VERSÍCULO DO DIA
acesse o nosso site
www.radioestacaolivre.com
NUTRIÇÃO
DICAS IMPORTANTES
Pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos sejam soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele.
Colossenses 1:16
Colossenses 1:16
acesse o nosso site
www.radioestacaolivre.com
NUTRIÇÃO
Mandioca: é tempo de colher seus benefícios
Conhecida por todos, de norte a sul do país, e ingrediente principal de diversos pratos, a mandioca também vira vedete em época de festa junina. Talvez o aumento no consumo se dê por causa da safra, que vai até julho, garantindo raízes mais bonitas e melhores para o consumo. Só que muita gente ainda tem o pé atrás com ela. Uns dizem que faz mal e outros, que pode até matar. Mas até que ponto podemos acreditar nisso?
Todo esse mito envolvendo a raiz surgiu por conta de uma substância tóxica, presente em sua composição: o ácido cianídrico. É ela quem dita a classificação dos tipos de mandioca. "A mandioca que contém grande quantidade desse componente é conhecida como mandioca brava, mandioca amarga ou apenas mandioca", esclarece Rafaela Allevato, coordenadora do Serviço de Nutrição doHospital San Paolo. No entanto, nada de pânico: o cozimento e a torrefação fazem com que a toxicidade seja anulada, por isso, com esse tipo são produzidas a tapioca e a farinha de mandioca.
A raiz que nós encontramos em feiras e supermercados e costumamos consumir é chamada de aipim, mandioca mansa ou macaxeira e possui quantidade insignificante da substância, que é totalmente eliminada com o cozimento. "Porém, se tentar consumir crua o gosto se torna muito ruim", diz a especialista. Então, está esclarecido: na verdade, a raiz que vai para o nosso prato não faz mal algum. Muito pelo contrário: só traz benefícios à saúde. Quer ver?
Para começar, de acordo com Rafaela, o aipim não contém glúten, o que faz com que os celíacos possam consumir livremente. No entanto, há que se ter atenção às calorias. "Uma porção com 100 gramas possui, aproximadamente, 130 calorias e 30 gramas de carboidratos. Porém, quase não tem gordura e possui baixa quantidade de proteína", orienta a especialista.
O carboidrato, principal nutriente do tubérculo, serve como combustível para o corpo. "Ele vira glicose, que é a fonte de energia utilizada pelo cérebro e demais células", explica Rafaela. Os atletas também podem se beneficiar disso, pois esse carboidrato é constituído de amilopectina e amilose, o que o torna um alimento de fácil digestão. E quem está de dieta também pode incluir no cardápio. Graças às suas fibras vegetais, o aipim ajuda a regular a fome e a combater o inchaço abdominal, já que auxilia no trânsito intestinal.
Além disso, a raiz é rica em vitaminas do complexo B, principalmente a niacina (B3). Ela auxilia no funcionamento do sistema digestivo, no equilíbrio do sistema nervoso e do colesterol, além de atuar na pele. Minerais também estão presentes e se destacam. O fósforo ajuda a combater o cansaço e a fadiga e o cálcio é o principal nutriente para constituir ossos e dentes. O aipim possui, ainda, boas quantidades de potássio. O consumo regular ajuda na produção de serotonina (neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar) no nosso cérebro. Então, pode-se dizer um belo "bye, bye"para o estresse.
Por ser um alimento bastante versátil, o aipim vai muito bem em diversas preparações: purês, escondidinhos, cozida, bolos, sopas. No entanto, para que seus nutrientes sejam bem aproveitados é mais indicado cozinhá-lo no vapor. "Devemos evitar consumi-lo frito e junto a outras fontes de carboidrato como batata, abóbora ou mandioquinha, por exemplo", observa Rafaela. Também não vale misturá-lo com arroz, pão e macarrão.
Normalmente consumimos a raiz, mas as folhas do aipim também podem ser aproveitadas. "A folha do aipim contém diversas vitaminas e minerais, principalmente o ferro, nutriente que combate a anemia, e bastante vitamina A. Em 100 gramas da folha encontramos três vezes mais vitamina A do que na mesma quantidade de cenoura, por exemplo", esclarece Rafaela.
E, para que você não erre na hora de comprar o aipim, a especialista dá uma dica. "Veja se a casca fura com facilidade. Esse é o momento certo de compra", diz. O alimento bom tem a casca fina e marrom, com polpa branca. Evite levar para casa se tiver manchas pretas.
Já que você aprendeu a fazer uma boa aquisição, não deixe o aipim estragar! O melhor é prepará-lo logo após a compra. Sendo de boa qualidade, ele se conserva por apenas dois dias em local fresco e arejado. No entanto, descascado e guardado em uma vasilha com água na geladeira, você pode tê-lo por mais tempo, assim como depois de cozido. Ele também pode ser congelado cru.
Quer usar logo o seu aipim? Então veja uma receita típica para aproveitar o período de festa junina e uma sopinha para espantar o frio. As sugestões são da nutricionista Rafaela Allevato.
Bolo de mandioca
Ingredientes:
- 3 xícaras (chá) de aipim cru ralado
- 3 ovos
- 3 gotas de essência de baunilha
- 1 e ½ xícara (chá) de açúcar mascavo
- 3 colheres (sopa) de fermento em pó
- 1 pitada de sal
Modo de preparo:
- Esprema o aipim com as mãos até sair todo o líquido.
- Em seguida, coloque todos os ingredientes no liquidificador, deixando o fermento por último.
- Bata até obter uma massa lisa e homogênea.
- Coloque em uma forma untada e asse por 30 a 35 minutos.
Sopa de mandioca
Ingredientes:
- 1 kg de aipim cozido e cortado em pedaços
- 1 cebola grande picada
- 2 tomates vermelhos picados
- 2 folhas de louro
- Sal a gosto
- Pimenta vermelha ou molho de pimenta
- Salsa e cebolinha verde picada
Modo de Preparo:
- Comece lavando o aipim e descascando.
- Corte em pedaços que tenha aproximadamente dez centímetros.
- Em uma panela grande coloque o aipim picado com sal e cubra com água.
- Leve para o fogo e deixe cozinhar até ficar mole. Reserve a água.
- Retire as nervuras e bata o aipim no liquidificador com a pimenta e um pouco da água.
- Adicione a cebola e o tomate previamente refogados, o louro e a pimenta. Corrija o tempero.
- Desligue o fogo e reserve.
- Polvilhe a salsa e a cebolinha e sirva em seguida.
- Caso prefira, pode adicionar linguiça e paio fritos e queijo ralado.
DICAS IMPORTANTES
21 utilidades do vinagre
O vinagre é conhecido como o tempero de cheiro e sabor mais fortes para a salada, contudo, poucos sabem que ele possui 1001 utilidades tanto para a casa quanto para a beleza. Por ser mais barato, ele pode substituir diversos produtos e protagonizar receitas caseiras para o cabelo, a pele, a garganta, os móveis... Conheça 21 dessas 1001 propriedades do líquido:
1. Sabe quando você se machuca e fica aquele roxo esverdeado horrível? Pois é, pode parecer a pior ideia do mundo jogar vinagre na região, mas, na verdade, não é! Vinagre gelado em hematomas provocados dos por pancadas (sem ferimentos) desincha o local machucado e evita o aparecimento dessas manchas indesejadas.
2. Entre tantas receitas caseiras para amenizar a dor de garganta, essa é uma: use uma compressa quente de vinagre com água e sal para minimizar a inflamação (são 2 colheres de sopa de vina
3. Use o vinagre branco nos fios para combater a caspa. O ideal é aplicar no banho após a higienização do cabelo, passar nas madeixas, deixar por 10 minutos e lavar em seguida.
4. Quem sofre com pele oleosa e não quer gastar fortunas com produtos tônicos toda semana pode passar vinagre no algodão e aplicar na pele para remover gordura e células mortas. Ainda assim é indicado um sabonete ou um tônico com alguma frequência para reduzir a oleosidade.
5. Para limpar o chão, jogue vinagre puro na área e passe pano. Ele remove a sujeira e também afasta formigas e moscas do local.
6. Use para desinfetar o vaso sanitário.
7. Aproveite os finais de semana para higienizar os calçados usados durante a semana. Passe vinagre em todos que foram usados na semana e coloque no sol, isso evitará que eles acumulem suor e criem fungo.
8. Vidraças: solução de vinagre e água morna limpa não deixa riscos nem marcas. Até vidros leitosos devem ser limpos com papa de vinagre e sal grosso.
9. Lustra móveis natural? A solução de vinagre, terebentina e óleo de vinhaça em partes iguais elimina os riscos na madeira e ainda devolve o brilho natural.
10. Cera de vela na madeira deve ser amolecida com secador de cabelo, removida com papel absorvente e, adivinhe! Em seguida, lave o local com vinagre.
11. Algum tecido manchou e você não encontra o removedor ou a caixa de Vanish? Uma solução diluída de vinagre remove as manchas eficientemente. Colarinhos encardidos, se receberem uma pasta preparada com soda e vinagre, ficam completamente limpos após a lavagem.
12. Bordados que podem desbotar: passe a peça pelo avesso com um pano umedecido em vinagre por baixo e as cores voltam a brilhar como por magia!
13. Substitua o amaciante por algo mais natural e barato: o vinagre. Usando o produto na lavagem, as roupas ficam frescas, macias e cheirosas e peças de lã não ficam felpudas quando enxaguadas em água com vinagre.
14. Fixação de cores: Lavou as roupas e os tecidos e os tons ficaram desbotados, com cara de envelhecidos? Esses mesmos tecidos coloridos não desbotam se mergulhados em vinagre antes da lavagem.
15.As flores permanecem frescas por mais tempo se a água do vaso contiver duas colheres de sopa de vinagre e outras duas de açúcar.
16. Limpar talheres: para que os talheres brilhem, coloque uma vez por semana num recipiente com água umas gotinhas de cândida e vinagre de álcool. Deixe de molho por toda a noite e enxágüe no dia seguinte. Pode ser usado na máquina de lavar louças como produto para dar brilho.
17. Para retirar manchas de suor das roupas, deixe-as de molho em água morna e vinagre.
18. Conheça a solução caseira para higiene dos colchões: misture em proporções iguais lisorform, álcool, vinagre e água. Coloque num borrifador, retire as fronhas e os lençóis e borrife sobre os colchões e os travesseiros pela manhã, antes de abrir as janelas dos quartos para ventilar. Deixe agir por uns 20 minutos e só depois abra as janelas para ventilação. Leve os travesseiros ao sol e os colchões também, se possível. Este procedimento faz uma
...
19. Para eliminar o cheiro de urina e fezes dos bichos de estimação, remova a parte sólida dos resíduos. Em seguida, aplique uma solução de dois terços de água morna e um terço de vinagre branco. Logo depois, aplique um pouco de vinagre puro sobre o local e deixe secar naturalmente.
20. Remova o mofo do rejunte dos azulejos do banheiro aplicando uma boa quantidade de vinagre branco puro com uma escova de dente velha. Deixe-o agir por duas horas e, depois, lave a superfície com água e sabão. Para esfregar registros e as peças de louça, use uma esponja macia embebida numa solução (meio a meio) de água e vinagre.
21. Para deixar o fogão novinho em folha após fazer frituras, deixe um pouco de vinagre sobre a gordura 15 minutos antes de começar a limpeza.
SEXO
6. Use para desinfetar o vaso sanitário.
7. Aproveite os finais de semana para higienizar os calçados usados durante a semana. Passe vinagre em todos que foram usados na semana e coloque no sol, isso evitará que eles acumulem suor e criem fungo.
8. Vidraças: solução de vinagre e água morna limpa não deixa riscos nem marcas. Até vidros leitosos devem ser limpos com papa de vinagre e sal grosso.
9. Lustra móveis natural? A solução de vinagre, terebentina e óleo de vinhaça em partes iguais elimina os riscos na madeira e ainda devolve o brilho natural.
10. Cera de vela na madeira deve ser amolecida com secador de cabelo, removida com papel absorvente e, adivinhe! Em seguida, lave o local com vinagre.
11. Algum tecido manchou e você não encontra o removedor ou a caixa de Vanish? Uma solução diluída de vinagre remove as manchas eficientemente. Colarinhos encardidos, se receberem uma pasta preparada com soda e vinagre, ficam completamente limpos após a lavagem.
12. Bordados que podem desbotar: passe a peça pelo avesso com um pano umedecido em vinagre por baixo e as cores voltam a brilhar como por magia!
13. Substitua o amaciante por algo mais natural e barato: o vinagre. Usando o produto na lavagem, as roupas ficam frescas, macias e cheirosas e peças de lã não ficam felpudas quando enxaguadas em água com vinagre.
14. Fixação de cores: Lavou as roupas e os tecidos e os tons ficaram desbotados, com cara de envelhecidos? Esses mesmos tecidos coloridos não desbotam se mergulhados em vinagre antes da lavagem.
15.As flores permanecem frescas por mais tempo se a água do vaso contiver duas colheres de sopa de vinagre e outras duas de açúcar.
16. Limpar talheres: para que os talheres brilhem, coloque uma vez por semana num recipiente com água umas gotinhas de cândida e vinagre de álcool. Deixe de molho por toda a noite e enxágüe no dia seguinte. Pode ser usado na máquina de lavar louças como produto para dar brilho.
17. Para retirar manchas de suor das roupas, deixe-as de molho em água morna e vinagre.
18. Conheça a solução caseira para higiene dos colchões: misture em proporções iguais lisorform, álcool, vinagre e água. Coloque num borrifador, retire as fronhas e os lençóis e borrife sobre os colchões e os travesseiros pela manhã, antes de abrir as janelas dos quartos para ventilar. Deixe agir por uns 20 minutos e só depois abra as janelas para ventilação. Leve os travesseiros ao sol e os colchões também, se possível. Este procedimento faz uma
...
19. Para eliminar o cheiro de urina e fezes dos bichos de estimação, remova a parte sólida dos resíduos. Em seguida, aplique uma solução de dois terços de água morna e um terço de vinagre branco. Logo depois, aplique um pouco de vinagre puro sobre o local e deixe secar naturalmente.
20. Remova o mofo do rejunte dos azulejos do banheiro aplicando uma boa quantidade de vinagre branco puro com uma escova de dente velha. Deixe-o agir por duas horas e, depois, lave a superfície com água e sabão. Para esfregar registros e as peças de louça, use uma esponja macia embebida numa solução (meio a meio) de água e vinagre.
21. Para deixar o fogão novinho em folha após fazer frituras, deixe um pouco de vinagre sobre a gordura 15 minutos antes de começar a limpeza.
ACESSE A NOSSA RÁDIO ONLINE O
NOSSO ENDEREÇO É
WWW.RADIOESTACAOLIVRE.COM
SEXO
Estações frias pedem mais cuidados em relação à região íntima
O frio chega e o que você mais quer é ficar quentinha. Diversas camadas de roupa são colocadas uma sobre a outra e seu corpo todo fica um tanto quanto abafado. Isso pode ser uma delícia, mas a saúde íntima fica comprometida.
Irritações genitais e infecções podem começar nesse momento. Por estar mais frio, sua imunidade já fica um pouquinho mais baixa, os germes nocivos às suas defesas estão se proliferando mais e as bactérias, fungos e vírus aproveitam para curtir esse momento pertinho de você.
Ingerir muito líquido, frutas e verduras ricas em vitamina C e usar hidratante são dicas que você lê todos os anos e valem para o corpo em geral, mas e a área genital? Para evitar esses problemas indesejáveis e manter sua saúde genital sã e salva é importante, além de visitar um médico periodicamente e observar as alterações do seu corpo, seguir algumas orientações do Guia sobre Higiene Íntima da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO).
Manter as roupas de cama limpas e dormir em locais frescos pode evitar o contato com ácaros. Os dias ensolarados são ótimos para arejar a casa, já que o sol e o ar evitam que vírus e bactérias proliferem.
Um banho por dia é suficiente no inverno, exceto em caso de suor excessivo. A higienização da região íntima também deve ser feita pelo menos uma vez ao dia em climas mais amenos
Ao usar sabonetes íntimos, opte por produtos hipoalergênicos, apropriados para a higiene íntima, pois foram idealizados e testados para essa finalidade, reduzindo a chance de ocorrência de quadros irritativos.
Deve-se dar preferência aos líquidos e com pH ácido porque os sabonetes em barra costumam ser alcalinos e essa alcalinidade pode agredir a camada protetora da pele, causando alergia e coceira.
Os lenços umedecidos são úteis para a higiene fora de casa. Sua aplicação deve ser suave e o uso não deve ser abusivo, para não remover a camada protetora da pele. Os lenços hipoalérgicos com pH ácido especiais para a região íntima são os mais recomendados.
Plástica vaginal antes dos 15 anos. O que está acontecendo com nossas garotas?
Esse é um assunto triste. De verdade. É um assunto que vai muito além da relação feminina com o sexo. Ele mostra um pouco da relação feminina com si mesma, com o ser mulher e também a relação masculina com o corpo das garotas.
O jornal Daily Mail publicou que aproximadamente 340 garotas com 14 anos ou menos, no Reino Unido, já fizeram cirurgias íntimas por motivos estéticos. Isso mesmo, apoiadas por pais e médicos, meninas que não têm o corpo totalmente desenvolvido — nem o emocional — estão transformando seus corpos para entrar em um padrão de beleza que não existe.
Ao fazer uma busca na internet você encontra diversas ofertas desse tipo de operação "em até 36 vezes". Mas, por aqui, a moda ainda não foi tão difundida e está mais forte entre as subcelebridades. O problema é que as chances disso crescer, por falta de informação somada a muita publicidade, são grandes.
Encontrar dados sobre os riscos dessas cirurgias não é algo fácil, diferente do que acontece com os ditos benefícios. O que esses sites, e muito médicos loucos por dinheiro, não explicam é que anomalias labiais, que pedem mesmo uma reparação, são extremamente raras.
Mundialmente, psicólogos e estudiosos culpam a pornografia e a TV, em que mulheres têm seus corpos retocados computadorizadamente e parecem seguir o mesmo padrão. Porém, o que é esse padrão? Ginecologistas e cirurgiões plásticos, que oferecem o procedimento, não têm um consenso. Então o que é oferecido para cada mulher?
De acordo com a antropóloga Thais Machado-Borges, do Instituto de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Estocolmo, Suécia, autora do estudo "Um olhar antropológico sobre a mídia, cirurgia íntima e normalidade", esse padrão de normalidade vem de imagens de mulheres nuas, da mídia (que pode ser TV, publicidade, revistas, cinema e até mesmo a imprensa) e os materiais didáticos, com desenhos padrão do órgão sexual feminino.
Os lábios vaginais são zonas erógenas, têm muitas terminações nervosas e podem tornam a vida sexual feminina um terror depois de passarem por cirurgias mal sucedidas. Totalmente o contrário do que se busca com a prática.
Ainda mais assustador do que crianças buscando essas cirurgias influenciadas pela sexualização precoce, são adultas que veem nesse procedimento a chance de transformar suas vaginas em algo que lembra o corpo de uma criança.
'Grande Mural da Vagina'*
Para ajudar as mulheres que se inspiram em um padrão inexistente no mundo real e querem transformar seus corpos sem pensar muito no assunto, o artista inglês Jamie McCartney resolveu tirar moldes das vaginas de diferentes mulheres.
Para ajudar as mulheres que se inspiram em um padrão inexistente no mundo real e querem transformar seus corpos sem pensar muito no assunto, o artista inglês Jamie McCartney resolveu tirar moldes das vaginas de diferentes mulheres.
Isso mesmo, ele coloca gesso e faz uma escultura de vários tipos de vaginas. Depois de juntar muitos desses, ele cria um mural mostrando como cada pessoa é única e deixa bem evidente das diferenças entre o corpo de cada mulher.
A intenção dele é mudar a concepção de corpo que temos para que a mulher ame-se mais, aceite-se mais e consiga conviver melhor com o real ao invés de ir atrás de um imaginário que cada vez mais a deixará insegura consigo mesma.
Toxina botulinica pode resolver problemas sexuais femininos
Sempre que pensamos em toxina botulínica, nosso cérebro nos bombardeira com imagens de pessoas com o rosto sem expressão, totalmente esticados e assustadores — pelo menos é o que acontece comigo! Mas ela tem várias outras aplicações muito mais interessantes do que deixar o seu rosto paralisado.
A novidade que interessa a muitas mulheres — muito mais do que acabar com as rugas -, vem, de acordo com o jornal Extra, de estudos clínicos feitos por um médico americano para tratar o vaginismo.
Já falei sobre a doença aqui, mas explico novamente: o vaginismo faz com que a vagina contraia-se involuntariamente, gerando uma dor muito intensa no corpo feminino. O problema acontece com cerca de 5% da população e pode ter entre suas causas traumas sexuais.
A ideia do médico é aplicar a toxina botulínica nos músculos da entrada da vagina, o que faria com que os impulsos nervosos não mais passassem por ali, impedindo sua contração. Assim, a mulher conseguiria manter a musculatura vaginal relaxada e fazer sexo sem sentir dor.
Nesse início dos testes, entre as 80 voluntárias, apenas uma não apresentou melhoras. No Brasil, infelizmente, ainda não existem autorizações para estudos nessa área.
Intimidade: o que é isso, afinal?
Quando o assunto é intimidade não tem como não lembrar das relações que temos com nossos pais e irmãos. São essas as pessoas para as quais a gente fala tudo sem nem pensar duas vezes — e acaba magoando, sem querer, muitas vezes na vida.
Aí, quando levamos essa ideia para o relacionamento parece que esquecemos de tudo isso e passamos a acreditar que ser íntimo de alguém é se sentir à vontade quando se está pelada. Ei, calma, não é bem assim.
Estar pelada requer intimidade? Nem sempre! E quando requer, pode ser a coisa mais enganosa do mundo. Na verdade, estar nua emocionalmente é que requer que a pessoa seja como da família!
Existem diversos pontos que a gente pode olhar em um namoro para dizer se ele vai ter sucesso ou não. É claro que nem sempre dá certo, mas uma coisa que nunca vi ser ignorada é a intimidade. Sim, existem casais que parecem totais estranhos e vivem sob o mesmo teto por séculos; mas pergunte se os dois são felizes...
Quando você não se sente à vontade para dividir seus sonhos, medos e desejos com a pessoa com quem escolheu compartilhar a vida, tem algo errado, não tem? Se você escolheu compartilhar a vida isso inclui tudo, desde as coisas boas e prazerosas até o choro sem motivo. E não, isso não é área para as amigas.
Um namorado, marido ou alma gêmea deve ser, antes de mais nada, seu melhor amigo. Imagina só que coisa horrível guardar suas opiniões e pensamentos em segredo pela vida toda? Como é bom poder falar abertamente sobre qualquer assunto e saber que a outra pessoa vai respeitar o que você tem a dizer!
Muitas mulheres caem no papo de que homem não tem paciência para ouvir esse tipo de coisa, mas não é bem assim. Homens não têm muito saco para blablablá que parece não ter fim, mas conversar sobre as coisas e pensar juntos em saídas é algo que eles fazem muito bem.
Você merece alguém que te escute, que divida com você tudo o que pensa e que, de vez em quando, por causa da intimidade, seja sincero demais, direto demais e a deixe meio zonza com aquilo que você tinha certeza que precisava ouvir.
Amar é muito mais do que ser fofo, fazer voz de bebê (se é isso que você curte, claro) ou ter o melhor sexo do mundo. Essas coisas não são nada sem a tal intimidade.
Sua vida sexual está boa? Compare com dados do resto do país!
A pesquisa não é nova, mas ainda é uma das mais completas em relação a sexualidade. Em 2008, o Mosaico Brasil entrevistou 8.237 pessoas em dez cidades brasileiras. O objetivo? Descobrir e desenhar o perfil do comportamento afetivo-sexual do brasileiro. E de lá pra cá não mudou muita coisa...
No Brasil, país famoso por sua liberdade sexual, a média de relações por semana é de 3,1 para os homens e 2,7 para as mulheres. O estado em que se mais faz sexo, teoricamente, é Minas (3,8 entre os homens). Já para as mulheres, as coisas estão mais quentes em Manaus: elas praticam 2,7 vezes por semana. Mas cuidado, curitibanos, os homens que mais fazem sexo se comparam às mulheres de Manaus, 2,7, e não ficam muito a frente das mulheres da mesma cidade, com 2,1 por semana.
Separar sexo e amor ainda não é algo fácil para muita gente – e muito menos ser feliz nos dois quesitos. No Brasil, como um todo, 61% dos homens e 54% das mulheres conseguem fazer essa separação. Os homens de Fortaleza (65,9%) e mulheres de Manaus (60,4%) são os que menos têm problemas nessa hora. Os que menos conseguem fazer essa separação são, novamente o pessoal de Curitiba: apenas 43% das mulheres tem essa habilidade.
Separar amor de sexo e fazer apenas sexo, sem envolvimento, são coisas diferentes, para os pesquisados. Apesar do índice acima, quem faz mais sexo sem amor são os homens cariocas (82,7%), enquanto os curitibanos são os que menos levariam a divisão ao fim, 65,5%.
Falando sobre felicidade a coisa muda de figura. Para 45% dos brasileiros a vida sexual e afetiva é satisfatória – que palavrinha triste, né? -, mas na hora de separar as coisas entre sexo e amor tudo muda de figura: 30% dos homens e mulheres se dizem realizados nessa área. Sexualmente são 15,8% de homens felizes contra 8,7% de mulheres. Quer a divisão por estado? Entre os homens os extremos são Porto Alegre (18,4%) e Manaus (10,7%), já entre as mulheres ficam Fortaleza (10,7%) e Curitiba (7,1%).
A importância do sexo na qualidade de vida também muda em cada lugar. E dessa vez de forma marcante. Na média nacional o sexo é o 3º item mais importante entre os homens e o 8º entre as mulheres, mas regionalmente o índice mais alto fica em terceiro para as paulistanas. Já para os homens cariocas o sexo não tem tanta importância assim...
E se formos pensar em proteção? Infelizmente é uma grande vergonha. No país, 34,2% dos homens não têm esse cuidado e o índice regional mais alto é o de... Curitiba (38,7%). Não importa se você separa sexo e amor, se tem relações sem compromisso ou se é o mais fiel dos fieis: tem que usar camisinha! Fechado?
Existe amor após a DST?
Ninguém fica doente porque quer. Ninguém escolhe ter essa ou aquela doença. Mas conviver com um problema que você sabe que vai carregar pelo resto da vida não deve ser simples.
Uma gripe tem cura, uma catapora também, até do câncer você consegue se livrar, mas algumas doenças não têm cura. Aids, HPV, herpes e alguns tipos de hepatite são transmitidas sexualmente, mas esse não é o único meio de contrair uma dessas doenças.
E como fica a vida amorosa depois de descobrir que você tem um problema que pode ser passado a outra pessoa na hora do sexo? Você conta logo que começa a se relacionar? Você guarda segredo? Você só se relaciona com pessoas com o mesmo problema? E como descobrir quem são essas pessoas? Olha só o número de perguntas que passaram pela minha cabeça mesmo sem viver o dilema, imagina para quem o vive!
Pensando nisso alguns sites americanos resolveram focar seu trabalho em unir casais que tenham o mesmo problema. As redes sociais STD Community, Positive Singles e STD Match são alguns dos canais para encontrar alguém com o mesmo problema que você.
Eles funcionam igualzinho o Facebook, por exemplo. Você cria um perfil, coloca uma foto em que está linda e coloca ali coisas que você gostaria que as pessoas soubessem sobre você. Além disso, pode escolher com quem conversar, como em qualquer site de relacionamentos que promete encontrar sua alma gêmea.
Além disso, alguns desses sites disponibilizam informações sobre as doenças. E nada melhor durante o tratamento do que trocar experiências, medos e inseguranças com pessoas que entendem sobre o que você está falando. O serviço ainda não existe no Brasil, mas bem que poderia. Será que daria certo?
CULINÁRIA
Bolo de milho
INGREDIENTES
- 2 xícaras (chá) de milho (pode ser em lata)
- 1 xícara (chá) de óleo de canola
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 1 xícara (chá) de leite de coco
- 1 colher (sopa) rasa de fermento em pó
- 1 pitada de sal
- 1/2 xícara (chá) de coco ralado seco
- 4 ovos
- Margarina para untar a assadeira
- Finalização
- Açúcar para polvilhar
MODO DE PREPARO
Bata todos os ingredientes (exceto o coco ralado) no liquidificador. Unte a assadeira com bastante manteiga, polvilhe o coco ralado e acrescente a massa batida. Asse em forno preaquecido a 180 graus por cerca de 40 minutos. Depois de desenformado, polvilhe açúcar por cima.
Bolo de macaxeira
INGREDIENTES
- 1kg de macaxeira ralada (em ralo grosso)
- 2 xícaras (chá) de coco ralado
- 6 ovos
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 1 pitada de sal
- 200g de manteiga sem sal derretida
- 600ml de leite de coco
- Margarina para untar
MODO DE PREPARO
Misture tudo sem bater e ponha em forma untada com bastante margarina. Asse em forno preaquecido a 180 graus por cerca de 40 minutos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário