segunda-feira, 15 de abril de 2013

VERSÍCULO DO DIA

Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios, as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a calúnia, a arrogância e a insensatez. 
Marcos 7:21-22



acesse o nosso site www.radioestacaolivre.com






NUTRIÇÃO 




Sucos naturais com frutas e legumes combatem celulite


Tão eficientes quanto cremes e tratamentos estéticos, os sucos naturais são armas para manter as regiões do bumbum e das coxas livres da indesejável celulite. Isso porque as receitas com frutas, verduras e legumes são ricas em antioxidantes, substâncias responsáveis por eliminar os radicais livres e manter a cútis saudável.
Ao consumir as bebidas, os nutrientes desintoxicam o organismo, estimulando a circulação sanguínea e deixando as paredes dos vasos mais resistentes - aspectos essenciais no combate à aparência de casca de laranja. “Esses alimentos estimulam a formação de ácidos graxos, responsáveis pela lubrificação da cútis, o que contribui para o bom funcionamento do organismo”, explica Thaíz Franco, chefe de nutrição do Hospital Icaraí, do Rio de Janeiro.






Para conquistar todos esses benefícios, é recomendado beber um copo do suco fresquinho (300 ml), por dia, alternando os sabores para não enjoar. Confira, a seguir, três receitas com funções específicas para tratar o problema estético da pele.


Suco para estimular a circulação
Um kiwi
Duas xícaras (de chá) de mirtilo 
Duas xícaras (de chá) de framboesa
Uma folha de couve fresca
300 ml de água
Gelo a gosto
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador e, em seguida, beba sem coar. 
“Fonte de antioxidantes, o kiwi impede que os radicais livres fragilizem o tecido, promovendo a estimulação da corrente sanguínea”, esclarece Thaíz.
Suco para desintoxicar as células
Uma maçã com casca e sem semente
Um talo pequeno de aipo
1/2 beterraba pequena sem casca
300 ml de água 
Gelo a gosto
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador e, logo depois, beba diariamente.
“Principal ingrediente da receita, a beterraba ajuda as células da pele a absorverem melhor os nutrientes, evitando a formação das ondulações na cútis”, completa.
Suco para combater a retenção de líquido
Uma maçã com casca e sem semente
Uma pera com casca e sem semente
Uma folha de couve fresca
Uma colher de (sopa) de salsa fresca
Um talo pequeno de salsão
300 ml de água 
Gelo a gosto
Modo de preparo 
Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba, na sequência, um copo de 300 ml por dia. 
“Com ação diurética, a pera ajuda no combate à celulite, pois evita a retenção de líquidos, grande causador dos temidos furinhos”, finaliza a especialista.

Aprenda a fazer 3 sucos refrescantes para afinar a cintura




Nutrientes das frutas melhoraram o metabolismo, o que favorece o emagrecimento e a hidratação da pele Foto: Shutterstock

Nos dias de forte calor, o desejo de ingerir bebidas para refrescar-se só aumenta, assim como a vontade de ter o corpo cheio de curvas para exibir na praia. Uma boa maneira de garantir o frescor e cuidar do corpo ao mesmo tempo é apostar em sucos ortomoleculares. Devido à combinação de ingredientes, eles melhoram o metabolismo, ajudando o emagrecimento, além de reparar a pele.  
Ramo que restabelece o equilíbrio químico do organismo, a medicina 

ortomolecular reordena 

as moléculas por meio de vitaminas, minerais, e aminoácidos, combatendo os 

radicais livres. 

Por isso, sucos feitos em casa com tomate, abacaxi ou maracujá deixam o 

corpo enxuto e 

radiante. 
Aprenda três receitas, a seguir, e faça em casa, especialmente nos dias mais 

quentes. 

Recomenda-se que os sucos sejam tomados três vezes ao dia para que deem 

resultados. 


Suco de tomate




Ingredientes 
Uma xícara (de chá) de suco de tomate
Uma colher (de chá) de suco de limão
Uma colher (de chá) de salsa picada
Molho de pimenta a gosto
Modo de preparo 
Misture todos os ingredientes e coe numa peneira grossa. 

Fonte de cálcio, vitamina C e ferro, o suco melhora os ânimos e diminui as 

chances de trair a 

dieta. Ele ainda tem três vezes menos calorias que uma lata de refrigerante e 

ajuda a obter a 

água necessária para o bom funcionamento do corpo. Com isso, elimina a água 

acumulada 

indevidamente, o que representa redução nas medidas. “As fibras ajudam a 

metabolizar 

lentamente o suco, por isso é melhor sempre usar tomates orgânicos”, explica 

Clement 

Hajian, especialista em terapia ortomolecular. 
Suco de abacaxi com hortelã





Ingredientes 

Um abacaxi descascado e cortado em cubinhos
Meio maço de hortelã
Cubos de gelo 
Adoçar a gosto
Modo de preparo 
No liquidificador, bata os ingredientes. 

O mix de abacaxi com hortelã é rico em vitaminas A, B1, B6 e C, além de fibras 

e sais 

minerais. Juntas, as substâncias têm ação diurética - perfeita para quem 

retém muito 

líquido. Elas ainda auxiliam na digestão, refletindo no emagrecimento. 


Suco de maracujá


Ingredientes 
Três maracujás
Doze xícaras e meia (de chá) de água 
Adoçar a gosto
Modo de preparo 
Bata os ingredientes com auxílio do liquidificador. 

A combinação de nutrientes da polpa da fruta tem propriedade antioxidante, 

que melhora o 

funcionamento do metabolismo. “Fonte de vitaminas A, o suco também 

hidrata a pele”.






Inclua no cardápio 13 alimentos que hidratam o corpo




Com as altas temperaturas do verão e consequente aumento do aquecimento corporal, a desidratação é comum. Medida simples e saborosa para repor o líquido perdido é adicionar alimentos ricos em água ao cardápio.
A água representa de 50 a 70% do peso corporal e a dica é que, a cada mil calorias gastas, pelo menos um litro seja resposto. “É importantíssima uma boa hidratação, não apenas durante a atividade física, mas também para um bom funcionamento do organismo também” afirma Marina Cargnin, Nutricionista Esportiva da Clínica Nutrissoma – RS.   
“Alimentos que hidratam podem ser incorporados diariamente em todas as refeições”, indica Jackeline Queiroz, nutricionista clínica do consultório Jackeline Queiroz, de São Paulo. Por isso, conheça, a seguir, 13 itens que devem ser incluídos na alimentação para garantir a hidratação e o bom funcionamento do organismo. 

Melancia 


Com 92% de água em sua composição, a fruta refrescante e doce possui, entre seus nutrientes, licopeno e glutationa, responsáveis por proteger o organismo da oxidação celular.

Abóbora


Quando cozida, a abóbora possui em sua composição 86% de água. Nessa versão, a hortaliça é rica em fibras, fósforo e potássio, que ajudam a manter o ritmo cardíaco e fortalecer os músculos. 

Abobrinha italiana 


Composta por 93% de água, a abobrinha italiana também é uma boa opção para hidratar o corpo. Além disso, o alimento é rico em fósforo e potássio.

Cenoura


O item cru, além de ser muito saboroso, possui 90% de água em sua composição, além de conter carboidratos, fibras, cálcio, magnésio, fósforo e potássio. 

Tomate


A fruta crua contém 95% de água, além de fibras, magnésio, manganês, fósforo, potássio, cobre, zinco, vitamina C e carotenoides, nutrientes que são ainda melhor aproveitados se as sementes não forem retiradas. O tomate ainda é rico em licopeno, substância que ajuda a combater os radicais livres do organismo. 

Pepino


Pepino cru em rodelas também é indicado para quem quer deixar o organismo hidratado. Ele possui 96% de água, além de fósforo e potássio. 

Morango


Muito requisitado em sobremesas, o morango é uma excelente fonte de vitamina C, além de ser rico em fibras e conter 92% de água em sua composição.

Abacaxi 


Rica em vitamina C, a fruta é composta por 87% de água. Também presente no abacaxi, a bromelina é uma substância que auxilia muito na digestão, o que torna o alimento uma boa opção como sobremesa ou suco. 

Pêssego


Um pêssego médio tem 89% de água. Com quantidades significantes de vitamina A em sua composição, a fruta ainda ajuda na prevenção de problemas relacionados à pele e à visão. 

Framboesa



Famosas pela presença de substâncias antioxidantes, as framboesas também são excelentes quando o assunto é hidratação. Numa porção com 100 gramas há 87% de água.

Alface


A alface é a folha que mais traz benefícios de hidratação ao corpo, ao mesmo tempo em que é pouco calórica. Uma xícara (de chá) de alface picada, por exemplo, tem 96% de água e apenas dez calorias. 

Rabanete


Outro aliado da saúde, o rabanete é fonte de cálcio, ferro, potássio e vitaminas C, B1 e B2. Ele ainda ajuda no processo digestivo, previne o organismo de infecções e purifica o sangue, os rins e a bexiga, tudo isso enquanto hidrata o organismo. 

Repolho


Com 93% de água em sua composição, o repolho é uma rica fonte de potássio, cálcio, fósforo e ainda tem vitaminas A e C. Auxiliando no emagrecimento e na digestão, uma xícara (de chá) do vegetal picado tem apenas 15 calorias e ainda ajuda na queima de gorduras e no combate ao colesterol. 


De mau hálito a câncer: vejam alimentos que combatem doenças




Incluir aliementos saudáveis à rotina é uma forma de combater doenças e prolongar o tempo de vida Foto: Getty Images



Frutas e vegetais fazem bem para sua saúde e ainda mais para sua cintura. Mas acredite: alguns alimentos frescos são mais poderosos do que os outros. Os chamados superalimentos têm milhares de vitaminas, minerais e nutrientes que combatem doenças. O siteHealth.com listou 17 deles, para que você possa reorganizar suas refeições com escolhas alimentares mais inteligentes. Confira.
Abacate
Por que ele é super: apenas metade de um abacate médio contém mais de 4 g de fibra e 15% da recomendação diária de ácido fólico. Além de ser livre de colesterol e rico em gorduras monoinsaturadas e potássio, a fruta também é aliada da saúde cardíaca. Dica: use abacates como base para um creme e espalhe em um sanduíche, ou adicione ao seu molho favorito e dê mais sabor a um frango grelhado.
Abóbora
Por que é super: além de rica em fibras, contém betacaroteno (que é convertido em vitamina A no sangue), reduzindo o risco de se desenvolver câncer de pulmão. A ação antioxidante dessa vitamina, combinada com o potássio, também ajuda a prevenir a pressão alta. Dica: se você preparar uma abóbora inteira, torre as sementes para um delicioso petisco com gorduras saudáveis. O sabor doce e a textura cremosa também fazem este alimento ótimo para sobremesas.
Agrião
Por que ele é super: apenas um copo de agrião provê 100% da recomendação diária para mulheres de vitamina K, que ajuda a combater o endurecimento das artérias e é essencial para fortalecer os ossos. Também é uma ótima fonte de vitamina A, que é um oxidante potente. Dica: use as folhas misturadas com alface em uma salada, em um sanduíche ou salteadas no meio de uma sopa.
Batata-doce
Por que ela é super: uma batata-doce média provê quatro vezes mais de betacaroteno do que a recomendação diária indicada. Também é rica em potássio, vitamina C e B6, que previne o entupimento das artérias. Dica: cozinhar a batata-doce pode eliminar parte das vitaminas, então, tente assar ou preparar em cubos em sopas ou cremes. Para garantir uma dose extra de fibras, mantenha as cascas.
Beterraba
Por que ela é super: a beterraba é carregada de antioxidantes e protege contra o câncer, as doenças do coração e inflamações. Naturalmente adocicada e cheia de fibras e vitamina C, a beterraba é uma ótima forma de incluir nutrientes a sua refeição. Dica: rale a beterraba em tiras finas e acrescente à salada, ou asse-as com batata-doce. Mas lembre que alguns tipos de preparo, como cozinhar, pode diminuir os valores nutricionais deste alimento. Não se esqueça de misturar folhas verdes, que são ricas em ferro e ácido fólico.
Broto de alfafa
Por que ele é super: um copo de brotos de alfafa tem menos de 10 calorias, não tem gordura e contém fitoquímicos, chamados saponinas, que protegem contra o câncer e combatem o colesterol alto. Dica: aproveite-o fresco, em saladas ou sanduíches, ou em cima de um peito de peru magro ou um hambúrguer vegetariano.
Cranberries
Por que elas são super: cranberries são conhecidas por combater infecções urinárias, mas, além disso, melhoram o nível do colesterol e atuam na recuperação de derrames. O suco dessa fruta também pode potencializar os efeitos das drogas contra o câncer. Dica: embora seja mais encontrada congelada, o ideal é comer a fruta fresca.
Espinafre
Por que ele é super: os podereres antioxidantes do espinafre são associados ao combate de uma variedade de tipos de câncer, incluindo o do ovário, mama e cólon. Especialistas indicam que ele também reduz o declínio da função sanguínea associados à idade e também protegem o coração contra as doenças cardiovasculares. Dica: como tem um sabor suave, o espinafre pode ser temperado com alho, azeite, cebola e pimenta.
Framboesa
Por que ela é super:
 
azeda, doce e cheia de suco, essa frutinha provê 4 g de fibra em apenas meio copo, ou mais de 25% da recomendação diária de vitamina C e magnésio. Ela também contém antioxidantes da família das antocianinas, que conferem à fruta propriedades antimicrobianas. Dica: experimente acrescentar algumas framboesas ao seu cereal matinal ou misture às saladas.
Iogurte
Por que ele é super: iogurtes contêm probióticos, bactérias que moram no intestino e auxiliam no processo digestivo, aumentam a imunidade e diminuem o mau hálito, além de estarem associados a uma longevidade maior. Um copo supre um terço da necessidade diárias de cálcio e traz 14 g de proteína. Dica: opte pelas versões de baixa caloria e livres de açúcar, ou tente substituir o iogurte integral por um sour cream mais saudável. Os que têm intolerância à lactose podem optar por variedades à base de soja. 
Maçã
Por que ela é super:
 a maçã é uma fruta rica em pectina, uma fibra solúvel que ajuda no combate à pressão alta, reduz o colesterol e diminui o risco de câncer de mama e do cólon. Também é associada à diminuição da gravidade dos diabetes. Dica: tente acrescentar algumas fatias de maçã ao seu sanduíche preferido, ou misture entre as verduras, com nozes tostados e uma deliciosa salada. Como existem muitos tipos de maçã, você nunca vai enjoar e pode usar variações na sua dieta.
Laranja
Por que ela é super:
 
uma laranja média é suficiente para suprir a necessidade de vitamina C, que é uma aliada na luta contra o câncer. Também é uma ótima fonte de fibras, potássio, cálcio, ácido fólico e outras vitaminas. Dica: o sabor picante da laranja combina com outros sabores fortes, como gengibre e mel. Experimente colocar em saladas ou como molho para carnes.  
Linhaça
Por que é super: a linhaça não só diminui o colesterol e reduz os riscos de ataque cardíaco como também é rica em lignana, um antioxidante poderoso contra alguns tipos de câncer, especialmente o de mama. Apenas duas colheres de sopa das sementes moídas (que são digeridas mais facilmente do que as sementes inteiras) contêm cerca de 20% da fibra recomendada diariamente. Além disso, combate a inflamação com ômega-3 e ácidos graxos. Dica: adicione a linhaça moída em assados ou polvilhe sobre o seu cereal favorito. Também pode ser misturada com iogurte e frutas frescas.
Mamão
Por que ele é super: um copo de cubos de mamão supre mais de 100% da necessidade diária de vitamina C, além de ser uma ótima fonte de potássio, ácido fólico, vitamina A e E – dois poderosos antioxidantes contra doenças cardíacas e o câncer de cólon. Dica: saboreie a fruta em smoothies e saladas, ou simplesmente em sua forma natural, com uma colher.
Nozes
Por que elas são super: um quarto de copo de nozes supre 90% da necessidade diária de ômega 3, que auxilia a manter as funções cognitivas e a melhorar o colesterol e a pressão sanguínea. Dica: misture alguns pedaços de nozes tostadas em sua aveia (outro alimento saudável), ou tente colocar em sua salada.
Quinoa
Por que ela é super: cheia de nutrientes, incluindo ferro e cobre, não foi à toa que os incas batizaram este alimento como “a mãe dos grãos”. A quinoa contém todos os aminoácidos essenciais, o que a torna uma proteína completa, ideal para vegetarianos. Também é uma boa fonte de magnésio, que relaxa as veias sanguíneas e reduz a incidência das enxaquecas. É associada, ainda, ao menor risco de pressão sanguínea e ataques cardíacos. Dica: tente substituir arroz ou macarrão pela quinoa em sua próxima refeição. Ela serve como uma ótima combinação para pratos com frutos do mar, e também pode ser misturada com feijão.
Peru
Por que é super: uma porção de peito de peru contém quase de 50% da dose diária recomendada de selênio, mineral que exerce um papel fundamental na função imunológica. Também contém altas quantidades de niacina e vitamina B6, importante para a produção de energia e que ajuda a regular o açúcar no sangue. Dica: se você assar todo o peru, lembre-se de tirar a pele, que é rica em gordura saturada. Tente substituir a carne tradicional do hambúrguer por este tipo de proteína.

RELACIONAMENTOS


10 dicas para ter uma atitude positiva nos relacionamentos


A forma como você enxerga a vida e os acontecimentos dela também influencia nos relacionamentos


10 dicas para ter uma atitude positiva nos relacionamentos 10 dicas para ter uma atitude positiva nos relacionamentos

sempre nos dá diferentes opções de caminhos para chegar em um único objetivo, como por exemplo, você pode ir trabalhar de bicicleta, caminhando, de transporte público, dirigindo ou ter um motorista particular. A escolha vai depender dos recursos financeiros, do tempo e do seu objetivo.
Em nossos relacionamentos não é muito diferente, o objetivo final é ter alguém ao nosso lado, então a primeira pergunta que devemos fazer é que tipo de caminho gostaríamos de percorrer e qual recurso nós temos para isso. Há casais que vivem em uma eterna montanha russa, com momentos bons e ruins e estão muito bem, obrigado.
Ter uma atitude positiva é escolher um caminho, e se essa foi sua decisão veja algumas dicas:

1 – Conheça seus valores

O que você entende por relacionamento? O que são atitudes positivas? Quais os exemplos que você teve de relacionamento? Muitas vezes crescemos em um lar “conturbado” e acreditamos que aquilo é “normal”. A tendência, mesmo que inconsciente, é de repetirmos essa atitude. Por isso, é importante rever nossos conceitos e principalmente os “pré-conceitos”.

2 – Faça dar certo

Na época das nossas avós a separação era um tabu e como não havia muitas alternativas, existia um esforço maior para dar certo. Hoje, tudo é muito descartável. É comum as pessoas dizerem “se não der certo é só separar”. Não sou contra a separação, há casos e casos, mas você abriria uma empresa imaginando sua falência? E se a empresa estivesse a ponto de fechar, você não buscaria alternativa, captaria recursos, faria reuniões e pediria ajuda? Então, porque não adotamos esse tipo de atitude na nossa vida pessoal?

3 – Faça valer a pena

Vamos imaginar que depois de um dia “daqueles” você chega em casa e desconta toda a raiva do seu chefe em seu marido. A situação só ficaria pior se ele também tivesse a mesma ideia, descontando a raiva dele em você. O que deveria ser um momento prazeroso acaba se tornando cansativo, desgastando a relação. Quantas pessoas você conhece que preferem fazer hora extra a ir para casa mais cedo? Eu conheço muitas. Portanto, ao chegar em casa se desligue dos problemas, crie um ambiente alegre e com pensamentos positivos, assim depois de um dia estressante vai valer a pena voltar para casa e ficar ao lado de quem se ama.

4 – Cuidado com o excesso de intimidade

Além da conotação sexual, a intimidade é muito mais do que isso, ela é o motor principal de um relacionamento, conhecer o outro, dizer sem precisar falar, adivinhar seus pensamentos, se sentir segura e aceita, entre tantas outras coisas. Mas, como tudo na vida, em excesso pode fazer mal. Ir ao banheiro de porta aberta, tomar banho juntos (se for para dar uma namorada tudo bem, mas para a higiene intima não dá), soltar qualquer tipo de som (gazes e arrotos) e etc. A lista é enorme e as consequências maiores ainda. Depois que o encanto se quebra fica bem difícil de consertá-lo.

5 – Divirta-se

É comum após o casamento a mulher se sentir sobrecarregada com os afazeres domésticos e com as obrigações do dia a dia. Novamente vamos falar dos valores, a mulher de hoje não consegue ser a “dona de casa” de dez anos atrás, hoje ela trabalha, estuda, tem vida social, etc. Permita-se a casa bagunçada, o café da manhã na cama, o sexo no meio da tarde, a pizza durante a semana, isto é, se livre da culpa de não ser uma “super mulher” que dá conta de tudo, quebre as regras e divirta-se.

6 – Não caia na rotina

Uma das maiores dificuldade dos casais é lidar com a rotina. Sempre vamos estar propensos a repetição, pois é cômodo e fazer algo novo exige disponibilidade para mudanças. Com a facilidade da internet é possível encontrar diversos passeios gratuitos, descontos e promoções, só fica parado quem quer.

7 – Seja tolerante

A peça fundamental para qualquer tipo de relação é o diálogo, com ele podemos conhecer a verdade da outra pessoa e entender os motivos que a levaram ela a fazer tal coisa. Impor uma verdade que talvez seja só nossa é não permitir que o outro faça parte dessa relação. Ter paciência, ouvir, compreender e ceder faz parte e é saudável.

8 – Respeito é bom e todo mundo gosta

Aqui podemos aplicar a frase “gentileza gera gentileza”. Se soubéssemos o poder das palavras: por favor, obrigado, com licença, entre tantas outras, o mundo seria um lugar bem mais agradável de viver. Já conheci casais que se tratavam com palavrões e troca de acusações. Outros que vivem como se fossem irmãos, competindo, se depreciando e dando “soquinhos de brincadeira”. O amor sempre tem que estar associado ao respeito e a admiração, porque senão ele perde seu valor e se torna outra coisa.

9 – Não aposte todas as suas fichas

Podemos dividir nossa vida em vários setores: trabalho, estudo, família, amigos, casamento, lazer, e etc. A bem estar é o resultado do equilíbrio de todos esses “departamentos”. Um erro comum é associar toda a nossa felicidade com o relacionamento, o que gera expectativas demais e cobranças indevidas. Uma pessoa não consegue suprir o amor de alguém que não se dá bem com os pais ou que não tem amigos. É preciso existir uma vida além do relacionamento. Portanto, aquele futebol com os amigos deve ser incentivado, bem como o encontro com as amigas no shopping.

10 – Seja feliz

Como já falamos ter uma atitude positiva é uma opção, existem pessoas que passam o dia reclamando, para elas está bom assim. Ser feliz, ao contrário do que a maioria imagina, também só depende de nós. Ela não está associada ao dinheiro, a bens materiais, a outras pessoas, ao sol ou a chuva, ou qualquer outra coisa externa. É um sentimento interno, uma escolha de ver o lado bom da vida, independente das circunstâncias.


Inadequações


Que tal se dar uma segunda chance?

Stella Florence title=

Qualquer profissional que assine uma coluna num jornal, revista ou site, tem sua foto estampada junto ao texto. A razão é clara e legítima: o leitor se sente mais à vontade vendo quem está falando com ele.
Crônica – o que eu faço aqui – comporta tudo, inclusive ficção. Na crônica é permitido exagerar, ser politicamente incorreta, carregar o leitor para uma viagem ao interior da alma humana, a outro planeta ou apenas até ali na esquina para bisbilhotar o vizinho. Artigo é uma matéria jornalística, já crônica é um gênero literário: são coisas distintas. Portanto, eu não sou jornalista: sou escritora. E, como tal, resolvi fazer algo de propósito – e com um propósito. Quando o Bolsa de Mulher demonstrou o desejo (ousado: parabéns!) de ilustrar minha coluna não com a minha cara, mas com as minhas costas, eu pensei em provocar nos leitores uma reflexão sobre o que é adequado.
Adequada para uma escritora séria, que vive de literatura e tem um trabalho consistente nessa área, seria uma foto apenas do rosto, com um leve e simpático sorriso. Poderiam-se aceitar variações mínimas como: séria com a mão no queixo, dentes à mostra num sorriso bem editado, ou qualquer outra coisa que se pareça com uma distante Alice no país das maravilhas. No entanto, a foto que, propositalmente, enviei está bem longe disso.
Sempre que algo te parecer inadequado – em você ou nos outros -, pare e olhe uma segunda vez
A partir de sua publicação, recebi, como suspeitava, vários e-mails de leitores inconformados: "assim você se vulgariza", "como pode misturar literatura com pornografia?", "você está parecendo uma adepta do sadomasoquismo" e por aí vai.
Então, eu pergunto: o que, afinal, é adequado? E por que nós temos de nos manter presos a esse conceito? Nada de confundir: caixa dois, pedofilia, roubo – isso é crime. Eu me refiro aqui às amarras desnecessárias que gangrenam nossas vidas. Por que é inadequado eu mostrar minhas tatuagens? Eu não infringi nenhuma lei e não expus nada que pudesse violentar olhares incautos. Além do mais, que eu saiba, não estou escrevendo melhor nem pior por causa disso. Então, por que é inadequado?
Meu livro mais recente, "O diabo que te carregue!", nasceu de um momento em que minha censura íntima disse "não posso escrever um livro sobre separação com esse nome". E, imediatamente, minha alma inadequada acentuou: "Pode, sim".
As tatuagens também nasceram dessa forma. Eu pensei "queria tatuar um livro nas minhas costas, mas não posso." E, mais uma vez, minha alma sibilou serena: "Pode, sim".
Quando cogitei deixar de ser secretária para me lançar numa profissão incerta, competitiva e para a qual eu, na época, aos 29 anos, não tinha a menor experiência, pensei: "Não posso". De novo, minha alma segurou firme minha mão e disse: "Pode, sim".
Sempre que algo te parecer inadequado – em você ou nos outros -, pare e olhe uma segunda vez. Bloqueie o medo, a censura e o preconceito e escute não a resposta que todos julgam ser correta, mas a resposta da sua alma. Pode ser que, nesse momento, você encontre a felicidade que procurou por todos os cantos adequados do mundo.


Pesquisa mostra que homens mentem 
mais do que mulheres


Especialista diz que pequenas mentirinhas são válidas para evitar discussões

Pesquisa mostra que homens mentem mais do que mulheres title=

Os homens contam mais mentiras que mulheres. A afirmação é de uma pesquisa realizada pela loja on-line HushHush com mais de 2,5 mil pessoas. O número não é preciso, uma vez que os dados se diferenciam muito de uma pesquisa para outra dependendo do local em que foram levantadas. Mas, no geral, giram em torno de três a seis mentiras por dia para homens e uma a três para mulheres. Entre as mais contadas estão algumas que já podem ser consideradas clássicas, como ‘sim, fiz o que você pediu’, ‘já estou chegando’ e ‘não vi suas ligações/mensagens’. “É uma forma de não levar uma discussão adiante, ou mesmo não iniciar uma, já que algumas informações parecem irrelevantes e só provocariam desgastes, segundo a grande maioria dos homens”, diz o psicólogo e coaching amoroso da agência Free Love Rafael Wagner.

Ele diz que todos mentem, tanto homens quanto mulheres, sempre na intenção de manter uma certa ordem, seja no relacionamento amoroso, profissional ou familiar. “É um jeito de manter as outras pessoas mais calmas diante de situações que poderiam ser conflitantes. É necessário que se digam certas mentirinhas como uma estratégia de convívio social. A mulher pode, por exemplo, dizer que pagou bem menos por aquele vestido como uma forma de não parecer uma esbanjadora ou passar a imagem de futilidade. Se em todas essas situações a verdade ‘nua e crua’ fosse dita, provavelmente a estabilidade humana cairia muito em suas relações”, afirma.
De acordo com o especialista, o ciúme no relacionamento vai obrigatoriamente fazer com que o parceiro conte algumas mentiras a mais. “Se uma mulher que vive bisbilhotando o celular do namorado quando tem oportunidade, ele sabe que qualquer motivo os fará brigar. Por isso vai mentir quando questionado da nova secretária, mesmo que ela seja linda, irá dizer que nem ‘reparou tanto assim’, pois é um meio de evitar uma discussão ou até um prolongamento de uma situação que pode não ter tanta importância”, afirma.
Para lidar com as mentiras, ele sugere expressar sempre seu ponto de vista, começando com sugestões de que se fosse o inverso daquilo que a pessoa está contando, não teria problema. “Diga que entende e que a conversa era para dialogarem, deixar em pratos limpos, independente dos assuntos e motivos que fossem expostos. Deixar a outra parte segura pode fazer com que ela conte a verdade, divida com você. Pense se a outra parte também não tem razão de esconder e questione qual seria sua postura se fosse o inverso”, orienta.
Porém, se as mentiras são exageradas e passam a prejudicar, é preciso ficar alerta. “Algumas pessoas mentem compulsivamente, independente de estarem ou não preocupadas com você, por isso não permita esse tipo de situação se perceber que se tornou corriqueira. Mentirinhas devem ser desconsideradas, mas aquelas que interferem na relação não podem ser toleradas, especialmente quando envolvem família ou a situação financeira. Nesses casos, deve-se chegar a um acordo utilizando da verdade nessas ocasiões. Conversar ainda é a melhor opção”, afirma.


Amor proibido

O que fazer quando o objeto do desejo é impossível de ser possuído?

250_amor_proibido.jpg title=

Os que se dizem especialistas no assunto afirmam que o amor só frutifica se adubado com medidas doses de mistério. Pode ser, tem mesmo o seu fundamento. Mas, e quando o segredo é a característica principal de um relacionamento? Vontades e sentimentos proibidos de amores mantidos em sigilo levam alguns casais a uma aventura repleta de frios na barriga, paixão enlouquecedora, mas também muita tensão e insegurança.
A advogada paulistana Flávia*, 33 anos, levava uma pacata vida de solteira até que um burburinho de ordens sentimentais tomou conta da sua família. "Minha irmã estava noiva e o noivo rompeu tudo. O casamento estava praticamente marcado, tudo começando a se organizar e, de repente, ele sumiu, desapareceu. Ela ficou louca de raiva, deprimida, todo mundo da família achando aquilo o fim. Só que uns dois meses dessa história, ele me reaparece dizendo que estava apaixonado por mim, que começou a gostar de mim, que terminou com ela por isso", conta. Apesar da fortíssima campanha de desmoralização que a família e a irmã promoviam com relação ao rapaz, Flávia acabou não resistindo. "Eu acabei me envolvendo, mas ninguém podia sonhar com aquilo", revela.
Ou você abre mão dos seus amigos, do convívio com a sua família e com o mundo pra ficar com aquela pessoa, ou então você não consegue levar adiante
Para a advogada, o fato de se tratar de uma relação proibida tornou o envolvimento mais arrebatador. Eram encontros escondidos e, às vezes, muito rápidos, que levavam o casal à loucura. "A gente só se via em lugares muito distantes da minha casa e de onde freqüentavam os nossos amigos em comum. E eu ficava meio paranóica: a gente só se encontrava no cinema já com a luz apagada, do motel, saíamos separados, aquelas coisas. Mas era tudo muito quente, desesperado até. Não tem jeito, tudo o que é proibido acaba sendo mais gostoso", considera Flávia, que optou por terminar a aventura oito meses depois. "Até hoje, ninguém sabe de nada. Terminamos porque a insegurança tinha ficado demais. Você passa a necessitar da pessoa na sua vida e sabe que não pode contar com ela. Não dá para sustentar um amor proibido porque dificilmente ele vira amor de verdade", sentencia.
A universitária Juliana*, 29 anos, concorda com a máxima. Ela também tem experiência no ramo: namorou um ex-professor, casado, com dois filhos e 17 anos mais velho. "Ou você abre mão dos seus amigos, do convívio com a sua família e com o mundo pra ficar com aquela pessoa, ou então você não consegue levar adiante", diz ela, que, apesar das agruras, faz uma análise positiva de sua história, um ano e meio depois de terminada. "Tirando todos os problemas, inclusive a angústia de ser a outra, de conhecer por alto a mulher dele e ter de viver uma relação clandestina, foi muito legal porque ele era uma pessoa incrível. Nunca tinha ficado com homens mais velhos e descobri que adoro. Se ele largasse tudo para ficar comigo, ainda hoje, eu ia. Só que eu não tenho essa ilusão e, pra não alimentar mais isso, terminamos. É desgastante demais, não vale a pena", reitera Juliana, que está, no momento, às voltas de uma nova chance com outro ex-namorado, este desimpedido e, segundo ela, apaixonadíssimo.
Mas é na adolescência que relações proibidas são mais reincidentes: pais que proíbem namoros, paixões pelo melhor amigo do irmão, pelo namorado da amiga. Quem não viveu algo assim ao menos conhece alguma história como a da estudante Camila*, 18 anos, que viveu, aos 16 anos, uma história de encontros e desencontros com um homem que tem o dobro da sua idade. "Ele era DJ de uma festa que eu freqüentava. Um dia, começamos a ficar, ele vinha me pegar de carro em casa para sair e meus pais começaram a não gostar. Acabaram sabendo quem ele é, porque ele é conhecido no meio, e proibiram. Antes de me conhecer, ele já tinha se envolvido com drogas, tem uma profissão que não é muito bem vista e ainda tem uma aparência pouco convencional. Além de ser 15 anos mais velho. Quer dizer, não é o príncipe que meus pais sonharam pra mim", considera Camila, que fez questão de não dar ouvidos à proibição. Ela e seu DJ ainda se encontram às escondidas, mas manter uma relação constante é um grande desafio. "Sofro muito porque sou apaixonada por ele. Mas ele tem um ritmo de vida muito diferente do meu e eu entendo perfeitamente que nenhum homem feito como ele vai topar um lance com uma garotinha que tem os pais voando em volta", lamenta-se.
Que romântico!
Amores proibidos são um tremendo filão dos romances e da dramaturgia. Um deles, o mais famoso, virou até sinônimo para esses casos: Romeu e Julieta. "São inúmeros os escritores que relataram sobre jovens amantes impedidos por forças externas a viverem suas paixões. Mas sem dúvida é essa primeira grande tragédia de William Shakespeare, sobre a rivalidade das famílias Montecchio, de Verona, e Capuleto, de Cremona, a que melhor nos faz refletir sobre o assunto", comenta Fábio Durac, professor de história e teoria do teatro, da Uni-Rio. Para ele, o dramaturgo inglês construiu dois personagens baseados na essência do que podiam representar de mais sublime, o amor. "O encontro de Romeu e Julieta nos mostra o quanto todos nós estamos sujeitos a nos transformar em personagens pela influência do que os outros pensam ou deixam de pensar a respeito de nós. Quando assumem e vivem o que sentiam, os dois estão se entregando às próprias vidas. E infelizmente, até hoje, quantos de nós deixamos de viver nossas próprias vidas em razão de julgamentos alheios?", questiona o professor.
A psicóloga Tereza Bregman faz questão de ressaltar que cada caso é um caso, mas arrisca afirmar que, sendo o amor movido por carências físicas, materiais e emocionais, o que leva uma pessoa a se envolver em um caso proibido é a necessidade de um desafio. "Talvez pelo desejo de viver uma grande aventura ou talvez por uma noção de que aquilo que é mais difícil de ser conquistado terá mais solidez quando for construído", diz ela. No entanto, o dilema central de quase todo caso de paixão secreta está mesmo entre a razão e a emoção. "O afã de viver tudo intensamente deve ser analisado com muita calma e discernimento, o que nessas horas é mesmo difícil, mas é o mais importante de tudo. É preciso fazer uma análise funcional cautelosa da própria vida e notar a importância dos seus contextos com relação aos sentimentos. Não que eles não sejam importantes, mas é sinal de amadurecimento não permitir que as emoções tomem conta das nossas ações, a ponto de produzir situações adversas", conclui Tereza.

Crápula machista!


O cafajeste anda solitário e triste em busca de um amor. Alguém aí se candidata?


Extra Cafajeste title=
Eu não nasci cafajeste. Parece difícil de acreditar, mas é verdade. Fui me tornando um crápula machista ao longo de minha parca existência. Não quero aqui culpar quem quer que seja por minhas fraquezas mas cabem algumas histórias. Quando jovem, pré-adolescente e na “aborrescência” propriamente dita, eu me apaixonava perdidamente pelas meninas. Mas eu era o patinho feio da turma, nenhuma ficava comigo, só com os garotos fortes e bronzeados.
Mas eu não desistia, acreditava no amor, em tratar uma mulher com carinho, compreensão, atenção, respeito e sobretudo sem ficar fazendo jogos. Isso durou até o começo da minha vida adulta. Amei uma mulher, mas sentimento não é suficiente e o relacionamento acabou. Novamente caí perdidamente apaixonado por uma moça até descobrir que tudo o que ela tinha me dito era mentira e ainda por cima era casada. Quem me lê com freqüência já conhece parte dessas histórias. Passei um ano de férias, fazendo turismo interior. Mas ainda acreditava no amor.
Jurava para mim mesmo que não iria me tornar o que meus amigos eram, e o que os homens mais velhos diziam para eu fazer eu jamais iria seguir. Nada de destratar uma mulher, nada de considerá-las apenas por seus órgãos sexuais e menosprezar sua condição humana. Eu jamais faria isso! Não seria mulherengo, não seria infiel, não jogaria, não mentiria e encontraria alguma mulher que seria A MULHER! Bom, o tempo passou e nada de mulher alguma olhar para mim. Cansei. Aprendi, observando as mulheres, todas as artimanhas que elas usavam para manobrar os homens.
Desisti do amor. O que eu queria era recuperar o tempo perdido, quantidade mais do que qualidade, quanto mais mulher melhor. E, afinal, eu sou homem, tenho certas necessidades sexuais, não é possível ficar a ver navios. Claro, alguém pode dizer que fraquejei, que sucumbi à sociedade machista em que vivemos. Pode ser. Mas desde que passei a não dar tanta importância às mulheres, a não ser tão sério, nem tão preocupado, passou a chover na minha horta. Isso mesmo! Desprezo era uma estratégia muito eficiente. É incrível como psicologia infantil funciona
maravilhosamente bem com adultos assim como retórica funciona perfeitamente com mulheres. O que eu fiz? Simples: usei as armas delas!
Conhece aquela música: “Eu sou rebelde por que o mundo quis assim, por que nunca me trataram com amor…”. Sempre vai aparecer uma para dizer que eu não soube ser amado. Sempre vai. Mas se existe o amor, ele deve parecer ou deve ser como aqueles juramentos de casamento nos filmes: “na tristeza e na alegria, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, etc.”. É um compromisso sério. Este papo de só querer estar com uma pessoa quando ela está bem eu não engulo. Claro, cada um tem seus limites. Se alguém chega a se tornar uma pessoa má, não há motivo para manter-se junto à ela. Mas há de se dar algum crédito, principalmente àqueles que conhecemos bem. Não é uma dificuldade que vai nos afastar completamente de quem realmente gostamos, seja qual for o tipo de relação. Estou aqui para o que der e vier, tem que ser assim! Agora, em relação às mulheres, estou mais para o que vier e der. Será que um dia aparece A MULHER e eu mudo?





CULINÁRIA













Mousse de Chia ajuda a emagrecer e a 



controlar o colesterol





 
Mousse de Chia ajuda a emagrecer e a controlar o colesterol title=



Ingredientes

3 colheres de sopa de grãos de chia
180 ml de água
200 ml de bebida vegetal de arroz
3 colheres de sopa de mel
24 g de gelatina sem sabor
200 g de ricota fresca
1 pacote de gelatina (sabor de preferência) preparada de acordo com as instruções do rótulo
Preparo

Coloque os grãoss de chia para hidratar na água. Aqueça bem a bebida de arroz com o mel e em seguida acrescente a gelatina, mexendo até dissolver. Leve essa mistura ao liquidificador e bata com a ricota. Em uma tigela acrescente a mistura e as sementes de chia hidratadas e mexa bem. Em uma forma de pudim, alterne camadas do creme de chia e da gelatina de sua preferência. Para obter camadas bem distintas, deixe intervalos de 30 minutos na geladeira, entre uma camada e outra.

Rendimento: 8 porções


Valor Calórico: 112,3 Kcal por porção


Mousse de Chocolate Light


Mousse de Chocolate Light com apenas 50 calorias title=



Ingredientes

40 g de chocolate meio amargo picado
6 colheres (sopa) de leite desnatado
1 colher (chá) de gelatina em pó sem cor
2 colheres (chá) de adoçante dietético para forno e fogão
2 claras

Modo de Preparo

Coloque o chocolate numa panela junto com duas colheres de leite e leve ao fogo em banho maria. Misture a gelatina com o restante do leite e deixe hidratar por um minuto. Junte a gelatina ao chocolate e mexa bem até derreter tudo. Retire do banho maria e acrescente o adoçante. Bata as claras em neve e misture-as delicadamente ao chocolate. Despeje em taças e leve para gelar.


Feijoada de frutos do mar


Nova-imagem4.jpg title=


Ingredientes:

1 Kg de camarão sem casca
1 Kg de polvo
1 Kg de lula
1 Kg de mexilhões
1 Kg de cação em posta cortados em pedaços médios
1 Kg de feijão branco
4 dentes de alho socados
3 cebolas picadas
1 pimentão amarelo picado
1 pimentão verde picado
3 tomates
1 punhado de coentro picado
Pimenta e sal a gosto
1 limão para temperar os frutos do mar
Azeite extra virgem a gosto

Modo de preparo:

Deixe o feijão de molho de um dia para o outro. Cozinhe o feijão em uma panela separada e refogue a gosto. Depois pegue todos os temperos e refogue junto com o azeite em outra panela. Faça um molho bem denso e despeje os frutos do mar dentro deste molho. O camarão deve ser colocado por último. Cozinhe os frutos por aproximadamente 20 minutos, mas cuidado para não desmanchar o peixe! Depois que os frutos do mar estiverem cozidos, adicione o feijão branco e misture-o aos frutos do mar e seu molho. Cozinhe tudo por mais 15 minutos e depois sirva.

Dica especial:

Sirva com arroz branco ou arroz com açafrão. A receita também fica uma delícia acompanhada de uma farofa de dendê (faça sua farofa como de costume e ao final do preparo acrescentar 3 colheres de sopa de um bom azeite de dendê para ½ kg de farofa. Não esqueça de polvilhar a farofa com bastante cheiro verde).



CASA E DECORAÇÃO 


Aplique efeito de madeira com tinta nas paredes; veja passo a passo


Tinta deixa parede com efeito de madeira Foto: Divulgação

Além de deixar o ambiente aconchegante, piso, mobílias e objetos de madeira dão elegância e requinte à decoração. Para quem quer o efeito do material em casa de um jeito simples e ecológico, uma opção são as tintas que dão um efeito semelhante ao da madeira e podem ser aplicadas diretamente pelo consumidor. Confira a seguir um passo a passo preparado pela Suvinil.

Você vai precisar de:
Massa corrida
Desempenadeira
Espátula de aço
Tinta fosca branca
Rolo de lã
Pincel largo
Tinta Suvinil Texturatto Especial
Ferramenta específica para deixar a textura com efeito madeira
Lixa
Modo de fazer
1. Aplique na parede duas a três demãos de massa corrida, usando uma desempenadeira e uma espátula de aço.
2. Com um rolo de lã ou pincel, aplique duas ou três demãos de tinta fosca branca, respeitando o intervalo de secagem.
3. Com a parede pronta, divida a parede em planos de 1 m de largura e, usando uma trincha (pincel) larga, aplique uma tinta específica que dá o efeito de madeira à parede. Vale lembrar que a tinta deve de 15% a 20% de diluição.
4. Com a tinta ainda úmida, repasse rapidamente o pincel em movimentos verticais de cima para baixo, formando pequenos veios. Em seguida, deixe secar por 6  horas.
5. Quando estiver seca, aplique uma segunda demão e use uma ferramenta específica que deixa a textura com efeito madeira.
6. Por fim, assim que estiver seco, lixe a superfície e retire o excesso deixado na aplicação. A parede está pronta!


Caixa de vinho, velas e móveis; saiba como reciclar na decoração



Com ideias criativas e simples, livro mostra que é fácil gastar pouco na hora de decorar a casa



Uma mesa antiga, aquela caixa de madeira escondida no armário ou a garrafa de refrigerante na geladeira. Tudo – ou pelo menos quase tudo – pode ganhar uma cara nova e virar um objeto de decoração para a casa. É isso o que Chris Campos defende no livro Como Ninguém Pensou Nisso Antes? 25 Temas Com Boas Ideias Para A Sua Casa. Para ela, reciclar é a oportunidade de colocar o próprio estilo na peça.
A ideia era que as pessoas olhassem e vissem que é possível ter uma casa bacana, sem ter que gastar dinheiro e contratar um profissional. Então reuni várias imagens e dicas de casas decoradas pelos próprios donos. Minha casa, casa de amigos, casa por indicação de outras pessoas. Quero estimular a criatividade”, conta ela.
Nem só de objetos e móveis de luxo se fazem as salas bonitas e os quartos aconchegantes. Com bom gosto e sem prejudicar o bolso, é possível deixar a casa com um toque especial. Pensando nisso, ela reuniu cinco dicas para quem pensa em apostar na reciclagem, mas não sabe por onde começar. 
1- Quase tudo pode ser reciclado. Evite apenas objetos totalmente quebrados, como uma mesa com o tampo rachado. Do resto, vale usar a imaginação.
2-  Madeira é um dos melhores materiais para reciclar. Se quiser dar uma nova cara, passar cera de sapato e depois polir com uma flanela seca é uma boa dica para móveis.
3- Escolher tintas manchadas deixa o móvel com estilo antigo e “cara de fazenda”. Se preferir um design moderno, uma boa escolha é pintar com tinta automotiva.
4-  Não é porque uma coisa é barata que ela é menos interessante que uma peça caríssima.  O ideal é misturar os dois mundos e decorar a casa com o conceito de moda, combinando o barato com o caro, desde que tenha seu estilo.
5- Não siga tendências na hora de reinventar e nem se preocupe com a opinião de familiares e vizinhos. Reciclar é oportunidade de dar a sua cara para a peça e o processo é tão prazeroso quanto o resultado final.

Para fazer em casa
No livro, há uma série de dicas e peças para fazer em casa, desde velas perfumadas, luminária com lâmpada de flores, móveis dourados a estante com caixa de vinhos. Confira algumas a seguir e prepare-se para colocar a mão na massa:

Estante com caixas de vinho Foto: Milena Mendes / Divulgação
Estante com caixas de vinho
Você vai precisar de:
2 caixas de vinho
4 rodízios
Cola de madeira

Modo de fazer:

Caixas de vinho ou frutas podem ser garimpadas em feiras e adegas. Depois de escolher as mais bonitas, coloque as caixas na vertical e una as duas com cola de madeira. Em seguida, parafuse os rodízios na parte de baixo, para conseguir ter mobilidade na estante. Pronto! Você tem uma peça prática e barata de compor.

Velas perfumadas Foto: Milena Mendes / Divulgação
Velas perfumadas
Você vai precisar de:
Recipiente de sua escolha (copo, xícara ou lata)
Parafina em flocos ou sobras de vela
Peneira
Essência de sua preferência
Panela de ágata
Modo de fazer:
Coloque a parafina ou as sobras de vela em uma panela de ágata (específica para isso). Quando derreter, use uma peneira para separar os restos de pavio com eventuais sujeiras. Com a parafina ainda líquida, pingue algumas gotas da essência escolhida. Em seguida, fixe com cola quente um pavio de base metálica no fundo do recipiente escolhido para a sua vela. Pode se ruma lata, um copo ou uma xícara. Para finalizar, despeje a parafina ou as sobras de vela derretidas em cada um deles.

Peças em ouro Foto: Milena Mendes / Divulgação

Peças em ouro
Você vai precisar de:
Móveis ou objetos antigos
Lata de spray dourado
Modo de fazer:

Não tem segredo. Uma boa dica para deixar os móveis de cara nova é pintá-los de dourado. É fácil encontrar spray dessa cor em lojas de tinta e eles garantem bons resultados logo na primeira demão aplicada em móveis ou objetos. Se quiser um efeito mais reluzente, o melhor é apostar em folhas de ouro ou sprays especiais, como utilizados por grafiteiros, vendidas em lojas de materiais para artistas plásticos. Eles oferecem um acabamento mais refinado.







Nenhum comentário:

Postar um comentário