MIOJO MILAGROSO
A nutricionista Thabata Martins alerta as groupies de dietas sobre os mitos, verdades e perigos da moda deste miojo.
“Dietas têm que ser feitas com um profissional. É necessário ir ao especialista e ver o quanto precisa emagrecer, ver pesagem, medidas, falar da alimentação e fazer uma fórmula real. Segundo, que se quiser fazer algum regime por conta própria você pode reduzir alimentos, mas nunca fixar somente em um, como no caso o miojo”.
Daniella Barbosa, também nutricionista, alerta que uma dieta feita apenas com esse miojo é perigosa: “Só tem fibras. Ficam faltando carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e minerais”. E acrescentou: “Esse miojo pode ser usado como um coadjuvante e consumido dentro de uma alimentação saudável, substituindo o que a pessoa ingeria de carboidratos excedentes e de fibras a menos na alimentação. Por exemplo, utilizar esse macarrão com um mix de legumes, estilo o yakissoba.”
Sabe aquela velha história da nossa avó que vivia dizendo “enche mais não sustenta”? É exatamente o que acontece com este miojo. ele causa a sensação de satisfação e até chega a criar volume no estômago graças à substância glucomanan, que em contato com a água se expande, mas Thabata deixa claro: “Se for comer somente esse miojo, que é super pobre de vitaminas e nutrientes, é melhor comer uma fruta ou uma barrinha de cereais e tomar um copo de água”.
O miojo não é de todo ruim, ele é rico em fibras, aumenta saciedade, melhora a flora intestinal, realmente é uma ótima alternativa para perda de peso e para normalização da glicemia (diabéticos e resistentes à insulina), mas não oferece grande parte dos nutrientes essenciais à saúde.
De acordo com Dani, frutas,hortaliças, leguminosas, peixes, frango, oleaginosas, ovos, entre outros são essenciais no cardápio de todos. Somente o miojo seria uma dieta totalmente pobre.
Então, já sabe: dieta de miojo de segunda a segunda não pode. “Primeiro que enjoa, segundo que o organismo vai acabar viciando naquilo e vai chegar uma hora que não terá efeito nenhum”, afirma Thabata.
E tem mais, se você comer apenas duas ou três vezes por semana não vai conseguir atingir o resultado esperado.
Uma dica de Thabata é incluir o miojo num lanche da tarde: “Se a pessoa não quiser comer um pão ou uma torrada, pode usar o miojo como opção. Ou, por exemplo, você estiver indo para a academia e não quer comer nada pesado, inclua o miojo com uma carne, um grelhado, uma verdura ou até como sopa. Mas voltando da academia tem que comer de novo”.
Thabata ainda explicou os prejuízos que uma dieta mal equilibrada pode causar: “As pessoas podem pensar que emagrecimento é só perder peso, só que você tem que pensar que a falta de vitamina vai te deixar mais cansada, com a pele envelhecida, flácida, os cabelos sem brilho, fracos também, olheiras e sem falar nos problemas de saúde que mais cedo ou mais tarde aparecem”.
E meninas, vale lembrar que a gordurinha no quadril não sai apenas fechando a boca, atividade física é fundamental também! Melhor colocar o miojo na reserva e procurar uma alimentação mais balanceada com exercícios que trarão bons resultados.
Ingredientes:
3 batatas,
2 cenouras,
1 cebola média,
2 dentes de alho,
1 colher de sopa de orégano,
sal a gosto,
azeite de oliva extra virgem,
02 bandejas de legumes limpos para preparo de Yakissoba (repolho,acelga,couve-flor,brócolis,cenoura e pimentões),
água
Modo de preparo:
Em um caldeirão,cozinhar as batatas e a cenoura,juntamente com o sal,a cebola e o alho;após o cozimento,bater no liquidificador,e voltar o creme ao fogo baixo,acrescentar os legumes limpos e picados para o preparo de Yakissoba e deixar cozinhar por 15 minutos.
Desligar o fogo e colocar o azeite de oliva a gosto.
Rendimento: 6 porções.
Caldo verde com mandioquinha
500g de mandioquinha amarela,
1 maço de couve manteiga,
azeite de oliva extra virgem,
1 cebola média,
2dentes de alho,
água,
cheiro verde e cebolinha
Modo de preparo:
Cozinhar a mandioquinha juntamente com a cebola,o alho e o sal;bater no liquidificador. Após higienizado o couve manteiga,cortá-lo em tiras bem finas e acrescentar ao creme e deixar cozinhar por 15 minutos. Desligar o fogo e acrescenter à gosto,salsinha e cebolinha picados e azeite de oliva extra virgem.
Rendimento: 6 porções.
A nutricionista e terapeuta Thábata Martins, do Zahra Spa & Estética, contou ao Bolsa de Mulher os deslizes de quem faz dieta por conta própria:
- Café da manhã pobre: essa história de comer torradas com manteiga e uma xícara de café é muito errado. Esta é a principal refeição do dia e quando não é bem feita a pessoa apresenta falta de energia e sente fome mais cedo do que o normal. “Um bom café damanhã é composto de fruta, de preferência que tenha vitamina C, mamão para regular o intestino, carboidrato (pão francês, bolo), derivado de leite, chá ou café com leite”, diz Dra. Thábata.
- Pular o café da manhã: isso faz com que, na hora do almoço, a pessoa fique com mais fome do que o normal e, com isso, não vai se contentar com uma colher de arroz, outra de feijão e um pedaço de carne. “Certamente vai querer uma fritura e muito doce de sobremesa para ter a sensação de saciedade”, explica a nutricionista.
- Almoço sem carboidrato: por achar que carboidrato engorda, muita gente evita ingerir batata, arroz e macarrãonesta refeição e se esquece que alimentos ricos dessas micromoléculas dão muita energia.
- Comer proteína demais: carne em excesso gera amônia e por meio de um processo metabólico fica acumulado nos rins. “A amônia é tóxica e vai degradando os rins, levando a infecções e falência desses órgãos”, alerta Dra. Thábata.
- Só ingerir versões light e diet: aqui mora o perigo. Estes alimentos trocam o açúcar pelo aspartame. Com isso, a pessoa consegue diminuir a quantidade de açúcar, mas aumenta o sódio, causando grande sensação de inchaço e elevação da pressão arterial. “O açúcar se perde fazendo exercícios físicos. O sódio é mais difícil de eliminar, sem contar que ele é um metal e deixa resíduos no corpo”, explica a especialista. “O diet é para pessoas diabéticas e o light é extremamente calórico e não pode ser consumido indiscriminadamente. Este tipo de produto deveria ser vendido com receita!”
- Fazer dieta de segunda a sexta: nada impede que você vá a uma pizzaria ou faça um churrasco com os amigos no fim de semana, afinal de contas, são compromissos que integram o seu círculo social. Mas não precisa “enfiar o pé na jaca”, né? Coma com moderação. Caso contrário, a dieta não fará efeito algum.
Dra. Thábata lembra que o resultado de uma boa dieta também depende do estado emocional. “Mudança de alimentação implica em mudança de humor. Se a mulher não estiver bem, ela não vai conseguir fazer a dieta”. A profissional lembra ainda da importância de se beber muita, muita água. “O intestino precisa funcionar para a dieta dar resultado. Não é normal ir ao banheiro uma vez por semana. É preciso ir uma vez ao dia no mínimo!”
Nessas horas parece que a balança vira nossa inimiga nº1 e qualquer excesso pode ser a gota d’água! Mas calma, na verdade é mais fácil do que imaginamos.
O erro todo começa na hora em que as pessoas procuram dietas, quando na verdade deveriam buscar melhores hábitos alimentares, assim como afirma a nutricionista da clínica da UNIFESP, Elaine de Pádua: “Dieta é algo que não tem um resultado tão bacana porque se faz por um determinado tempo. O que as pessoas precisam fazer é uma reeducação alimentar”.
Essa reeducação abrange comer de três em três horas, tomar bastante líquido, três porções de FRUTAS por dia (pelo menos) e procurar não pular refeições. De acordo com a nutricionista, isso deve ser mantido para o resto da vida.
“Quem faz dieta se preocupa com calorias e na verdade deveria pensar na qualidade do que é ingerido, no valor nutricional do alimento, nas vitaminas e minerais”, diz Elaine:. E acrescenta: “Deve-se incluir fibras no cardápio, como linhaça, aveia e trigo. Desta forma, o intestino funciona melhor e o metabolismo fica mais rápido.”
Outra grande dica para adicionarmos aos nossos hábitos é evitar o consumo do sódio, pois ele retém líquidos e isso não é nada legal.
E os exercícios, onde se encaixam? Pasmem, pois 70% dos resultados são parte da dieta e apenas 30% são decorrentes das atividades físicas. “É interessante a pessoa praticar exercícios, pois se ela comer um pouquinho a mais já equilibra, então é super bem vindo”, complementa a nutricionista.
O Ministério da Saúde publicou que 30 minutos de exercício por dia, seja na academia ou em uma simples caminhada, é o suficiente para uma boa saúde. Sendo assim, fica mais do que fácil ter uma boa alimentação e ser SAUDÁVEL . Viram como é simples manter o peso?
É interessante a pessoa praticar exercícios, pois se ela comer um pouquinho a mais ele já ajuda a equilibrar o peso.
Em certos casos, essas diferenças podem levar ao fim do relacionamento. “Essa dificuldade de encaixe acaba dando abertura para uma terceira pessoa passar a fazer parte da história do casal”, alerta a psicóloga e sexóloga Carla Cecarello.
Entre os interesses que mais geram conflitos na cama estão frequência SEXUAL, ritmo do ato - mais ou menos acentuado -, prática do sexo anal, sexo oral, uso de lingeries - alguns homens preferem as calcinhas menores, mas as mulheres não gostam de usá-las - e abordagem na HORA do sexo - elas querem uma pegada romântica, mas o parceiro não sabe como proceder.
Carla acrescenta: “Hoje tenho visto muito em meu consultório a incompatibilidade no que diz respeito à prática de swing. O homem quer tentar, mas a mulher não quer nem pensar no assunto.”
A sexóloga diz ainda que esse veto por parte do homem ou da mulher não tem nada a ver com frescura, mas sim com a educação que a pessoa recebeu. “Dependendo da forma como a pessoa foi educada – se foi criada num ambiente onde o sexo era visto como algo sujo e pecaminoso, que parte do princípio de que a mulher que faz certas coisas é safada – pode ter sua expressão sexual inibida”, argumenta.
Mas não pense que essa incompatibilidade é irreversível. DIÁLOGO e uma boa dose de determinação podem ser um grande passo. “Atualmente você vê casais frequentando juntos seções de psicoterapia para um parceiro conseguir entender os motivos que levam o outro a querer coisas diferentes no sexo, por exemplo”, diz Carla.
Mas é importante ressaltar que essa incompatibilidade só vai diminuir se os dois realmente quiserem ver mudanças no relacionamento. Não adianta apenas um tentar convencer o outro, porque a situação pode se complicar ainda mais.
E quando um casal percebe que está passando por essa situação, não deve desistir sem antes tentar melhorar. “Há muitas maneiras de se tratar o problema. Portanto, seria interessante eles procurarem se informar sobre o assunto e resolver as dificuldades para só depois decidir o que fazer com a relação”, aconselha Carla.
Na era digital é comum que a conquista comece pelas redes sócias. Quem possui contas nestas comunidades sabe que nem sempre o que vemos é verdade. Pensando nisso, Tainah Medeiros, 22 anos, afirma que uma das piores coisas que um homem pode fazer para impressionar uma mulher é postar fotos sem camisa. “Pior ainda é andar de regata pela rua e conversar usando vocativos infantis, por exemplo, gatinha e princesinha”, diz Tainah.
Outro grande fora é se gabar de ações infantis. Chamar atenção dizendo, sem vergonha e com muito orgulho, que bebeu até passar mal está na lista delas. Viviany De Pianti, 23 anos, diz: “Não suporto cantadas infames, muito menos rapaz que quer tirar onda de bom namorado. Para a garota que ele quer pegar, porque é assim que eles se referem quando fala com os amigos, o sujeito diz: ‘Sou um namorado compreensivo, fazia isso e aquilo outro para a minha ex-namorada’”.
Bárbara Porangaba, 23 anos, conta não tolerar aqueles que ficam tirando vantagem de si. “Detesto quem fala que faz e acontece”, explica. Cantadas chulas, mentiras, se esforçar para parecer aquilo que não é e ficar admirando os próprios músculos também aparecem na lista de queixas das mulheres.
“Todo tipo de comportamento machista eu acho bobo. Para mim, isso só revela que o homem é inseguro demais para conseguir ter ao seu lado uma mulher independente, decidida, com personalidade”, declara Vanessa Versiani, 35 anos, consultora de moda. “As mulheres machistas caem em qualquer papinho. Basta ele se pintar de príncipe encantado que elas acreditam. Então o termo ‘mentir’ é bem amplo”, completa.
Elas também não gostam daqueles que gostam de tirar vantagem em tudo
Chamar atenção dizendo, sem vergonha e com muito orgulho, que bebeu até passar mal também está na listinha
AMOR NA REDE SOCIAL
Refeição fez até a volumosa Nigella ficar fininha
Você já ouviu falar no miojo itokonnyaku? Ele é o novo milagre das dietas que andam por aí, ajudou até a apresentadora Nigella Lawson, do canal GNT, a emagrecer (muito), causando até um certo barulho entre as militantes do fat pride. O queridinho do momento é composto por 97% de água e 3% de fibras de glucomanan, uma substância extraída de konnyaku, raiz da família do inhame.
A nutricionista Thabata Martins alerta as groupies de dietas sobre os mitos, verdades e perigos da moda deste miojo.
“Dietas têm que ser feitas com um profissional. É necessário ir ao especialista e ver o quanto precisa emagrecer, ver pesagem, medidas, falar da alimentação e fazer uma fórmula real. Segundo, que se quiser fazer algum regime por conta própria você pode reduzir alimentos, mas nunca fixar somente em um, como no caso o miojo”.
Daniella Barbosa, também nutricionista, alerta que uma dieta feita apenas com esse miojo é perigosa: “Só tem fibras. Ficam faltando carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e minerais”. E acrescentou: “Esse miojo pode ser usado como um coadjuvante e consumido dentro de uma alimentação saudável, substituindo o que a pessoa ingeria de carboidratos excedentes e de fibras a menos na alimentação. Por exemplo, utilizar esse macarrão com um mix de legumes, estilo o yakissoba.”
Sabe aquela velha história da nossa avó que vivia dizendo “enche mais não sustenta”? É exatamente o que acontece com este miojo. ele causa a sensação de satisfação e até chega a criar volume no estômago graças à substância glucomanan, que em contato com a água se expande, mas Thabata deixa claro: “Se for comer somente esse miojo, que é super pobre de vitaminas e nutrientes, é melhor comer uma fruta ou uma barrinha de cereais e tomar um copo de água”.
O miojo não é de todo ruim, ele é rico em fibras, aumenta saciedade, melhora a flora intestinal, realmente é uma ótima alternativa para perda de peso e para normalização da glicemia (diabéticos e resistentes à insulina), mas não oferece grande parte dos nutrientes essenciais à saúde.
De acordo com Dani, frutas,hortaliças, leguminosas, peixes, frango, oleaginosas, ovos, entre outros são essenciais no cardápio de todos. Somente o miojo seria uma dieta totalmente pobre.
Então, já sabe: dieta de miojo de segunda a segunda não pode. “Primeiro que enjoa, segundo que o organismo vai acabar viciando naquilo e vai chegar uma hora que não terá efeito nenhum”, afirma Thabata.
E tem mais, se você comer apenas duas ou três vezes por semana não vai conseguir atingir o resultado esperado.
Uma dica de Thabata é incluir o miojo num lanche da tarde: “Se a pessoa não quiser comer um pão ou uma torrada, pode usar o miojo como opção. Ou, por exemplo, você estiver indo para a academia e não quer comer nada pesado, inclua o miojo com uma carne, um grelhado, uma verdura ou até como sopa. Mas voltando da academia tem que comer de novo”.
Thabata ainda explicou os prejuízos que uma dieta mal equilibrada pode causar: “As pessoas podem pensar que emagrecimento é só perder peso, só que você tem que pensar que a falta de vitamina vai te deixar mais cansada, com a pele envelhecida, flácida, os cabelos sem brilho, fracos também, olheiras e sem falar nos problemas de saúde que mais cedo ou mais tarde aparecem”.
E meninas, vale lembrar que a gordurinha no quadril não sai apenas fechando a boca, atividade física é fundamental também! Melhor colocar o miojo na reserva e procurar uma alimentação mais balanceada com exercícios que trarão bons resultados.
PERCA PESO COM A SOPA
Nutricionista dá receitas para enxugar medidas
Emagrecer no inverno não é das tarefas mais fáceis. Afinal, para se proteger do frio, o corpo "pede " mais carboidrato. E, se no verão, a salada é nossa melhor amiga, no inverno a sopa é o prato mais indicado para quem quer emagrecer.
A nutricionista funcional Regina Longano aconselha fugir de produtos industrializados, como tabletes de caldo de carne ou de galinha, porque eles têm teor de sódio muito elevado. "O melhor é usar temperos naturais como manjericão, salsinha, cebolinha e alecrim". Para acompanhar, prefira pão sírio ou pão folha, que têm menor quantidade de carboidrato. Se você tem intolerância a gluten, opte por pão à base de farinha de arroz, torrado no forno com orégano e azeite de oliva.
Para melhorar o funcionamento do intestino, Regina aconselha colocar uma ou duas colheres de semente de linhaça ou quinua em flocos, depois da sopa já pronta. Abaixo, seguem três sugestões de receita de sopa saudáveis e saborosas da nutricionista.
A nutricionista funcional Regina Longano aconselha fugir de produtos industrializados, como tabletes de caldo de carne ou de galinha, porque eles têm teor de sódio muito elevado. "O melhor é usar temperos naturais como manjericão, salsinha, cebolinha e alecrim". Para acompanhar, prefira pão sírio ou pão folha, que têm menor quantidade de carboidrato. Se você tem intolerância a gluten, opte por pão à base de farinha de arroz, torrado no forno com orégano e azeite de oliva.
Para melhorar o funcionamento do intestino, Regina aconselha colocar uma ou duas colheres de semente de linhaça ou quinua em flocos, depois da sopa já pronta. Abaixo, seguem três sugestões de receita de sopa saudáveis e saborosas da nutricionista.
Sopa de legumes
Ingredientes:
4 batatas,
2 cenouras,
2chuchus,
2abobrinhas italianas,
100g de vagem macarrão,
sal a gosto,
1 cebola média,
2dentes de alho,
azeite de oliva extra virgem,
água.
Modo de preparo:
Em um caldeirão,cozinhar todos os legumes após lavagem adequada,acrescentar no cozimento o sal, a cebola e o alho. Após cozimento bater tudo no liquidificador e adicionar o azeite de oliva extra virgem ao creme.
Rendimento: 6 porções.
Sopa Oriental
Ingredientes:
4 batatas,
2 cenouras,
2chuchus,
2abobrinhas italianas,
100g de vagem macarrão,
sal a gosto,
1 cebola média,
2dentes de alho,
azeite de oliva extra virgem,
água.
Modo de preparo:
Em um caldeirão,cozinhar todos os legumes após lavagem adequada,acrescentar no cozimento o sal, a cebola e o alho. Após cozimento bater tudo no liquidificador e adicionar o azeite de oliva extra virgem ao creme.
Rendimento: 6 porções.
Sopa Oriental
Ingredientes:
3 batatas,
2 cenouras,
1 cebola média,
2 dentes de alho,
1 colher de sopa de orégano,
sal a gosto,
azeite de oliva extra virgem,
02 bandejas de legumes limpos para preparo de Yakissoba (repolho,acelga,couve-flor,brócolis,cenoura e pimentões),
água
Modo de preparo:
Em um caldeirão,cozinhar as batatas e a cenoura,juntamente com o sal,a cebola e o alho;após o cozimento,bater no liquidificador,e voltar o creme ao fogo baixo,acrescentar os legumes limpos e picados para o preparo de Yakissoba e deixar cozinhar por 15 minutos.
Desligar o fogo e colocar o azeite de oliva a gosto.
Rendimento: 6 porções.
Caldo verde com mandioquinha
Ingredientes:
500g de mandioquinha amarela,
1 maço de couve manteiga,
azeite de oliva extra virgem,
1 cebola média,
2dentes de alho,
água,
cheiro verde e cebolinha
Modo de preparo:
Cozinhar a mandioquinha juntamente com a cebola,o alho e o sal;bater no liquidificador. Após higienizado o couve manteiga,cortá-lo em tiras bem finas e acrescentar ao creme e deixar cozinhar por 15 minutos. Desligar o fogo e acrescenter à gosto,salsinha e cebolinha picados e azeite de oliva extra virgem.
Rendimento: 6 porções.
6 ERROS COMUNS DE QUE FAZ DIETAS
Nutricionista diz o que não se deve fazer na hora de perder peso
Manter uma alimentação regrada é tarefa fácil apenas para quem já está bem acostumado e segue as orientações de um nutricionista Agora quem decide da noite para o dia mudar o cardápio em busca do corpo perfeito, costuma cometer um montão de erros.
A nutricionista e terapeuta Thábata Martins, do Zahra Spa & Estética, contou ao Bolsa de Mulher os deslizes de quem faz dieta por conta própria:
- Café da manhã pobre: essa história de comer torradas com manteiga e uma xícara de café é muito errado. Esta é a principal refeição do dia e quando não é bem feita a pessoa apresenta falta de energia e sente fome mais cedo do que o normal. “Um bom café damanhã é composto de fruta, de preferência que tenha vitamina C, mamão para regular o intestino, carboidrato (pão francês, bolo), derivado de leite, chá ou café com leite”, diz Dra. Thábata.
- Pular o café da manhã: isso faz com que, na hora do almoço, a pessoa fique com mais fome do que o normal e, com isso, não vai se contentar com uma colher de arroz, outra de feijão e um pedaço de carne. “Certamente vai querer uma fritura e muito doce de sobremesa para ter a sensação de saciedade”, explica a nutricionista.
- Almoço sem carboidrato: por achar que carboidrato engorda, muita gente evita ingerir batata, arroz e macarrãonesta refeição e se esquece que alimentos ricos dessas micromoléculas dão muita energia.
- Comer proteína demais: carne em excesso gera amônia e por meio de um processo metabólico fica acumulado nos rins. “A amônia é tóxica e vai degradando os rins, levando a infecções e falência desses órgãos”, alerta Dra. Thábata.
- Só ingerir versões light e diet: aqui mora o perigo. Estes alimentos trocam o açúcar pelo aspartame. Com isso, a pessoa consegue diminuir a quantidade de açúcar, mas aumenta o sódio, causando grande sensação de inchaço e elevação da pressão arterial. “O açúcar se perde fazendo exercícios físicos. O sódio é mais difícil de eliminar, sem contar que ele é um metal e deixa resíduos no corpo”, explica a especialista. “O diet é para pessoas diabéticas e o light é extremamente calórico e não pode ser consumido indiscriminadamente. Este tipo de produto deveria ser vendido com receita!”
- Fazer dieta de segunda a sexta: nada impede que você vá a uma pizzaria ou faça um churrasco com os amigos no fim de semana, afinal de contas, são compromissos que integram o seu círculo social. Mas não precisa “enfiar o pé na jaca”, né? Coma com moderação. Caso contrário, a dieta não fará efeito algum.
Dra. Thábata lembra que o resultado de uma boa dieta também depende do estado emocional. “Mudança de alimentação implica em mudança de humor. Se a mulher não estiver bem, ela não vai conseguir fazer a dieta”. A profissional lembra ainda da importância de se beber muita, muita água. “O intestino precisa funcionar para a dieta dar resultado. Não é normal ir ao banheiro uma vez por semana. É preciso ir uma vez ao dia no mínimo!”
Café da manhã pobre - essa história de comer torradas com manteiga e uma xícara de café é muito errado, é preciso caprichar
Pular o café da manhã - isso faz com que, na hora do almoço, a pessoa fique com mais fome do que o normal e coma muito durante o almoço.
Almoço sem carboidrato: por achar que carboidrato engorda, muita gente evita ingerir batata, arroz e macarrão nesta refeição e se esquece que alimentos ricos dessas micromoléculas dão muita energia
Comer proteína demais: carne em excesso gera amônia e por meio de um processo metabólico fica acumulado nos rins
Só ingerir versões light e diet: aqui mora o perigo. Estes alimentos trocam o açúcar pelo aspartame. Com isso, a pessoa consegue diminuir a quantidade de açúcar, mas aumenta o sódio, causando grande sensação de inchaço e elevação da pressão arterial
Fazer dieta de segunda a sexta: nada impede que você vá a uma pizzaria ou faça um churrasco com os amigos no fim de semana, afinal de contas, são compromissos que integram o seu círculo social
APOS VENCER A DIETA, COMO MANTER O PESO
Siga nossas dicas e veja como tornar essa tarefa mais fácil!
Com certeza perder peso é muito difícil, entretanto mais difícil ainda é mantê-lo estável. O motivo? Para perder peso ficamos estimuladas pelo resultado positivo, e mesmo que fazer EXERCÍCIOS seja cansativo, nos esforçamos para terminá-los. Porém, quando alcançamos o objetivo final sentimos que podemos relaxar e é aí que mora o perigo.
Nessas horas parece que a balança vira nossa inimiga nº1 e qualquer excesso pode ser a gota d’água! Mas calma, na verdade é mais fácil do que imaginamos.
O erro todo começa na hora em que as pessoas procuram dietas, quando na verdade deveriam buscar melhores hábitos alimentares, assim como afirma a nutricionista da clínica da UNIFESP, Elaine de Pádua: “Dieta é algo que não tem um resultado tão bacana porque se faz por um determinado tempo. O que as pessoas precisam fazer é uma reeducação alimentar”.
Essa reeducação abrange comer de três em três horas, tomar bastante líquido, três porções de FRUTAS por dia (pelo menos) e procurar não pular refeições. De acordo com a nutricionista, isso deve ser mantido para o resto da vida.
“Quem faz dieta se preocupa com calorias e na verdade deveria pensar na qualidade do que é ingerido, no valor nutricional do alimento, nas vitaminas e minerais”, diz Elaine:. E acrescenta: “Deve-se incluir fibras no cardápio, como linhaça, aveia e trigo. Desta forma, o intestino funciona melhor e o metabolismo fica mais rápido.”
Outra grande dica para adicionarmos aos nossos hábitos é evitar o consumo do sódio, pois ele retém líquidos e isso não é nada legal.
E os exercícios, onde se encaixam? Pasmem, pois 70% dos resultados são parte da dieta e apenas 30% são decorrentes das atividades físicas. “É interessante a pessoa praticar exercícios, pois se ela comer um pouquinho a mais já equilibra, então é super bem vindo”, complementa a nutricionista.
O Ministério da Saúde publicou que 30 minutos de exercício por dia, seja na academia ou em uma simples caminhada, é o suficiente para uma boa saúde. Sendo assim, fica mais do que fácil ter uma boa alimentação e ser SAUDÁVEL . Viram como é simples manter o peso?
Dieta é algo que não tem um resultado tão bacana porque se faz por um determinado tempo. O que as pessoas precisam fazer é uma reeducação alimentar
Inclua fibras no cardápio, como linhaça, aveia e trigo. Desta forma, o intestino funciona melhor e o metabolismo fica mais rápido.
Outra grande dica é evitar o consumo do sódio, pois ele retém líquidos e isso não é nada legal.
Outra grande dica é evitar o consumo do sódio, pois ele retém líquidos e isso não é nada legal.
É interessante a pessoa praticar exercícios, pois se ela comer um pouquinho a mais ele já ajuda a equilibrar o peso.
DIETA, LIGHT OU ZERO ?
Identifique as diferenças e acerte na hora da compra
Quando você está de frente para as prateleiras cheias do mercado, bate aquela dúvida: é melhor levar o produto diet, o light ou o zero? Se você acha que tanto faz, porque eles são iguais, cuidado! Você pode estar colocando em risco a sua dieta e até mesmo a sua saúde. As nomenclaturas acabam confundindo o consumidor, por isso é preciso estar atento às informações das embalagens para não errar. O primeiro passo é definir o que você deseja. Pode ser um controle da quantidade de calorias, a eliminação do açúcar ou a restrição do consumo de determinado nutriente. A partir daí, verifique todos os rótulos e faça a sua escolha. “Sempre compare o produto light, diet ou zero com a versão tradicional para perceber onde houve alterações e definir se ele atende às suas necessidades”, orienta a nutricionista Gabriela Taveiros, do Portal Minha Vida.
Ela explica também que muita gente vê esses produtos como saudáveis e pensam que podem ser consumidos à vontade, o que não é verdade. “Eles apresentam alterações em sua composição, mas isso não quer dizer que sejam mais saudáveis. Assim como os produtos tradicionais, os diet, light e zero devem ser consumidos com moderação”, afirma.
Outro erro comum é achar que todos esses produtos são bons para quem quer emagrecer. Não existe uma categoria específica que seja melhor para a dieta. Cada produto é diferente. “O leite condensado light, por exemplo, tem isenção de gordura, mas não de açúcar. Pelo contrário! Para manter as características do produto a quantidade de açúcar pode ser um pouco maior do que na versão tradicional, o que faz com que ele seja ainda mais calórico. Já o chocolate diet tem pouco açúcar, mas há acréscimo de gordura, o que também o torna mais calórico que um chocolate tradicional”, explica.
Para te ajudar a identificar as diferenças entre as categorias de produtos e acertar na hora da compra, a nutricionista dá algumas orientações:
Diet: Tem redução ou isenção de determinado nutriente, como açúcar, gordura ou proteína. É indicado para pessoas que necessitam de uma alimentação com restrição de algum desses nutrientes, como é o caso dos diabéticos, que precisam controlar a quantidade de açúcar. Normalmente não apresenta muita diferença no sabor. Mas embora haja redução ou isenção de um nutriente, outro pode estar presente em quantidade ainda maior para que o produto mantenha sua consistência e sabor, o que aumenta o valor calórico.
Light: Apresenta redução no teor de nutriente ou valor calórico. Para ser considerado light, o produto deve ter no máximo 40 calorias em 100 gramas ou redução mínima de 25% das calorias em comparação ao tradicional. Por isso é o mais indicado para quem deseja emagrecer. Mas nem sempre há isenção de calorias. Alguns produtos light apresentam apenas redução de sódio, o que não influencia no valor calórico.
Zero: É isento de algum nutriente, como açúcar, gordura, proteína ou sódio. Assim como os alimentos diet, também é indicado para quem apresenta restrições alimentares específicas. Um alimento zero em sódio, por exemplo, é indicado para hipertensos. A isenção desses nutrientes, porém, pode não interferir no valor calórico do produto. Um alimento zero em sódio pode conter a mesma quantidade de calorias que o produto tradicional.
Diet: Tem redução ou isenção de determinado nutriente, como açúcar, gordura ou proteína. É indicado para pessoas que necessitam de uma alimentação com restrição de algum desses nutrientes, como é o caso dos diabéticos, que precisam controlar a quantidade de açúcar. Normalmente não apresenta muita diferença no sabor. Mas embora haja redução ou isenção de um nutriente, outro pode estar presente em quantidade ainda maior para que o produto mantenha sua consistência e sabor, o que aumenta o valor calórico.
Light: Apresenta redução no teor de nutriente ou valor calórico. Para ser considerado light, o produto deve ter no máximo 40 calorias em 100 gramas ou redução mínima de 25% das calorias em comparação ao tradicional. Por isso é o mais indicado para quem deseja emagrecer. Mas nem sempre há isenção de calorias. Alguns produtos light apresentam apenas redução de sódio, o que não influencia no valor calórico.
Zero: É isento de algum nutriente, como açúcar, gordura, proteína ou sódio. Assim como os alimentos diet, também é indicado para quem apresenta restrições alimentares específicas. Um alimento zero em sódio, por exemplo, é indicado para hipertensos. A isenção desses nutrientes, porém, pode não interferir no valor calórico do produto. Um alimento zero em sódio pode conter a mesma quantidade de calorias que o produto tradicional.
PORNOGRAFIA: CONSUMA COM MODERAÇÃO
Para as mulheres que ficam com a ‘pulga atrás da orelha’ com o fato dos parceiros assistirem filmes pornô com uma certa frequência, mais um motivo para se preocupar. De acordo com estudo do urologista Carlo Foresta, da Universidade de Pádua, publicado na revista americana Psychology Today, o excesso de consumo de material pornográfico pode diminuir a libido dos homens e até causar disfunção erétil em alguns dos casos.
Segundo o médico, 70% dos pacientes em busca de tratamento para problemas sexuais revelam ser consumidores assíduos de pornografia. Ele ainda afirmou que a razão para que os jovens tenham esse bloqueio se deve em parte ao desenvolvimento da sua sexualidade a partir de relações dissociadas da vida real.
Apesar dos estímulos visuais e a masturbação serem vistas como uma prática normal, principalmente no universo masculino, o prazer solitário é preocupante, sem contar que a constante exposição a materiais pornográficos podem influenciar diretamente na autoestima do parceiro, já que servem de parâmetros de comparação, o que gera questionamento sobre a própria performance sexual ou quando se torna requisito básico para que haja uma ereção.
Para quem tem sentido o parceiro ausente ou está percebendo que os estímulos visuais tem se tornado constante na vida a dois, a primeira atitude que você deve ter é conversar com o seu companheiro e expor como se sente em relação ao assunto, claro, com todo cuidado que a circunstancia exige. No entanto, se isso não funcionar, o melhor é procurar a ajuda de um especialista para encontrar a melhor forma de ajudá-lo. Afinal, a dependência pornográfica não é apenas um mito e existe sim.
INCOMPATIBILIDADE SEXUAL
Como os casais podem resolver os problemas que surgem na cama
Ela gosta de preliminares mais românticas. Ele já quer trocar uns beijinhos e partir logo para o jogo. Ela não quer fazer sexo anal. Ele fica excitado só de pensar nisso. Essa falta de sintonia, conhecida como incompatibilidade sexual, pode ser uma barreira para a vida íntima do casal.
Em certos casos, essas diferenças podem levar ao fim do relacionamento. “Essa dificuldade de encaixe acaba dando abertura para uma terceira pessoa passar a fazer parte da história do casal”, alerta a psicóloga e sexóloga Carla Cecarello.
Entre os interesses que mais geram conflitos na cama estão frequência SEXUAL, ritmo do ato - mais ou menos acentuado -, prática do sexo anal, sexo oral, uso de lingeries - alguns homens preferem as calcinhas menores, mas as mulheres não gostam de usá-las - e abordagem na HORA do sexo - elas querem uma pegada romântica, mas o parceiro não sabe como proceder.
Carla acrescenta: “Hoje tenho visto muito em meu consultório a incompatibilidade no que diz respeito à prática de swing. O homem quer tentar, mas a mulher não quer nem pensar no assunto.”
A sexóloga diz ainda que esse veto por parte do homem ou da mulher não tem nada a ver com frescura, mas sim com a educação que a pessoa recebeu. “Dependendo da forma como a pessoa foi educada – se foi criada num ambiente onde o sexo era visto como algo sujo e pecaminoso, que parte do princípio de que a mulher que faz certas coisas é safada – pode ter sua expressão sexual inibida”, argumenta.
Mas não pense que essa incompatibilidade é irreversível. DIÁLOGO e uma boa dose de determinação podem ser um grande passo. “Atualmente você vê casais frequentando juntos seções de psicoterapia para um parceiro conseguir entender os motivos que levam o outro a querer coisas diferentes no sexo, por exemplo”, diz Carla.
Mas é importante ressaltar que essa incompatibilidade só vai diminuir se os dois realmente quiserem ver mudanças no relacionamento. Não adianta apenas um tentar convencer o outro, porque a situação pode se complicar ainda mais.
E quando um casal percebe que está passando por essa situação, não deve desistir sem antes tentar melhorar. “Há muitas maneiras de se tratar o problema. Portanto, seria interessante eles procurarem se informar sobre o assunto e resolver as dificuldades para só depois decidir o que fazer com a relação”, aconselha Carla.
O QUE ELA DETESTAM NELES?
Contar vantagem está entre as piores atitudes de um homem
Quando um homem quer conquistar uma mulher ele é capaz de fazer inúmeras bobagens. Muitas vezes as ações acabam sendo um tiro no pé. Mulheres estão fartas de cantadas, mentiras e rapazes querendo contar vantagens.
Na era digital é comum que a conquista comece pelas redes sócias. Quem possui contas nestas comunidades sabe que nem sempre o que vemos é verdade. Pensando nisso, Tainah Medeiros, 22 anos, afirma que uma das piores coisas que um homem pode fazer para impressionar uma mulher é postar fotos sem camisa. “Pior ainda é andar de regata pela rua e conversar usando vocativos infantis, por exemplo, gatinha e princesinha”, diz Tainah.
Outro grande fora é se gabar de ações infantis. Chamar atenção dizendo, sem vergonha e com muito orgulho, que bebeu até passar mal está na lista delas. Viviany De Pianti, 23 anos, diz: “Não suporto cantadas infames, muito menos rapaz que quer tirar onda de bom namorado. Para a garota que ele quer pegar, porque é assim que eles se referem quando fala com os amigos, o sujeito diz: ‘Sou um namorado compreensivo, fazia isso e aquilo outro para a minha ex-namorada’”.
Bárbara Porangaba, 23 anos, conta não tolerar aqueles que ficam tirando vantagem de si. “Detesto quem fala que faz e acontece”, explica. Cantadas chulas, mentiras, se esforçar para parecer aquilo que não é e ficar admirando os próprios músculos também aparecem na lista de queixas das mulheres.
“Todo tipo de comportamento machista eu acho bobo. Para mim, isso só revela que o homem é inseguro demais para conseguir ter ao seu lado uma mulher independente, decidida, com personalidade”, declara Vanessa Versiani, 35 anos, consultora de moda. “As mulheres machistas caem em qualquer papinho. Basta ele se pintar de príncipe encantado que elas acreditam. Então o termo ‘mentir’ é bem amplo”, completa.
Segundo elas, postar fotos sem camisa é uma das piores coisas que um homem pode fazer para impressionar uma mulher
Mulheres não suportam cantadas infames, muito menos rapaz que quer tirar onda de bom namorado
Mentiras, se esforçar para parecer aquilo que não é e ficar admirando os próprios músculos também aparecem na lista de queixas das mulheres
Elas também não gostam daqueles que gostam de tirar vantagem em tudo
Chamar atenção dizendo, sem vergonha e com muito orgulho, que bebeu até passar mal também está na listinha
AMOR NA REDE SOCIAL
Saiba como ter um perfil na internet pode afetar seu relacionamento
Não há mais como negar que o Facebook é a forma de comunicação da vida moderna. Usamos para nos divertir, saber das novidades, nos informar e falar com amigos - tanto os que estão por perto, como os que estão longe. Mas, como tudo na vida, a comunicação virual tem consequências em vários aspectos da nossa rotina, entre eles, nosso namoro ou casamento.
Vários dos detalhes que estão expostos no seu perfil nas redes sociais são abertos aos seus amigos e não dá para controlar o que os outros vão escrever no seu mural, ou no mural da/o sua/seu namorada/o. Muitas dessas atitudes podem - e provavelmente irão! - gerar crises de ciúme fora da vida virtual. Muita gente insiste em negar isso, mas um estudo feito pelo próprio Facebook em 2009 revelou que a rede tem uma "capacidade única de contribuir para experiênciais de ciúme em relações amorosas".
A terapeuta de casais Jennine Estes afirma que o assunto tem sido bastante debatido em seu consultório, por casais que entram em conflito por conta das atitudes do parceiro dentro da rede social. Tão comum, que o casal Jason e Kelli Krafsky escreveram o livro "Facebook e seu Casamento", falando sobre os desafios de um relacionamento real na vida moderna. "O Facebook nunca é o problema em si. Os comportamentos é que causam os problemas", declara Jennice.
Compartilhar demais (ou 'de menos'): Antes de sair compartilhando tudo o que você vê com ele/a, é bacana vocês conversarem sobre o que curtem receber na rede. Só porque um de vocês gosta de avisar à toda a "world wide web" que está apaixonado, não quer dizer que o outro fique confortável com a situação. Por outro lado, se um dos dois nunca cita o relacionamento, vira motivo para desconfianças.
Ter fotos marcadas com o/a ex: Por mais bem resolvidos que você sejam, nunca é bacana encontrar uma foto do seu amado com a ex na rede, ainda mais marcado apra toda a web saber. E o sentimento é recíproco. Então é educado - e sensato! - desmarcar todas as fotos do seu ex onde você esteja marcada, e apagar as fotos dele do seu álbum.
O/a ex te pedir amizade: O conselho de Jason e Kelli é bem simples. Negue sempre! Primeiro porque você não sabe quais as intenções da outra pessoa com aquele pedido. E segundo porque, se você não está bem resolvido, acaba criando uma aproximação desnecessária entre você e o/a ex. Jennice sugere que, se a situação surgir, o casal converse sobre aquilo, para deixar as coisas em pratos limpos sempre.
Algum amigo/a começa a se aproximar demais: "O Facebook permite que as pessoas sejam mais ousadas", explica Kelli, ao falar sobre esse tópico. Jennice afirma que algumas pessoas podem acabar indo longe demais ao postar "mensagens inapropriadas ou em um tom de paquera". Esse é outro assunto sobre o qual o casal deve conversar e chegar à um acordo.
Coisas "estranhas" no mural do/a parceiro/a: Quando alguém vê um post que o fez se sentir desconfortável, não deve deixar isso passar em branco. Não perguntar sobre aquilo pode acarretar em uma desconfiança desnecessária, baseada em uma frase sem sentido, que você não está sabendo do contexto. Segundo Jennice, nossas mentes automaticamente "tentam adivinhar o contexto", e acabam "imaginando o pior cenário possível".
Segredinhos virtuais: O grande problema não é ter segredinhos, e sim que, quando o tal segredo é descoberto, a confiança se perde. Não é legal seu parceiro/a ficar fuçando atrás de "pistas", mas se você não é clara/o o suficiente sobre sua vida na rede social, abre espaço para isso. A dica é nunca escrever ou fazer aquilo que você não quer que seu amado/a veja, e sempre pensar o que você sentiria se fosse ao contrário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário