“Pois ele carregou o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.”
— Isaías 53:12b
acesse o nosso site
DICAS DE SAÚDE
40 possíveis culpados pela sua dor de cabeça
Saiba quais são algumas das principais causas para aquela dorzinha da qual você não consegue se livrar
A dor de cabeça, além de atrapalhar nossa rotina e ser incômoda, costuma estar ligada a fatores distintos e ser até mesmo sinal de algumas doenças. Porém, na maioria dos casos, os médicos apontam que ela pode também estar sendo causada por pequenos hábitos de nosso cotidiano, ou por problemas que, por muitas vezes, ignoramos. Saiba o que pode estar gerando esse mal e procure controlá-lo:
- Cerveja
- Vinho tinto
- Alguns tipos de queijo
- Soja
- Peixe defumado
- Carnes que contenham nitrato (bacon, salsichas, salame, carnes curadas)
- Alimentos processasdos
- Alimentos fermentados
- Alimentos em conserva
- Alimentos marinados
- Chocolate
- Nozes
- Produtos lácteos
- Aspartame
- Pular refeições
- Contato excessivo com a luz solar ou luz artificial
- Perfume
- Sons altos
- Odores desagradáveis, como diluente de tinta e fumaça
- Cigarro
- Uso excessivo de remédios para dor de cabeça (metade das crises de enxaqueca crônica, e 25% de todas as dores de cabeça, na verdade, são episódios de “rebote” desencadeados pelo uso excessivo de analgésicos comuns)
- Alterações hormonais em mulheres antes ou durante da menstruação, durante a gravidez ou a menopausa
- Uso de contraceptivos orais e reposição hormonal
- Jet Lag após viagens
- Alterações constantes nos horários de sono
- Não dormir o suficiente
- Dormir em excesso
- Dormir em um ambiente muito frio
- Dormir em uma posição em que o pescoço não esteja confortável
- Apoiar sua cabeça e pescoço em uma posição anormal durante o trabalho
- Esforço físico intenso
- Atividade sexual
- Mudanças climáticas
- Clima quente demais (ou banhos muito quentes)
- Resfriados, gripe ou sinusite
- Apertar a mandíbula ou ranger os dentes
- Fadiga ocular
- Lesão na cabeça
- Depressão
- Ansiedade
É raro que uma dor de cabeça tenha uma causa grave, porém, elas também podem alertar para uma doença mais severa. Se você tem episódios frequentes da dor, não hesite em procurar um médico para fazer os exames necessários. Fique sempre atenta aos sinais do seu organismo.
Mulher perde 114kg após saber que sobrepeso poderia causar morte
Aos 34 anos, ela se submeteu a uma cirurgia para emagrecer na tentativa de salvar sua saúde
Para alguma pessoas, perder peso é muito mais do que simplesmente uma questão estética, mas sim questão de saúde, ou, em casos mais extremos, de vida ou morte. Foi o que aconteceu com Charmaine Wilkinson, de Cambridge, que aos 34 anos soube que poderia morrer antes dos 40 se não emagrecesse. Seu médico disse a ela que, se seu peso continuasse aumentando, seus ossos iriam se desintegrar e ela teria apenas mais cinco anos de vida.
A notícia fez com que ela mudasse seus hábitos de vida e, em um ano, depois de passar por uma cirurgia, conseguiu perder mais de 100 kg. “Minha saúde estava se deteriorando. Eu sentia falta de ar e tinha dificuldades de locomoção. Parecia que eu era uma mulher de idade”, diz.
Ela conta que começou a ganhar peso depois do nascimento de seus filhos Maison, 13 anos, e Poppy, quatro anos. Durante o dia ficava muito ocupada cuidando deles, jantava tarde, e tinha uma alimentação composta basicamente de junk food e refrigerantes.
Através do Facebook, ela mantinha uma página onde atualizava sobre sua perda de peso e diz que ver a diferença em poucos meses foi incrível e fez com que ela passasse a se sentir melhor.
Noiva há 11 anos, ela vai enfim realizar o sonho de se casar com o parceiro Mike Faulkner. “Meu anel de noivado nem se encaixava mais no meu dedo! E o pensamento de não poder me casar ou ver meus filhos crescerem foi devastador”, conta ela, sobre a decisão de emagrecer. “Agora eu e meu noivo já podemos definir a data do casamento. Me sinto uma nova mulher e mal posso esperar para experimentar os vestidos”, comemora.
7 fatos sobre as mulheres e as bebidas alcoólicas
Pesquisas mostram que o organismo feminino tem menor resistência ao álcool, cujo consumo aumenta o risco de doenças
Tomar uma ou duas taças de vinho, com moderação, pode ser uma ótima maneira de relaxar em um jantar com a família ou os amigos. Mas o excesso no consumo de álcool representa um grande perigo, e tem riscos específicos para as mulheres. Veja algumas informações e dados importantes sobre a relação das mulheres com as bebidas alcoólicas:
- Mais mulheres estão bebendo
- O corpo feminino sofre mais com o álcool que o masculino
- Beber, mesmo que pouco, é um problema para mulheres
- Mulheres procuram tratamento mais cedo
- Beber durante a gravidez não é seguro
- Bebidas alcoólicas aumentam o risco de câncer de mama
- O alcoolismo pode levar à morte
- Café;
- Blueberries (mirtilo);
- Beterraba;
- Biscoito cream-cracker;
- Vinho;
- Pepino;
- Catchup;
- Molho Shoyu;
- Molho agridoce;
- Chás.
- Cause uma boa primeira impressão
- Faça um amigo
- Equilibre as conversas
- Converse no trabalho
- Fale sobre temas positivos
- Ajuda a emagrecer – Embora quase 60% da composição da maca peruana seja de carboidratos, ela pode ajudar quem deseja emagrecer porque é rica em fibras – que aumentam a saciedade e, consequentemente, reduzem o apetite.
- Previne o diabetes e aumenta a imunidade – Também graças ao seu alto teor de fibras, a maca peruana diminui a velocidade de absorção de glicose e, assim, ajuda a prevenir o diabetes. A planta andina também fortalece a imunidade do organismo e aumenta o poder de cicatrização.
- Alivia sintomas da menopausa – Estudos realizados com a maca atestaram as propriedades da planta como excelente tratamento fito-hormonal, sem apresentar efeitos colaterais, combatendo os sintomas comuns da menopausa e regularizando o balanço hormonal nas mulheres. Com mais cálcio que o leite, a maca peruana também é indicada para as mulheres que estão na menopausa como forma de evitar a osteoporose.
- Tônico para o organismo – A maca é classificada como uma planta adaptógena, ou seja, possui a propriedade de auxiliar o organismo a se adaptar às condições adversas do ambiente, aumentando a força e a resistência muscular. Este tipo de alimento ajuda a revitalizar o organismo de uma maneira geral e promove estímulo físico e mental. Por isso, especialistas atribuem à maca andina o efeito antifadiga, energético e fortificante. “Ela não contém cafeína, como guaraná e café, por isso não afeta o sistema nervoso central” explica a nutricionista Débora Fonseca.
- Esquenta o sexo e aumenta a fertilidade – As pesquisas feitas pelo endocrinologista Gustavo González, com homens entre 24 e 44 anos, comprovaram que o consumo regular da maca peruana aumenta a produção de sêmen. Nas mulheres, a planta reduz o estresse e aumenta o desejo sexual. Além disso, o consumo da maca peruana pode resultar em melhoria no fluxo sanguíneo corporal – inclusive na zona pélvica de homens e mulheres. Em razão deste efeito, a maca tem sido reconhecida há anos como um alimento capaz de aumentar o vigor e a potência sexual, sendo chamada até mesmo de “Viagra dos Andes”.
De acordo com o ‘Centers for Disease Control and Prevention’ (CDC), quase 14 milhões de mulheres só nos Estados Unidos bebem cerca de três vezes por mês, numa média de seis bebidas por vez. Mulheres com renda familiar mais alta, entre 18 e 34 anos, e com o ensino médio completo, são mais propensas à compulsão. Ainda de acordo com o CDC, uma em cada cinco adolescentes bebe, um comportamento que coloca sérios riscos de saúde, incluindo doença hepática, derrame, entre outros.
O corpo feminino tolera o álcool de forma diferente que o masculino, por razões que ainda não são totalmente compreendidas. Segundo o Instituto Nacional de Abuso do Álcool e Alcoolismo (NIAAA), o corpo das mulheres têm menos água por quilo do que os dos homens. Assim, se um homem e uma mulher que têm o mesmo peso bebem a mesma quantidade de álcool, a mulher provavelmente terá mais concentração de álcool no sangue.
Por causa da diferença nos corpos femininos em relação aos masculinos, as mulheres tendem a tolerar menos o álcool e estão mais propensas a ter problemas relacionados à bebida, com riscos de doenças específicas no fígado, doenças cardíacas, câncer de mama, além da dependência do álcool.
Um novo estudo divulgado este ano, feito com mais de 500 homens e mulheres, constatou que as mulheres que abusam do álcool tendem a procurar ajuda quatro a cinco anos mais cedo que os homens.
Já foi dito que beber ocasionalmente durante a gestação não representa qualquer perigo, mas o fato é que nenhuma quantidade de álcool nesse período é considerada segura. Ou seja, não há um limite claramente definido sobre o quanto é ou não permitido beber, razão pela qual a maioria dos especialistas recomenda evitar completamente o álcool.
Beber não é o único fator de risco para a doença. Mas o consumo de álcool está comprovadamente associado a um risco aumentado de desenvolver a doença. O risco aumenta proporcionalmente à quantidade de álcool que a mulher consome.
Um estudo alemão comprovou que a dependência do álcool é duas vezes mais mortal para mulheres do que para os homens. A taxa de mortalidade feminina foi quatro vezes maior do que masculina, mas as razões para que isso aconteça ainda não são claras.
10 alimentos que mancham os dentes
Se quiser ir a um evento com o sorriso brilhante, deixe de lado alguns alimentos nos dias que o antecedem
Alguns alimentos presentes em nossa dieta podem ser verdadeiros vilões do sorriso branco e brilhante. Dentistas de Nova York realizaram um estudo e apontaram alguns itens que comemos que podem escurecer nossos dentes. Confira e evite esses alimentos especialmente nos meses que seguem um clareamento dental:
5 maneiras de exercitar seu lado extrovertido
Tentar se aproximar de pessoas, buscar pontos em comum e falar de assuntos positivos ajuda a fazer novos amigos
Um estudo realizado em junho de 2013 e publicado no Journal of Research in Personality mostrou que ser extrovertido quando mais jovem faz com que as pessoas se sintam mais felizes com o passar do tempo e a chegada da idade. Pesquisadores do Reino Unido entrevistaram mais de 2.500 pessoas, com perguntas sobre a personalidade e a forma como se comportavam entre os 16 e os 26 anos. Com base nesses dados, foi avaliada a satisfação deles com a vida mais de três décadas depois, quando tinham em torno de 60 anos, e os resultados mostraram que os mais extrovertidos na juventude eram mais felizes com suas vidas.
“A personalidade é parcialmente determinada geneticamente e tende a ser bastante estável a partir do início da idade adulta. Mas algumas pesquisas mostram que as pessoas que estão satisfeitas com seus relacionamentos e seu trabalho tendem a se tornarem um pouco mais extrovertidas com o tempo”, diz Catharine Gale, autora do estudo.
Veja algumas maneiras de construir mais amizades e investir num futuro mais feliz:
Dizem que a primeira impressão é que fica. Por isso, algumas dicas podem ser úteis para o momento de conhecer alguém. Experimente movimentar suas sobrancelhas para cima quando estiver próxima da pessoa e, em seguida, estenda a mão para cumprimentar. Isso ajuda a se sentir mais aberta e receptiva, além de dizer à outra pessoa que você é simpático, segundo Patti Wood, autora de “Snap: primeiras impressões, linguagem corporal e carisma”. Ela sugere praticar primeiro no espelho.
Para os extrovertidos é fácil tomar a iniciativa e conversar com pessoas, fazendo novos amigos. E ter amigos tem um impacto benéfico para a saúde, pois eles deixam os bons momentos ainda melhores e tornam os momentos difíceis mais fáceis de gerenciar. Mas conhecer amigos novos não é algo natural para todo mundo. Se esse é o seu caso, Patti Wood recomenda definir uma meta de conhecer uma nova pessoa a cada semana. Ao se aproximar de alguém, faça perguntas como “de onde você é?” e “o que você faz?”. Pode parecer simples, mas é uma oportunidade de descobrir pontos em comum.
Nem tagarela demais, nem calado demais. Por isso, ao terminar uma conversa com um amigo, pergunte a si mesma qual voz você ouviu mais durante a conversa. Se a outra pessoa não falou muito, é porque provavelmente você fala demais e ouve pouco. Na próxima conversa, tente fazer uma pergunta de cada vez e ouvir o que o outro tem a dizer antes de fazer um comentário. Isso faz com que a pessoa se sinta compreendida e o relacionamento cresça mais forte.
Procure, no ambiente de trabalho, o local onde as pessoas costumam se reunir para bater papo. Defina uma meta e tente cumpri-la, indo para esse local por cinco minutos num determinado dia da semana. Comece aos poucos, busque pontos em comum durante as conversas e, com o tempo, pergunte se alguém quer almoçar com você.
Quando sair para almoçar com os colegas de trabalho ou novos amigos, tente sempre falar de histórias positivas. Se você passar o tempo contando, por exemplo, sobre o seu carro que quebrou, haverá uma associação negativa com você. Em vez disso, fale sobre um novo restaurante que você gostou, sua aula de yoga favorita, e outros assuntos que te façam parecer mais simpática na fase em que a amizade ainda está sendo construída. No fim, diga sempre algo do tipo “foi muito bom falar com você, vamos fazer isso de novo”. Lembre-se que a última coisa que você disser é o que vai ficar na memória da outra pessoa.
Maca peruana: emagrece, aumenta a libido e a imunidade
Conheça estes e muitos outros benefícios da planta peruana tão rica em nutrientes que é considerada por nutricionistas como um superalimento
Imagine um lugar frio, com pouco oxigênio e com os maiores índices de radiação do planeta. É neste lugar, nas montanhas peruanas dos Andes, que é cultivado um dos alimentos mais nutritivos do mundo: a maca.
A planta – que lembra um nabo ou um rabanete – é consumida há centenas de anos em povoados andinos, mas recentemente tem sido redescoberta por médicos e nutricionistas que se surpreendem com a variedade de benefícios que a maca proporciona à saúde.
Estudos acadêmicos feitos pelo médico endocrinologista Gustavo Gonzales, principal pesquisador do assunto na universidade peruana Cayetano Heredia, comprovam que há muitos motivos para incluir a maca como alimento (ou suplemento) na sua rotina.A planta também ganhou popularidade como uma erva afrodisíaca: aumenta a libido, vigor e desejo sexual. “Além de melhorar a fertilidade, a maca peruana parece possuir propriedades que estimulam a produção de hormônios pelo organismo”, explica a nutricionista Débora Fonseca em seu blog.
Quais são os benefícios do consumo da Maca?
Fonte de vitaminas, minerais, proteínas, fibras e mais uma incansável lista de outros nutrientes, a maca peruana se tornou a nova queridinha de quem cultiva uma dieta equilibrada. Confira abaixo alguns exemplos de como este “milagre andino” pode melhorar a saúde geral do organismo.
Onde comprar Maca Peruana?
No Brasil, é possível encontrar a maca peruana em cápsulas ou pó nas lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação. O suplemento por ser adicionado aos sucos, vitaminas e frutas. COnfira algumas opções que podem ser encontradas em lojas online:
Farinha de Maca Chá Mais (100g) por R$34,90 1/4
Vale lembrar que, mesmo sendo um produto natural, é importante consultar um nutricionista ou outro profissional de saúde para que ele defina a dose a ser consumida diariamente.
Os benefícios da maçã
Saiba quais benefícios a fruta pode trazer para a sua saúde
A maçã além de ser uma fruta muito saborosa, possui um grande valor nutritivo. Consumir apenas duas unidades ao dia já ajuda no combate a vários problemas. Essa fruta é rica em vitaminas B, C, E, sua casca possui uma fibra solúvel muito importante, a pectina que ajuda a reduzir o colesterol do sangue e garante uma série de benefícios para nossa saúde.
A fruta pode ser consumida crua, cozida, assada, pode ser usada no preparo de sucos, chás, tortas, saladas, geléias. E claro, não podemos nos esquecer de que é ótima se consumida principalmente com casca, onde estão muitas vitaminas que ajudam nossa saúde.
Ajuda a combater problemas cardíacos, auxilia na prevenção de alguns tipos de câncer como, por exemplo, de cólon e de mama. A maçã possui antioxidantes que proporcionam uma capacidade respiratória maior, ajuda a combater problemas pulmonares, protegendo os pulmões principalmente dos fumantes.Quais os benefícios da maçã?
Possui ainda uma propriedade adstringente excelente para a garganta e cordas vocais. É ótima para regular o intestino, evita problemas do sistema nervoso, retarda o processo de envelhecimento. Contém fósforo, que contribui para a formação de ossos e dentes, ferro, que é importante na formação do sangue e ajuda na digestão.
Uma boa dica para quem está fazendo dieta é que a maçã é um excelente alimento para ser incluído no cardápio, pois sacia a fome e ainda deixa a pele mais bonita e saudável.
15 benefícios e usos surpreendentes da maçã
Além de muito saudável, a fruta pode ter diferentes funções como artesanato e cuidados com a pele
Você já deve ter ouvido falar que comer uma maçã por dia mantém o médico longe. Pois saiba que essa fruta pode fazer muito mais por você! Além de ser um alimento muito saboroso, ela traz uma série de benefícios à saúde e também tem alguns usos incomuns, que vão desde amadurecer outras frutas até cuidar da sua pele. Veja abaixo 15 usos para a maçã que você precisa conhecer!
1. Ajude seus pulmões. Maçãs contêm vários fitoquímicos que promovem a saúde pulmonar. Elas ajudam a combater doenças, proteger os pulmões dos efeitos do fumo, e estudos mostram que essas frutas podem ajudar as pessoas que sofrem de alergias e asmas.
2. Cuide da sua pele. Maçãs são ótimas aliadas para dar à sua pele o brilho que ela merece. Confira abaixo a receita de uma máscara de frutas que vai deixá-la com a aparência mais jovem e vibrante:
Ingredientes:
- Mel (cerca de 2 colheres)
- ¼ de maçã
- ¼ de laranja descascada
- 6 uvas
- 3 morangos
Bata as frutas em um liquidificador ou processador até formar uma pasta homogênea. Lave e seque o rosto, passe uma fina camada de mel e aplique uniformemente a mistura de frutas. Deixe por 15 minutos e enxágue com água morna.
4. Livre-se da dor de cabeça. Quando sentir que uma enxaqueca está chegando, cheire uma maçã verde. Estudos demonstraram que o cheiro de maçãs verdes ajuda a aliviar a dor e reduzir o tempo que ela dura.3. Melhore seu treino. Para adicionar um desafio extra à sua rotina de exercícios, segure uma maçã entre as coxas quando for fazer flexões.
5. Amadureça outras frutas. Você sabia que as maçãs podem ajudar outras frutas a amadurecer? Elas emitem um gás chamado etileno, um hormônio que acelera o processo de amadurecimento. Se você quer amadurecer frutas como banana, abacaxi, pera e tomates, coloque-os em um saco de papel com uma maçã. Esse é o mesmo gás utilizado por muitos produtores comerciais para amadurecer essas frutas.
6. Mantenha os assados úmidos. Quando for armazenar bolos e outros assados, guarde-os em um recipiente hermético com metade de uma maçã para manter a umidade.
7. Amoleça açúcar mascavo. O açúcar mascavo virou pedra? Você pode amaciá-lo novamente colocando o açúcar em um saco selado com uma fatia de maçã. Ele deve ficar bom de novo em poucos dias.
8. Adoce alimentos de maneira saudável. Maçãs são uma ótima alternativa natural aos açúcares refinados. No cozimento, utilizar a maçã é uma maneira de obter o sabor que você gosta com menos calorias. Inclua também a fruta no seu café da manhã, ela fica ótima picada com iogurte.
9. Faça carimbos. Para isso, corte a maçã ao meio e corte, em relevo, o desenho que deseja estampar. Aí, é só passar tinta e carimbar!
10. Produza um aromatizador de ambientes natural. Adora o cheiro de maçãs? Essa é uma excelente alternativa para substituir os aromatizadores comprados e cheios de produtos químicos.
Ingredientes:
- Cidra (o suficiente para encher o recipiente desejado)
- 1 xícara de abóbora enlatada
- 3 paus de canela
- 1 punhado de cravos
- 1 maçã cortada em rodelas
- 1 colher de sopa de baunilha
- noz-moscada fresca ralada
Misture os ingredientes em uma panela e leve ao fogo bem baixo. E pronto! À medida que for aquecendo, a mistura vai liberar um aroma delicioso. Se preferir, você pode utilizar um aparelho de fondue para mantê-la aquecida. Se necessário, acrescente água de tempos em tempos para não queimar.
11. Faça um castiçal. Esse artesanato é muito fácil! Você pode fazer um adorável castiçal apenas usando uma maçã! Basta retirar o miolo da fruta e encaixar a vela.
12. Crie um arranjo. Flores são muito caras! Que tal um arranjo de maçãs? Se está planejando um jantar importante, encha um vaso claro com belas maçãs verdes brilhantes.
13. Plante uma árvore. Se você secar sementes de maçã por algumas semanas, poderá plantá-las e, quem sabe, ter a sua própria macieira um dia.
14. Agrade seu cão. Muitos cães adoram maçãs, e esse pode ser um lanche nutritivo para eles. Apenas retire as sementes antes de oferecer, e não dê a cães com problemas renais.
15. Alimente os pássaros. Maçãs atraem muitas espécies de aves. Coloque em seu alimentador de pássaros e aprecie!
10 usos surpreendentes para o sal
Fora da culinária, o sal pode ser usado como produto de beleza ou ser usado na limpeza da casa
Um dos principais ingredientes utilizados na culinária, o sal pode chegar a ser um vilão quando é adicionado às receitas em excesso. Para evitar problemas de saúde, é importante conhecer os diferentes tipos de sal existentes. Além disso, o sal pode ter usos surpreendentes fora da culinária.
Qual a diferença entre os tipos de sal?
O sal refinado é o mais utilizado no dia a dia. Devido ao processo de refinamento a que é submetido, essa variedade de sal é pobre em nutrientes. O sal marinho, por sua vez, conserva os minerais, porque é o sal integral.
Para quem sofre de hipertensão e outros problemas de saúde, o tipo mais indicado é o sal light. Ele contém apenas 50% de potássio e 50% de cloreto de sódio e, por ser mais fraco, a tendência é que se necessite de uma maior quantidade do produto. Já o sal iodado é enriquecido com iodo mineral e, por isso, é indicado para quem sofre de insuficiência de iodo no organismo.
Confira 10 maneiras bem diferentes de usar o sal de cozinha
1. Olheiras
Dissolva meia colher de chá de sal em uma xícara de água morna e, em seguida, molhe na mistura um pano limpo, aplicando sobre os olhos para acalmar as olheiras.
2. Esfoliante
Esfregar sal nas áreas de pele morta pelo corpo é uma boa maneira de esfoliar sem gastar com cremes e tratamentos caros.
3. Clareamento dental
Misture uma parte de sal e duas partes de bicarbonato de sódio para escovar os dentes. A combinação clareia os dentes e remove a placa, melhorando a saúde das gengivas. No entanto, por ser muito forte, seu uso deve ser esporádico.
4. Caspa
Massagear o couro cabeludo com sal antes de lavar os cabelos é uma forma de remover as células mortas e, assim, ajudar a combater a caspa.
Misture uma xícara de sal e quatro xícaras de álcool para remover manchas de graxa de carpetes e tapetes.5. Remover graxa
6. Remover manchas de vinho
Jogue sal sobre o vinho recém-derramado nas suas peças de roupa. Quando o sal estiver seco, lave a peça com água fria.
7. Limpar aquários
O sal não iodado é uma excelente opção para limpar o interior de aquários, mas atenção: é fundamental utilizar apenas o sal não iodado, além de lavar bem o aquário antes de enchê-lo novamente.
8. Retirar a gordura de panelas
Corte um limão ao meio e polvilhe-o com sal. Em seguida, esfregue naquelas panelas que estão engorduradas.
9. Remover o odor da geladeira
Ao limpar o interior da geladeira, utilize uma mistura de água e sal. Dessa forma, o odor característico da geladeira será removido.
10. Limpar objetos de prata
Bijuterias e utensílios de prata podem voltar a ser brilhantes se você esfrega-los com sal e um pano seco.
Alerta: Resolução da ANVISA sobre o sal iodado
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) regulamentou a quantidade de iodo no sal. A resolução RDC 23/2013 determina que a adição de iodo no sal esteja entre 15 mg/kg e 45 mg/kg. Anteriormente, a quantidade deveria ser entre 20 mg/kg e 60 mg/kg.
O iodo passou a ser incorporado ao sal a partir da década de 1950, porque ajudava a combater o bócio, doença causada pela falta de sal no organismo humano. No entanto, como o excesso de iodo também pode ser prejudicial à saúde, a ANVISA passou a limitar a quantidade usada pela indústria.
11 utilidades surpreendentes para o refrigerante de cola
Conheça maneiras inusitadas de utilizar esta bebida que é útil em várias atividades domésticas - como remover ferrugem, cuidar do jardim e amaciar carnes
Como todos os refrigerantes, a bebida de cola tem sua invenção relacionada a uma utilidade farmacêutica: era para ser tônico contra a fadiga, a depressão e as dores de cabeça. Mas, misturada com a água gaseificada, acabou se convertendo em uma das bebidas não alcoólicas mais apreciadas (e vendidas!) no mundo.
A mistura contém basicamente açúcar, água carbonada, cafeína, ácido fosfórico, ácido cítrico e uma pequena quantidade de extrato de noz de cola. O surpreendente é que estes mesmos ingredientes que produzem um refresco agradável ao paladar de milhares de consumidores podem ser úteis em várias outras tarefas domésticas bastante inusitadas. Veja quais:
1 – Limpar panelas
Sabe aquelas manchas escurecidas por constantes fervuras, comuns principalmente em chaleiras? Para livrar-se delas, o refrigerante de cola é um substituto tão eficiente quanto os detergentes limpadores de alumínio.
As bebidas gaseificadas são extremamente eficazes na remoção da ferrugem, principalmente os refrigerantes de cola. Isto porque o ácido cítrico é eficaz na prevenção e eliminação das manchas de ferrugem. Basta molhar um pano com um pouco da bebida e esfregar sobre a ferrugem.2 – Remover ferrugem
3 – Afrouxar parafusos
Esta é uma variação da dica anterior. Parafusos enferrujados podem ser afrouxados em contato com um pano molhado com refrigerante de cola, envolvendo-o em torno do parafuso. Deixe por algumas horas e será mais fácil de mover.
4 – Desentupir vaso sanitário
Seu vaso sanitário está cheio de limo e outras manchas e você não tem um limpador de vasos em mãos. Já pensou em utilizar o refrigerante de cola na limpeza? Despeje o líquido sobre as manchas e deixe agir por pelo menos uma hora. Os ácidos presentes no refrigerante ajudarão a remover a sujeira.
5 – Recuperar o brilho de moedas
Moedas velhas e objetos metálicos de decoração recuperam o brilho se você deixa-los um pouco de molho no refrigerante de cola.
6 – Cuidar do jardim
Você pode eliminar lesmas do seu jardim utilizando o refrigerante: basta espalhar a bebida em pratos grandes no jardim. Os moluscos são atraídos pelo cheiro doce, mas não conseguem se desprender do líquido.
7 – Remover chiclete do cabelo
É possível livra-se da goma de mascar sem precisar cortar o cabelo. Para isso, mergulhe a mecha em uma tigela cheia do refrigerante de cola. Deixe agir por uns 5 minutos e pronto! Será extremamente fácil retirar a goma de mascar.
8 – Aliviar a indisposição estomacal
Há quem defenda que o refrigerante de cola pode ser usado para aliviar a indisposição estomacal. Mas, para ser eficaz, a bebida deve estar em temperatura natural. Gelada, ela pode piorar a situação.
9 – Produzir efeito envelhecido em fotografias
Que tal incrementar as fotografias, dando a elas um tom sépia? Isto é possível se você borrifar levemente um pouco de refrigerante de cola sobre a imagem e depois deixar secar. Mas muito cuidado para não exagerar na quantidade.
10 – Amaciar carnes
O açúcar e o acidulante (ácido fosfórico) presentes no refrigerante de cola funcionam como excelentes amaciantes de carne. Que tal colocar esta dica em prática no seu próximo churrasco?
11 – Fazer molho para churrasco
Também é possível preparar um delicioso molho para churrasco misturando refrigerante de cola e molho de tomate. A utilização de refrigerante de cola em receitas, aliás, está presente na culinária de vários lugares do mundo. A bebida confere aos pratos um aroma de cravo ou canela, enquanto o gás evapora completamente no fogo.
Como remover cola de superfícies
Confira quatro opções simples para remover os resquícios de cola que ficam em embalagens e outras superfícies
Uma das coisas que mais irrita qualquer pessoa ao comprar um produto novo, especialmente copos, jarras, baldes e outros utensílios que ficam mais expostos, é a tal cola que fica grudada na embalagem junto com um pedaço de adesivo que parece impossível de ser removido.
Felizmente, não há motivo para pânico. Se esse era um problema que te incomodava, pode dizer adeus a ele. Apresentamos a seguir soluções práticas e baratas para remover qualquer tipo de cola de embalagem usando produtos que podem ser encontrados facilmente no supermercado. Confira.
Passo-a-passo: Aplique um pouco de vinagre, de preferência o vinagre de vinho branco, sobre toda a área do adesivo e onde a cola estiver esparramada. Deixe descansar um pouco. Em seguida, esfregue com os dedos ou com uma esponja de cozinha. Pronto, o adesivo sai e o produto fica livre de cola. Lave e seque a embalagem para deixa-la pronta para o uso.1 – Cola de adesivo nas embalagens. Uma das maneiras de remover este tipo de cola é usando o vinagre normal que usamos na culinária.
2 – Outros tipos de cola de embalagens.Colas de embalagem de garrafas de vidro, por exemplo, podem não sair com o truque do vinagre. Para retirar este tipo de cola, chamada apolar, nós usamos outra técnica, veja.
Passo-a-passo: Para remover as colas chamadas apolares, você vai precisar de óleo de cozinha. Neste caso, deve-se esfregar o óleo sobre a cola para que ele se dissolva e saia. Em superfícies mais robustas e que não risquem, você pode usar uma esponja. Quanto às superfícies mais delicadas, prefira dissolver a cola com o auxílio de um guardanapo de papel ou papel-toalha.
3 – Cola da parede ou outras superfícies com sujeira. Móveis ou paredes que continham adesivos e estes foram removidos, mas a cola ficou geralmente juntam sujeira e pó onde a cola ainda está. Isso pode deixar qualquer superfície com ares de suja. Sendo assim, aprenda a seguir a remover esta cola e a sujeira de um modo simples.
Passo-a-passo: Para fazer a remoção da cola junto com a sujeira, pegue pedaços de fita crepe. Pegue as tiras de fita crepe e as encoste na sujeira. Assim, a cola e a sujeira grudam na fita e saem da superfície.
Se mesmo com estas três opções você ainda não conseguir remover a cola de um adesivo em uma embalagem, no carro ou em outras superfícies, você pode optar por produtos feitos especificamente para remoção de cola de adesivo. Estes produtos podem ser encontrados no mercado ou em lojas especializadas de materiais de construção. Entretanto, é importante verificar em quais superfícies ele pode ser utilizado, antes de aplicar onde você deseja para evitar manchas.
Outra dica que sugerimos é evitar colar adesivos em superfícies como paredes pintadas com tinta normal e na lataria dos carros. Na parede, pode ser que ao remover o adesivo, a pintura saia com ele. E na lataria do carro, o adesivo pode deixar uma mancha e não é tão fácil de tirar sem riscar.
Uma solução para quem precisa prender alguma coisa na parede ou até mesmo fixar objetos é a massa adesiva. Já existem várias empresas que distribuem o produto no Brasil e ele é comercializado como uma massa que pode ser colocada em qualquer superfície, pois não deixa marcas. Esta é uma alternativa interessante ao uso das tradicionais fitas adesivas que deixam rastros de cola por onde passam.
Como renovar o seu abajur
Saiba como dar uma repaginada no seu antigo abajur e torná-lo um objeto de destaque na decoração da casa
Se você cansou daquele abajur de muitos anos que fica ao lado da sua cama, enfeitando a sala ou no escritório e está pensando em se desfazer do objeto, pode haver uma alternativa. É possível dar uma repaginada no objeto e ainda mudar a decoração do ambiente. Veja agora algumas dicas e saiba como renovar o seu abajur de maneira simples.
A vantagem de fazer a reforma do abajur em casa é que além de momentos de descontração, é possível deixar o objeto da maneira que preferir. Sem contar que também é muito mais econômico do que comprar um novo.
O abajur precisa combinar com o restante da decoração. Não se esqueça de que ele fica em evidência em relação aos demais elementos devido a sua iluminação.Grande, médio ou pequeno, o tamanho da cúpula, comprimento da base e formato não importam. A ideia é deixar o seu abajur antigo novinho em folha, como se você tivesse acabado de comprar na loja. São vários modelos diferentes que você pode criar para decorar qualquer ambiente, basta ter criatividade e bom gosto.
Portanto, tenha cuidado ao escolher a cor ou estampa que será usada para a cúpula. Ela deve harmonizar com a decoração do ambiente. Se o cômodo tem cores mais neutras e com uma decoração mais simples, a cúpula pode ter tecidos estampados em com tons que conversam bem com o restante da decoração. Já para ambientes mais carregados, com cores mais vivas, prefira dar uma equilibrada na decoração optando por um tecido para a cúpula liso e com cores neutras.
Como reformar o abajur em casa?
O material para reformar abajur pode ser encontrado com facilidade e não é difícil de usar. Basta seguir os passos para deixar o seu abajur com cara de novo, pronto para se destacar como o objeto mais bonito do ambiente.
Você irá precisar apenas de:
- Tecido (para forrar a cúpula do abajur);
- Cola quente ou cola em spray;
- Ferro de passar;
- Tesoura
Passo 1: O primeiro passo para fazer uma reforma no abajur, é tirar a medida da cúpula para ter em média o tamanho do pedaço de tecido que irá usar. Feito isso, escolha o tecido que mais lhe agrada e que combine com o ambiente. Dê preferência para tecidos de algodão mais grossos, para fixar bem e dar ótimo acabamento na cúpula.
Passo 2: Com cuidado, retire a cúpula do seu abajur da base limpe com um pano para remover toda a sujeira acumulada. Estique o tecido sobre uma superfície plana, dobre ao meio corretamente, encontrando ponta com ponta. Coloque a cúpula do abajur em cima do pano dobrado na posição em que a parte que deseja forrar fique certa no tecido e retire a medida certa que irá usar. Feito isso, corte simetricamente a medida certa para forrar toda a cúpula.
Passo 3: Faça um vinco de aproximadamente 2 cm na parte superior e inferior do tecido deixando um pedaço suficiente para cobrir a cúpula com cola quente. Para o vinco ficar marcado sem precisar de costura, faça o acabamento pressionando o ferro no tecido.
Passo 4: O segredo para ter um acabamento perfeito e fazer um bom trabalho, é deixar o tecido bem esticado para forrar a cúpula por completo. Em um local arejado, aplique a cola em spray na cúpula e no tecido. Em seguida, vá enrolando a cúpula sobre o tecido sempre cuidando para não enrugar. Se preferir usar apenas a cola quente, siga o mesmo passo é vá distribuindo o produto, sem exageros, sempre no mesmo ponto a medida que for enrolando o tecido na cúpula. Dê o acabamento dobrando a ponta do tecido e aplicando a cola.
Se quiser inovar, dá para trocar o tecido para encapar a cúpula por papéis coloridos ou estampados, papéis adesivos, imagens, gravuras, pedaços de jornal ou até mesmo fotografias, vai do gosto de cada pessoa. As aplicações também são muito bem-vindas na decoração do seu abajur. Para dar um toque mais vintage, aposte na aplicação de franjas, para um ambiente mais romântico as rendas e flores, para alegrar o espaço, aposte nos retalhos de tecidos ou papéis com estampas diferentes e cheias de cor e por aí vai. Abuse da sua criatividade e crie modelos pra lá de diferentes.Depois da reforma, vale acrescentar alguns detalhes na cúpula para deixar o abajur ainda mais personalizado. Algumas sugestões são colar na borda superior ou inferior tiras de tecidos diferentes, mas que combinem com o que foi colado anteriormente. Use também viés ou rendas para dar mais charme ao abajur.
acesse www.radioestacaolivre.com e confira mais dicas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário