VERSÍCULO DO DIA
Deem graças ao Senhor, porque ele é bom. O seu amor dura para sempre!
Salmos 136:1
acesse o nosso site www.radioestacaolivre.com
SAÚDE
Sonhar que está sendo traída pelo parceiro pode indicar que o relacionamento anda mal. De acordo com um novo estudo realizado na Universidade de Maryland e publicado na revista Social Psychological and Personality Science, os pesadelos podem mostrar o futuro da relação. As informações são do Daily Mail.
A pesquisa foi feita com 61 pessoas entre 17 e 42 anos, que estavam namorado por pelo menos seis meses. Elas precisavam fazer um diário, detalhando seus sonhos e rotina no relacionamento por duas semanas.
Os resultados mostraram que as imagens de ciúme e brigas desencadearam conflitos no dia seguinte entre os casais, enquanto os sonhos de infidelidade "esfriaram" o sentimento e a intimidade.
"Um monte de pessoas não presta atenção nos seus sonhos e não está ciente do impacto que eles têm sobre seu estado de espírito. Agora temos provas de que existe essa associação", disse Dylan Selterman, líder do estudo.
O levantamento mostrou ainda que quando se tratava de sonhos que envolviam sexo prazeroso, os voluntários passavam os dias seguintes mais amáveis e com a intimidade aflorada. Já quando os pensamentos envolviam uma má relação sexual, o efeito era oposto.
Para o Dylar, essas correlações são o resultado de um efeito psicológico conhecido como “priming” – a ideia de que a exposição a estímulos externos (imagens, sons, cheiros) traz reflexões na mente. “O sexo pode ser bom ou ruim em um sonho, assim como pode ser bom ou ruim na vida real. As pessoas podem mudar suas atividades como uma função do sonho que tiveram na noite anterior”, disse o pesquisador.
Deem graças ao Senhor, porque ele é bom. O seu amor dura para sempre!
Salmos 136:1
acesse o nosso site www.radioestacaolivre.com
SAÚDE
Hálito, o novo indicador de saúde
O ar que uma pessoa exala contém uma infinidade de partículas. A análise de sua composição química permite detectar diferentes tipos de câncer e agora alguns cães treinados são capazes de descobri-los. Estão sendo fabricados dispositivos olfativos que detectam infecções respiratórias ou o dano causado pela poluição.
O teste de alcoolemia, que permite conhecer a porcentagem de álcool presente no sangue dos motoristas através da análise de seu hálito, não é o único teste que permite obter informação sobre o organismo de uma pessoa verificando as moléculas de sua respiração.
Os métodos de diagnóstico baseados nas tecnologias de imagem e som, como a ultrassonografia e o scanner, ou nas análises de sangue e tecidos, se complementam com uma nova geração de testes "de alerta antecipado" que não requerem "invadir" o corpo nem expô-lo a radiações.
As novas análises do hálito detectam e avaliam os problemas respiratórios e males pulmonares, mas suas aplicações cada vez mais se estendem a outras partes do organismo e transtornos de saúde, como demonstram os últimos estudos.
O médico Michael Unger, do Centro para o Câncer Fox Chase, Philadelphia (EUA), pesquisa novos métodos de diagnóstico capazes de imitar o fantástico olfato canino, para identificar a "marca química" do câncer de pulmão e detectar a doença em seus estados iniciais.
Os testes de Unger demonstraram que os cães treinados para reconhecer o hálito de uma pessoa que sofre dessa doença pulmonar cumprem sua tarefa com uma precisão superior a 90% , ao farejar as mostras de ar exalado pelas pessoas.
As pesquisas de Unger com o olfato de cachorros buscam detectar melhor as pessoas de alto risco para diagnosticar a doença em seu início, já que mais de 70% dos casos podem ser curados por meios cirúrgicos, se os tumores forem tratados com antecedência.
Os especialistas recolhem mostras do ar exalado por pacientes com câncer, por fumantes sem câncer e por pessoas saudáveis. Os cachorros são treinados para cheirar o ar das pessoas doentes e aprendem como responder quando o cheiram. "Cada vez que lhes damos as mostras de pessoas com câncer, os animais respondem", segundo Unger.
Agora os especialistas estão estudando o ar exalado mediante técnicas modernas e complexas, como a espectrometria, buscando a expressão de certos marcadores, ou seja substâncias ou genes, que possam ter uma possível "assinatura genética ou química" característica das pessoas com câncer pulmonar.
À procura dos 'VOCs'
O conceito da "marca de gases" do câncer de pulmão não é novo. Os cientistas sabem que a composição química do hálito de uma pessoa doente muda, devido às células cancerígenas, que soltam substâncias químicas denominadas 'compostos orgânicos voláteis' (VOCs, na sigla em inglês) que são expulsos ao exalar.
O conceito da "marca de gases" do câncer de pulmão não é novo. Os cientistas sabem que a composição química do hálito de uma pessoa doente muda, devido às células cancerígenas, que soltam substâncias químicas denominadas 'compostos orgânicos voláteis' (VOCs, na sigla em inglês) que são expulsos ao exalar.
Uma equipe de cientistas americanos desenvolveu um teste clínico com cores que mostra mudanças químicas no hálito das pessoas com câncer pulmonar. As tintas, dispostas em uma série de 36 pontos, detectam a doença com precisão em quase três de cada quatro pessoas afetadas.
Este teste, realizado com um sensor pouco maior que uma moeda em vez das grandes e custosas máquinas usadas até agora para esse propósito, poderia revolucionar a detecção adiantada do câncer e salvar vidas, de acordo com os autores do estudo, da Clínica Cleveland (Ohio, Estados Unidos).
Cientistas espanhóis desenvolveram sensores eletrônicos capazes de descobrir o câncer de pulmão, ao detectar a presença no hálito do paciente de determinados VOCs.
Estes compostos estão em concentrações entre uma a dez partes por trilhão no hálito da pessoa saudável, e esta concentração pode subir entre dez a cem vezes nas pessoas doentes.
Segundo os patrocinadores do projeto Interreg Medisen, da corporação Tecnalia, estas remodelações que se veem refletidas no hálito permitirão determinar a presença deste tipo de marcadores nos primeiros estágios da doença.
Além do câncer de pulmão, outra nova técnica, desenvolvida por cientistas do Instituto de Tecnologia Technion, em Haifa (Israel), poderia ampliar a capacidade de diagnóstico da análise respiratória, para outros tipos de tumores, como os de mama, pâncreas, intestino e próstata, utilizando um sensor desenhado para detectar variações químicas no hálito.
A invenção, denominada "nariz eletrônico" e que precisa ainda de alguns anos para desenvolver todo seu potencial, pode diferenciar pela respiração, e em um teste de 20 minutos de duração, aqueles indivíduos saudáveis dos que não o estão, e dentro destes últimos, os diferentes tipos de doença oncológica.
"Este dispositivo faz uso de uma coleção de sensores químicos que utilizam nanopartículas de ouro para detectar compostos orgânicos voláteis que são diferentes em cada tipo de câncer", explicou o pesquisador Hossan Haick, principal autor do estudo.
Marcas químicas no ar
Por sua vez, pesquisadores comandados pelo médico Donato F. Altomare, da Universidade de Aldo Moro de Bari (Itália), estão aperfeiçoando outra análise da respiração baseada nos VOCs, que por enquanto, é capaz de detectar o câncer colorretal com uma precisão de mais de 75%.
Por sua vez, pesquisadores comandados pelo médico Donato F. Altomare, da Universidade de Aldo Moro de Bari (Itália), estão aperfeiçoando outra análise da respiração baseada nos VOCs, que por enquanto, é capaz de detectar o câncer colorretal com uma precisão de mais de 75%.
O Instituto Technion, em colaboração com uma clínica de referência no Colorado (Estados Unidos), realizou um estudo-piloto, que revela que os testes de hálito poderiam discriminar entre os nódulos pulmonares benignos e malignos, e "poderiam ter um impacto significativo na redução de explorações mais invasivas e desnecessárias", segundo seus autores.
Cientistas da Universidade de Vermont, nos Estados Unidos, identificaram a "marca" química deixada por algumas bactérias causadoras de infecções nos pulmões, o que poderia propiciar um diagnóstico rápido da tuberculose, através de um teste de hálito, uma opção que também está sendo pesquisada no Centro para Engenharia Genética e Biotecnologia de Nova Délhi (Índia).
Atualmente, o diagnóstico destas infecções bacterianas requer o recolhimento de uma mostra do paciente, que depois é utilizada para realizar um cultivo no laboratório, onde se classifica e se determina sua resposta a antibióticos.
A empresa Oxford Medical Diagnostics está trabalhando com o hospital infantil de Oxfordshire (Reino Unido) para testar um novo dispositivo de controle de diabetes infantil mediante o hálito. Se tiver sucesso, poderia substituir o teste atual de insulina, que requer uma picada no dedo para extrair uma gota de sangue.
Esta máquina é capaz de medir com precisão pequeníssimas quantidades de acetona no hálito de uma criança diabética, uma medição que depois pode ser utilizada para calcular quanta insulina o paciente precisa.
Mas nem todos são estudos, também existem realidades e assim o FDA, órgão americano que controla alimentos e medicamentos, aprovou a comercialização do primeiro teste de hálito para detectar, em crianças de entre três e 17 anos, a infecção bacteriana por Helicobacter pylori, responsável por gastrite e úlcera. É denominado BreathTek UBT e fabricado pela companhia Otsuka America.
Um amplo estudo do hálito humano, que está sendo desenvolvido em muitos países para diagnosticar a asma, a encefalopatia hepática, doenças do trato digestivo e a fibrose cística, assim como para comprovar os efeitos da poluição em crianças asmáticas ou averiguar se uma pessoa fumou nos últimos dias.
Pessoas que experimentam álcool na puberdade são mais propensas a se viciarem
Pessoas que começam a beber álcool durante a puberdade são mais propensas a se tornarem viciadas, diz uma nova pesquisa. A equipe da Universidade de Heidelberg, na Alemanha, chegou à conclusão depois de analisar os hábitos de consumo de 283 jovens adultos.
No estudo, a autora Miriam Schneider analisou qual a fase da puberdade os participantes tinham chegado na primeira bebida, e, em seguida, gravou os comportamentos em relação ao álcool dos 19 aos 23 anos.
A pesquisa com seres humanos foi complementada por um trabalho semelhante em ratos. "Ambos os estudos revelaram que os indivíduos que iniciaram o consumo de álcool durante a puberdade tendem a beber mais e também com mais frequência do que aqueles que começam depois da puberdade", disse.
Ela alegou que as mudanças no cérebro em desenvolvimento podem explicar a ligação. "É durante a puberdade que substâncias como o abuso de drogas - álcool, maconha, etc - pode induzir os efeitos mais destrutivos e também persistentes no cérebro ainda em desenvolvimento. Eles podem, em alguns casos, até mesmo resultar em doenças como a esquizofrenia ou o vício", explicou.
Segundo a pesquisadora Rainer Spanagel, a puberdade é uma fase em que o sistema de recompensa do cérebro sofre grandes alterações funcionais. "Portanto, durante a puberdade, o cérebro está em um estado altamente vulnerável para qualquer tipo de recompensa, as de drogas em particular", detalhou.
NUTRIÇÃO
Orégano: muito além do aroma
Ele passa praticamente despercebido no prato. No entanto, faz um bem danado para a saúde! Bastante utilizado nas culinárias italiana, francesa e grega, o orégano ganhou o mundo. Seu poder aromático realça o sabor dos alimentos, por isso, esse temperinho bom tem muitos fãs aqui no Brasil.
Os especialistas apontam diversos benefícios do orégano para o organismo. Ele é um estimulante para o estômago, especialmente nos casos de perda do apetite, dificuldade de digestão ou gases. Além disso, é ótimo para cólicas. Expectorante, ajuda especialmente nos casos de bronquite ou asma. Suas propriedades antissépticas e anti-inflamatórias também são bastante importantes.
De acordo com Flávia Morais, coordenadora da área de nutrição da rede Mundo Verde, estudos têm mostrado que o orégano possui propriedades antimicrobianas, antifúngicas e antioxidantes, auxiliando na prevenção do envelhecimento precoce que, quando se instala, traz diversos males. Se você quer usufruir desses benefícios, segundo o nutrólogo Wilmar Accursio, presidente da Sociedade Brasileira para Estudos do Envelhecimento, não há grandes manobras: basta incluí-lo na rotina. "É bom ingerir o orégano ao longo da vida, com frequência, e associando-o a outros vegetais que contenham antioxidantes complementares", aconselha.
O orégano também atua em outras vias. "Ele pode ser coadjuvante no tratamento de disbiose intestinal e de candidíase, além de estimular o sistema imunológico", observa Flávia. Os mais antigos fazem uso do chá de orégano para tratar tosse, dor de cabeça de origem nervosa, irritação e para aliviar enjoo do mar.
Para os diabéticos, uma boa notícia: há estudos que indicam o orégano como um bom alimento para esses pacientes pois contem ácido rosmarínico. "Esse componente tem efeito protetor, auxiliando o organismo a se defender das complicações do excesso de açúcar no sangue que ocorre no diabetes. Ele também protege rins e artérias", diz Accursio.
O orégano pode ser consumido de diversas maneiras. "Na forma de óleo temos maior concentração dos óleos essenciais e dos compostos bioativos", explica Flávia Morais. Dizem por aí que o óleo do orégano é um purificador muito potente que fornece muitos benefícios para a saúde humana. Os dois componentes responsáveis por muitos benefícios do orégano são carvacrol e timol. Pesquisas demonstram que estes dois compostos podem inibir o crescimento de bactérias, vírus e fungos, que é a principal causa de muitas doenças em seres humanos. "Elas são substâncias de ação antioxidante, anti-inflamatória e estimulante da resposta imune, respectivamente", diz a nutricionista.
Pesquisas norte-americanas também apontam o óleo como excelente no tratamento de diversos tipos de cânceres. "O carvacol tem atividade anticâncer via inibição da inflamação celular que induz a doenças degenerativas e câncer. Há provável efeito protetor contra câncer de mama, pele, próstata e intestino grosso", explica Accursio. No entanto, o nutrólogo ressalta que o orégano nunca foi proposto como tratamento: é só mais uma via de estudo e orientação dietética.
Apesar de bastante saudável, o especialista ressalta um ponto negativo em relação ao óleo de orégano: o preço. "Ele é mais caro que o tempero ou extrato de orégano". O que fazem na indústria de alimentos e misturá-lo ao azeite. "O óleo de orégano ajuda a conservar o azeite quando misturado a ele". De acordo com o especialista, quente, o óleo de orégano libera ainda mais as propriedades.
Já quem opta por consumi-lo fresco, in natura, também leva diversas vitaminas e muitos nutrientes. A erva é uma excelente fonte de ferro e manganês e também possui quantidades consideráveis de cálcio, vitamina C, vitamina A, ômega-3, ácidos graxos e fibras.
Há, ainda, a forma mais corriqueira para consumo: a seca. Encontrado facilmente nos supermercados, o orégano seco é muito usado em pizzas. Mas pode ser aproveitado em diversas receitas, assim como o fresco. Muita gente têm o costume de deixar o orégano descansando em óleo de canola ou azeite extra virgem, para que suas propriedades sejam transmitidas ao azeite e melhor absorvidas pelo organismo.
A verdade é que o orégano vai bem com tomate fresco e molhos para saladas. Pode, também, ser usado em omeletes e com vários tipos de queijos. "Combina com carnes, legumes e em preparações com molho de tomate", lista a nutricionista da rede Mundo Verde.
Vamos testar o potencial dessa ervinha poderosa? Abaixo, uma receita fácil e um preparo para ser usado no dia a dia. As sugestões são da nutricionista Flávia Morais:
Sal de ervas
Ingredientes
- 20g de alecrim desidratado
- 20g de manjericão desidratado
- 20g de orégano desidratado
- 20g de sal marinho
Modo de preparo:
- Bater todos os ingredientes no liquidificador. Armazenar em um recipiente de vidro e utilizar como substituto do sal.
Salada de berinjela ao forno
Ingredientes:
- 2 berinjelas
- 1 cebola grande
- 1 dente de alho
- 1 folha de louro
- 1 pimentão amarelo
- 1 pimentão vermelho
- Azeitonas pretas
- Orégano a gosto
- Azeite, vinagre e sal para temperar.
Modo de preparo:
- Corte em tiras as berinjelas e deixe de molho por 30 minutos em água e sal.
- Corte a cebola e os pimentões em tiras finas.
- Escorra as berinjelas e coloque em uma assadeira junto com a cebola e os pimentões em tiras. Tempere com azeite, sal, vinagre e orégano.
- Leve ao forno médio por 40 minutos.
- Depois de assados, coloque-os numa vasilha e regue-os com mais um pouco de azeite e decore com as azeitonas pretas.
Zinco ajuda a emagrecer e protege
contra doenças
Mineral é muito importante para o bom funcionamento do sistema imunológico
Conhecido como ativador do metabolismo, o zinco desempenha um papel muito importante no bom funcionamento geral do corpo e é um aliado na luta contra os quilinhos extras. Isso porque os carboidratos e lipídios (gorduras) são absorvidos em maior ou menor quantidade dependendo da sua presença no organismo.
Outra colaboração do componente para o emagrecimento é quanto ao controle de apetite. “O zinco é responsável por regular a produção e eliminação da leptina, hormônio produzido pelo organismo para a função de controlar o apetite e responsável por armazenar a gordura e indicar ao fígado o trabalho que ele deve fazer”, explica a nutróloga Sylvana Braga. Segundo ela, a deficiência do zinco pode reduzir os níveis deste hormônio.
Assim, o nutriente é capaz de elevar a queima calórica ao mesmo tempo em que reduz a ingestão de alimentos. De acordo com a especialista, a pessoa que deseja emagrecer deve combinar a ingestão de zinco com uma dieta pouco calórica.
Além destes benefícios, o zinco também:
- Atua na liberação do hormônio de crescimento
- Estimula a atividade normal da insulina
- Colabora para o bom funcionamento do sistema imunológico, protegendo o corpo de diversas doenças e ajudando-o a combater aquelas que já se instalaram
- É fundamental para a correta digestão das proteínas
- Tem função antioxidante, inibindo a ação de radicais livres
- É ativador das funções sexuais, garantindo boa maturação sexual, fertilidade e reprodução.
O zinco pode ser encontrado em diversos alimentos, sendo que os principais e recomendados pela Dra. Sylvana são as ostras, em primeiro lugar, bem como germe de trigo, carne vermelha, fígado, ricota, amendoim, nozes, castanhas, queijo, arroz integral, leite e ovos.
Excesso de zinco
Por outro lado, consumir o nutriente em quantidades exageradas também pode trazer más consequências ao organismo, já que a alta concentração de zinco no sangue faz diminuir a quantidade de cobre, causando deficiência deste outro mineral. Os sintomas do excesso de zinco no organismo incluem diarreia, enjoos e vômitos, devido à irritação do trato gastrointestinal. Também pode ocorrer sudorese, taquicardia, visão embaçada e outros sintomas. A recomendação é não ingerir mais de 50 mg por dia.
Por outro lado, consumir o nutriente em quantidades exageradas também pode trazer más consequências ao organismo, já que a alta concentração de zinco no sangue faz diminuir a quantidade de cobre, causando deficiência deste outro mineral. Os sintomas do excesso de zinco no organismo incluem diarreia, enjoos e vômitos, devido à irritação do trato gastrointestinal. Também pode ocorrer sudorese, taquicardia, visão embaçada e outros sintomas. A recomendação é não ingerir mais de 50 mg por dia.
Cinco dicas para preparar frituras de
maneira mais saudável
Alguns cuidados podem afastar riscos de desenvolver colesterol ruim
por Ana Flora Toledo
Batata frita, pastel, coxinha, bolinha de queijo, quibe. Hmmm.. É difícil resistir e negar um desses quitutes tão deliciosos. E só são tão gostosos assim por um motivo: o óleo quente em que são mergulhados cria uma casquinha crocante superapetitosa. Contudo, há o lado ruim. Eles podem ser muito gordurosos e elevar as taxas de colesterol ruim do organismo, além de causar um grande aumento de peso.
Para evitar os quilinhos extras, problemas de saúde e doenças cardiovasculares provocadas pela gordura em excesso, é preciso ter moderação na hora de degustar, mas, acima de tudo, cuidado na hora de preparar. Isso porque algumas medidas simples podem garantir que você não abra mão da fritura e nem mesmo de ter uma refeição mais saudável.
Confira cinco dicas da nutricionista Brunna Reis para preparar frituras de forma menos prejudicial à saúde.
Evite os industrializados – Os salgados que já vêm prontos para fritar costumam conter a tão temida gordura trans, que aumenta os níveis de colesterol ruim e diminui os de colesterol bom. Ela é a responsável por garantir cor, textura, aparência e aroma, além de aumentar a conservação desses alimentos. Portanto, dê preferência às receitas caseiras.
Escolha o óleo certo – Óleos vegetais são os ideais para fritar a comida. Dê preferência aos de soja, canola, milho e girassol. “Eles contém Vitamina E e a gordura presente nesses óleos é insaturada (boa)”, avalia a especialista. Apesar de o azeite ser saudável, não use-o para fritar. Segundo Brunna, o azeite exposto às altas temperaturas se transforma em gordura saturada (ruim). Conheça as características e benefícios dos diferentes tipos de óleo vegetais.
Cuidado com a temperatura – Nunca esquente muito e nem por muito tempo a panela com óleo. “Quando você deixa a temperatura acima de um determinado grau, o óleo acaba formando uma substância chamada acroleína, que é altamente cancerígena”, alerta a nutricionista. Mantenha sempre o fogo baixo e evite deixar a comida por muito tempo mergulhada na gordura.
Nunca reutilize – É comum guardar o óleo já utilizado para reaproveitá-lo depois, mas essa atitude não é nada certa e nem faz bem ao corpo. “Depois de ser usado, o óleo já causou muita saturação e deixa de existir substâncias boas nele, além de acontecer a formação de acroleína”, explica Brunna Reis. O ideal é, depois de esfriar, filtrá-lo e colocá-lo em um recipiente para encaminhar à reciclagem. Confira dicas para descartar o óleo de cozinha de maneira ecologicamente correta.
Repouse sobre o papel toalha – O papel toalha pode absorver a gordura excedente. Mas ele não a retira por completo, então só isso não garante uma fritura mais sequinha, é preciso respeitar todas as dicas anteriores para se deliciar com as frituras moderadamente (a indicação é apenas uma vez por semana) sem tantos danos à saúde.
BELEZA
Conheça a fotodepilação
Para quem sempre sonhou em fazer depilação a laser e acabar com os pelos de forma mais definitiva, mas tem medo da dor ou acha o tratamento caro demais, o mercado de depilação surgiu com uma solução: a fotodepilação, tratamento que trabalha com a luz intensa pulsada (também conhecida como IPL).
“Esta tecnologia emite uma energia, que é atraída e captada pela melanina (pigmento presente na haste do fio) e pela hemoglobina dos vasos que alimentam o pelo. Quando chega ao pelo, ela danifica o folículo piloso, retardando- o (caso este não esteja na fase de eliminação) ou eliminando-o (quando o pelo está na fase anágena, de eliminação)”, explica Ana Carolina Marques, fisioterapeuta e especialista em IPL.
Já Caroline Barbosa Ribeiro Baltazar, responsável técnica da Home Depil, conta que, enquanto a fotodepilação possui uma luz que se dissipa entre as estruturas ao redor do pelo – ou seja, é policromática –, o laser possui uma luz monocromática que atua apenas no comprimento da onda. “A luz pulsada na fotodepilação atinge temperaturas de aproximadamente 70°C, já o laser atinge temperaturas de até 300°C”, explica.
A grande vantagem é que a aplicação é considerada praticamente indolor. “A luz intensa pulsada atua até a segunda camada da pele da pele que é a derme, atingindo ainda a porção superior da hipoderme o que reduz também os riscos de queimaduras e de efeitos colaterais de diversos graus, sendo, assim, mais segura”, diz Ana Carolina.
O preço é o outro grande atrativo do método – cada sessão custa cerca de R$55 reais (contra uma média de R$100 nas sessões de laser), e são necessárias cerca de apenas oito sessões para atingir resultados satisfatórios, o que, é claro, depende das características pessoais. A manutenção é semestral ou anual, já que, como lembra Caroline, os chamados métodos “definitivos” na verdade promovem apenas uma remoção progressiva dos pelos. “Atualmente não existe nenhuma técnica definitiva. Assim como o laser, a fotodepilação é um método progressivo na remoção dos pelos, podendo chegar ao objetivo principal, que é ficar sem pelos. Mas a manutenção é necessária”, diz.
Contraindicações
Apesar de o método ser considerado muito seguro, há algumas pessoas para as quais ele não é indicado. Quem tem os pelos claros, loiros, não encontrará eficácia no método, já que a luz intensa pulsada age na melanina dos pelos.
Apesar de o método ser considerado muito seguro, há algumas pessoas para as quais ele não é indicado. Quem tem os pelos claros, loiros, não encontrará eficácia no método, já que a luz intensa pulsada age na melanina dos pelos.
“Peles negras são contraindicação absoluta pois contêm muita melanina na pele, o que a luz confunde e pode gerar efeitos colaterais”, diz Ana Carolina, que também contraindica a aplicação na cabeça, já que os folículos do couro cabeludo são muito próximos e não há estudos que comprovem resultados nessa área. Caroline concorda e complementa: “A fotodepilação é indicada para pessoas que possuam o pelo mais escuro do que a pele, mas desde que a pele não possua nenhuma alteração de pigmentação”.
Aprenda a 'aproximar' os olhos com maquiagem; veja passo a passo
O contraste entre sobra clara e escura pode servir para conferir diversos efeitos quando o assunto é maquiagem. Por exemplo, se a pessoa tem olhos afastados, a make exige alguns cuidados para que não fique carregada demais, reforçando ainda mais esse probleminha. Para ajudá-la, o make-up artist Willians Santos, da Clinique, elaborou o passo a passo de uma maquiagem que “aproxima” os olhos. Confira:
Willians Santos, make-up artist da Clinique, ensina passo a passo de maquiagem para "aproximar" os olhos
O primeiro passo para qualquer maquiagem é a limpeza da pele. E a melhor forma de fazer isso vai depender do tipo de pele. Comece lavando o rosto com um sabonete específico para a área. Em seguida, use uma loção esfoliante. Para finalizar passe um hidratante facial para equilibrar a água e o óleo da pele
Com o rosto limpo, é hora de preparar a pele. É recomendado usar um roll-on com serum para a região dos olhos, que reduz bolsas e inchaços (o da Clinique chama-se All About Eyes Serum), além de ajudar a aliviar linhas finas e olheiras. Depois, é o momento de passar o hidratante para a região dos olhos
O corretivo é essencial mesmo quando não há olheiras, pois ajuda a uniformizar a pele e segurar a maquiagem por mais tempo. Passe uma base suave para finalizar a pele
Com um pincel, passe um tom de sombra próximo do tom de suas sobrancelhas sobre os pelos para destacar os olhos
Comece a maquiar seus olhos com uma sobra clara, branca ou nude, para iluminar as pálpebras
Passe a sombra clara pelas pálpebras móveis e imóveis, iluminando o olhar
Escolha um lápis de olho marrom para um efeito mais suave. Uma maneira simples é usar um modelo que tem uma segunda ponta para esfumar (o da Clinique é o Quickliner For Eyes Intense)
Faça um traço sobre a raiz dos cílios superiores do canto interior, próximo ao nariz, até aproximadamente o centro do olho. Esfume em seguida para suavizar a marcação
Escolha uma sombra marrom, de tom próximo ao do lápis utilizado. Com um pincel, faça o contorno do côncavo da ponta interna até quase o centro do olho. Preencha o espaço entre os traços com sombra a partir do canto interno do olho, sempre esfumando
Aplique um blush ou iluminador nas bochechas a partir da região próxima a orelha, no sentido da boca (o Fresh Bloom, da Clinique, é blush e iluminador ao mesmo tempo)
Finalize o make, passando máscara para cílios e um batom e/ou gloss à sua escolha
Feche os poros do rosto presentes até nas peles secas
Bastante comum em pessoas com pele oleosa, devido à produção intensa das glândulas sebáceas, os poros dilatados do rosto podem comprometer a beleza até mesmo de quem tem a cútis seca. O problema - responsável pelo aspecto brilhante e gorduroso da face - é desencadeado também pela falta de limpeza adequada da região e pela deformação da estrutura das paredes dos poros, causada pelo envelhecimento precoce e natural.
“Apesar de ficarem mais evidentes na pele oleosa, os poros dilatados podem afetar todos os tipos de cútis e em qualquer idade. Por isso, a adoção de alguns cuidados e até de tratamentos estéticos é fundamental”, explica Vivian Amaral, dermatologista e sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Tratamentos caseiros
Uma boa solução para fechar os poros dilatados é recorrer à limpeza facial com produtos específicos para o tipo de pele. “Limpar bem a face duas vezes ao dia e retirar toda a maquiagem são cuidados essenciais para prevenir ou, ao menos, adiar o problema”, recomenda Paula Bellotti, dermatologista e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Uma boa solução para fechar os poros dilatados é recorrer à limpeza facial com produtos específicos para o tipo de pele. “Limpar bem a face duas vezes ao dia e retirar toda a maquiagem são cuidados essenciais para prevenir ou, ao menos, adiar o problema”, recomenda Paula Bellotti, dermatologista e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Durante o ritual de limpeza também é importante não lavar o rosto com água quente (esse hábito dilata ainda mais os poros) e nem usar materiais abrasivos como buchas vegetais, pois o atrito desse tipo de material com a pele pode aumentar ainda mais os poros, deixando-os mais aparentes.
Além disso, vale a pena investir no uso diário de produtos retratores, ricos em substâncias secativas capazes de desentupir e retrair os furinhos. Mas atenção: quem tem a pele seca deve aplicar água termal ou cremes hidratantes antes de lançar mão desse tipo de dermocosmético, para evitar o ressecamento da pele.
Maquiagem na medida
Em curto prazo, a maquiagem também pode ajudar a camuflar os poros dilatados em todos os tipos de pele. Para isso, a dica é usar o primer, que absorve o sebo e deixa a pele mais homogênea, assim como uma base livre de óleo e um pó matificante. Outra opção é a maquiagem mineral, ideal para disfarçar a oleosidade causada pelos poros graças aos seus produtos 100% naturais.
Em curto prazo, a maquiagem também pode ajudar a camuflar os poros dilatados em todos os tipos de pele. Para isso, a dica é usar o primer, que absorve o sebo e deixa a pele mais homogênea, assim como uma base livre de óleo e um pó matificante. Outra opção é a maquiagem mineral, ideal para disfarçar a oleosidade causada pelos poros graças aos seus produtos 100% naturais.
No entanto, é preciso ter cuidado, pois uma make exagerada pode agravar o caso. "Maquiagens muito pesadas podem entupir ainda mais os poros, aumentando a oleosidade da pele”, alerta Viviam.
Soluções nas clínicas
A medicina estética também oferece algumas soluções contra o problema. Peelings superficiais ou médios com ácido retinóico, por exemplo, renovam a camada superficial da pele, deixando-a mais homogênea e retraindo os poros. O tratamento, que custa de R$ 300 a R$ 600, pode ser feito em quatro sessões, com intervalos semanais.
A medicina estética também oferece algumas soluções contra o problema. Peelings superficiais ou médios com ácido retinóico, por exemplo, renovam a camada superficial da pele, deixando-a mais homogênea e retraindo os poros. O tratamento, que custa de R$ 300 a R$ 600, pode ser feito em quatro sessões, com intervalos semanais.
O laser fracionado também é recomendado porque promove a renovação da pele e age em camadas mais profundas. O método, realizado em até quatro sessões, com intervalos mensais, contrai os poros e resulta num efeito mais duradouro que os métodos superficiais. “Por ser mais agressivo, o laser fracionado deixa o rosto bem vermelho e exige um dia de repouso”, alerta Viviam. O valor médio do procedimento varia de R$ 1.000 a R$ 2.000.
A luz intensa pulsada também melhora a aparência dos poros e ainda estimula a produção de colágeno, podendo ser uma boa opção para qualquer tipo de pele. A quantidade de sessões varia entre três e cinco. O valor médio por sessão é de R$ 800 a R$ 1.000.
Sheila Carvalho muda visual e é comparada com Ana Maria Braga
A apresentadora Scheila Carvalho utilizou seu perfil no Instagram na noite desta segunda-feira (20) para mostrar seu novo visual. “New Hair by @marciogranado!!! Se desprender faz parte do hoje, viva lá vida", escreveu Scheila na legenda da imagem em que aparece com os cabelos bem curtos.
A mudança, no entanto, não agradou os seguidores da ex-dançarina do grupo É o Tchan. Na maioria dos comentários deixados na rede social, os fãs falavam que o corte envelheceu a morena. “Ficou com aspecto de velha, pra vc que é tão jovem. Muda plese (sic)”, opinou @elanneraulino. “Não gostei, te envelheceu!”, publicou @tatucha. “Ficou senhora d+. Gostei não. :/”, postou @andrezabento.
Alguns compararam Scheila com a apresentadora Ana Maria Braga, da TV Globo. “Ficou estranho..parecendo a ana maria braga...preferia antes”, escreveu @casadeipaty. “Nãoo... Está parecendo a Ana Maria Braga com o cabelo tingido... Envelheceu..”, disse @grazinadai.
Na foto, Scheila usa um vestido preto com transparência na altura dos seios e está maquiada. Casada com o cantor Toni Salles, ela é mãe de Giulia, de dois anos, e apresenta atualmente o programa Bom D+, na afiliada baiana da Rede Record.
RELACIONAMENTO
Pesadelos sobre traição mostram futuro do relacionamento, diz estudo
Sonhar que está sendo traída pelo parceiro pode indicar que o relacionamento anda mal. De acordo com um novo estudo realizado na Universidade de Maryland e publicado na revista Social Psychological and Personality Science, os pesadelos podem mostrar o futuro da relação. As informações são do Daily Mail.
A pesquisa foi feita com 61 pessoas entre 17 e 42 anos, que estavam namorado por pelo menos seis meses. Elas precisavam fazer um diário, detalhando seus sonhos e rotina no relacionamento por duas semanas.
Os resultados mostraram que as imagens de ciúme e brigas desencadearam conflitos no dia seguinte entre os casais, enquanto os sonhos de infidelidade "esfriaram" o sentimento e a intimidade.
"Um monte de pessoas não presta atenção nos seus sonhos e não está ciente do impacto que eles têm sobre seu estado de espírito. Agora temos provas de que existe essa associação", disse Dylan Selterman, líder do estudo.
O levantamento mostrou ainda que quando se tratava de sonhos que envolviam sexo prazeroso, os voluntários passavam os dias seguintes mais amáveis e com a intimidade aflorada. Já quando os pensamentos envolviam uma má relação sexual, o efeito era oposto.
Para o Dylar, essas correlações são o resultado de um efeito psicológico conhecido como “priming” – a ideia de que a exposição a estímulos externos (imagens, sons, cheiros) traz reflexões na mente. “O sexo pode ser bom ou ruim em um sonho, assim como pode ser bom ou ruim na vida real. As pessoas podem mudar suas atividades como uma função do sonho que tiveram na noite anterior”, disse o pesquisador.
Veja 10 partes do corpo onde os homens gostam de ser tocados
Saber onde os homens gostam de ser tocados pode ser um grande diferencial entre quatro paredes. Da orelha ao bumbum, o site da revista Glamour reuniu 10 parte do corpo onde eles aprovam carinhos e toques. Confira.
Pele
“O maior órgão envolvido no sexo é a pele”, afirmou a especialista Gloria Brame, completando que o processo de excitação tem a ver com o aquecimento da circulação sanguínea. Ela afirma que tocar várias partes da pele do parceiro irá aumentar o fluxo de sangue. Você pode começar com uma massagem, correndo as mãos pelas costas, braços e peito.
“O maior órgão envolvido no sexo é a pele”, afirmou a especialista Gloria Brame, completando que o processo de excitação tem a ver com o aquecimento da circulação sanguínea. Ela afirma que tocar várias partes da pele do parceiro irá aumentar o fluxo de sangue. Você pode começar com uma massagem, correndo as mãos pelas costas, braços e peito.
Bumbum
Muitos homens relatam que gostam de ser massageados na região do bombum, com uma massagem leve com os dedos. Outra técnica aprovada por eles é quando a mulher usa a língua para tocar esta área.
Muitos homens relatam que gostam de ser massageados na região do bombum, com uma massagem leve com os dedos. Outra técnica aprovada por eles é quando a mulher usa a língua para tocar esta área.
Pescoço
Existem muitas terminações nervosas no pescoço e, instintivamente, sabemos da vulnerabilidade dessa região. Beijos suaves no pescoço são sexy e provocam arrepios.
Existem muitas terminações nervosas no pescoço e, instintivamente, sabemos da vulnerabilidade dessa região. Beijos suaves no pescoço são sexy e provocam arrepios.
Dentro do orelha
“Suspiros levam palavras excitantes para o cérebro, que as processam como um convite direto para o sexo”, explica a especialista Gloria. A ideia é começar com provocações ao pé do ouvido, e gemidos podem excitá-lo ainda mais. Alguns homens preferem algo menos intenso, então, leia a próxima dica.
“Suspiros levam palavras excitantes para o cérebro, que as processam como um convite direto para o sexo”, explica a especialista Gloria. A ideia é começar com provocações ao pé do ouvido, e gemidos podem excitá-lo ainda mais. Alguns homens preferem algo menos intenso, então, leia a próxima dica.
Atrás da orelha
O toque atrás da orelha pode ser algo muito excitante, e ativa, ao mesmo tempo, o tato e a audição. Uma mordidinha no lóbulo da orelha, correndo a língua por toda a borda, ou o simples ato de respirar nesta área, é a garantia de uma noite quente.
O toque atrás da orelha pode ser algo muito excitante, e ativa, ao mesmo tempo, o tato e a audição. Uma mordidinha no lóbulo da orelha, correndo a língua por toda a borda, ou o simples ato de respirar nesta área, é a garantia de uma noite quente.
Língua
“Um beijo profundo e molhado é a mais simples e erótica forma de excitar um homem”, afirma a especialista Sam Von Reiche. A maioria das mulheres costuma manter o mesmo ritmo e movimento da língua, mas fazer variações pode ser ainda mais excitante. Agarre os dois lados da face e tente fazer círculos com a sua língua ao redor da dele, lamba a ponta da língua dele e pressione.
“Um beijo profundo e molhado é a mais simples e erótica forma de excitar um homem”, afirma a especialista Sam Von Reiche. A maioria das mulheres costuma manter o mesmo ritmo e movimento da língua, mas fazer variações pode ser ainda mais excitante. Agarre os dois lados da face e tente fazer círculos com a sua língua ao redor da dele, lamba a ponta da língua dele e pressione.
Pés
“Dar uma massagem ao seu parceiro é super erótico e romântico”, explica a especialista Sam. A dupla dinâmica das frases “eu te amo” e “te quero” neste momento também faz qualquer homem se sentir incrível. Além disso, há alguns pontos de reflexologia no calcanhar que aumentam ainda mais a excitação, por isso, não deixe de aplicar uma pressão extra nessa região.
“Dar uma massagem ao seu parceiro é super erótico e romântico”, explica a especialista Sam. A dupla dinâmica das frases “eu te amo” e “te quero” neste momento também faz qualquer homem se sentir incrível. Além disso, há alguns pontos de reflexologia no calcanhar que aumentam ainda mais a excitação, por isso, não deixe de aplicar uma pressão extra nessa região.
Cabeça
É um lugar raramente tocado pelas mulheres na hora do beijo, mas homens adoram quando as mulheres seguram por trás da orelha e passam os dedos por entre os cabelos do homem.
É um lugar raramente tocado pelas mulheres na hora do beijo, mas homens adoram quando as mulheres seguram por trás da orelha e passam os dedos por entre os cabelos do homem.
Períneo
O períneo é a região que fica entre o órgão sexual e o ânus. Tente usar um dedo ou dois para massagear a área durante o sexo. Quando ele estiver quase ejaculando, você pode intensificar a massagem e conseguir um orgasmo explosivo. Você também pode massagear a área durante o sexo oral. “Isso aumenta a excitação estimulando os nervos e aumentando o fluxo sanguíneo em toda a região”, explica Gloria.
O períneo é a região que fica entre o órgão sexual e o ânus. Tente usar um dedo ou dois para massagear a área durante o sexo. Quando ele estiver quase ejaculando, você pode intensificar a massagem e conseguir um orgasmo explosivo. Você também pode massagear a área durante o sexo oral. “Isso aumenta a excitação estimulando os nervos e aumentando o fluxo sanguíneo em toda a região”, explica Gloria.
Lábios
“Você pode provocá-lo lambendo e mordendo seus lábios”, sugere Sam. Segundo ela, uma pequena mordida indica a ele que pode ser um pouco mais ousado com você na hora das carícias.
“Você pode provocá-lo lambendo e mordendo seus lábios”, sugere Sam. Segundo ela, uma pequena mordida indica a ele que pode ser um pouco mais ousado com você na hora das carícias.
Ele parou de ligar? Veja 10 coisas que você não deve fazer
Vocês se deram bem instantaneamente: encontros divertidos, horas no telefone sabendo mais um do outro e muitas risadas juntos. Então, em um belo dia, ele simplesmente para de ligar. Passam-se dias, semanas, sem nenhuma mísera mensagem de “bom dia”. E você sequer consegue imaginar o que pode ter acontecido.
Não são raros estes casos, mas o site Madame Noire listou uma série de coisas que você pode fazer para se sentir mais confortável como essa situação. Ninguém quer participar de joguinhos amorosos ou ser rejeitada, mas é possível evitar alguns hábitos e passar a dar menos importância para uma pessoa que não está na mesma sintonia que você. Confira.
1. Ligar ou mandar mensagens repetidamente
Todo mundo tem bom senso suficiente para identificar quando uma pessoa quer ou não falar com você. Uma vez que você sabe que ele está bem, com saúde e não está em perigo, não há motivos para continuar ligando repetidamente, especialmente se ele não está respondendo. Se isso for ajudar, tente manter a distância do seu celular.
Todo mundo tem bom senso suficiente para identificar quando uma pessoa quer ou não falar com você. Uma vez que você sabe que ele está bem, com saúde e não está em perigo, não há motivos para continuar ligando repetidamente, especialmente se ele não está respondendo. Se isso for ajudar, tente manter a distância do seu celular.
2. Ficar esperando a tal ligação
Existe um mundo lá fora a ser explorado, inclusive, cheio de outros homens melhores do que este. Não perca seu precioso tempo esperando por dias por uma única ligação. Se este homem não está te dando nenhum retorno, não há motivos para esperar por ele.
Existe um mundo lá fora a ser explorado, inclusive, cheio de outros homens melhores do que este. Não perca seu precioso tempo esperando por dias por uma única ligação. Se este homem não está te dando nenhum retorno, não há motivos para esperar por ele.
3. Ficar se perguntando: “por que ele não liga?”
Existe um milhão de possíveis razões para este homem ter parado de te ligar. Mas, por mais tentador que seja, não perca tempo tentando encontrar motivos. Se um dia ele voltar a te procurar, você pode perguntar o que aconteceu mas, por enquanto, ocupe o cérebro com coisas mais produtivas.
Existe um milhão de possíveis razões para este homem ter parado de te ligar. Mas, por mais tentador que seja, não perca tempo tentando encontrar motivos. Se um dia ele voltar a te procurar, você pode perguntar o que aconteceu mas, por enquanto, ocupe o cérebro com coisas mais produtivas.
4. Perseguí-lo nas redes sociais
A tentação de checar Twitter, Facebook ou Instagram do pretendente é grande. Faz sentido querer bisbilhotar a vida dele, porém, o que você pode descobrir? Que ele encontrou alguém, ou que já estava em algum relacionamento? Tente poupar-se de sentimentos como raiva, ressentimento e mágoa.
A tentação de checar Twitter, Facebook ou Instagram do pretendente é grande. Faz sentido querer bisbilhotar a vida dele, porém, o que você pode descobrir? Que ele encontrou alguém, ou que já estava em algum relacionamento? Tente poupar-se de sentimentos como raiva, ressentimento e mágoa.
5. Questionar a amigos ou familiares qual é o “paradeiro” dele
Se você foi apresentado para membros da família ou amigos, provavelmente vai pensar neles durante este período de ausência do rapaz. Sondar informações a respeito dele pode parecer uma atitude inofensiva mas, novamente, nao irá trazer nada de bom.
Se você foi apresentado para membros da família ou amigos, provavelmente vai pensar neles durante este período de ausência do rapaz. Sondar informações a respeito dele pode parecer uma atitude inofensiva mas, novamente, nao irá trazer nada de bom.
6. Deixar mensagens mal educadas
É realmente frustrante não ter nenhum retorno de alguém que parecia tão próximo. Mas por maior que seja a raiva, deixar uma mensagem cheia de grosseria pode aliviar momentaneamente, mas certamente trará arrependimento.
É realmente frustrante não ter nenhum retorno de alguém que parecia tão próximo. Mas por maior que seja a raiva, deixar uma mensagem cheia de grosseria pode aliviar momentaneamente, mas certamente trará arrependimento.
7. Continuar perguntando “o que houve de errado”
Se você tiver que perguntar para um homem, por mais de duas vezes, “qual é o seu problema”, isso pode ser um sinal de alerta. Pode ser que ele esteja fazendo um jogo que você não tem tempo para jogar, por isso, afaste-se e siga adiante.
Se você tiver que perguntar para um homem, por mais de duas vezes, “qual é o seu problema”, isso pode ser um sinal de alerta. Pode ser que ele esteja fazendo um jogo que você não tem tempo para jogar, por isso, afaste-se e siga adiante.
8. Ficar amuada
Você realmente gostou dele e de fato ficou machucada. Isso acontece. Mas lembre-se de decepções anteriores – se você já superou outras, não perca mais tempo com um homem que provou ser volúvel. Existem milhares de outros homens que podem reconhecer o quanto você é especial.
Você realmente gostou dele e de fato ficou machucada. Isso acontece. Mas lembre-se de decepções anteriores – se você já superou outras, não perca mais tempo com um homem que provou ser volúvel. Existem milhares de outros homens que podem reconhecer o quanto você é especial.
9. Criar desculpas sobre o por que de ele não ter ligado
“Ele esteve ocupado”; “Ele está passando por algum problema”. Essas são algumas desculpas que costumamos inventar para justificar o fato de alguém ter nos abandonado. Mas pense bem: ele estaria de fato muito ocupado para não ter tempo de enviar uma mensagem? Um homem realmente interessado faz questão de deixar isso claro.
“Ele esteve ocupado”; “Ele está passando por algum problema”. Essas são algumas desculpas que costumamos inventar para justificar o fato de alguém ter nos abandonado. Mas pense bem: ele estaria de fato muito ocupado para não ter tempo de enviar uma mensagem? Um homem realmente interessado faz questão de deixar isso claro.
10. Atender prontamente quando ele finalmente ligar
Eles sempre voltam. Quando ele finalmente te ligar, não seja tão rápida ao mergulhar no relacionamento de cabeça. Pergunte-se, em primeiro lugar: “este homem, que sumiu por semanas, merece meu tempo?”. Lembre-se que você não é uma boneca que ele pode pegar, brincar, e deixar de lado. Mantenha isso em mente quando o telefone vibrar.
Eles sempre voltam. Quando ele finalmente te ligar, não seja tão rápida ao mergulhar no relacionamento de cabeça. Pergunte-se, em primeiro lugar: “este homem, que sumiu por semanas, merece meu tempo?”. Lembre-se que você não é uma boneca que ele pode pegar, brincar, e deixar de lado. Mantenha isso em mente quando o telefone vibrar.
CULINÁRIA
RECEITA DE LASANHA ÀBOLONHESA |
Ingredientes
1 receita de molho à bolonhesa
1 cebola ralada
3 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
4 xícaras (chá) de leite
Sal a gosto
1 pacote (1/2kg) de lasanha
Óleo para untar
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
150g de mussarela fatiada
150g de presunto fatiado
Modo de preparo
Faça um molho branco: numa panela, frite a cebola na manteiga até começar a dourar.
Junte a farinha e cozinhe por 2 a 4 minutos, mexendo sempre.
Aos poucos, vá despejando o leite, mexendo sempre para não empelotar.
Cozinhe até obter um molho um pouco consistente.
Tempere e reserve.
Ferva a água em uma panela grande e junte o sal.
Coloque a lasanha, aos poucos e cozinhe até começar a amolecer.
Retire da água e estenda as tiras de massa, lado a lado, sobre um pano de prato.
Unte uma forma refratária de 22x35cm com óleo e forre com uma camada de lasanha.
Não deixe as tiras se sobrepoem.
Por cima, espalhe um pouco de molho à bolonhesa .
Polvilhe com queijo ralado parmesão.
Coloque outra camada de lasanha e cubra com um pouco de molho branco.
Por cima, coloque tiras de mussarela e presunto.
Repita as camadas até completar a forma, terminando com molho branco.
Polvilhe com queijo parmesão ralada.
Sirva em seguida.
Rendimento: 8 porções
RECEITA DE FEIJOADA LIGHT
Ingredientes
½ kg de feijão preto
1 paio defumado
300 g de lingüiça calabresa defumada
300 g de lingüiça portuguesa
300 g de carne de sol
½ kg de costelinha defumada
300 g de bacon defumado
1 pacote de lingüiça calibre fino defumada
Limão
Sal
Pimenta verde
2 tomates
Cebola
Alho
Cebolinha verde picadinha
Couve
Modo de Preparo
Lave o feijão e deixe de molho de um dia para o outro.
Coloque o feijão para cozinhar na própria água em que ficou de molho.
Ferva duas vezes as carnes já cortadas, escorra bem, e acrescente ao feijão, na seguinte ordem: primeiro a carne de sol.
Após 30 minutos, as outras carnes.
Doure a cebola e o alho em azeite e acrescente-os à feijoada.
Deixe cozinhar um pouco mais.
Acerte o sal somente na hora de terminar o cozimento.
Acrescente um pouco de pimenta verde, o tomate bem picadinho e a cebolinha verde picadinha.
Sirva a feijoada acompanhada de couve refogada e arroz branco.
Rendimento: 4 porções
Nenhum comentário:
Postar um comentário