terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

ACESSE TAMBÉM O NOSSO SITE :





SAÚDE 



Água de coco traz diversos benefícios à saúde

Ela hidrata, possui antioxidantes e não engorda tanto quanto se pensa



Há bem pouco tempo, nutricionistas, nutrólogos e todo o tipo de profissionais envolvidos com a área de alimentação - inclusive eu - recomendavam moderação no consumo de água de coco , uma das bebidas mais populares nessa época do ano em que faz mais calor. Estávamos preocupados por ela conter frutose e gorduras saturadas, substâncias que podem engordar e trazer alguns problemas à nossa saúde, e por que achávamos que seus benefícios não compensavam os seus malefícios. 

Confesso que mudei e já indico a água de coco para meus pacientes sem restrições. Novas informações e pesquisas me levaram a mudar de opinião em relação a essa bebida, em especial sobre a reabilitação da gordura saturada, que deixou de ser demônio depois de reconhecidas suas qualidades. 



A água de coco é rica em vitaminas, minerais, aminoácidos, carboidratos, antioxidantes, enzimas e outros fito nutrientes que ajudam o corpo a funcionar com mais eficiência.






Mistura especial

A água de coco apresenta uma associação de substâncias que a tornam especial mesmo quando comparada com bebidas produzidas pelo homen. Ela é rica em vitaminas, minerais, aminoácidos,carboidratos , antioxidantes, enzimas e outros fitonutrientes que ajudam o corpo a funcionar com mais eficiência. Seu conteúdo eletrolítico (mineral iônico) semelhante ao plasma humano garantiu-lhe o reconhecimento internacional como melhor reidratante oral. 
Por mais que a característica hidrante dessa bebida seja a mais famosa, os benefícios que ela traz à saúde não param por aí. A água de coco, promove o equilíbrio da química corpórea, beneficiando a saúde como um todo. Ela reduz a pressão arterial e risco de doença cardíaca, previne aterosclerose, facilita as funções renais, protege contra vários tipos de câncer, facilita a digestão, o controle do níveis de glicemia no sangue, a circulação sanguínea, deixa o sistema imunológico mais ativo, possui propriedades anti-envelhecimento e ajuda na preservação de bactérias amigas da saúde. 
Para os esportistas, a água de coco não pode faltar no verão. Ela atua como repositor de eletrólitos, substância que protege contra cãibras e melhoram o desempenho físico, sendo mais eficiente para a reposição de alguns nutrientes perdidos na transpiração do que a própria água.

Beba água de coco: é tudo de bom!


Sucos diferentes que refrescam e 

emagrecem



Dicas, substituições de refeições, comparação de alimentos e muito mais


Para refrescar que tal um suco diferente? Descubra o que preparamos para você aproveitar ao máximo esse verão e chegar ao peso de seus sonhos. Confira a dieta indicada para você e chegue ao seu peso ideal.


 Substituição inteligente da semana
- 1 pote de iogurte natural com açúcar (182 Kcal) 
- 2 colheres (sopa) de granola (88 Kcal) 
- 1 pão francês com manteiga (190 Kcal) 
- 1 taça de salada de frutas (208 Kcal)

Total de calorias: 668 Kcal

- 1 xícara (chá) de leite semidesnatado com adoçante (78 Kcal) 
- 0,5 xícara (chá) de cereal rico em fibras (57 Kcal) 
- 2 fatias de pão integral (121 Kcal) 
- 1 colher (sopa) de requeijão light (18 Kcal) 
- 0,5 unidade de mamão papaya (56 Kcal) 

Total de calorias: 330 Kcal 
Diferença: 338 Kcal  



Comparando os alimentos

Smoothie Itaparica Wraps (Maracujá in natura batido com as sementes, pedaços de abacaxi, melão e frozen iogurte light)

Informação calórica e nutricional por porção (copo de 350 mL) 


Calorias: 193 Kcal 
Carboidratos: 39 g 
Proteínas: 2,1 g 
Gorduras: 3,2 g 

Suco de abacaxi e mamão com água de coco (veja receita abaixo)

Informação calórica e nutricional por porção (1 copo) 


Calorias: 120,1 Kcal
Carboidratos: 28 g 
Proteínas: 1 g 
Gorduras: 0,5 g 

Comentário: com o aumento da temperatura, a ordem é se refrescar. Bebidas geladas estão em alta e, entre tantas novidades, surge a dúvida de qual é a mais adequada para quem deseja controlar o peso. A regra básica é: quanto mais ingredientes naturais melhor. 

O smoothie apesar de ser uma bebida com a idéia de saudável pode ser uma armadilha para a dieta. Dependendo dos ingredientes, o valor calórico pode se elevar e a qualidade nutricional diminuir. No exemplo acima, o smoothie é feito com frutas naturais e frozen light. 

Mas apesar de light, o frozen acrescenta calorias devido à quantidade de gorduras que ele apresenta. Lembre-se que ser um ingrediente light não significa, necessariamente, ser isento de gorduras ou de qualquer outro nutriente e caloria. Já, o suco natural feito com frutas frescas e água de coco faz a quantidade de gorduras diminuir. Consequentemente, o valor calórico é menor e o valor nutricional mais saudável. 

Deixe o smoothie para um momento especial e evite ingeri-lo frequentemente. Além disso, há variedades grandes de smoothies e entre eles, opções que poderão se encaixar na dieta. É só colocar a regra de quanto mais simples, melhor em prática.



Receita

Suco de abacaxi e mamão com água de coco

Ingredientes

- 300 mL de água de coco 
- 3 fatias de abacaxi 
- 1/2 unidade de mamão papaya 
- Adoçante a gosto

Modo de Preparo 
No liquidificador, bata a água de coco, o abacaxi e o mamão papaya. Sirva em seguida com o adoçante. 

Rendimento: 2 copos  

Pequena dica de exercício que faz a diferença


Fazer exercícios em casa pode ser uma boa opção para as pessoas que não gostam ou não conseguem ir até à academia. Mas é recomendado que a execução dos exercícios seja acompanhada por um personal trainer.


Sucos poderosos soltam o intestino



Três receitas para acabar com a prisão de ventre



Suco Refrescante 
Ingredientes
- 2 pires de rúcula picada 
- 2 laranjas sem sementes - 
1/2 copo de água 
- 1 colher (sopa) de açúcar 

Modo de Preparo

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata. De preferência, tome sem coar. 

Saiba mais! 
A rúcula contém poucas calorias e muitas fibras. É uma hortaliça rica em vitaminas A e C, além de ser uma boa fonte o cálcio, ferro, enxofre, potássio e ômega 3. A laranja contém fibras e é a fruta com o mais alto nível de antioxidantes. Ela apresenta propriedades antiinflamatórias e inibe a formação de coágulos no sangue. 

Rendimento: 1 copo 
Análise calórica e nutricional (por copo) 
Calorias: 228 Kcal 
Carboidratos: 56,1 g 
Proteínas: 3,8 g 
Gorduras: 1,9 g 
Fibras: 7,8 g 

Vitamina Deliciosa

Ingredientes 
- 1 unidade média de mamão papaya 
- 2 laranjas sem sementes 
- 1 colher (sopa) de semente de linhaça 
- 1 colher (sopa) de açúcar 

Modo de Preparo

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata. De preferência, tome sem coar. 

Rendimento: 1 copo 
Análise calórica e nutricional (por copo)Calorias: 401,2 Kcal 
Carboidratos: 81,9 g 
Proteínas: 7,8 g 
Gorduras: 8,1 g 
Fibras: 16,9 g 

Saiba mais!
 
A laranja é rica em fibras e o mamão papaya possui uma substância chamada papaína que estimula a mucosa intestinal de maneira natural, facilitando os movimentos de expulsão das fezes. A linhaça, além de ótima para o intestino, previne o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas. 

Vitamina cremosa 

Ingredientes
- 2 ameixas pretas sem caroço 
- 1 pote de iogurte desnatado 0% de gordura 
- 1 colher (sopa) de aveia 
- 1 colher (sopa) de açúcar 





Modo de Preparo 

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata. De preferência, tome sem coar. 
Rendimento: 1 copo 
Análise calórica e nutricional (por copo) Calorias: 199,1 Kcal Carboidratos: 35,2 g Proteínas: 10,3 g Gorduras: 2,0 g Fibras: 13,7 g 

Saiba mais! A ameixa é laxativa graças ao seu conteúdo em fibra, especialmente pectina. A pectina tem ação cicatrizante, diminui o colesterol e ajuda na digestão. A aveia é rica em fibras e aumenta o bolo fecal, facilitando a expulsão das fezes. Dicas de saúde A adição de linhaça, aveia, lecitina de soja e fibras solúveis pode ser feita em qualquer uma das receitas para aumentar a quantidade de fibras e, portanto, a eficácia dos sucos. Prefira ingerir os sucos sem coar, para que todas as fibras dos alimentos sejam aproveitadas pelo organismo. O iogurte pode ser substituído por leite fermentado (Yakult, Chamyto). Entre em forma neste verão. Faça sua avaliação física.


Rejuvenescendo com os sucos verdes


A sua alimentação pode esconder o segredo da juventude



Todas as folhas verdes e as sementes germinadas contêm inúmeros nutrientes, que incluem vitaminas, minerais, oligoelementos, fitoquímicos, aminoácidos e principalmente enzimas; por isso são considerados na nutrição moderna um alimento completo que sustentam o crescimento e desenvolvimento dos seres humanos.

O suco de clorofila* atua para melhorar a condição sanguínea, pois tem ação anti-oxidante, fornecendo todos os elementos nutricionais em grande quantidade, principalmente aqueles com capacidade de regular o metabolismo. Tudo isto, irá reparar as estruturas danificadas das moléculas do corpo e com isso reduzir a velocidade do envelhecimento. 
Seguindo pela corrente sanguínea e agindo nas células do organismo inteiro, promoverá a sensação de bem estar, maior disposição e isto já é uma demonstração do início do rejuvenescimento de dentro para fora.

Dica: Tome uma vez ao dia um suco de clorofila* (pigmento verde escuro das verduras), pode ser a clorofila congelada 


ou outro suco que contenha folhas verdes como, por exemplo, suco de abacaxi com hortelã, couve com laranja lima...

* Receita da clorofila caseira 

A alternativa para o sache congelado de clorofila é passar folhas de couve-manteiga na centrífuga.

Acrescente 1 colher (sopa) do sumo, riquíssimo em clorofila, no preparo de sucos. Vale também bater 3 folhas grandes de couve com 1 copo (200 ml) de suco de laranja, coar e beber. 

Sucos desintoxicantes podem prevenir 


diversas doenças


Monte as misturas certas para preservar a sua saúde


Fazer uma alimentação inadequada acompanhada do sedentarismo bem como do estresse pode provocar inúmeros distúrbios no organismo, principalmente problemas gastrointestinais, que dificultam o processo digestivo. Reverter esse quadro nem sempre é tarefa difícil. Mas poucos conhecem as alternativas naturais para eliminar as toxinas do corpo. É nessa hora que entram em cena os sucos desintoxicantes, feitos à base de frutas ou vegetais frescos.
De acordo com a nutróloga Tamara Mazaracki, essas bebidas são excelentes fontes de nutrientes com ação antioxidante, o que promove um sistema imunológico mais ativo e competente, além de ajudar a prevenir doenças e auxiliar na recuperação mais rápida de quem tem algum problema de saúde. "Os sucos de frutas e vegetais frescos são ricos em fibras que promovem um melhor funcionamento intestinal", o que reforça o processo de eliminação de toxinas", explica.
Os sucos de frutas e vegetais frescos são ricos em fibras que promovem um melhor funcionamento intestinal
Mas a especialista alerta: quanto mais fresca é uma fruta ou hortaliça, mais rica ela será em nutrientes. "Não adianta estocar na geladeira depois de pronto para consumir mais tarde. E nada de recorrer aos sucos industrializados, cheios de conservantes e açúcar", completa.
Aos sucos desintoxicantes  pode-se acrescentar ingredientes como proteínas (colágeno), fibras (aveia), condimentos e especiarias (canela, gengibre e orégano), além de energéticos (pó de guaraná e ginseng), dependendo de qual é o problema no organismo.
Apesar da importante função de purificar o sistema digestivo e eliminar do corpo produtos residuais, a nutróloga ressalta que não é preciso exagerar nas quantidades de sucos ingeridos. Um ou dois copos diários cumprem bem a função de limpar o organismo, mas isso também vai depender do efeito que se quer alcançar. Segundo Tamara, algumas vezes é interessante passar a metade do dia somente com sucos, porém isso deve ser feito sob supervisão médica.

Confira algumas dicas de sucos desintoxicantes e suas funções

Os resultados e as ações dos sucos são percebidos rapidamente, refletindo, inclusive, no bem-estar, na disposição e na melhora da pele. Para as funções diuréticas, laxativas e hidratante, por exemplo, os efeitos podem ser notados nas primeiras 24 horas. Já para combater outros distúrbios, os sucos devem se tornar um hábito, porque esses efeitos ocorrem num período de médio a longo prazo.
Quanto mais fresca é uma fruta ou hortaliça, mais rica ela será em nutrientes

Suco diurético

Melhora a função renal, ajuda a eliminar toxinas e reduz a retenção de líquidos. O aipo é rico em glutationa, uma substância que neutraliza os radicais livres e pode entrar na composição de diversos sucos. A melancia é rica em água, frutose e fibras, além de licopeno que previne o envelhecimento precoce e o câncer de próstata e mama.
Ingredientes

1 copo de suco de melancia coado (2 fatias médias)
1 talo de aipo com as folhas

Modo de preparar: bater no liquidificador e tomar imediatamente


Suco pós-ressaca

Excelente para combater os efeitos adversos do excesso de ingestão de bebidas alcoólicas. Ajuda o fígado a se recuperar e acelerar a eliminação de toxinas que causam a ressaca. O repolho é rico em glutamina, um aminoácido que protege e repara o fígado dos efeitos danosos do álcool. A curcuma possui carotenóides com ação hepatoprotetora.
Ingredientes
½ repolho verde de tamanho pequeno
1 limão previamente espremido e sem as sementes
1 talo de aipo com as folhas
1 colher de sopa de folhas frescas de coentro
½ colher de chá de curcuma

Modo de preparar: usar centrífuga ou bater no liquidificador com um pouco de água mineral sem gás e coar. Se quiser um sabor um pouco melhor, use água de coco.

Suco para pele firme

É rico em antioxidantes e bioativos que combatem os radicais livres, retardando o envelhecimento da pele. Turbinam a energia e a disposição.

Ingredientes

½ limão
1 xíc. (chá) de uva rosada com casca
2 maçãs verdes com casca e sem sementes
1 xíc. (chá) de água mineral Adoçante (opcional)

Modo de preparar: bata todos os ingredientes no liquidificador.


Suco da beleza total

A cenoura e a salsa são fontes de betacaroteno, que, transformado no organismo em vitamina A, estimula o sistema imunológico e atua na recuperação e no brilho da pele. Ainda tem substâncias antiinflamatórias e antienvelhecimento.
Ingredientes
2 cenouras cruas picadas
½ maçã com a casca e sem sementes
1 xíc. (chá) de melão cantalupo picado
1 fatia de gengibre sem casca
1 punhado de salsa
1 col. (sobremesa) de linhaça (deixe de molho na água de um dia para o outro)
Adoçante (opcional)

Modo de preparar: passe os ingredientes na centrífuga ou no liquidificador. Se preferir, coe.


Dieta da linhaça


Tudo sobre linhaça, a sementinha que faz maravilhas pela nossa saúde


dieta da linhaca 1 Dieta da linhaça
Mesmo tão pequena no tamanho, a semente de linhaça traz grandes benefícios à saúde. Ela é considerada um alimento funcional, que nutre e ainda previne de doenças. Existem dois tipos de semente, a linhaça marrom e a linhaça dourada.
As duas possuem os mesmos nutrientes, mas a linhaça dourada apresenta maior quantidade de ômega-3 e ômega-6, que previnem doenças cardiovasculares, melhoram a circulação sanguínea e ajudam a diminuir a retenção de líquidos.

Contém ainda um composto chamado lignana, que ajuda no equilíbrio hormonal feminino, alivia os sintomas da TPM, da menopausa e atua na prevenção do câncer de mama.A semente de linhaça também é rica em fibras, que regulam o intestino e controlam o diabetes, tem vitaminas A, E, B1, B6, B12, além de potássio, sódio, magnésio, fósforo, ferro, cobre, zinco, manganês e selênio, que são minerais importantes para o nosso organismo
.

Linhaça para emagrecer


Por ser tão completa, a sementinha faz maravilhas pela nossa saúde e ainda é uma grande aliada para quem quer emagrecer com saúde e evitar o efeito sanfona. As fibras da linhaça espantam a fome e ajudam a controlar a compulsão alimentar, a sensação de saciedade faz com que a pessoa coma menos ao longo do dia.
A maneira mais proveitosa para consumir a linhaça e potencializar seus benefícios é triturar a semente no liquidificador. A farinha de linhaça pode ser acrescentada no arroz, feijão, nas frutas, sucos, iogurtes, vitaminas, saladas, no preparo de bolos, pães, tortas, sopas.

Dieta da semente de linhaça


dieta da semente de linhaça, desenvolvida pelas nutricionistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ficou bastante conhecida depois de ter sido apresentada no programa Globo Repórter, da Rede Globo.
Para aproveitar os benefícios da linhaça na luta contra a balança, basta acrescentar a farinha de semente de linhaça no cardápio diário. O ideal é consumir quatro colheres de sopa rasas de farinha de linhaça todos os dias. Ou, como foi mostrado na dieta da linhaça do Globo Repórter, a medida de 2 de copinhos de café (aqueles de plástico mesmo), somente no café da manhã. Uma colher de sopa de semente de linhaça tem aproximadamente 66 kcal.
Vale lembrar que somente o consumo da linhaça não funciona para quem quer perder peso. É preciso manter uma alimentação equilibrada e com poucas calorias para sentir os resultados.


Dieta japonesa



Conheça a dieta que investe nas proteínas e gorduras boas e perca peso em uma semana


dieta japonesa Dieta japonesa
dieta japonesa é uma dieta similar à dieta da USP e já está fazendo muito sucesso com as mulheres.
Nessa dieta, você praticamente elimina o consumo dos carboidratos e ingere mais proteínas e somente as gorduras que fazem bem para a saúde. Acredita-se que é possível perder até 5 quilos em uma semana com a dieta japonesa.

A dieta japonesa foi desenvolvida para ser seguida por uma semana, mas pode durar duas semanas se você achar necessário. Porém, não é aconselhável estender sua dieta por mais que catorze dias.Para que essa dieta funcione, é preciso seguir rigorosamente o cardápio determinado para os sete dias.
Confira o cardápio da dieta japonesa para saber o que pode ser consumido em cada refeição do dia durante a semana da dieta:


Cardápio da dieta japonesa



Segunda-feira

  • Café da manhã: chá ou café com adoçante;
  • Almoço: verduras e dois ovos cozidos com sal;
  • Jantar: bife grande e salada de pepino.

Terça-feira

  • Café da manhã: chá ou café com adoçante e biscoito de água e sal;
  • Almoço: verduras e frutas à vontade e um bife grande;
  • Jantar: presunto à vontade.

Quarta-feira

  • Café da manhã: chá ou café com adoçante e biscoito de água e sal;
  • Almoço: salada e tomate à vontade e dois ovos cozidos com pouco sal;
  • Jantar: presunto, salada de repolho, cenoura e chuchu à vontade.

Quinta-feira

  • Café da manhã: chá ou café com adoçante e biscoito de água e sal;
  • Almoço: um ovo cozido, uma fatia de queijo branco e cenoura cozida à vontade;
  • Jantar: salada de fruta à vontade e iogurte natural.

Sexta-feira

  • Café da manhã: chá ou café com adoçante e biscoito de água e sal;
  • Almoço: filé de peixe (frito ou grelhado) e tomate à vontade;
  • Jantar: bife à vontade e salada de frutas sem creme ou açúcar.

Sábado

  • Café da manhã: chá ou café com adoçante e biscoito de água e sal;
  • Almoço: frango assado;
  • Jantar: dois ovos cozidos com pouco sal.

Domingo

  • Café da manhã: chá ou café com adoçante e biscoito de água e sal;
  • Almoço: bife grande e frutas à vontade;
  • Jantar: qualquer alimento do cardápio da dieta japonesa.
É importante estar ciente de que as dietas e regimes influenciam na sua nutrição e saúde. Por isso, deve-se sempre procurar um nutricionista antes de embarcar em qualquer mudança alimentar. Assim, você vai ter mais certeza de que não está colocando a sua saúde em risco e que esta dieta realmente é adequada para sua necessidade.


Como comer sem engordar




O ideal é não pular as refeições principais e comer alimentos saudáveis nos intervalos


comer sem engordar 300x200 Como comer sem engordar
Para ter uma alimentação correta, é indispensável não abrir mão do café da manhã, almoço e jantar. E engana-se quem pensa que para emagrecer, é preciso diminuir a quantidade de refeições. Além das três refeições principais, é preciso comer nos intervalos. Uma dieta balanceada pede até cinco refeições ao dia.
O grande segredo para comer sem engordar, é alimentar-se de forma moderada em vários horários do dia, dando intervalos de duas a três horas entre cada refeição. Outra dica importante é escolher sempre os alimentos mais saudáveis para compor o cardápio.
Os carboidratos, proteínas, alimentos reguladores e as gorduras boas, são fontes básicas de alimentos que devem ser ingeridos nas três principais refeições do dia.


Café da manhã

No café da manhã, a alimentação deve ser rica em carboidratos, encontrados nos pães, em proteínas, que estão no leite e seus derivados e deve conter ainda alimentos reguladores, como as frutas.


Almoço

Para o almoço, a alimentação deve ser equilibrada. Duas colheres grandes de arroz ou quatro rasas, uma concha de feijão e um prato de sobremesa de salada são suficientes. Complemente o prato com proteínas. Coma um bife, que deve ser grelhado e ter o tamanho da palma da sua mão.


Jantar

Para o jantar, prefira pratos mais leves, ricos em carboidratos, proteínas e gorduras boas. Ao invés de comer carne vermelha e pesada, opte por carnes brancas e leves como peixe e frango.
Nos intervalos das refeições, escolha alimentos que garantem energia ao organismo, principalmente no período da tarde. Poder ser um sanduíche natural, iogurte, barrinha de cereal, granola, leite e frutas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário