“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações. Vê se em minha conduta algo que te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno.”
— Salmos 139:23,2
acesse o nosso site
9 maneiras simples de ajustar sua alimentação para perder peso
Substituir alguns alimentos por outros mais saudáveis e menos calóricos ajuda no processo de emagrecimento
Ao contrário do que muita gente imagina, não é preciso mudar toda a dieta para perder peso. Basta encontrar algumas maneiras de ajustar a alimentação, com pequenas atitudes que podem fazer toda a diferença na hora de emagrecer.
São mudanças simples e, ao mesmo tempo, uma das melhores maneiras de perder peso, pois permitem que você coma o que já está acostumada e, ao mesmo tempo, ajuda a cortar calorias! Veja algumas dicas:
1. Beba água e coma salada antes das refeições
A primeira dica é uma das maneiras mais fáceis de ajudar a dieta e começa antes mesmo de comer. Basta beber um copo grande de água ou comer uma salada com um molho leve antes das refeições. A água e salada vão ajudar você a se sentir completa mais rapidamente durante a sua refeição e isso fará com que você não coma tanto. Você não vai se sentir privada de comer nada, porque vai se sentir satisfeita. Além disso, optar pela salada ajuda a adicionar mais verde em sua dieta, o que é sempre bom para a saúde.
Trocar o pão branco processado regular pelo pão integral não faz muita diferença em relação à ingestão de calorias, mas a longo prazo ajuda muito. Pães integrais contêm mais fibras, vitaminas e nutrientes. Por isso, eles costumam satisfazer mais e por mais tempo do que os pães que não são feitos de grãos integrais. Assim, você não terá que comer tanto para saciar a fome. Além disso, seu corpo pode quebrá-los mais facilmente do que os pães industrializados brancos, e eles não ficarão armazenados como gordura!2. Opte pelo pão integral
3. Substitua alimentos processados
Aos poucos, vá substituindo os alimentos processados, que tendem a ser pobres em nutrientes, o que faz com que seu corpo busque mais comida para encontrar os nutrientes de que necessita.
4. Troque açúcar por adoçante
Se você gosta de adoçar o seu café ou chá com açúcar, mudar para um adoçante é uma maneira fácil de abandonar calorias indesejadas. Mas ao invés de adoçantes químicos, prefira as alternativas naturais, que são mais saudáveis e não contêm ingredientes perigosos.
5. Mude a forma de consumir molhos
Em vez de encher a salada de molho, coloque o molho em um copo e mergulhe o garfo no copo antes de comer a salada. Isso irá diminuir o seu consumo em cerca de 80%, sem perder o sabor. Se for comer em restaurantes, sempre peça o molho à parte e, preferencialmente, opte pelos menos calóricos.
6. Coma devagar
Se você quer continuar comendo alguns de seus pratos favoritos, mas também quer perder peso, tente comer mais devagar. Saboreie cada mordida, mastigue bem, e preste atenção ao seu corpo, observando quando ele começa a se sentir saciado. Quando você receber esse sinal, pare de comer. Como seu estômago encolhe, você vai ficar cheio mais rápido e com menos quantidade de comida.
7. Substitua a margarina
A margarina é feita a partir de óleos hidrogenados produzidos quimicamente e tem sido associada ao ganho de peso, redução do metabolismo e maior risco de doença cardíaca. Por isso a manteiga é uma opção melhor. E o azeite de oliva melhor ainda, pois tem benefícios para a saúde, como redução de colesterol, que a manteiga não tem.
8. Mude seus condimentos
Sanduíches são sempre um dos pratos preferidos da maioria das pessoas, mas geralmente são muito calóricos, dependendo seus condimentos. Por isso, se for optar pelos sanduíches, prefira condimentos mais leves, como mostarda ou vinagre. Além disso, tente adicionar temperos vegetais, que ajudarão a te deixar saciado e irão te impedir de beliscar chips ou outras guloseimas.
9. Troque o sorvete pelo iogurte
Optando pelo frozen em vez de sorvete, você pode reduzir cerca de 100 calorias em média. Eles são tão deliciosos quanto, mas muito mais saudáveis.
10 truques simples para desintoxicar e perder peso de forma saudável
Nutricionista dá dicas para eliminar as toxinas do organismo, afinar o corpo e ganhar muito mais disposição
Almoço em família, jantar romântico, barzinho com os amigos… Parece que os programas mais gostosos para aproveitar os dias de descanso acabam sempre associados a comida, não é mesmo? E quem sofre as conseqüências é o organismo: os excessos podem causar azia, dor de cabeça, inchaço e ganho de peso.
Todos os dias o seu corpo é bombardeado por substâncias nocivas à saúde. Além dos doces e comidas gordurosas, muitos alimentos industrializados que estão presentes nas refeições todos os dias contêm corantes, conservantes e outros aditivos químicos. Eles podem parecer inofensivos, mas, com o tempo, acabam se acumulando no organismo, impedindo que ele funcione a todo vapor.
Você vai ver que, mesmo sem fazer restrições severas, é possível melhorar a alimentação e manter hábitos mais saudáveis.Para ajudá-la a manter a saúde em ordem e fazer uma verdadeira faxina em seu corpo, a especialista Michelle Schoffro, nutricionista e doutora em medicina natural tradicional, preparou algumas dicas de alimentação e hábitos saudáveis que prometem livrar de vez o organismo das toxinas.
A lista abaixo indica 10 truques simples que prometem acelerar o metabolismo, reduzir o inchaço e vão deixar você muito mais disposta. Confira!
- Beba muita água! A nutricionista indica pelo menos de 8 a 10 copos durante o dia para evitar a desidratação.
- Tome algum suplemento de vitamina C e do complexo B de qualidade. Ambos ficam esgotados no organismo com os excessos e consumo de álcool.
- Aposte nas frutas. Elas são um ótimo alimento para manter seu cólon e sistema linfático limpos e em bom funcionamento.
- Acrescente uma bela salada verde ao seu almoço e jantar. Incremente-a com feijão, frango desfiado, nozes ou sementes que, além de deixarem sua salada ainda mais saborosa, ajudam a estabilizar os níveis de açúcar no sangue.
- Faça pequenos lanches saudáveis a cada duas horas para estabilizar o açúcar no sangue. As alterações nesses níveis podem causar ganho de peso, esgotam sua energia e ainda prejudicam o sistema imunológico, tornando seu corpo mais vulnerável a gripes e resfriados.
- Evite os doces e adoçantes sintéticos. Esses ingredientes não naturais também prejudicam a imunidade do corpo.
- Movimente-se! Se exercite por, no mínimo, 20 minutos ao dia. Além de aumentar sua energia, a atividade física melhora a circulação e ajuda o sistema linfático a trabalhar de forma eficiente.
- Evite margarinas e outros alimentos que contenham gorduras trans e hidrogenadas. Esses alimentos tóxicos precisam de muita energia para ser digeridos, e vão deixar seu corpo mais lento. Além disso, esses ingredientes causam ganho de peso e têm neurotoxinas, ou seja, atacam o cérebro e o sistema nervoso, podendo causar dor e inflamação.
- Evite os alimentos que contêm corantes, conservantes e outros aditivos. O fígado trabalha muito tentando processar essas substâncias artificiais. Ao evitá-los, você estará liberando energia para outras funções.
- Por último, coma muitos vegetais! De preferência crus, cozidos, ou levemente refogados. Eles são ótimas fontes de fibra, vitaminas e minerais.
4 livros para quem quer perder peso de forma saudável
Embora o acompanhamento profissional não deva ser dispensado, algumas obras escritas por nutricionistas e outros especialistas podem ajudar no emagrecimento
Emagrecer com saúde: parece um conceito simples, mas é uma das maiores dificuldades de quem precisa ou deseja perder peso. Inúmeras dietas surgem todos os dias, prometendo realizar essa árdua tarefa, mas os nutricionistas garantem que, uma vez que todo organismo é diferente dos demais, o correto mesmo é seguir uma programação alimentar especificamente desenvolvida para você.
Se o tempo para consultar um nutricionista está curto ou a grana não é o bastante, há outras opções mais baratas que, apesar de não substituírem o acompanhamento profissional, podem dar uma boa ajuda na perda de peso. Os livros, por exemplo, são uma boa opção, porque podem te dar boas orientações na composição de hábitos alimentares e exercícios apropriados para o emagrecimento.
1 – “Eu posso fazer você emagrecer”
Se você é daquelas que acham que vale tudo por um corpo perfeito, esse livro é o ideal. O autor, Paul McKenna, propõe um tratamento baseado principalmente em práticas para trabalhar suas atitudes e pensamentos em relação à alimentação e ao corpo. McKenna é hipnotista e, por isso, utiliza exercícios de visualização e relaxamento para reprogramar sua autoestima e seus hábitos alimentares. Essa proposta ajuda não apenas a perder peso, mas também a assumir o controle de diversos setores da sua vida. O livro conta ainda com alguns relatos estimulantes.
O livro, escrito pela nutricionista e chef de cozinha Maria Cecília Corsi, traz uma série de truques para perder peso sem deixar a saúde de lado. Como a autora também é mestre em boa culinária, as orientações de “5 pontos essenciais para emagrecer” não sacrificam o prazer de provar determinadas delícias. Ótimo para quem pretende emagrecer sem sacrifícios dolorosos.2 – “5 pontos essenciais para emagrecer”
3 – “Eu não consigo emagrecer”
Acredite ou não, esta dieta já foi seguida por mais de 30 milhões de pessoas ao redor do mundo. Acontece que a dieta proposta pelo Dr. Pierre Dukan foi adotada por muita gente importante, incluindo Kate Middleton, duquesa de Cambridge. Trazendo quatro passos básicos para emagrecer sem passar fome, o Dr. Dukan utiliza seus mais de 35 anos de experiência com a nutrição para realizar o desejo do corpo perfeito.
4 – “Dieta saudável dia a dia”
Ian Marber, um dos maiores especialista em nutrição do Reino Unido, traz em “Dieta saudável dia a dia” uma combinação de orientação nutricional e explicações sobre como o metabolismo humano é afetado pelos alimentos ingeridos. Marber aposta na reeducação alimentar para ajudar seus leitores a perder peso mantendo o organismo saudável. O método é bastante flexível e pode ser aplicado a diferentes situações do cotidiano, como o próprio autor faz questão de deixar claro. O benefício extra da obra fica por conta de cem receitas simples e fáceis de preparar, que ficam prontas rapidamente – para que o leitor possa aplicar, de fato, as técnicas Marber à própria rotina diária.
Lembre-se: perder ou ganhar peso com saúde depende, basicamente, de cuidados específicos para cada organismo. Descobrir em que pontos você está errando e o que fazer para emagrecer de forma saudável é tarefa para um profissional. Ainda que livros e outras técnicas possam ajudar no processo, é muito importante a opinião de um nutricionista.
Dicas valiosas para perder peso mais rápido
Algumas atitudes não podem ser negligenciadas, quando o objetivo é emagrecer
Um corpo magro e sarado é o sonho de praticamente toda a população. Exercícios de academia, que também podem ser adaptados para que sejam realizados em casa, são o caminho lógico a ser tomado quando o objetivo é perder gordura e ganhar massa magra. Mas só isso não é suficiente, é preciso tomar alguns cuidados para emagrecer mais rápido. Alguns dos mais eficientes, se você quer acelerar o metabolismo e perder peso, estão explicados a seguir.
Combine exercícios cardiovasculares e treinamento com peso
Os exercícios cardiovasculares são aqueles que aumentam a freqüência cardíaca e, portanto, trabalham uma movimentação intensa de todo o corpo. Alguns exemplos são a caminhada, a corrida, a natação, o ciclismo e a aula de ginástica aeróbica. Procure realizar um desses exercícios por cerca de uma hora e, em seguida, parta para a musculação. Você estará, efetivamente, substituindo a gordura – queimada durante o exercício cardiovascular – pela massa magra – adquirida por meio da musculação.
Comece a se alimentar corretamente agora mesmo Puxar peso também ajuda o organismo a organizar o metabolismo para que você queime calorias mesmo quando está em repouso. Não deixe de realizar esse tipo de treinamento entre duas e três vezes por semana, com algumas séries entre 12 e 18 repetições e aumentando a carga conforme sentir que seu corpo está preparado. Se tiver dúvidas, consulte um profissional de educação física para maiores orientações.
Você pode enganar qualquer pessoa, menos a si mesma. Seja sincera: você se alimenta como deveria? Se sua resposta for não, é hora de começar. Os vegetais – verduras, legumes e frutas – são importantes aliados na perda de peso, porque contêm substâncias que ajudam o organismo a funcionar melhor. Além disso, não possuem produtos químicos, como conservantes e corantes, que podem atrapalhar o metabolismo.
Consulte um nutricionista
Cada ser humano possui um metabolismo diferente e, por isso, uma mesma dieta pode funcionar com determinadas pessoas e fracassar miseravelmente com outras. Sabendo disso, é fundamental procurar um nutricionista de confiança para adaptar seu cardápio às necessidades do seu corpo. Esses profissionais são os únicos que podem determinar exatamente quanto de carne magra, vegetais e gordura você pode ingerir ao longo do dia, se quiser perder peso.
Pule
Já ouviu falar em “pliometria”? Pois essa é um maneira de se exercitar que procura explorar ao máximo os movimentos rápidos e de explosão. Em outras palavras, a pliometria utiliza os velhos “pulinhos” para aumentar a queima de calorias. Subir uma escada um pouco mais rápido – e até mesmo descê-la – é um exemplo de exercício pliométrico que pode ser realizado em qualquer lugar. O princípio é que o corpo não espera um movimento tão rápido e, por isso, utiliza melhor a energia produzida por ele mesmo.
Crie uma rotina de exercícios
Quantas vezes você já se matriculou na academia e, quando percebeu, faltava muito mais frequentemente do que ia até lá? Esse tipo de auto-sabotagem deve ser evitado a qualquer custo. É preciso acostumar o corpo a uma rotina determinada de exercícios, assim como a uma dieta saudável. De nada adianta praticar uma vez por semana. Se você quer mesmo perder peso, precisará se exercitar todos os dias, sem desculpas ou escapulidas.
7 dicas para perder peso sem perceber
Saiba como eliminar alguns quilinhos sem precisar seguir dietas rígidas à risca
Comer é bom e todo mundo gosta, principalmente quando o cardápio do dia traz o seu prato favorito. Algumas vezes, os alimentos se tornam irresistíveis e, não satisfeita com apenas um pedaço, acaba extrapolando. Comer descontroladamente é prejudicial à saúde e o resultado é sentido na balança com o peso a mais.
Se você já tentou de tudo, mas não consegue parar de comer e não gosta de praticar exercícios, pode experimentar fazer algumas mudanças nos hábitos comuns do dia-a-dia. Confira algumas dicas que vão te ajudar a perder peso sem perceber.
A mastigação correta e lenta é essencial, pois a trituração feita pelos dentes reduz os alimentos em pedaços menores, o que transforma a digestão em um processo mais rápido e saudável.1- Mastigue devagar
Quando se mastiga bem os alimentos, a sensação de saciedade é maior e mais rápida. Os sabores dos alimentos também ficam mais intensos e você aprecia melhor as refeições, comendo uma quantidade de alimentos bem menor.
2- Evite comer em frente à TV
Não tem nada melhor que assistir aquele seu programa favorito beliscando alguma “besteirinha”, não é mesmo? Mas segundo estudos, ao comer em frente à TV, a quantidade de alimentos consuimidos tende a ser maior do que quando as refeições são feitas à mesa.
Isso porque quando estamos em frente à televisão, ficamos distraídos com o que estamos assistindo e não percebemos a quantidade de alimentos que ingerimos e aí vem o ganho de peso.
Sendo assim, o ideal é fazer refeições corretamente e longe da TV. Mas caso essa mania de comer em frente a telinha for incontrolável, a dica é dispensar os alimentos calóricos e comer algo mais leve, como frutas, cereais, saladas ou produtos de baixa caloria, assim você irá satisfazer a sua vontade sem ganhar peso.
3- Use pratos menores
Quanto maior for o tamanho do prato, mais espaço será preenchido e mais comida você irá comer. Por isso, para evitar exageros, comece trocando os pratos normais por tamanhos menores, assim você coloca pouca quantidade de comida. Além de deixar de comer descontroladamente, é uma forma de evitar desperdício de alimentos.
4- Fatie carnes e queijos
Você sabia que consumir os alimentos fatiados ao invés de pedaços ou filés, ajuda a se sentir satisfeita mais rapidamente? Os alimentos em fatias pequenas dão a impressão de bastante comida no prato e isso faz com que você pegue quantidades menores e aprecie cada pedacinho de comida.
5- Alimentos calóricos fora de alcance
Para evitar de assaltar a geladeira ou a despensa e comer alimentos calóricos descontroladamente, procure “esconder” essas tentações. Coloque os potes de biscoitos recheados e guloseimas em prateleiras altas, sorvetes no fundo do freezer e mantenha sempre os alimentos mais leves e saudáveis em locais de fácil acesso. Isso tudo para que você consiga ter uma alimentação mais saudável mantendo os alimentos calóricos fora de seu alcance.
6- Faça atividades saudáveis
Se você é do tipo de pessoa que não suporta aquela rotina de academia, procure fazer atividades agradáveis.Pedalar no parque, além de ser bastante divertido, é uma atividade física muito saudável.
Dançar é outra sugestão de atividade para perder peso sem perceber e que trabalha todos os músculos do corpo de forma mais dinâmica. Passear com o seu cachorro também é uma atividade pra lá de agradável, tanto para você como para o seu bichinho. Nadar pode ser a pedida para se refrescar nos dias mais quentes e ainda queimar bastante calorias. Ligar o som com as suas músicas preferidas nos dias de faxina é uma forma mais divertida e descontraída de fazer uma limpeza na casa e se movimentar. Troque o elevador pela escada para se exercitar. Volte aos tempos de infância e pule corda.
Estas são apenas algumas sugestões, mas você pode fazer diversas outras atividades saudáveis no dia-a-dia e se exercitar sem nem perceber.
7- Xô, vicio do refrigerante!
Algumas pessoas são tão viciadas em refrigerante que acabam substituindo até a água pela bebida. Evite exagerar, pois além de ser um grande vilão para o aumento de peso, o refrigerante em excesso pode prejudicar sua saúde.
Prefira os sucos naturais, que são mais saudáveis e saborosos. Você pode experimentar um sabor diferente de suco a cada dia e deixar para tomar o refrigerante apenas uma vez no final de semana ou de forma mais controlada durante a semana. Além de substituir aos poucos o refrigerante por sucos naturais, não se esqueça de consumir até dois litros de água por dia.
CASA
10 utilidades diferentes para o amido de milho
Fora da cozinha há uma grande variedade de usos práticos, como tirar manchas, desembaraçar nós ou até mesmo para aliviar queimaduras suaves
Todo mundo tem amido de milho – mais conhecido como maisena – guardado no armário, mas ele geralmente só sai de lá quando é item de alguma receita. Entretanto, essa não é a única forma de utilizá-lo. Confira algumas maneiras inusitadas de utilizar o amido de milho para objetivos nada comuns:
1. Limpar manchas em carpetes
Vale especialmente para manchas de óleo e graxa. Despeje um pouco de maisena sobre a área afetada e deixe descansar por cerca de 20 minutos. As manchas desaparecem. Depois, basta limpar.
2. Polir móveis
Mesmo depois de limpar bem os móveis, ainda ficam alguns resíduos? Polvilhe um pouco de amido de milho sobre a área, limpe e lustre-o. Isso também funciona para carros.
A sua prata perdeu o brilho? É possível fazê-las brilhar novamente, fazendo uma pasta com amido de milho e água. Aplique a pasta sobre a prata, deixe secar e depois limpe.3. Limpar prataria
4. Tirar manchas de tinta
Seja em tecidos, roupas ou mesmo em carpetes, basta fazer uma pasta com amido de milho e leite, aplicá-la à área afetada e deixar secar. Se ainda restar qualquer resíduo, é só escovar o local antes de limpar.
5. Desembaraçar nós
O nó está muito apertado e você não consegue desembaraçá-lo?. Polvilhe um pouco de amido de milho no local, isso irá facilitar o processo.
6. Suavizar queimaduras e picadas de insetos
Faça uma pasta de maisena e água e aplique sobre a área afetada. Deixe a massa secar e depois retire com água morna.
7. Tirar a oleosidade do cabelo
Se você está atrasada e não tem tempo para tomar banho, mas não sabe como se livrar da oleosidade do cabelo, polvilhe um pouco de amido de milho no couro cabeludo e deixe por alguns minutos antes de escovar. Ele vai absorver o óleo. A dica pode ser feita também com animais de estimação, quando, por algum motivo, não for possível dar banho.
8. Desodorizar sapatos
O suor acaba provocando um cheiro ruim nos caçados, o chamado “chulé”. Para acabar com esse odor, utilize o amido de milho, que irá absorver toda a transpiração. Funciona nas meias também.
9. Limpar manchas de gordura
Primeiramente, seque o máximo de manchas que conseguir com uma toalha de papel. Em seguida, aplique um pouco de maisena sobre a mancha e deixe descansar por cerca de 10 minutos. Retire com um papel toalha, esfregue um pouco de vinagre branco e lave normalmente.
10. Tirar manchas de sangue da roupa
Use água fria para fazer uma pasta com o amido de milho. Aplique-o sobre a mancha e esfregue-o um pouco. Deixe o tecido secar ao sol. Depois de seco, remova o amido de milho restante. Se ainda assim a mancha permanecer, vá repetindo o processo quantas vezes for necessário até que ela desapareça.
12 utilidades diferentes da escova de dente
Faça a limpeza e aplicação de produtos de forma precisa em diversos locais com uma escova de dente
Todo mundo sabe que para a manutenção adequada da higiene bucal, deve-se trocar as escovas de dente de seis em seis meses. Mas isto não significa jogar fora uma escova praticamente nova, já que é possível reutilizá-la, principalmente como um item de limpeza da casa.
Como as escovas de dente têm cerdas macias, cabeça pequena e um longo cabo, elas são ótimas para limpar superfícies delicadas e locais pequenos ou profundos, bem como aplicar produtos de forma delicada e precisa.
1 – Limpar unhas Para que ninguém passe pela situação desagradável de confundir uma escova de dente reutilizada com a de sua higiene bucal, basta identifica-la com uma caneta marcadora permanente – aquelas usadas para escrever em CDs e DVDs, no cabo. Confira quais são os dezesseis usos das escovas de dente que facilitam a rotina:
Uma escova de dente antiga pode virar uma nova escovinha para limpar possíveis sujeiras embaixo de unhas compridas.
2 – Aplicar tintura na raiz do cabelo
Escovas de dente são um grande aplicador de tintura nas raízes do cabelo, pois são extremamente precisas e têm ótima empunhadura, evitando que o produto seja aplicado na testa ou no couro cabeludo.
3 – Remover manchas nas roupas
Para tirar uma mancha na roupa de um alimento que caiu sem ter que molhar a roupa toda e sem correr o risco de espalhar a sujeira para outros locais deve-se usar uma escova de dente com um pouco de removedor de manchas.
4 – Limpar joias ou bijuterias
As cerdas das escovas de dente são macias o suficiente para não arranhar joias e bijuterias e seu tamanho reduzido tem excelente alcance em áreas sulcadas destes itens.
5 – Limpar um teclado de computador
Teclados são uma das coisas mais frustrantes para limpar se não se utilizar a ferramenta correta. Para conseguir ter sucesso neste tipo de limpeza basta colocar o teclado com as teclas para baixo e passar a escova de dente por toda a sua extensão. Desta forma, além de limpar as teclas e o espaço entre elas, é possível remover migalhas e poeira armazenadas.
6 – Limpar o interior do carro
Uma escova de dente antiga pode ser muito útil para limpar o interior do seu carro, principalmente o painel, com todos seus botões e teclas, e os vãos como o de suporte para copos.
7 – Limpar persianas
Escovas de dente são uma excelente ferramenta para a limpeza de persianas, pois varrem a sujeira de forma delicada sem entortar as hastes.
8 – Limpar manchas de tapetes
Manchas em tapetes sempre são um grande dilema de limpeza, pois apesar de ser necessário agir rápido para que a mancha não se torne definitiva, não se deve esfregar com muita força para que a trama do tapete não danifique. Assim sendo, a escova de dente é uma ótima ferramenta para ajudar neste tipo de limpeza, pois suas cerdas têm um toque suave que não irão desfazer os fios.
9 – Limpar vão entre móveis e eletrodomésticos
A escova de dente é ótima para alcançar alguns cantos bem estreitos, como os espaços entre a bancada da cozinha e um fogão cooktop, que são difíceis de limpar e acumulam muita sujeira.
10 – Limpar ralo da pia
A escova de dente é pequena o suficiente para ser a ferramenta perfeita para limpar toda sujeira viscosa, remover restos de comida e cabelos que se acumula no ralo das pias da cozinha e banheiro.
11 – Limpar rejunte entre azulejos
O rejunte entre os azulejos do banheiro é um dos lugares mais difíceis de limpar do manheiro, e que mais permite dar o aspecto de novo ao local, por isso, usar a escova de dente como aliada neste tipo de limpeza é bastante útil, já que ela permitirá esfregar o local melhor que uma esponja e aplicar produtos clareadores como a água sanitária com mais exatidão.
12 – Limpar caminhos das portas de correr e dobra do vaso sanitário
Os caminhos das portas de correr, principalmente das portas de correr dá área de chuveiros do banheiro e as dobras do vaso santitário, além de serem de difícil alcance, costumam acumular um tipo de lodo, resultante da combinação da umidade com matéria orgânica. Para fazer uma super limpeza nestes locais inalcançáveis, nada melhor que uma escova de dente antiga.
Como limpar escovas e pentes
Mantenha os pentes e escovas sempre limpos e garanta um contato mais saudável com os fios
Os pentes e escovas que servem para modelar e desembaraçar os fios também precisam de cuidados de higiene. Pode parecer frescura, mas se mantidos limpos, eles duram mais e ainda garantem um contato mais saudável com os cabelos.
A higiene das escovas e pentes é muito importante, pois ao escovar os cabelos úmidos ou secos, com excesso de creme, ou até mesmo junto ao secador, alguns fios sempre vão acabar enroscados nas cerdas. Se não forem retirados, com o tempo essa sujeira vai se acumulando e criando o ambiente propício para a propagação de caspas e doenças no couro cabeludo.
Para limpar escovas e pentes de cabelo é muito fácil, prático e não leva muito tempo. Separe os utensílios que deseja limpar e retire delicadamente todos os fios acumulados. Evite retirar os fios das escovas com a ajuda do pente para evitar danos em ambos.Como fazer a limpeza em escovas e pentes?
Em um recipiente no tamanho ideal para caber toda a escova, despeje um litro de água quente e acrescente algumas gotas de água sanitária ou sabão neutro. Em seguida, mergulhe uma escova de cada vez, deixando de molho por alguns minutos. Após a imersão, adicione ainda uma colher de chá de sabão líquido na água e deixe por cerca de 30 minutos.
Feito isso, retire as escovas e pentes, enxágue com água corrente, deixe secar naturalmente e pronto! Agora suas escovas e pentes estão mais limpos e conservados. Para manter a higiene, repita o procedimento uma vez a cada dois meses. Se perceber que os pentes e escovas estão muito sujos em menos tempo, faça a limpeza antes.
Uma dica para manter a sua escova ou pente sempre com aparência limpa e evitar o acúmulo de sujeiras, é sempre retirar os fios que ficaram enroscados logo após desembaraçar os cabelos.
Outros tipos de escovas
As escovas de cabelo do tipo almofada e metálicas não podem seguir o mesmo procedimento de limpeza que as demais, pois podem ficar encharcadas ou sofrer oxidação. Por isso, é necessário limpá-las sem deixar de molho.
Escovas almofadadas: Para fazer a higiene da escova tipo almofada, basta esfregar as cerdas com a ajuda de uma escova de dentes ou esponja flexível umedecidas com água e sabão neutro. Faça a limpeza completa e em seguida, deixe secar naturalmente.
Escovas metálicas: Para não causar oxidação nas escovas metálicas, é preciso ter cuidado redobrado na hora da sua higienização. A escova não pode ter longo contato com a água, por isso é recomendado não deixar de molho, apenas lavar rapidamente e em seguida, enxugar com um pano limpo e seco.
Como limpar peças de inox
Dicas para manter suas peças de inox sempre bonitas
Além de bonito e resistente, o aço inox não necessita de técnicas complicadas para ficar bem conservado. O material tem grandes vantagens, entre elas as de não descascar e não escurecer com o tempo. Além disso, é versátil e sempre atual.
Mas para deixar as peças de inox sempre bonitas, é preciso saber alguns cuidados básicos que ajudam a manter suas panelas, talheres e o fogão sem riscos e brilhando por mais tempo. Confira algumas dicas muito úteis de como limpar peças de inox.
O segredo da limpeza das peças de inox está no uso de materiais corretos e no cuidado com que é feito o procedimento. Para lavar o inox, basta usar sabão ou detergente neutro e água.Limpeza fácil
Para remover manchas de alimentos queimados e de gordura, que são consideradas leves, faça uma pasta usando bicarbonato de sódio dissolvido em álcool e aplique na peça. Depois, use um pano ou esponja macia para esfregar a superfície do aço inox. Você também pode usar uma escova de cerdas macias para a limpeza de manchas leves. Evite esfregar com movimentos circulares, dê passadas longas e uniformes, sempre no sentido do polimento do utensílio. Enxágüe com bastante água e seque com um pano macio.
No caso das manchas mais difíceis de serem removidas, a dica é fazer uma pré-imersão em detergente morno ou quente e água e seguir o mesmo procedimento indicado para as manchas mais leves. Se isso não for suficiente para remover as manchas das peças de inox, recorra aos produtos de limpeza, como removedores à base de soda cáustica. Não se esqueça de secar muito bem as peças com um pano macio para evitar marcas d´agua.
Como limpar e conservar bancadas de granito
Evitar derrubar substâncias ácidas no granito é uma das maneiras de evitar manchas na peça
O granito é um material muito utilizado em pias e bancadas de cozinhas e banheiros. Apesar de ser uma pedra natural brilhante, fácil de manter limpa e ainda mais resistente que o mármore, ela precisa também de cuidados específicos para evitar que seja danificada ou manchada.
Essa matéria é para você dona de casa que tem uma bancada ou pia de granito em casa e quer mantê-la bonita e conservada por mais tempo. Nossa fiel leitora, Thelma Sabim, nos deu dicas e revelou truques que ela mesma experimentou em sua casa para que pudéssemos compartilhar esse conhecimento com vocês, confira.
Um dos cuidados que se deve tomar para manter a peça bem conservada é passar selador anualmente em sua superfície. Assim, você garante que o granito mantenha sua impermeabilidade e não absorva líquidos que forem derramados sobre ele.Cuidados para manter o granito bem conservado
Não se deve utilizar produtos químicos abrasivos, limpadores com ingredientes ácidos (como vinagre) para fazer a limpeza da bancada ou pia de granito pois essas substâncias podem deixar manchas e riscos.
Alimentos como refrigerantes, vinagre e suco de limão devem ser mantidos longe da bancada ou se caírem devem ser retirados rapidamente para impedir que eles deixem marca no material.
Qualquer coisa que for derramada sobre a bancada deve ser limpada o mais rápido possível, assim você garante que ela ficará livre de manchas. Outra dica é que nunca se deve usar a bancada de granito como uma tábua de cortar, pois isso deixará riscos e cortes.
Para limpar, prepare uma solução de algumas gotas de detergente suave em água morna. Em seguida, passe a solução no granito com uma esponja ou pano macio. Feito isso, o próximo passo é enxaguar e secar com toalha de papel ou pano.Como fazer a limpeza da bancada de granito
A segunda etapa da limpeza consiste em misturar uma parte de álcool isopropil (70%) com três partes de água em uma garrafa borrifadora. Borrife a solução sobre a bancada passando toalha de papel ou um pano macio para secar.
Como remover manchas no granito
Mancha de gordura: Para remover manchas de gordura como óleo de cozinha e leite, o primeiro passo é remover a sujeira com um detergente. Em seguida, deve-se fazer uma pasta de bicarbonato de sódio com algumas gotas de água e passar na mancha.
Você pode também fazer uma pasta com um copo de farinha ou bicarbonato de sódio e 5 colheres de sopa de detergente. Depois, acrescentar água até obter uma pasta com a consistência de iogurte. Em seguida, deve-se colocar a pasta sobre a mancha, cobrir com um plástico e deixar de um dia para outro. Por fim, retire a pasta com água.
Mancha causada por matéria orgânica: Manchas de frutas, café, chá, alimentos e papel podem causar manchas marrom rosado na pedra. Use uma solução de água oxigenada para retirar a mancha.
Mancha de tinta: Em granito mais escuro, use thinner ou acetona para remover manchas de tinta ou marcadores. Em granito de cores claras, use água oxigenada para remover essas manchas. Enxague bem em seguida.
Como limpar diferentes tipos de pisos
Tudo o que você precisa saber para aprender a maneira correta de cuidar do piso da sua casa
Definir material a ser usado para revestir o chão da casa não é tarefa fácil. Além de reunir beleza e durabilidade, há outros aspectos que precisam ser levados em consideração para escolher o piso ideal. Entre eles, é imprescindível verificar se o piso é de fácil limpeza e manutenção.
Pensando nisso, selecionamos algumas dicas de como limpar diferentes tipos de pisos que facilitam a faxina e podem ajudar bastante quem está construindo ou reformando a casa.
A madeira é um dos materiais preferidos para pisos por ter alta durabilidade e combinar com qualquer decoração. Em geral, é utilizada em tacos e tábuas naturais ou em material laminado, que possui características bem semelhantes ao piso de madeira natural.Madeira
Apesar do toque agradável, da sensação de aconchego e da sofisticação que o piso de madeira dá a um ambiente, este tipo de piso exige cuidados para se manter conservado e com a tonalidade original por bastante tempo. Por isso, a escolha do produto correto para limpar piso de madeira é essencial.
Produtos químicos como álcool, querosene ou outros solventes jamais devem ser usados porque afetam a madeira e o verniz do acabamento. A água é uma das maiores inimigas do material, pois com o tempo pode deixar o piso com aparência desgastada.
A melhor maneira de manter pisos e carpetes de madeira sempre limpos é usando aspirador de pó, vassoura de pelos ou um pano seco. Outra alternativa é passar um pano úmido bem torcido embebido em água com duas gotas de detergente neutro ou produtos à base de amoníaco, sempre na medida de três colheres para cada litro de água.
Mármore
Para manter o piso de mármore com um aspecto impecável, um pano úmido costuma ser suficiente. Mas no caso de manchas, é preciso saber como limpar cada resíduo da maneira correta. Se o problema é falta de brilho, a melhor alternativa para limpar piso de mármore é passar um pano umedecido em uma solução feita com um copo de água oxigenada e 12 de água.
Manchas escuras ou amareladas, por exemplo, podem ser removidas com uma mistura de água com vinagre. Pode-se utilizar ainda produtos industrializados para remover manchas do piso de mármore, mas é importante lembrar sempre que ao utilizar alguma substância corrosiva neste tipo de piso, não se deve deixá-la por muito tempo em contato com a peça. Por isso, o ideal é aplicar o produto, esfregar a área manchada por poucos minutos usando uma escovinha e enxaguar imediatamente.
Granito
Os pisos de granito são de fácil manutenção. Nada de produtos oleosos, ácidos, água sanitária, detergente ou quaisquer substâncias corrosivas ou produtos químicos. Por ser um pedra muito sensível e que pode manchar facilmente, até com produtos que possuem corante, o melhor paralimpar piso de granito é usar um pano úmido.
Cerâmica
A praticidade e resistência da cerâmica tornam este tipo de piso ideal para cozinhas e banheiros, ambientes com bastante umidade, tráfego intenso e que necessitam de manutenção fácil. Para limpar piso de cerâmica não tem segredo, é só usar água e sabão neutro.
Porcelanato
O porcelanato é um tipo de revestimento cerâmico considerado nobre. A uniformidade de coloração e a grande resistência, inclusive à absorção de água, são características responsáveis por um piso brilhante e durável.
Para fazer a limpeza, utilize uma vassoura de pelos e depois passe um pano molhado na mistura de uma colher de sopa de detergente neutro ou sabão de coco líquido para cinco litros de água. Parece pouco, mas essa quantidade de detergente é suficiente para remover a sujeira e a oleosidade acumuladas no piso sem tirar o brilho.
Embora seja um piso altamente resistente, não se deve usar substâncias abrasivas como ceras e produtos para realçar o brilho, ácidos, soda cáustica e sabão em pó nas placas de porcelanato, pois elas danificam o esmalte e tornam sua superfície mais suscetível a manchas. O ideal é limpar toda e qualquer sujeirinha assim que notá-las e se as manchas permanecerem, o melhor é procurar produtos específicos para limpar porcelanato, que também são úteis quando há necessidade de se realizar uma limpeza pesada.
BELEZA
Os diferentes tipos de massagem
Conheça diferentes técnicas de massagem, como são feitas e seus benefícios
A massagem é uma terapia que envolve a utilização das mãos na aplicação de técnicas específicas de pressionar, esfregar e manipular os músculos e tecidos do corpo de diversas formas desde as camadas mais profundas até as mais superficiais.
Os principais propósitos da massagem são auxílio no tratamento de doenças, melhoria das funcionalidades dos tecidos e músculos e relaxamento e bem estar. As massagens podem ser feitas em cadeiras e mesas específicas para esse fim ou em um tatame no chão, preferencialmente em um lugar confortável, arejado e bem iluminado para melhor aproveitamento da massagem.
Tipos de Massagem
Massagem sueca: No Brasil este tipo de massagem também é conhecido como massagem clássica e é o tipo mais comum de massagem. A massagem sueca é relaxante e suave, os movimentos são circulares, longos e gentis.
Aromaterapia & Massagem: Esta técnica consiste em adicionar aromaterapia às massagens terapêuticas. A aromaterapia é a utilização de óleos essenciais no estímulo cerebral através do olfato, provocando diferentes sensações em todo o corpo.
Terapia das Pedras Quentes: Utiliza-se pedras quentes e frias para massagem nesta terapia dependendo das necessidades de cada um. As pedras são colocadas ao longo dos músculos, os quais sofrem a ação da termo terapia. Este tipo de massagem tem o objetivo de combinar a energia do corpo e das pedras, produzindo a sinergia das funções orgânicas e fisiológicas.
Massagem Profunda do Tecido: É uma massagem terapêutica que trabalha a reorganização dos tecidos nas camadas mais profundas, dos músculos e dos tecidos conectivos. Os movimentos são similares aos da massagem sueca, porém são concentrados nas áreas de maior tensão. São indicadas para dores musculares crônicas e muito agudas, para quem tem problemas posturais e luxações.
Outros tipos de massagens que estão entre as principais são o shiatsu, a massagem tailandesa, a massagem em gestantes, a reflexologia, a massagem esportiva e a massagem relaxante nas costas.
Massagem erótica: aprenda a fazer uma massagem estimulante
Aprenda a fazer essa massagem super sensual e aqueça seus momentos íntimos
A massagem é conhecida a milhares de anos como forma de amenizar o estresse e o cansaço, porém, a massagem também pode ser uma grande fonte de prazer. Muitos relacionamentos que caíram na rotina podem se beneficiar desses truques manuais para recuperar o ânimo do início da relação.
A massagem erótica ou massagem sensual pode ser uma ótima aliada na hora de esquentar sua relação. Seu objetivo é proporcionar o máximo de relaxamento em seu parceiro e para isso é importante um cenário confortável antes de por a “mão na massa”.
Como fazer uma massagem erótica Uma cama grande ou até mesmo um edredom no chão com o quarto suavemente iluminado e com garantia total de privacidade são a pedida certa para fazer uma massagem super excitante.
A massagem erótica é simples. Para fazê-la você precisa apenas de creme ou óleo aromático, velas para esquentar o ambiente, uma música que agrade os dois, pétalas de rosa se preferir um clima mais romântico, lingerie sensual e principalmente o desejo de sentir e dar prazer.
Começar pelos ombros é uma forma de deixar seu parceiro mais “descansado”, afinal, é nos ombros que fica a maioria das tensões do dia-a-dia. Os pés também são outro ponto podem causar relaxamento por meio da massagem.
Depois de deixá-lo totalmente relaxado, os outros pontos para massagem vão de sua escolha. Você pode massagear áreas próximas à virilha e outras zonas erógenas para deixar seu parceiro ainda mais animado.
A massagem erótica pode incrementar e fazer parte das preliminares, tornando este momento ainda mais sensual. Se você e seu parceiro nunca fizeram uma massagem erótica, dê o primeiro passo e presenteie-o com uma. Mostre a ele que você também tem interesse em receber uma massagem e ambos vão se beneficiar dessa maravilha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário