VERSÍCULO DO DIA
"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. Tomem sobre o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".
Mateus 11:28-29-30
acesse o nosso site www.radioestacaolivre.com
DIAS DAS MÃES
3 – Jantar especial: O que poderia ser melhor que, nesta data, juntar mãe e filhos em um jantar em um local aconchegante? Escolha um restaurante onde vocês possam conversar e ficar à vontade, aproveitando uma bela noite juntas. Não se esqueça de considerar o paladar da sua mãe na hora de escolher o local.
2 colheres (sopa) de óleo
1 cebola ralada
2 xícaras (chá) de arroz
4 xícaras (chá) de água fervente
Sal a gosto
4 colheres (sopa) de catchup
1/2 xícara (chá) de creme de leite
Ingredientes para o recheio
2 colheres (sopa) de margarina
2 dentes de alho amassados
1 cebola ralada
400 g de tiras finas de alcatra
2 colheres (sopa) de conhaque
2 colheres (sopa) de mostarda
2 colheres (sopa) de molho inglês
1 xícara (chá) de cogumelos fatiados
2 colheres (chá) de cheiro verde picado
Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo
Numa panela, aqueça o óleo e doure a cebola. Junte o arroz, refogando bem até que todos os grãos estejam bem envolvidos pela gordura. Acrescente a água e tempere com sal a gosto. Tampe a panela e cozinhe em fogo brando até o arroz secar. Numa tigela, misture o catchup e o creme de leite. Adicione ao arroz já cozido. Coloque o arroz numa forma redonda com buraco no meio (22 cm de diâmetro). Aperte bem para o arroz ficar firme e reserve em local aquecido.
Numa frigideira grande, aqueça a margarina e doure o alho e a cebola. Junte as tiras de carne e refogue bem. Aqueça o conhaque, leve-o até a chama do fogão para pegar fogo e distribua a bebida sobre a carne. Aguarde até a chama apagar. Junte a mostarda, o molho inglês, os cogumelos e o cheiro verde. Cozinhe por alguns minutos. Acrescente 1/2 xícara (chá) de água e tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Desenforme o arroz, coloque o recheio no centro do anel e sirva em seguida. Para flambar a carne, coloque o conhaque numa concha de alumínio e leve ao fogo até começar a "pegar fogo". Despeje sobre a preparação.
Rendimento: 8 porções
Coloque a massa para cozinhar em água fervente pelo tempo indicado pelo fabricante. Pique o bacon, coloque-o em uma panela e frite. Em uma tigela, bata os ovos com o parmesão e a pimenta. Coe o macarrão, misture com o bacon e com os ovos e sirva. Para finalizar, pode-se colocar um pouco de parmesão ralado.
450 g Mistura para bolo de chocolate
3 ovos
200 ml leite integral
Ingredientes para o recheio
300 g de chantilly
150 g de cerejas
80 ml de calda de cereja
Ingredientes para a calda
300 ml de água
150 g de açúcar cristal
5 ml de essência de baunilha
Prepare a mistura para bolo de chocolate de acordo com as instruções do fabricante e reserve. Bata o chantilly e pique as cerejas em cubinhos pequenos. Incorpore a calda de cereja ao chantilly e mexa até formar uma mistura homogênea, em seguida, coloque as cerejas picadas.
Para a calda, coloque todos os ingredientes em uma panela. Leve ao fogo médio e mexa até ferver. Desligue o fogo e reserve. Para montar, corte o bolo com o auxilio de um cortador redondo de tamanho desejado. Coloque no fundo da taça uma fatia fina do bolo e umedeça. Em seguida, coloque o recheio de cereja e cubra com outra fatia fina de bolo. Repita o processo mais uma vez e finalize com o recheio.
1 kg de filé mignon
1 colher (chá) de sal
2 dentes de alho amassado
Ingredientes para o recheio
100 g de mandioquinha pequena, descascada cozida e amassada
2 colheres (sopa) de maionese HELLMANN’S
2 colheres (sopa) de ameixa preta, sem caroço, picada
1 colher (sopa) de castanha-de-caju picada
1 colher (sopa) de salsinha picada
Ingredientes para o molho
1/2 xícara (chá) de maionese
1/2 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de castanha-de-caju picada
Papel-alumínio
Palitos de madeira
Barbante
Forre uma assadeira média (33 x 23 cm) com papel alumínio, deixando uma sobra dos lados para cobrir. Pré-aqueça o forno em temperatura média (180º C). Faça um corte no centro da carne, no sentido do comprimento, sem separar as partes, formando um bolso. Tempere com o sal, o alho e reserve.
"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. Tomem sobre o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".
Mateus 11:28-29-30
acesse o nosso site www.radioestacaolivre.com
DIAS DAS MÃES
10 presentes especiais de Dia das Mães que elas vão adorar
Reserve um tempo e dedique-se a escolher com muito carinho um presente para a pessoa que te trouxe ao mundo
carregou no ventre por, provavelmente, 9 meses. Teve enjoos, sentiu vontade de comer coisas estranhas, sentiu dores, ganhou estrias. Tudo isso por você. Não deve ter sido fácil, mas o amor dela por você superou tudo isso. Depois dos 9 meses, ainda te criou, te educou, te deu o que você precisava para viver e crescer. Você já pensou no que fez e tem feito para recompensá-la por toda essa dedicação?
3 – Jantar especial: O que poderia ser melhor que, nesta data, juntar mãe e filhos em um jantar em um local aconchegante? Escolha um restaurante onde vocês possam conversar e ficar à vontade, aproveitando uma bela noite juntas. Não se esqueça de considerar o paladar da sua mãe na hora de escolher o local.
2 – SPA day: Para que sua mãe relaxe se sentindo uma rainha, invista em um bom SPA para presenteá-la no Dia das Mães. O vale pode incluir um dia todo no SPA ou alguns tratamentos que você sabe que ela vai gostar. Se preferir, presenteie-a com alguns tratamentos em um salão de beleza ou pague a manicure e pedicure dela por 1 mês ou mais tempo se puder.
8 – Convite para uma peça ou filme: Para quem tem mães antenadas no mundo do cinema e/ou teatro e valorizam muito a cultura, a sugestão é presenteá-la com entradas para uma peça ou sessão de cinema. Para enriquecer o presente, reserve um convite para você e a acompanhe.
Ideias de presentes de dia das mães
Inspire-se com as nossas sugestões e deixe sua mãe feliz neste dia especial
BELEZA
Escleroterapia promete diminuir até 85% dos vasos
Entenda como é feito o procedimento que seca os "vasinhos" e deixa suas pernas lindas
Não se trata de nome de tratamento para esclerose. Apesar do nome complicado, essa técnica é um processo para secar telangiectasias, que são os tão detestados “vasinhos” que aparecem em nossas pernas sem pedir licença.
Toda mulher pode ter esses “vasinhos” e os motivos do seu surgimento podem ser diversos. Desde uma gravidez ou por culpa do sedentarismo, ou simplesmente por causa do histórico genético.
O problema afeta principalmente as mulheres, e em especial as fumantes, obesas, ou que trabalham muito tempo sentadas ou em pé. Outro fator determinante é o uso de anticoncepcionais orais pois eles influenciam os hormônios.
Claro que o procedimento, apesar de simples, não é corriqueiro. Então é necessário fazer uma avaliação vascular com um médico Angiologista, para verificar a fonte do problema. Se os vasos forem simples e pequenos, é só fazer o procedimento. Mas, se forem mais complexos e profundos (tendo conexão com o eixo central dos vasos), é necessário um procedimento cirúrgico.A técnica Escleroterapia já existe há 75 anos e é realizada com o auxílio de micro agulhas. Existe também a opção do tratamento a laser, mas este é mais complexo e detalhado. Enquanto a Escleroterapia é mais simples e não é limitada pelo tamanho do vaso ou cor da pele da paciente.
A Escleroterapia pode ser feita em uma clínica mesmo, não é necessário ir ao hospital. O processo utiliza uma micro agulha que injeta uma substância (que inclui glicose) responsável por secar os vasos. Essa substância inflama e endurece a veia, o que impede o fluxo sanguíneo no local.
Não é necessário a aplicação de anestesia e cada sessão dura em média 30 minutos. Os poucos efeitos colaterais possíveis são: desconforto ou ardência no local das aplicações e sensação de peso nas pernas.
Para obter um bom resultado aconselha-se, pelo menos, de três a seis sessões, com intervalo de quinze dias entre uma e outra. Isso, dependendo da quantidade e profundidade dos vasos. Ainda assim, alguns cuidados são necessários, como evitar o sol caso apareça algum hematoma. As manchas e hematomas que podem surgir após a aplicação, devem desaparecer no primeiro mês.Após a aplicação, a paciente deve utilizar uma meia elástica para evitar a formação de muitos hematomas e ajudar o resultado final. É aconselhável também, evitar banhos de imersão e piscinas por pelo menos 24 horas depois da aplicação.
Depois da aplicação, tente não ficar o tempo todo deitada. Caminhar é necessário e auxilia na recuperação.
O procedimento costuma diminuir de 65 a 85% dos vasos, mas como podem surgir novos vasos, é necessário fazer uma manutenção semestral.
Hoje 30% da população apresenta um tipo de varize ou telangiectasia, e dentro deste número, 70% são mulheres acima dos 30 anos. Mesmo assim, não deixe que os vasos te façam esconder as pernas, busque um tratamento e sinta-se mais livre.
Como diminuir a flacidez depois de emagrecer
Veja nossas sugestões de como se livrar deste pesadelo que é a flacidez
Emagrece é excelente, porém tem um pequeno lado negativo: a pele que antes estava esticada, agora está flácida. Mas o que fazer para combater esse vilão da beleza feminina? Confira as dicas que selecionamos e comece logo a diminuir a flacidez indesejada.
Cuide da alimentação
Um dos passos mais importantes a se tomar para diminuir a flacidez do corpo é balancear a alimentação. Dermatologistas sugerem maior ingestão de frutas e verdura de cor vermelha e laranja. Esses alimentos são ricos em vitamina C, essencial para a beleza da pele.
Outro produto que pode ajudar a combater a flacidez é a gelatina. A gelatina possui colágeno, proteína necessária para manter a firmeza da pele. As gelatinas comuns possuem um baixo teor de colágeno , entretanto essa proteína pode ser encontrada de diversas formas em farmácias de manipulação.A vitamina C pode ser encontrada em alimentos como cenoura e laranja. Uma forma fácil de incluir essa vitamina no cardápio é adicionar um copo de suco de laranja nas refeições e ralar um pouco de cenoura junto com a salada.
Sendo assim, vale a pena consultar seu dermatologista e verificar se é possível incluir o colágeno no seu tratamento contra a flacidez.
Invista em tratamentos
Atualmente existem diversas opções de tratamento para quem quer se livrar da flacidez no corpo. Você pode investir em cremes, terapias, tratamentos com aparelho e até cápsulas que prometem diminuir a flacidez.
Entre os aparelhos mais usados recentemente estão o Accent, que trata a flacidez por meio ode ultrassom, o Freeze que age por meio de radiofrequência e pulsos eletromagnéticos e o NIR que utiliza raios infravermelhos para promover a firmeza da pele.
Quanto aos cremes mais usados no combate à flacidez estão aqueles feitos à base de DMAE e manteiga de karité que podem ser encontrados em farmácias e lojas de cosméticos.Outros tratamentos já conhecidos são acarboxiterapia que atua na pele por meio de injeções de gás carbônico abaixo da pele e acorrente russa, que se trata de pequenos choques dados na pele que ajudam a fortalecer o músculo.
As cápsulas de carcinina e silício também tem se popularizado nos tratamentos contra a flacidez. Segundo especialistas, o primeiro evita a destruição do colágeno na pele enquanto o segundo garante sua firmeza.
Diga adeus ao sedentarismo
O sedentarismo é inimigo numero um da beleza da mulher. Se exercitar é extremamente importante para manter os músculos no lugar e ficar com a pele linda e firme. Então, é preciso deixar a preguiça de lado e escolher alguma atividade para começar a praticar o quanto antes.
A dança, a corrida e a hidroginástica são três opções de atividades físicas que você pode praticar para manter o seu corpo com “tudo em cima”. Você pode também praticar ginástica localizada para diminuir a flacidez em partes específicas do corpo, como bumbum e coxas.
Agora você sabe como se livrar de vez da temida flacidez, então não tem mais desculpas para ficar parada. Escolha as opções que forem mais convenientes e comece o mais cedo possível a tratar a flacidez.
Como evitar a flacidez nos seios
Mudanças hormonais, oscilação no peso, gravidez e período menstrual são alguns dos fatores que podem deixar os seios flácidos
O corpo feminino sofre transformações que pode alterar o tamanho das mamas. Mudanças hormonais, ganho e perda de peso, durante a gravidez e até mesmo o período pré-menstrual são alguns dos fatores responsáveis. As oscilações no tamanho dos seios provocam perda de duas substâncias que garantem a manutenção da elasticidade da pele, o colágeno e a elastina. As fibras de sustentação também se tornam mais frágeis, o que causa a flacidez dos seios e em alguns casos, ocorre o surgimento das tão temidas estrias na região.
As cirurgias plásticas e tratamentos estéticos podem até resolver o problema, mas para prevenir e manter os seus seios sempre bonitos e na medida certa, é preciso conferir dicas de como evitar a flacidez nos seios e tomar alguns cuidados diários.
Para facilitar a absorção de produtos hidratantes na região dos seios, antes é preciso aplicar um creme esfoliante corporal para remover as células mortas da pele, deixá-la macia e bem hidratada.
Creme esfoliante
Existem cremes esfoliantes corporais prontos que são encontrados nas lojas, mas se preferir uma receita caseira, basta preparar uma mistura de aveia em pó e mel.
A maneira correta de esfoliar a região é aplicar o produto nas mamas, fazer leves movimentos circulares e, em seguida, retirar o produto com água corrente. Para aumentar a circulação sanguínea na região, direcione jatos de água fria sobre os seus seios ao final do banho. Após sair do banho, com a pele úmida, aplique um creme hidratante por todo o corpo, principalmente na região dos seios, pois o produto incentiva na produção de colágeno e elastina protegendo a pele e evitando o seu envelhecimento precoce.
Use filtro solar
Todo mundo sabe que o filtro solar é muito importante para a proteção do corpo contra os raios ultra-violetas. Mas o produto não deve ser usado somente no período de férias de verão, mas diariamente e em todas as estações. Além de aplicar o filtro solar no rosto e no corpo, é preciso passar nos seios e no colo, principalmente ao usar blusas mais decotadas. O filtro solar ajuda na proteção dos raios ultra-violetas, que em contato com a pele acabam com as fibras de colágeno, favorecendo assim a flacidez na região.
Sutiã ideal
A escolha do sutiã ideal é de acordo com o tamanho dos seios também ajuda a afastar a flacidez. Para escolher o modelo ideal é preciso acomodar os seios completamente na lingerie para que não falte e nem sobre no bojo. Confira se as alças do sutiã ajustam corretamente ao seu corpo. Elas devem ficar centralizadas no ombro e devem ser ajustadas de maneira que não fiquem nem muito frouxas deixando os seios sem sustentação, e nem muito apertadas, causando dores nos ombros e pescoço.
Mulheres de seios pequenos podem escolher modelos de sutiãs com bojo e enchimento, com fecho frontal. Já quem tem os seios grandes precisa optar por sutiãs com o máximo de sustentação e que garanta segurança e firmeza. Modelos com alças largas e laterais e com costas reforçadas são os mais indicados.Ao contrário do que se pensa, as alças não são as responsáveis pela sustentação dos seios, e sim a faixa que fica no tórax. Essa parte do sutiã deve ficar bem ajustada ao corpo, a peça não pode “subir” nas costas ou na frente e nem fazer pressão demais.
Mantenha o peso
De acordo com o ganho de peso, a pele do corpo estica, principalmente na região dos seios. Se ocorrer o efeito sanfona – engorda e emagrece – a pele pode acabar deixando os seios flácidos e em alguns casos, com estrias.
Tudo isso porque a oscilação do tamanho dos seios provoca perda de duas substâncias que garantem a manutenção da elasticidade da pele, o colágeno e a elastina. E para evitar a flacidez dos seios, fique sempre de bem com a balança controlando o seu peso com uma alimentação saudável e a prática de exercícios.
Postura correta
Além de causar dores nas costas ou problemas mais graves, a má postura também é uma das causas que pode originar seios flácidos e caídos. Portanto, mantenha a boa postura alinhando sempre as costas e evite curvar os ombros para frente. Esteja atenta com a postura ao sentar, abaixar, carregar peso e demais atividades diárias que possam interferir na coluna.
Conheça 10 truques de beleza para superar a cara de ressaca
Final de ano significa muitas festas e muitos drinques. Entre uma comemoração e outra é difícil não ter nenhum dia de ressaca. Olheiras, cabelo bagunçado e inchaço são alguns dos sinais de que você exagerou no dia anterior. Mas para cada problema há uma solução listada pela revista Glamour. Com 10 truques de beleza, você vai ficar mais bonita e até se sentir melhor. Confira.
Prepare-se para o pior
O álcool seca tudo, sua pele, seu cabelo e até seu cérebro. Para complementar sua hidratação invista em um suplemento de óleo de peixe ou de complexo vitamínico B12 enquanto se arruma para sair. Com isso sua aparência estará mais fresca e menos confusa no dia seguinte.
O álcool seca tudo, sua pele, seu cabelo e até seu cérebro. Para complementar sua hidratação invista em um suplemento de óleo de peixe ou de complexo vitamínico B12 enquanto se arruma para sair. Com isso sua aparência estará mais fresca e menos confusa no dia seguinte.
Evite o inchaço
Tente dormir com um travesseiro extra. "A altura adicional ajuda a promover a drenagem linfática e impede que o fluido se acumule", diz maquiador Jemma Kidd. Você pode ainda aplicar um soro B5 para a pele antes de dormir.
Tente dormir com um travesseiro extra. "A altura adicional ajuda a promover a drenagem linfática e impede que o fluido se acumule", diz maquiador Jemma Kidd. Você pode ainda aplicar um soro B5 para a pele antes de dormir.
Invista em cafeína
A cafeína combate inflamações e ajuda a estimular sua pele, sendo um remédio perfeito para a ressaca. Sir John, responsável por maquiar modelos como Karlie Kloss, sugere colocar saquinhos de chá verde morno sobre os olhos por cinco minutos logo pela manhã. Depois repita o procedimento nas laterais do nariz, que também são um ponto de inflamação.
A cafeína combate inflamações e ajuda a estimular sua pele, sendo um remédio perfeito para a ressaca. Sir John, responsável por maquiar modelos como Karlie Kloss, sugere colocar saquinhos de chá verde morno sobre os olhos por cinco minutos logo pela manhã. Depois repita o procedimento nas laterais do nariz, que também são um ponto de inflamação.
Hora de se maquiar
Para disfarçar descolorações, comece com um corretivo. "Os verdes neutralizam a vermelhidão e os amarelos cobrem os tons azulados que ficam ao redor do olho", diz Jemma.
Para disfarçar descolorações, comece com um corretivo. "Os verdes neutralizam a vermelhidão e os amarelos cobrem os tons azulados que ficam ao redor do olho", diz Jemma.
Esqueça a base
“Nada revela mais seu segredo do que a base”, defende Jemma. Quando a pele está desidratada, não absorve bem a base. Por isso, prefira usar um hidratante tonalizado ou um BB cream.
“Nada revela mais seu segredo do que a base”, defende Jemma. Quando a pele está desidratada, não absorve bem a base. Por isso, prefira usar um hidratante tonalizado ou um BB cream.
Ilumine seus olhos
Para abrir seus olhos e dar a impressão de que estão mais descansados Sir John tem um truque: “Use lápis ou sombra bege sobre a linha d’água antes de passar a máscara de cílios”.
Para abrir seus olhos e dar a impressão de que estão mais descansados Sir John tem um truque: “Use lápis ou sombra bege sobre a linha d’água antes de passar a máscara de cílios”.
Realce sua pele
Atenção, esta será sua arma secreta. Aplique um iluminador no topo de suas maçãs do rosto, ao longo da faixa central do nariz e em dois pontos no meio da testa. Depois, aplique um blush pêssego em creme e pronto, já estará com a pele corada e luminosa.
Atenção, esta será sua arma secreta. Aplique um iluminador no topo de suas maçãs do rosto, ao longo da faixa central do nariz e em dois pontos no meio da testa. Depois, aplique um blush pêssego em creme e pronto, já estará com a pele corada e luminosa.
Não carregue no make
Um olho muito pesado pode colocar seu disfarce a perder. Faça algo simples e discreto com sombra bege apenas para disfarçar as olheiras.
Um olho muito pesado pode colocar seu disfarce a perder. Faça algo simples e discreto com sombra bege apenas para disfarçar as olheiras.
Escolha um batom ousado
Um batom de cor forte vai servir de distração. Além de bonito, ele deve ter uma fórmula cremosa para hidratar os lábios secos.
Um batom de cor forte vai servir de distração. Além de bonito, ele deve ter uma fórmula cremosa para hidratar os lábios secos.
Faça um penteado prático
Um coque alto é o suficiente para salvar seu cabelo. É um penteado chique e leva apenas um minuto.
Um coque alto é o suficiente para salvar seu cabelo. É um penteado chique e leva apenas um minuto.
Hidratação com Bepantol
Dermatologista fala dos benefícios e restrições do uso na pele e cabelo
Um produto seguro, de baixo custo, fácil acesso e muitos benefícios, o Bepantol era usado inicialmente como uma pomada para assaduras de bebês, mas acabou se transformando no queridinho das mulheres. Seu uso, na grande maioria das vezes, é para a hidratação da pele, apesar de ter como sua função principal a cicatrizarão. “O efeito hidratante é secundário, mas ele funciona bem como reparador, especialmente nos lábios, na pele e também em mucosas. Em geral, o recomendado é que sejam feitas de uma a três aplicações de fina camada da pomada diariamente”, explica o dermatologista Ricardo Limongi Fernandes, do Hospital Santa Cruz, em São Paulo.
Já o uso de Bepantol para cabelos não é recomendado. O médico explica que o dexpantenol (vitamina B5), que é o princípio ativo do Bepantol, tem efeito reparador e, por isso, é usado como base em diversos produtos desenvolvidos especialmente para o uso capilar. Mas as adeptas do seu uso nos cabelos optam pelo Bepantol em solução, que é líquido e, geralmente, misturado a outros ingredientes em receitas caseiras. “A indicação médica do Bepantol no couro cabeludo é restrita a casos de escoriações, ferimentos, pós-operatórios e enxertos, mas não como cosmético. As receitas caseiras não são indicadas pelos dermatologistas por falta de evidências de sua eficácia, mas sua diluição em água é perfeitamente aceitável”, afirma o dermatologista.
Por ser um produto oleoso, ele é contra-indicado em áreas e indivíduos propensos a acne, pois pode desencadear ou piorar o quadro.
CABELOS
Quero meus cachos de volta!
Como recuperar os cabelos depois de se arrepender de um alisamento?
A moda dos cabelos chapados parece que não tem data para ir embora. Entre as brasileiras, o visual ultraliso é o preferido. E, não à toa, nos salões de beleza o número de escovas progressivas e suas variáveis têm sido recorde. Porém, quando o resultado da técnica não sai do jeito que a cliente quer e bate aquele arrependimento… será possível voltar atrás? A boa notícia é que, sim, há meios de ter os cachos de volta.
Quem garante é a cabeleireira e sócia do Instituto Beleza Natural, Heloísa Assis, a Zica, que passou cerca de 15 anos pesquisando os fios crespos e ondulados. "A melhor forma de cacheá-los naturalmente é cortar de uma vez só toda a parte alisada. Depois, realizar um tratamento que tire o volume dos fios, mas sem alisá-los, deixando os cachos soltos e maleáveis. Percebo, no entanto, que a minoria topa cortar curtinho. Eu acho a melhor opção, pois o cabelo cresce forte e renovado. Quem prefere não mexer muito no comprimento pode ir cortando aos poucos, enquanto trata a raiz virgem".
Me vi numa saia-justa quando retruquei que seu cabelo era incompatível com um determinado corte, pois as pontas estavam estáticas por conta de uma progressiva. Jamais ficaria do jeito que ela queria
Ao longo de suas pesquisas, Zica descobriu uma fórmula mágica: o Super-Relaxante, que vem a ser um tratamento intensivo, que embeleza, trata e resgata os cachos, quando estes passaram por um processo de alisamento. Em sua rede de salões, que abrange Rio de Janeiro e Espírito Santo, o procedimento é amplamente feito – cerca de 55 mil pessoas fazem uso dele mensalmente – e pode ser realizado em fios que tenham passado por químicas anteriores, desde que não estejam frágeis e tenham, pelo menos, três dedos de raiz virgem. "O resultado fica bem natural", atesta a especialista.
Naturalmente cacheados
E aspecto natural é o que a cliente mais procura quando quer se livrar do liso e voltar a exibir cachos à Marisa Monte. Por querer preservar a "naturalidade" do cabelo e sua beleza, o cabeleireiro Paulo César Ferreira, do salão Prya, em Niterói (RJ), quase se desentendeu com uma cliente. "Me vi numa saia-justa quando retruquei que seu cabelo era incompatível com um determinado corte, pois as pontas estavam estáticas por conta de uma progressiva. Jamais ficaria do jeito que ela queria", lembra Paulo César.
O cabeleireiro levanta a bandeira contra o formol, base de grande parte das progressivas, e sugere uma novidade que vem da Inglaterra: a escova London, uma alternativa mais branda ao alisamento tradicional e avessa ao visual chapinha radical. "Madonna foi a precursora deste tipo de tratamento e sei que Angelina Jolie e Paris Hilton também usam. O diferencial é a fórmula com aminoácidos, albumina (proteína do ovo) e queratina, que garante cabelos saudáveis. Este tipo de escova já chegou ao Brasil e as clientes têm gostado".
Permanente não!
Se passou pela sua cabeça que um permanente pode ser uma opção para recuperar os cachos imediatamente, esqueça. O risco de queda de cabelos é enorme, já que os fios ficarão duplamente fragilizados. "O permanente alisa primeiro para depois cachear, mexendo na estrutura dos fios de forma bastante agressiva", explica Zica Assis. "Toda a química, seja um alisamento ou permanente, mexe com a fibra do cabelo, o que chamamos de cimento intercelular, e o resultado é um cabelo poroso.
Para dar-lhe viço, é preciso fazer hidratações periódicas, que selam a cutícula dos fios", acrescenta Paulo César, que torce para que em breve as brasileiras voltem a exibir seus cachos, marca registrada da mulher dos trópicos: "No exterior, a moda dos ondulados já está bem forte e espero que esta tendência chegue ao Brasil." É esperar para ver.
Cabelo desalinhado está em alta para o happy hour; veja
Tem coisa mais gostosa do que sair do trabalho e emendar direto um happy hour com o pessoal da firma? Apesar de ser um momento muito agradável, a mulherada tem medo de estar com jeito de fim de festa quando a ‘baladinha’ ainda está começando.
O truque é refazer o make up e apostar em um cabelo desalinhado, bagunçado, quase beirando o desarrumado. “Assim como o momento, o penteado para o happy hour deve ser natural”, diz o beauty artist Ewerton Pacheco, que afirma que as opções alinhadas não estão com nada para este momento.
O profissional sugere tranças na lateral, coques altos e rabos de cavalo. “Melhor usar esses penteados desfiados para dar aquele aspecto de bagunçado”, ensina.
Outra dica útil de Ewerton é evitar o uso de gel e fixadores, pois esses produtos deixam a cabeleira muito certinha. Para modelar o penteado, vale recorrer aos finalizadores com silicone e pomadas para acomodar os fios e causar o efeito saudável.
Copie das famosas
Para seguir na prática as sugestões de Ewerton Pacheco, uma boa ideia é se inspirar nas celebridades que sabem usar esse cabelo desarrumado e bagunçado, sempre com muito estilo. Os destaques ficam por conta de Sarah Jessica Parker, que aposta em um coque desfiado; de Ashley Greene, que usa uma trança jogada para o lado; e de Paloma Bernardi, que ousou com um preso cheio de volume na parte da frente.
O coque desfiado de Sarah Jessica Parker é elegante e despojado
A trança jogada para o lado e desfiada é a aposta de Ashley Greene
A atriz Diane Kruger exibe um rabo de cavalo baixo e a franja na lateral
Jennifer Aniston aderiu ao rabo de cavalo no centro da cabeça, deixando a franja rolar pelo rosto no sentido diagonal
Fernanda Vasconcellos apostou em um penteado que valoriza a franja dividida ao meio
Paloma Bernardi prendeu os fios, deixando um leve volume em toda a frente da cabeça
O rabo de cavalo baixo de Jennifer Lopez mostra elegância
O coque natural e caseiro da cantora Gwen Stefani é ideal para informalidades
Camila Pitanga apostou em um coque preso no centro da cabeça e desfiado nas pontas
Escolha o tipo certo de franja de
acordo com seu formato de rosto
Elas podem garantir volume, afinar o rosto ou até dar movimento aos fios
Cortar a franja é uma ótima opção para quem quer dar uma melhorada no visual sem passar por uma transformação drástica. Ela pode emoldurar o rosto, esconder partes indesejadas, disfarçar ou salientar o formato do rosto, dar mais movimento e leveza ao cabelo e até interferir na expressão. Por outro lado, uma franja não adequada é capaz de estragar o visual inteiro.
A cabeleireira do salão Go Hair, em São Paulo, Rute dos Santos ensina quais são os cortes de franja mais indicados para cada formato de rosto e tipo de cabelo.
Rosto redondo – franja mais longa nas laterais, para afinar a face, e desfiada nas pontas, para dar movimento.
Rosto quadrado – franja dividida no meio ou na lateral (jogada para o lado), na altura do olho ou nariz. Não deve ser usada na altura da boca para baixo, para não deixar a face ainda mais quadrada.
Rosto fino e comprido – franja na altura dos olhos ou até na altura das sobrancelhas. Para criar volume, deve ser mais espessa.
Testa grande – o ideal é a franja na altura dos olhos, jogada para frente e levemente desfiada nas pontas, para esconder a testa.
Cabelo ondulado – a franja pode combinar com o estilo do cabelo e ter uma leve ondulação, mas, neste caso, deve ser longa e jogada para o lado.
Cabelo encaracolado – franja enroladinha não fica legal. O ideal é sempre usar escova e secador para modelar. Também não deve ser jogada pra frente, mas sim camuflada no cabelo, dando uma ideia de forma.
Cabelo curto – os cortes mais conservadores não ficam muito bem com a franja demarcada. É legal quando ela se mistura com o cabelo, apenas destacando o rosto. Já as mais ousadas podem usar a franja longa e desfiada, bem estilosa.
Cabelo comprido em camadas – é legal usar a franja também em camadas, como uma continuação do resto do cabelo, dando movimento. Inicie as camadas na altura do nariz e termine na altura do ombro.
Cabelo comprido reto – franja desfiada, um pouco mais longa e jogada para o lado. Não deve ser “retona” como o cabelo.
Outras dicas:
- A franja, quando é muito pesada, tende a esquentar a testa e provocar suor. Isso aumenta a oleosidade e a tendência ao surgimento de acne. Prefira franjas mais leves e desfiadas.
- Uma dica para quem tem o cabelo muito fino é criar volume na parte frontal. Isso pode ser feito simplesmente cortando uma porção maior do cabelo, tornando a franja mais espessa.
- A manutenção do corte da franja deve ser mais frequente do que o resto do cabelo. As curtinhas, que ficam na altura das sobrancelhas ou dos olhos, devem ser aparadas a cada mês. Já as mais longas podem ser refeitas de dois em dois meses.
- Fazer escova progressiva só na franja é uma boa ideia para quem tem o cabelo enrolado e quer evitar o trabalho de modelá-la todos os dias.
- A franja, quando é muito pesada, tende a esquentar a testa e provocar suor. Isso aumenta a oleosidade e a tendência ao surgimento de acne. Prefira franjas mais leves e desfiadas.
- Uma dica para quem tem o cabelo muito fino é criar volume na parte frontal. Isso pode ser feito simplesmente cortando uma porção maior do cabelo, tornando a franja mais espessa.
- A manutenção do corte da franja deve ser mais frequente do que o resto do cabelo. As curtinhas, que ficam na altura das sobrancelhas ou dos olhos, devem ser aparadas a cada mês. Já as mais longas podem ser refeitas de dois em dois meses.
- Fazer escova progressiva só na franja é uma boa ideia para quem tem o cabelo enrolado e quer evitar o trabalho de modelá-la todos os dias.
Franja postiça
Se você tem vontade de usar franja, mas não quer correr o risco de cortar e se arrepender depois, pode apostar nas franjas postiças. A dica é do responsável por cabelo e maquiagem da grife Oh, boy!, que desfila hoje no Fashion Rio. Inspirado nos anos 60 e na top Twigy, a franja complementou o coque-banana e deu um novo ar ao visual das modelos. “A franja rejuvenesce, muda o visual e te deixa com um look novo. É uma ótima opção.”
E para usar é fácil. Basta prender o cabelo, já que a franja vem junto com o 'topo' da cabeça, que precisa de uma base para se firmar, e prender com grampos ou tic-tacs. O spray ajuda a fixar e dá o acabamento final.
Para os olhos, a dica são os cílios postiços embaixo e o lápis branco para abrir o olhar. “Os cílios postiços ficam bem naturais. É um make mais para a noite, mas dependendo do trabalho, do compromisso, dá para usar durante o dia também e, à noite, pesar um pouco mais e caprichar na boca”.
O fim dos cabelos brancos?
Cientistas criam pílula que pode atrasar o processo do nascimento de fios brancos
A chegada dos cabelos brancos é o pesadelo de muitas mulheres. Mas, para a alegria não só delas, como também a dos homens, esse momento pode estar com os dias contados! Cientistas descobriram uma maneira de atrasar o processo através de uma pílula de vitamina.
A descoberta aconteceu depois de mais de 10 anos de pesquisas nos laboratórios da empresa de cosméticos L'Oreal. Segundo reportagem publicada no site do jornal "Daily Mail", os cientistas estão trabalhando no medicamento que, quando tomado diariamente, pode fazer com que os cabelos fiquem com a cor original durante o maior tempo possível, eliminando, futuramente, o inicio do uso de tinturas e tonalizantes para os fios.
Mas o melhor ainda está por vir. A pílula, que tem como base um extrato de fruta secreto, seria um produto barato, cabendo na maioria dos bolsos. O medicamento só não serviria para as pessoas que já possuem fios brancos. “O ideal seria levá-la para sua vida inteira, mas na realidade, nós encorajamos as pessoas a começar a usá-lo antes de seu cabelo ficar branco, pois a pílula não poderá reverter o processo uma vez que já tenha começado”, explicou Bruno Bernard, chefe de biologia de cabelo da L'Oreal.
Os fios brancos costumam aparecer após os 30 anos, quando as células do cabelo humano começam a entrar em um processo chamado estresse oxidativo. A pílula iria trabalhar oferecendo proteção contra isso.
SAÚDE
Pílula do dia seguinte é uma bomba
hormonal no corpo da mulher
Seu uso não faz bem à saúde e deve ser restrito a casos extremos
A pílula do dia seguinte é um contraceptivo que só deve ser usado em casos extremos. Ela não faz bem à saúde da mulher, pois é uma bomba de hormônios. Usada em casos de esquecimento da pílula convencional ou rompimento da camisinha, por exemplo, ela é um método de emergência. Por isso mesmo costuma levantar muitas dúvidas quanto ao modo de usar, sua eficácia e riscos. Para esclarecer melhor o tema, conversamos com a ginecologista e obstetra Dra. Karina Zulli. Veja os tópicos:
Preservativo X pílula do dia seguinte
O uso do preservativo deve ser regra em toda relação sexual. Além de evitar a gravidez indesejada, ele previne todas as doenças sexualmente transmissíveis. Já a pílula do dia seguinte só protege de uma gravidez indesejada. Ela deve ser tomada somente em casos extremos.
Pílula anticoncepcional X pílula do dia seguinte
A pílula do dia seguinte cai como uma “bomba” hormonal em nosso corpo. Um comprimido dela equivale a 10 comprimidos de anticoncepcional comum. Ela é composta de dosagens hormonais muito altas, isso aumenta a chance de trombose, câncer, náuseas, vômitos e outras doenças. O correto é fazer o uso do anticoncepcional mensalmente e evitar, ao máximo, o uso da pílula do dia seguinte.
Mesmo tomando a pílula do dia seguinte é possível engravidar?
Sim. Como todo método há um risco de falha. A chance de engravidar é de 3 a 5% se ingerida respeitando os horários corretos contidos na bula.
Se eu tomar repetidas vezes ela perde o efeito?
Não. A pílula do dia seguinte não tem um efeito de “acúmulo” no corpo da mulher. A pílula não deixará de ser menos eficaz. O que acontece é que a mulher acaba se expondo a uma situação recorrente e que prejudica, e muito, o corpo dela. O uso da pílula do dia seguinte não faz bem a saúde da mulher. Mas mesmo assim, elas tomam a pílula para evitar uma gravidez indesejada.
Ela é um método abortivo?
Não. Se a mulher estiver grávida e tomar a pílula do dia seguinte não surtirá efeito algum. As substâncias medicamentosas que têm na pílula não passam ao bebê.
Preciso de receita médica para comprar a pílula?
Sempre com a orientação médica, porém farmácias não fazem restrição nenhuma. É importante lembrar que sempre antes de ingerir a pílula do dia seguinte é imprescindível que você consulte o seu ginecologista. A pílula pode dar vários efeitos colaterais na mulher.
Como a pílula deve ser tomada?
Existem dois tipos de pílula do dia seguinte: uma em uma dose única que deve ser tomada em até 72h após a relação sexual e, a outra, em duas doses. Sendo um comprimido ingerido logo após a relação e o outro 12h depois. Mas ressalto que antes de comprar o medicamento consulte o seu médico. Isso é de extrema importância.
Métodos que interrompem a
menstruação têm seus prós e contras
Medicamentos podem reduzir cólicas, TPM e incidência de tumores
Cólicas, inchaço, dores de cabeça, mau humor… Muitas mulheres sonham em se verem livres desses incômodos característicos do período menstrual. Para isso, há quem recorra aos métodos que interrompem a menstruação. São medicamentos que alteram os hormônios responsáveis pelo espessamento do endométrio, a camada interna do útero, de forma a não deixar que ele espesse, e, portanto, não sangre. Entre os principais métodos estão os anticoncepcionais orais, o dispositivo intra-uterino, vaginal ou subcutâneo, os adesivos cutâneos e os injetáveis.
A ginecologista e obstetra Karina Zulli, do Hospital e Maternidade São Luiz, explica que qualquer mulher pode interromper a menstruação, desde que não haja alguma contra-indicação para uso hormonal contínuo, como doenças pessoais ou familiares, trombose e câncer de mama ou endométrio. “Não existe idade mínima para começar, mas o ideal é apenas que se espere completar o primeiro ano da primeira menstruação – devido à fase de crescimento feminino até este momento. A partir daí, qualquer mulher assistida por um profissional da saúde pode se beneficiar de qualquer um destes métodos”, afirma.
A menstruação pode ficar interrompida por tempo indeterminado, até que haja desejo reprodutivo. “É mito acreditar que anos de exposição ao bloqueio menstrual possa agregar qualquer risco à gestação. Ao longo dos anos, a contar da criação dos anticoncepcionais na década de 60, a quantidade hormonal existente em qualquer um dos métodos oferecidos tornou-se extremamente baixa e, comparativamente à época de lançamento, praticamente inofensiva”, esclarece a ginecologista. “O que fica claro é que as mulheres, através dos anos, postergaram o desejo da maternidade de forma significativa, deixando para decidir após os 35 e perto dos 40 anos. Isso sim é a grande mudança da dificuldade hoje de engravidar, e não o tempo do uso de qualquer método para evitar menstruação”.
Entre os benefícios apresentados, estão a redução da incidência de tumor de ovário, tratamento da TPM, e bons resultados em relação à cura ou amenização das cólicas. Mas assim como qualquer método hormonal, os que interrompem a menstruação podem apresentar algum efeito colateral. Por isso é de suma importância que tudo seja feito com assistência médica. Entre as queixas mais comuns de pacientes, estão a retenção de líquido e dores de cabeça, mas é preciso avaliar cada caso antes de afirmar que a causa é apenas por culpa do hormônio. De qualquer forma, é recomendável escolher os que possuem a menor quantidade hormonal, ou apenas um hormônio único na fórmula. “Há uma ampla gama de métodos com a mesma finalidade disponíveis hoje no mercado, e certamente existe algum que pode trazer mais benefício que desconfortos colaterais. Raras pacientes não conseguem se beneficiar de qualquer um dos métodos, ou qualquer posologia, e acabam precisando realmente lidar com os ciclos menstruais”, explica.
Pílula por muito tempo dificulta a
gravidez?
Engana-se quem pensa que as mulheres que tomam pílula anticoncepcional por muito tempo, depois de pararem têm como consequência uma dificuldade maior para engravidar. Isso é um mito! Pode acontecer até no primeiro mês subsequente à pausa do anticoncepcional, mas depois desse período a mulher já volta a ovular normalmente. “Acredito que o que leva muitas pessoas a pensar dessa maneira é a mudança social da história das mulheres. Até a geração passada, elas tomavam menos pílula, engravidavam e tinham sua família constituída já na terceira década de vida (20 aos 30 anos). Atualmente vemos mulheres engravidando mais tardiamente, por volta dos 30 anos, e essa condição, fisiologicamente, leva a uma dificuldade em engravidar. Portanto, a dificuldade não é causada pelo uso crônico dos anticoncepcionais”, explica a ginecologista Karen Morelli Soriano.
A ginecologista diz que o que ocorre é exatamente o contrário, já que a pílula ajuda a mulher em muitos sentidos. Ela trata doenças que poderiam dificultar a mulher de engravidar, como, por exemplo, a endometriose, a miomatose uterina, a adenomiose (crescimento do útero), a síndrome do ovário policístico, entre outras, além de protegerem contra o câncer de endométrio e de ovário.
Também não existe um período máximo que a mulher deve tomar a pílula. “Se a mulher vai anualmente ao seu ginecologista e realiza os exames de rotina, não precisa se preocupar, pois o anticoncepcional apropriado pode ser usado por longos anos. A pílula pode ser usada ate mesmo ininterruptamente em alguns casos”, afirma.
Em relação ao uso de outros tipos de anticoncepcionais, como injeção e adesivo, existem algumas diferenças, pois eles podem demorar mais para saírem completamente do organismo. Alguns injetáveis podem levar até oito meses.
A única recomendação é que, ao parar a pílula, no mês seguinte deve ser evitada a gestação por qualquer outro método que não seja natural. A ginecologista orienta também a procurar o ginecologista cerca de três meses antes de parar de usar o anticoncepcional, para quem sejam feitos alguns exames específicos, avaliação da história da mulher, vacinação e uso de algumas vitaminas que são importantes para quem planeja engravidar.
20% da população em idade
reprodutiva tem problemas de
fertilidade
Consumo elevado de álcool, alimentação ruim e obesidade podem atrapalhar
A dificuldade para ter filhos é um dos grandes problemas de casais que tentam de forma natural e, mesmo assim, não conseguem engravidar. Muitas mulheres procuram ajuda de médicos e tentam alguns meios como a fertilização in Vitro e até mesmo a acupuntura para tentar engravidar.
Mas muitos mitos e verdades rodeiam o tema “fertilidade”. Será que tudo o que as pessoas falam realmente pode ser levado em conta? Muitas mulheres acabam acreditando em afirmações que nem sempre são verdadeiras e, por isso, a dificuldade de engravidar aumenta.
O especialista na área, Dr. Alberto Stein, esclarece alguns temas relacionados à fertilidade.
O uso de notebook no colo ou carregar celular no bolso pode prejudicar a fertilidade masculina?
VERDADE – O homem que usa frequentemente o notebook no colo pode ter alteração da qualidade dos espermatozoides. O calor e a frequência das ondas emitidas dos aparelhos pode prejudicar a produção e a qualidade dos espermatozoides. Da mesma forma, o uso do celular no bolso da calça com fone de ouvido pode também alterar as formas, aumentar a taxa de fragmentação do DNA espermático (estresse oxidativo), enfim mudar a qualidade deste sêmen e dificultar as chances deste casal de ter filhos.
É muito raro um casal, em idade fértil, ter dificuldade para ter filhos?
MITO – Estima-se que 20% da população em idade reprodutiva precisa de acompanhamento em um centro de reprodução humana. Além disso, 15% da população masculina sofre com problemas como a varicocele, dilatações das veias que causam interferência na formação do espermatozoide, a causa mais comum de infertilidade masculina.
Praticar muito esporte pode interferir na fertilidade?
VERDADE – Homens que praticam esporte com muita frequência e intensidade, como os triatletas, por exemplo, podem prejudicar a formação e qualidade dos espermatozoides. As mulheres que se exercitam excessivamente param de menstruar, pois pode existir uma diminuição da produção hormonal e uma alteração, inclusive no ciclo menstrual, como, por exemplo, a ausência de menstruação. Esporte em excesso, portanto, pode prejudicar tanto o homem quanto a mulher.
O uso de álcool e outras drogas, mesmo quando realizado na adolescência, pode dificultar a fertilização?
VERDADE – A droga interfere diretamente na fertilidade, principalmente para os homens que registram uma redução da produção de espermatozoides. O tabagismo, por exemplo, antecipa em dois anos a idade da menopausa, por um aumento da deterioração da reserva ovariana.
Pessoas obesas têm maior dificuldade para engravidar?
VERDADE – O obeso por definição tem problema de metabolismo e, consequentemente, terá dificuldade de engravidar. A obesidade, em muitos casos, está associada a ovário policístico ou problemas da tireoide, bem como nos homens a diminuição da qualidade dos espermatozoides.
A alimentação interfere na fertilidade?
VERDADE – A reposição de vitaminas C e E, ácido fólico, zinco aos homens que desejam ter filhos pode estar associada a uma melhora da qualidade do sêmen. No caso da fertilidade feminina, existem alguns estudos mostrando que a falta de Vitaminas E e B podem associar-se com infertilidade. Por isso a boa dieta e uma adequada orientação nutricional podem ajudar em muitos casais que desejam gestar.
RELACIONAMENTOS
Relacionamentos Abalados
Traição, doenças podem abalar os relacionamentos mais sólidos
Até que ponto uma traição afeta de fato uma relação antiga?
Psicóloga: Uma traição sempre deixará uma marca muito grande em todos envolvidos. Quem foi traído já tem a informação de que esta pessoa pode ter um conceito ético a respeito da traição (ou seja, ele sabe que não deve) mas não tem um conceito moral (pois mesmo sabendo que não deveria o fez). A confiança poderá ficar abalada. Sem falar nos possíveis sentimentos de vingança, algo do tipo “ele cedeu às tentações, também tenho direito de ceder, não necessariamente trair, mas de ter uma vida mais livre”.
Quem traiu sofre tanto com a culpa mas também tem referencias sobre onde errou para ser pego, e pode considerar que da próxima vez “fará melhor e não será descoberto”.
É possível e viável perdoar uma traição?
Psicóloga: É possível sim. Mas é difícil. Perdoar não significa esquecer, pois ninguém tem amnésia deliberada. Mas definir que não mais sofrerá com o ocorrido. Será muito difícil, mas necessário caso decida perdoar, não voltar a este assunto a cada pasta de dente deixada aberta na pia.
Considerar se é viável é o mesmo que fazer apostas na Bolsa de valores, podemos ter fortes intuições, grandes informações, mas a realidade futura só será conhecida no futuro. Ninguém conhece o ser humano completamente. A própria pessoa não se conhece, oferecer garantias não significa 100% de certeza de que nunca mais trairá. Mas a outra parte pode sentir se quer entrar nessa aposta.
Por que as pessoas pensam que o casamento pode impedir uma traição?
Psicóloga: Pura ilusão, prima irmã da ilusão de que um filho melhorará o casamento.
O casamento é um compromisso com maior vinculo do que um namoro, noivado, pessoas que moram juntas, mas não há papel assinado que impeça comportamentos.
Por que a traição acontece?
Psicóloga: 1001 motivos. Pessoas que não conseguem ceder ao prazer imediato e mesmo sabendo que estão arriscando um relacionamento estável e bom o fazem. Pessoas que estão em dúvida quanto a manter o relacionamento atual e querem “provar um pouco do que há lá fora”. Pessoas que simplesmente não tem coragem de romper o relacionamento e o boicotam de tudo quanto é forma torcendo que o outro tome a iniciativa e termine tudo. Pessoas inconsequentes que acreditam que tem o direito de ter quantos relacionamentos quiserem, e que isso não é um problema, mas normalmente será problema se seu parceiro (a) o trair também.
O que o casal deve fazer depois de uma traição?
Psicóloga: Definir se foi traumático o suficiente para romper de vez esta relação ou se há margem para conversar e tentar retomar a relação. Se houver margem um psicólogo de casal ajudará muito, pois será o facilitador de um reinicio.
É possível a relação ficar mais forte?
Psicóloga: Sim, é possível. Toda situação traumática tem apenas dois caminhos: fragiliza ou fortalece. A maioria dos casos saem fragilizados, os que conseguem sair fortalecidos são aqueles que trabalharam muito bem esta situação, que procuraram ajuda profissional e se comprometeram fortemente.
Se o parceiro sofresse um acidente grave e ficasse com sequelas, ou se recuperasse de uma doença como um câncer:
Como o parceiro que está saudável deve agir?
Psicóloga: Seria injusto definir o comportamento do parceiro. Ele também sofre e pode ser que não tenha condições psicológicas de lidar com isso. Toda vez que a vida oferece uma situação para a qual a pessoa não tem estrutura para lidar, terá direito de “pirar”. Se esta pessoa optar por deixar o parceiro podemos dizer que não teve uma conduta de moral elevada, mas talvez a situação possa ter atingido seu limite de superação.
O ideal seria manter-se companheiro até o fim e usar esta situação para lapidar suas próprias capacidades e perceber que pode ser muito mais forte do que imaginava. Aí sim esta pessoa terá orgulho de si mesma para o resto da vida e poderá usar esta força para ser um pai (ou mãe) melhor, um profissional melhor, etc.
Como o casal supera o caso de uma sequela mais grave, como uma amputação? É possível?
Psicóloga: Olhando para frente e não para trás. Se manter seus olhos no que tinha a agora perdeu... está mesmo perdido. Mas se olhar para tudo o que pode ser feito agora, o quanto podem ajudar um ao outro e até mesmo outras pessoas a superação terá seu significado real e não terão apenas se conformado ou aprendido a lidar com os limões da vida.
Se superados os problemas, a relação ficará mais forte?
Psicóloga: Se os problemas forem realmente superados sim, mas se conseguiram apenas “suportar” ou apenas aprenderam a respirar fundo e ir em frente com certeza a relação ficará fragilizada.
Caso a pessoa não consiga lidar com a dificuldade, como ela deve agir? Uma separação nessa hora poderia afetar o doente? Ela deve continuar até a recuperação acabar?
Psicóloga: Psicólogo nenhum dirá o que a pessoa deve ou não fazer, mas o ajudará a conseguir sua meta. Se houver um desejo real de continuar até o fim ela encontrará caminhos para descobrir onde esta força está – obterá ajuda de amigos ou ajuda profissional de psicólogos.
Caso não haja desejo se continuar até o fim, por mais ética que esta decisão seja, é possível que esta pessoa simplesmente não tenha estrutura para lidar com situações fortes. Por exemplo, uma pessoa que nunca teve oportunidades de driblar adversidades, que sempre teve tudo facilitado e recebe um baque destes na vida adulta não terá de onde sacar estratégias para lidar com isso. Nada impede de construir estas estratégias agora, um bom psicólogo o ajudará nesta meta.
Claro que uma separação afeta o doente. Mais um componente para fragilizar quem não está bem. Deve ser considerado antes de tomar a decisão. Já atendi muitas pessoas em situações parecidas que, infantilmente, batem o pé dizendo que não tem culpa sobre o ocorrido mas agora tem que sofrer as consequências. Isso mesmo, assim é a vida, se quisermos passar uma vida sem riscos é só passar por ela dentro de casa, sem conhecer ninguém, sem namorar, trabalhar, ter amigos, etc. Vale a pena? Não!!!!!
Casal 20
Casais que querem se mostrar perfeitos para os outros e se esquecem deles próprios.
- Muitos casais se cobram que precisam estar sempre bem, que sempre precisam estar felizes e mostrar isso para os outros. De que forma essa cobrança acaba prejudicando os casais?
Psicóloga: Se a cobrança interna de estar sempre feliz significar um esforço consciente para plantar felicidade através de atitudes harmoniosas e conversas equilibradas entre o casal não prejudicaria de forma alguma. Mas se esta cobrança se reverter em um quadro de falsa alegria onde o casal se torna uma dupla de atores representando um papel artificial acarretará em desgaste emocional intenso a ponto de cada um não conseguir mais suportar a simples presença do outro – pois ele significará uma cobrança impossível de ser atendida.
- Pela sua experiência, o que os casais definem hoje como perfeito? O que é ser o casal 20?
Psicóloga: Vou falar o obvio: perfeição não existe. Mas as pessoas consideram que perfeito é aquele casal que nunca discorda um do outro, que toda e qualquer decisão de um será sempre a prioridade do outro, que cada escolha e prioridade de um será imediatamente aceita pelo outro como algo de grande valor.
- Na época dos nossos pais pareciam que as famílias eram iguais. Havia a cobrança sim de ser uma família feliz (filhos bem cuidados, mulher do lar, homem que sai para trabalhar), mas esse era o padrão da época. Hoje a mente das pessoas está mais aberta, cada uma delas construiu seus próprios padrões de vida e casamento e agora os casais estão tentando “entrar numa caixinha” novamente, numa fórmula. Podemos concluir que a fórmula engessada de nossos pais era melhor? Não conseguimos mais ser felizes do nosso próprio jeito?
Psicóloga: O que existia antigamente era a ausência de uma possibilidade – a separação. E com ela não havia o medo de ficar só mas havia uma resignação que podia ser confundida com aceitação. A verdade é que precisamos viver em família, em união com outras pessoas para sermos felizes. Mas esta união sempre significará pessoas com cabeças diferentes discordando a aprendendo continuamente a ceder, mudar pensamentos e capacidade de mudar os pensamentos do outro – quando possível. Não teremos nunca uma família perfeita com tudo dando absolutamente certo. Mesmo porque a cada conquista vislumbramos novas metas de felicidade – o que é ótimo – e passamos a desejar mais. Ou seja somos eternos insatisfeitos – que ótimo pois isso nos leva sempre para frente, mesmo que o preço seja descontentamento eterno com a família que se tem e sensação de infelicidade.
- O que leva um casal a se preocupar mais com o que os outros pensam do que com o próprio casamento, a própria construção do amor? É a rotina, a acomodação, a cobrança da sociedade...?
Psicóloga: As pessoas pensam que para serem felizes precisam da aprovação alheia quanto a sua própria vida. Mas o que os outros podem pensar e cobrar de nós é sempre uma infinidade de absurdos: devemos sorrir o tempo todo, nossos filhos devem estar absurdamente limpos o tempo todo, jamais devemos ter duvidas quanto a melhor forma de educar uma criança, etc. Ir atrás do que os outros acham que devemos ser (quando nem eles mesmos atingem esta perfeição toda) achando que seremos felizes e aprovados por todos é certamente a forma mais cara de buscar a infelicidade.
- De que forma o casal consegue identificar esse problema antes que seja tarde demais, antes que eles deixem de lado a construção do próprio amor e culminem numa separação?
Psicóloga: Com a permanente auto observação e desenvolvendo a capacidade de ter muita força para deixar muita coisa entrar por um ouvido e sair pelo outro. Lendo e desenvolvendo suas próprias referencias você não se deixa levar pela tentação de se mostrar o casal mais feliz da face da terra.
Viver sem sexo
1- É fato que cada casal tem uma frequência de relações sexuais, mas até que ponto é normal a correria do dia a dia reduzir a quantidade de relações? Qual o limite dessa interferência?
Psicólogo: O limite da interferência depende da forma como o casal lida com esses fenômenos externos a relação, como os impasses do cotidiano, o desgaste físico, as preocupações, etc. Podemos pensar que algumas pessoas utilizam o sexo como forma de aliviar essas tensões; entretanto outras não conseguem se desvencilhar destas situações e tem seu desempenho sexual prejudicado, tanto por disfunções sexuais, como por sequer haver a tentativa do ato.
Diante disso, é normal que ocorra uma redução, entretanto é necessário refletir até que ponto isso é apenas uma diminuição na frequência (por essas questões externas) e não um distanciamento efetivo-afetivo do casal.
E há de haver auto-crítica para que a relação não se reduza a afazeres cotidianos e o desejo, massacrado pelo hábito, deixe de existir
.
2- Existem casais que literalmente fogem do sexo. Em vez de investirem tempo nas preliminares e carinhos, partem para a rapidinha e, às vezes, nem isso. Você pode citar algumas situações que podem exemplificar essa fuga?
Psicólogo: Quando existem muitas desculpas que encubram e impossibilitem o coito, há alguma coisa que deve ser revista/repensada. E isso pode prejudicar o relacionamento do casal. Por exemplo: dores inventadas; desculpas de compromissos; problemas no trabalho; por a culpa nos filhos, ou seja,
sempre se joga a responsabilidade em algo externo, ou que fuja ao controle de um dos parceiros e que justifiquem o não ato sexual.
Se houver algo no parceiro que incomode, é importante conversar sobre isso. A questão é que há um moralismo muito grande no que diz respeito tanto às praticas quanto a discussão do sexo. E se torna tabu e as pessoas levam vidas sem uma efetiva realização sexual, porque muitas vezes fogem do assunto.
3- Já outros casais criam situações para tentar aguçar a aproximação e o desejo que acabam surtindo efeito contrário. Você pode indicar algumas situações que exemplifiquem esses erros?
Psicólogo: As surpresas são sempre válidas, mas se deve ter uma compreensão do parceiro. Não adianta propiciar uma situação que envolva praticas sexuais que o parceiro não aceite; ou ficar desapontado depois de um jantar romântico frustrado, não pela falta de entrega do parceiro, mas sim porque talvez, naquele dia ele estava cansado ou algo assim.
Friso que é sempre importante haver diálogo para saber quais são os limites, por onde começar, como inovar e assim se realizar.
4- De que forma o casal pode aumentar o desejo e a frequência no sexo? Quais dicas você daria?
Psicólogo: Buscando inovar situações de convívio como, por exemplo, irem a ambientes que não costumam ir, terem jantares românticos, viajarem, terem algum cuidado com o corpo (sem exageros) e manterem a higiene, darem vazão as fantasias.
5- Outras considerações:
Psicólogo: Sempre bom lembrar que uma vida sexual ativa é importantíssima no funcionamento de um casal. É interessante que os parceiros explorem/desvendem um ao outro para se conhecerem, e isso não apenas quanto ao corpo, mas com relação aos desejos mais secretos, aos quereres, as fantasias sexuais. É importante haver abertura, haver efetiva troca. O sexo não se dá apenas no momento do ato.
Também é normal que com o tempo, a frequência sexual diminua e que o casal não se procure tanto como no tempo em que havia “um mundo para ser descoberto”. E mesmo que a freqüência não seja a mesma, não quer dizer que não se pode aproveitar as ocasiões sexuais ao máximo.
CULINÁRIA
Anel de estrogonofe
Ingredientes para o anel
2 colheres (sopa) de óleo
1 cebola ralada
2 xícaras (chá) de arroz
4 xícaras (chá) de água fervente
Sal a gosto
4 colheres (sopa) de catchup
1/2 xícara (chá) de creme de leite
Ingredientes para o recheio
2 colheres (sopa) de margarina
2 dentes de alho amassados
1 cebola ralada
400 g de tiras finas de alcatra
2 colheres (sopa) de conhaque
2 colheres (sopa) de mostarda
2 colheres (sopa) de molho inglês
1 xícara (chá) de cogumelos fatiados
2 colheres (chá) de cheiro verde picado
Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo
Numa panela, aqueça o óleo e doure a cebola. Junte o arroz, refogando bem até que todos os grãos estejam bem envolvidos pela gordura. Acrescente a água e tempere com sal a gosto. Tampe a panela e cozinhe em fogo brando até o arroz secar. Numa tigela, misture o catchup e o creme de leite. Adicione ao arroz já cozido. Coloque o arroz numa forma redonda com buraco no meio (22 cm de diâmetro). Aperte bem para o arroz ficar firme e reserve em local aquecido.
Numa frigideira grande, aqueça a margarina e doure o alho e a cebola. Junte as tiras de carne e refogue bem. Aqueça o conhaque, leve-o até a chama do fogão para pegar fogo e distribua a bebida sobre a carne. Aguarde até a chama apagar. Junte a mostarda, o molho inglês, os cogumelos e o cheiro verde. Cozinhe por alguns minutos. Acrescente 1/2 xícara (chá) de água e tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Desenforme o arroz, coloque o recheio no centro do anel e sirva em seguida. Para flambar a carne, coloque o conhaque numa concha de alumínio e leve ao fogo até começar a "pegar fogo". Despeje sobre a preparação.
Rendimento: 8 porções
Spaghetti à carbonara
Ingredientes
360 g de espaguete
150 g de bacon
4 gemas de ovos
100 g de parmesão
Sal e pimenta do reino a gosto
360 g de espaguete
150 g de bacon
4 gemas de ovos
100 g de parmesão
Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo
Coloque a massa para cozinhar em água fervente pelo tempo indicado pelo fabricante. Pique o bacon, coloque-o em uma panela e frite. Em uma tigela, bata os ovos com o parmesão e a pimenta. Coe o macarrão, misture com o bacon e com os ovos e sirva. Para finalizar, pode-se colocar um pouco de parmesão ralado.
Rendimento: 4 porções
Taça Floresta Negra
Ingredientes para massa
450 g Mistura para bolo de chocolate
3 ovos
200 ml leite integral
Ingredientes para o recheio
300 g de chantilly
150 g de cerejas
80 ml de calda de cereja
Ingredientes para a calda
300 ml de água
150 g de açúcar cristal
5 ml de essência de baunilha
Modo de preparo
Prepare a mistura para bolo de chocolate de acordo com as instruções do fabricante e reserve. Bata o chantilly e pique as cerejas em cubinhos pequenos. Incorpore a calda de cereja ao chantilly e mexa até formar uma mistura homogênea, em seguida, coloque as cerejas picadas.
Para a calda, coloque todos os ingredientes em uma panela. Leve ao fogo médio e mexa até ferver. Desligue o fogo e reserve. Para montar, corte o bolo com o auxilio de um cortador redondo de tamanho desejado. Coloque no fundo da taça uma fatia fina do bolo e umedeça. Em seguida, coloque o recheio de cereja e cubra com outra fatia fina de bolo. Repita o processo mais uma vez e finalize com o recheio.
Rendimento: 15 taças médias
Filé mignon recheado com mandioquinha
Ingredientes para a carne
1 kg de filé mignon
1 colher (chá) de sal
2 dentes de alho amassado
Ingredientes para o recheio
100 g de mandioquinha pequena, descascada cozida e amassada
2 colheres (sopa) de maionese HELLMANN’S
2 colheres (sopa) de ameixa preta, sem caroço, picada
1 colher (sopa) de castanha-de-caju picada
1 colher (sopa) de salsinha picada
Ingredientes para o molho
1/2 xícara (chá) de maionese
1/2 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de castanha-de-caju picada
Papel-alumínio
Palitos de madeira
Barbante
Modo de preparo:
Forre uma assadeira média (33 x 23 cm) com papel alumínio, deixando uma sobra dos lados para cobrir. Pré-aqueça o forno em temperatura média (180º C). Faça um corte no centro da carne, no sentido do comprimento, sem separar as partes, formando um bolso. Tempere com o sal, o alho e reserve.
Em uma tigela, coloque a mandioquinha, a maionese, a ameixa, a castanha-de-caju, a salsinha e misture até ficar homogêneo. Recheie a carne, prenda com os palitos e amarre com o barbante. Coloque na assadeira reservada, cubra com o papel alumínio e leve ao forno por 40 minutos ou até ficar cozida. Retire o papel alumínio e asse por mais 15 minutos ou até dourar. Fatie e reserve em local aquecido.
Rendimento: 6 porções
Nenhum comentário:
Postar um comentário