“Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor”
— Lucas 2:14
acesse o nosso site
www.radioestacaolivre.com
www.radioestacaolivre.com
CASA
6 usos inusitados para a bandeja de ovos
Usando a criatividade, esse objeto é muito útil para tornar o dia a dia cada vez mais prático
De mocinho a vilão e voltando a ser mocinho, o ovo é um alimento tão contraditório que às vezes é difícil, mesmo para especialistas em nutrição, determinar onde fica a tênue linha que divide os benefícios dos malefícios de consumi-lo. Sem relação alguma com o aspecto saudável dos ovos, no entanto, as caixinhas nas quais eles vêm acondicionados podem ter um papel de destaque para tornar seu dia a dia mais prático.
Em um mundo que preza cada vez mais pela preservação do meio ambiente e condena o desperdício, usar a criatividade é fundamental para produzir a menor quantidade possível de lixo. Alguns usos inusitados para as bandejas de ovos, por exemplo, permitem que você aproveite melhor esse recurso.
1 – Mantenha objetos frágeis a salvo
É claro que, quando se trata de decoração, você provavelmente mantenha seus objetos frágeis expostos pela casa. Mas pense em situações específicas, como o Natal ou a Páscoa: os enfeites, utilizados apenas uma vez ao ano, precisam ser guardados com cuidado durante os outros onze meses. Utilizar a caixa de ovos é uma boa saída.
Se você é artista nas horas vagas, mas não quer investir muito dinheiro em material profissional, que tal usar a caixa de ovos como paleta de pintura? As divisórias são perfeitas para não misturas as cores e, de quebra, você economiza o que gastaria em uma paleta profissional.2 – Tenha as tintas sempre à mão
3 – Chega de perder as peças
Ao desmontar um móvel ou outro objeto – computadores, videogames ou aparelhos domésticos, por exemplo -, você pode utilizar a caixa de ovos para guardar temporariamente as peças que forem soltas, como parafusos, porcas e chips. Assim, na hora de montar tudo novamente, não vai faltar pedaço algum.
4 – Organize sua vida
Quem não é muito organizado entende o sofrimento que pode causar a busca por um determinado objeto na vastidão do lar. Para encerrar o problema, use a caixa de ovos como organizadora. Basta coloca-la dentro da gaveta do escritório para ganhar um espaço especial para guardar clips, grampos, borrachas e outros materiais.
O mesmo serve para bijuterias. Usar a caixa de ovos – devidamente decorada, de preferência – é uma boa ideia para manter anéis, brincos, colares e pulseiras organizados no armário.
Outra maneira de usar a caixa de ovos na organização é utilizá-la para guardar os materiais de corte e costura. Objetos como agulhas, linhas, botões, fechos e até a fita métrica ficam perfeitamente acondicionados na caixinha – e estarão sempre à mão, quando você precisar.
5 – Comece seu jardim
Se você é ligada em jardinagem e está sempre às voltas com novas mudinhas de plantas para os vasinhos e o quintal, a caixa de ovos é o espaço perfeito para uma “maternidade”. Você pode plantas as sementes nos compartimentos e, quando elas já tiverem se tornado mudas, transferi-las para um vaso maior ou para o jardim.
6 – Armazene frutas frágeis
Assim como protege os ovos, a caixa pode proteger frutinhas frágeis na geladeira. Pêssegos, morangos, ameixas e outras frutas merecem esse cuidado especial.
9 usos inusitados para o alho
Além de ser um ótimo tempero, ele pode ser usado para colar, repelir insetos e evitar acne
Na cozinha ele é indispensável para dar um sabor todo especial aos pratos. Na ficção, é essencial para acabar com os vampiros. Mas o alho tem muito mais funções. Confira algumas formas diferentes de utilizá-lo:
1. Manter uma boa saúde
O alho possui algumas propriedades que ajudam o coração e o fígado, além de aumentar o metabolismo do ferro, prevenir o câncer e lutar contra bactérias vivas e vírus. Comer um ou dois dentes de alho todos os dias ajuda a manter uma dieta saudável.
Durante muito tempo o alho foi conhecido como um tratamento para tosses e constipações. Ainda não é algo totalmente comprovado pela ciência, mas algumas pesquisas já mostraram que o alho pode sim ajudar a tratar essas doenças de inverno.2. Curar resfriados
A dica é picar um dente de alho na água quente por cerca de cinco minutos. Coe e beba. É um xarope natural. Ou você pode comer três dentes crus por dia quando estiver gripada.
3. Eliminar acne
Pouca gente sabe, mas o alho também faz bem para a pele. Basta cortar um dente ao meio e esfregar sobre a área afetada. Se isso for feito com regularidade, as propriedades antibacterianas encontradas no alho irão ajudar a limpar sua pele, evitando assim a acne.
4. Tratar feridas
Assim como no caso da acne, cortar um dente de alho ao meio e aplicar diretamente no ferimento ajuda a curá-las. Dói um pouco, mas funciona.
5. Tratar pé de atleta
A micose, causada por fungos, pode ser eliminada se você esmagar dois dentes de alho, colocar em água morna, e deixar os pés de molho por cerca de meia hora. Fungos detestam alho!
6. Repelir insetos
Esfregar alho na pele faz com que os mosquitos sugadores de sangue não se aproximem. Outra alternativa, caso você não queira sua pele com o aroma forte do alho, é espalhar alguns dentes em áreas onde há maior concentração de mosquitos.
7. Reparar vidros
Pense em um vidro levemente danificado. Esfregar o suco pegajoso de um dente de alho sobre as fissuras e enxugar o líquido depois, pode ajudar a fixar o vidro, pois o alho é um adesivo natural.
8. Colar
Da mesma forma que pode ser usado no reparo de vidros, o alho pode substituir a cola em outras coisas como, por exemplo, em artesanatos de papel.
9. Limpar
O alho pode ser usado como um desinfetante natural na hora da limpeza. Basta picar três ou quatro dentes e misturar com vinagre branco e algumas gotas de limão em um borrifador.
10 usos inusitados para o vinagre
Produto pode ser usado como desinfetante, remover resíduos dos cabelos e ajudar a eliminar o mau-hálito
Que o vinagre é eficiente e imprescindível na cozinha, todo mundo sabe. Afinal, ele é útil na hora de conservar os alimentos, melhorar o sabor, temperar saladas, entre outras funções. Mas o produto pode ser um aliado também na hora da limpeza, pois por possuir uma alta concentração de ácido acético, ajuda a desinfetar, desengordurar, eliminar odores e dar brilho.
É um produto que possui muitas utilidades e pode ser usado de diferentes maneiras e em diversas ocasiões. Conheça algumas das principais funções do vinagre:
1 – Desinfetar
O vinagre é um antibacteriano natural, usado como base em qualquer solução de limpeza. E não é tóxico. Para preparar uma solução desinfetante em casa, dilua 1 parte de vinagre em 4 partes de água e use em qualquer lugar onde possa haver germes, como mesas, bancadas, ou objetos pessoais como teclados, telefones e controles remotos.
Na hora de lavar o banheiro, despeje um copo de vinagre em torno do interior do vaso sanitário e deixe agir por uma hora. Depois, use uma escova para remover os resíduos e dê descarga. A solução ajuda a desinfetar e desodorizar o ambiente.2 – Limpar o banheiro
3 – Desentupir ralos
Quanto os ralos entopem, o vinagre é a solução. Despeje 1/2 xícara de bicarbonato de sódio direto no ralo e, em seguida, 1/2 xícara de vinagre. Aguarde até fazer uma espuma. Quando essa espuma começar a diminuir, jogue um litro de água fervente. A operação pode ser repetida quantas vezes for necessário.
4 – Remover resíduos
Remover um adesivo sempre deixa a superfície com resíduos de cola. Para eliminar os resíduos completamente, basta limpar a superfície com um pano embebido em uma solução de vinagre e água.
5 – Lavar o cabelo
Sim, isso mesmo! Mas não se preocupe, pois o cheiro forte não fica nos fios. Como xampus e condicionadores sempre deixam alguns resíduos, que podem deixar o cabelo sem brilho, o uso do vinagre pode ajudar. Dilua duas colheres de sopa de vinagre, duas colheres de sopa de suco de limão e três xícaras de água, misture bem e, após a lavagem, derrame sobre os cabelos. Depois enxágue normalmente com água. Essa mistura ajuda a eliminar os resíduos e fechar as cutículas, mantendo os fios macios e brilhantes.
6 – Remover manchas
Algumas manchas são difíceis de tirar. Mas borrifar uma mistura de 1/2 xícara de vinagre branco, 1/4 de xícara de bicarbonato de sódio e 3 xícaras de água sobre a roupa manchada, antes de lavá-la, ajuda a remover a sujeira de uma forma natural.
7 – Recuperar folhas verdes
Na hora de preparar a salda, utilizes o vinagre para recuperar as folhas verdes que às vezes ficam murchas. Basta mergulhá-las em uma vasilha com 2 xícaras de água fria e 1/2 colher de chá de vinagre para trazê-las de volta à vida.
8 – Remover verrugas
As verrugas são um verdadeiro incômodo, além de deixar uma aparência ruim. Para removê-las, mergulhe uma bola de algodão em vinagre, coloque sobre elas e prenda com uma bandagem. Diariamente troque a bola de algodão. O ácido do vinagre irá corroer a verruga ao longo do tempo. Não se esqueça de manter a pele ao redor da verruga bem hidratada, para que não haja ressecamento no local.
9 – Refrescar o hálito
Sim, o vinagre, mesmo com um cheiro e um gosto fortes, ajuda a eliminar o mau hálito. Use duas colheres de sopa de vinagre e uma colher de sopa de sal diluídos em um copo de água para lavar a boca. É eficaz principalmente quando o mal hálito é proveniente do consumo de cebola e alho.
10 – Amaciar pincéis
Quem faz trabalhos artesanais, como pintura, sabe que muitas vezes os pincéis ficam duros. Mas nem por isso eles precisam ser inutilizados. Se colocados em uma imersão de vinagre por cerca de uma hora, as cerdas voltam a ficar macias. Depois, basta lavar com água morna e sabão, e deixar secar normalmente.
Dica:
Antes de testar qualquer uma das funções acima, lembre-se de que nem todos os vinagres são iguais. Enquanto alguns requerem etanol na produção, outros são feitos com etanol produzido sinteticamente a partir do petróleo. Quando for comprar, verifique o rótulo para garantir que você está comprando um produto feito a partir de fontes naturais.
7 usos inusitados para a forminha de gelo
Esses objetos quase tão antigos quanto a própria geladeira podem muito mais do que apenas fabricar gelo
A primeira geladeira doméstica foi fabricada em 1913, e revolucionou a vida doméstica. A possibilidade de armazenar os alimentos sem que os mesmos estragassem rapidamente mudou radicalmente os hábitos alimentares em todo o mundo – e, atualmente, é quase impossível imaginar como seria a vida humana sem a maravilhosa ajuda desse eletrodoméstico.
É claro que, com a inovação trazida pela geladeira, vieram outras mais, como a fabricação doméstica de cubos de gelo, por exemplo. As famosas “forminhas” são quase tão antigas quanto a própria geladeira e quebram um belo galho quando o assunto é resfriar bebidas.
Assim como a geladeira, as formas de gelo também evoluíram ao longo do tempo. No entanto, mesmo se tornando cada vez mais modernas e práticas, ainda podem ser usadas para muito mais do que apenas fabricar gelo.
Clipes, grampos, borracha, tachinhas e outras miudezas utilizadas no escritório não precisam mais ficar jogados por aí. Os compartimentos da forminha de gelo proporcionam uma organização óbvia, embora inusitada. Além disso, o ambiente fica mais descontraído.1 – Organize seu material de escritório
2 – Saiba onde estão seus brincos e anéis
As formas de gelo também podem ser úteis para organizar e separar suas bijuterias. Cada par de brinco fica em um quadradinho, assim como os anéis, que podem ser guardados individualmente ou aos pares.
3 – Pare de procurar moedas pela casa
Que tal um lugar no qual você possa não apenas guardar as moedas que encontra pela casa, mas também separá-las de acordo com seu valor? A forma de gelo pode ser a solução. Acostume-se a colocar nela toda moeda que estiver “perdida” nos bolsos ou pelos cômodos da sua casa.
4 – Congele condimentos na quantidade certa
Oito cubinhos de uma forma de gelo equivalem à medida de um copo, mais ou menos. Isso significa que, se você picar seus condimentos e congelá-los nos compartimentos da forminha, poderá utilizá-los na quantidade certa – e como bem entender.
5 – Chá gelado, mas não aguado
Congele o chá na forminha de gelo. Os cubinhos formados serão úteis quando você fizer um chá e quiser consumi-lo gelado rapidamente. O gelo feito do próprio chá evita que o novo chá fique “aguado”. O mesmo princípio serve para os sucos, por exemplo: basta fazer gelo do próprio suco, para que ele não fique aguado depois.
6 – Organize a caixa de costura
Botões, pedaços de linha, alfinetes e miçangas ficam perfeitamente organizados se forem armazenados em formas de gelo.
7 – Caixinha de ferramentas úteis
Pregos, parafusos, porcas e outras miudezas que habitam as caixas de ferramentas podem perfeitamente ser guardadas em forminhas de gelo, para facilitar o acesso a elas no dia a dia. Essa dica vale, principalmente, quando uma pecinha se solta de um objeto ou móvel e você não tem como consertá-la naquele momento. A forma serve, então, de depósito temporário, para que a peça não se perca até que possa ser novamente colocada em seu devido lugar.
Não tenha medo de usar a criatividade. Se você parar para pensar por cinco minutos, sem dúvida será capaz de encontrar inúmeros outros usos para a forminha de gelo. Quando isso acontecer, compartilhe conosco nos comentários: para quê, além de fazer gelo, você usaria as forminhas?
Usos diferentes para sacola plástica de supermercado
Saiba como transformar sacolas plásticas em objetos úteis para você e sua casa
O embargo à distribuição de sacolas plásticas de polietileno no comércio de diversas cidades brasileiras gerou uma forte polêmica entre os órgãos governamentais, de defesa ao consumidor, instituições de proteção à natureza e comerciantes. Como a decisão foi de que a distribuição destas sacolas voltasse a ser livre, é importante que nós aprendamos o upcycling, evitando que a indefinição deste embate nos faça acumular pilhas de sacola plástica e prejudicar a natureza.
Segundo o Ministério do Meio Ambiente o uso de plásticos pela sociedade, mesmo não sendo tão alto quanto o da indústria, é bastante impactante, pois a sacola plástica, item mais comum de descarte, prejudica tanto as cidades – entupindo bueiros, provocando enchentes e permitindo com acúmulo de água a proliferação do mosquito da dengue; quanto a natureza – poluindo as águas e matando animais que a ingerem por engano.
Artesanato com sacolas plásticas Muitas pessoas cientes destes danos à natureza desenvolveram técnicas para reaproveitar as sacolas plásticas e dar a elas um novo uso, transformando-as em objetos úteis para própria casa ou para si. A invenção tem sido tão bem aceita que muitos destes produtos passaram a ser vendidos e geram uma renda extra para os criativos.
Todos os possíveis produtos a serem gerados a partir de sacolas plásticas são originados de uma única técnica: o crochê. A única diferença entre o crochê tradicional e o crochê de sacola plástica é que ao invés do fio de lã ou tecido, utiliza-se tiras recortadas de sacolas plásticas que formam um novelo de fio de plástico.
Não há limitações sobre os pontos de crochê a serem feitos com o fio de plástico, nem quanto ao resultado do produto final, inclusive, o crochê de sacolas plásticas gera produtos mais resistentes e impermeáveis.
Diferentes usos do sal na limpeza
O sal pode substituir o uso dos produtos químicos até na remoção de gordura, confira diversos usos do sal de cozinha na faxina
Quem busca uma vida mais saudável tem o sal cada dia menos presente na alimentação. Porém, essa não é a única utilização do sal para o dia-a-dia. Ele também pode ser aliado da dona de casa na hora da limpeza.
Limpeza da cozinha
Para limpar gordura das panelas de ferro, espalhe um pouco de sal na panela e deixe descansar por um tempo. Depois disso, retire o excesso de sal com um papel toalha e a lavagem da panela ficará bem mais fácil.
Para eliminar manchas de vinho tinto de tecidos, primeiro retire o máximo de líquido possível da área onde foi derramada a bebida. Jogue sal na mancha e deixe descansar por quinze minutos. Depois desse tempo, o sal ficará rosa, pois deverá absorver o resto de vinho que ficou no tecido. O próximo passo é limpar a mancha com uma solução de uma xícara de água e outra de vinagre.Para remover as manchas escuras que o café e o chá deixam nas xícaras de louça, você também pode usar essa mesma técnica com o sal.
O sal também pode ser utilizado para diminuir o cheiro ruim de garrafas térmicas e garrafas “squeeze”. Deixe uma colher de sal dentro da garrafa e aguarde alguns minutos. Em seguida, enxágue a garrafa e lave normalmente com sabão de sua preferência.
Limpeza do banheiro
Para limpar a pia, o vaso sanitário ou a banheira, você pode fazer uma mistura de água raz e sal. Aplique a pasta nas fixações esmaltadas e deixe descansar por quinze minutos para tirar o amarelo encardido. Depois disso, passe uma esponja úmida para limpar.
Limpeza de sala e quartos Para limpar o piso, adicione meia xícara de sal em um balde com água morna. Aplique a mistura com um esfregão e depois enxágue o chão.
Para limpar tapetes e carpetes com manchas de gordura ou vinho, retire o máximo possível do líquido presente na mancha e a cubra com sal. Deixe descansar e depois remova o sal e limpe conforme as instruções do fabricante do tapete.
Para dar brilho em peças decorativas feitas de bronze, prata, cobre, estanho, faça uma mistura com partes iguais de sal, farinha de trigo e vinagre. Aplique e deixe descansar. Remova o sal com uma escova macia e passe um pano seco em seguida para dar brilho à peça.
Pitadas de sal nos tecidos ajudam a retirar o mau cheiro, servem como desodorizadores. Para tirar o mau cheiro de sapatos, coloque duas colheres de sal em cada par. Esfregue bem e depois deixe no sol por meia hora para eliminar o chulé.
Agora que você conhece outros usos do sal, pode começar a diminuir seu consumo nas refeições e aumentar o uso do sal na limpeza da casa. Assim você evita a ingestão excessiva de sal e o uso de produtos químicos na hora da faxina.
saúde
Amigdalite: o que a causa e como evitar as dores de garganta
A inflamação na garganta é comum entre crianças e adultos durante o inverno, mas pode ser evitada
Dor de garganta, rouquidão e muita dificuldade para engolir. É difícil encontrar alguém que não tenha sofrido pelo menos uma vez com amigdalite, a inflamação dos gânglios presentes no fundo da garganta.
As amígdalas agem como guardiãs do corpo, filtrando os microrganismos indesejados. Elas têm a função de produzir células de defesa, mas também são alvos fáceis de ataque de alguns vírus e bactérias. Quando isto acontece, o resultado é a inflamação.
Apesar das infecções não respeitarem o calendário, as amigdalites são mais comuns no inverno. Isto se deve, principalmente, às variações de temperatura (e não apenas ao frio).
Além do desconforto na garganta, a amigdalite também pode provocar outros sintomas como febre, inchaço dos gânglios do pescoço, tosse, perda do apetite e, às vezes, mau hálito.Sintomas
É importante observar os sintomas para não os confundir com os de outras doenças, como um resfriado.
Amigdalite: bactérias ou vírus?
Para sugerir o tratamento mais adequado, o primeiro passo é identificar se a origem da amigdalite é viral ou bacteriana. Como explica Edson Monteiro, especialista em otorrinolaringologia, “nas amigdalites por vírus, comuns em crianças, a infecção atinge preferencialmente a região da orofaringe (amídalas e faringe) e deve ser tratada com analgésicos e anti-inflamatórios”.
Mas, se há febre alta e pontos de pus na garganta, os indícios apontam para um ataque bacteriano às amígdalas. Neste caso, será necessário o uso de antibióticos específicos (receitados pelo médico). Nos quadros mais graves, a infecção bacteriana pode evoluir e afetar outros órgãos do corpo, como rins e coração.
O gargarejo funciona?
Sim, o gargarejo ainda é recomendado pelos especialistas como uma solução caseira eficaz contra o desconforto que a amigdalite provoca na garganta – principalmente nos casos mais simples, provocados por vírus.
Então você pode continuar usando aquela antiga combinação, conhecida de todas as avós: água morna, sal e gotinhas de limão – pelo menos duas vezes ao dia.
A cirurgia é necessária?
De acordo como o médico Edson Monteiro, a cirurgia de retirada das amígdalas já não é tão comum como antigamente porque hoje há vários tratamentos eficazes contra a infecção dos gânglios.
Mas quando a inflamação na garganta é frequente ou o tamanho das amígdalas interfere na respiração provocando apneia do sono, por exemplo, a amigdalectomia (procedimento cirúrgico no qual as amígdalas são removidas) pode ser indicada.
A cirurgia é feita por um otorrinolaringologista, a anestesia é local e demora menos de uma hora.
Recomendações
Quando a causa é descoberta, o tratamento correto resolve o problema em poucos dias. E se você pretende manter distância das dores de garganta neste inverno, algumas dicas simples podem ajudar a evitar as amigdalites.
- Evite ambientes com ar-condicionado, que resseca as mucosas e diminui a resistência das amídalas;
- Prefira ingerir bebidas mornas, sopas e alimentos macios, uma vez que são mais tolerados durante as crises;
- Tome muito líquido para hidratar as mucosas.
Além disso, hábitos de vida saudável (como ficar longe dos cigarros e não deixar de tomar bastante líquido) ajudam a aumentar a imunidade do organismo e, consequentemente, mantém as infecções distantes do nosso corpo.
Dor de garganta
Tire suas dúvidas a respeito das principais inflamações e infecções da região da garganta
As dores de garganta são incômodos muito comuns, mas nem por isso devem ser tratadas com negligência. Diferenciamos nesta matéria, os tipos de dor de garganta e damos dicas para que você não deixe uma pequena inflamação ou uma infecção evoluir para um quadro de grave risco para sua saúde.
Causas da dor de garganta
As causas da dor de garganta podem estar ligadas a origens infecciosas ou inflamatórias.
Quando se trata de uma faringite, inflamação causada por vírus, a vítima sofre com dores para falar, engolir e até para bocejar, além de vermelhidão no fundo da boca e se a inflamação evoluir para uma amigdalite bacteriana, pode haver aparecimento de placas de pus.
A amigdalite pode ser uma inflamação viral ou infecção bacteriana nas amígdalas, por isso é importante estar atenta aos sinais de cada uma. Em geral, a pessoa afetada pela amigdalite sente dores fortes para engolir, pode ser acompanhada de febre e mal-estar. Nos casos de amigdalite viral, as amígdalas ficam inchadas e nos casos de amigdalite bacteriana, há o aparecimento de placas de pus.O tratamento da faringite deve ser feito sob orientação médica, normalmente com o uso de analgésicos e antitérmicos e quando houver confirmação de que a infecção é na verdade bacteriana, o uso de antibióticos pode ser necessário.
O tratamento da amigdalite viral é semelhante ao tratamento da faringite, enquanto o tratamento da amigdalite bacteriana deve ser recomendado apenas pelo médico.
A laringite, às vezes confundida com a faringite, é uma infecção que normalmente é causada por um vírus. Essa infecção ocorre na laringe, na região do pescoço em que a voz é produzida. Em geral, os sintomas se caracterizam por dores no local, rouquidão e tosse seca.
Para tratar a laringite, é recomendado um tratamento similar ao da faringite. Não deixe de consultar o médico se houver suspeita de laringite seguida de rouquidão prolongada por muitos dias, pois é necessário verificar se há possibilidade da existência de um câncer na região.
Aconselha-se sempre respirar pela boca e mantê-la sempre hidratada, bebendo água regularmente. Deve-se evitar também a troca de temperatura, como passar de um ambiente gelado a um quente repentinamente ou muitas vezes ao dia.Como evitar as dores de garganta
Vale lembrar que é importante evitar se expor a situações que possam desencadear reações alérgicas em você, pois uma vez que a rinite ou a sinusite atacam, as dores de garganta podem surgir como um acompanhamento nada agradável.
Como amenizar os sintomas das dores de garganta
Para aliviar os incômodos que a dor de garganta causa, você pode apostar em alguns métodos caseiros. Lembrando que, esses métodos não curam o problema, somente aliviam as irritações. Não se deve substituir a consulta ao médico por quaisquer métodos caseiros de alívio.
Gengibre: O chá por infusão de gengibre pode amenizar a sensação ruim na garganta. Deve ser ingerido três vezes ao dia. O método deve ser evitado por gestantes com menos de três meses de gravidez.
Para preparar o chá, deixe o gengibre de molho por meia hora, depois acrescente água e leve ao fogo por mais meia hora. Deixe esfriar um pouco e estará pronto para o consumo.
Sucos cítricos: Os sucos de frutas cítricas como laranja e limão ajudam a aliviar a coceira na garganta e as tosses. Isto acontece porque eles agem na garganta limpando as impurezas que provocam as irritações.
Maçã: A maçã, assim como as frutas cítricas, também tem ação adstringente na garganta. Pode ser ingerida crua como fruta, cozida ou como um chá.
É valido ressaltar que a ingestão de líquidos muito quentes ou muito frios pode agravar a irritação na garganta, portanto recomenda-se ingerir líquidos em temperatura ambiente ou em temperaturas amenas.
É interessante também investir no consumo de alimentos que promovam uma melhoria na imunidade, como alho, própolis, verduras verde-escuro, legumes como beterraba e lentilha, entre outros.
Com o sistema imunológico mais fortalecido, é menos provável que você sofra com problemas na garganta. Porém, se isso acontecer, não perca tempo e procure um médico o mais rápido possível e siga as dicas para aliviar os sintomas.
Óleo de copaíba
Considerado milagroso, o óleo extraído do tronco da copaíba pode ser aproveitado na alimentação e até para massagens
A copaíba é uma planta encontrada principalmente na floresta Amazônica. Do tronco da árvore, retira-se o bálsamo da copaíba, popularmente conhecido como óleo de copaíba.
Os índios já conheciam as propriedades medicinais da planta, mas estudos recentes comprovam que oóleo de copaíba pode nos oferecer muitos benefícios.
Benefícios do óleo de copaíba
Conhecido como óleo milagroso, tem função antiinflamatória, anti-séptica e cicatrizante. Outra função importante é que ele previne o câncer, atuando principalmente em combate ao vírus HPV, que é causador do câncer de colo de útero.
A massoterapia também aproveita os benefícios do óleo de copaíba. Quando aplicado na pele durante a massagem, a ação analgésica do óleo promove relaxamento, combate o estresse, alivia as dores musculares, dores na coluna e as inflamações do corpo.O óleo de copaíba possui propriedades diuréticas, expectorantes, desinfetantes, e estimulantes, sendo muito utilizado em tratamentos como bronquite, sinusite, dor de garganta e doenças de pele.
O óleo extraído da copaíba é uma grande aposta da medicina fitoterápica. A planta é a única que pode ser usada no tratamento de mais de 50 tipos de doenças e traz resultados eficazes para a saúde.
O sabor do óleo de copaíba não é dos mais agradáveis ao paladar. Apesar de amargo, basta considerar seus benefícios para constatar que vale muito a pena consumir o óleo de copaíba.
Como consumir o óleo de copaíba
Para comprar óleo de copaíba, procure as farmácias de manipulação. É preciso seguir a recomendação de um profissional especialista no assunto para o consumo.
O produto pode ser encontrado em duas versões, para ser consumido via oral ou para aplicar no local afetado. Uma ótima dica para quem optar por consumir óleo de copaíba via oral, é misturá-lo com quatro gotas de mel para aliviar o sabor amargo.
Óleo de coco para diminuir a gordura abdominal
Saiba por que o óleo extraído do coco está dando o que falar como uma alternativa para auxiliar no emagrecimento
O óleo de coco é uma das substâncias mais comentadas do momento entre as alternativas naturais para acelerar o emagrecimento. Quando se fala em óleo, a ideia que se tem é de algo prejudicial à saúde. No entanto, esse óleo é obtido por meio de um processo de fermentação do coco maduro (fresco ou seco) que evita a oxidação dele e, consequentemente, a produção do LDL, o colesterol ruim.
Dessa forma, o óleo de coco se torna altamente benéfico para a saúde, pois previne doenças, promove a sensação de bem-estar e ainda dá uma ajudinha para quem quer perder peso.
O óleo de coco é rico em triglicérides de cadeia média, substâncias que favorecem o rápido esvaziamento do estômago e absorção pelo sistema intestinal. No fígado, estes triglicerídeos se transformam rapidamente em energia e não se depositam no organismo.Por que o óleo de coco ajuda a emagrecer?
Por isso ele é considerado termogênico, ou seja, capaz de elevar o gasto energético do organismo e gerar calor, o que aumenta a sensação de saciedade e queima calorias. Além disso, o consumo do óleo de coco gera saciedade, reduz o apetite e contribui para o emagrecimento e para a redução da gordura abdominal.
Outros benefícios do óleo de coco
Incluir o óleo de coco na alimentação ajuda a emagrecer, mas seus benefícios não param por aí. O alimento é rico em ácido fenólico, uma substância antioxidante que favorece a circulação sanguínea, reduz os níveis de colesterol e triglicérides, prevenindo doenças cardiovasculares.
O óleo de coco também tem importante papel na diminuição da produção de radicais livres, propriedade que se deve a ação direta da vitamina E presente na composição. Por isso, ele retarda o envelhecimento. Outros benefícios do óleo de coco são melhorar o sistema imunilógico, acelerar o metabolismo, regular o intestino e deixar o corpo cheio de energia.
Como consumir o óleo de coco?
Por ter um sabor agradável, muitas pessoas preferem consumir o óleo puro, mas ele pode ser usado como tempero para saladas ou misturado aos sucos e vitaminas. O óleo de coco pode ser submetido a altas temperaturas, mas para preservar suas propriedades nutricionais, é preferível usá-lo em preparações frias ou na finalização de pratos quentes.
O ideal é começar com meia colher de sopa e ir aumentando aos poucos até chegar a duas ou três colheres diárias. Mas nada de exageros na tentativa de potencializar os benefícios do óleo, já que o consumo excessivo pode provocar diarreia.
Já é possível encontrar também o óleo de coco em cápsulas, uma alternativa bem prática para incluir o produto na dieta, aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A indicação de consumo é de duas a quatro cápsulas por dia.
Mitos sobre chá verde, shakes e óleo de coco
Descubra por que nem tudo o que se ouve sobre esses produtos é verdade
Nem tudo é válido quando se trata de emagrecimento. Em busca de um corpo magro, não raro, mulheres apelam, sem orientação, para anfetaminas – inibidor de apetite proibido no Brasil, produtos naturais à base de folhas e ervas, shakes, pílulas, entre outros. Mas, é importante lembrar que, do mais inofensivo chá ou mais agressivo remédio, esse produtos são capazes de produzir efeito contrário ou, até mesmo, serem prejudiciais à saúde.
Por esse motivo, a primeira dica é: não acredite em tudo o que você ouve. E a segunda: “mantenha uma alimentação saudável e pratique exercícios físicos com frequência. Ainda assim, se a ingestão de qualquer produto for necessária, deve ser acompanhada de um profissional”, recomenda a nutricionista Joana Botas.
O hábito de tomar chá verde está diretamente relacionado a dietas e fórmulas “mágicas” de emagrecimento. Na verdade, a bebida tem substâncias termogênicas, que aceleram o metabolismo e, como consequência, ajuda na queima de gorduras.Chá Verde
Entretanto, o fato isolado de beber chá verde não significa que o consumidor irá emagrecer. Não adianta tomar doses regulares do produto e não manter hábitos saudáveis.
Shakes
Os shakes, em geral vinculados a laboratórios particulares, ajudam na batalha contra os quilinhos a mais, porém desde que sejam usados corretamente. Esse produto foi criado para substituir uma das principais refeições do dia, almoço ou jantar. Mais uma vez, sozinho o produto não causa qualquer efeito. Pelo contrário, se alguém resolver apenas beber shake, sem excluir uma refeição, ela pode acabar ganhando alguns quilos a mais.
Óleo de Coco
Novamente o “tratamento” para emagrecer esbarra na falta de informação. Na forma líquida, o óleo de coco pode ser usado para substituir o óleo tradicional no preparo dos alimentos. Uma das vantagens é que ele faz parte do grupo de gorduras vegetais e, por isso, é mais saudável. Em contrapartida, é rico em gorduras saturadas e, quando consumido em excesso ou simultaneamente a outros alimentos “gordos”, pode aumentar o peso.
“Nenhum produto natural ou manipulado é tão mágico a ponto de queimar sozinho as gorduras do corpo, a não ser remédios proibidos, que nunca são indicados”, alerta a nutricionista. “Portanto, vale tomar chá verde, por exemplo, se aliar o consumo a um hábito de vida mais saudável”, finaliza Joana.
Farinha de banana verde
Descubra por que introduzir a farinha de banana na sua dieta pode ser uma boa opção
A banana é um alimento indispensável para quem quer manter o corpo em dia. A fruta é rica em fibras, em carboidratos, vitaminas A e C, e sais minerais, principalmente magnésio e potássio. É uma excelente opção para quem sofre com cãibras, tem problemas digestivos e para as mulheres vítimas da terrível TPM.
Todos esses benefícios da banana podem ser melhor aproveitados se ela for consumida enquanto ainda está verde. Durante o processo de maturação, a fruta é rica de um tipo de amido resistente que não sofre digestão nem absorção e se comporta como se fosse uma fibra solúvel no organismo, inclusive produzindo substâncias que são benéficas.
Como a como a banana verde não lá muito é agradável de ser ingerida, pesquisadores resolveram aproveitar essa substância especial e desenvolveram a farinha de banana verde.
O produto se mostrou muito eficaz no controle da glicose do sangue e, como consequência, controla também o diabetes. Entre os benefícios da farinha de banana verde estão também a prevenção do desenvolvimento de doenças do coração e do câncer de intestino.Benefícios da farinha de banana verde
Estudos indicam ainda que o consumo da farinha de banana verde emagrece, pois inibe a fome e reduz o apetite ao provocar uma sensação de saciedade. Por isso, incluir a farinha de banana verde na dieta pode ser uma boa opção e os resultados do emagrecimento começam aparecer em média, após duas semanas de uso.
Receita da farinha de banana verde
Separe algumas bananas verdes. Você pode utilizar bananas verdes de qualquer variedade, mas a banana prata é a mais recomendável.
Ainda com a casca, escalde as bananas em água fervente por dois minutos. Em seguida descasque e corte em tiras. Leve ao forno e deixe torrar até que fiquem esturricadas, quebradiças e esfarinhando na mão. Use o liquidificador para moer e depois passe em uma peneira fina.
Como consumir farinha de banana verde
O consumo da farinha de banana verde é muito prático. Como ter sabor neutro, pode ser utilizada em diversas preparações, inclusive substituindo a farinha de trigo. Dá para misturar com água ou adicionar diretamente aos sucos, iogurtes e frutas em pedaços. A quantidade de consumo recomendada é de cerca de duas colheres de sopa por dia.
Não há restrições quanto ao uso da farinha de banana verde, a única orientação é ingerir bastante líquidos. Isso porque o consumo de fibras em grande quantidade, presente na farinha, sem a devida hidratação pode provocar prisão de ventre.
Chá branco ou chá verde?
Saiba qual a diferença entre os chás e quais os benefícios que eles proporcionam
O universo das dietas é sempre cheio de novidades. A moda dos chás surgiu como mais uma opção para quem quer perder peso. Primeiro foi o chá verde, que conquistou até mesmo as celebridades, depois surgiu o chá branco. As duas variedades possuem substâncias que fazem muito bem para a saúde. Mas afinal, qual a diferença entre eles?
Tanto o chá verde e o chá branco são extraídos da mesma erva, a Camellia sinensis. A diferença é que o chá branco é colhido só uma vez ao ano, quando as folhas da planta estão bem jovens. Saiba mais sobre cada tipo de chá.
Chá verde
As propriedades do chá verde são preservadas graças a um processo de aquecimento feito logo após a colheita para evitar a oxidação das folhas. Além de ser um poderoso desintoxicante, seu consumo regular ajuda no emagrecimento. É um ótimo aliado para acabar com aquela gordurinha na barriga. Possui uma enzima que evita a formação de tumores, previne o câncer e doenças cardiovasculares. Seus compostos fortalecem as artérias, diminuem as taxas de colesterol ruim e bloqueiam o acúmulo de gordura na parede dos vasos sanguíneos. O flúor presente nesse chá previne os dentes das cáries. O chá verde deve ser evitado por pessoas depressivas e ansiosas, pois contém muita cafeína.
Tem os mesmos componentes do chá verde, mas é ainda mais poderoso. Por ser menos processado, suas propriedades ficam mais concentradas e os benefícios para a saúde são potencializados. De sabor mais doce e suave, ochá branco é rico em vitaminas C, B1, B2 e substâncias antioxidantes. Contém potássio, manganês e acido fólico. Auxilia na perda de peso, acelerando o metabolismo e colabora na queima da gordura corporal. E os benefícios dochá branco não param por aí. Ele também reduz as taxas de colesterol ruim (LDL), e ajuda a prevenir ou amenizar os sintomas da diabetes. Além disso, o chá protege o organismo de vírus e bactérias, causadoras de doenças como a gripe, por exemplo.Chá branco
Para emagrecer com os chás
Qual deles é o melhor, chá branco ou chá verde? Na verdade, eles não são emagrecedores, apenas auxiliam no processo de perda de peso, que deve ser acompanhado pela mudança dos hábitos alimentares e uma rotina de exercícios físicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário