segunda-feira, 26 de agosto de 2013

VERSÍCULO DO DIA


“Agora, Senhor, considera as ameaças deles e capacita os teus servos para anunciarem a tua palavra corajosamente.”
— Atos 4:29
acesse o nosso site




SAÚDE


7 motivos para amar a romã que você precisa saber

As propriedades medicinais dessa fruta atuam de forma positiva sobre diversos problemas de saúde

7 motivos para amar a roma que voce precisa saber 7 motivos para amar a romã que você precisa saber

A tradição é antiga e simples: na noite de ano-novo, embrulhe três sementes de romã em um guardanapo, guardando-o na carteira em seguida. Você pode fazer três pedidos ou simplesmente confiar na crença que afirma que, para quem segue essa simpatia, não falta dinheiro ao longo de todo o ano que está começando.
Mas a romã – também conhecida como granada, em alguns lugares – não é apenas objeto de práticas supersticiosas. Suas propriedades medicinais atuam de forma positiva sobre diversos problemas de saúde. Incluí-la em seu cardápio pode ajudar a prevenir doenças e a tornar seu organismo mais saudável.


Embora ainda não tenha encontrado uma cura definitiva para o câncer, já se sabe que alguns alimentos são capazes de ajudar a preveni-lo – e a romã é um deles. De acordo com algumas pesquisas realizadas na Universidade da California, nos Estados Unidos, ela é eficaz na prevenção do câncer de mama e que os mesmos resultados são verificados contra o câncer de pulmão. Além disso, outros estudos afirmam que a fruta ainda ajuda a retardar o avanço do câncer de próstata.
1 – A romã previne seu organismo contra o câncer

2 – A romã é capaz de proteger seu DNA contra doenças genéticas

Diversas substâncias presentes na romã provocam um tipo de reação com o material genético, que acaba por protegê-lo de uma série de doenças.

3 – A romã atua como um poderoso anti-idade

Devido à grande quantidade de antioxidantes presentes na romã, ela é uma importante aliada no combate aos sinais de envelhecimento na pele, mantendo-a jovem e livre de marcas como as temidas rugas.

4 – A romã pode prevenir a artrite

De acordo com uma pesquisa realizada na Case Western Reserve University, em Ohio, nos Estados Unidos, a romã possui uma grande quantidade de ácido elágico, que ajuda a diminuir processos inflamatórios das cartilagens. Sua eficácia no tratamento da artrite ainda está sendo investigada, mas alguns especialistas já afirmam que consumir romã pode diminuir os efeitos da doença.

5 – A romã protege contra doenças do coração e sistema circulatório

Diversos estudos realizados ao redor do mundo vêm comprovando que a romã é muito eficaz contra doenças do coração e sistema circulatório. Ela diminui o mau colesterol – LDL – e aumenta o bom colesterol – HDL -, além de diminuir o acúmulo de placas no sangue. Alguns estudos realizados na Queen Margaret University, na Escócia, indicam que consumir meio litro de suco de romã todos os dias é eficaz para diminuir a pressão arterial e a gordura acumulada no abdômen.

6 – A romã previne o mal de Alzheimer

Embora essa propriedade ainda esteja sendo estudada, os resultados de algumas pesquisas feitas com ratos demonstraram que, em um grupo afetado pelo mal de Alzheimer, aqueles ratinhos que consumiam suco de romã desenvolviam melhor diversas atividades mentais, quando comparados aos ratinhos que não tinham acesso ao suco da fruta. Isso pode significar que as substâncias presentes na romã possuem características que podem ajudar a retardar e prevenir a doença.

7 – A romã ajuda a proteger os rins

Para quem sofre de problemas nos rins, consumir suco de romã ajuda a prevenir danos nesse órgão e a protegê-lo contra substâncias tóxicas.

8 motivos para amar a batata-doce

A nutricionista clínica e especialista em medicina natural tradicional Michelle Schoffro Cook explica quais os benefícios do consumo da batata-doce

7 motivos para amar a batata doce 8 motivos para amar a batata doce

A batata é um tubérculo muito apreciado por diversos povos ao redor do mundo. A versatilidade desse alimento é o que o torna tão popular – ela fica ótima frita, cozida, assada, em forma de purê, na sopa, na maionese e até na salada. Mas há um outro vegetal, que emprestou dela uma parte do nome, que também possui uma imensa variedade de preparo e, acima de tudo, não engorda tanto quanto sua parente distante. Trata-se da batata-doce.
Se você não conhece as propriedades desse tubérculo incrível, a nutricionista clínica e especialista em medicina natural tradicional Michelle Schoffro Cook lista 7 motivos para começar a amá-lo agora mesmo.

1 – É antioxidante

Sim, batata-doce retarda o envelhecimento, porque contém um tipo específico de proteína que atua justamente diminuindo os sinais da idade, de acordo com a nutricionista.

2 – Reduz inflamações

Um estudo realizado com animais provou que o consumo da batata-doce ajudou a reduzir inflamações no cérebro e em diversas partes do sistema nervoso.

3 – É rica em beta-caroteno

Quando se fala em beta-caroteno, a primeira associação que se costuma fazer é com a cenoura. De fato, a coloração alaranjada tanto da cenoura quanto da batata-doce denuncia a presença dessa substância no vegetal.
O beta-caroteno é “o precursor da vitamina A no organismo e ajuda a garantir um sistema imunológico saudável e uma pele ótima”, explica Cook, que completa: “uma pequena quantidade de gorduras naturais como o azeite extra virgem ajuda a aumentar a absorção de beta-caroteno”.


O fibrinogênio é uma proteína presente no sangue, e desenvolve um papel importante na coagulação. Quando em excesso, ele pode causar diversas doenças do coração. A batata-doce diminui a concentração dessa proteína no sangue e, dessa forma, ajuda a prevenir essas doenças, além de problemas como a esclerose múltipla e a fibromialgia.
4 – Reduz o fibrinogênio

5 – Reduz a quantidade de açúcar no sangue

Embora tenha “doce” no nome, a batata-doce nada tem de vilã para os diabéticos, pelo contrário. De acordo com estudos recentes, ela ajuda a diminuir a quantidade de açúcar no sangue, mesmo em diabéticos.

6 – Fortalece o sistema imunológico

Cook explica que a batata-doce contém muita vitamina C, composto fundamental na formação dos ossos do corpo, que também auxilia a digestão e a cicatrização. Consumir vitamina C fortalece ainda o sistema imunológico.

7 – Aumenta a quantidade de anticorpos

Para a nutricionista, outro dos benefícios da batata-doce é a grande quantidade de vitamina B6. Este composto aumenta a produção de anticorpos, responsáveis por combater as mais diversas doenças. A vitamina B6 também regula o funcionamento do sistema nervoso e acelera a produção de hemoglobina, que transporta oxigênio para as células por meio do sangue.

8 – Contém mais minerais – e menos calorias – que a batata comum

A batata-doce contém, apenas para citar alguns exemplos, minerais como o ferro, o potássio e o magnésio, além de conter menos calorias que a batata comum. Por isso, incorporá-la à rotina é uma maneira de enriquecer sua alimentação sem prejudicar sua dieta. Escolha sua receita preferida e bom apetite.

Batata-doce pode ajudar no emagrecimento

Depois de ser associada por muito tempo ao grupo de alimentos que engordam, pesquisa afirma que a batata-doce ajuda no emagrecimento

batata doce pode ajudar no emagrecimento Batata doce pode ajudar no emagrecimento

Se você estava acostumada a rotular todo carboidrato como alimentos que engordam, vai adorar esta notícia. A batata doce, antes limitada às festas juninas, vem ganhando cada vez mais espaço e importância no cardápio das pessoas, sobretudo daquelas que praticam esportes e querem emagrecer 
Tudo isso começou depois de uma pesquisa realizada pelo College of Agriculture and Life Scienses, nos Estados Unidos, que identificou que a batata-doce pode ajudar no processo de emagrecimento. Graças ao seu baixo índice glicêmico, também conhecido como IG, o alimento é digerido mais lentamente, aumentando a sensação de saciedade e combatendo a obesidade. Além disso, ela libera glicose de forma gradual evitando seu armazenamento no corpo que se transformaria em gordura.

Para se ter uma ideia, a batata-doce possui 5 vezes mais cálcio, o dobro de fibras e mais potássio que a batata-inglesa. Quando comparada à mandioca, a batata-doce ganha em quantidade de fibras, cálcio, proteína, fósforo e potássio, que estimulam o intestino, auxiliando no controle do diabetes e do colesterol e ajudando a emagrecer.
Depois disso, a batata-doce passou a ser considerada a queridinha dos atletas, considerada como a fonte de carboidrato ideal e deixando os outros tubérculos para trás quando se compara seus níveis de nutrientes.
Enquanto os alimentos com alto índice glicêmico estimulam o aumento de açúcar no sangue, forçando o pâncreas a trabalhar em dobro afim de produzir insulina, substância responsável por levar o açúcar para dentro das células, a batata-doce, que possui baixo índice glicêmico, faz com que o açúcar seja absorvido na medida exata, fornecendo ao corpo energia de forma equilibrada, sem provocar picos de glicose, evitando a produção de grandes doses de insulina e aumentando a disposição para a prática de atividades físicas.
Na dieta , o que explica o sucesso é o fato de que, apesar de ser um carboidrato, a batata-doce se comporta como uma fibra insolúvel que resiste às enzimas do intestino. Esse amido também combate o colesterol LDL e os triglicérides, contribuindo com a prevenção de doenças cardiovasculares.

No Brasil, existem quatro tipos: a batata-branca, a amarela, a roxa e a avermelhada. Elas são encontrados em vários formatos como arredondadas, compridas e afuniladas e podem dar um toque especial e saudável tanto para pratos doces quanto para salgados, podendo substituir a batata-inglesa em receitas como sopas, saladas, purês, entre outros, dependendo da sua criatividade.
E os benefícios não param por aí. A batata-doce também possui as vitaminas A e B, essenciais para a saúde dos olhos e da pele, magnésio, ativador de várias enzimas, cálcio, que atua diretamente nos ossos, fósforo que aumenta disposição, potássio que mantém a pressão arterial sob controle, além de betacaroteno, antocianina e vitaminas C e D, que ajudam a prevenir o câncer e combatem o envelhecimento celular.

7 motivos para amar o chá verde

A nutricionista clínica Michelle Schoffro Cook aponta os principais motivos para incluir o chá verde na dieta imediatamente

motivos para amar o cha verde 7 motivos para amar o chá verde

Chá vermelho, chá branco, chá preto, chá verde. A variedade de chás é tão grande que muitas vezes pode ser difícil decidir qual deles é o melhor para ser incluído na sua dieta. Enquanto algumas afirmam que o chá vermelho é fundamental quando o objetivo é emagrecer, outras preferem optar pelo chá branco para a mesma finalidade.
Dentre as opções, o chá verde tornou-se o queridinho de muitas por uma série de motivos – e, aparentemente, a cada dia surgem motivos novos para amá-lo. A lista abaixo, desenvolvida pela nutricionista clínica e especialista em medicina natural tradicional, Michelle Schoffro Cook, traz alguns deles.

1 – Chá verde é bom para o coração

De acordo com um estudo publicado no Journal of Biological Chemistry, o chá verde protege o coração contra diversas doenças, porque evita o acúmulo de colesterol nas artérias.


A nutricionista explica que ele aumenta a velocidade com a qual a gordura do corpo é queimada, ajudando no emagrecimento. Além disso, de acordo com um estudo realizado pela Tufts University, ele também é capaz de ajudar a queimar a gordura abdominal, acelerando a perda de peso em até 70%.
2 – Chá verde ajuda a queimar gordura

3 – Chá verde ajuda a proteger os dentes

O Journal of Applied Oral Science publicou uma pesquisa que demonstra que o chá verde é capaz de combater bactérias que se alojam na boca, chamadas Streptococcus mutans. Uma outra pesquisa, publicada no Archives of Oral Biology, também obteve os mesmos resultados.

4 – Chá verde pode combater o câncer de mama

De acordo com um estudo publicado na revista Experimental Cell Research, o chá verde possui propriedades que podem ajudar a combater o câncer de mama, reduzindo o crescimento de tumores da doença. Isso ocorre, segundo os pesquisadores, porque essas propriedades inibem o metabolismo celular dos tumores.

5 – Chá verde é bom para a pele

Um estudo publicado na revista Pharmaceutical Development and Technology demonstrou que o chá verde ajuda a proteger a pele contra os efeitos dos raios UV. Além disso, explica Cook, suas propriedades ajudam a prevenir rugas e manter a pele sempre saudável, porque atuam destruindo os radicais livres que dão à pele o aspecto de envelhecimento.
Uma vez que combate os radicais livres, o chá verde também é capaz de prevenir outras doenças diversas causadas por eles, como artrite e diabetes, por exemplo, explica a nutricionista.

6 – Chá verde regula os níveis de açúcar no sangue

Cook diz que o chá verde “ajuda a equilibrar os níveis de açúcar presente no sangue, aumentando o uso de insulina no organismo e evitando picos de açúcar que podem resultar em fadiga, irritabilidade e desejo por alimentos pouco saudáveis”.

7 – Chá verde pode ajudar a prevenir o câncer colorretal e de pulmão

Uma pesquisa divulgada pelo Cancer Prevention Research, o chá verde foi utilizado para reduzir o crescimento das células anômalas em diversos casos de câncer de pulmão. Enquanto isso, um estudo publicado em 2012 pelo Oncology Letters, as propriedades do chá se mostraram eficazes no combate ao câncer colorretal.

Suco verde instantâneo

Conheça a bebida em pó que ajuda a combater o inchaço, queimar gordura e saciar a fome

suco verde instantaneo Suco verde instantâneo
Todo mundo sabe que para garantir o bom funcionamento do organismo, manter a saúde em dia e o corpo em forma, é necessário ter uma alimentação saudável e equilibrada. Para isso, consumir frutas verduras diariamente é essencial. O problema é que muitas pessoas não têm tempo e muito menos disposição para preparar refeições ricas em ingredientes do bem e que garantem uma boa qualidade de vida.

A tonalidade esverdeada do suco se dá pela mistura de maçã, couve, gengibre, espinafre, salsa e clorofila. Cada um desses alimentos apresenta propriedades que são eficazes para o organismo e deixam a bebida ainda mais rica em nutrientes. Conheça algumas delas:
Mas há algumas alternativas para quem quer levar uma vida mais saudável mesmo com uma rotina agitada. O suco verde instantâneo é uma delas. A bebida que traz um mix de alimentos saudáveis, que podem ser consumidos de forma prática e fácil e ainda garante ótimos resultados para o organismo.
  • Maçã: Possui fibras que melhoram o funcionamento do intestino e colabora na eliminação do inchaço, pois também é diurética;
  • Couve: Tem ação antioxidante, por isso combate o envelhecimento precoce;
  • Gengibre: É um alimento termogênico, ou seja, induz o corpo a gastar energia durante o processo digestivo;
  • Salsa: Contém vitaminas A e C e é antioxidante;
  • Clorofila: Substância rica em antioxidantes, também melhora a oxigenação do sangue;
  • Espinafre: Rico em sais minerais, vitaminas A e B.

Quais as vantagens de consumir o suco verde?

O poderoso mix de frutas e vegetais da bebida atua na eliminação de toxinas e ajuda o corpo a desinchar, queimar gordura e combater a retenção de líquidos, que pode prejudicar a saúde. Essa bebida não pode ser considerada emagrecedora, mas entre outros benefícios, ela promove a perda de medidas ao prolongar a sensação de saciedade e diminuir a fome.

Como consumir o suco verde instantâneo?

O suco verde instantâneo tem esse nome porque é uma bebida em pó, rápida de preparar, como os sucos de saquinho comprados no supermercado. Ele pode ser encontrado principalmente em lojas de produtos naturais.

Uma dica para aproveitar melhor os nutrientes do 
suco verde é consumir a bebida pela manhã, ainda em jejum. Se preferir, consuma a bebida no café da manhã ou no lanche da tarde e mantenha sempre uma alimentação saudável e praticando exercícios físicos. É importante ressaltar, que a bebida tem que ser consumida no momento do preparo. Caso contrário, ela perde suas propriedades nutricionais.Para consumir o suco verde instantâneo, basta diluir o pó na quantidade de água indicada pelo fabricante na embalagem e beber um copo diariamente.

Aprenda a fazer o suco vivo

Saiba tudo sobre o suco vivo e anote a receita para fazer em casa

suco vivo 150x150 Aprenda a fazer o suco vivo
Todo mundo sabe da importância de comer frutas, verduras, legumes e de incluir no cardápio diário alimentos saudáveis, ricos em fibras e nutrientes. Buscando uma alimentação mais saudável, muita gente dá prioridade aos alimentos orgânicos e crus. Mas com a correria do dia-a-dia, convenhamos, nem sempre é possível ingerir alimentos que façam bem à saúde nas quantidades recomendadas.
Para quem gosta de incorporar produtos naturais aos hábitos diários, uma dica rápida, gostosa e nutritiva é o suco vivo.

O que é o suco vivo?

É um suco altamente nutritivo, feito com ingredientes frescos e grãos germinados, que são o grande segredo do suco, pois garantem o máximo de aproveitamento das propriedades de cada alimento. É como consumir uma salada bem reforçada, espremida em um copo de suco.

Quais os benefícios do suco vivo?
suco vivo é feito com maçã, folhas, legumes, raízes e grãos germinados, todos os ingredientes são crus e as fibras insolúveis são coadas. Não é necessário adicionar água, açúcar ou qualquer tipo de adoçantes, os próprios alimentos deixam o suco com um sabor doce.
Entre os benefícios do suco vivo, podemos citar que a bebida é uma ótima fonte de cálcio, ferro, aminoácidos, zinco, antioxidantes, minerais, gordura boa para o corpo, vitaminas A, B, C, D, E, F, G, H. O suco é alcalino e riquíssimo em enzimas, antioxidantes, minerais e oligoelementos, características que fazem o suco vivo ser um grande aliado na prevenção de doenças degenerativas e no retardamento do envelhecimento.
Por ter digestão e absorção rápidas pelo organismo, o suco vivo promove aumento da aumento da energia e da disposição no dia-a-dia e melhora o desempenho físico. Além disso, elimina a chamada “fome oculta” e o melhor, sem engordar.

Como fazer o suco vivo?

Anote a receita, siga corretamente os passos e aprenda a fazer o suco vivo em casa.
Ingredientes:
- 1/2 pepino com casca
- 2 maçãs com casca
- 1 dedo de gengibre sem casca
- 1 cenoura
- 2 folhas de couve
- 1 talo de salsão
- 1 punhado de salsa
- 1 a 3 ramos de agrião
- 1 punhado de hortelã
- 1 punhado de sementes germinadas
- 1 punhado de grama de trigo (clorofila) *saiba como germinar grãos logo abaixo
Modo de preparo:
Separe as frutas e verduras. Corte a maçã, o pepino, o gengibre e a cenoura em pedaços pequenos e bata no liquidificador. Acrescente os grãos germinados e as folhas verdes. Coe a mistura usando um coador fino, de pano ou material sintético não absorvente. O suco vivo está pronto para beber!
*Como germinar grãos
Você pode usar sementes comestíveis, tanto pelo homem como pelos pássaros, como trigo, girassol, painço, niger, colza, aveia, trigo, linhaça, arroz, soja, centeio, gergelim, grão-de-bico, amendoim, lentilha, nozes, castanha-do-pará, amêndoas, ervilha, feno-grego etc.
Coloque de uma a três colheres de sopa de grãos orgânicos em um vidro, cubra com água limpa e deixe de molho por uma noite (8 horas). Cubra o vidro com um pedaço de filó ou tecido permeável e prenda-o com um elástico.
Escorra a água do recipiente enxagüe bem com água limpa. Ponha o vidro em um escorredor em local arejado. Enxagüe duas ou mais vezes por dia, especialmente nos dias quentes.
O tempo de germinação varia de grão para grão. O ideal é usá-los assim que sinalizarem o início da germinação, quando se forma uma pontinha. Este é o ponto mais nutritivo do grão.

BELEZA

Guia do pincel de maquiagem: aprenda a fazer as escolhas certas

Conhecer a finalidade e as diferenças entre cada modelo é fundamental para conquistar o efeito de maquiagem profissional no seu rosto

guia dos pinceis de maquiagem Guia do pincel de maquiagem: aprenda a fazer as escolhas certas
Foto: Thinkstock
Fazer a auto maquiagem é um desafio diário, ou no mínimo, frequente para as mulheres vaidosas e que valorizam essa importante tática de beleza. E para cumprir essa tarefa todos os dias ou algumas vezes na semana com maior facilidade é necessário investir nas ferramentas adequadas, que vão tornar o processo mais simples e prático.
Ao fazer a maquiagem, você pode se valer de: seus próprios dedos, palma da mão, esponjinhas e os pinceis de maquiagem. Há quem prefira fazer maquiagem usando apenas as pontas dos dedos, há quem goste de usar a esponjinha que vem com algumas sombras, há quem use uma esponja média para aplicar e espalhar a base e outras maquiagens cremosas no rosto e assim por diante.
Entretanto, cada técnica desta tem os seus prós e contras. Enquanto uma é mais barata e prática, outra pode ser custosa e fornecer melhores resultados. Por isso, é importante definir bem sua necessidade para entender qual técnica utilizar na hora de fazer o make.
Se você optou por usar os pinceis, mesmo que inicialmente vá usar somente para algumas partes da maquiagem, é interessante ler as informações a seguir para compreender como cada um funciona, para que cada um serve, qual resultado proporciona e conhecer seus formatos e preços.
Para conhecer melhor os pinceis usados para cada necessidade, confira as opções apresentadas nas imagens, com a descrição de cada um e uma sugestão de produto para cada tipo de pincel.

Pinceis de base

base1 Guia do pincel de maquiagem: aprenda a fazer as escolhas certas
Pinceis de base. Foto: Dicas de Mulher/Divulgação.
01 – Esponjas: as esponjas podem ser ótimas opções para aplicar produtos no rosto. Para não errar, escolha o tipo certo para cada produto. Por exemplo: esponjas porosas são indicadas para aplicar produto em pó e as mais densas, produtos líquidos e pastosos.
Foto: Esponja facial embalagem com 6 unidades, R$10,00 nas Farmácias Panvel.
02 – Beauty Blender: é uma esponja anatômica que serve para aplicar produtos líquidos no rosto. Além da praticidade na aplicação, a Beauty Blender deixa a pele uniforme e com aspecto natural. A dica para não desperdiçar produto e garantir uma aplicação perfeita é umedecer a esponja em um recipiente com água. Você vai perceber que o acessório aumenta de tamanho e fica mais macio. O ponto negativo da Beauty Blender, além do preço alto, é que de acordo com algumas resenhas, ela dilui a base e diminui a cobertura do produto, mas se você gosta de um acabamento mais natural, esse produto é ideal para você.
Foto: Esponja Beauty Blender, R$79,90 na Cherry Cosméticos.
03 – Língua de gato reto: basicamente tem a mesma função do pincel língua de gato tradicional. A única diferença é que o topo das cerdas do pincel é reto. A dica para evitar manchas é aplicar a base no rosto fazendo movimentos de X com o pincel.
Foto: Pincel de base reto O Boticário, R$37,99 no O Boticário.
04 – Língua de gato: pincel de base que serve para espalhar produtos líquidos ou cremosos no rosto. O ponto positivo é o preço acessível e a facilidade para encontrá-lo, porém o acabamento não é dos melhores. Apesar de deixar a pele com uma alta cobertura, o pincel língua de gato pode deixar o acabamento da pele marcado. A dica também é aplicar a base no rosto fazendo movimentos de X com o pincel.
Foto: Pincel de base Revlon, R$51,90 na Dafiti.
05 – Duo Fibre: esse é um pincel feito de cerdas sintéticas e naturais. Possui uma textura macia e deixa a pele com aspecto iluminado. É indicado para quem prefere uma cobertura de base mais leve para o rosto. A dica para evitar manchas e deixar a pele uniforme é aplicá-lo dando leve batidas em toda a superfície do rosto.
Foto: Pincel Duo Fibre Sigma, US$10,00 na Sigma Beauty.
06 – Kabuki: o pincel no formato kabuki é mais denso e possui uma quantidade maior de cerdas, proporcionando assim maior precisão e cobertura para a pele. A dica para uma aplicação impecável é depositar uma pequena quantidade de base no rosto e em seguida usar o pincel para espalhar. Assim, você economiza produto e evita deixar a pele com aspecto artificial.
Foto: Pincel Kabuki F80 Sigma, US$18,00 na Sigma Beauty.

Pinceis de corretivo

corretivo Guia do pincel de maquiagem: aprenda a fazer as escolhas certas
Pinceis de corretivo. Foto: Dicas de Mulher/Divulgação.
01 – Língua de gato: o pincel língua de gato também pode ser usado para aplicar corretivo. Com cerdas feitas de pelo sintético branco, esse pincel foi projetado para criar uma superfície lisa e uma cobertura maior, dando assim um melhor acabamento à pele.
Foto: Pincel língua de gato Ana Hickmann, R$26,99 em lojas de cosméticos e farmácias.
02 – Língua de gato pequeno: fique com um ar de pele saudável e corrigida com o pincel de cerdas sintéticas e pontas arredondadas. Esse pincel é indicado para uma aplicação mais precisa de produtos pastosos.
Foto: Pincel de corretivo Benefit, R$109,00 na Sephora.
03 – Kabuki: esse pincel é ideal para corrigir manchas avermelhadas, olheiras e marcas de acne na pele. Por ser um pincel denso e de precisão, o kabuki pode acumular mais produto do que o necessário, por isso fique atenta.
Foto: Pincel P80 Sigma, US$18,00 na Sigma Beauty.
04 – Língua de gato médio: é um pincel macio, estreito e de ponta achatada. É utilizado para corrigir grandes áreas, como as olheiras, ou pequenas, como marcas de acne.
Foto: Pincel F65 Sigma, US$18,00 na Sigma Beauty.
05 – Esponjas: as esponjas podem ser ótimas para aplicar corretivo no rosto. Aplique-o dando batidinhas para garantir uma cobertura impecável.
Foto: Esponja facial embalagem com 6 unidades, R$10,00 nas Farmácias Panvel.

Pinceis de pó

po Guia do pincel de maquiagem: aprenda a fazer as escolhas certas
Pinceis de pó. Foto: Dicas de Mulher/Divulgação.
01 – Kabuki: devido à sua densidade, o pincel kabuki é ideal para aplicação de pó mineral. Para garantir uma aplicação natural e uniforme, espalhe o produto fazendo movimentos circulares.
Foto: Pincel de pó Kabuki Artdeco, R$86,90 na Dafiti.
02 – Esponjas: apesar de serem mais práticas, as esponjas acumulam muito produto e podem deixar a pele com aspecto artificial. Para garantir uma aplicação mais leve, tire o excesso de pó dando batidas no dorso da mão antes de aplicar no rosto.
Foto: Esponja facial embalagem com 6 unidades, R$10,00 nas Farmácias Panvel.
03 – Pincel para pó ou base: esse pincel é ideal para quem deseja um pincel 2-em-1, pois ele permite a aplicação de bases minerais e também de pó facial.
Foto: Pincel Make B para base ou pó facial, R$35,99 no O Boticário.
04 – Pincel de pó regular: é o modelo de pincel mais comum para aplicação de pó compacto no rosto. Feito de cerdas naturais, o acessório garante uma pele com acabamento aveludado e uniforme.
Foto: Pincel para pó compacto da Revlon, R$51,90 na Dafiti.
05 – Duo Fiber: é ideal para quem prefere uma aplicação mais suave de pó. A mistura de cerdas naturais com sintéticas deixa a pele com aspecto polido e natural.
Foto: Pincel de pó Duo Fiber Kryolan, R$225,00 na Beleza na Web.
06 – Pincel de pó com a ponta fina: esse é um pincel de precisão, por isso é indicado para aplicar pó em áreas específicas. Aplique cuidadosamente para garantir um acabamento uniforme.
Foto: Pincel de pó F25 Sigma, US$28,00 na Sigma Beauty.

Pinceis para contorno facial

contorno Guia do pincel de maquiagem: aprenda a fazer as escolhas certas
Pinceis para contorno facial. Foto: Dicas de Mulher/Divulgação.
01 – Chanfrado: esse formato de pincel é indicado para quem deseja fazer um contorno facial mais esfumado e natural. Para um acabamento impecável, deposite o produto aos poucos na pele do rosto.
Foto: Pincel Angled Face bareMinerals, R$78,90 na Sephora.
02 – Kabuki chanfrado: pincel denso e de precisão. Portanto, para evitar exageros, retire o excesso de produto no dorso da mão antes de aplicar no rosto.
Foto: Pincel Pro Angled Contour 75 Sephora Collection, R$115,00 na Sephora.
03 – Pincel para contorno pequeno: modelo de pincel de precisão para contorno facial. Ideal para contornar os ossinhos da bochecha, o queixo e o nariz. Para um efeito mais uniforme, use um pincel maior para esfumar tudo no final.
Foto: Pincel F05 Sigma, US$16,00 na Sigma Beauty.
04 – Pincel de blush regular: reaproveitar os pinceis pode ser uma boa opção para economizar tempo e dinheiro. Use o pincel de blush tradicional para fazer o contorno facial de maneira delicada e natural.
Foto: Pincel de blush Kryolan, R$74,90 na Beleza na Web.
05 – Pincel angular: esse pincel é ideal para quem opta por um contorno com menos precisão, mais esfumado do que marcado. É essencial ser usado com leveza, pois as cerdas podem ficar “abertinhas” com facilidade.
Foto: Pincel F40 Sigma, US$ 16,00 na Sigma Beauty.

Pinceis de blush

blush Guia do pincel de maquiagem: aprenda a fazer as escolhas certas
Pinceis de blush. Foto: Dicas de Mulher/ Divulgação.
01 – Pincel de blush tradicional: esse modelo de pincel é o mais fácil de ser encontrado e garante um efeito natural e esfumado para as bochechas.
Foto: Pincel de blush Artdeco, R$68,90 na Dafiti.
02 – Chanfrado: o pincel chanfrado é ideal para quem deseja uma aplicação mais precisa de blush. Cuidado para não exagerar na quantidade e ficar com o rosto marcado.
Foto: Pincel chanfrado da Sisley, R$251,00 na Beleza na Web.
03 – Duo Fiber: ideal para aplicação de blushes de alta pigmentação e textura cremosa, pois esfuma e espalha o produto de maneira uniforme na pele.
Foto: Pincel Duo Fiber da M.A.C, R$209,00 na Sephora.
04 – Kabuki chanfrado: cuidado na hora de aplicar blush usando esse pincel. Devido à sua densidade, esse é um modelo de muita precisão e você corre o risco de ficar com o rosto marcado se não usá-lo de maneira sutil.
Foto: Pincel F84 Sigma, US$18,00 na Sigma Beauty.
05 – Kabuki: para garantir um efeito natural e saudável para as bochechas, deposite a mínima quantidade de produto possível no pincel antes de começar a aplicação.
Foto: Pincel Kabuki Laura Mercier, R$129,00 na Viva Dream Cosméticos.

Pinceis para aplicar iluminador

iluminador Guia do pincel de maquiagem: aprenda a fazer as escolhas certas
Pinceis para aplicar iluminador. Foto: Dicas de Mulher/Divulgação.
01 – Pincel para blush ou pó: é possível usar o pincel de pó ou blush para aplicar o iluminador, mas é necessário pegar bem pouco produto e aplicar de forma suave para não exagerar na dose de iluminador e ficar com a aparência de pele oleosa devido à luminosidade da pele.
Foto: Pincel para blush ou pó Ana Hickmann, R$ 29,99 na Ana Hickmann online.
02 – Pincel pontudo: modelo ideal para conseguir maior precisão na hora de aplicar o iluminador. Concentre o produto na ponta do pincel e deposite dando leves batidas na área desejada.
Foto: Pincel F35 Sigma, US$18,00 na Sigma Beauty.
03 – Mini Duo Fiber: esse modelo de pincel é ideal para aplicar iluminadores em creme, pois garante um acabamento leve e esfumado.
Foto: Pincel F55 Sigma, US$16,00 na Sigma Beauty.
04 – Pincel de esfumar: esse modelo de pincel é indicado para quem deseja iluminar o rosto com precisão em áreas especificas. Além disso, garante uma pele com aspecto esfumado e natural.
Foto: Pincel E40 Sigma, US$12,00 na Sigma Beauty.
05 – Pincel chanfrado pequeno: se você quer um pincel que espalhe o produto suavemente e de maneira uniforme, esse pode ser uma boa opção. Aplique o produto no pincel e espalhe dando leves batidinhas.
Foto: Pincel chanfrado 168 M.A.C, R$178,00 na Sephora.

Pinceis para delinear

delinear Guia do pincel de maquiagem: aprenda a fazer as escolhas certas
Pinceis para delinear. Foto: Dicas de Mulher/Divulgação.
01 – Pincel para delinear as sobrancelhas: esse modelo de pincel é ideal para o preenchimento de falhas na sobrancelha. Você ainda pode usar esse pincel para modelar as sobrancelhas da maneira que preferir.
Foto: Pincel para delinear as sobrancelhas da Artdeco, R$68,90 na Dafiti.
02 – Pincel para delinear com o topo reto: o pincel de topo reto é denso e garante mais precisão para o seu delineado. Ele também pode ser usado para aplicar sombra na parte de baixo da linha d’água.
Foto: Pincel E15 Sigma, US$10,00 na Sigma Beauty.
03 – Pincel de delinear clássico: o pincel pontudinho para delinear os olhos é o mais comum de ser encontrado, porém requer um pouco de prática para garantir uma aplicação perfeita.
Foto: Pincel E05 Sigma, US$10,00 na Sigma Beauty.
04 – Pincel de alta precisão: este pincel é indicado para quem já tem experiência em delinear os olhos. Prefira um produto de linhas de maquiagem profissionais, como a Kryolan e Catharine Hill.
Foto: Pincel de alta precisão Kryolan, R$114,90 na Beleza na Web.
05 – Pincel chanfrado: o pincel chanfrado é indicado para aplicar delineador em gel e disfarçar falhas das sobrancelhas. Com um pouco de prática você estará apta a fazer delineados lindíssimos nos olhos.
Foto: Pincel Professionnel Brow Brush #10 Sephora, R$45,00 na Sephora.

Pinceis para aplicar sombra

olho aplicar Guia do pincel de maquiagem: aprenda a fazer as escolhas certas
Pinceis para aplicar sombra. Foto: Dicas de Mulher/Divulgação.
01 – Pincel angular: o modelo de pincel mais fino e denso é ideal para marcar o côncavo com precisão e aplicar sombra abaixo da linha d’água dos olhos.
Foto: Pincel angular Make B, R$35,99 no O Boticário.
02 – Pincel para aplicar sombra: os pinceis achatados são excelentes para depositar a sombra nos olhos de maneira uniforme e com precisão.
Foto: Pincel para aplicar sombra CLINIQUE, R$90,00 na Sephora.
03 – Pincel estreito: esse modelo de pincel é ideal para aplicar sombra na parte de baixo dos olhos ou esfumar lápis e delineador.
Foto: Pincel E50 Sigma, US$12,00 na Sigma Beauty.
04 – Pincel de corretivo: a dica é usar o pincel de corretivo para criar looks mais pesados, pois as cerdas são mais densas e garantem uma maior pigmentação das sombras.
Pincel E60 Sigma, US$12,00 na Sigma Beauty.
05 – Pincel lápis: o modelo de pincel mais fino e denso é ideal para marcar o côncavo com precisão e aplicar sombra abaixo da linha d’água dos olhos.
Foto: Pincel lápis E30 Sigma, US$12,00 na Sigma Beauty.

Pinceis de cerdas naturais ou sintéticas?

Ao vasculhar lojas de maquiagem em busca de pinceis, você vai notar que existem pinceis que são feitos com cerdas naturais e outros que são de cerdas sintéticas. Mas você sabe qual a diferença entre estes dois tipos? Como escolher entre as diferentes opções? Veja a seguir:
cerdas sinteticas x cerdas naturais Guia do pincel de maquiagem: aprenda a fazer as escolhas certas
A blogueira do 2Beauty, Marina Smith, afirma que sua preferência quanto às cerdas depende da função do pincel: “Eu só tenho preferência por cerdas naturais em pincéis de sombra. Acho que são melhores para esfumar e depositar produto na pálpebra. Quanto a pincéis de rosto (base, blush, pó), até gosto mais das cerdas sintéticas. No caso de pincel de base, é até melhor, porque a cerda sintética não ‘absorve o produto’, além de ser, no geral, super macia.”
Com estas informações, é possível perceber que não há regra para dizer qual é o melhor entre os dois materiais. Cada um tem sua utilidade dependendo do tipo de maquiagem que você quer fazer, do traço, da técnica, da sua vontade e gosto. Então o que vale é lembrar as diferenças para escolher o que você prefere para cada parte da maquiagem e arrasar no make!

SEXO

Conheça o absorvente que pode ser usado na hora do sexo

Novidade promete mudar a forma como as mulheres encaram o sexo naqueles dias

conheca o absorvente que pode ser usado na hora do sexo Conheça o absorvente que pode ser usado na hora do sexo
Foto: Divulgação
Uma novidade irá melhorar a vida sexual de muitas mulheres, especialmente das que não se sentem confortáveis para transar durante o período menstrual. É o Soft Tampon, um absorvente íntimo, feito de material maleável, que não causa incômodo e impede que haja vazamento.
De acordo com a empresa Intt Cosméticos, que vai distribuir o produto no Brasil, não há risco de que o absorvente se perca no organismo e nem mesmo que o parceiro perceba que a mulher está menstruada.
O ideal é colocá-lo o mais fundo que conseguir, como se fosse um absorvente interno, com a ajuda dos dedos e também de um bom lubrificante. Lá dentro, ele se expande e absorve todo o sangramento.

Dormir após sexo pode significar paixão segundo pesquisa

Essa prática pode significar um sinal de confiança e afeto entre você e seu parceiro

dormir apos sexo pode significar paixao segundo pesquisa Dormir após sexo pode significar paixão segundo pesquisa
Foto: Thinkstock
Ele sempre vira para o lado após o sexo para dormir um sono profundo? Se antes se isso te chateava, agora pode se tornar um motivo para comemorar. É que pesquisadores da Universidade de Michigan e do Albright College, na Pensilvânia, descobriram em estudo recente, que o ato de dormir após o sexo significa uma maior conexão entre vocês.
O ato também parece acontecer por um desejo maior por afeto por parte de seu parceiro. Segundo o autor da pesquisa, Daniel Kruger, quanto mais o parceiro dorme após o sexo, maior é a necessidade dele de estreitar os laços com a parceira.
Se ele dorme imediatamente após terminarem o sexo, ele está mais propenso a fazer carícias e a dialogar com a parceira na cama. Pelo menos é o que apontou o estudo, que foi realizado com 456 pessoas.
Você imagina que os homens sejam os que mais dormem após o sexo, não é mesmo? Mas o estudo também mostrou que não há diferença significativa entre os gêneros nesse quesito e tanto homens como mulheres possuem o mesmo padrão de comportamento em relação ao sono após a intimidade a dois.

10 fatos que vão mudar sua forma de ver os relacionamentos

Especialistas em relações fizeram algumas descobertas inusitadas sobre a vida dos casais atualmente

10 fatos que vao mudar sua forma de ver os relacionamentos 10 fatos que vão mudar sua forma de ver os relacionamentos
Foto: Thinkstock
Algumas coisas sobre relacionamentos podem não fazer muito sentido para nós, mas alguns especialistas em relacionamentos já apontaram diversas informações sobre a vida a dois. Conheça 10 fatos curiosos sobre os relacionamentos:
  1. Embora você possa encontrar alguém em qualquer lugar, as relações de trabalho têm uma taxa estranhamente elevada de sucesso – cerca de 40% dos romances que começaram no trabalho, resultaram em casamento.
  2. Um estudo apontou que os homens sabem quando estão apaixonados por quem estão saindo, já a partir de três encontros. As mulheres levam mais tempo e relatam sentir o mesmo apenas após 14 encontros.
  3. Embora as normas culturais antigas sugerissem que os homens deviam convidar as mulheres para sair, um estudo do portal Polling Match.com relatou que 91% dos homens gostam quando a mulher os chama para os encontros.
  4. Se um casal se separa, o tempo médio de separação é entre o período de três e cinco meses, quando as coisas estão começando a ficar sérias (negativamente) entre os dois. E a maioria das separações são anunciadas nas segundas-feiras.
  5. A maioria das mulheres relataram, em uma pesquisa, terem se sentido mais atraídas por homens que se vestem de azul no primeiro encontro.
  6. 48% das mulheres dizem já ter fingido um orgasmo.
  7. Uma pesquisa realizada pela Glamour Magazine descobriu que a maioria das mulheres americanas não querem comprar brinquedos sexuais online. 66% delas preferem fazê-lo pessoalmente.
  8. Se você namora online, você pode ter um rompimento também online. De acordo com pesquisa, 48% dos rompimentos de casais que namoravam online, aconteceram por e-mail.
  9. É impossível estabelecer uma linha do tempo nos relacionamentos, e não há como dizer o que é certo para você, mas de acordo com um estudo realizado pelo portal Lisa Daily, a maioria dos casais entram em um relacionamento “exclusivo” depois de seis a oito encontros.
  10. Decidir se você quer entrar em um relacionamento sério com alguém pode requerer tempo. Porém, de acordo com psicólogos da UPenn, a maioria das pessoas dizem que sabem dentro dos primeiros três segundos, se iriam fazer sexo com alguém, ou não.

5 motivos para namorar seu melhor amigo

Casal americano de amigos fez a experiência e mostrou que essa relação tem tudo para dar certo

5 motivos para namorar seu melhor amigo 5 motivos para namorar seu melhor amigo
Foto: Thinkstock
Um casal de melhores amigos de Nova York, Timothy Goodman e Jessica Walsh – ambos designers, decidiram lançar um experimento inovador: descobrir se eles poderiam se apaixonar em 40 dias.
Eles criaram o site “ 40 Days Of Dating” (em português, “40 Dias Namorando”), onde narram os 40 dias de experiência como namorados. O site foi lançado no dia 10 de julho, e rapidamente se tornou um viral, que atraiu a atenção de toda a blogosfera, e inclusive de produtores de Hollywood, interessados em usar a história para a criação de filmes.
Timothy nunca conseguiu ter um relacionamento duradouro, pois sempre teve medo de se envolver demais com uma garota. Já Jessica se diz uma “romântica incurável”. Ela procurava por um homem perfeito e, por isso, acabou tendo algumas desilusões em sua vida amorosa.
Para combater esses problemas e, finalmente encontrar o amor verdadeiro, os dois concordaram em tentar resolver juntos esse problema em 40 dias. E deu certo.
Durante esse tempo, os dois amigos fizeram tudo o que casais reais fazem: encontros românticos, sexo, brigas, terapia de casal semanal, e diversas outras coisas da rotina a dois. Em seguida, eles postaram seu progresso diário juntos na internet. Dessa experiência, existem cinco motivos pelos quais essa experiência pode, sim, ser muito positiva, confira:
  1. Não existem casais perfeitos
    No dia 13, Timothy disse que ele não vê seu relacionamento progredir, ainda mais porque as peculiaridades da parceira o incomodavam. Sobre isso, ela argumentou que quando ele vê uma garota bonita, logo se concentra nela, e isso a irrita. Com isso, perceberam que não existe um relacionamento perfeito.
  2. Identificar os problemas da relação é o primeiro passo para resolvê-los
    Timothy verificou que estava deixando Jessica de lado em suas ações e decisões, e percebeu que precisava mudar isso, e encontrar uma forma de mudar essa postura. Assim, eles puderam resolver o problema, já que foi identificado a tempo por Timothy.
  3. Os amigos aprendem juntos a importância de deixar as coisas pequenas de lado
    No 34° dia, Jessica brigou com Timothy pois afirmou que ele já havia namorado uma garota, e ele negou. Após andar em círculos por uma hora, a dupla terminou a discussão com beijos. Ele escreveu: “Eu comecei a entender a importância de manter a paz, em vez de querer sempre ter razão.” Essa importância é compreendida com a experiência entre pessoas que têm coisas em comum, como bons amigos.
  4. Amizade é a base de qualquer grande romance
    Após visitar o terapeuta no 31° dia de romance, Timothy escreveu: “Eu adoro como a Jéssica me deixa ser eu mesmo. Além disso, temos muitos amigos em comum, e com isso, eu me sinto à vontade para ser sociável em festas. Apesar de reservada, ela é muito divertida, e me diverte, também.”
  5. O sexo quando é bom não sai da cabeça
    No 23° dia, ele escreveu sobre Jessica: “Ela é ótima na cama. Eu estive pensando todos os dias sobre a intensidade do sexo entre nós e como ela faz eu me sentir”.

6 motivos para desligar a TV agora mesmo

Televisão em excesso pode prejudicar a saúde e os relacionamentos

6 motivos para desligar a tv agora mesmo 6 motivos para desligar a TV agora mesmo
Foto: Thinkstock
Chegar em casa depois de um dia cansativo de trabalho, se deitar no sofá e assistir um pouco de televisão é bom, ajuda a distrair a mente e a relaxar. Mas passar muito tempo diante da tela pode ser prejudicial para a saúde, os relacionamentos e até a vida sexual. Portanto, se você é daquelas pessoas viciadas em TV, está na hora de repensar e mudar os seus hábitos.
Pesquisas recentes comprovaram que assistir televisão de forma excessiva pode aumentar o risco de doenças cardíacas, diabetes, além de aumentar a obesidade e causar problemas de fertilidade. Tudo isso ocorre por ser uma atividade sedentária, em que as pessoas passam horas paradas, numa mesma posição, sem nenhum tipo de movimento. E por ser muito atrativa, é comum que ao sentar para ver TV por apenas alguns minutos, isso se extenda a horas sem nem sequer notar.

1 – Viver mais

Além de causar diversos problemas de saúde, assistir muita televisão pode impactar também na expectativa de vida. Foi o que mostrou um estudo da Associação Médica Americana. Os dados sugerem que para cada três horas a mais em frente à TV por dia, o risco de morte aumenta em 13%.

2 – Ter um relacionamento mais feliz

Se envolver demais com as histórias românticas de filmes e novelas faz com que os relacionamentos reais sejam menos felizes, pois a tendência é comparar a vida real com a ficção, onde tudo sempre dá certo.


Crianças que comem em frente a TV normalmente se alimentam pior, pois ficam mais propensos ao consumo de guloseimas não muito saudáveis, como doces e refrigerantes. Para melhorar o hábito dos filhos, fazer as refeições à mesa é fundamental, oferecendo frutas e legumes variados e fazendo desse momento uma oportunidade de maior contato entre os familiares.
3 – Fazer com que os filhos se alimentem melhor

4 – Dormir melhor

Há quem pense que deixar a TV ligada ajuda a pegar no sono mais rapidamente. Mas um estudo realizado nos Estados Unidos com cerca de 20 mil adultos mostrou que 50% deles tinha o hábito de dormir com a TV ligada, o que reduz o tempo de sono.

5 – Melhorar a saúde do coração

Os riscos de sofrer algum problema cardiovascular aumentam em 15% a cada duas horas a mais em frente à TV. O risco de outros problemas, como o diabetes, também aumenta em 25%. Foi o que comprovou um estudo da Associação Médica Americana.

6 – Melhorar a fertilidade

Um estudo realizado pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, comprovou que homens que assistem TV por mais de 20 horas semanais podem ter a quantidade de espermas reduzida em até 44%. Por outro lado, praticar pelo menos 15 horas de exercícios físicos por semana faz essa taxa aumentar em 73%. A dica, portanto, é se mexer!

Fumar durante a gestação é prejudicial ao bebê

Conheça os riscos que o cigarro pode causar ao feto e à mamãe

fumar durante a gestacao e prejudicial ao bebe Fumar durante a gestação é prejudicial ao bebê
Foto: Thinkstock
O cigarro é uma droga e, assim como todas as outras, prejudica a saúde do fumante podendo causar diferentes tipos de câncer, doenças respiratórias, entre outras. Hoje, campanhas contra o tabagismo são amplamente divulgadas e, em geral, que consome a droga sabe quais são os seus riscos. Mas a situação pode ser ainda mais agravante para as mulheres grávidas, que colocam em perigo a vida do bebê. Estima-se que 36% das gestantes não conseguem largar o fumo.
Fumar durante a gravidez pode prejudicar o crescimento do feto dentro do útero da mãe, além de desencadear outros problemas de saúde. “Os componentes químicos do cigarro podem causar, principalmente, prematuridade, baixo peso e problemas respiratórios”, explica o ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade Brasil, Doutor Pedro Awada.
Quando fuma, a mãe inala a fumaça do cigarro através dos pulmões. A fumaça, por sua vez, vai à corrente sanguínea da mulher. E como o bebê absorve as substâncias presentes no sangue da mãe, ingere o monóxido de carbono presente na fumaça do cigarro. Quando a mulher fuma, o feto “fuma” também e por isso pode ter problemas respiratórios. Outro componente que provoca danos incalculáveis à criança é a nicotina. Ela impede que os nutrientes e o oxigênio cheguem ao bebê porque estreita os vasos sanguíneos. Assim, torna-se responsável pelos problemas de desenvolvimento do feto.

O obstetra acrescenta ainda aos perigos para as mulheres as doenças rotineiras do cigarro. “A mãe também fica suscetível aos problemas gerais da nicotina como, por exemplo, aumento de insuficiência pulmonar”, completa o obstetra.
Para a mamãe, o mau hábito de fumar durante agestação pode provocar aborto natural, sangramentos e descolamento de placenta. No período em que está esperando um bebê, a circulação sanguínea da mulher fica prejudicada. E a nicotina torna a situação ainda pior, já que os vasos estarão mais estreitos. A junção desses fatores pode causar trombose, quando se formam coágulos dentro das veias.
A gravidez é um momento mágico e merece essa abdicação, que é a favor da saúde e do bem estar da criança. E como ser mãe implica em sempre fazer o melhor pelos filhos, a tentativa de eliminar o cigarro da rotina não deve se restringir apenas ao período de gestação. “Sem dúvida a mulher deve evitar fumar durante a amamentação porque entra em contato com o bebê. Não há registros de que o hábito influencia na qualidade no leite, mas cheiro vai incomodar o bebê com certeza”, afirma Dr. Awada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário