domingo, 6 de janeiro de 2013

Decoração temática em casa

Decoradora explica como incluir elementos relacionados à diversos temas para decorar a sua casa expondo suas preferências

decoracao tematica Decoração temática em casa

Escolher uma decoração diferente e criativa para a sua casa, além de deixar o ambiente mais confortável e acolhedor, traz mais elegância e pode até aumentar ou reduzir o espaço. Para isso, é preciso escolher uma cor neutra dos móveis e abusar na criatividade dos objetos e no papel de parede.
Antes de mais nada, é preciso saber exatamente qual é o seu estilo e escolher móveis mais neutros para que você possa mudar a decoração da sua casa sempre que puder e quando quiser.“Nada melhor do que optar por móveis, como sofá, cadeira, mesas, raques, entre outros, de cores mais neutras. O que diferencia a decoração são os objetos, e até os papéis de parede. Assim, quando enjoar, você pode trocar apenas os objetos e ter vários tipos de decorações”, comenta a decoradora Silvana Farias.
Móveis com temas personalizados são opções e tem crescido significadamente no mercado. Opções de decorações com temas londrinos, retro, moderno e até pop art é o que não falta.
“Mesclar objetos antigos com os modernos cria um ambiente diferenciado e totalmente inovador”, diz Silvana.

Decoração Londrina

Escolher objetos vermelhos, azuis e brancos para decorar a casa é uma boa opção. “Misture tons avermelhados e azulados juntamente com os brancos. São cores bem elegantes que remetem à Londres”, comenta a decoradora.
Caso você ou algum amigo e parente for viajar para Londres, não esqueça de pedir/ trazer objetos para a sua sala. “Lá existem opções diferentes de objetos decorativos, como bandeiras, vasos ou até mesmo porta retratos diferentes”, sugere Silvana.
Almofadas, tapetes ou toalhas decorativas também são opções. “As colchas para colocar sob o sofá garantem charme e estilo à sua sala”, afirma a decoradora.
decoracao tematica londres Decoração temática em casa
Almofada estampa bandeira britânica 

Decoração Pop Art

Em busca de criticar a sociedade, o movimento artístico pop art ( em português, popular arte), transformou os itens consumidos pela população nos anos 50, como latas de sopa, publicidade, entre outros, em arte. “Os artistas usavam cores fortes e intensas. Almofadas, papéis de parede e cortinas, por exemplo, são ótimas peças para decorar apartamentos e casas”, sugere Silvana.
decoracao tematica pop art Decoração temática em casa
Decoração pop art

Decoração Retrô

Como o próprio nome diz, a decoração retro resgata elementos do passado e adapta com os da atualidade. “Temos uma decoração bem bacana quando há essa mescla do antigo com o novo. Nele, encontramos maletas, papéis de parede com motivos de prédios, flores minimalistas, entre outros. O item que mais tem ganhado destaque nas casas é o telefone antigo. Fica super elegante na sala de estar e é possível encontrá-lo em lojas de decoração”, indica a decoradora.
decoracao tematica retro Decoração temática em casa
Elementos retrô 

Decoração de Paris

Paris é conhecida como a capital do amor. Por suas belas paisagens, é inspiração para decoradores e arquitetos. “Quem quiser apostar nesse tipo de decoração, aposte em cores românticas, como o vermelho, vinho e até o rosa. Espalhe pela casa porta retratos da família, amigos e viagens inesquecíveis”, comenta Silvana.
decoracao tematica paris Decoração temática em casa
Quadro no chão com a Torre Eiffel / 
Outros temas que você pode adotar ao decorar sua casa, são temas relacionados ao cinema, ao glamour de Las Vegas e seus cassinos, temas de parques de diversões nos quartos infantis, enfim, há uma infinidade deles, o que vale é usar a sua criatividade e organizar os objetos decorativos com os seus temas favoritos criando um ambiente com a sua cara.

Como a técnica do Feng Shui interfere na decoração da casa

Consultor de Feng Shui explica quais são os benefícios da técnica chinesa para a decoração e dá algumas dicas

feng shui decoracao Como a técnica do Feng Shui interfere na decoração da casa
A maioria das pessoas, se não todas, afirmam que a casa é o ambiente mais aconchegante e acolhedor do mundo. Isso porque o contato com a família, com os objetos pessoais e o clima do ambiente residencial são fundamentais para garantir essa sensação.
Porém, especialistas afirmam que é possível sim tornar esse ambiente familiar ainda mais agradável. De acordo com arquitetos, aplicar a técnica do Feng Shui na decoração pode interferir no clima da casa.Por isso, a escolha de objetos como pufes, almofadas, lustres e porta retratos são opções que permitem com que os ambientes fiquem mais aconchegantes e convidativos.
“O Feng Shui é arte milenar chinesa de criar ambientes harmoniosos em casa e no trabalho, através do posicionamento correto dos móveis, objetos de decoração, plantas e cores ideais para cada ambiente. Se ele for bem aplicado, melhoram os relacionamentos”, comenta o arquiteto e consultor de Feng Shui, Sérgio Carillo.

Quarto do casal

O quarto onde o casal dorme deve ser o mais personalizado possível, isso porque a escolha de mimos e objetos que ambos gostam são fundamentais para criar um ambiente acolhedor. “Fotos dos moradores em momentos felizes são perfeitas neste local”, comenta Carillo.
A forma como a cama é disposta no quarto, também pode interferir no resultado final da decoração. “Posicione a cama de forma que deitado veja quem entra no ambiente. Para o quarto do casal, posicionar os objetos de decoração de maneira que sempre predomine o par, por exemplo, dois quadros, duas almofadas”, sugere o arquiteto.


Segundo o consultor de Feng Shui, é importante posicionar o sofá de maneira que tenha sempre visão de quem entra no local. “Evite posicioná-los de costas para entrada. Ter uma pequena fonte portátil próximo a entrada deste ambiente (por dentro ou por fora) transforma a energia do local e atrai energia positiva. Evite fotos de pessoas falecidas neste ambiente”, comenta.
Sala de estar

Banheiro

Para o arquiteto, ter objetos de decoração que lembre mar é uma ótima opção para esses ambientes. “É ideal também manter sempre a porta fechada, a tampa do vaso sanitário e do ralo”, sugere.

Corredor da casa

O consultor acredita também que o corredor de casas e apartamentos é a área que tem o maior fluxo de pessoas, por isso, deve ter uma boa iluminação. “ Ter quadros com motivos de flores e cores claras nas paredes, como por exemplo marfim ou amarelo claro, são essenciais”, diz.

Jardins

Independente se a casa tenha um jardim exposto ou não, as plantas são bastantes utilizadas quando o assunto é trazer prosperidade e elegância ao ambiente. O arquiteto explica que existem flores ideais para ambientes internos e externos.
Para locais que ficam no interior da residência, Carillo sugere as zamiocucas (planta com folhagens verdes). Já nos ambientes externos, azaléias, maria-sem-vergonha e cica. “O lírio da paz é considerada a planta coringa, além de ser bem vinda em todos os ambientes”, diz.
Embora existam as técnicas que envolvem o Feng Shui, o consultor afirma que o principal para se ter um ambiente confortável, é preciso valorizar sempre a casa e quem mora nela antes de mais nada. “Para se ter uma energia e manter a harmonia, saúde e prosperidade do local, coloque sempre a intenção positiva e valorize sempre sua casa, pois é nela que repomos nossa energia”, recomenda.

Como fazer decoração retrô em casa

Saiba como inovar os ambientes de casa com pequenas mudanças

como fazer decoracao retro em casa Como fazer decoração retrô em casa
Quem nunca ganhou uma linda “peça de família” que, aparentemente, não combina com o restante dos móveis, quadros, vasos e tapetes de casa? Ou ainda, que atire a primeira pedra a mulher que nunca foi à casa da avó e viu um objeto antigo de decoração que ficaria lindo na sua sala. Seja qual for o motivo, se você gosta de objetos retrô e não sabe como usá-los, saiba que eles ganham cada vez mais destaque na decoração de ambientes.
Mas, você sabe o que é uma decoração retrô? A designer de interiores Gabriela Polidoro explica: “a decoração retrô é uma forma de remeter ao passado sem deixar que o ambiente fique antiquado. As peças ‘antigas’ tornaram-se tendências de decoração, já que, com elas, temos a possibilidade de tornar qualquer ambiente elegante, despojado e, acredite, moderno”.Como usar retrô
Não existem peças definidas: pode ser uma almofada, um armário, um quadro ou até mesmo uma geladeira. “Geralmente, o que os clientes procuram são tapetes, objetos e ornamentos decorativos, molduras, quadros, estofados e almofadas.
Aos que vão mais além, os objetos mais procurados são geladeira ou freezer, cadeiras, poltronas, sofás, tapetes, azulejos, armários, mesas e etc”, diz Gabriela.
Se você quer inovar a decoração de um cômodo específico ou da casa inteira, confira as dicas e sugestões a seguir:
Quartos infantis, de hóspedes ou dormitórios convencionais vão bem com papéis de parede com formas que lembrem o passado, com cores claras e neutras. “Trocar a mobília também pode ser uma boa opção. Existem armários que são charmosos e dão um toque de romantismo ao ambiente”, sugere Gabriela Polidoro.
“Uma boa pedida para quem não quer gastar muito, é optar por tapetes e objetos de decoração, como rádios, mesas, abajures e pendentes, para decorar a sala de estar”, aconselha a designer de interiores.

Se quiser uma decoração retrô, preciso mudar tudo?
Se a sua ideia é deixar a cozinha com um ar retrô, a sugestão é a troca de armários. “O ambiente deve ser muito bem planejado para não atrapalhar o fluxo e as atividades exercidas ali. É interessante que se invista em armários, pois são itens de fácil substituição”, diz Gabriela.
Calma, não pense que será necessário sair correndo para uma loja e trocar todos os móveis para ter essa decoração. Para começar, basta escolher acessórios que mais se adequem aos móveis do ambiente escolhido para a mudança. “Algumas peças mescladas dão um tom charmoso ao ambiente”, finaliza a designer de interiores Gabriela Polidoro.

Objetos de decoração retro

Veja como dar um ar clássico para a decoração da sua casa utilizando objetos retro

eletrodomesticos retro Objetos de decoração retro
Foto: Thinkstock
A palavra retro significa algo que marcou muito uma determinada época, como por exemplo: uma tendência de moda, de beleza, de acessórios, de carros e até mesmo de decoração, e que com o tempo volta a fazer sucesso no mundo moderno.
É difícil falar em objetos de decoração retro sem pensar nos clássicos filmes das décadas de 50 e 60 não é mesmo? Modernizar é a palavra do momento no mundo da arquitetura e decoração das casas. Cada vez mais a funcionalidade e modernidade são levadas mais em consideração que um clássico objeto de decoração. Porém, algumas marcas vêm recriando seus objetos com inspirações nos objetos de decoração de épocas passadas.
Veja algumas dicas a seguir de como misturar os elementos retro com os modernos para compor um ambiente harmonizado.


A cozinha é o coração de quase todas as casas e quem gosta de cozinhar sabe que uma cozinha funcional e bem decorada transforma qualquer refeição, mesmo que a mais simples, em um banquete delicioso. Algumas marcas estão recriando eletrodomésticos que unem as duas principais características de um objeto: a beleza e a funcionalidade tecnológica. A geladeira, o frigobar e o fogão são os principais exemplos.Cozinha

Portanto, para dar um ar vintage à sua cozinha, não é necessário adquirir quinquilharias antigas, as marcas mais novas já trazem o retro como tendência de decoração. Porém se você herdou aquela geladeira linda azul clara da sua bisavó e quer fazer o uso dela, a dica é mandar reformar, mas sempre mantendo as características originais, e dar outra funcionalidade ao objeto. Por exemplo: que tal transformar uma geladeira antiga em um armário? Use a criatividade e inove a sua cozinha.

Salas

A sala é o ambiente onde a decoração prevalece. Ao contrário da cozinha onde os objetos têm que ser funcionais, nas salas tanto na de receber visitas como na de televisão, podemos abusar dos elementos de decoração retro. Quem não tem um telefone com fio antigo guardado no armário? Pois saiba que um simples objeto pode mudar a decoração da sua sala. A reutilização também vale para esses objetos.
Se você não encontrou um telefone com um toque vintage para comprar, porque não reformar um usado? Uma simples mão de tinta colorida resolve qualquer problema. Além do clássico telefone, os papéis de parede, as almofadas, os sofás, as cadeiras, mesinhas de centro e os porta-retratos são ótimos objetos para dar um ar mais retro à sua decoração. Prefira cores vivas como vermelho, azul e amarelo que remetem a decoração das décadas de 50 e 60.

Quarto

O quarto é o ambiente mais pessoal de toda a casa, existem diversas maneiras de escolher um tema de decoração para ele, tudo depende do gosto e do estilo de cada pessoa. Você pode optar pelosobjetos retro para complementar a sua decoração. A penteadeira, por exemplo, é um objeto muito útil que é pouco utilizado hoje em dia e pode fazer a diferença na sua decoração. As almofadas, um bom criado mudo com formas antigas e um papel de parede adequado podem dar um ar clássico e moderno ao ambiente.

Veja a seguir algumas inspirações de ambientes e objetos retro:

Saiba tudo sobre silicone no bumbum
Muitas brasileiras já fizeram essa cirurgia. Não tem jeito! A região do corpo feminino que mais atrai olhares do sexo oposto é o bumbum. Ele é a preferência nacional e as mulheres estão sempre em busca de artifícios para valorizar a região, para agradar o outro e manter a autoestima elevada, afinal quem não gosta de receber elogios? E com o avanço da medicina estética está cada vez mais fácil conquistar um bumbum perfeito. 

Apesar de não alcançar o mesmo sucesso das prótese de mamas, líder absoluta no ranking brasileiro de cirurgias plásticas, a de bumbum ganhou repercussão quando a apresentadora Ana Maria Braga declarou ter recorrido à técnica para aumentar e melhorar os contornos dos glúteos. “A prótese é indicada para corrigir defeitos genéticos, alterações de forma e volume, que podem ser decorrentes da idade ou de variações de peso”, explicao cirurgião plástico Luiz Eduardo Mendonça Pereira (CRM-114141). 

Para esclarecer mais sobre o procedimento, ele explica cada etapa.

Pré-operatório
É necessário realizar adequada avaliação pré-operatória, onde são realizados exames para avaliar a saúde do paciente.

Pós-operatório
A cirurgia costuma ser pouco dolorosa, controlados com analgésicos e antiinflamatórios usuais, o paciente tem de evitar deitar de barriga para cima por aproximadamente 20 dias e, dependendo do trabalho que exerce, poderá voltar às atividades em duas semanas, sem fazer esforço. A atividade física só fica liberada após dois meses da cirurgia, de forma gradual. E importante manter a região bem higienizada, pela proximidade da incisão com uma região contaminada. 

A cirurgia
É feita com anestesia peridural e sedação ou geral, o procedimento tem duração aproximada de duas horas. “Realiza-se uma incisão no sulco inter-glúteo (prega entre as nádegas) e de difícil percepção, entre cinco e sete cm, com inclusão do implante de gel de silicone dentro do músculo glúteo moldando-o conforme a necessidade”, explica o médico. A incisão é fechada com pontos internos e externamente usa-se uma cola especial para se obter uma melhor cicatriz, que fica escondida entre as nádegas, ficando praticamente imperceptível. Logo após a cirurgia, o paciente deve colocar a cinta modeladora e permanecer usando-a por aproximadamente um mês, podendo ser retirada para as necessidades fisiológicas e o banho. “Analgésicos são indicados para aliviar a dor e, uma vez por semana, é indicado fazer drenagem linfática”, acrescenta. 

Para quem é indicado
Qualquer pessoa saudável e que esteja próximo do peso ideal pode colocar no bumbum, desde que o objetivo seja aumentar, empinar ou melhorar o seu formato. O procedimento não é indicado para indivíduos obesos ou que possuem o bumbum muito flácido e caído, neste caso o lifting de glúteo é mais adequado. 

Os riscos
Como na prótese de mama, a colocação de silicone no bumbum também apresenta riscos como hematoma, infecção, cicatrizes desfavoráveis e riscos anestésicos. “Por isso, é fundamental realizar a cirurgia em hospital adequado e com uma equipe médica capacitada, pois isso minimiza riscos e gerando bons resultados”, diz o médico. Vale destacar quem possui prótese de silicone pode viajar de avião e fazer mergulho em grandes profundidades, sem o risco de rompimento da prótese.

Resultados
Podem ser vistos logo após a cirurgia. Porém, devido ao inchaço, apenas com 15 dias é possível notar um pouco mais o resultado. E em dois meses, o resultado final é garantido.

Sabão em pó x sabão líquido

Tire suas dúvidas a respeito dos tipos de sabões para lavar roupa. Sabão em pó e sabão líquido dividem as prateleiras dos supermercados e a preferência das donas de casa, mas a dúvida sobre qual é o mais eficiente para lavar as roupas ainda existe.O gerente operacional das lavanderias Prima, Paulo Ricardo, responde a algumas perguntas em relação a esses dois produtos.
O sabão líquido é mais forte ou eficiente que o sabão em pó?
Os dois são eficientes, a diferença é que o líquido é um pouco mais concentrado e dilui com mais facilidade, não deixando resíduos, como o sabão em pó.

Qual sabão é mais econômico? 
Normalmente, o líquido acaba sendo mais econômico, por exigir menor quantidade de produto.

O uso de sabão líquido dispensa o uso de amaciante?
Não. Sempre que usar um sabão, seja líquido ou em pó, deve-se utilizar o amaciante no final do processo. Sabão composto com amaciante não tem a mesma eficiência.

Para quem lava roupas à mão, qual o sabão mais indicado? Por quê? 
Pode-se utilizar qualquer sabão para lavar à mão, porém, quando se lava à mão geralmente é uma peça delicada e peças delicadas a preferência é utilizar um sabão neutro, que provoca menor desbote nos corantes e não danifica os tecidos de lã.

Muitas donas de casa reclamam que o sabão em pó comum deixa manchas nas roupas. Essa seria uma vantagem do sabão líquido?
O sabão líquido também é alcalino e pode manchar os tecidos, como o sabão em pó. Nenhum sabão deve ser colocado diretamente sobre o tecido, porque pode causar manchas esbranquiçadas. O ideal sempre é diluir primeiro em água. Neste caso, o sabão líquido leva vantagem, porque se dissolve mais rápido na água e o sabão em pó demora para se dissolver e acaba deixando partículas sobre o tecido que, às vezes, acaba manchando.

O sabão líquido pode ser usado na pré-lavagem, como tira-manchas? Se sim, como isso funciona? 
Tanto o sabão líquido como o em pó pode ser utilizado na pré-lavagem. O ideal é pegar um vasilhame pequeno e raso, colocar 500 ml de água, adicionar uma concentração um pouco maior de sabão (líquido 30 ml, ou em pó 50 g) e dissolver totalmente o produto antes de utilizá-lo. Após a solução estar pronta, passar nas partes mais sujas com uma escova de cerdas macias e, depois, colocar a roupa para lavar normalmente na máquina de lavar.

Há relatos de pessoas que não sabem como utilizar o sabão líquido. Como saber a medida certa? É preciso diluir o produto?
O sabão líquido vem para pronto uso. Nas embalagens, existem instruções de quantidade a ser utilizada para as máquinas domésticas. A quantia indicada normalmente é para máquina de 10 kg. Se tiver uma máquina de 5 kg, seria prudente utilizar metade da quantia indicada

5 passos para seu cliente falar bem do seu negócio

Saiba quais são as atitudes que a empreendedora iniciante deve ter para conquistar e fidelizar clientes promovendo divulgação de sua empresa

5 passos para que seu cliente fale bem do seu negocio 5 passos para seu cliente falar bem do seu negócio

Empreender exige muita disciplina para fazer o negócio próprio prosperar. Algumas das grandes dificuldades que os empresários iniciantes passam são a divulgação de seus produtos ou serviços para conquista de novos clientes, a fidelização destes e a manutenção do constante crescimento de demanda dos clientes.
A propaganda é fundamental para que um negócio consiga se manter no mercado e, a divulgação por parte de seus clientes satisfeitos, o chamado boca a boca, hoje é ferramenta fundamental para tal.
Pesquisas mostram que as pessoas consideram as opiniões dos clientes sobre uma empresa ou um produto muito mais relevantes e influentes na hora de decidir se vai contratar um serviço ou comprar algo do que uma propaganda feita pela própria empresa através de anúncios e promoções.

As mídias sociais também entraram nesta lógica de mercado se tornando aliadas dos consumidores e das empresas idôneas.Não é por acaso que os especialistas em marketing dizem que o mercado está na era em que o consumidor é o rei. O antigo ditado “O cliente tem sempre razão.” foi potencializado com a maturidade e conhecimento que o consumidores desenvolveram sobre seus direitos, tanto pelo Código de Defesa do Consumidor como pelos inúmeros sites destinados a divulgação de reclamações sobre marcas.
Criou-se um senso de apoio coletivo por parte dos cidadãos na hora de fazer escolhas de consumo, o que faz com que todos os dias pessoas divulguem aos seus amigos suas experiências de consumo, o que tem permitido resolver frustrações e gerar alertas em casos de empresas que ofereceram algo ruim; ou divulgar algum bom trabalho feito por empresas competentes.
Frederico Mafra, especialista em marketing e professor do Ibmec, dá algumas dicas de quais atitudes são fundamentais para lidar com as exigências dos consumidores e conquista-los de vez:

Como obter retorno positivo dos clientes para boa divulgação

  • Procure manter a excelência no produto ou serviço: Oferecer um produto ou serviço de qualidade é essencial, tanto para potencializar o boca a boca, quanto para evitar conflitos e divulgações negativas de sua empresa;
  • Tenha um programa de relacionamento eficiente: Um programa de relacionamento auxilia a marca a tomar iniciativas que a destaquem diante dos concorrentes enquanto promove a satisfação do cliente;
  • Determine qual é o seu diferencial: O diferencial do produto ou serviço de sua empresa é importante tanto em termos de publicidade, quanto para a boa reputação diante dos clientes, fazendo com que estes compartilhem a experiência única que viveram com sua empresa;
  • Mantenha-se atento as opiniões dos clientes: Acompanhar o que os clientes dizem sobre sua marca é importante tanto para a resolução de conflitos e manutenção da confiança da sua marca no mercado, quanto para perceber oportunidades de marketing ou de evolução e abrangência do seu produto ou serviço;
  • Tenha a internet como sua aliada: Mantenha uma presença estratégica nas mídias sociais,blogs e sites. Ignorar críticas e apenas fazer propaganda não é a solução, esteja disposto a dialogar com seu cliente – não converse só sobre seu produto, fale sobre estilo de vida; e tendo estabelecido um vínculo positivo, mostrar o que mais você pode oferecer a ele.
Com as dicas acima você será capaz de investir na construção da imagem positiva de sua marca e contribuir para o sucesso no longo prazo da sua empresa.

Dez dicas para falar bem em público

Confira algumas dicas para perder o medo de falar em público e fazer bonito nas apresentações

dicas falar bem em publico Dez dicas para falar bem em público
Enquanto para alguns expor suas ideias diante de uma platéia mesmo que pequena é algo simples e descomplicado, para outros o medo de falar em público torna a tarefa bastante complicada.
Selecionamos dez dicas para falar bem em público que podem ajudar na carreira profissional ou na vida pessoal de quem precisa encarar esse tipo de situação.

2
 – Estar preparada é essencial. Além de conhecer o tema, você precisa saber também como fazer sua apresentação de maneira organizada. Elabore uma exposição clara e treine e casa. Um bom exercício é treinar a apresentação diante do espelho.1
 – Para que o público entenda bem a mensagem, você precisa conhecer o assunto. Sabendo claramente qual o objetivo da sua apresentação, fica mais fácil escolher a mensagem correta e elaborar um discurso adequado para a ocasião.
3 – Saber quem são seus ouvintes também é importante e quanto mais informações sobre seu público, melhor. As características de cada público, como a faixa etária, nível intelectual e até que ponto conhecem o assunto podem fazer com que você ajuste sua linguagem e sua forma de apresentação se necessário.
4 – Treine com antecedência as respostas para as possíveis perguntas que poderão ser feitas pela platéia durante a sua apresentação.
5 – Agir com naturalidade é uma ferramenta da boa comunicação e uma das dicas para falar bem em público. Tente se comportar de maneira espontânea, isso transmite credibilidade e faz com que os ouvintes aceitem bem a mensagem. Agindo de forma artificial e usando frases decoradas, as pessoas poderão duvidar das suas intenções.
6 – Não confie na memória. Se você se esquecer de uma palavra importante, pode acabar se perdendo. Por isso, faça anotações de apoio com as principais ideias da apresentação, palavras-chave, dados e demais informações que podem ser úteis no caso de um “branco”.
7 – Não descuide da linguagem na hora de falar. Uma escorregadinha ou outra na gramática talvez não comprometam sua apresentação, mas erros grosseiros certamente não passarão despercebidos pela platéia. Na dúvida, substitua a palavra.
8 – Utilize as novas tecnologias. Uma apresentação com slides, vídeos e outros recursos se torna muito mais interessante, mas mais uma vez é preciso ter cuidado para não exagerar.
9 – Seja bem humorada, mas use o humor corretamente. Um orador bem humorado consegue prender a atenção dos ouvintes com mais facilidade, mas isso não significa contar piada ou tentar fazer as pessoas rirem o tempo todo. Se o assunto permitir, use o humor para tornar a apresentação mais leve e descontraída.
10 – Transmita serenidade. Demonstre interesse e envolvimento pelo assunto, fale sempre com energia, entusiasmo, emoção. Sorria sempre e não se esqueça de agradecer a oportunidade ao abrir e encerrar sua apresentação.

Como se comunicar bem em público

Especialista dá dicas e ensina maneiras de falar bem em público

como falar bem em publico Como se comunicar bem em público
É comprovado cientificamente que as artes desempenham fundamental importância na vida, na mente e no corpo humano. Isso porque os benefícios da comunicação interpessoal são imensuráveis e contribuem eficientemente no desenvolvimento psíquico, social e profissional, o que faz com que haja a interação de forma efetiva entre pessoas.
Segundo o mestre em comunicação e professor de oratória Reinaldo Polito, quem consegue se expressar com segurança em uma plateia, normalmente saberá se comunicar com eficiência entre as pessoas. “O domínio do palco, o controle das emoções diante do público, a habilidade para contornar situações adversas diante do auditório proporcionam mais segurança para que a pessoa interaja e se relacione com desembaraço no cotidiano”, afirma.

Foi dessa forma que a professora de dança flamenca Camila Silva encontrou mais segurança, conquistou mais confiança e claro, teve um aumento significativo do seu bem estar. “A dança para mim foi fundamental, pois agora consigo ter uma postura e me comunicar bem melhor nos eventos profissionais em que tenho que frequentar”, comenta.As artes cênicas, a dança ou simplesmente pintar um quadro auxiliam também nos tratamentos de doenças e na autoestima. “Quem sabe falar bem em público e tem consciência de que sua comunicação é eficiente se sente bem recebido pelas pessoas e aceito nos diversos ambientes que frequenta. O domínio da oratória proporciona controle da expressão corporal, especialmente dos gestos, postura e comunicação facial”, explica Reinaldo Polito.
Por isso, as artes em geral podem contribuir para o crescimento no mercado de trabalho ou também para se ter uma comunicação mais efetiva no dia a dia. “Quanto mais a pessoa crescer em sua atividade profissional mais dependerá da sua habilidade de se comunicar e menos do conhecimento técnico. Depois que ultrapassa o nível de supervisão terá de participar de reuniões, processo de negociação, apresentar projetos, discutir propostas, etc. Quem não souber se comunicar poderá interromper seu crescimento profissional”, explica Polito.


Falar com calma e agir naturalmente é uma boa alternativa para conquistar inicialmente o público. “Tanto no teatro como na dança, é preciso falar pausadamente e olhar para todos os que estão te ouvindo. Dessa forma, você poderá mensurar o quanto as pessoas estão compreendendo sua mensagem”, afirma Camila.
Como se comunicar

Para Polito, é preciso também dar ênfase em cada palavra. “Alterne o volume da voz e a velocidade da fala para ter um ritmo agradável e motivador. É recomendado usar palavras que possam ser compreendidas por todos os ouvintes e também evitar o vocabulário técnico diante de pessoas não familiarizadas com sua atividade”, comenta.
Ter uma postura com elegância no palco ou em uma apresentação é de extrema importância. “Posicione-se de maneira elegante distribuindo normalmente o peso do corpo sobre as duas pernas. Evite também o excesso e a falta de gestos. De maneira geral os gestos moderados são os mais recomendáveis”, sugere o professor de oratória.
Planejar o que se apresentará é preciso, porém, saber contornar situações não previstas é imprescindível na comunicação. “No início conquiste os ouvintes com agradecimentos e elogios sinceros. Em seguida revele qual o assunto que irá abordar. Informe o problema que pretende solucionar e apresente a solução ou sugestão. Afaste as possíveis resistências do público. Finalmente, peça aos ouvintes que reflitam ou ajam de acordo com sua proposta”, ensina Polito

Concurso público vale a pena?

Confira os principais aspectos positivos e negativos dos empregos de concursos públicos

concurso publico vale a pena Concurso público vale a pena?A busca por vagas em concursos públicos tem aumentado ainda mais a cada dia. Para muitos brasileiros, conseguir um emprego por meio de concurso é a melhor opção de carreira atualmente. Sendo assim, apresentamos aqui os prós e contras de prestar concurso público.

As vantagens de fazer um concurso público

Um dos principais fatores positivos de ser concursado é a estabilidade que o concurso proporciona. Nessas carreiras é quase impossível ser demitida, sendo que isso acontece apenas se o funcionário desobedecer as regras inúmeras vezes, como desviar recursos.
Além disso, os concursos públicos tem tido suas vagas dobradas a cada ano e os cortes no número de funcionários concursados são sempre menores que nas empresas privadas.

Outros benefícios dos concursos públicos são a facilidade para tirar férias e licença e também a garantia de aposentadoria.Os cargos de concurso são ideais para quem precisa de um salário certo para o futuro, com garantia de que terá os recursos que precisa e para quem se importa em seguir regras.
Outra vantagem que rege o sucesso das vagas de concursos públicos é a disponibilidade de vagas nas mais variadas áreas, abrangendo diversas profissões, dando chances a mais pessoas.

As desvantagens de fazer concurso público

Um dos fatores que mais afasta pessoas do mundo dos concursos públicos é a concorrência das vagas, pois isso faz com que quem deseja conseguir uma vaga tenha que estudar muito para passar. Alguns concursos chegam a ser mais concorridos que vestibulares de Medicina. Por isso é preciso estar muito decidida para enfrentar esse desafio.
Outro problema que pode aparecer no meio do caminho é a derrota. É preciso saber lidar com as falhas para não ficar deprimida caso não passe nos primeiros concursos que prestar.
Além disso, pessoas com espírito de empreendedorismo nem sempre se dão bem com cargos de concursos públicos, afinal empreendedores não suportam sentar em uma cadeira e esperar ter o que fazer durante o expediente. Se você é assim, talvez esta não seja a melhor opção de carreira.
A primeira vista, os salários de concursos públicos parecem mais atraentes porém, o seu aumento durante os anos é mais lento se comparado aos salários em empresas privadas. No setor privado, o risco de demissão é maior, mas as chances de crescer na carreira também são.
Por fim, é imprescindível saber o que espera de sua carreira para definir o que é melhor para si. Não é aconselhável prestar concurso público apenas porque alguém fez e está financeiramente bem, mas sim porque você vê possibilidades de realização profissional e acredita que será feliz nesse ramo.

Vale a pena contratar um personal trainer?

Entenda as vantagens de ter o acompanhamento de um personal trainer na hora da malhação

vale contratar personal trainer Vale a pena contratar um personal trainer?
Muitas pessoas se preocupam com a saúde, desejam iniciar uma atividade física, mas por não gostarem do ambiente ou até mesmo por falta de tempo para freqüentar uma academia, contratar um personal trainer acaba sendo a solução.
Entre as vantagens de contratar um personal trainer estão o acompanhamento na realização dos exercícios, treinos adequados ao seu perfil, horários compatíveis com os seus compromissos e a possibilidade de poder fazer as aulas em casa.

O seu treinador pode fazer uma avaliação física e encaminhá-la para fazer exames e testes, mas não pode prescrever dietas se não tiver formação em Nutrição, nem trabalhar com reabilitação de lesões sem o acompanhamento de um médico ou fisioterapeuta.Além disso, a motivação do treinador dá aquela ajudinha quando surge aquela preguiça de malhar sozinha em casa ou na sala de ginástica de prédio.
Se você possui condições financeiras para contratar um personal trainer, vale muito a pena, pois assim você terá atenção redobrada e companhia permanente de um profissional, que irá orientá-la na hora dos exercícios e sempre melhorá-los para que você possa se sentir bem com seu corpo.

Mais dicas 
Para ter ótimos resultados, é preciso ter disciplina e seguir à risca as orientações do treinador, principalmente na realização correta dos exercícios.
Na hora de contratar um personal trainer, verifique se o profissional é formado em Educação Física e tem registro no Conselho Regional de Educação Física (CREF).
Busque referências sobre o trabalho que realiza através de academias ou de alunos. Isso é importante para sua segurança e confiança no trabalho que o profissional oferece. Lembre-se que escolha de um bom personal trainer é tão importante quanto a de um médico ou dentista e que deve haver uma boa sintonia entre o aluno e o professor.

Faça do seu cachorro um excelente personal trainer

Saiba como seu animal de estimação pode ser um grande amigo também da sua saúde

cachorro personal trainer Faça do seu cachorro um excelente personal trainerO cachorro pode ser considerado o amigo do homem não só pelo aspecto afetivo do relacionamento entre ser humano e animal, mas também pelo fato de que o seu cãozinho pode ser um grande aliado para sua saúde no combate ao sedentarismo. Seu passeio diário com o cachorro pode ser transformado em uma agradável atividade física.
Esta pode ser a oportunidade de fazer uma atividade muito prazerosa, gratuita e que alia as necessidades do animal e do seu dono. Além dos benefícios mais notáveis desta parceria, o comprometimento com a atividade física se reforçará, pois o cãozinho vai se acostumar a sair todo dia para fazer o exercício, encorajando o dono a manter este hábito saudável.
Porém, antes de iniciar o treino-passeio, é aconselhável procurar um médico e fazer avaliação fisica e também um check up geral para saber se está pronto para encarar estes exercícios; especialmente no que se refere à saúde do seu coração. O cachorro também deve passar por estas avaliações em um veterinário para que estes passeios sejam vantajosos para os dois.

Outro aspecto importante é o porte do cachorro. Os pequenos não conseguem acompanhar o mesmo passo do homem, por isso servem apenas para pequenas caminhada. Já quem deseja treinar corridas ou distâncias mais longas precisa da companhia de um cachorro de médio ou grande porte. Cachorros com mais de 20kg podem correr bastante sem o risco de infarto.O primeiro fator a ser levado em consideração na hora de determinar o tipo de treino que você vai fazer junto de seu cachorro personal trainer é o condicionamento físico do animal. Se ele tiver mais resistência física e boa saúde, poderá te acompanhar em um treino mais puxado; porém se o cachorro estiver em más condições de saúde, você precisará respeitar os limites dele.
A idade do cãozinho também é determinante no que se refere ao tipo de passeio-treino a ser realizado em conjunto. Se o cachorro já for bem velho, não pode se esforçar em longas caminhadas mesmo que seja devagar. Cães de maior porte entram na senilidade em torno dos 8 anos enquanto os menores ainda aguentam este tipo de treinamento até os 10 anos.
Desde que todos esses fatores sejam considerados e as limitações de ambos respeitadas, o próximo passo é procurar um personal para montar o programa de atividades físicas com seu cachorro e colocá-lo em prática. Desta forma você passará um tempo de qualidade com seu animal de estimação, ambos se beneficiarão desta atividade e você estará sempre motivado a praticar esse treino.

10 regras para um casamento duradouro

Algumas atitudes podem te ajudar a conservar seu matrimônio mais facilmente

10 regras para um casamento duradouro 10 regras para um casamento duradouro

Embora o número de divórcios registrado pelo Censo tenha aumentado de 1,7% no ano 2000 para 3,1% em 2010 e o número de casamentos oficializados tenha diminuído de 49,4% para 42,9% nesse período de dez anos, ainda há quem acredite no “até que a morte nos separe”.
O casamento é um passo muito importante que, por sua natureza quase irrevogável, deve ser muito bem pensado antes de ser consumado. Caso você já tenha se decidido pelo “sim”, confira nossas dicas para que dure por muitos anos, como você sempre sonhou.

1 – Não pare de trabalhar

Você pode ter se casado com o herdeiro de uma grande fortuna ou com um assalariado, não importa. Não deixe sua profissão para viver apenas o casamento. Trabalhar não é fundamental apenas para quem quer ganhar dinheiro, mas também para manter a individualidade. É importante que você tenha seu dinheiro para administrar como achar melhor.


O ideal é que o casal reserve algum tempo ao menos uma vez por mês para curtir apenas a companhia um do outro. Pode ser uma viagem curta no fim de semana ou um jantar naquele restaurante especial. O importante é que ambos possam relaxar e conversar sobre temas que não envolvam finanças ou os filhos, por exemplo.
2 – Passem algum tempo juntos

3 – Não dependam um do outro

Isso se aplica a todos os âmbitos da vida de casados. Um não pode depender do outro emocionamente, financeiramente ou mesmo fisicamente. Casais cujos relacionamentos dão certo estão juntos simplesmente porque a vida é melhor dessa forma. A dependência, em qualquer nível, pode prejudicar seriamente a relação.

5 – Procurem planejar

Seja sobre a aquisição de um imóvel, de um carro ou mesmo a decisão de ter filhos, é fundamental que o casal esteja em pleno acordo e ciente das consequências. Embora o elemento surpresa (no caso de um filho, principalmente) possa ser um estímulo para mudanças, é sempre melhor que as duas partes conversem e tomem as decisões juntas.

6 – Mantenham amizades

Conforme o tempo passa, a tendência é que o número de amigos diminua. Mesmo assim, procurem manter alguns para que a vida dos dois não se limite ao que acontece dentro de casa. Amigos são ótimos para desabafar e pedir conselhos quando o relacionamento passa por alguma dificuldade e, sim, todos os relacionamentos passam por elas.


Ainda que vocês já tenham conversado sobre todos os assuntos do mundo, não parem de compartilhar opiniões e trocar ideias. Casais que dialogam constantemente tendem a se desentender
 menos.7 – O diálogo não pode parar

8 – Não queira controlar o outro

Seu marido está com você, salvo raras exceções, porque escolheu estar. Isso quer dizer que você não precisa saber cada passo que ele dá quando está longe. Nada de ficar ligando, perguntando onde está, com quem está, que horas volta. A menos que ele te dê motivos reais, tente controlar seu ciúme.

9 – Seja companheira

Talvez você não suporte futebol mas, de vez em quando, não custa fazer companhia ao seu amor no sofá enquanto ele assiste a uma partida. Você não precisa entender as regras ou mesmo torcer, o simples fato de estar compartilhando de uma paixão dele já demonstra que você se importa. O mesmo vale para a cervejinha do fim de semana e os demais programas para os quais ele te convida, mas você nunca topa.

10 – Invistam na vida sexual

O sexo é um componente importante para a qualidade da relação. Sem ser vulgar ou invasiva, procure perguntar as preferências do seu parceiro e revele as suas. Falar sobre o tema pode ajudar a desenvolver intimidade entre vocês. O sentimento que nutrem um pelo outro também é fator decisivo nesse quesito, portanto tentem não deixar de lado o romantismo.

Regras de etiqueta para namorar em público

Como se comportar com o seu namorado quando estiverem fora de casa

regras de etiqueta para namorar em publico Regras de etiqueta para namorar em público

É difícil controlar a força que o amor parece ter sobre os seres humanos. Se o amor é novo, então, segurar os ímpetos de demonstrá-lo é tarefa impossível para a maioria. Esse tipo de comportamento é natural e até saudável, afinal, quando estamos com alguém queremos gastar todo o carinho acumulado.
Demonstrações de afeto são ótimas e ajudam seu companheiro a perceber o quanto ele é importante na sua vida e o quanto você gosta de estar com ele. Mas, quando exageradas, podem incomodar as pessoas que convivem com vocês – ou mesmo aquelas desconhecidas que estejam por perto.
Claro que há também a situação oposta: relacionamentos que, por serem de natureza possessiva ou estarem já bastante desgastados, acabam expondo em público dificuldades que seriam de interesse exclusivo do casal. Quem nunca teve uma amiga que discutia com o namorado no shopping, no restaurante, na balada ou onde quer que estivessem? Poucas coisas são tão desagradáveis quanto presenciar esse drama.

O local em que se encontram também determina quais atitudes são razoáveis e quais são impertinentes. Portanto, a primeira dica é comportar-se de acordo com o ambiente.Se você se identificou com alguma das cenas acima, talvez seja a hora de reavaliar os parâmetros do seu namoro. Mas qual o limite aceitável para namorar em público? É importante entender que cada pessoa tem seus valores e limites pré-definidos. É uma questão cultural e de formação pessoal, além de estar relacionada com o tipo de ambiente em discussão. Comportamentos aceitos em uma boate não serão necessariamente aceitos na igreja ou mesmo em um parque.
Tenha em mente que, da alimentação ao modo de vestir, tudo que é demais normalmente é ruim. Até o amor. Tente não exagerar na dose quando estiver com seu namorado em um local público. Beijos, abraços e mesmo “amassos” são naturais e mostram que o casal se ama e se dá bem mas, para quem está em volta, podem ser uma afronta moral.
Não fiquem “se pegando” demais no meio da rua, no supermercado, no barzinho, ou quando vão ao cinema, guardem suas performances para os momentos em que estiverem sozinhos. Essa atitude preserva a imagem do casal diante das outras pessoas e mesmo a privacidade das coisas que devem ser só dos dois.
Discussões em público também devem ser evitadas. Os problemas que um casal possa vir a ter devem ser debatidos na intimidade, sem que outras pessoas participem da discussão e, principalmente, sem envolver nela mais ninguém. Não é de bom tom pedir a opinião alheia acerca do tema, entenda que ele diz respeito somente a vocês dois.
Não ultrapassar os limites e comportar-se de acordo com o que pede cada situação demonstra educação e respeito pelas pessoas que estão em volta.

Como se portar bem em público

Veja 6 dicas de etiqueta para evitar constrangimentos em público e livre-se de gafes

como se portar bem em publico Como se portar bem em público
Muitas vezes cometemos gafes em público e nem sabemos que estamos fazendo algo que não é bem aceito pela maioria das pessoas. Para que você não passe por esse tipo de situação, confira nossas dicas abaixo e fuja dos micos.

Não grite ou ria alto demais

Quando estiver em público, evite falar muito alto ou ainda gritar. Isso pode dar a entender que você está brigando com a pessoa que está com você ou que você não sabe se controlar. Contenha os seus ânimos e fale em voz moderada. É aconselhável também não dar gargalhadas altas e chamativas, prefira rir discretamente para não parecer deselegante.


Ao falar no seu telefone celular, não fale muito alto e não gesticule demais. Em público o ideal é não falar ao celular, mas se for necessário, faça-o discretamente. Lembre-se: quem está à sua volta não quer ouvir sua conversa.
Cuidado ao falar no celular

Fique atenta também para deixa-lo no modo silencioso em locais como cinema e teatro e quando estiver em um lugar e ele começar a tocar, atenda o mais rápido possível para evitar uma situação embaraçosa com os demais presentes. Procure não ficar usando o celular também quando estiver com os amigos, seja atenciosa e participe da conversa.

Fique atenta ao caminhar

Quando estiver caminhando em locais públicos, preste atenção nos seus passos para não esbarrar nas pessoas ou atravessar o caminho de alguém. Seja educada e dê passagem a pessoas de idade.
Cuidado também ao caminhar com sua bolsa, especialmente se ela for grande, pois ela pode atingir alguém quando você se virar para um lado ou fizer um movimento brusco.

Atitudes do casal em público

Se você tem um namorado, noivo, marido, sabe que é normal casais passarem por momentos difíceis mesmo quando estão em público. Porém, quando isso acontecer, a regra é deixar as coisas esfriarem e resolver o problema em casa. Causar uma cena em público não é nada elegante e pode causar incômodo aos demais.
Evitem também carícias exageradas, porque isso pode gerar constrangimento, especialmente em locais com crianças e pessoas de idade.

Brincadeiras e opiniões exageradas

Tenha muita cautela ao fazer piadas em público, elas podem acabar ofendendo alguém que está te ouvindo. Além disso, é importante suavizar as palavras ao tecer comentários sobre assuntos polêmicos ou que possam causar desconforto a quem está por perto. Isso não quer dizer que você não possa dar sua opinião, mas sim que você deve fazer isso de forma doce para não ser rude e estragar o dia de alguém.

Ao espirrar e tossir

Espirrar e tossir em público deve ser evitado, prefira fazer isso no banheiro. Porém se escapar, tente não fazer barulho e cubra a boca e o nariz com um lenço ou com as mãos se não tiver um lenço por perto. Depois de espirrar ou tossir, lave as mãos.
Não há segredo para se portar bem, o essencial é sempre ter bom senso e consideração com os demais, mesmo que sejam pessoas que você não conhece. Use o bom senso para notar o que é inconveniente e você estará no caminho certo para se portar como uma dama em público.

Dicas para passar em um concurso público

Elabore uma estratégia profissional para conseguir o tão sonhado emprego público

dicas para passar em concurso publico Dicas para passar em um concurso público

Conseguir um emprego em uma empresa pública é o sonho de muitas pessoas. Além de oferecerem salários atrativos, muitas empresas garantem também estabilidade profissional. Porém, para chegar até lá, é necessário estudar e ser perseverante nas provas realizadas para preencher as vagas.
A coach executivo e pessoal, Susana Azevedo, explica que conseguir um emprego público deve ser visto como um projeto de médio a longo prazo, e, principalmente realizar um planejamento de carreira antes de partir para a ação. “Esse procedimento é fundamental, já que para passar nas provas é preciso estudar e, muitas vezes, buscar aperfeiçoamento em escolas especializadas. Entretanto, é importante o profissional avaliar a importância desse projeto na sua carreira e, a partir daí, traçar a estratégia mais eficaz”, explica. Vale conferir editais de provas anteriores para conhecer os detalhes do cargo almejado.
O edital do concurso público é um documento importante nas mãos de quem deseja seguir uma carreira pública. Além dos detalhes da vaga, como salário e ocupações, o edital tem informações preciosas como competências exigidas, o conteúdo do que irá cair na prova e se a vaga é para inicio imediato ou para cadastro de reserva.

Estudar, conhecer e estudar 
Mas é muito importante começar a estudar antes mesmo de este documento ser publicado. Neste período invista seus estudos em áreas gerais, como português e matemática, mas não deixe para começar a estudar só depois do edital.
O caminho para quem deseja passar em um concurso público é estudar muito para conseguir passar nas disputadas provas. Então comece o quanto antes e prepare uma rotina de estudos. É preciso ter disciplina para estudar todos os dias, então reserve um horário específico para isso, planeje e organize seus estudos.
“Conheça o modelo de organização e de aprendizagem. Depois conheça a matéria, e em terceiro lugar analize o seu conhecimento teórico e prático. Faça um planejamento do estudo inserindo-o nas suas outras atividades do dia a dia”, explica Susana.
Optar por um cursinho preparatório de concurso público também pode ser uma boa ideia. “Os cursinhos oferecem um padrão de estudo e uma rotina quase obrigatória. Além disso, nestes ambientes é possível fazer networking e tirar dúvidas imediatamente com os professores. Quase sempre eles seguem a risca o protocolo de conhecimento exigido para cada concurso”, explica a coach.
Mas não fique atolada nas apostilas e livros. Conheça mais sobre a carreira e sobre o mercado em que pretende ingressar. Fique atenta também ao noticiário com os assuntos do país. É importante sobrar tempo para o seu lazer, pois uma rotina só com trabalho e estudos logo vai desmotiva-lo.
Seja persistente e encare cada concurso público não conquistado como um aprendizado para os outros que virão. É certo que quanto mais provas você já realizou, mais experiência você tem para este tipo de atividade.

Namorar ou não alguém que já tem filhos?

Manter a relação com os enteados em harmonia depende, em grande parte, da sua atitude

namorar ou nao alguem que ja tem filhos Namorar ou não alguém que já tem filhos?

Ao decidir entrar em um relacionamento com alguém que já tenha filhos, é importante entender que as relações entre pais e filhos são eternas, de modo que você precisará aprender a conviver com seus enteados pacificamente.
Antes de mergulhar de cabeça nessa história, convém avaliar alguns fatores.

Você deseja ter seus próprios filhos?

No começo do namoro, pode ser que você não pense nisso mas, com o passar do tempo, quando o relacionamento estiver fortalecido e vocês começarem a falar em casamento, não se esqueça de abordar o tema “maternidade“. Se seu namorado já possui filhos de casamentos anteriores, e você ainda pretende ser mãe, procure saber qual a opinião dele sobre novos rebentos para evitar desentendimentos futuros.


A partir do momento em que você aceita estar em um relacionamento com um homem que já tem filhos, precisa estar consciente de que eles ocupam um papel importante na vida do seu namorado – e será assim para sempre. Ficar brava, fazer chantagem e qualquer tipo de atitude desse tipo não trará resultados positivos. Entenda que você terá que
 dividir o tempo do gato com as crianças.Tempo dividido

Os filhos e a ex

Provavelmente seu namorado estará em contato permanente com a mãe das crianças, por questões naturais. Evite discutir com ela, mesmo que a tentação seja grande. Também não se recomenda fazer cenas de ciúme a cada vez que eles se encontrarem, porque isso será frequente. Se ela provocar, não responda. Não perca a paciência e, principalmente, não brigue com ele por causa da ex.
Além disso, manter um bom relacionamento com as crianças é fundamental para que o relacionamento de vocês funcione, e viver em pé de guerra com a mãe deles não é a melhor forma de conquistá-los.

Cada coisa a seu tempo

É possível que ele hesite em te apresentar para os filhos no início. Isso acontece porque ele tem medo de que eles se apeguem e, depois, o relacionamento não dê certo. Pais tendem a proteger seus rebentos de sofrimentos desnecessários. Entenda isso e não o pressione para conhecê-los. Ele tomará a iniciativa quando julgar o melhor momento.
Caso os filhos dele sejam adolescentes, há um outro agravante: ele pode ter medo da reação deles quando apresentar uma nova namorada. Dê tempo ao tempo e deixe-o livre para decidir quando fazê-lo.

Não queira fazer o papel de mãe 
Após as devidas apresentações, não force uma aproximação imediata. Com crianças, principalmente, essa atitude pode ter o efeito contrário. Deixe que as coisas aconteçam naturalmente, para que seus novos enteados possam se aproximar quando estiverem à vontade com você.
Ainda que sua relação com as crianças seja ótima, ou que você desaprove a maneira como elas são educadas, lembre-se de que você não é a mãe. Deixe claro tanto para seu namorado quanto para os filhos dele que você não quer fazer o papel que é dela. Imponha limites, principalmente quando estiverem na sua casa, mas não seja implicante demais – e evite dar castigos e punições por conta própria, o melhor é conversar com o pai deles antes de qualquer atitude mais severa.
Se você, por fim, decidir entrar nesse relacionamento, tenha em mente que uma relação harmoniosa com os filhos dele depende, em grande parte, de você mesma. Cabe a você não permitir que sua relação seja prejudicada por brigas e desentendimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário