a cabeça; o regozijo e a alegria os alcançarão, e deles fugirão a dor e o gemido.
Passo-a-passo da dieta do glúten Existem pessoas com intolerância ao glúten, é a chamada doença celíaca. Quem sofre com o problema não pode comê-lo de jeito nenhum, pois o glúten provoca danos no intestino, impedindo que o processo de digestão se realize normalmente.
Contém ainda um composto chamado lignana, que ajuda no equilíbrio hormonal feminino, alivia os sintomas da TPM, da menopausa e atua na prevenção do câncer de mama.A semente de linhaça também é rica em fibras, que regulam o intestino e controlam o diabetes, tem vitaminas A, E, B1, B6, B12, além de potássio, sódio, magnésio, fósforo, ferro, cobre, zinco, manganês e selênio, que são minerais importantes para o nosso organismo.
A dieta japonesa foi desenvolvida para ser seguida por uma semana, mas pode durar duas semanas se você achar necessário. Porém, não é aconselhável estender sua dieta por mais que catorze dias.Para que essa dieta funcione, é preciso seguir rigorosamente o cardápio determinado para os sete dias.
Passo 1: Faça uma esfoliação leve na pele onde você fará a depilação. Prefira um esfoliante com propriedades hidratantes. Você pode usar um esfoliante pronto ou fazer o seu próprio esfoliante caseiro.Depois de escolher seu aparelho para fazer a depilação com lâmina, siga o passo-a-passo para remover os pelos sem complicação e com segurança:
A depilação do buço pode deixar marcas na região, mas isso acontece somente com as pessoas de pele muito clara. Ao arrancar o pêlo com cera ou até mesmo usando a pinça, pode ocorrer uma pequena inflamação e para se proteger, a pele libera melanina, um pigmento escuro que provoca as manchas. Se a mancha for exposta ao sol, pode se tornar uma marca permanente. Para evitar as manchas no buço, o ideal é aplicar o protetor solar na região logo após a depilação.É um método que pode machucar a pele. Já nadepilação do buço com cera quente, há o risco de queimaduras. Por isso, a melhor opção para fazer depilação do buço com cera é usar a cera morna. Basta esquentar apenas um pouco e a cera já está pronta para fazer a depilação.
Após a primeira sessão, a pele pode ficar quente e vermelha por algumas horas, mas o incômodo desaparece logo.Há um leve desconforto na aplicação do laser, mas é completamente suportável, ainda mais se você está acostumada a encarar a depilação com cera. A sensação de ardência varia para cada mulher, depende da sensibilidade da pele e da área que está sendo depilada. A região do buço costuma ser a mais desconfortável.
Com as facetas definitivas em mãos, o dentista irá ajustá-las e então cimentá-las. Para finalizar o procedimento, o profissional realiza técnicas de acabamento e polimento. Vale a pena lembrar que como qualquer outro procedimento estético, o paciente deve retornar ao dentista para manutenção e a limpeza dos dentes deve ser constantemente realizada.Após o desgaste do dente, o profissional irá moldá-lo e enviar o modelo para o protético, profissional que irá confeccionar as facetas de porcelana. Como o processo de fabricação das peças é demorado, enquanto espera pelas peças definitivas, o paciente utiliza peças provisórias.
A altura ideal do gramado para deixar o jardim mais limpo e organizado é de 5 a 9 centímetros. Um gramado muito alto pode deixar o quintal com uma aparência de desleixo.Retire os restos de folhas, gravetos secos e outros resíduos que impedem a ventilação das plantas e da grama, principalmente em dias de baixas temperaturas e ventos intensos. Elimine também as folhas secas e ervas daninhas sobre as plantas e apare a grama caso estiver muito alta.
Já a água marrom indica a presença de materiais em suspensão ou uma grande quantidade de matéria inorgânica, como argila e poeira. Geralmente isso acontece quando a água não é filtrada diariamente. A solução, neste caso, é fazer uma decantação e aspirar o fundo da piscina.Água gordurosa – a água da piscina pode apresentar uma aparência gordurosa por causa do uso excessivo de bronzeador e protetor solar ou ainda devido ao funcionamento inadequado da coadeira do filtro. Para solucionar o problema, faça a cloração da água e verifique a coadeira do filtro.
Já as banheiras de fibra de vidro, devem ser limpas com produto específico ou com limpador não-abrasivo. O ideal é aplicar o produto com uma esponja úmida e enxaguar bem. Em ambos os casos, procure utilizar luvas de borracha quando for manusear os produtos porque, na maioria dos casos, eles contêm ácido que podem ressecar a pele.Outra opção é esfregar as manchas difíceis com um pano embebido em resina e depois, passar um pouco de detergente líquido diluído em água quente.
Vale a pena lembrar que para a limpeza ser ainda mais eficiente, o ralo não pode estar entupido. Por isso, sempre retire fios de cabelo e restos de sabonete para que a água passe pelo ralo rapidamente, evitando o acúmulo de sujeira. Mas se o ralo já estiver entupido, utilize um desentupidor manual. Se não funcionar, a dica é utilizar um produto químico para desentupi-lo.Se o problema é sujeira nos metais da banheira, limpe-os com algum produto que contenha amoníaco. Depois, esfregue a superfície com água e vinagre. Seque com um pano e esfregue para dar brilho. Outra sugestão para eliminar as manchas de água ou espuma dos metais é utilizar óleo de limão.
Assim como o vidro, após a limpeza algumas manchas o pano podem aparecer no material. Para que isso não aconteça, após a higienização com o pano úmido, passe um pano seco sobre a superfície e assim o seu móvel ficará livre de manchas e com aspecto brilhante e polido.Para garantir uma boa limpeza do seu móvel, umedeça um pano com água e adicione detergente ou sabão neutro, ou ainda, álcool. Limpe a superfície com este pano e isso será suficiente para higienizá-la, pois sua superfície impede a retenção de sujeira e a proliferação de fungos e bactérias.
Evite também o contato de determinadas substâncias como tintas, mesmo a de canetas no MDF. Essas substâncias podem causar danos irreparáveis aos móveis. E tome cuidado ao escolher os produtos de limpeza para utilizar nestes móveis. Leia o rótulo e fique atenta para saber se o produto é compatível com móveis em MDF.Outro cuidado que você deve ter com móveis em MDF é a proteção deles contra a umidade. Por isso é necessário ter atenção especial com móveis que ficam no banheiro e cozinha, bem como ficar sempre de olho nas paredes para notar quaisquer infiltrações. Se necessário, utilize vedantes em móveis juntos à pias e outros objetos que podem acumular umidade. Além disso, evite estender toalhas e outras peças molhadas nos seus móveis em MDF.
Evite também a utilização de objetos cortantes como facas e estiletes sobre esse móveis, eles podem acabar deslizando e marcando ou cortando a peça de MDF.Procure não colocar objetos quentes sobre móveis em MDF, porque isso pode deixar marcas no móvel. Prefira proteger o material com apoios para panela e assim você evitará maiores danos ao seu móvel.
Isaías, 51:11 - Assim voltarão os resgatados do Senhor e virão a Sião com júbilo, e perpétua alegria lhes coroará a cabeça; o regozijo e a alegria os alcançarão, e deles fugirão a dor e o gemido.
Doença Celíaca: intolerância ao glúten
Entenda o que é e como melhorar a qualidade de vida de quem sofre com esse problema
Imagine a vida sem pães, bolos, coxinhas, pizzas, macarronadas e uma série de outras delícias feitas com farinha de trigo, por exemplo. Difícil, não é mesmo? E essas são apenas algumas das restrições na dieta de milhares de pessoas que sofrem com intolerância ao glúten.
Abaixo você pode esclarecer algumas das principais dúvidas sobre a doença e entender um pouco mais sobre o assunto.
O que é a Doença Celíaca?
A Doença Celíaca ou intolerância permanente ao glúten é uma enfermidade autoimune que atinge principalmente o intestino delgado.
Quando o indivíduo celíaco ingere glúten, o organismo reage contra si mesmo causando danos nas paredes que revestem o intestino delgado, prejudicando a absorção dos nutrientes que não chegam onde deveriam chegar e desencadeando uma série de reações.
O glúten é a principal proteína do trigo, da aveia, do centeio, da cevada do malte e dos derivados de cada um deles.O que é o glúten?
Esta proteína está presente em grande parte dos alimentos e também em medicamentos, bebidas industrializadas, cosméticos e outros produtos fabricados com esses cereais.
Ainda não existe nenhuma técnica para se retirar o glúten dos alimentos, por isso, mesmo quando assados ou cozidos, ele continua presente.
Quais são os dados estatísticos da doença?
Embora seja pouco conhecida, a Doença Celíaca é considerada comum no Brasil, mas a falta de informação e dificuldade para diagnosticar o problema diminuem a procura por especialistas e, consequentemente, as chances de melhora da qualidade de vida dos celíacos.
Nos EUA e na Europa, estima-se que em um grupo de 100 a 200 pessoas, 1 seja celíaca. No Brasil, não existem dados oficiais, mas em uma pesquisa publicada pela UNIFESP em 2005, em um estudo feito com adultos doadores de sangue, o resultado apresentou uma incidência de 1 celíaco para cada grupo de 214 moradores de São Paulo. Segundo a Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil, mais de um milhão de brasileiros têm a doença e não sabem.
Quando a doença se manifesta?
A doença geralmente se manifesta nos primeiros anos de vida, assim que o glúten é inserido na dieta dos bebês, mas existem casos em que a intolerância se manifesta somente na fase adulta.
Quem pode desenvolver a doença?
Não é possível afirmar se a pessoa terá ou não a doença, mas segundo pesquisas, a probabilidade de desenvolver a doença é maior entre as mulheres, em uma proporção de uma mulher para cada dois homens celíacos, além de pessoas com diabetes do tipo 1, problemas de tiroide, síndrome de Turner, síndrome de Williams ou parentes de primeiro grau de celíacos.
Quais são os sintomas?
Existem exceções, mas o sintoma mais comum da doença celíaca é a diarreia crônica caracterizada por fezes líquidas ou moles de cor clara, que podem indicar que o intestino não está absorvendo os nutrientes.
Além disso, uma série de outros problemas podem ter relação direta com a doença, como prisão de ventre, inchaço abdominal, flatulência, irritabilidade e pouco ganho de peso, atraso de crescimento e da puberdade devido à deficiência de nutrientes, anemia de carência de ferro, osteoporose,infertilidade, abortos espontâneos de repetição, desnutrição e até distúrbios neurológicos.
Nos bebês, pode causar perda de massa gordurosa e comprometer o crescimento.
A Doença Celíaca também pode se apresentar em sua forma assintomática, isto é, sem sintomas, o que pode ser perigoso, pois se não tratada, a doença pode desencadear problemas como câncer intestinal, anemia, osteoporose, anemia, abortos de repetição e esterilidade.
Para diagnosticar a doença, são feitos uma série de exames de sangue para detectar a presença de anticorpos relacionados, mas para um resultado mais preciso, é necessário que seja feita uma análise que verifique a mudança nos vilos que revestem as paredes do intestino delgado, e isso só pode ser feito através de uma endoscopia com biópsia que retira pequenas amostras do tecido para serem analisadas.Como é feito o diagnóstico?
Assim que for feito o diagnóstico, em caso positivo, recomenda-se que o celíaco passe por uma consulta com o nutricionista para receber todas as informações necessárias para começar uma nova dieta.
Como é feito o tratamento?
O único jeito de tratar a doença é eliminar o glúten, seguindo uma dieta rigorosa, ou seja, nada de pães, bolos, bolachas, macarrão, coxinhas, quibes, pizzas, cervejas, whisky, vodka, e quaisquer outros alimentos que possuem o glúten em sua composição ou processo de fabricação.
Habitualmente, a dieta celíaca é composta em sua maior parte de gorduras (margarina, manteigas, óleos) e proteínas (carne em geral) e em menor parte de carboidratos (massas sem glúten, açúcares).
Para ter uma dieta equilibrada, os celíacos devem controlar a ingestão de proteínas, moderar o consumo de gorduras e aumentar o consumo de frutas, sucos naturais, verduras e legumes.
Como é um processo semelhante ao de uma alergia, qualquer quantidade, por mínima que seja, de glúten ingerido é suficiente para ativar a doença.
Poucos dias após cortar o glúten da alimentação, os sintomas começam a desaparecer e em média dentro de um ano as mucosas do intestino se normalizam, mas conseguir eliminar o glúten da dieta é muito difícil, principalmente para crianças e adolescentes. A alternativa é substituir os produtos proibidos por derivados do milho, como amido de milho, farinha de milho, fubá, derivados do arroz, como a farinha de arroz, derivados da batata, tal qual a fécula de batata, da mandioca, farinha, polvilho azedo, polvilho doce e tapioca.
Qual a lei que ampara os celíacos?
Em 2003 com a lei 10.674, todos os alimentos passaram a ser obrigados a apresentar na embalagem a informação “contém glúten” ou “não contém glúten”, mas nem todas as indústrias possuem tecnologia para realizar exames que identifiquem a presença ou ausência da proteína.
Dieta do glúten – passo-a-passo
Saiba mais detalhes sobre a dieta do glúten
A dieta do glúten é ótima dica para quem está acima do peso e não sabe mais o que fazer para perder os quilinhos extras. Retirar o glúten do cardápio e fazer uma reeducação alimentar pode ser uma ajuda e tanto para eliminar de 1 a 2 kg por mês, além de ser uma opção saudável.
O que é o glúten?
O glúten é uma proteína encontrada em cereais como trigo, centeio, malte, aveia e cevada. Quando acrescentada à receita, ajuda a dar liga e deixa pães e massas mais fofinhos.
Mas no nosso organismo essa proteína não faz muito bem. Isso porque o glúten “gruda” nas paredes intestinais podendo até acarretar problemas no funcionamento do seu processo digestivo. Além disso, o glúten pode piorar os sintomas da terrível TPM, causar alergias e lesões de pele.
Passo-a-passo da dieta do glúten Existem pessoas com intolerância ao glúten, é a chamada doença celíaca. Quem sofre com o problema não pode comê-lo de jeito nenhum, pois o glúten provoca danos no intestino, impedindo que o processo de digestão se realize normalmente.
A dieta do glúten consiste em eliminar o consumo da proteína, que está presente nos cereais como trigo, centeio, cevada e aveia e substituir por alimentos sem glúten como polvilho, batata, arroz, milho, fubá e mandioca. Mas é preciso ficar atenta, já que a eliminação do glúten acarreta na eliminação de vários alimentos ricos em carboidratos e se não houver substituição dentro de uma dieta balanceada, pode provocar falta de energia, fraqueza, dor de cabeça, perda de massa muscular e até desnutrição.
Veja como fazer a dieta do glúten passo-a-passo com uma sugestão de cardápio para dieta do glúten.
Café da Manhã*
- 1 fatia de pão sem glúten com 1 col. (sopa) de ricota + 1 pêra
- 1 fatia de pão sem glúten com geléia diet + 1 fatia de queijo de minas + 1 fatia fina de melão
- 6 morangos + 1 fatia de pão sem glúten com bem pouca manteiga e 2 fatias de presunto magro
Lanche da manhã e da tarde**
- 1 pêra
- 1 pote de iogurte sem glúten
- 1 fatia de pão sem glúten com 1 col. (sopa) de ricota
Almoço e jantar***
- 3 cols. (sopa) de arroz integral + 1 concha de feijão + 1 omelete de 2 claras ou 1 bife médio + agrião a gosto
- 3 cols. (sopa) de arroz integral com espinafre + 1 bife médio + berinjela refogada a gosto
- 3 cols. (sopa) de arroz de brócolis + 1 concha de feijão + 1 concha de carne moída + tomate
*ESCOLHER UMA DAS OPÇÕES + 1 XÍCARA DE CHÁ-VERDE OU CHÁ-BRANCO OU CAFÉ OU CAFÉ COM LEITE / **ESCOLHER UMA DAS OPÇÕES / ***ESCOLHER UMA DAS OPÇÕES + 1 PRATO DE FOLHAS VERDE ESCURAS COM TODAS AS OPÇÕES. OPCIONAIS: TOMATE, PALMITO, PEPINO, BROTOS
Dieta da linhaça
Tudo sobre linhaça, a sementinha que faz maravilhas pela nossa saúde
Mesmo tão pequena no tamanho, a semente de linhaça traz grandes benefícios à saúde. Ela é considerada um alimento funcional, que nutre e ainda previne de doenças. Existem dois tipos de semente, a linhaça marrom e a linhaça dourada.
As duas possuem os mesmos nutrientes, mas a linhaça dourada apresenta maior quantidade de ômega-3 e ômega-6, que previnem doenças cardiovasculares, melhoram a circulação sanguínea e ajudam a diminuir a retenção de líquidos.
Contém ainda um composto chamado lignana, que ajuda no equilíbrio hormonal feminino, alivia os sintomas da TPM, da menopausa e atua na prevenção do câncer de mama.A semente de linhaça também é rica em fibras, que regulam o intestino e controlam o diabetes, tem vitaminas A, E, B1, B6, B12, além de potássio, sódio, magnésio, fósforo, ferro, cobre, zinco, manganês e selênio, que são minerais importantes para o nosso organismo.
Linhaça para emagrecer
Por ser tão completa, a sementinha faz maravilhas pela nossa saúde e ainda é uma grande aliada para quem quer emagrecer com saúde e evitar o efeito sanfona. As fibras da linhaça espantam a fome e ajudam a controlar a compulsão alimentar, a sensação de saciedade faz com que a pessoa coma menos ao longo do dia.
A maneira mais proveitosa para consumir a linhaça e potencializar seus benefícios é triturar a semente no liquidificador. A farinha de linhaça pode ser acrescentada no arroz, feijão, nas frutas, sucos, iogurtes, vitaminas, saladas, no preparo de bolos, pães, tortas, sopas.
Dieta da semente de linhaça
A dieta da semente de linhaça, desenvolvida pelas nutricionistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ficou bastante conhecida depois de ter sido apresentada no programa Globo Repórter, da Rede Globo.
Para aproveitar os benefícios da linhaça na luta contra a balança, basta acrescentar a farinha de semente de linhaça no cardápio diário. O ideal é consumir quatro colheres de sopa rasas de farinha de linhaça todos os dias. Ou, como foi mostrado na dieta da linhaça do Globo Repórter, a medida de 2 de copinhos de café (aqueles de plástico mesmo), somente no café da manhã. Uma colher de sopa de semente de linhaça tem aproximadamente 66 kcal.
Vale lembrar que somente o consumo da linhaça não funciona para quem quer perder peso. É preciso manter uma alimentação equilibrada e com poucas calorias para sentir os resultados.
Dieta japonesa
Conheça a dieta que investe nas proteínas e gorduras boas e perca peso em uma semana
A dieta japonesa é uma dieta similar à dieta da USP e já está fazendo muito sucesso com as mulheres.
Nessa dieta, você praticamente elimina o consumo dos carboidratos e ingere mais proteínas e somente as gorduras que fazem bem para a saúde. Acredita-se que é possível perder até 5 quilos em uma semana com a dieta japonesa.
A dieta japonesa foi desenvolvida para ser seguida por uma semana, mas pode durar duas semanas se você achar necessário. Porém, não é aconselhável estender sua dieta por mais que catorze dias.Para que essa dieta funcione, é preciso seguir rigorosamente o cardápio determinado para os sete dias.
Confira o cardápio da dieta japonesa para saber o que pode ser consumido em cada refeição do dia durante a semana da dieta:
Cardápio da dieta japonesa
Segunda-feira
- Café da manhã: chá ou café com adoçante;
- Almoço: verduras e dois ovos cozidos com sal;
- Jantar: bife grande e salada de pepino.
Terça-feira
- Café da manhã: chá ou café com adoçante e biscoito de água e sal;
- Almoço: verduras e frutas à vontade e um bife grande;
- Jantar: presunto à vontade.
Quarta-feira
- Café da manhã: chá ou café com adoçante e biscoito de água e sal;
- Almoço: salada e tomate à vontade e dois ovos cozidos com pouco sal;
- Jantar: presunto, salada de repolho, cenoura e chuchu à vontade.
Quinta-feira
- Café da manhã: chá ou café com adoçante e biscoito de água e sal;
- Almoço: um ovo cozido, uma fatia de queijo branco e cenoura cozida à vontade;
- Jantar: salada de fruta à vontade e iogurte natural.
Sexta-feira
- Café da manhã: chá ou café com adoçante e biscoito de água e sal;
- Almoço: filé de peixe (frito ou grelhado) e tomate à vontade;
- Jantar: bife à vontade e salada de frutas sem creme ou açúcar.
Sábado
- Café da manhã: chá ou café com adoçante e biscoito de água e sal;
- Almoço: frango assado;
- Jantar: dois ovos cozidos com pouco sal.
Domingo
- Café da manhã: chá ou café com adoçante e biscoito de água e sal;
- Almoço: bife grande e frutas à vontade;
- Jantar: qualquer alimento do cardápio da dieta japonesa.
É importante estar ciente de que as dietas e regimes influenciam na sua nutrição e saúde. Por isso, deve-se sempre procurar um nutricionista antes de embarcar em qualquer mudança alimentar. Assim, você vai ter mais certeza de que não está colocando a sua saúde em risco e que esta dieta realmente é adequada para sua necessidade.
Como comer sem engordar
O ideal é não pular as refeições principais e comer alimentos saudáveis nos intervalos
Para ter uma alimentação correta, é indispensável não abrir mão do café da manhã, almoço e jantar. E engana-se quem pensa que para emagrecer, é preciso diminuir a quantidade de refeições. Além das três refeições principais, é preciso comer nos intervalos. Uma dieta balanceada pede até cinco refeições ao dia.
O grande segredo para comer sem engordar, é alimentar-se de forma moderada em vários horários do dia, dando intervalos de duas a três horas entre cada refeição. Outra dica importante é escolher sempre os alimentos mais saudáveis para compor o cardápio.
Os carboidratos, proteínas, alimentos reguladores e as gorduras boas, são fontes básicas de alimentos que devem ser ingeridos nas três principais refeições do dia.
No café da manhã, a alimentação deve ser rica em carboidratos, encontrados nos pães, em proteínas, que estão no leite e seus derivados e deve conter ainda alimentos reguladores, como as frutas.Café da manhã
Almoço
Para o almoço, a alimentação deve ser equilibrada. Duas colheres grandes de arroz ou quatro rasas, uma concha de feijão e um prato de sobremesa de salada são suficientes. Complemente o prato com proteínas. Coma um bife, que deve ser grelhado e ter o tamanho da palma da sua mão.
Jantar
Para o jantar, prefira pratos mais leves, ricos em carboidratos, proteínas e gorduras boas. Ao invés de comer carne vermelha e pesada, opte por carnes brancas e leves como peixe e frango.
Nos intervalos das refeições, escolha alimentos que garantem energia ao organismo, principalmente no período da tarde. Poder ser um sanduíche natural, iogurte, barrinha de cereal, granola, leite e frutas.
Passo-a-passo para uma depilação com lâmina segura e eficaz
Siga os passos e confira as dicas para um melhor aproveitamento da depilação com lâmina
A depilação com lâmina é muito popular devido à sua praticidade e rapidez em relação à outros métodos de remoção de pelos. Porém, para tirar o melhor proveito dessa depilação e usar o método de forma segura, é importante seguir algumas dicas e cuidados.
E a atenção já começa antes mesmo da depilação em si, no mercado ou na farmácia – onde você for adquirir a sua lâmina para depilação. Ao escolher o aparelho, especialistas recomendam os de lâmina descartável. É preferível ainda optar pelas lâminas que contém uma linha lubrificante para facilitar a depilação.
Passo 1: Faça uma esfoliação leve na pele onde você fará a depilação. Prefira um esfoliante com propriedades hidratantes. Você pode usar um esfoliante pronto ou fazer o seu próprio esfoliante caseiro.Depois de escolher seu aparelho para fazer a depilação com lâmina, siga o passo-a-passo para remover os pelos sem complicação e com segurança:
Passo 2 : Após a esfoliação, o ideal é hidratar a pele. Você pode usar uma loção oil-free se sua pele for oleosa, ou um creme ou óleo hidratante se ela for seca. Esse passo é importante para evitar lesões e cortes na pele.
Passo 3 : Escolha um produto para facilitar o processo de depilação. Entre os sugeridos pelos especialistas estão creme, gel ou até mesmo espuma do sabonete. O importante é não fazer a depilação com a pele seca.
Cuidados que você deve tomar
Recomenda-se utilizar água morna na hora da depilação, pois isso facilita a remoção dos pelos. Isto acontece porque a temperatura um pouco mais alta da água dilata os poros.
Ao passar a lâmina, remova os pelos na direção contrária ao seu nascimento para garantir que eles sejam cortados rente à raiz.
Na hora de depilar áreas mais sensíveis e regiões com mucosas, como a virilha, é importante redobrar o cuidado.
Se acontecer um acidente e você se cortar com a lâmina, passe um adstringente na região para parar o sangramento. Se for um corte mais grave, procure ajuda médica.
Quanto ao armazenamento das lâminas e do aparelho, ele deve ser feito em local seco e arejado. Nunca deixe-os no banheiro, muito menos no box, porque a umidade pode favorecer o surgimento de fungos e bactérias.
Siga as dicas e cuide-se para se depilar sem correr riscos e ficar com a pele lisinha em poucos minutos.
Dicas para depilação do buço
Confira algumas dicas para depilação do buço e livre-se do “bigodinho”
Olhar no espelho e se deparar com um “bigodinho” pode ser um pesadelo para qualquer mulher. Esses pelinhos que insistem em crescer embaixo do nariz não são nada bem-vindos e há quem faça de tudo para se ver livre deles. Mas como se trata de uma área bastante delicada, é importante levar em conta algumas dicas para depilação do buço.
A primeira delas é buscar um método de depilação do buço que agrida a pele o mínimo possível e não deixe marcas na região. A depilação do buço com cera fria não é muito indicada, pois como a cera não é aquecida, não abre os poros e arranca os pêlos com eles fechados.
A depilação do buço pode deixar marcas na região, mas isso acontece somente com as pessoas de pele muito clara. Ao arrancar o pêlo com cera ou até mesmo usando a pinça, pode ocorrer uma pequena inflamação e para se proteger, a pele libera melanina, um pigmento escuro que provoca as manchas. Se a mancha for exposta ao sol, pode se tornar uma marca permanente. Para evitar as manchas no buço, o ideal é aplicar o protetor solar na região logo após a depilação.É um método que pode machucar a pele. Já nadepilação do buço com cera quente, há o risco de queimaduras. Por isso, a melhor opção para fazer depilação do buço com cera é usar a cera morna. Basta esquentar apenas um pouco e a cera já está pronta para fazer a depilação.
Usar a lâmina para “raspar o bigode” definitivamente não é a melhor maneira de se livrar desses pêlos. O pêlo não engrossa quando raspado, como muita gente acredita. Ele se torna mais espetado, duro e cresce muito mais rápido. Além disso, a lâmina provoca uma esfoliação da pele, que aumenta ainda mais a possibilidade de surgirem manchas.
Os cremes depilatórios são um método fácil, rápido, indolor e que podem ser usados em caso de emergência. Mas vale lembrar que, como são feitos à base de produtos químicos, podem causar alergias e por isso, é indispensável fazer o teste indicado na embalagem antes de fazer depilação do buço com creme depilatório.
Algumas mulheres optam por de clarear os pêlos do buço com descolorantes. Pode ser uma boa opção, mas é necessário tomar cuidado com esses tipos de produtos, pois eles podem causar alergias, principalmente por ser uma área perto da boca.
Depilação definitiva
Tire suas dúvidas sobre o método de depilação definitiva a laser
Se você faz parte do time de mulheres que sofre constantemente para eliminar os pêlos do corpo com lâminas e cera, principalmente se os fios são grossos e escuros, saiba que já é possível aposentar os antigos métodos de depilação e optar por uma técnica mais moderna.
A depilação definitiva a laser promete ótimos resultados e pode ser feita em qualquer parte do corpo. Além de eliminar os pêlos, o método evita que eles encravem.
A depilação a laser elimina o pêlo porque a energia emitida em forma de luz é captada pela melanina, o pigmento responsável pela coloração dos fios. Essa energia elimina ou diminui a capacidade do folículo produzir um novo fio.Como funciona a depilação a laser?
Quanto mais escuro o pêlo, melhor o resultado da depilação. As máquinas de depilação a laser estão mais modernas e permitem que as mulheres de pele morena e negra, que possuem mais melanina e podem manchar com maior facilidade, também possam aderir à técnica.
O tratamento tem duração média de seis sessões, que são feitas a cada 30 dias. Os resultados já são visíveis logo na segunda sessão, os pêlos ficam mais claros e finos.
Ao final do tratamento, praticamente todos os pêlos já terão sido eliminados. É necessário fazer uma manutenção anual, já que alguns fios mais teimosos podem voltar a nascer depois de algum tempo.
Após a primeira sessão, a pele pode ficar quente e vermelha por algumas horas, mas o incômodo desaparece logo.Há um leve desconforto na aplicação do laser, mas é completamente suportável, ainda mais se você está acostumada a encarar a depilação com cera. A sensação de ardência varia para cada mulher, depende da sensibilidade da pele e da área que está sendo depilada. A região do buço costuma ser a mais desconfortável.
Antes de iniciar o tratamento, o ideal é evitar a exposição ao sol por pelo menos três semanas. Depois de cada sessão, é necessário aplicar um gel calmante e evitar a transpiração excessiva.
Quanto custa depilação a laser?
O preço da depilação a laser pode variar e depende da região do corpo em que será feita. Desconfie das promoções muito generosas e procure sempre um profissional especializado para fazer o tratamento. Se o laser for usado de maneira incorreta, pode provocar queimaduras e escurecimento temporário da pele.
Faceta de porcelana: tratamento para um sorriso perfeito
O tratamento é rápido e resulta em dentes esteticamente perfeitos
Sorrir é um bom remédio e pode ser muito útil também. Mas não é qualquer sorriso. Dentes saudáveis são importantes, mas para muitas pessoas, dentes brancos e brilhantes são mais importantes ainda.
Por isso, almejando um sorriso lindo e perfeito, os profissionais da area têm desenvolvido uma série de técnicas, desde procedimentos de clariamento a novos cremes dentais, para ajudar os pacientes a terem o sorriso perfeito. Uma das mais recentes técnicas para o embelezamento dos dentes é a faceta de porcelana.
As facetas são pequenos laminados feitos de porcelana e personalizados para o paciente cujos dentes naturais apresentam algum comprometimento estético de cor ou forma, como por exemplo dentes escurecidos, rachados, quebrados, tortos e desalinhados.O que á a faceta de porcelana?
Essas próteses, indicadas também para a correção de dentes mal posicionados quando o paciente não quer colocar aparelho ortodôntico, são fixadas na parte frontal do dente, mudando sua forma e deixando-os da mesma cor e tamanho dos dentes naturais. As peças podem levar alguns dias para ficarem prontas após a fabricação do molde, mas o resultado pode ser surpreendente.
As vantagens em optar por esse tipo de tratamento estético estão relacionadas principalmente ao resultado rápido e à grande resistência das facetas de porcelana. Por outro lado, seu custo é relativamente alto, pode variar de R$1.500 a R$ 3000, e sua remoção é muito complicada.
Como é o procedimento?
Segundo a dentista Nicole Baumeier (CRO/PR-22188), o procedimento é simples. Nas primeiras sessões, é necessário desgastar minimamente a frente do dente. A forma geral do dente não é alterada, e o que é removido é uma camada do esmalte.
Com as facetas definitivas em mãos, o dentista irá ajustá-las e então cimentá-las. Para finalizar o procedimento, o profissional realiza técnicas de acabamento e polimento. Vale a pena lembrar que como qualquer outro procedimento estético, o paciente deve retornar ao dentista para manutenção e a limpeza dos dentes deve ser constantemente realizada.Após o desgaste do dente, o profissional irá moldá-lo e enviar o modelo para o protético, profissional que irá confeccionar as facetas de porcelana. Como o processo de fabricação das peças é demorado, enquanto espera pelas peças definitivas, o paciente utiliza peças provisórias.
Contra-indicações
Há contra-indicações para as pessoas que têm bruxismo (hábito de ranger os dentes) ou hábitos como roer objetos, já que em ambos os casos a faceta pode rachar. Além disso, o procedimento também deve ser evitado em pacientes que apresentam defeitos graves de esmalte
Dicas para ter um sorriso bonito e saudável
Seguir uma rotina de cuidados com a saúde bucal é o segredo para exibir um belo sorriso
Para manter os dentes brancos, ter um sorriso bonito, hálito agradável, se prevenir de cáries e outras doenças, é preciso seguir uma rotina de cuidados com a saúde bucal. Fazer uma boa escovação ao acordar, antes de dormir e logo após as refeições, visitar regularmente o dentista, evitar o consumo exagerado de certos alimentos, bebidas e deixar de fumar são alguns deles.
Como escolher a escova de dentes ideal
A escova de dentes ideal deve ter cerdas macias, arredondadas e a cabeça pequena para se encaixar bem entre os dentes durante a escovação, mas sem machucar a gengiva. O recomendado é escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia usando creme dental com flúor. Vale lembrar também que a escova de dentes deve ser trocada a cada dois meses.
Para escovar bem os dentes, faça movimentos circulares, da gengiva até as extremidades dos dentes. Uma escovação bem feita não necessita de força, o que pode desgastar a camada de esmalte dos dentes, mas também não pode ser de forma superficial para não deixar restos de comida acumulados. Os resíduos de alimentos que ficam nos dentes podem provocar cáries e outros problemas bucais.Como escovar os dentes corretamente
Não se esqueça de escovar a língua e a bochecha, pois são lugares que apresentam maior quantidade de bactérias acumuladas e elas são as maiores causadoras do mau halito. Outra dica para ter um sorriso bonito e saudável é não exagerar na quantidade de pasta, pois ela pode danificar o esmalte dos dentes e deixar manchas brancas que podem ser irreversíveis.
O uso diário do fio dental é fundamental, pois permite limpar áreas que a escova não alcança. Para um hálito mais refrescante e uma boca mais limpa, complemente a escovação utilizando antisséptico bucal, um produto eficaz para prevenir o mau-hálito e proteger ainda mais os dentes.
Visite o dentista regularmente
Ir ao dentista regularmente é muito importante para cuidar da saúde bucal, prevenir alguns problemas e verificar quais os tratamentos necessários para deixar o seu sorriso em dia. Além das visitas periódicas para manutenção, procure o dentista se notar alguma alteração nos dentes ou sentir alguma dor.
Como ter dentes brancos e saudáveis
Além da boa escovação e das visitas ao dentista, quem deseja ter um sorriso mais branco deve evitar o excesso de alguns alimentos e bebidas que contêm substâncias que amarelam os dentes. Na lista de alimentos e bebidas que amarelam os dentes estão café, chá, vinho, feijão e alimentos com muito corante. Atenção também quanto ao vício do cigarro, outro responsável pelos dentes amarelados.
O consumo de alimentos muito açucarados e gordurosos pode provocar cáries e inflamação na gengiva, por isso tenha uma alimentação mais saudável e escove os dentes imediatamente após as refeições. Alimentos como a maçã e a cenoura são adstringentes e ajudam a clarear os dentes, inclua no cardápio. Mascar chicletes sem açúcar estimula a secreção da saliva e ajuda a limpar os dentes.
Dicas para manter o jardim bonito
Confira alguns segredos para que o seu jardim esteja sempre bem cuidado
Para manter o jardim bonito, é preciso ter alguns cuidados para que as plantas cresçam fortes e saudáveis em qualquer estação do ano. Além disso, reservar um momento em contato com a natureza pode ser uma ótima alternativa para ter uma vida mais tranquila.
A primeira dica é montar um kit jardinagem contendo utensílios básicos como luvas, regador, mangueira, tesoura para podar, rastelo e pá para ajudar na manutenção do jardim.
A altura ideal do gramado para deixar o jardim mais limpo e organizado é de 5 a 9 centímetros. Um gramado muito alto pode deixar o quintal com uma aparência de desleixo.Retire os restos de folhas, gravetos secos e outros resíduos que impedem a ventilação das plantas e da grama, principalmente em dias de baixas temperaturas e ventos intensos. Elimine também as folhas secas e ervas daninhas sobre as plantas e apare a grama caso estiver muito alta.
O melhor horário para regar as plantas é pela manhã, logo ao nascer do sol ou ao anoitecer. Evite molhá-las quando o sol estiver forte e certifique-se de que a terra está afofada, assim a água penetra mais facilmente e colabora com o crescimento delas.
Para que folhas e frutos cresçam fortes e saudáveis, as árvores e plantas de porte grande precisam ser podadas somente durante a primavera, isso evita que elas fiquem secas nos dias mais frios.
Na temporada de inverno, regue as plantas usando menos água e proteja as folhas das geadas. No verão, devido ao clima muito quente e com pouca umidade, as plantas necessitam ser hidratas com bastante água e é necessário eliminar as folhas e galhos secos.
O jardim deve ser adubado duas vezes por ano, de preferência nos meses que antecedem o inverno e o verão. Você pode fazer seu próprio composto orgânico, usando cascas de frutas, folhas caídas de árvores, restos de alimentos industrializados ou não. Se preferir utilizar adubo químico, o jardim pode ser tratado a cada três meses.
Tanto o adubo orgânico como químico não devem ser despejados em apenas uma área do jardim. O ideal é misturar o composto com a terra e distribuir de maneira uniforme pelo jardim todo.
Dicas para limpar a piscina
Realizar pequenas limpezas com frequência pode evitar maiores desconfortos na hora de limpar a piscina
Ter uma piscina em casa pode ser uma opção de lazer muito relaxante e refrescante, mas pode dar muito trabalho também, principalmente quando o assunto é limpá-la.
No entanto, dedicar algumas horas por semana para a manutenção da limpeza e utilizar as ferramentas adequadas de maneira correta podem tornar o trabalho menos árduo e entediante. Confira dicas que vão ajudá-la na limpeza da piscina.
O primeiro passo para manter uma piscina sempre limpa é eliminar a sujeira e os resíduos acumulados no entorno dela. Retire folhas, galhos e outros resíduos que possam ter sido acumulados próximo à borda. Ao varrer o entorno da piscina, faça-o no sentido oposto à água, para evitar um maior acúmulo de sujeira dentro da piscina.Limpe o entorno da piscina com frequência
Após retirar o excesso de sujeira, aplique produtos especializados para a limpeza das bordas e, com a ajuda de uma esponja, limpe-as. Procure fazer a limpeza das bordas com freqüência, trabalho que deve ser mais intenso no verão, já que o uso da piscina é maior.
Verifique o filtro
Outra dica é verificar o filtro, normalmente localizado no fundo da piscina. O filtro deve ser mantido limpo para garantir o bom funcionamento do sistema de sucção e a limpeza da água.
Atente-se para a cor e o aspecto da água
A água pode ficar esverdeada pela presença de algas ou a falta de tratamento e manutenção da sua piscina. Para solucionar o problema, escove as paredes da piscina para eliminar quaisquer tipos de algas que possam estar presentes e faça a limpeza da água com produtos específicos para a eliminação de algas.
Já a água marrom indica a presença de materiais em suspensão ou uma grande quantidade de matéria inorgânica, como argila e poeira. Geralmente isso acontece quando a água não é filtrada diariamente. A solução, neste caso, é fazer uma decantação e aspirar o fundo da piscina.Água gordurosa – a água da piscina pode apresentar uma aparência gordurosa por causa do uso excessivo de bronzeador e protetor solar ou ainda devido ao funcionamento inadequado da coadeira do filtro. Para solucionar o problema, faça a cloração da água e verifique a coadeira do filtro.
Como aplicar o cloro
O cloro é uma das principais substâncias utilizadas na limpeza da piscina, por isso, é fundamental aplicá-lo de maneira eficaz. Para isso, antes de aplicá-lo, faça a análise dos parâmetros da piscina (alcalinidade, pH, ácido cianúrico e cloro livre) e ajuste-os, quando necessário. Dilua o cloro em um recipiente fora da piscina e então espalhe o produto em toda a superfície. Filtre e refaça a análise dos parâmetros.
Dicas para limpar sua banheira
Saiba como eliminar a sujeira e deixar sua banheira brilhando
O banheiro é uma das partes da casa que mais exige cuidados. Por ser um local úmido e quente, é o ambiente ideal para a propagação dos germes, por isso, deve ser limpo com freqüência. Porém, muitas vezes há dúvidas de como higienizar a banheira de maneira eficaz. Confira dicas para limpar a sua banheira para que ela fique brilhando.
É importante identificar o tipo da sua banheira, se ela é de porcelana ou de fibra de vidro, por exemplo, pois de acordo com o material do qual ela é feita, deve ser limpa de maneiras diferentes utilizando produtos de limpeza diversos.
Se for de porcelana, evite utilizar produtos abrasivos, como esponjas de aço, por exemplo. Nesse caso, o ideal é despejar um limpador líquido em uma esponja de fibra sintética úmida e aplicar o produto sobre a superfície da banheira. Depois, enxágüe bem.
Já as banheiras de fibra de vidro, devem ser limpas com produto específico ou com limpador não-abrasivo. O ideal é aplicar o produto com uma esponja úmida e enxaguar bem. Em ambos os casos, procure utilizar luvas de borracha quando for manusear os produtos porque, na maioria dos casos, eles contêm ácido que podem ressecar a pele.Outra opção é esfregar as manchas difíceis com um pano embebido em resina e depois, passar um pouco de detergente líquido diluído em água quente.
Se mesmo depois de aplicar o limpador a banheira continuar suja, esfregue bem a superfície da banheira com uma esponja embebida em vinagre quente e depois enxágüe bem. No caso de manchas, se elas forem amareladas, limpe-as com uma mistura de resina e sal. Deixe agir por dez minutos, depois lave com água bem quente com sabão e por último com água fria.
Já se houver manchas escuras, utilize uma esponja embebida em água oxigenada ou água sanitária, dando umas batidinhas na mancha. Repita a operação por vários dias para clarear totalmente as manchas escuras.
Vale a pena lembrar que para a limpeza ser ainda mais eficiente, o ralo não pode estar entupido. Por isso, sempre retire fios de cabelo e restos de sabonete para que a água passe pelo ralo rapidamente, evitando o acúmulo de sujeira. Mas se o ralo já estiver entupido, utilize um desentupidor manual. Se não funcionar, a dica é utilizar um produto químico para desentupi-lo.Se o problema é sujeira nos metais da banheira, limpe-os com algum produto que contenha amoníaco. Depois, esfregue a superfície com água e vinagre. Seque com um pano e esfregue para dar brilho. Outra sugestão para eliminar as manchas de água ou espuma dos metais é utilizar óleo de limão.
Adotar medidas simples de limpeza prolongarão a vida útil e manterão sua banheira sempre limpa e brilhando.
Como limpar peças de inox
Dicas para manter suas peças de inox sempre bonitas
Além de bonito e resistente, o aço inox não necessita de técnicas complicadas para ficar bem conservado. O material tem grandes vantagens, entre elas as de não descascar e não escurecer com o tempo. Além disso, é versátil e sempre atual.
Mas para deixar as peças de inox sempre bonitas, é preciso saber alguns cuidados básicos que ajudam a manter suas panelas, talheres e o fogão sem riscos e brilhando por mais tempo. Confira algumas dicas muito úteis de como limpar peças de inox.
O segredo da limpeza das peças de inox está no uso de materiais corretos e no cuidado com que é feito o procedimento. Para lavar o inox, basta usar sabão ou detergente neutro e água.Limpeza fácil
Para remover manchas de alimentos queimados e de gordura, que são consideradas leves, faça uma pasta usando bicarbonato de sódio dissolvido em álcool e aplique na peça. Depois, use um pano ou esponja macia para esfregar a superfície do aço inox. Você também pode usar uma escova de cerdas macias para a limpeza de manchas leves. Evite esfregar com movimentos circulares, dê passadas longas e uniformes, sempre no sentido do polimento do utensílio. Enxágüe com bastante água e seque com um pano macio.
No caso das manchas mais difíceis de serem removidas, a dica é fazer uma pré-imersão em detergente morno ou quente e água e seguir o mesmo procedimento indicado para as manchas mais leves. Se isso não for suficiente para remover as manchas das peças de inox, recorra aos produtos de limpeza, como removedores à base de soda cáustica. Não se esqueça de secar muito bem as peças com um pano macio para evitar marcas d´agua.
Como limpar e conservar móveis revestidos em laminado melamínico
Veja o que pode ou não ser usado para higienizar o revestimento melamínico, mais conhecido como Fórmica
O laminado melamínico, mais conhecido pelo nome da marca registrada do fabricante – Fórmica – conquistou o respeito no mercado dos móveis e é tradicionalmente um material muito utilizado na fabricação das mais diversas peças de mobília para a casa, sejam eles mesas, cadeiras ou balcões de cozinha.
Sendo assim, é muito comum ter ao menos uma peça em casa que seja revestida com o laminado melamínico. E para que você mantenha o revestimento desse móvel conservado e bonito por mais tempo, é preciso se informar a respeito do que pode e do que não pode ser feito nesse material em termos de limpeza. Confira abaixo, nossas dicas para que você não erre na higienização do seu móvel de laminado melamínico.
Assim como o vidro, após a limpeza algumas manchas o pano podem aparecer no material. Para que isso não aconteça, após a higienização com o pano úmido, passe um pano seco sobre a superfície e assim o seu móvel ficará livre de manchas e com aspecto brilhante e polido.Para garantir uma boa limpeza do seu móvel, umedeça um pano com água e adicione detergente ou sabão neutro, ou ainda, álcool. Limpe a superfície com este pano e isso será suficiente para higienizá-la, pois sua superfície impede a retenção de sujeira e a proliferação de fungos e bactérias.
Para remover mancha de caneta esferográfica da superfície de laminado melamínico, limpe a mancha com um pano embebido em álcool ou em uma solução de água e vinagre.
Vale ressaltar, que para fazer a limpeza desse tipo de material, não é recomendado usar qualquer tipo de esponja que possa deixar riscos e marcas na fórmica. O ideal é usar apenas panos de limpeza macios para fazer a higienização desse revestimento.
Além disso, não se deve utilizar produtos de limpeza abrasivos, com cera, silicone ou solventes para fazer a higienização de móveis em laminado melamínico. Estes produtos podem manchar, danificar e dificultar a conservação da superfície do seu móvel.
Outra dica para conservar a superfície em laminado melamínico é sempre evitar o contato desse material com objetos quentes ou água em excesso. O calor ou a umidade excessiva pode fazer com que o revestimento deforme ou manche. Em vez de colocar panelas quentes diretamente sobre o móvel, prefira usar uma peça para proteger o móvel do calor da panela.
Recomenda-se também evitar cortar alimentos e utilizar objetos cortantes sobre uma superfície de revestimento melamínico sem uma proteção resistente. Você pode acabar riscando e danificando o revestimento.
Seguindo estas dicas, você mantem seu móvel em revestimento melamínico limpo, bonito e bem conservado por mais tempo.
Como conservar móveis em MDF
Dicas úteis para que seus móveis fiquem bonitos e conservados por mais tempo
Atualmente os móveis em MDF (MaDeFibra) estão presentes na maioria dos lares brasileiros. Porém, este material é mais frágil que a madeira e precisa de cuidados específicos para que sua duração e conservação sejam maiores. Sendo assim, selecionamos dicas para você colocar em prática e ter móveis bonitos por mais tempo.
Um dos principais cuidados que se deve ter com os móveis em MDF é evitar sua exposição aos raios solares. A luz do sol pode fazer com que a peça tenha sua cor alterada e suas características também podem ser afetadas. Portanto, não esqueça de proteger seus móveis mantendo eles em locais onde a luz do sol não incide ou com barreiras como vidros com películas protetoras ou cortinas.
Evite também o contato de determinadas substâncias como tintas, mesmo a de canetas no MDF. Essas substâncias podem causar danos irreparáveis aos móveis. E tome cuidado ao escolher os produtos de limpeza para utilizar nestes móveis. Leia o rótulo e fique atenta para saber se o produto é compatível com móveis em MDF.Outro cuidado que você deve ter com móveis em MDF é a proteção deles contra a umidade. Por isso é necessário ter atenção especial com móveis que ficam no banheiro e cozinha, bem como ficar sempre de olho nas paredes para notar quaisquer infiltrações. Se necessário, utilize vedantes em móveis juntos à pias e outros objetos que podem acumular umidade. Além disso, evite estender toalhas e outras peças molhadas nos seus móveis em MDF.
De acordo com a ABIPA (Associação Brasileira da Indústria de Painéis de Madeira), a limpeza dos painéis de madeira com acabamento deve ser efetuada com pano limpo e macio, isento de impurezas, seco ou levemente umedecido com água e sabão neutro, bem torcido até que não saia gotas de água. Não devem ser utilizados abrasivos como palha de aço e objetos cortantes. Para remoção de manchas, utilizar pano levemente umedecido com solução de álcool e água em partes iguais.
Tente não colocar peso excessivo sobre estes móveis ou ainda se apoiar neles para alcançar objetos que estão em locais mais altos. Isso pode deixar o móvel com irregularidades ou até quebrar a peça. Tome cuidado especial se tiver crianças em casa, pois elas costumam usar os móveis e suas gavetas como apoio para subir neles.
Evite também a utilização de objetos cortantes como facas e estiletes sobre esse móveis, eles podem acabar deslizando e marcando ou cortando a peça de MDF.Procure não colocar objetos quentes sobre móveis em MDF, porque isso pode deixar marcas no móvel. Prefira proteger o material com apoios para panela e assim você evitará maiores danos ao seu móvel.
É imprescindível tratar esses móveis “com carinho”. Manuseie-os com cuidado e procure evitar que eles se choquem com outros móveis. Como eles são mais frágeis, é essencial redobrar o cuidado durante reformas e mudanças, pois um simples empurrão contra um móvel em MDF já pode deixa-lo com a forma alterada ou torta. Então, todo cuidado é pouco.
Adotando essas medidas, conservar a forma, a firmeza e a beleza dos seus móveis em MDF se torna mais fácil. Portanto, vale a pena tratar os seus móveis com o cuidado que eles merecem e você não precisará comprar móveis novos tão cedo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário