“O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador”
— 2 Samuel 22:2
acesse o nosso site
SAÚDE
Cirurgia de reconstrução mamária: esclareça suas dúvidas
Estudos mostram que a reconstrução proporciona melhor qualidade de vida à paciente e ajuda no tratamento do câncer
As novelas geralmente trazem a tona assuntos reais e importantes, que passam ou voltam a ser discutidos pela população em geral. Em Amor à Vida (2013), da Rede Globo, o drama da personagem Sílvia, vivida por Carol Castro, que descobriu que tem câncer de mama e terá que realizar mastectomia total no seio, tem chamado a atenção de muitas mulheres que se preocupam com a sua saúde.
Ao falarmos em mastectomia total, outro assunto vem logo à cabeça das mulheres: a possibilidade de reconstruir o seio afetado através de cirurgia.
Atualmente, a maioria das pessoas sabe que isso é possível, porém, ainda existem muitas dúvidas em torno do assunto. A cirurgia de reconstrução de mama é indicada para todas as mulheres que retiram uma parte ou o seio por completo? É uma cirurgia arriscada? Quando deve ser feita?
Como é feita a cirurgia de reconstrução mamária?Abaixo, o médico Pedro Alexandre, especialista em cirurgia plástica, responde a essas e outras questões.
O especialista explica que a reconstrução varia conforme as condições da mama, após a cirurgia de tratamento do câncer – que inclui a retirada de apenas uma pequena porção do seio comprometido pelo tumor ou ainda, a extirpação total do mesmo, incluindo ou não a extração da aréola e do mamilo.
“Por exemplo, em casos de tumores pequenos em que o cirurgião retira pouco tecido mamário, pode-se realizar uma plástica nas duas mamas para simetrizá-las, tanto na forma como no volume”, explica o especialista Pedro Alexandre.
“Se a mama toda tiver de ser retirada, pode-se colocar, na mesma cirurgia, um expansor (que é uma espécie de balão de silicone, que vai sendo cheio com soro durante cerca de 60 dias no pós operatório com injeções semanais, através de uma válvula que possui) para distender aos poucos a pele e prepará-la para, numa outra cirurgia, colocar a prótese de silicone definitiva”, continua o cirurgião.
Outra alternativa é colocar direto a prótese na mesma ocasião da retirada da mama. “Isso é feito se houver condições, ou seja, se a pele da paciente tiver elasticidade suficiente para que não precise ser previamente expandida”, explica Pedro Alexandre.
O especialista diz ainda que, nos casos em que for necessário, pelo tamanho ou gravidade do tumor, retirar muito tecido (pele, músculo) ou ainda, aplicar radioterapia, é necessário utilizar tecidos de outro local do corpo, como o abdômen ou dorso, por exemplo, para a reconstrução. “Essas são técnicas de reconstrução mais complexas e com cicatrizes resultantes maiores, porém, com possibilidades de ótimos resultados”, acrescenta.
O cirurgião frisa ainda que, em casos de câncer, “a prioridade sempre deve ser o melhor e mais seguro tratamento da doença, mesmo que essa medida resulte numa cirurgia mais ‘mutilante’ e, consequentemente, de reconstrução mais difícil ou resultado cosmético mais limitado”.
Por que a reconstrução é importante?
Para o especialista Pedro Alexandre, a importância da cirurgia de reconstrução mamária é muito grande. “Pode-se dizer: fundamental! Vários estudos mostram que a melhora da autoestima obtida pela reconstrução da mama, não só proporciona uma melhor qualidade de vida para a paciente, como influencia positivamente na evolução da doença , ou seja, ajuda no tratamento do câncer”, afirma.
A cirurgia de reconstrução é indicada para todas as mulheres que tenham retirado a mama?
O especialista Pedro Alexandre responde que, a princípio, a cirurgia de reconstrução de mama é indicada para todas as mulheres que tenham retirado a mama por completo ou parte dela devido ao câncer. “A não ser que a paciente não deseje realizá-la ou o seu caso exija uma técnica de reconstrução cujo risco é muito alto para suas condições de saúde”, acrescenta.
A cirurgia de reconstrução é segura?
O médico explica que, como em toda cirurgia, existem riscos. “Mas esses são muito dependentes do caso em si, das condições de saúde da paciente, da gravidade do tumor e da necessidade de técnicas mais elaboradas, como os retalhos mio-cutâneos (tecidos de outra região do corpo que contém pele e músculo)”, diz.
Em alguns casos, completa o especialista, “para minimizar os riscos, se opta por uma reconstrução tardia ou não imediata, isto é, realizada em outra cirurgia e não na mesma em que foi retirada a mama doente”.
Quanto tempo dura a cirurgia?
De acordo com Pedro Alexandre, a cirurgia pode durar, em média, de duas a cinco horas. “É muito variável, dependendo sempre do tamanho do tumor e das condições individuais de cada paciente”, acrescenta.
Existe um limite de idade para a cirurgia de reconstrução?
Não há um limite de idade (mínimo ou máximo) estabelecido para que possa ser feita a cirurgia de reconstrução mamária. “Mas, no caso de pacientes idosas, o que conta são as condições de saúde das mesmas, que influenciam no risco cirúrgico e anestésico, podendo ser um fator limitante ou até mesmo excludente em algumas situações”, completa o especialista Pedro Alexandre.
Como é o período de recuperação?
“O período de recuperação exige acompanhamento médico semanal, medicamentos (analgésicos, antibióticos), repouso com os braços e a não realização de esforços físicos por cerca de 30 a 60 dias”, explica o cirurgião.
A cirurgia tem custos para a paciente?
“A garantia de acesso à reconstrução da mama em caso de câncer, incluindo ou não próteses, é obrigação do Sistema Único de Saúde e direito do cidadão brasileiro, conforme lei federal a respeito”, finaliza o especialista Pedro Alexandre.
O câncer de mama é uma doença muito desagradável e, claro, ninguém espera tê-la na família. Mas, infelizmente, é uma realidade a que todas nós estamos sujeitas. Dessa forma, é importante que estejamos sempre atentas às informações sobre ela: como prevenir, quando procurar ajuda, bem como conhecermos as soluções a que podemos recorrer – no caso, a reconstrução – após ou paralelamente à cirurgia de retirada da mama.
Existe melhor época para cirurgia plástica?
O cirurgião plástico André Colaneri explica se a época do ano influencia nos resultados da cirurgia
Esta é uma das perguntas mais freqüentes em nosso consultório. Afinal, a época escolhida para cirurgia influencia no resultado?
Também já ouvimos falar alguma vez que julho é tido como o “mês da cirurgia plástica”, mas por que? Será que operar no inverno traz uma recuperação melhor?
Outro ponto a ponderar, é que muitas cirurgias plásticas necessitam durante a recuperação o uso de cintas elásticas por mais de um mês, o que é bem mais tolerável em dias frios.Nem sempre! O inverno traz algumas vantagens sobre o verão. Por ser mais frio, o inchaço pode ser menor, se comparado com dias mais quentes. Isso é mais evidente para cirurgias como lipoaspiração, abdominoplastia, cirurgia da face, em que o edema (inchaço) é mais proeminente.
Julho, por sua vez, é férias escolares e permite que mais pessoas possam programar a sua cirurgia e ter uma recuperação adequada. Logo, por estes motivos, julho se tornou o mês mais procurado para cirurgias plásticas.
Porém, mais do que operar no frio, há outros fatores de maior importância na programação da cirúrgica e que implicam de forma mais contundente no resultado da cirurgia plástica. O primeiro deles é procurar um Especialista, e isso apenas os cirurgiões credenciados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica são, pois é ela quem supervisiona a formação do Especialista.
Logo, são 11 anos de intensos estudos, mais uma prova da especialidade, e apenas depois de passar por tudo isso e ser aprovado na prova de especialista, é que se recebe o título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.Para ser especialista em cirurgia plástica é necessário cursar 6 anos de medicina na faculdade, formar-se médico, prestar outro vestibular para ser cirurgião geral, fazer mais dois anos de residência em cirurgia geral, formar-se cirurgião geral, fazer novo vestibular para cirurgia plástica, fazer mais 3 anos de residência em cirurgia plástica, formar-se em cirurgia plástica e depois disso tudo, passar na prova de especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Infelizmente, hoje há muitos médicos não especialistas fazendo cirurgias plásticas, se dizendo especialistas. Porém, estes não são membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Outro fator de fundamental importância é ter tempo e logística adequados para a recuperação, pois uma recuperação mal feita influenciará diretamente no resultado da cirurgia. Assim, é melhor operar no verão e ter tempo suficiente para recuperação, do que operar no inverno e ter que voltar ao trabalho precocemente.
Feriados também são muito procurados como opção para a recuperação, pois permitem um descanso e recuperação adequadas para pequenas cirurgias, evitando perder as férias para a recuperação. Cirurgias com rápido retorno ao trabalho de escritório, como prótese de mama, cirurgia das pálpebras, orelhas, ginecomastia, cirurgia intimas permitem uma recuperação adequada em feriados, mesmo fora do inverno.
Reconstrução capilar: dê mais vida ao seu cabelo
O tratamento devolve a vida aos cabelos e serve ainda para prevenir danos mais profundos aos fios
Os cabelos estão constantemente expostos a diversas agressões que fazem com que os fios fiquem fracos, quebradiços e ressecados. Além dos processos químicos como coloração, escova progressiva e outros tipos de alisamento, a poluição, o vento e os raios solares também danificam as madeixas. Não há como escapar dos vilões que estragam os fios e quando os danos provocados por eles são muito grandes, até mesmo os produtos mais específicos parecem não dar conta de acabar com aquele aspecto horroroso de palha e deixar os cabelos bonitos e sedosos novamente.
Mesmo muito danificados os cabelos ainda têm salvação. Para isso existe a reconstrução capilar, um tratamento muito eficaz para tratar esses problemas, que devolve a vida aos cabelos e serve ainda para prevenir danos mais profundos aos fios.
O processo deposita nos fios proteínas, aminoácidos e minerais, que são hidratantes essenciais para a estrutura física dos cabelos, pois tratam as camadas externas dos fios e são responsáveis pelo brilho, maciez e pelo balanço natural das madeixas.A reconstrução capilar pode ser feita em todos os tipos de cabelos, desde os virgens até os que passaram por processos químicos e estão opacos, ásperos, ressecados, embaraçam ou quebram com facilidade. Porém, é muito importante que todos os sinais sejam avaliados pelo cabeleireiro para que ele faça um diagnóstico do fio da cliente e possa indicar o reconstrutor mais adequado à situação do cabelo, a quantidade de aplicações do tratamento e o intervalo de tempo necessário entre elas. Os intervalos entre as sessões de reconstrução capilar podem variar entre duas vezes por semana, uma vez a cada 15 dias ou uma vez por mês.
Os resultados da reconstrução capilar podem ser vistos logo nas primeiras sessões, os fios já mostram sinais de recuperação na textura, ficam mais fortes e resistentes. Mas para que o resultado seja completo e para garantir a durabilidade do tratamento realizado no salão, é necessário fazer a manutenção em casa com produtos que sejam da mesma linha dos utilizados na reconstrução, assim os ativos reconstrutores permanecem nos fios e prolongam os benefícios da reconstrução capilar.
Blindagem capilar
Tudo sobre a técnica para quem quer ter cabelos lisos, hidratados e protegidos ao mesmo tempo
Os danos causados aos cabelos pela escova, por procedimentos com produtos químicos como alisamentos e coloração, além da exposição ao sol e à umidade, poluição, entre outros agressores, acabam deixando os fios fracos e sem vida.
E quando os cabelos estão danificados, mesmo depois de gastar um tempão domando a cabeleira é só o tempo virar, a umidade aumentar para os fios começarem a ficar rebeldes e lá se vai todo o esforço.
O que é blindagem capilar?Por isso, nada melhor do que recorrer aos tratamentos que recuperam a estrutura original dos fios, devolvem o brilho e a força total. A blindagem capilar é um destes tratamentos.
A blindagem capilar é um tratamento que renova a textura dos cabelos, hidratando e restaurando as camadas internas dos fios. Como é tratado de dentro para fora, o resultado é o aumento da resistência, a redução do volume e do frizz. O cabelo fica literalmente “blindado” contra novas agressões.
A blindagem nos cabelos é indicada até para quem já fez escova progressiva, já que os produtos usados não contêm componentes químicos como o formol e não tem a função de alisar os fios. Na verdade o resultado até aparece, mas a manutenção do liso acontece porque as fibras danificadas são reparadas.
O grande segredo da técnica da blindagem capilar é o silicone. Durante o tratamento, ele fecha as cutículas dos fios, deixando-os mais alinhados, prolongando a durabilidade de outros tratamentos, mantendo o equilíbrio e preservando a estrutura capilar.
O procedimento leva em média uma hora e a manutenção dos fios blindados não exige nada de especial. Saindo do salão, você pode lavar e prender os fios à vontade, também é liberado tingir ou fazer luzes. O único cuidado é evitar a lavagem com xampu anti-resíduos, ele remove os produtos da blindagem e o resultado dura menos. Lavando os cabelos dia sim, dia não, a blindagem permanece nos fios por cerca de três meses.
Decoração com Plantas
7 tipos de plantas para quem tem pouco tempo livre
Para quem vive correndo, algumas variedades de vegetais exigem pouco cuidado e até mesmo pouca água
Ter um jardim em casa é uma boa maneira de manter um hobby ligado à natureza que, ainda por cima, é capaz de te fazer relaxar. Entretanto, nos dias de hoje, em que a maioria das pessoas vive em apartamentos com pouco ou nenhum espaço sobrando, o sonho do próprio jardim pode se tornar um tanto difícil de ser realizado.
Se você é amante de plantas, mas não tem um local apropriado em casa para cultivá-las, optar por espécies que se adaptam bem a pequenos vasinhos é uma boa opção. Além disso, para quem vive correndo, algumas variedades de vegetais exigem pouco cuidado e até mesmo pouca água.
1 – Espada de São Jorge
Essa espécie de folhagem é extremamente adaptável à realidade de quem decide cultivá-la. Pode ser mantida sob o sol ou mesmo à sombra, em espaços que recebam luz solar indireta. Além disso, ela “prefere” que o vaso não esteja encharcado – perfeita para quem não tem tempo para se dedicar às flores.
A crássula é uma espécie de planta com folhas mais grossas e “suculentas” – o que significa que, quando cortadas, expelem um tipo de líquido -, perfeitamente adaptadas para armazenar boas quantidades de água. Por esse motivo, essa planta não exige que você a regue todos os dias, mas deve ser mantida em um local que receba iluminação solar direta.2 – Crássula
3 – Chifre-de-veado
Com folhagens espessas e que marcam bem o ambiente, o chifre-de-veado pode ser cultivado em xaxim, dentro de um vaso grande. A água necessária para esse tipo de planta se limita a borrifadas generosas duas vezes por semana. A única exigência é que o ambiente em que ela se encontra seja bem iluminado.
4 – Rosa de pedra
Outra plantinha considerada “suculenta”, a rosa de pedra é tão bonita quanto sugere seu nome. Ela se abre como uma rosa, porém mantém um aspecto “endurecido”, devido ao fato de armazenar água em suas folhas e caule. Como a água pode apodrecer suas raízes, o ideal é que seja mantida sob o sol e regada apenas uma vez por semana.
5 – Cacto
Uma vez que são originários de regiões desérticas, os variados tipos de cactos gostam exatamente de ambientes secos e bem iluminados. Sejam cactos grandes, pequenos ou mini, compõem uma bonita decoração de interiores e quase não exigem cuidados. Regar uma vez a cada sete ou dez dias e mantê-los sob a luz do sol são as únicas necessidades fundamentais dessas plantas.
6 – Violeta
Talvez a planta de interior mais conhecida, a violeta é um hit entre as jardineiras de fim de semana justamente porque não pede mais que alguns cuidados básicos para sobreviver. Se você decidir ter uma violetinha, basta regar duas vezes por semana, sem molhar as folhas e flores, e deixa-la em um ambiente que receba apenas luz indireta.
7 – Begônia
Além de linda e robusta, a begônia também é uma flor de cultivo fácil e sem segredos. Regá-la sem molhar as folhas e flores, além de protegê-las do sol direto e da friagem já é o bastante para que ela se desenvolva perfeitamente.
Espada de São Jorge
1/7
Como cuidar bem de plantas em vaso
Truques para cuidar das plantas em vaso e ter o verde sempre por perto
Para quem gosta de ter o verde sempre por perto, mas não dispõe de muito espaço, uma boa opção é cultivar plantas dentro de vasos. O uso de vasos além de acomodar as plantas, pode deixar o ambiente mais agradável e decorado.
Quando bem cuidadas, as plantas cultivadas dentro de casa crescem bonitas, saudáveis e têm ótima durabilidade. Mas para isso, é preciso tomar alguns cuidados. Confira dicas de como cuidar bem de plantas em vaso.
Os formatos e tamanhos dos vasos de planta também devem ser levados em conta. É preciso ficar atenta se o vaso não é “apertado” para a plantinha crescer bem.A escolha do local para as plantas é fundamental. Observe se a área escolhida fica próxima às janelas, já que a temperatura do ambiente, a luminosidade, o arejamento e o espaço são os fatores mais importantes para que as plantas se desenvolvam.
Para a planta ter uma vida longa, é necessário controlar e verificar diariamente a irrigação da terra. E para evitar o apodrecimento das raízes e o solo encharcado, use um recipiente para escoamento da água embaixo do vaso, o conhecido pratinho.
Uma dica para checar a umidade da planta é inserir o dedo ou um palito no solo em certa profundidade. Se a terra aderir, é por que ainda não é hora de irrigar a planta.
O uso de adubo é outra dica de como cuidar bem de plantas em vaso que ajuda no fortalecimento e crescimento delas. Mas tudo que é usado em excesso, pode fazer mal, por isso não se deve exagerar nas quantidades de adubo.
De preferência, regue as plantas no período da manhã e evite molhar muito as folhas e flores. Lembre-se que cada tipo de planta necessita de uma quantidade diferente de água. Plantas como o cacto e as bromélias, por exemplo, são plantas mais resistentes à falta de água. Já o copo de leite, begônia, crisântemo e azaléa, são plantas mais sensíveis e exigem cuidados dobrados.
Cuide bem das suas plantas protegendo seu vaso da exposição excessiva de sol, retirando sempre as folhas secas, matinhos e mantendo livre das pragas.
Como montar uma horta em apartamentos
Veja 10 dicas para cuidar e montar hortas em ambientes pequenos ou fechados
Quem mora em apartamentos normalmente tem dificuldades de montar uma horta ou um espaço para plantar ervas, temperos e até mesmo flores. Isso porque o espaço é reduzido e as vezes é preciso investir em armários planejados para caber exatamente os móveis dentro da casa.
Mas o desejo de ter a sua própria horta com alimentos livres de agrotóxicos e satisfazer o gosto de plantar seus próprios alimentos não deve ficar para trás, já que existem maneiras eficientes e baratas de adaptar sua pequena plantação ao ambiente em que você vive. “É possível pegar uma madeira velha e montar uma prateleira, ou até mesmo garrafas pet são ótimas para armazenar as plantas e ainda não custa caro”, comenta o químico Luiz Carlos Lourenço.
1 – Escolha um lugar do seu apartamento que receba luz e sol durante a manhã. “É importante que as plantas recebam luz solar pela manhã para poder crescerem saudáveis”, comenta o químico.10 dicas para montar e cuidar da sua horta caseira
2 – Opte pelas paredes mais largas e próximas das janelas. “O ideal é fazer com que as prateleiras fiquem no alto, longe do chão e em lugares ventilados”, sugere Lourenço.
3 – Pegue ripas de madeira que estejam em boas condições e pendure com pregos na parede. “Se a pessoa não quer furar a parede, existem adesivos colantes em floriculturas ou em grandes lojas de utensílios para casa que fixam corretamente e não estragam a tinta da parede”, diz o químico.
4 – Escolha as jardineiras de cimento com profundidade e larguras de até 30 cm. “Opte os modelos que são capazes de drenar a água para evitar que a umidade apodreça as raízes”, afirma o químico.
5 – As varandas ou as sacadas dos apartamentos são boas opões de fazer sua hortinha. “Escolha espécies de plantas que possam ficar no sol. “Agrião, alface e manjericão, por exemplo, podem se dar bem em varandas dos apartamentos”, explica Lourenço.
6 – Fique atento quando você for comprar a prateleira. “Escolha o local correto. Boas opções são prateleiras totalmente retinhas ou suavemente inclinadas”, sugere o químico.
8 – Prepare bem a terra antes de plantar. “Não adianta em nada ter um bom lugar para criar a horta e a terra não ser tão boa. Existem terras que já são preparadas e adubadas, mas caso você queira, adube com produtos que são vendidos separadamente em lojas de jardinagens ou até mesmo em supermercados”, indica o químico.7 – Escolha também o vaso correto. “Como as plantas precisam ser regadas, pelo menos, duas vezes ao dia, é preciso escolher os vasos que tenham furo embaixo para que o excesso da água seja descartado. Se você quiser aproveitar os que você já tem em casa, faça você mesmo os furinhos para a saída de água”, recomenda Lourenço.
9 – Após escolher as sementes que você irá cultivar, plante-as com cuidado. “Faça um buraco na terra de aproximadamente 1 cm. Coloque a sementinha dentro e cubra com a terra adubada. Regue com água e espere a plantinha crescer”, afirma o químico.
10 – Quando a planta estiver crescendo, regue diariamente. “É importante observar as folhinhas e retirar as amareladas”, finalizaLourenço.
SEXO
10 coisas que os homens esquecem de fazer durante o sexo
Com pressa de satisfazer suas necessidades, alguns homens podem deixar a desejar na cama
O sexo deve ser um ato de prazer para as duas partes envolvidas. Não seria justo que a mulher, por exemplo, se vestisse com uma lingerie nova e sexy, se o seu parceiro não se esforçasse nenhum pouco para agradá-la na hora H!
E não é que façam por mal, mas a verdade é que, algumas vezes, os homens deixam a desejar na cama, exatamente por terem pressa de satisfazer suas necessidades e se esquecerem de atender aos desejos da parceira.
A respeito do último item, ela acrescenta: “é através das preliminares que começamos a nos desligar do mundo externo e a nos entregar ao momento do sexo. O relaxamento e a entrega começam a ocorrer, dando início ao processo de excitação. Muitas vezes quando o desejo sexual não está muito intenso, ele pode aumentar na medida em que as preliminares vão ocorrendo. Em outras situações ele pode até não aumentar. No entanto, é com as preliminares que a mulher se prepara para a penetração, que não deve, portanto, acontecer logo no início da relação sexual”, explica Walkíria.A sexóloga Walkiria Fernandes destaca que, entre as queixas femininas mais frequentes em relação ao comportamento dos homens na hora do sexo, estão: a pressa para fazer a penetração, o fato de pedir à parceira para fazer sexo oral sem antes ter tomado banho, querer sexo numa frequência quase diária e a falta de preliminares. Não necessariamente nesta ordem.
Além desses pontos de extrema importância, abaixo você confere outras 10 coisas que muitos homens se esquecem de fazer na hora do sexo:
1. Brincar com o clitóris. Ele está bem ali, nem para mais baixo, nem mais para o lado… É importante focar nele!
2. Tirar as meias. O homem é sexy quando está nu, e sem meias!
3. Lubrificar. As mulheres precisam se sentir muito molhadas para realizarem com sucesso (e prazer) o ato. Por isso é preciso menos pressa, e mãos à obra!
4. Falar. As mulheres ficam ainda mais excitadas quando usam sua imaginação na hora H. Portanto, um pouco de conversa sobre sacanagem, claro, terá um efeito ótimo!
5. Manter a língua molhada. É fundamental mantê-la molhada com saliva na hora do sexo oral.
6. Tomar cuidado com as mãos. Ao menos que a mulher deixe claro que adora quando seu parceiro aperta seus seios com força, o toque neles deve sem mais delicado, no mínimo, sem beliscões.
7. Beijar levemente. Às vezes, um leve toque é melhor do que um forte. E um beijo doce, com apenas os lábios, é mais agradável do que um beijo muito acelerado com o uso excessivo da língua.
8. Mordiscar. A maioria das mulheres adora uma mordidinha e uma chupada suave nos dedos das mãos ou nos pés.
9. Deixar as preocupações de lado. É preciso sorrir um pouco, demonstrar prazer e concentração (somente) naquilo que está fazendo.
10. Tomar cuidado com os dentes. Nada de mordidas exageradas, principalmente nos seios, que são totalmente sensíveis. Mas é claro que mãos e boca são bem-vindas e podem passar pelos mamilos com suavidade antes de descer.
Portanto, as dicas de hoje vão para eles! É fundamental se atentar às necessidades da parceira e fazer de tudo para que o sexo seja realmente prazeroso para ambas as partes.
A importância do diálogo
A sexóloga Walkíria deixa também um recado às mulheres, especialmente àquelas que têm se incomodado com algumas dessas falhas (ou esquecimentos) do parceiro. “Sempre que algo não vai bem na relação afetivo conjugal ou sexual é importante que haja o diálogo”, diz.
“Quando a insatisfação for sexual, obviamente, o diálogo deve ocorrer fora do momento do sexo. É preciso ter a sensibilidade e a preocupação de dizer o que se quer, com respeito ao outro, sem agressões ou indelicadezas”, explica Walkíria. “A forma com que se fala muitas vezes é mais importante do que o que se fala”, finaliza a sexóloga.
Por que as mulheres gemem durante o sexo?
Pesquisa demonstra que as mulheres, em geral, gemem mais que os homens durante a relação sexual
Respiração acelerada e gemidos são duas maneiras diferentes de demonstrar prazer durante a relação sexual. Cada pessoa tem um tipo de comportamento nesses momentos. Além disso, essas reações podem ser voluntárias ou involuntárias, dependendo do tipo de estímulo que se está tendo. Naturalmente, há homens que arfam ou gemem quando estão tendo uma relação, mas os gemidos, em especial, são marca registrada das mulheres.
A verdade é que as mulheres são mais “teatrais” na hora do sexo. Por isso tendem a dramatizar mais o que estão sentindo, expressando através de gemidos, palavras ou mesmo gritos todo o prazer obtido. Tudo isso enquanto os homens permanecem um tanto quanto estáveis. Essa é a natureza dos gêneros e a forma que ambos encontram de demonstrar que estão se divertindo.
Quando se pratica um esporte ou qualquer atividade que exija muita concentração, toda pessoa permanece extremamente focada no que está fazendo até o momento em que acaba a tarefa. É comum, em competições esportivas, ver atletas gritando ao final da prova, como se estivessem liberando toda a energia que, até aquele momento, estava sendo reprimida e direcionada para o esporte. Nas relações sexuais não é diferente.O gemido serve para alguma coisa, que não seja apenas prazer?
É claro que ambos estão ali para curtir o momento e aproveitar a experiência, mas também há concentração para o sexo. Por esse motivo, os gemidos e sussurros seriam uma válvula de escape para os envolvidos na atividade, liberando a energia concentrada tal como os atletas fazem através dos gritos.
Por que, afinal, as mulheres fingem prazer?
É da natureza feminina tentar agradar ao parceiro, demonstrando o quanto ele está proporcionando prazer na cama. De acordo com um estudo realizado na Universidade de Lancashire, no Reino Unido, os gemidos e outros ruídos emitidos pelas mulheres fazem parte dessa encenação.
A pesquisa demonstrou que quatro, em cada cinco voluntárias entrevistadas, admitiam fingir um orgasmo usando gemidos durante suas relações, simplesmente porque gostariam que o sexo acabasse rapidamente. Este é um ponto importante para entender as relações homem-mulher.
A estatística tornou-se ainda mais expressiva quando os pesquisadores perguntaram a elas os motivos que as levavam a fingir um prazer que, na realidade, não estavam experimentando. 92% das mulheres disseram que usavam os gemidos para agradar ao parceiro, fazendo-o crer que estava sendo o melhor dos amantes durante o sexo.Enquanto, para os homens, o sexo é uma parte fundamental do relacionamento, o que a estatística demonstra é que a maioria das mulheres não dá assim tanta importância à questão. É claro, no entanto, que trata-se de uma pesquisa pontual, o que não significa que a opinião das entrevistadas represente, de fato, a opinião das mulheres como um todo.
Se essa é uma estratégia válida ou não na hora H, a verdade é que a maioria dos homens continua na eterna dúvida sobre a veracidade do prazer demonstrado por suas parceiras e, embora alguns afirmem que também simulam um prazer excessivo para satisfazê-las, a arte de encenar na cama ainda é um campo mais feminino.
BELEZA
99 truques de maquiagem para você se tornar expert no assunto
Com algumas dicas simples e outras inusitadas de maquiagem é possível disfarçar imperfeições do rosto e conquistar resultados profissionais em casa
A maquiagem é uma aliada indispensável da beleza feminina. Usando-a corretamente, ela tem o poder de destacar o que há de mais bonito na mulher e disfarçar possíveis imperfeições.
Os resultados incríveis conquistados com a maquiagem mostram que os profissionais e também pessoas que aprenderam a arte de maquiar simplesmente por hobby têm dicas preciosas e até alguns truques para alcançar seus objetivos.Mas a verdade é que a maquiagem tem lá seus segredinhos! Quem nunca se surpreendeu ao ver uma artista famosa, por exemplo, sem e, depois, com maquiagem? Ou ainda, encontrou uma conhecida na balada e reparou o quanto a produção tinha deixado-a diferente?!
Abaixo você confere uma lista com truques de maquiagem e muitas dicas para fazer a maquiagem ideal. Vale a pena experimentar, anotar e aliar essas dicas à sua rotina de produção de beleza:
Para os lábios
1. Para dar volume aos lábios, desenhe um novo contorno com um lápis labial rente à boca. Sempre aplique um batom do mesmo tom do lápis, sem deixar o traço visível e depois finalize com o gloss. Aplicar iluminador entre o lábio superior e o nariz também ajuda a dar destaque na boca e fica lindo com batom vermelho.
2. Para diminuir o volume, aplique corretivo nos lábios para apagar o contorno natural. Depois, preencha os lábios com o batom. (Mas lembre-se: lábios carnudos são superatraentes e merecem mesmo destaque).
3. Para fazer com que o batom dure mais passe o produto e “beije” um lenço de papel para tirar o excesso. Aplique uma camada de pó facial nos lábios e finalize com outra camada de batom.
4. A blogueira Camila Coelho também dá uma dica de como fazer o batom durar mais tempo na boca: passe um pouco de base em cima dos lábios; com uma esponjinha passe também um pouco de pó; com um lápis de boca, contorne os lábios; depois, aplique o batom com um pincel ou diretamente na boca.
5. Outra maneira de fazer o batom durar mais é passar um pouquinho de hidratante e uma leve camada de pó nos lábios. Em seguida, faça o contorno com lápis e preencha com um batom do mesmo tom.
6. Para não errar na escolha do batom/gloss, vale uma dica simples: quando os olhos estiverem mais destacados, procure usar tons neutros nos lábios e vice-versa.
7. Para mulheres que têm olhos pretos, batons em tons de laranja fechados, vermelho-amarronzado e marrom são ótimas opções, pois não “brigam” com os olhos escuros.
8. As mulheres que têm olhos azuis devem dar preferência aos batons nude e rosa para o dia. Para a noite, podem usar tons de vermelho bem quente, desde que eles não “briguem” com os olhos.
9. Batons em tons de rosa são ideias para mulheres que têm olhos verdes.
10. Batons bege clarinho, nude e gloss rosinha são ótimas opções para mulheres de olhos castanhos. Para ousar, vale optar pelo batom vermelhão.
11. Lábios grossos, geralmente os mais desejados pelas mulheres, ficam ótimos com tons de batom/gloss rosados e pêssego.
12. Quem tem lábios finos e quer dar um pouco mais de destaque a eles, pode abusar do gloss. O brilho e cores claras aumentam o volume da boca, por isso, aposte no salmão, dourado, bege e cor de boca.
13. Quem tem lábios assimétricos (quando o superior e inferior não têm uma largura homogênea) deve apostar em tonalidades neutras. Mas uma boa dica é igualar os lábios contornando a boca com lápis para deixá-los mais uniformes.
14. Comprou um batom e achou a cor muito forte? Existe um truque simples para clarear os tons muito chamativos: aplique uma pequena camada de corretivo por cima dele. Só não se esqueça de espalhar tudo com o dedo, para a cor ficar bem misturada.
15. É possível conquistar lábios mais volumosos usando canela, você sabia? Basta misturar uma colher de chá de canela em pó com um produto labial de sua preferência (manteiga de cacau, vaselina etc.). Depois, aplicar a mistura em seus lábios e aguardar alguns minutos. Seus lábios provavelmente começarão a formigar. E aí você já pode retirar a mistura com água.
16. Para hidratar os lábios – o que os deixará, posteriormente, mais preparados e bonitos para a maquiagem – use um pouco de Balm (produtos que protegem os lábios e hidratam; estilo manteiga de cacau, porém, em uma versão mais atualizada) antes de dormir. Se preferir, faça seu próprio hidratante labial caseiro .
17. Se você já se sente incomodada com algumas rugas no rosto e quer optar por uma maquiagem que disfarce esses detalhes, na hora de colorir os lábios, fique com os bastões menos cremosos. Eles pintam sem escorrer ou se acumular nos sulcos da boca ou ao redor dela.
Para os olhos
18. Para aumentar olhos pequenos: nas pálpebras, passe sombras claras e lápis no lado externo dos cílios superiores e inferiores. Isso dá uma impressão de serem maiores.
19. Para diminuir os olhos grandes: aplique sombras e lápis em tons mais escuros na parte interna dos cílios superiores e inferiores. técnicas para aumentar ou diminuir o tamanho dos olhos com maquiagem.
20. Outro truque, do blog AllMyLooks, para quem tem olhos pequenos ou simplesmente quer aumentar o tamanho dos olhos: aplique lápis bege dentro da linha d’água, depois contorne os olhos por fora com lápis escuro e esfume as bordas com uma sombra um pouco mais clara que o lápis. (O ideal é que o lápis seja bege ou cor de pele, e não branco, pois o lápis branco pode dar um efeito exagerado).
21. O côncavo nada mais é do que o contorno da pálpebra, a parte onde fica o ossinho em volta dos olhos. Todo mundo tem e é superimportante saber onde fica o seu. Para encontrar o seu côncavo é só colocar o dedo para sentir a parte que afunda do olho. Isso faz toda a diferença na hora de executar alguns truques de maquiagem.
22. Se você quer aumentar o tamanho dos olhos, o truque é marcar o côncavo levemente acima do lugar onde ele realmente é. Usando uma sombra marrom clara, você pode criar o efeito dos olhos maiores. Mas o ideal é aplicar a sombra marrom não em cima do côncavo, mas levemente acima dele. É só marcar a parte onde o “buraquinho” começa e aplicar sombra acima daquela região, esfumando em direção às sobrancelhas (mas sem chegar até elas).
23. Outro truque que faz toda a diferença: quando o delineador é muito grosso, você acaba desperdiçando espaço da pálpebra, e diminuindo o tamanho dos olhos. Então, se a ideia é aumentar o tamanho dos olhos, o traço do delineador deve ser bem fininho.
24. O rímel também faz muita diferença na hora de deixar os olhos maiores: invista nos de efeito alongadores e capriche na aplicação da raiz até as pontinhas. Nos cílios de baixo, aplique também em todo o comprimento (com a escovinha com menos produto para não empelotar).
25. Exibir cílios longos e volumosos exige paciência. Aplique uma camada de máscara, espere secar, aplique outra e continue… Faça isso até chegar ao resultado esperado.
26. Para uma maquiagem mais elaborada, os cílios postiços também são uma ótima opção para aumentar os olhos. Os modelos mais longos e menos volumosos ajudam a criar esse efeito.
27. Para separar olhos muito próximos: escureça os cantos externos superiores e inferiores com uma sombra preta ou marrom e use um lápis da mesma cor rente aos cílios superiores e inferiores, mas só do centro para o lado de fora.
28. Para disfarçar olhos caídos, aplique sombras escuras rente à raiz dos cílios, dando ênfase no canto externo dos olhos. Tons ideais: preto, marrom, verde-escuro e azul-petróleo. E dispense o lápis nos cílios inferiores.
29. A maquiagem também pode ser aliada de quem é oriental ou tem os olhos bem pequenos e ainda, pálpebras gordinhas. A dica é usar um make que destaque bem o côncavo e a parte interna dos olhos. Neste vídeo você confere o passo-a-passo.
30. Para aproximar olhos separados: esfume o canto interno com uma sombra escura. Por fim, passe lápis marrom ou preto rente aos cílios superiores e inferiores, mas somente da parte interna para o centro do olho.
31. Antes de aplicar o curvex, esquente-o com o secador. Isso faz com que ele modele ainda melhor os cílios. Tome cuidado para não esquentar demais, apenas aqueça levemente.
32. Use o curvex de forma diferente! Em vez de apertar o aparelho uma vez só na raiz dos cílios, aplique em três pontos diferentes: na raiz, no meio e na ponta.
33. Para passar o rímel, entorte a haste da máscara. Isso facilita a aplicação e evita sobras que formam feias bolinhas entre os cílios.
34. Se você tem certo receio de apostar na sombra preta, a dica é usar o preto na pálpebra, mas trocar a cor por marrom no côncavo. Assim o degradê fica mais sutil.
35. Um truque que pode ajudar muito na hora de usar delineador e também marcar o formato da sombra: pegue um pedaço de fita adesiva, tire um pouco da cola na mão e coloque no rosto fazendo uma diagonal do cantinho do olho até o fim da sobrancelha. Daí não precisa ter medo de usar o delineador ou sombra, que eles não vão borrar.
36. Sombra em pó geralmente faz muita sujeira, não é?! Para tirar aqueles pozinhos que caíram na bochecha conte também com a ajuda da fita adesiva. Basta apertá-la contra a pele, com cuidado para não borrar ainda mais o rosto.
37. Outra sugestão para o mesmo problema da sujeira com a sombra é, antes de começar a maquiagem, passar uma cobertura bem generosa de pó abaixo dos olhos. Depois de fazer toda o make, use um pincel gordinho para “varrer” o pó em excesso da pele.
38. Você usa óculos, mas não abre mão de sair maquiada de casa?! No vídeo, a blogueira Camila Coelho ensina uma maquiagem ideal para o seu caso: ela destaca os olhos, mesmo após você ter colocado o acessório, e pode ser usada tanto durante o dia (sem delineador abaixo dos olhos) como à noite.
39. A maquiadora Alice Salazar ensina um truque importante para quem tem dificuldades para se maquiar pois não enxerga de perto. Ela usa óculos próprio para isso, com lente que se descola para os dois lados. Assim, a pessoa enxerga bem com um olho, enquanto maquia o outro.
40. Se vira e mexe você fica na dúvida de que cor de sombra deve usar, lembre-se: a sombra não precisa combinar com a roupa, mas é necessário que exista uma harmonia entre elas. Por exemplo, se o look é supercolorido ou floral, a sombra deve ser neutra para equilibrar o visual.
41. Uma forma fácil e bonita de usar sombras é eleger duas tonalidades (uma clara e outra escura) e aplicar a mais clara no canto interno e a mais escura no externo, criando uma fusão, sem contrastes entre elas.
42. Para o ambiente de trabalho, prefira sombras em tons mais neutros, como marrom, pérola e rosa queimado. Deixe as cores fortes e os brilhos para as festas e baladas.
43. Uma boa dica para fazer a sombra durar mais é passar primeiro uma camada de sombra cremosa (em bastão, por exemplo) e aplicar por cima a compacta em pó.
44. Outra dica para fazer a sombra durar mais é umedecer levemente o pincel na água antes de aplicar o produto. Além de fixar melhor a sombra, o truque torna sua cor mais intensa.
45. Sobrancelhas bem delineadas são fundamentais para valorizar os traços de todo o rosto da mulher – e não apenas do olhar. Quando estão bem feitas, elas “levantam” a área dos olhos, dando, automaticamente, uma aparência mais jovem e bonita à mulher.
46. Os lápis para sobrancelha, em geral, dão um aspecto natural e bonito à sobrancelha se usados com leveza, não carregue muito na aplicação. Evite usar o lápis 6B para delinear a sobrancelha porque ele contém substâncias que podem ser prejudiciais ao seu rosto.
47. As mulheres com falhas nas sobrancelhas e com pelos escuros podem passar uma sombra um tom mais claro que os pelos naturais e pintá-los com um pincel fininho, respeitando o desenho natural deles.
48. Quem tem olhos proeminentes deve evitar sombras coloridas e cintilantes. As cores neutras e quase sem brilho são as mais indicadas.
49. Outra opção para quem tem olhos proeminentes é aplicar sombra clara abaixo das sobrancelhas e uma sombra escura sobre as pálpebras.
50. Já tentou substituir a sombra por gloss? O make fica supermoderno!
51. Para delinear os olhos sem borrar, faça o traço antes com um lápis preto ou marrom e só depois passe o delineador.
52. Coçou o olho e borrou a sombra cremosa? Use o próprio acúmulo do produto que fica nas dobras da pálpebra para retocar a maquiagem.
53. Para fazer um olho esfumado perfeito, passe primeiro sombra bronze-escuro em toda a pálpebra e esfume. A seguir, aplique sombra preta rente aos cílios, já marcado previamente com lápis ou delineador, e esfume novamente.
54. Loiras devem evitar sombras azul-celeste, pois o tom envelhece o olhar.
55. Ruivas ficam bem com sombras nos tons de verde, azul-marinho e marrom. Devem evitar os rosados.
56. Os olhos pretos combinam com praticamente todo tipo de maquiagem. Mas uma dica é fugir dos tons de cinza que apagam o olhar.
57. Mulheres que têm olhos azuis devem usar sombra preta ou marrom esfumada para looks noturnos, pois elas destacarão bem o olhar.
58. Mulheres que têm olhos verdes devem evitar tons pastel, branco, azul, prata e cores claras em geral na pálpebra móvel, pois elas não destacam e deixam o olhar apagado.
59. Mulheres de olhos castanhos tendem a ganhar destaque com sombras em tons de pêssego, marrom, preto, berinjela, verde ocre e salmão. Tons de chocolate, dourados, bronze e oliva também ficam ótimos e destacam o olhar. Para a noite, a dica é abusar do brilho.
60. Quem tem bastante olheira – por mais que tente disfarçá-las com algum outro truque de maquiagem – deve dizer não às sombras azuis, que tornam o problema mais evidente.
61. Está em dúvida quanto à cor da sombra? Use os tons de marrom. Não tem erro!
Para o nariz
62. Segundo Raphaella Bahia, maquiadora do Studio Longevitá, um corretivo mais claro ou um iluminador aplicado no alto do nariz, em linha reta, até quase a ponta, afina o nariz.
63. Outra maneira de afinar o nariz com a maquiagem é escurecer as laterais com uma sombra ou um pó dois tons mais escuros do que o da pele. Quem tem a pele muito branca deve optar por cores rosadas. Ilumine a pontinha com um tom mais claro, vale até passar uma base iluminadora. Já quem tem o rosto moreno ou negro, consegue o efeito a partir de produtos em bronze ou marrom nas laterais. Para iluminar, aposte num produto da mesma cor, mas num tom mais claro. Esse é um dos truques do contorno facial, técnica que permite modelar o rosto conforme suas necessidades.
64. Outra ideia para afinar o nariz é passar um blush mais escuro do que o tom da sua pele nas laterais, do canto interno das sobrancelhas até suas abas.
Para a pele
65. Uma boa pele é fundamental para qualquer maquiagem. Para prepará-la da forma correta, antes de tudo, limpe, tonifique e hidrate.
66. Segundo a maquiadora Raphaella Bahia, o corretivo é o melhor aliado para disfarçar olheiras. “Escolha sempre um corretivo um tom mais claro que a base. Prefira os líquidos e os que ajudam a hidratar a região. Finalize com base e pó facial. Mas, cuidado, não passe demais”, diz.
67. Para quem tem olheiras muito evidentes, a dica da maquiadora Raphaella Bahia é evitar corretivo escuro, máscara para cílios comum, sombra azul, berinjela e lilás e lápis preto dentro dos olhos.
68. De acordo com Raphaella Bahia, um erro supercomum entre as mulheres é passar o corretivo na cor errada. E esta é uma dica do que não deve ser feito! “Na vontade de esconder as olheiras, elas acabam passando o corretivo muito mais claro que a pele, causando o efeito de destaque no local que se quer esconder. O corretivo iluminador também causa este efeito e deve ser usado de maneira moderada, após o corretivo da cor da pele”, diz. A dica da maquiadora é: “o corretivo tem que ser somente um tom mais claro que a pele. Se suas olheiras são muito marcadas, opte por corretivos de camuflagem antes do corretivo tradicional”.
69. Para disfarçar olheiras, opte por corretivos/corretores rosados ou tom pêssego. De forma geral, peles claras corrigem melhor com tons rosados iluminados Peles morenas funcionam com tons pêssego. Aplique primeiro a base e depois o corretivo. Caso precise, acrescente mais um pouco de corretivo por cima depois.
70. Se a ideia é parecer corada, o ideal é passar blush nas maçãs do rosto. “Mas não fica bem em quem tem o rosto muito redondo. Na hora de aplicar, dê um sorriso em frente ao espelho. O lugar do rosto que ficar mais saliente é onde o blush deve ser espalhado”, explica a maquiadora Raphaella Bahia.
71. Aplicar blush abaixo das maças do rosto é indicado para quem tem o rosto redondo e quer suavizá-lo. “Para aplicar o blush faça boca de peixinho. A região do rosto que ficar mais murchinha recebe uma linha diagonal do produto, entre o canto da boca e as orelhas. Depois, esfume bem o blush para que ele não fique marcado”, explica Raphaella Bahia.
72. Como os produtos utilizados para corrigir manchas são cremosos e densos, o certo é utilizar um primer antes de espalhar o corretivo. “Além de facilitar a aplicação do corretivo e da base, o produto hidrata a pele e corrige outras imperfeições, como poros dilatados e linhas finas. É muito importante ainda usar um corretivo certo para a o seu tom de pele”, explica Raphaella Bahia.
73. A base e o pó não podem ser nem claros nem escuros, têm que ser no tom ideal. A dica da Raphaella Bahia, do Studio Longevita, é: “teste a base entre o rosto e pescoço, tentando achar um tom que fique bem em ambas as regiões, não teste a base na mão”.
74. Para usar o pó durante o dia, use a esponja seca para conseguir um aspecto mais natural.
75. Se for usar pó à noite, a esponja pode ser umedecida trazendo um pouco de brilho ao rosto.
76. Pescoço e colo devem estar no mesmo tom do rosto, devendo-se utilizar maquiagem nessas áreas quando estão à mostra.
77. Chamar a atenção para as sobrancelhas é uma boa tática para tirar os possíveis olhares das suas ruguinhas. Para isso, conte com um blush bem aplicado no ponto mais alto da maçã do rosto. Elas vão ficar mais arqueadas, harmonizando o rosto. Também escureça um pouquinho o cantinho interno do canto dos olhos, com lápis preto ou marrom forte. Complete o make passando um tom escuro de batom.
78. A pele mais velha apresenta, além de mais linhas de expressão, uma flacidez maior. Para amenizar isso, uma dica é delinear os olhos e a boca com muita suavidade (essas áreas costumam concentrar mais rugas). Uma boa base também é fundamental: escolha uma com textura cremosa, que deixa o rosto bem hidratado.
79. Outra dica importante para quem quer disfarçar sinais do envelhecimento é esquecer os produtos de maquiagem cintilantes. Isso porque os tons opacos disfarçam melhor.
80. Que parecer mais jovem com truques de maquiagem? O ponto mais importante para esse tipo de maquiagem é a preparação da pele. Mas, Karen Bachini ensina todos os truques para alcançar esse efeito.
81. Comprou uma base pela internet e, quando ela chegou, notou que a cor era muito mais escura do que o seu tom de pele? Um truque para usá-la é misturar um pouquinho do produto com um hidratante facial e usar normalmente, como se fosse um creminho com cor. O resultado não é o mesmo da base, já que ela fica diluída, mas pelo menos o investimento não é totalmente perdido.
82. Sabe o pincel para esfumar sombras? Ele pode ser usado para espalhar o corretivo. O resultado fica mais suave.
83. Apesar de oferecerem uma textura mais natural, as bases líquidas não são recomendadas para peles manchadas.
84. As bases cremosas, mais espessas, cobrem qualquer imperfeição, mas não são indicadas para peles oleosas e mistas.
85. O pó-base oferece cobertura de base e acabamento de pó e é perfeito para peles oleosas e mistas.
86. O pancake (base em pó) garante 100% de cobertura, mas realça as marcas de expressão. Será que vale a pena usar para conquistar o resultado que você deseja?
87. Se você tem sardas, não tente camuflar, pois o resultado poderá ficar muito artificial.
88. O corretivo em bastão é ótimo para disfarçar pequenas manchas e espinhas, mas, se aplicado na região dos olhos, pode acentuar as linhas de expressão. Por isso, nessa área prefira uma versão cremosa do produto. Mais fácil de aplicar, ele garante uma textura bem natural.
89. Os corretivos em lápis são ótima opção para áreas pequenas, como espinhas e manchas.
Para o rosto em geral
90. De acordo com a maquiadora Raphaella Bahia, é possível afinar o rosto com alguns truques de maquiagem. “Passe a base escura abaixo do osso da maçã, espalhe bem e, em seguida, aplique um pó compacto para remover a oleosidade e proporcionar efeito aveludado; passe o blush no mesmo lugar da aplicação da base, abaixo do osso das maçãs; aplique o iluminador líquido do alto do nariz até a ponta”, explica. “O blush abaixo do osso da maçã do rosto e nas laterais das bochechas, em direção às têmporas, afina o rosto”, acrescenta.
91. Para diminuir a testa, afinar bochechas e nariz, utilize uma base em bastão ou pó compacto mais escuro que a sua pele. A dica está no vídeo de Juliana Goes. Confira!
92. Segundo Raphaella Bahia, mulheres que têm bochechas mais cheias podem usar blush marrom e iluminadores para disfarçar esta característica.
93. Outra dica para as mulheres que têm bochechas mais cheias, de acordo com Raphaella Bahia, é chamar a atenção para os olhos com uma maquiagem mais destacada.
94. No vídeo, a blogueira Camila Coelho também ensina como fazer o contorno para afinar o rosto, indicado para pessoas que têm bochechas mais cheias, por exemplo. Ele é feito depois da aplicação da base e do pó, antes do blush. Confira!
95. De acordo com a maquiadora Raphaella Bahia, uma boa dica para diminuir a aparência do queixo é usar um tom de base mais escura na área.
Para remover a maquiagem
96. Está difícil retirar a máscara de cílios? A solução é mais simples do que você imagina e não agride os olhos. Molhe um pedaço de algodão na água morna (do banho ou da pia) e depois esfregue com delicadeza nos olhos.
97. Você pode usar ainda o xampu Johnson’s na hora de tirar rímel à prova d’água. Basta usar ele como se fosse um sabonete líquido, lavando os olhos (e cílios) com delicadeza, que o rímel sai todinho.
Para cuidar da maquiagem
98. , Camila Coelho ensina como limpa e seca seus pincéis. Vale a pena conferir, afinal, os cuidados com os itens da maquiagem também são fundamentais para garantir o sucesso do make! O xampu Johnson’s também pode ser usado para lavar os pincéis de maquiagem.
99. Se a sua maquiagem em pó quebrou, não se desespere. Um truque para recuperar maquiagem quebrada é molhá-la dentro da embalagem, compactá-la novamente e esperar secar.
+Detalhes acesse : www.radioestacaolivre.com e confira mais
Nenhum comentário:
Postar um comentário