— Lucas 12:27,28
acesse o nosso site
DICAS
10 utilidades incrivelmente inusitadas para a maionese
Prática e econômica, a maionese pode ser usada de inúmeras maneiras que nada tem a ver com culinária
O molho a base de ovo, azeite e sal (algumas vezes acrescido de outros temperos) foi elaborado pela primeira vez em 1756. Desde então, a maionese tem sido amplamente consumida em todo o mundo, com o objetivo enriquecer o sabor de alimentos – principalmente de saladas de batata, sanduíches e carnes. Talvez injustamente, a maionese é acompanhada de uma má fama que costuma afastá-la dos cardápios saudáveis especialmente durante dietas de emagrecimento.
Mas, antes de riscá-la definitivamente da lista de compras, você precisa conhecer outras utilidades surpreendentes para a maionese que passam longe da cozinha. Este item barato e tão simples de ser encontrado nas prateleiras de supermercados pode te auxiliar em pelo menos 10 situações inusitadas. De condicionar capilar a remover de cola adesiva, surpreenda-se com a versatilidade deste produto.
1. Salvar o móvel de madeira das marcas de água
Não utilizar o descanso de copos sobre a madeira deixa um marca branca nada desejada na mobília. Mas mesmo depois de seca, é possível remover a mancha utilizando maionese. Esfregue o molho sobre a madeira, deixe agir por alguns minutos e pronto: a marca vai desaparecer completamente.
2. Remover a cola de adesivosVocê também pode adicionar bicarbonato de sódio à maionese antes de iniciar a limpeza.
Para retirar adesivos de vidros e espelhos sem deixar restos de cola, você também pode utilizar maionese. O truque funciona porque a maionese é formada basicamente por gema de ovo e óleo vegetal que ajudam a dissolver a cola. Basta esfregar com um pano um pouco de maionese sobre os restos de cola e adesivo no vidro.
3. Apagar marcas de giz de cera
Há marcas de giz de cera no assoalho ou sobre a mesa de madeira? Não se desespere antes de tentar solucionar o problema com maionese. Esfregue o molho sobre o local a ser limpo e espere alguns minutos. Assim, o óleo vegetal vai absorver o giz de cera e ficará mais fácil terminar a limpeza apenas com um pano úmido.
4. Manter folhas de plantas brilhantes
Você pode praticar em casa um truque já conhecido de floristas profissionais para manter as folhas das plantas limpas e brilhantes. O segredo? Maionese! Para isso, esfregue um pouco de molho sobre as folhas com uma toalha de papel. O brilho durará semanas.
5. Limpar teclas do piano
Se você tem um piano em casa, sabe como é importante você mantê-lo protegido, seja por razões estéticas ou pelo valor monetário do instrumento musical. O amarelado das teclas de marfim pode ser eliminado se você esfregá-las com um pano macio com maionese. Deixe descansar por 30 minutos e depois limpe com um segundo pano úmido.
6. Fortalecer as unhas
Fortalecer as unhas e deixá-las compridas não é fácil, mas há alguns truques caseiros que podem te ajudar. Já pensou em um tratamento fortificante à base de maionese? Sim, funciona! Para revitalizar e fortalecer as suas unhas, basta deixá-las de molho em um potinho com maionese durante 5 a 10 minutos e, sem seguida, enxaguá-las com água morna. Simples assim!
7. Hidratar a pele
Pode parecer estranho, mas lembre-se que a maionese é comporta basicamente de óleos vegetais. Por isso, ela pode ser muito útil na hidratação da pele, principalmente nas áreas que costumam ser mais ressecadas – como cotovelos e calcanhares.
8. Hidratar os cabelos
Apontado até como segredo de beleza de algumas famosas, a maionese é um excelente condicionador de cabelos, ótima para aumentar o brilho e a hidratação dos fios. Também rejuvenesce as madeixas fornecendo nutrientes que não são encontrados em condicionadores comerciais.
Para facilitar o uso, você pode misturá-la ao seu creme de cabelo. Quem já experimentou, garante o resultado.
9. Matar piolhos
Para livrar-se dos piolhos usando maionese, massageie uma quantidade generosa do molho no couro cabeludo antes de se deitar e cubra com uma touca. Pela manhã, lave bem o cabelo e passe o pente fino para remover piolhos e lêndeas.
Segundo os especialistas, a maionese atua de duas maneiras: sufocando os piolhos e facilitando a remoção posterior com pente. Mas não existe nenhuma comprovação científica desse método.
10. Aliviar queimaduras
Contrariando todas as orientações, você esqueceu-se de usar o protetor solar? Trate a área queimada aplicando maionese. Ela vai ajudar a hidratar a pele e a aliviar a dor.
E para você que não resiste ao delicioso sabor da maionese nas receitas culinárias, há mais uma dica. O produto industrializado tem melhor qualidade nutricional – menos calorias, menos gorduras e menos colesterol – do que a versão preparada em casa. Além disso, a versão que se compra no supermercado é mais segura do ponto de vista de saúde, já que, por ser preparada com ovos crus, a maionese caseira favorece a contaminação por bactérias como a Salmonella.
11 utilidades surpreendentes para o refrigerante de cola
Conheça maneiras inusitadas de utilizar esta bebida que é útil em várias atividades domésticas - como remover ferrugem, cuidar do jardim e amaciar carnes
Como todos os refrigerantes, a bebida de cola tem sua invenção relacionada a uma utilidade farmacêutica: era para ser tônico contra a fadiga, a depressão e as dores de cabeça. Mas, misturada com a água gaseificada, acabou se convertendo em uma das bebidas não alcoólicas mais apreciadas (e vendidas!) no mundo.
A mistura contém basicamente açúcar, água carbonada, cafeína, ácido fosfórico, ácido cítrico e uma pequena quantidade de extrato de noz de cola. O surpreendente é que estes mesmos ingredientes que produzem um refresco agradável ao paladar de milhares de consumidores podem ser úteis em várias outras tarefas domésticas bastante inusitadas. Veja quais:
1 – Limpar panelas
Sabe aquelas manchas escurecidas por constantes fervuras, comuns principalmente em chaleiras? Para livrar-se delas, o refrigerante de cola é um substituto tão eficiente quanto os detergentes limpadores de alumínio.
As bebidas gaseificadas são extremamente eficazes na remoção da ferrugem, principalmente os refrigerantes de cola. Isto porque o ácido cítrico é eficaz na prevenção e eliminação das manchas de ferrugem. Basta molhar um pano com um pouco da bebida e esfregar sobre a ferrugem.2 – Remover ferrugem
3 – Afrouxar parafusos
Esta é uma variação da dica anterior. Parafusos enferrujados podem ser afrouxados em contato com um pano molhado com refrigerante de cola, envolvendo-o em torno do parafuso. Deixe por algumas horas e será mais fácil de mover.
4 – Desentupir vaso sanitário
Seu vaso sanitário está cheio de limo e outras manchas e você não tem um limpador de vasos em mãos. Já pensou em utilizar o refrigerante de cola na limpeza? Despeje o líquido sobre as manchas e deixe agir por pelo menos uma hora. Os ácidos presentes no refrigerante ajudarão a remover a sujeira.
5 – Recuperar o brilho de moedas
Moedas velhas e objetos metálicos de decoração recuperam o brilho se você deixa-los um pouco de molho no refrigerante de cola.
6 – Cuidar do jardim
Você pode eliminar lesmas do seu jardim utilizando o refrigerante: basta espalhar a bebida em pratos grandes no jardim. Os moluscos são atraídos pelo cheiro doce, mas não conseguem se desprender do líquido.
7 – Remover chiclete do cabelo
É possível livra-se da goma de mascar sem precisar cortar o cabelo. Para isso, mergulhe a mecha em uma tigela cheia do refrigerante de cola. Deixe agir por uns 5 minutos e pronto! Será extremamente fácil retirar a goma de mascar.
8 – Aliviar a indisposição estomacal
Há quem defenda que o refrigerante de cola pode ser usado para aliviar a indisposição estomacal. Mas, para ser eficaz, a bebida deve estar em temperatura natural. Gelada, ela pode piorar a situação.
9 – Produzir efeito envelhecido em fotografias
Que tal incrementar as fotografias, dando a elas um tom sépia? Isto é possível se você borrifar levemente um pouco de refrigerante de cola sobre a imagem e depois deixar secar. Mas muito cuidado para não exagerar na quantidade.
10 – Amaciar carnes
O açúcar e o acidulante (ácido fosfórico) presentes no refrigerante de cola funcionam como excelentes amaciantes de carne. Que tal colocar esta dica em prática no seu próximo churrasco?
11 – Fazer molho para churrasco
Também é possível preparar um delicioso molho para churrasco misturando refrigerante de cola e molho de tomate. A utilização de refrigerante de cola em receitas, aliás, está presente na culinária de vários lugares do mundo. A bebida confere aos pratos um aroma de cravo ou canela, enquanto o gás evapora completamente no fogo.
10 utilidades surpreendentes do algodão
Ele pode ajudar na limpeza de banheiros, joias e até a aliviar dores de dente
Que o algodão tem mil e uma funções na vida de uma mulher todas nós sabemos! Mas, além de ajudar na remoção de esmalte, maquiagem e limpeza de pele, este material pode ser muito útil na sua casa.
Confira abaixo dez maneiras surpreendentes de usá-lo e, claro, o tenha sempre em mãos!
1. Para deixar um cheiro agradável na cozinha
Sua geladeira está exalando um cheiro estranho? Após verificar que não há nenhum produto vencido ou estragado dentro dela, a dica é umedecer um pedaço de algodão com um pouco de extrato de baunilha, colocá-lo dentro de um copinho (por exemplo, de café) e deixá-lo atrás ou na porta (dentro) da geladeira.
2. Ajudar no combate ao mofo Essa ideia ajudará a manter um cheiro bom na cozinha, mas vale lembrar que a limpeza da geladeira também se faz fundamental para evitar odores desagradáveis.
Todos os cantos do banheiro são pontos estratégicos para se criar mofo. A dica, então, é mergulhar bolas de algodão em água sanitária, espalhá-las em alguns pontos e deixá-las ali por algumas horas. Depois disso, é só enxaguar o local com água morna, que a limpeza do banheiro será feita de forma mais rápida e fácil.
3. Evitar mofo nos livros
O algodão pode ajudar também a proteger os livros que estão na estante. Basta espalhar pequenos pedaços de algodão com terebintina (um tipo de solvente de tintas) perto dos livros e trocá-los a cada dois meses.
4. Cheiro bom e refrescante na casa
Molhe um pedaço de algodão com seu perfume predileto e o coloque no saco do aspirador de pó. O perfume será liberado lentamente por onde você passar com a máquina durante a limpeza dos cômodos.
5. Proteger as luvas de borracha
Vai lavar a louça e suas unhas estão grandes? Coloque algumas bolas de algodão nas pontas das luvas, por dentro, para que as unhas não tenham contato direto com elas e possam rasgá-las.
6. Prevenir dores e evitar novos machucados nos pés
Não tem jeito, toda mulher tem ao menos um par de sapatos que, infelizmente, machuca seus pés! Mas se você quer continuar a usá-lo, uma dica é colocar uma bola de algodão sobre a ferida/machucado, e depois prendê-lo com um curativo adesivo. Isso vai evitar novos machucados e amenizar a dor.
(Mas, se as dores insistirem e os sapatos continuarem a machucar outros pontos dos pés, é hora de dizer “adeus” ao par!)
7. Cheirinho bom dentro da bolsa
Você pode espirrar um pouco do seu perfume preferido numa bola de algodão e colocá-la dentro da sua bolsa. A substituição do algodão deve ser feita a cada duas semanas.
8. Ajudar no alívio de dores no dente
A dor de dente chegou na hora que o dentista não está disponível para atendê-la?! A dica é colocar uma bola de algodão embebido em uísque, extrato de baunilha ou óleo de cravo no dente e na gengiva.
9. Limpar e guardar joias
Pedaços de algodão são ótimos para a limpeza de joias. Além disso, podem ser utilizados na hora de guardar esses pertences, entre uma peça e outra, evitando, por exemplo, que colares e pulseiras fiquem entrelaçados.
10. Proteger o jardim
Os coelhos são bichinhos encantadores. Mas, para que tem jardim, podem causar estragos. A dica então é mergulhar bolas de algodão em vinagre branco destilado e colocá-las em um recipiente plástico, com dois furos no topo. O cheiro evitará que eles se aproximem.
10 utilidades diferentes para o amido de milho
Fora da cozinha há uma grande variedade de usos práticos, como tirar manchas, desembaraçar nós ou até mesmo para aliviar queimaduras suaves
Todo mundo tem amido de milho – mais conhecido como maisena – guardado no armário, mas ele geralmente só sai de lá quando é item de alguma receita. Entretanto, essa não é a única forma de utilizá-lo. Confira algumas maneiras inusitadas de utilizar o amido de milho para objetivos nada comuns:
1. Limpar manchas em carpetes
Vale especialmente para manchas de óleo e graxa. Despeje um pouco de maisena sobre a área afetada e deixe descansar por cerca de 20 minutos. As manchas desaparecem. Depois, basta limpar.
2. Polir móveis
Mesmo depois de limpar bem os móveis, ainda ficam alguns resíduos? Polvilhe um pouco de amido de milho sobre a área, limpe e lustre-o. Isso também funciona para carros.
A sua prata perdeu o brilho? É possível fazê-las brilhar novamente, fazendo uma pasta com amido de milho e água. Aplique a pasta sobre a prata, deixe secar e depois limpe.3. Limpar prataria
4. Tirar manchas de tinta
Seja em tecidos, roupas ou mesmo em carpetes, basta fazer uma pasta com amido de milho e leite, aplicá-la à área afetada e deixar secar. Se ainda restar qualquer resíduo, é só escovar o local antes de limpar.
5. Desembaraçar nós
O nó está muito apertado e você não consegue desembaraçá-lo?. Polvilhe um pouco de amido de milho no local, isso irá facilitar o processo.
6. Suavizar queimaduras e picadas de insetos
Faça uma pasta de maisena e água e aplique sobre a área afetada. Deixe a massa secar e depois retire com água morna.
7. Tirar a oleosidade do cabelo
Se você está atrasada e não tem tempo para tomar banho, mas não sabe como se livrar da oleosidade do cabelo, polvilhe um pouco de amido de milho no couro cabeludo e deixe por alguns minutos antes de escovar. Ele vai absorver o óleo. A dica pode ser feita também com animais de estimação, quando, por algum motivo, não for possível dar banho.
8. Desodorizar sapatos
O suor acaba provocando um cheiro ruim nos caçados, o chamado “chulé”. Para acabar com esse odor, utilize o amido de milho, que irá absorver toda a transpiração. Funciona nas meias também.
9. Limpar manchas de gordura
Primeiramente, seque o máximo de manchas que conseguir com uma toalha de papel. Em seguida, aplique um pouco de maisena sobre a mancha e deixe descansar por cerca de 10 minutos. Retire com um papel toalha, esfregue um pouco de vinagre branco e lave normalmente.
10. Tirar manchas de sangue da roupa
Use água fria para fazer uma pasta com o amido de milho. Aplique-o sobre a mancha e esfregue-o um pouco. Deixe o tecido secar ao sol. Depois de seco, remova o amido de milho restante. Se ainda assim a mancha permanecer, vá repetindo o processo quantas vezes for necessário até que ela desapareça.
15 utilidades diferentes do papel alumínio que você precisa saber
Use o papel alumínio a seu favor para resolver pequenos problemas da casa
O papel alumínio é o queridinho das donas de casa na hora de cobrir tigelas sem tampa, ou forrar as formas que vão abrigar alimentos que vão soltar muito líquido e gordura, como frangos, carne suína ou bovina a serem assadas. Porém, seu uso vai muito além do que a maioria das pessoas conhece.
Confira 15 maneiras diferentes que você pode utilizar o papel alumínio de modo a resolver pequenos problemas do dia a dia da casa:
1. Manter o pão quente
Para segurar o calor do pão quentinho a ser servido à mesa, basta forrar a forma em que ele será disposto com papel alumínio. Se não quiser que o papel alumínio apareça, faça uma camada acima com guardanapos de papel.
2. Proteger maçanetas e dobradiças de respingos
Na hora de pintar portas, cobrir as maçanetas e dobradiças com papel alumínio é uma boa pedida para evitar que estas percam seu brilho original.
3. Mover móveis pesados com facilidade
Par tal basta colocar pedaços de papel alumínio em baixo dos pés do móvel e arrastá-lo. O papel alumínio, além de não arranhar o piso, promove um fácil deslizamento.
Os compartimentos onde são colocadas as pilhas de um equipamento muitas vezes ficam com a mola torta, o que impede que a pilha funcione. Para resolver este problema, basta encaixar na folga existente um pedacinho de papel alumínio, pois ele ajudará a pilha ficar mais firme, sem atrapalhar sua condução de energia.4. Corrigir compartimentos de pilha
5. Estender a duração do sabão
Os sabões envoltos em papel alumínio duram mais, pois este produto afasta a umidade que promoveria o desgaste.
6. Passar as roupas mais rápido
Colocar algumas folhas sob a cobertura da tábua de passar faz com que haja a retenção do calor do ferro também na tábua, tornando o processo mais ágil.
7. Proteger os óculos de tintura de cabelo
Muitas mulheres que tem algum problema de visão precisam usar os óculos enquanto aplicam tinta no cabelo. Para evitar que o objeto manche, basta envolver a armação com papel alumínio.
8. Passar tecidos delicados
Tecidos como seda, lã ou viscose ficam enrugados muito facilmente. Para não ter que contar com um serviço profissional somente para mantê-los lisos, basta colocar uma folha de papel alumínio em cima da peça de roupa na hora de passar, pois assim o calor necessário para deixar a roupa lisa será transmitido sem danificar o tecido.
9. Desfazer grânulos de açúcar mascavo
A receita para fazer o açúcar mascavo ficar com grânulos finos é simples: pré-aqueça o forno a 300 graus, forre uma assadeira com papel alumínio, espalhe o açúcar mascavo por cima e leve ao forno por cerca de 5 minutos.
10. Confeitar um bolo
Os sacos de confeiteiro podem ser substituídos por folhas de papel alumínio enroladas em forma de cone com a parte inferior aberta e a superior presa. Portanto, não há mais desculpas para não fazer coberturas com belíssimos desenhos.
11. Deixar as massas de tortas mais crocantes
Um método fácil e infalível para fazer com que as massas de tortas fiquem crocantes e ao mesmo tempo impedir que queimem é retirar a torta do forno um pouco depois do meio do processo de cozimento e cobri-la com papel alumínio.
12. Dar brilho a objetos de metal
Forre uma panela grande ou tigela com papel alumínio, encha com água fria e adicione duas colheres de chá de sal. Coloque seus objetos de metal escurecidos ou enferrujados submersos nesta água e deixe de molho por se cerca de três minutos. Depois é só lavar a água e deixar secar.
13. Limpar o grill
Antes de usar o grill forre seu fundo com papel alumínio, assim, você poderá recolher mais facilmente a gordura e os restos de alimento. Além disso, o papel alumínio também ajuda a remover a sujeira grudada nas grades, basta esfregar um bolinho deste papel sobre elas.
14. Afiar a tesoura
Ninguém gosta de manipular tesouras cegas. Para afiá-las, basta fazê-las cortar folhas de papel alumínio.
15. Reutilizar lã de aço úmida
Para não ter que jogar fora a lã de aço umedecida após um breve uso por conta das possíveis ferrugens, é só dispô-la sobre uma bola amassada de papel alumínio. É possível também guardar a lã de aço já usada no freezer envolta no papel alumínio.
Você sabe qual é o lado correto de usar o papel alumínio?
O lado brilhoso é o lado que deve ficar em contato com o alimento a ser assado. Por ser a parte que reflete as ondas de calor, colocá-la para dentro facilita e torna mais rápido o processo. Outra vantagem de usar o lado brilhoso para dentro é que como este lado é mais liso, a comida grudará menos, assim seu prato fica mais bonito e você não perde as partes crocantes do seu assado grudadas no papel. Portanto, lembre-se: lado fosco para fora, lado brilhante para dentro.
12 utilidades diferentes da escova de dente
Faça a limpeza e aplicação de produtos de forma precisa em diversos locais com uma escova de dente
Todo mundo sabe que para a manutenção adequada da higiene bucal, deve-se trocar as escovas de dente de seis em seis meses. Mas isto não significa jogar fora uma escova praticamente nova, já que é possível reutilizá-la, principalmente como um item de limpeza da casa.
Como as escovas de dente têm cerdas macias, cabeça pequena e um longo cabo, elas são ótimas para limpar superfícies delicadas e locais pequenos ou profundos, bem como aplicar produtos de forma delicada e precisa.
1 – Limpar unhas Para que ninguém passe pela situação desagradável de confundir uma escova de dente reutilizada com a de sua higiene bucal, basta identifica-la com uma caneta marcadora permanente – aquelas usadas para escrever em CDs e DVDs, no cabo. Confira quais são os dezesseis usos das escovas de dente que facilitam a rotina:
Uma escova de dente antiga pode virar uma nova escovinha para limpar possíveis sujeiras embaixo de unhas compridas.
2 – Aplicar tintura na raiz do cabelo
Escovas de dente são um grande aplicador de tintura nas raízes do cabelo, pois são extremamente precisas e têm ótima empunhadura, evitando que o produto seja aplicado na testa ou no couro cabeludo.
3 – Remover manchas nas roupas
Para tirar uma mancha na roupa de um alimento que caiu sem ter que molhar a roupa toda e sem correr o risco de espalhar a sujeira para outros locais deve-se usar uma escova de dente com um pouco de removedor de manchas.
4 – Limpar joias ou bijuterias
As cerdas das escovas de dente são macias o suficiente para não arranhar joias e bijuterias e seu tamanho reduzido tem excelente alcance em áreas sulcadas destes itens.
5 – Limpar um teclado de computador
Teclados são uma das coisas mais frustrantes para limpar se não se utilizar a ferramenta correta. Para conseguir ter sucesso neste tipo de limpeza basta colocar o teclado com as teclas para baixo e passar a escova de dente por toda a sua extensão. Desta forma, além de limpar as teclas e o espaço entre elas, é possível remover migalhas e poeira armazenadas.
6 – Limpar o interior do carro
Uma escova de dente antiga pode ser muito útil para limpar o interior do seu carro, principalmente o painel, com todos seus botões e teclas, e os vãos como o de suporte para copos.
7 – Limpar persianas
Escovas de dente são uma excelente ferramenta para a limpeza de persianas, pois varrem a sujeira de forma delicada sem entortar as hastes.
8 – Limpar manchas de tapetes
Manchas em tapetes sempre são um grande dilema de limpeza, pois apesar de ser necessário agir rápido para que a mancha não se torne definitiva, não se deve esfregar com muita força para que a trama do tapete não danifique. Assim sendo, a escova de dente é uma ótima ferramenta para ajudar neste tipo de limpeza, pois suas cerdas têm um toque suave que não irão desfazer os fios.
9 – Limpar vão entre móveis e eletrodomésticos
A escova de dente é ótima para alcançar alguns cantos bem estreitos, como os espaços entre a bancada da cozinha e um fogão cooktop, que são difíceis de limpar e acumulam muita sujeira.
10 – Limpar ralo da pia
A escova de dente é pequena o suficiente para ser a ferramenta perfeita para limpar toda sujeira viscosa, remover restos de comida e cabelos que se acumula no ralo das pias da cozinha e banheiro.
11 – Limpar rejunte entre azulejos
O rejunte entre os azulejos do banheiro é um dos lugares mais difíceis de limpar do manheiro, e que mais permite dar o aspecto de novo ao local, por isso, usar a escova de dente como aliada neste tipo de limpeza é bastante útil, já que ela permitirá esfregar o local melhor que uma esponja e aplicar produtos clareadores como a água sanitária com mais exatidão.
12 – Limpar caminhos das portas de correr e dobra do vaso sanitário
Os caminhos das portas de correr, principalmente das portas de correr dá área de chuveiros do banheiro e as dobras do vaso santitário, além de serem de difícil alcance, costumam acumular um tipo de lodo, resultante da combinação da umidade com matéria orgânica. Para fazer uma super limpeza nestes locais inalcançáveis, nada melhor que uma escova de dente antiga.
CUIDADOS COM A PELE
9 alimentos que protegem a pele de queimaduras solares
Confira os alimentos que você deve incluir na lista de compras de verão para ajudar a evitar os danos causados pelo sol
O sol pode ser um grande vilão para a saúde da pele. A exposição solar excessiva causa ressecamento, manchas, rugas, envelhecimento precoce e até danos mais sérios, como o câncer de pele.
Por sorte, hoje há muitos recursos para se manter protegida. O uso do bloqueador solar diariamente, por exemplo, tem se tornado um hábito cada vez mais frequente. Além disso, é sempre recomendável utilizar barreiras protetoras, como chapéus, bonés e bons óculos escuros.
Segundo a dermatologista Helena Zantut, alguns alimentos, como aqueles ricos em licopenos e betacarotenos, estimulam o colágeno e podem ajudar a pele a se recuperar de possíveis danos.Mas, mesmo com tantos cuidados, nem sempre é possível passar ilesa pelos dias de verão. Passeios ao ar livre, horas na praia e na piscina acabam tornando inevitáveis as queimaduras solares. E, nessas horas, uma das grandes aliadas da pele é a alimentação.
A lista abaixo foi elaborada com a ajuda da nutricionista Paula Castilho e indica 10 ótimos alimentos para incluir nas suas compras no verão e manter sua pele linda e saudável. Ricos em nutrientes benéficos à pele, eles vão ajudá-la a se proteger contra os danos do sol e até a evitar queimadura. Abuse deles nos dias de calor e mantenha sua pele sempre linda e protegida!
1. Romãs: são fonte de ácido elágico, um polifenol responsável pela coloração vermelha da fruta. O ácido tem potente propriedade antioxidante que age contra os possíveis danos causados pelo sol.
2. Frutas vermelhas: mirtilos e framboesas também contêm altos níveis de ácido elágico, e ajudam a prevenir e atenuar manchas. Estudos ainda apontam que esse ácido pode aumentar em até 25% o fator de proteção do filtro solar que você espalha na pele.
3. Morangos: são ricos em Vitamina C, ótima para melhorar a defesa do organismo e combater o envelhecimento precoce. Segundo a nutricionista Paula Castilho, essa vitamina ainda facilita a absorção do ferro, aumenta a resistência a infecções e favorece a cicatrização de queimaduras.
4. Frutas cítricas: Além de serem ricas em vitamina C, as frutas como laranja e limão contêm limoneno, um nutriente com propriedades antioxidantes.
5. Goiaba: a fruta também é ótima fonte de vitamina C. Então, que tal um suco para refrescar os dias de calor? A nutricionista salienta que os sucos de frutas devem ser consumidos logo após o preparo para não perderem suas propriedades.
6. Chá verde: as catequinas do chá verde podem ajudá-la em muitas coisas. Além de prevenir doenças, elas também podem proteger contra inflamações, queimaduras solares e os danos da radiação UV.
7. Uvas vermelhas: também são ricas em quercitrina. Você pode colocá-las no congelador e terá um delicioso aperitivo gelado para os dias quentes.
8. Tomates: são ricos em licopeno, um carotenóide que está sendo estudado por sua capacidade de proteger a pele contra os danos solares. Segundo Paula Castilho, o licopeno atua como um refletor dos raios UVA e UVB. Além disso, é antioxidante, contribuindo no combate dos radicais livres, do envelhecimento precoce e do câncer de pele. A nutricionista explica que suas oxidações atuam como se tingissem a pele internamente mesmo sem a presença dos raios solares, dando um aspecto bronzeado e dourado, e ainda contribui para a duração da cor.
9. Melancia: a fruta também conta com alta concentração de licopeno. Isso quer dizer que você pode abusar da melancia para se refrescar no verão!
A nutricionista Paula Castilho alerta que, em caso de queimaduras de primeiro ou segundo grau, é importante consultar um nutricionista para acompanhamento e prescrição de uma dieta mais específica, já que nesses casos os cuidados com a alimentação devem ser redobrados.
VEJA MAIS INFORMAÇÃO IMPORTANTE : WWW.RADIOESTACAOLIVRE.COM
5 maneiras de aliviar as queimaduras de sol
Se mesmo sabendo da importância do filtro solar você não conseguiu evitar as queimaduras de sol, siga estas dicas para acalmar e cuidar da pele
Normalmente procuramos proteger a pele contra o sol quando chega o verão, mas, muitas vezes, damos pouca importância para este cuidado durante o frio do inverno – pensando (errado!) que o sol desta estação é menos nocivo para a saúde da pele.
A radiação ultravioleta é a principal vilã da pele saudável e bonita e, embora no inverno o impacto seja menor, o cuidado deve ser contínuo, durante todas as estações do ano. E se mesmo sabendo da importância do filtro solar não deu para escapar das queimaduras de sol, siga estas 5 dicas para diminuir a ardência e a vermelhidão.
Banhos frios e compressas de água gelada trazem bastante alívio para a pele queimada de sol, diminuindo o inchaço e a dor. Você também pode adicionar flocos de aveia, pois o grão possui propriedades calmantes capazes de diminuir o desconforto sem ressecar a pele.1. Compressas de água fria
Para queimaduras em área sensíveis, como a pele do rosto e das coxas, são indicadas as compressas com chá gelado (o de camomila, por exemplo).
2. Hidratação
Os banhos e as compressas aliviam a ardência da pele, mas podem roubar a hidratação. Por isso, previna o ressecamento da pele machucada aplicando um hidratante logo depois do banho e várias vezes ao dia. Procure cremes hidratantes à base de plantas medicinais, como Aloe Vera, ou aqueles que contenham colágeno e lipossomas (capazes de hidratar profundamente a pele e auxiliar na sua restauração).
Uma dica: deixe o hidrante da geladeira minutos antes de fazer a aplicação. Assim, além de hidratar ele vai aliviar a ardência.
3. Evite sabão
O sabão e o sabonete podem irritar a pele queimada, favorecendo o ressecamento e, consequentemente, aumentando os danos provocados pelo sol. Por isso, o mais indicado é que o banho seja somente com água, sem esfregar a pele.
4. Abuse dos líquidos
Hidrate a pele de dentro para fora também, consumindo muita água. Outros líquidos também são bem vindos, como água de coco e sucos de fruta. No caso dos sucos, dê preferência àqueles feitos com frutas ricas em antioxidantes, como abacaxi, melancia e melão.
5. Fique longe do sol
É um conselho um tanto óbvio, mas muito importante. A pele queimada leva de 3 a 6 meses para voltar ao normal e, neste período, é muito mais vulnerável a outras queimaduras. Por isso, fuja do sol por alguns dias para evitar mais danos à sua pele. Lembre-se que mesmo na sombra você está exposto à luz ultravioleta e que o filtro solar é indispensável.
E depois que o desconforto passar, prometa a si mesma: – isso não vai mais acontecer. A falta de cuidados e proteção provocam danos na pele que se acumulam durante a vida e, na maioria das vezes, são difíceis de reverter. Quanto mais cuidados, melhor.
10 maneiras de amenizar os sintomas das picadas de inseto
Além do antialérgico, existem formas naturais e eficientes para curar as picadas: babosa e mel são duas delas
É durante o verão que, normalmente, mosquitos e pernilongos aparecem com mais frequência, causando bastante desconforto com as picadas, que provocam coceiras, inchaço e dor. Isso acontece porque, ao picar a pele, o inseto libera algumas substâncias no organismo, como anestésicos e anticoagulantes.
O nosso sistema imunológico, então, começa a produzir substâncias de defesa, entre elas a histamina, que é a responsável por deixar a pele vermelha e causar coceira. Para que a substância pare de ser produzida, indica-se anti-histamínico ou antialérgico. Mas existem outras maneiras naturais e eficazes para tratar e amenizar as picadas de mosquito. Veja 10 delas:
1 – Gelo
A bolsa de gelo é uma boa opção para aliviar a coceira e o inchaço provocados pelas picadas de inseto, pois com a baixa temperatura do gelo, as fibras nervosas que provocam a “dor” (a coceira) ficam paralisadas, fazendo com que a pessoa não sinta os sintomas da picada. A água quente também provoca um alívio imediato na coceira. No entanto, quando a compressa é removida, o efeito é contrário ao do gelo: a histamina volta a ser produzida, fazendo com que a coceira fique ainda pior.
2 – Óleo de melaleuca
O óleo de melaleuca, também conhecido como Tea Tree Oil, é obtido por meio das folhas da planta, nativa da Austrália. O óleo tem ação anti-inflamatória e combate a coceira, o inchaço e a dor. Além disso, o Tea Tree Oil possui propriedades antibacterianas e antivirais, que ajudam a prevenir infecções posteriores às picadas de insetos.
A acidez do vinagre ajuda a parar a coceira provocada pelas picadas de inseto. Para amenizar o incômodo, basta diluir duas ou três xícaras de vinagre em um litro de água quente e passar sobre as picadas. Se preferir, coloque algumas gotas de vinagre em um algodão e passe diretamente no local.3 – Vinagre
4 – Mel
O mel tem propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, além de trazer inúmeros benefícios para a saúde humana, ainda ajuda no tratamento dos sintomas provocados pelas picadas. Para tratar a coceira, coloque um pouquinho de mel no local afetado e em pouco tempo a coceira diminuirá.
5 – Bicarbonato de sódio
Além de ser um ótimo componente para desentupir vasos sanitários, o bicarbonato de sódio ajuda no tratamento das picadas de inseto. Isso porque o bicarbonato é um composto alcalino que ajuda a neutralizar o pH da pele, contendo a inflamação, e consequentemente, aliviando a dor.
6 – Manjericão
A folha de manjericão contém dois componentes que ajudam a aliviar a coceira: a cânfora e o timol. Para que isso ocorra, basta amassar as folhas, extrair o sumo e aplicá-lo sobre o local inchado. Se preferir, passe um óleo com essência de manjericão sobre a picada.
7 – Óleo de lavanda
Assim como o óleo de melaleuca, o óleo de lavanda também controla o inchaço e a coceira provocados pelas picadas de insetos. Para aliviar os sintomas, aplique uma ou duas gotas sobre a picada logo que ela ocorrer. Se não adiantar, misture cinco gotas do óleo com 100g de gel aloe vera (babosa) e aplique sobre a pele.
8 – Água e leite
A água e o leite juntos aliviam o inchaço, a coceira e a inflamação. Por isso, embebede em um lenço quantidades iguais de água e leite e aplique-o sobre a pele. A técnica também funciona em caso de queimaduras provocadas pelo sol.
9 – Aloe Vera
Além de provocar a sensação de frescor na pele queimada pelo sol, os produtos que contém aloe vera ajudam a tratar as picadas de inseto e aliviam os sintomas de coceira e inchaço.
10 – Limão e lima
As frutas cítricas como limão e lima têm ação antibactericida, antimicrobiológica e anticoceira. Tanto os sucos quanto as cascas combatem diversos tipos de bactérias, e por isso, também funcionam no tratamento da inflamação provocada pelas picadas de insetos. O único cuidado deve ser com a exposição da pele ao sol, que pode provocar manchas e até queimaduras. Por isso, é recomendável que se use apenas remédios com a composição de citrinos, em vez de aplicar o sumo de limão diretamente sobre a pele.
Tudo sobre a hemorroida: causas, sintomas, tratamento e prevenção
Fatores como o uso inadequado do papel higiênico, as diarreias frequentes e o intestino preso estão ligados ao aparecimento do problema
A hemorroida é, ainda atualmente, um tema médico bastante incômodo – sem trocadilhos. Além dos problemas de ordem física causados por essa inflamação, há ainda o incômodo emocional por conviver com um problema tão delicado – a hemorroida é, muitas vezes, alvo de piadas e brincadeiras nos mais diversos ambientes.
O que é?
De acordo com um artigo publicado na Revista da Associação Médica Brasileira, “hemorroida é a dilatação varicosa das veias anorretais submucosas devido à pressão venosa persistentemente elevada no plexo hemorroidário”.
Em outras palavras, “hemorroida” é o nome dado a um tipo de dilatação sofrida por um dos vasos sanguíneos localizados no ânus. Essa dilatação causa uma inflamação que, quando não é controlada rapidamente, pode extrapolar os limites do ânus, transformando-se no que se conhece por “hemorroida externa”.
Embora sejam muitas as causas apontadas para a hemorroida, um fator costuma ser comum entre os pacientes: a maioria deles tem o intestino preso. O esforço excessivo realizado na hora de evacuar é prejudicial para os vasos sanguíneos do ânus, o que explica a relação entre a prisão de ventre e a piora da hemorroida.Quais as causas da hemorroida?
Além disso, fatores como o uso inadequado do papel higiênico e até mesmo as diarreias frequentes também estão ligados ao aparecimento das hemorroidas.
Sintomas
Ao contrário do que muitos pensam, os especialistas garantem que a dor não é um dos principais sintomas do problema – ela só aparece quando o vasinho dilatado inflama, de fato. Os sangramentos, por sua vez, costumam ser mais comuns, e podem ser identificados no papel higiênico, nas fezes ou no vaso sanitário.
Em alguns casos, o paciente pode chegar a sentir prurido (coceira) na região do ânus. Quando a hemorroida se exterioriza, também é possível sentir alguns nódulos endurecidos no ânus, ao tocá-lo com as pontas dos dedos.
Diagnóstico e tratamento
Quando o paciente notar um ou mais sintomas, deverá procurar um médico para fazer o diagnóstico. Caso perda muito sangue ou sinta dor intensa, essa procura deve ser imediata.
Alguns dos exames solicitados para o diagnóstico do problema são a sigmoidoscopia (exame do intestino grosso, reto e cólon sigmoide), a anuscopia (exame similiar à colonoscopia, realizado no ânus com a ajuda de um instrumento de vídeo, porém com detalhes mais precisos que aqueles fornecidos pela colonoscopia) e a análise de fezes à procura de sangue.
O tratamento inclui pomadas para combater a inflamação, a dor, o inchaço e a coceira, além de cremes emolientes para reduzir o esforço na evacuação. Alguns casos mais graves podem exigir a realização de uma cirurgia no local.
Prevenção
Cuidados com a alimentação e a utilização de produtos e objetos que entrem em contato com o ânus são algumas das recomendações médicas para evitar o desenvolvimento das hemorroidas.
Consumir bastante líquido, de preferência água, mantém o organismo limpo, bem como optar por uma dieta rica em fibras, que deve incluir uma grande variedade de frutas, verduras e cereais integrais. Fora os cuidados com a alimentação, é importante dar preferência às roupas íntimas fabricadas em algodão e evitar o uso de papel higiênico colorido ou perfumado.
Como amenizar as crises de labirintite
12 dicas simples e práticas para diminuir a intensidade das crises de labirintite por meio da combinação de alimentação adequada e hábitos saudáveis
Se você sente tonturas frequentes, quando o mundo parece estar girando e os seus pés parecem não estar firmes no chão, você pode ter labirintite. Para confirmar se seu problema de tonturas está relacionado à labirintite, é preciso consultar um médico otorrinolaringologista.
Segundo especialistas, existem inúmeros fatores que podem afetar a estrutura do labirinto, localizada no ouvido e responsável pelo nosso equilíbrio e audição.
Entre as possíveis causas das crises de labirintite está a presença de determinados alimentos em seu cardápio. Alguns destes alimentos prejudicam o funcionamento pleno do labirinto fazendo com que a pessoa sinta vertigens.
Portanto, para amenizar as crises de labirintite, é importante ter alguns cuidados com estes alimentos que podem potencializar suas crises. Procure seguir estas sugestões para se alimentar de maneira adequada e diminuir as crises:
12 dicas para diminuir a intensidade de crises de labirintite
1. Nunca passe longos períodos sem se alimentar, o ideal é comer a cada três horas;
2. Beba no mínimo dois litros de água por dia;
3. Não fume, pois a nicotina é altamente tóxica para o labirinto;
4. Evite ingerir exageradamente alimentos com muito açúcar como chocolate, biscoitos e tortas, substituindo sobremesas por frutas como maçã, pêra, banana e abacaxi;
5. Prefira massas integrais, pois as fibras presentes nelas fazem com que a absorção de glicose seja mais lenta;
6. Evite exagerar na ingestão de sal, pois o excesso de sal pode fazer com que a pressão nos vasos sanguíneos aumente e a irrigação da área do labirinto seja prejudicada;
7. Em vez de adicionar sal às suas refeições, opte por temperos naturais como salsinha, sálvia, cebolinha e alecrim;
8. Evite ao máximo ingerir alimentos que tenham muito sal e sejam pouco nutritivos como fast food e sopas prontas;
9. Quando tiver vontade de comer algo salgado, prefira crackers de água e sal ou sanduíches naturais com pão integral;
10. Diminua o consumo de bebidas que contém cafeína, como café, alguns chás e refrigerantes, pois estes superestimulam o labirinto, causando crises;
11. Algumas dicas interessantes de substituição incluem trocar o café por chá de frutas, o refrigerante pela água de côco e sucos naturais sem adição de açúcar;
12. Evite bebidas alcoólicas, porque quando consumidas em excesso podem aumentar a densidade dos líquidos labirínticos, causando tontura e vertigem.
Pessoas que sofrem de hipotireoidismo, hipertensão, colesterol e triglicérides em excesso no organismo e diabetes tem mais chances de ter crises de labirintite, por isso é essencial ficar atento aos diversos fatores que podem levar à este problema.
Seguindo estas dicas, as crises podem diminuir, mas é imprescindível procurar um especialista antes de tomar medidas drásticas em sua alimentação ou estilo de vida. Lembre-se de que nossas dicas não substituem uma ida ao médico. Cuide-se.
10 coisas que os homens esquecem de fazer durante o sexo
Com pressa de satisfazer suas necessidades, alguns homens podem deixar a desejar na cama
O sexo deve ser um ato de prazer para as duas partes envolvidas. Não seria justo que a mulher, por exemplo, se vestisse com uma lingerie nova e sexy, se o seu parceiro não se esforçasse nenhum pouco para agradá-la na hora H!
E não é que façam por mal, mas a verdade é que, algumas vezes, os homens deixam a desejar na cama, exatamente por terem pressa de satisfazer suas necessidades e se esquecerem de atender aos desejos da parceira.
A respeito do último item, ela acrescenta: “é através das preliminares que começamos a nos desligar do mundo externo e a nos entregar ao momento do sexo. O relaxamento e a entrega começam a ocorrer, dando início ao processo de excitação. Muitas vezes quando o desejo sexual não está muito intenso, ele pode aumentar na medida em que as preliminares vão ocorrendo. Em outras situações ele pode até não aumentar. No entanto, é com as preliminares que a mulher se prepara para a penetração, que não deve, portanto, acontecer logo no início da relação sexual”, explica Walkíria.A sexóloga Walkiria Fernandes destaca que, entre as queixas femininas mais frequentes em relação ao comportamento dos homens na hora do sexo, estão: a pressa para fazer a penetração, o fato de pedir à parceira para fazer sexo oral sem antes ter tomado banho, querer sexo numa frequência quase diária e a falta de preliminares. Não necessariamente nesta ordem.
Além desses pontos de extrema importância, abaixo você confere outras 10 coisas que muitos homens se esquecem de fazer na hora do sexo:
1. Brincar com o clitóris. Ele está bem ali, nem para mais baixo, nem mais para o lado… É importante focar nele!
2. Tirar as meias. O homem é sexy quando está nu, e sem meias!
3. Lubrificar. As mulheres precisam se sentir muito molhadas para realizarem com sucesso (e prazer) o ato. Por isso é preciso menos pressa, e mãos à obra!
4. Falar. As mulheres ficam ainda mais excitadas quando usam sua imaginação na hora H. Portanto, um pouco de conversa sobre sacanagem, claro, terá um efeito ótimo!
5. Manter a língua molhada. É fundamental mantê-la molhada com saliva na hora do sexo oral.
6. Tomar cuidado com as mãos. Ao menos que a mulher deixe claro que adora quando seu parceiro aperta seus seios com força, o toque neles deve sem mais delicado, no mínimo, sem beliscões.
7. Beijar levemente. Às vezes, um leve toque é melhor do que um forte. E um beijo doce, com apenas os lábios, é mais agradável do que um beijo muito acelerado com o uso excessivo da língua.
8. Mordiscar. A maioria das mulheres adora uma mordidinha e uma chupada suave nos dedos das mãos ou nos pés.
9. Deixar as preocupações de lado. É preciso sorrir um pouco, demonstrar prazer e concentração (somente) naquilo que está fazendo.
10. Tomar cuidado com os dentes. Nada de mordidas exageradas, principalmente nos seios, que são totalmente sensíveis. Mas é claro que mãos e boca são bem-vindas e podem passar pelos mamilos com suavidade antes de descer.
Portanto, as dicas de hoje vão para eles! É fundamental se atentar às necessidades da parceira e fazer de tudo para que o sexo seja realmente prazeroso para ambas as partes.
A importância do diálogo
A sexóloga Walkíria deixa também um recado às mulheres, especialmente àquelas que têm se incomodado com algumas dessas falhas (ou esquecimentos) do parceiro. “Sempre que algo não vai bem na relação afetivo conjugal ou sexual é importante que haja o diálogo”, diz.
“Quando a insatisfação for sexual, obviamente, o diálogo deve ocorrer fora do momento do sexo. É preciso ter a sensibilidade e a preocupação de dizer o que se quer, com respeito ao outro, sem agressões ou indelicadezas”, explica Walkíria. “A forma com que se fala muitas vezes é mais importante do que o que se fala”, finaliza a sexóloga.
Sexo anal: especialistas tiram dúvidas sobre a prática sexual
Esclareça questões sobre hemorroidas, DSTs, sangramento e dor durante o sexo
Sexo anal causa hemorroidas? Sexo anal engravida? Qual o risco de contrair o vírus HIV? Essas e outras questões estão entre as maiores dúvidas de quem já pratica ou pensa em praticar a relação anal. Além dessas, também entram os cuidados com a higiene, há também o risco de doenças, a maneira adequada de fazê-lo e os mitos que rondam essa prática. Pensando nisso, conversamos com especialistas e tiramos as principais dúvidas sobre o sexo anal para que possa ser praticado com saúde. Confira:
O sexo anal vai sempre doer?
Sexo anal aumenta o risco de transmissão da Aids, por isso a importância da camisinha
Não deveria. Se ocorrer dor em todas as relações, é sinal de que algo está errado. A especialista afirma que tomar certos cuidados evita a dor, como o uso de lubrificantes e estar com o corpo relaxado, sem tensões. "O casal deve estar em sintonia e confortável com a situação, garantindo o prazer do ato para as duas partes", afirma a ginecologista Sueli Raposo, do Laboratório Exame, em Brasília. "No caso das mulheres, a relação anal tende a ser mais dolorosa porque a região não tem a mesma elasticidade da vagina".
É necessário usar lubrificante?
Sim, pois a região anal não tem lubrificação própria. "O ideal é usar lubrificantes específicos para a prática, preferindo os mais neutros", aconselha a ginecologista Sueli. "Evite uso de produtos com anestésicos que prometem tirar a dor, pois anestesiando o local o risco de traumas é maior, já que a sensação de incômodo será diminuída no momento da prática." Os lubrificantes a base de água são os mais recomendados, pois não aumentam o risco de reações alérgicas.
É normal ocorrer sangramento durante a relação anal?
A chance de gravidez é nula no sexo anal, pois o intestino não tem nenhuma comunicação com os órgãos reprodutores femininos
"Pode ocorrer sangramento quando houver algum trauma que ocasione fissuras ou microfissuras", afirma Sueli Raposo. Se ocorrerem sangramentos em todas as relações ou na maioria das relações, é importante procurar um especialista. Para evitar esse transtorno, é fundamental o uso de lubrificantes próprios para esse tipo de relação.
O risco de contrair o vírus HIV é maior?
Sim. O sexo anal é considerado como um dos modos mais frequentes de se contrair o vírus HIV, causador da Aids. "O líquido seminal de uma pessoa soropositivo carrega grande quantidade de carga viral (HIV), e durante o ato podem ocorrer microfissuras na região do ânus e reto, facilitando a contaminação", diz o urologista Augusto Cunha Campos Gonçalves, diretor-presidente do Hospital Belo Horizonte. Além disso, na relação anal é possível contrair qualquer tipo de DST, como HPV,gonorreia, clamidia,herpes e hepatite C. "Por isso, mesmo na relação anal o mais importante é usar camisinha", completa a ginecologista Sueli.
O sexo anal provoca hemorroidas?
A relação anal violenta ou sem lubrificação adequada pode causar lesões na região anorretal, mas não provoca hemorroida. "No entanto, se o sexo anal for praticado por pessoas que já tem hemorroidas, esse quadro poderá se agravar", afirma o ginecologista José Carlos Riechelmann, presidente do Comitê Multidisciplinar de Sexualidade Humana da Associação Paulista de Medicina. Hemorroidas são veias inchadas e dolorosas na parte inferior do reto ou do ânus. Elas resultam do aumento da pressão nas veias do ânus. A pressão faz com que as veias inchem, tornando-as doloridas, especialmente quando a pessoa está sentada. Entre as principais causas de hemorroidas estão o esforço excessivo durante a evacuação, constipação, permanecer sentado por longos períodos e infecções anais.
O orgasmo com sexo anal é igual ao com sexo vaginal?
Orgasmo com sexo anal depende de fatores como lubrificação e conforto
Isso vai depender de uma série de fatores. "Em geral, a pessoa que está penetrando vai sentir mais prazer, pois o canal anal é mais estreito", explica a ginecologista Sueli. "Mas tudo vai depender da lubrificação da região anal, das preliminares, do grau de excitação da pessoa que está sendo penetrada, da sintonia do casal para aprimorar a prática sexual, tudo isso pode fazer a mulher sentir tanto prazer quanto uma relação vaginal".
A higiene é necessária antes e depois do sexo anal?
Sim, os cuidados com a higiene e o uso de camisinha evitam que as bactérias normais no intestino entrem em contato com a uretra, provocando infecções uretrais ou urinárias. Os riscos de uma relação sem higiene adequada envolvem desde contaminações bacterianas até a transmissão de doenças, como as hepatites A e B, já que a transmissão é facilitada por conta das microfissuras que podem ocorrer no ânus durante o ato. "É importante lembrar que nunca se deve ter uma relação anal e em seguida a vaginal, não sem antes trocar o preservativo e limpar bem a região para evitar contaminação", alerta a ginecologista Sueli. Entre os cuidados com a higiene estão evacuar antes da relação, evitando que as fezes surjam durante a prática; higienizar bem o local com água e sabonete antes e após o sexo anal; a pessoa que penetrou deve urinar após a transa, para limpar a uretra, e lavar o pênis.
A mulher corre o risco de engravidar?
Caso haja problemas como sangramentos ou infecções, procure um médico
Não. A penetração no sexo anal vai abranger parte do canal anal e do reto (a porção final do intestino), que são duas regiões que fazem ligação com o intestino grosso (cólon) no corpo humano. No caso do sexo vaginal, a penetração ocorre pela vagina que é o canal diretamente ligado aos órgãos reprodutores femininos, como útero, trompas de falópio e ovários - local onde o pênis deposita os espermatozoides na relação sexual. "A chance de gravidez é nula no sexo anal, pois o intestino não tem nenhuma comunicação com os órgãos reprodutores femininos, que é onde ocorre a fecundação do óvulo e espermatozoide", diz a ginecologista Sueli.
O sexo anal possui alguma contraindicação?
Pessoas que possuem hemorroidas em estágio de inflamação ou estão com fissuras na região anal devem evitar esse tipo de relação. "Além disso, ambos os parceiros devem estar à vontade com a situação, diminuindo a chance de problemas", afirma Sueli Raposo.
A relação anal pode fazer mal se for feita com frequência?
"Não, desde que a higiene e os outros cuidados, como a lubrificação, estejam sendo feitos de forma adequada", explica o urologista José Carlos Riechelmann.
Quais sinais indicam que a região anorretal está com problemas?
Se a pessoa estiver sofrendo com dores e sangramentos persistentes por mais de dois dias é importante procurar um médico, pois pode haver uma fissura mais grave. Os sintomas podem acontecer após a evacuação ou então de forma mais constante - em todos os casos, é necessário procurar ajuda de um especialista
Nenhum comentário:
Postar um comentário